A Bahia chegou a 1.013 mortes por Covid-19. O estado registrou, nesta quinta-feira (11), mais 1.206 casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 33.891 casos confirmados de Covid-19. Do total de pacientes infectados, 14.610 estão recuperados. Ainda no boletim, a Sesab aponta que 18.268 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 4.845 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados ocorreram em 347 municípios do estado. O boletim epidemiológico ainda registra 49.615 casos descartados e 94.080 em investigação em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16h desta quinta.
A violência contra a mulher é um dos temas de maior ênfase nos debates do Conselho Municipal de Segurança em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Glauber Bacelar, afirmou que, infelizmente, aumentou em 9% os índices de violência contra a mulher nesse período de isolamento social. Os dados, segundo ele, já foram confirmados pelo Ministério da Saúde e pelos Direitos Humanos. “O Brasil já é o quinto país no ranking mundial com o maior número de mortes de mulheres. O Conseg já vem fazendo esse trabalho de combate à violência contra a mulher no sentido de criar ações para facilitar a realização de denúncias. Só essa a gente terá a real proporção em termos de estatísticas”. Vale lembrar que o órgão possui um projeto de criação da Sala Maria da Penha, agregada à delegacia local, para apoiar as vítimas de violência doméstica.
Um acidente automobilístico foi registrado na noite da última quinta-feira (11), na Avenida João Paulo I, no bairro Nobre, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um motorista perdeu o controle da direção do veículo que dirigia quando trafegava pelo local. O condutor acabou invadindo o sentido contrário da via pública e colidiu contra uma residência. Ele estava sozinho no carro. Apesar do susto ninguém se feriu. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. Confira abaixo, o vídeo do acidente recebido pela nossa reportagem.
O município de Brumado criou a Central de Informação Covid-19 como uma importante ferramenta para auxiliar no combate e enfrentamento ao coronavírus na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que a central tem conseguido monitorar 95% dos pacientes em casa. Segundo ele, o município tem testado cada vez mais os casos suspeitos, através do exame PCR e via teste rápido. Este último é utilizado em casos excepcionais, seguindo um protocolo específico. “Estamos testando entre 15 e 20 pacientes por dia. Buscamos testar ao máximo os pacientes. Por isso que Brumado está diagnosticando, pela sua transparência”, frisou. De acordo com o último boletim epidemiológico, já são mais de 1400 notificações suspeitas no município. “Essas 1400 não foram todas testadas porque, no início, não tinha teste pra todo mundo. O Município teve que selecionar as pessoas. Hoje, no entanto, estamos buscando testar o maior número de pessoas possível. Todos que estamos notificando estamos testando, ou via teste rápido ou através do PCR”, garantiu.
O secretário de saúde do município de Brumado, Cláudio Soares Feres, confirmou ao site Achei Sudoeste, mais um caso de profissional da área infectado com a Covid-19, o novo coronavírus. Com isso, sobe para seis o número de infectados. De acordo com Feres, uma técnica em enfermagem lotada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) testou positivo para a doença. Segundo ele, a profissional já está afastada da função e cumpre isolamento domiciliar. O secretário também divulgou que mais uma pessoa da cidade infectou com o vírus. Com isso, o número de casos positivos subiu para 74. O número de casos suspeitos notificados é de 1545. De acordo com o boletim epidemiológico, entre os diagnósticos: 4 internações, 2 óbitos, 31 pacientes em tratamento e 41 recuperados. No momento, 55 ainda aguardam resultado laboratorial e 405 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 99961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos.
O município de Ibiassucê, a 80 km de Brumado, confirmou nesta quarta-feira (11), o seu primeiro caso confirmado da Covid-19, o novo coronavírus, via teste rápido. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um caminhoneiro que chegou recentemente de cidades com transmissão ativa do vírus. De acordo com a secretaria de saúde, o paciente está em isolamento domiciliar e seu quadro clínico é estável. O boletim epidemiológico aponta 14 casos suspeitos notificados, sendo que um está em monitoramento, além de 13 descartados. A secretaria de saúde reforça o pedido de isolamento social para conter a transmissão da doença no município.
Através do decreto 5286, de 10 de junho de 2020, o prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), prorrogou a retomada das aulas para o dia 6 de julho de 2020, anteriormente prevista para a próxima segunda-feira (15). A prefeitura levou em consideração que a projeção de retorno das aulas sempre esteve condicionada ao comportamento da disseminação da Covid-19, o novo coronavírus, e a realidade da doença no município, bem como a elaboração de plano estratégico para retorno das aulas, com segurança. Também foi levado em conta a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) para a manutenção da suspensão das aulas presenciais em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados (veja aqui). “Fica prorrogada a reabertura das aulas nas escolas do município de Brumado, estipulada para o dia 15 de junho de 2020, por intermédio do decreto municipal 5279, de 22 de maio de 2020, passando-se, a priori, para o dia 06 de julho de 2020”.
A cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Chapada Diamantina, na Bahia, não pode manter a tradicional festa católica neste feriado do Corpus Christi, como forma de evitar aglomeração por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o G1, missas, procissões, confecção dos tapetes, não vão ocorrer, mas para o festejo católico, os moradores mantiveram suas casas decoradas e iluminadas.
Desde a noite de quarta-feira (10), véspera do Corpus Christi, que foi possível ver a homenagem da população de Rio de Contas para a data em que a igreja católica festeja o corpo e do sangue de Jesus Cristo. O ritual que é repetido há mais de três séculos é conhecido como “Noite das Lanternas”. A festa do Corpus Christi em Rio de Contas é, além de uma expressão de fé, um evento que já faz parte da tradição da cidade. O Santíssimo Sacramento é o padroeiro do município.
Uma mulher de 25 anos e um homem, de 37, foram presos após policiais acharem 31 Kg de cocaína, além de maconha e skunk, dentro de uma caminhonete, na BR-116, altura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na noite de terça-feira (9). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu no Km-830. A equipe fazia rondas pela localidade quando parou uma caminhonete. A mulher estava na direção do veículo e o homem seguia como carona. Na abordagem, ainda de acordo com a PRF, o casal disse que estava em viagem a passeio para visitar familiares em Juazeiro, cidade do norte da Bahia. No entanto, durante consulta aos sistemas da PRF, a equipe descobriu que o passageiro tinha uma extensa ficha criminal e passagem na polícia por tráfico, porte ilegal de arma de fogo e roubo. Por causa disso, a PRF iniciou uma ronda pelo veículo. Ainda conforme a polícia, as drogas estavam escondidas no sistema porta-malas, no interior das portas e no para-choque. Ao todo, foram 31 Kg de cocaína, 900 g de skunk, 100 g de maconha e 10 ‘porções’ de skunk. A polícia disse ainda que o casal contou que ganharia R$ 3 mil para transportar a droga de São Paulo para Feira de Santana. Os dois foram levados para a delegacia da região.
Um estudo matemático realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford e do Centro Britânico de Hidrologia e Ecologia de Wellingford, ambos do Reino Unido, e publicado na revista científica “Frontiers in Public Health”, diz que a forma ideal de finalizar um período de quarentena não é liberando 100% da população de uma vez do isolamento. A pesquisa foi divulgada como “provisoriamente aceita”, o que significa que já passou por revisão e aprovação de outros cientistas, mas ainda pode sofrer pequenas alterações antes de ganhar uma versão final. Segundo os pesquisadores, de acordo com simulações feitas com a população britânica, a melhor estratégia seria relaxar o isolamento em duas fases: primeiro, de aproximadamente metade da população de duas a quatro semanas a partir do final de um pico inicial de infecção. O restante poderia ser liberado depois de três a quatro meses, permitindo assim um segundo pico. Ou seja, num primeiro momento, é preciso manter os não-essenciais em casa. O estudo foi feito com base na experiência obtida com a população do Reino Unido e tinha o objetivo de limitar a disseminação do vírus da forma mais controlada possível. “Descobrimos que o fim da quarentena para toda a população simultaneamente é uma estratégia de alto risco e que uma abordagem gradual de reintegração seria mais confiável”, apontam os autores.
Na última segunda-feira (08), um homem de 28 anos foi morto a tiros na Rua José Abdias de Oliveira, no Bairro Alto do Cemitério, na cidade de Ibicoara, a 170 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima, identificada como Julival Souza Brito foi atingida por diversos disparos após ter se envolvido em um desentendimento durante um churrasco. A polícia esteve no local e já identificou o suspeito do crime. O caso segue sendo investigado.
Uma mulher de 38 anos morreu por Covid-19, na cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, no fim da tarde de terça-feira (9). A vítima já tinha perdido a mãe na semana passada, também pela doença. Lidiane Moreira estava internada no Hospital das Clínicas na cidade, quando não resistiu às complicações da doença. A vítima era casada e deixou dois filhos. A mãe de Lidiane, Maria da Glória, faleceu na última quinta-feira (4). Ela trabalhava como merendeira do Colégio Augusto Carvalho. As duas fizeram teste para a doença, que deram resultados positivos. De acordo com o G1, o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do município, já são 32 casos confirmados da doença em Itapetinga, com quatro mortes registradas. Além disso, 205 pessoas estão sendo monitoradas e 13 se curaram da doença.
O “ritmo de contágio” do novo coronavírus desacelerou em capitais e aumentou no interior do país entre o fim de maio e o começo de junho, aponta levantamento da plataforma Farol Covid, que analisou a situação das 124 cidades mais afetadas pela pandemia. Juntas, elas somavam 29.122 mortes na segunda-feira (08), o que representa 80% do acumulado no Brasil. O levantamento obtido com exclusividade pelo G1 detalha a situação nas 10 com maior e nas 10 com menor ritmo de contagio. Ele aponta que sete das dez cidades com maior ritmo de contágio estão no Pará. Também simbolizado por Rt, o “ritmo de contágio” é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança. “Quando esse número é menor que 1, isso quer dizer que há doentes que não transmitem a doença a mais ninguém e nossa expectativa é que a curva da doença passe a se inclinar para baixo”, disse Ana Paula Pellegrino, coordenadora de Tecnologia e Dados na Impulso.
Em sessão realizada nesta terça-feira (09), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente denúncia formulada por vereadores do município de Barra da Estiva contra o prefeito João Machado Ribeiro (PTB), o João de Didi e o vice-prefeito Eronilson Martins de Souza (PSL), o Son Martins. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, ambos receberam a título de diárias valores elevados e sem justificativas razoáveis ao longo dos exercícios de 2017 e 2018. Durante o período, o prefeito recebeu R$ 34 mil e o vice cerca de R$ 14 mil, de um total de R$ 94 mil gastos com diárias pela prefeitura. O relator do processo, conselheiro substituto Cláudio Ventin, multou o gestor em R$ 2,5 mil. Os denunciados deverão ressarcir os cofres municipais. Também foi aprovada a formulação de representação junto ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Cabe recurso da decisão.
Na terça-feira (09), durante patrulhamento rural, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encontraram pássaros silvestres confinados em gaiolas próximo à lagoa de Várzea de Dentro, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, foram identificadas diversas espécies da fauna silvestre (coleira, estevão, papa capim, pássaro preto, azulão, cardeal, canário da terra e caboclinho), o que incide em crime ambiental. Todas as aves foram apresentadas na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora. Posteriormente, as mesmas serão entregues às autoridades ambientais.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar tem somado esforços nas ações de enfrentamento à Covid-19 em toda região. Na cidade de Ibicoara, a 170 km de Brumado, os policiais participaram da distribuição de máscaras protetivas e frutas para os moradores da região de Pau Ferrado e Capão da Volta, na zona rural. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) tem atuado em conjunto com as prefeituras municipais em correntes de apoio e solidariedade. “Todos devem colaborar! Previna-se e evite a disseminação do vírus. Se puder, permaneça em casa e nos ajude nessa batalha! Conte com a PM”, pediu a companhia.
Com unidade em Brumado, o Laboratório Exame está realizando teste de sorologia para Covid-19. Vale salientar que a coleta é feita apenas por meio de agendamento através dos telefones (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757. O exame detecta a presença de Anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. A pesquisa deve ser realizada após o décimo dia de sintomas, quando o teste passa a ter uma sensibilidade maior. O exame é realizado pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA), que são testes imunológicos capazes de detectar os níveis dos anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue venoso do paciente e apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido.
Na última terça-feira (09), uma força tarefa promovida pela Secretaria de Segurança Pública prendeu em flagrante um policial militar suspeito de participar de um roubo na cidade de Igaporã, a 144 km de Brumado. Segundo as vítimas, três homens vestindo fardas semelhantes às da PM invadiram o imóvel alegando que estavam cumprindo mandado de busca e apreensão. No local, os criminosos roubaram R$ 5 mil em espécie, uma espingarda, joias, um celular e as chaves de três veículos. Ao deixar o local, um dos homens deixou cair uma pistola – a arma está registrada no nome do soldado preso. Ele está lotado em uma companhia na região metropolitana de Salvador. O PM foi apresentado na 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Guanambi, onde foi autuado e aguarda audiência de custódia. Um Processo Administrativo Disciplinar foi instaurado na corregedoria da Polícia Militar.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
O menor que praticou 90% dos arrombamentos a estabelecimentos comerciais na cidade de Brumado (veja aqui) pode estar sendo aliciado pelo tráfico. O Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), não descarta essa hipótese. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major salientou que a Polícia Civil deve iniciar uma investigação justamente levando em consideração esse aliciamento do menor infrator com o intuito de fazer capital. O fato de ser menor e ter habilidade em arrombar portas são elementos, conforme frisou o comandante, que podem estar sendo utilizados em benefício de traficantes. “A Polícia Militar tem cumprido o seu papel”.
Para combater a pandemia do coronavírus, o município de Brumado implantou o Centro de Atendimento Covid-19. A unidade foi totalmente equipada para atender pacientes diagnosticados com a doença e, posteriormente, dar o devido encaminhamento. No próximo dia 17, o centro completará dois meses em funcionamento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, afirmou que o Governo do Estado ficou de repassar R$ 220 mil ao mês para ajudar a custear o Centro de Atendimento, porém, até o momento, não repassou a verba prometida. “O Estado ficou de custear R$ 220 mil ao mês, mas, até o momento, não recebemos nenhum recurso. O custo é alto”, afirmou. O secretário esclareceu que o recurso de R$ 1,5 milhões que o Município recebeu para o combate à doença tem sido usado também para ajudar a manter a unidade funcionando, bem como para comprar Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, insumos e medicamentos. “Às vezes, a gente vê um montante, acha que é muito dinheiro, mas, quando se trata do quesito saúde, não é um recurso que suporte muito tempo. Temos que priorizar e isso o município tem feito muito bem”.
O município de Brumado confirmou nesta quarta-feira (10) a segunda morte em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou o secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, ao site Achei Sudoeste, trata-se de um idoso, de 77 anos, cuja identidade não foi divulgada. Ele estava internado no Centro de Atendimento Covid-19 e em seguida transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista. Ele veio a óbito hoje. Segundo a secretaria de saúde, o paciente era cardiopata. De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade registra 72 casos confirmados da doença. O número representa 4,75% do total de 1.515 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 2 óbitos, 33 pacientes em tratamento e 37 recuperados. No momento, 44 ainda aguardam resultado laboratorial e 402 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. A primeira morte no município foi registrada no último dia 05 de junho (veja aqui).
O magistrado da Comarca de Caetité, José Eduardo das Neves Brito, deferiu pedido de redução da mensalidade escolar ajuizado contra instituição de ensino da cidade. A cooperativa em questão terá de reduzir em 30% o valor das mensalidades dos meses subsequentes ao início da pandemia, ou seja, do mês de abril até o retorno das aulas presenciais. O autor alega que as aulas estão sendo ministradas através do Ensino à Distância e que, mesmo com os esforços dos professores da entidade de ensino, a qualidade não é como a presencial. Além disso, houve redução considerável nos custos da escola. O magistrado considerou que a manutenção do valor integral das mensalidades seria injusta, pois conduz a desequilíbrio das prestações que incumbem a cada uma das partes, visto que os alunos não estão utilizando o serviço nos moldes inicialmente contratados, considerando a impossibilidade de serem ministradas as aulas presenciais, em decorrência do isolamento social. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o juiz também fixou multa no valor de R$ 1 mil para cada ato de cobrança efetuado pela requerida em desacordo com a presente decisão.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (09), a cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, possui 13 casos confirmados da Covid-19, do quais 5 estão curados e 8 em tratamento. Cinco casos ainda estão em investigação e 01 aguarda resultado. Ainda segundo o boletim, no total, o município tem 44 notificações suspeitas e 25 descartadas.
Na manhã desta quarta-feira (10), um grupo que faz parte do Ministério da Ação Social da Primeira Igreja Batista de Brumado ofereceu um café da manhã especial em homenagem aos profissionais da saúde que atuam no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a assistente social Leila Queiroz disse que a igreja não podia deixar de homenagear os profissionais que estão dedicando as suas vidas no combate à doença. “O Ministério da Ação Social, da 1ª Igreja Batista de Brumado, agradece a todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. A nossa homenagem a todos vocês, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, técnicos em enfermagem, recepcionistas, auxiliares de limpeza, cozinheiros, seguranças e outros”, frisou. O enfermeiro e coordenador da área no hospital, Gleisson Ferreira, disse que em um momento tão tenso como o que estamos vivendo em razão da pandemia, não há nada melhor do que receber um gesto carinhoso como esse. “Esse afeto é muito bom. Esse café da manhã temperado com carinho e amor deixou nosso dia melhor”, afirmou.
Em mais uma vistoria realizada na delegacia territorial de Brumado, a polícia localizou vários objetos que seriam utilizados pelos presos para fuga da custódia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado Samuel Paz disse que os materiais foram encontrados após busca minuciosa feita na terça-feira (09), na carceragem. A ação costuma ser promovida periodicamente a fim de localizar objetos que entrem irregularmente no local, apesar da inspeção da polícia. Segundo o delegado, entre os itens estão chave de fenda, celulares, carregadores, pequenas quantidades de drogas e cordas. “Recentemente, tivemos uma tentativa de fuga e essas revistas preventivas e aleatórias foram intensificadas”, frisou. No momento, a custódia, que tem capacidade para 16 pessoas, abriga 20 detentos. Com pouca estrutura de segurança, o local já foi palco de vários motins, fugas e tentativas de fugas, o que sempre gera insegurança na comunidade e reforça as cobranças para a inauguração do presídio. A unidade está há 3 anos com as obras concluídas, porém impedido de funcionar em razão de um impasse entre a justiça trabalhista e o Governo do Estado.
Dois estudos publicados nesta segunda-feira, 8, concluíram que bloqueios nacionais impostos ao redor do mundo para conter a propagação do coronavírus salvaram milhões de vidas e suspendê-los pode ser arriscado. De acordo com o estudo da Imperial College London, 3,1 milhões de mortes foram evitadas com as restrições, enquanto uma pesquisa da Universidade da Califórnia estima que mais de 530 milhões de casos foram evitados ou atrasados. “O risco de uma segunda onda da pandemia, se todas as intervenções e todas as precauções forem abandonadas, é muito real”, disse Samir Bhatt, um dos pesquisadores do Imperial College London. À medida que caiu a quantidade diária de novos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, a Europa começou a diminuir restrições para reduzir o impacto econômico de seus bloqueios. Também nos Estados Unidos todas as unidades federativas já iniciaram os processos de “desconfinamento”. O estudo da universidade britânica, publicado na conceituada revista científica Nature, analisou o impacto dos diversos graus de distanciamento social em 11 países europeus e descobriu que eles tiveram “um efeito substancial” na diminuição do valor R, a taxa de contágio. Diversas nações que impuseram bloqueios conseguiram manter o valor abaixo de um no início de maio. O valor R calcula a média de pessoas para quem uma pessoa infectada transmitirá a doença. Um valor de R acima de 1 pode levar a um crescimento exponencial. “Qualquer afirmação de que tudo isso acabou, de que atingimos o limiar de imunidade do rebanho, pode ser firmemente rejeitada”, disse Bhatt. “Estamos apenas no começo desta pandemia”.