Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
De acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal, a cidade de Brumado possui 415 casos confirmados de dengue, sendo que 18 desenvolveram sintomas graves da doença. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, 583 casos ainda estão em investigação. Já com relação à Zika, são 15 notificações (6 em investigação), e à Febre de Chikungunya são 7 notificações (0 em investigação). As localidades com maior número de casos são: Vila Presidente Vargas, Santa Tereza, Dr. Juracy, Novo Brumado, Olhos D’água e Baraúnas. Vale lembrar que dois carros fumacê estão circulando pelas ruas da cidade com o objetivo de combater o mosquito aedes aegypti. Até o dia 1º de julho, a previsão da Secretaria de Saúde é de que mais de 18 mil imóveis sejam contemplados nessa primeira fase de borrifação da UVB pesada.
Durante a reunião da comissão de enfrentamento ao coronavírus, realizada na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) destacou que a administração sempre levou em consideração dados técnicos e científicos do avanço da Covid-19 para decretar as flexibilizações de funcionamento do comércio em Brumado. “Tivemos a concordância da Justiça local. Sempre atuamos dentro da nossa realidade. A Bahia é um estado muito dispare. Você tem uma coisa em um canto, que é totalmente diferente em outro, até culturalmente. A nossa capital diverge de todo estado, sobretudo da nossa região”, afirmou. Para o prefeito, a decisão foi baseada em uma realidade diversa da vivida no município. As declarações foram respaldadas pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, que argumentou que a curva de progressão da doença está sendo achatada na cidade. Ele também salientou que não se pode por a culpa do surgimento de novos casos no comércio, decretando o seu fechamento, uma vez que o mesmo vem seguido as diretrizes sanitárias e de higiene devidas.
O município de Brumado chegou a nove casos de profissionais da saúde infectados com a Covid-19, o novo coronavírus. Os dois novos casos foram confirmados neste domingo (21) pelo secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres. Segundo informou Feres ao site Achei Sudoeste, um técnico em enfermagem e um auxiliar administrativo que atuam no Hospital Professor Magalhães Neto, testaram positivo para a doença. Os resultados foram divulgados pelo Laboratório Central (Lacen). De acordo com Cláudio, ambos foram afastados das funções e cumprem isolamento domiciliar.
O boletim epidemiológico divulgado hoje, aponta Brumado com 133 casos confirmados do vírus. O número representa 7,55% do total de 1.760 notificações. Entre os diagnósticos: 1 internação, 3 óbitos, 52 pacientes em tratamento e 78 recuperados. No momento, 40 ainda aguardam resultado laboratorial e 530 já foram descartados.
Três PMs da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste foram surpreendidos, na quinta-feira (18), por um garoto desesperado pedindo socorro para sua sobrinha recém-nascida que estava engasgada com leite materno, em uma residência próxima da sede da unidade policial, em Vitória da Conquista. De imediato os policiais se deslocaram até o local e realizaram o salvamento. “A casa da pequena Sara de apenas nove dias fica a uns 400 metros da base. Chegando lá, peguei a bebê e fiz a manobra para desobstrução. Quando ouvi o choro foi só alívio e alegria. Em seguida o Samu chegou e constatou que a criança estava com sinais vitais normais”, contou o cabo Luiz Amaral da Silva. O militar, que tem 23 anos na Polícia Militar, ressaltou que foi uma experiência única em sua vida. “Tenho três netas com sete meses de idade e pensei nelas o tempo todo. Foi gratificante salvar a vida dessa criança”, afirmou. Participaram também do salvamento os soldados Marcos Vinicius Almeida Macedo, Ronaldo Dias e Robinson da Luz Rodrigues. O comandante da Cipe Sudoeste, major Edson Mascarenhas, lembrou que essa confiança da população é fundamental “Não é o primeiro bebê que salvamos. Estamos aqui para cuidar deles”, completou o oficial.
Pacientes com Covid-19, que apresentam níveis elevados de cortisol, o hormônio do stress, correm maior risco de morte. É o que mostra um estudo publicado na quinta-feira, 18, na revista científica The Lancet Diabetes & Endocrinology. Esta é a primeira evidência, desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, de que os níveis de cortisol são um marcador da gravidade da infecção. O estudo, realizado por pesquisadores da universidade Imperial College de Londres, analisou exames de 535 pacientes, incluindo 403 com diagnóstico comprovado de infecção por coronavírus, internados em três hospitais na Inglaterra. Os pacientes tinham, em média, 66,3 anos e 240 eram homens. As doenças mais frequentes nas pessoas contaminadas por coronavírus eram hipertensão (191 pacientes), diabetes (160), doenças cardiovasculares (94), doença renal crônica (50) e diagnóstico atual de câncer (38). Nas análises diárias, que aconteceram entre 9 de março e 22 de abril de 2020, o nível de cortisol foi medido. Os resultados mostraram que os pacientes com Covid-19 tinham níveis “preocupantemente altos” do hormônio – até o triplo dos níveis de cortisol encontrados no sangue após alguém ser submetido a uma grande cirurgia, quando os níveis desse hormônio geralmente estão extremamente altos. Normalmente, o nível de cortisol de uma pessoa saudável, em repouso varia de 100 a 200 nm/L e é de quase zero quando dormimos. Em pacientes doentes, é normal que o nível desse hormônio aumente, pois faz parte da resposta do corpo. De forma que baixos níveis de cortisol em pacientes doentes podem ser fatais. Por outro lado, níveis muito altos também podem ser perigosos, levando ao aumento do risco de infecção e a maus resultados. Entre os pacientes com Covid-19 no estudo, aqueles com nível de cortisol basal de 744 nm/L ou menos sobreviveram em média por 36 dias, mas aqueles com níveis acima de 744 nm/L tiveram uma sobrevida média de apenas 15 dias. Além disso, durante o período do estudo, pouco menos de 27% do grupo com coronavírus morreu, em comparação com pouco menos de 7% do grupo que não apresentava a infecção.
Por conta da pandemia de coronavírus, o feriado de São João deste ano não contará com as tradicionais festividades juninas realizadas em toda a região nordeste do país. No entanto, policiais militares do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSO) não deixaram a data passar em branco. Em celebração antecipada, eles realizaram uma festa surpresa na noite da última sexta-feira (19), no Abrigo Lar Terceira Idade e da Casa do Amor, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Devidamente protegidos com máscaras, os policiais animaram os idosos que vivem no abrigo. De acordo com o G1, a festa, chamada de “São Lidário”, contou com o trio Sertânia, um mini trio-elétrico em que uma banda de forró tocou clássicos do forró. Para respeitar as recomendações sanitárias, os idosos dançaram acompanhados de vassouras. "As vassouras serviram para respeitar o distanciamento social e manter acesa a vontade de um dia estarem juntos novamente", contou o comandante do CPRSO, coronel Ivanildo da Silva. Sessenta máscaras e 30 cobertores foram distribuídos para o abrigo. O evento também contou com comidas e bebidas típicas do período junino. Um policial animou a todos declarando cordéis e casos. “Também tivemos fogos de artifícios para encerrar a festa”, finalizou o coronel Ivanildo da Silva.
A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, adiou mais uma vez a terceira fase de reabertura do comércio da cidade, em que bares, restaurantes, lanchonetes e também academias voltariam a funcionar. Segundo a administração municipal, a taxa de ocupação de UTIs, o número de casos na cidade, e também o número de óbitos têm levado à decisão de recuar na reabertura pela segunda vez. De acordo com o G1, o comércio reabriu na cidade no dia 1º de junho. A segunda etapa começou no dia 8 de junho. Até o dia 31 de maio, 159 casos tinham sido registrados em Vitória da Conquista. Segundo o boletim divulgado no sábado (20) pela prefeitura municipal, o número de infectados subiu para 486. Os números de junho representam mais de 67% dos casos confirmados na cidade e o número da taxa de ocupação na UTI também cresceu e chegou a 60% na última semana. Já no boletim de sábado, esse número foi de 56%.
Um avião monomotor caiu na zona rural do distrito de Roda Velha, que fica na cidade de São Desidério, oeste da Bahia. O piloto morreu. Segundo informações preliminares, ele estava sozinho. De acordo com o G1, o acidente aconteceu no sábado (20), mas as informações foram confirmadas pela Polícia Civil da cidade neste domingo (21). O avião era do tipo agrícola e estava a serviço de um proprietário de terras da região, que fica no Km-438, na BR-020. O Departamento de Polícia Técnica de Barreiras foi acionado para levar o corpo do piloto e periciar o local. Não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente e nem se a aeronave estava em situação regular.
Um homem acusado de tráfico de drogas, no município de Jacaraci, a 172 km de Brumado, morreu no último sábado (19), em confronte com uma guarnição da Cipe Sudoeste. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, denúncias anônimas dava conta de que alguns indivíduos estavam em posse de armas de fogo e com entorpecentes para a prática do crime de tráfico. A guarnição esteve no local, onde após dar voz de abordagem aos indivíduos foram atacados por homens em que em posse de armas efetuaram disparos contra os militares, que no intuito de salvaguardar as suas vidas e fazer cessar a injusta agressão reagiram. Um dos resistentes foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Jacaraci. Na unidade de saúde foi constatada a morte do indivíduo. O armamento e demais materiais encontrados em seu poder foi devidamente apreendido e apresentado na Delegacia Territorial de Jacaraci.
A Ford anunciou que vai reiniciar a produção na fábrica de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, a partir de segunda-feira (22). A montadora havia suspendido a operação em março, por causa da pandemia do coronavírus. Com a retomada, os funcionários vão trabalhar apenas no turno da manhã. Em nota, a Ford informou que medidas de segurança foram tomadas, como a avaliação de saúde dos trabalhadores, equipamentos de proteção individual e modificações nas instalações para aumentar o distanciamento social. A montadora informou, ainda, que a produção deve ser acelerada de forma gradual, conforme os trabalhadores se ajustem aos novos protocolos de segurança e saúde. Com o anúncio da suspensão da produção, a Ford anunciou também férias coletivas para os funcionários.
Um homem foi preso na tarde da última sexta-feira (19), no bairro Alto México, na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, com drogas prontas para a comercialização. O flagrante foi realizado pela Cipe Sudoeste. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, uma guarnição realizava rondas ostensivas pelo município, quando se deparou com um indivíduo que ao avistar a viatura, evadiu-se correndo e adentrou a sua residência. Os policiais tiveram a autorização do proprietário do imóvel para entrar no local. Ao proceder com busca minuciosa encontrou dentro do forro da cozinha trinta e oito papelotes de uma substância similar a cocaína, treze trouxinhas de uma substância similar a maconha e diversos sacos plásticos transparente possivelmente para acondicionar droga. A polícia deu voz de prisão ao indivíduo que foi conduzido para a Delegacia Territorial de Barra da Estiva, onde foi lavrado o flagrante.
A RHI Magnesita, em Brumado, está participando ativamente da luta contra o Coronavírus. Sabemos que, com pequenas atitudes, podemos aumentar nossa proteção e também a proteção das pessoas com as quais convivemos. Por isso, fique de olho: ao sair de casa, use máscara. É um gesto de responsabilidade, pois protege você e também quem está ao seu redor; lave as mãos com frequência e sempre com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos; tenha sempre com você um frasco de álcool em gel 70% para higienizar as mãos quando não for possível lavá-las com água e sabão; o isolamento social ainda é a medida mais eficaz para prevenir a contaminação e disseminação do Coronavírus. Mas, se precisar sair de casa, lembre-se também de manter uma distância mínima de um metro e meio de outras pessoas. Fazer a sua parte é fundamental neste momento. Contamos muito com você! #JuntosSomosMaisFortes.
Nesta sexta-feira (19), o município de Brumado registra 113 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 6,51% do total de 1.734 notificações. Entre os diagnósticos: 1 internação, 3 óbitos, 36 pacientes em tratamento e 74 recuperados. No momento, 88 ainda aguardam resultado laboratorial e 491 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O advogado e assessor jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Eric Pires, esclareceu que a decisão do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) envolvendo a suspensão dos serviços considerados não essenciais em Brumado diz respeito aos decretos de flexibilização do Município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que a sentença possui efeitos contra o Município e o comércio só fechará as portas a partir do momento que a prefeitura revogar os referidos decretos. “Até então, a gente tem que aguardar, porque existe um prazo legal para manifestação, que, nesse caso é de cinco dias úteis”, afirmou. Pires informou que o Município irá recorrer da decisão e existe grande possibilidade de que consiga obter êxito no recurso. “Nos resta aguarda. O Jurídico do Município está trabalhando nesse sentido. Nós, da CDL, como terceiros interessados, também estamos auxiliando”.
Após denúncias de que um indivíduo estava em posse de material entorpecente para a comercialização, uma guarnição da Cipe Sudoeste se deslocou até o endereço citado, no Bairro Urbis IV, em Brumado. Com o auxílio de um cão farejador, os policiais encontraram uma grande quantidade de drogas embaladas para distribuição. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido junto com o material apreendido até a sede da 20° Coorpin. No local, foi lavrado flagrante em seu desfavor.
A pandemia do novo coronavírus começa a desacelerar pelo menos em seis estados brasileiros, de acordo com um relatório da Covid-19 Analytics, ferramenta criada por um grupo de professores da Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O modelo, que identifica o número efetivo de reprodução do vírus no país, é referente aos dados até esta quarta-feira 17. De acordo com a Veja, o levantamento mostra que Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima e Tocantins estão com uma taxa de retransmissão do vírus inferior a 1. Ou seja, a média de novos infectados para cada pessoa já infectada está abaixo de uma pessoa. O número significa que a pandemia está reduzindo nestes estados. Em Pernambuco, a taxa esteve abaixo de 1 durante os últimos 19 dias. Porém, o último levantamento divulgado mostra que o valor referente ao estado aumento para 1,01. São Paulo e Rio de Janeiro, os dois locais com mais casos no país, registraram um nível de retransmissão de 1,15 e 1,08 respectivamente. A maior preocupação é com a região Centro-Oeste. Dos quatro estados, três tem as maiores taxas de retransmissão do país e estão nesta faixa a pelo menos 40 dias: Goiás (1,89), Mato Grosso (1,59) e Mato Grosso do Sul (1,57). O Distrito Federal também registra um número alto (1,44), mas está atrás do Paraná (1,48) no topo da lista.
Nesta quinta-feira (18), o Município de Brumado foi finalmente notificado a respeito da decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que determina o fechamento do comércio não essencial na cidade (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o procurador do Município, Acioli Viana, disse que a prefeitura terá de cumprir a decisão judicial. “No entanto, como ela não tem um prazo determinado, você utiliza o prazo de lei, que é de cinco dias. Analisando a decisão, sentimos necessidade de alguns esclarecimentos”, afirmou. Segundo Viana, o Jurídico ainda está decidindo se entrará com um embargo de declaração a fim de cobrar esses esclarecimentos e recorrer do mérito da questão. Enquanto o prazo não expira, o comércio continuará aberto e em pleno funcionamento na cidade, pelo menos até a próxima semana.
Durante radiopatrulhamento tático rural realizado na noite da última quinta-feira (18), a Cipe Sudoeste se deparou com um veículo suspeito em frente a uma casa na região da Lagoa das Vacas, no município de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, na abordagem, a filha do proprietário do veículo e da casa se apresentou e informou que no interior da residência tinha uma arma, pertencente ao seu pai, Olavo Brito Rocha, que não se encontrava. Depois de franquear a entrada, a guarnição encontrou em um cômodo uma espingarda cartucheira, calibre 36, além de várias munições. Todo material apreendido e todas as informações coletadas foram apresentadas na delegacia local para as providências necessárias.
Em áudio divulgado nas redes sociais, o vice-governador da Bahia João Leão (PP) confirmou o seu apoio à pré-candidatura do médico Geraldo Azevedo (PP) à prefeitura de Brumado. No áudio, ele destacou que a cidade tem um futuro promissor, tendo em vista a energia eólica, solar e a retomada das obras da Fiol. “O trem está apitando e, em Brumado, está vindo com Geraldo Azevedo, grande futuro prefeito. Fico muito feliz em ter Geraldo Azevedo como futuro prefeito da cidade de Brumado”, falou o vice-governador.
A prática da hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo, tem sido cada vez mais comum na cidade de Brumado. O pedreiro João Neto, morador do Bairro Baraúnas, passou a investir na hidroponia devido a um problema na coluna que o impossibilitou de continuar na profissão. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele contou que produz alface através da prática, tudo de maneira orgânica. Seu João possui um ponto fixo localizado na Avenida Otávio Mangabeira, em frente à Padaria União, onde comercializa as folhas, mas também faz algumas entregas a domicílio. Para montar a estrutura em que cultiva as plantas, o produtor pesquisou sobre curva de nível e adaptou conforme as suas possibilidades, visto que o seu conhecimento em construção ajudou nesse sentido. “Toda estrutura foi eu mesmo que montei. A economia da água aqui é muito grande. O sistema é rotativo e o consumo é bem baixo. Procuramos levar para mesa do cidadão uma alface sem produto químico, de qualidade”, relatou. Segundo Seu João, a aceitação do público tem sido boa e as pessoas têm conhecido mais sobre o que é a hidroponia e os seus benefícios para a saúde.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a sua política monetária de trajetória descendente dos juros e reduziu pela oitava vez consecutiva a Selic, a taxa básica da economia brasileira. O corte anunciado nesta quarta-feira, 17, foi de 0,75 ponto percentual, em linha com o esperado pelo mercado financeiro. A Selic está agora no nível de 2,25% ao ano, a nova mínima histórica. Mesmo com a retomada, em partes, da economia mundial no último mês, paralisada diante da pandemia de coronavírus, ainda há indícios de que a recuperação possa ser muito lenta. Com o nível de inflação baixo, o Banco Central tenta, por meio dos cortes na Selic, estimular a economia brasileira. Em comunicado, membros do colegiado indicam que a fase de grandes cortes – iniciada em julho do ano passado – se encerra nesta decisão, mas não descarta outros pequenos ajustes. “Neste momento, o Comitê considera que a magnitude do estímulo monetário já implementado parece compatível com os impactos econômicos da pandemia da Covid-19. Para as próximas reuniões, o Comitê vê como apropriado avaliar os impactos da pandemia e do conjunto de medidas de incentivo ao crédito e recomposição de renda, e antevê que um eventual ajuste futuro no atual grau de estímulo monetário será residual”, afirma o comunicado da decisão. A decisão do Copom foi baseada no impacto recessivo da Covid-19 sobre a economia, o que tem reduzido os índices de inflação neste momento. Em abril e maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, apresentou deflação, em grande parte pela queda da demanda. Economistas já preveem a alta dos preços este ano a menos de 2%, número aquém do centro da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 4%.
A cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, confirmou na última quinta-feira (17), a primeira morte causada pela Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a secretaria de saúde do município ao site Achei Sudoeste, trata-se de um idoso de 67 anos, hipertenso, diabético e cardiopata. O paciente foi o primeiro e único caso, até o momento, confirmado da doença (veja aqui). O óbito foi registrado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).
O fechamento de comércio e serviços não essenciais, que refletiu também na indústria fez com que o número de atividade econômica do Brasil caísse em março. Segundo o IBC-Br, medido pelo Banco Central, a retração foi de 9,73%, recorde da série histórica, iniciada em 2003. Conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br avalia a evolução da economia com informações sobre o nível de atividade dos setores de indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. A queda brusca pode indicar o grau de recessão que o país caminha em 2020, que deve ficar na casa dos 6,5%, segundo estimativas do mercado financeiro, apesar de algumas instituições preverem quedas ainda mais bruscas. O Banco Mundial, por exemplo, estima recuo de 8% no PIB brasileiro neste ano. Em março, primeiro mês de impacto da Covid-19 na economia, o IBC-Br já havia registrado retração de 6,16% na comparação com fevereiro. Antes disso, o maior recuo havia sido de 3,96% em maio de 2018, refletindo os impactos da greve dos caminhoneiros. Os dados da atividade econômica de maio devem seguir a mesma tendência dos últimos meses, já que a reabertura gradual de atividades na maioria do país foi iniciada em junho. No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, de acordo com a instituição, o índice de atividade econômica registrou uma redução de 4,15%. Em 12 meses até abril de 2020, os números do BC indicam uma queda de 0,52% na prévia do PIB – sem ajuste sazonal. Divulgado mensalmente, o IBC-Br é considerado um termômetro do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado trimestralmente pelo IBGE. A divulgação oficial do sobre o desenvolvimento da economia no primeiro trimestre será divulgado no dia 29 de maio. Por ter formas diferentes de calcular a evolução da economia, nem sempre o IBC-Br e o PIB vêm com resultados semelhantes. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. O IBC-Br usa estimativa das áreas e também dos impostos.
O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb) está promovendo uma campanha de isolamento social solidária a fim de auxiliar famílias carentes no município nesse momento de pandemia e de tantas dificuldades financeiras. Segundo o presidente do órgão, Jerry Adriano, até o momento, cerca de meia tonelada de alimentos não perecíveis já foram arrecadas através da campanha. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que serão montadas cestas básicas para distribuição às famílias carentes, especialmente àquelas que não possuem renda e nem receberam o auxílio emergencial. As doações começam na próxima semana. “Quero agradecer a todos os comerciantes e à população que abraçaram essa causa e continuam colaborando. A fome não espera”, afirmou. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo número: (77) 99997-3117.
Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a legalidade do inquérito das fake news e impôs mais uma derrota ao bolsonarismo. O julgamento, por si só, aumenta ainda mais a temperatura em Brasília, mas também é simbólico por alguns motivos. Os votos dos ministros continham fortes recados, inclusive ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). O ministro Celso de Mello, decano da corte, dedicou boa parte do voto a mostrar que é inadmissível descumprir ordem judicial “mesmo que seja o presidente”. No julgamento foram reveladas ameaças e casos de extremismos contra a corte que ilustram bem o momento atual do país. O inquérito que atinge apoiadores do governo federal foi aberto em março do ano passado para averiguar notícias fraudulentas, ofensas e ameaças que atingiram a “honorabilidade e a segurança” do STF. Iniciado com total desconfiança da opinião pública, que via na apuração certa arbitrariedade, hoje o caso vive momento totalmente distinto. Após essa acachapante decisão pela constitucionalidade do inquérito, o caso ganha impulso para desmantelar uma rede de ódio nas redes sociais, que apóia o atual governo.
Uma campanha de solidariedade está sendo organizada em Brumado para ajudar a Associação Luiza de Marillac, o “Lar dos Velhinhos”. Serão arrecadados materiais de limpeza, higiene pessoal, fraldas descartáveis, lençóis em bom estado de conversação e alimentos. O ponto de recebimento das doações é no Polo de Apoio Presencial da UniCesumar, localizado na Rua Tibúrcio da Silva Leite, 70, Centro. O local funciona de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 14h às 22h, e, aos sábados, de 8h às 12h. A campanha foi idealizada pelo brumadense José Marcelo Queiroz.
De acordo com o MP-BA, a interrupção de energia, no bairro de Itapuã, por exemplo, estaria ocorrendo até duas vezes por mês, por "várias horas", segundo relatos de moradores enviados ao órgão estadual. As questões citadas como irregularidades pelo MP-BA, já tinham sido objeto de recomendação expedida pela promotora, cujas orientações não foram atendidas pela Coelba, informou o órgão estadual. Outro problema recorrente, de acordo com o Ministério Público, foi a Coelba não conceder a tarifa social a pessoas que teriam o direito ao benefício, com consumo mensal menor a 220 kWh, exigindo ainda comprovação de registro em cadastros em programas sociais que estão suspensos em razão da pandemia. A promotora Joseane Suzart solicita à Justiça que determine, em decisão liminar, a suspensão de interrupções de energia indevidas, incluindo unidades consumidoras inadimplentes que prestem serviços considerados essenciais, onde haja usuários de equipamentos elétricos imprescindíveis à preservação da vida. Solicitou ainda que a medida seja estendida às residências rurais e urbanas classificadas como socialmente precárias com moradores de baixa renda, e aquelas localizadas em regiões onde não há postos para pagamento ou onde há restrição à circulação de pessoas por determinação das autoridades sanitárias. Entre outras medidas, a promotora solicita que a Justiça determine a Coelba que seja concedido 100% de desconto para consumidores com consumo mensal inferior a 220 kWh.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) orienta a população a retirar os veículos das vias durante a passagem do carro fumacê pelas ruas da cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de fiscalização do órgão, João Paulo, chamou a atenção que o ideal é que os condutores retirem seus veículos das vias no momento da passagem do carro fumacê a fim que a passagem esteja livre. “A via deve estar desobstruída. O sistema viário estará disponível para o carro fumacê”, destacou. O veículo passará pelas ruas do município conforme cronograma pré-estabelecido pela secretaria de saúde, no período de 16h às 21h.