Um sistema clandestino de videomonitoramento foi descoberto e destruído pela Polícia Militar, no bairro da Liberdade, em Salvador. De acordo com a polícia, quatro câmeras foram instaladas para acompanhar a circulação de viaturas da PM em ruas do bairro e traficantes que atuam no local são apontados como autores dessas instalações. A informação da ação policial foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), neste domingo (12), mas não foi detalhado quando a polícia encontrou as câmeras. Segundo a polícia, uma das câmeras, inclusive, estava escondida dentro de uma caixa, presa em um poste. De acordo com a SSP-BA, equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Baía de Todos os Santos (BTS) foram acionados após denúncia anônima. Ao chegarem na Travessa Lino Coutinho, no bairro, encontrou um grupo. As pessoas que faziam parte desse grupo correram, deixando para trás fios e fitas isolantes. Os PMs encontraram as quatro câmeras após buscas no bairro. Os equipamentos estavam instalados em postes, de forma camuflada, em meios a fios e caixas plásticas. Além das câmeras, os militares apreenderam um aparelho de DVR [usado para gravação de imagens] e 26 trouxas de maconha. Os suspeitos são procurados pela polícia. O caso foi registrado na 5ª Delegacia Territoria (DT/Periperi).
O ex-prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Azevedo Cardoso (MDB), e a atual vice-prefeita Joanina Batista Silva Morais Sampaio (Rede) declararam apoio à pré-candidatura de Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão. As adesões foram anunciadas na última sexta-feira (10). Carlão também recebeu o apoio de Emerson José Osório Pimentel Leal (PP). Batista ganha mais força para a disputa eleitoral para buscar derrotar o atual prefeito, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele terá como vice de chapa a esposa de Paulo, Nete Azevedo.
A Polícia Civil e a Polícia Técnica da Bahia fazem neste domingo a reconstituição da operação que levou à morte do ex-capitão do Bope Adriano da Nóbrega. Depois de mais de um ano foragido, o miliciano foi localizado pela polícia baiana e pela polícia fluminense em fevereiro. Segundo a versão oficial, ele reagiu a uma ordem de prisão e morreu após uma troca de tiros. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, cerca de cinquenta policiais das equipes envolvidas no confronto vão refazer neste domingo todo o percurso, repetindo os movimentos nos locais onde eles ocorreram, em uma casa na cidade de Esplanada. A simulação foi solicitada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). De acordo com a versão oficial, ao encontrar Adriano da Nóbrega, policiais tentaram uma rendição pacífica. O ex-capitão não aceitou, sacou uma pistola e se refugiou na sede do sítio onde estava escondido. Três policiais, então, invadiram a casa. Um deles se postou à frente dos demais com um escudo à prova de balas. Recebidos com disparos, os agentes teriam reagido com tiros de fuzil e espingarda.
O pastor José Rodrigues Nunes, que passou 21 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido ao coronavírus, conseguiu se recuperar. Com atuação na cidade de Brumado, o pastor tem 74 anos, é diabético e tem pressão alta. Bastante emocionado, o filho do pastor, Edimário Nunes, fez questão de agradecer aos irmãos de todas as denominações da Bahia pelos clamores em prol da vida do seu pai. “Meu pai é um guerreiro do senhor Jesus, um soldado que sempre está de prontidão para atender a todos com os seus conselhos. Graças a Deus, hoje, tenho a notícia de que ele recebeu alta e está em casa, lá em Simões Filho”, contou ao site Achei Sudoeste. Segundo Edimário, sua mãe também foi acometida pela doença e precisou ser internada em UTI. Nunes relatou que os médicos chegaram a preparar a família para o pior em razão da gravidade do estado de saúde do seu pai. "Foi um milagre e as orações. Meu pai estava desenganado. Deus cancelou o decreto de morte do meu pai. Deus é o Deus do impossível e trouxe de volta nosso querido Índio, como ele é conhecido na Bahia inteira. É um momento de muita emoção. Hoje, as lágrimas são de alegria. Para glória de Deus, ele está de volta ao nosso convívio. A família Nunes está em festa e muito agradecida a Deus por essa dádiva”, declarou.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Na noite da última sexta-feira (10), um menor de 15 anos deu entrada no hospital da cidade de Botuporã, a 171 km de Brumado, com um ferimento proveniente de arma de fogo. A Polícia e o Conselho Tutelar foram acionados. No local, o menor relatou que foi atingido no pé por um homem ainda não identificado. A polícia realizou buscas, mas não localizou o autor. Os responsáveis pela vítima foram orientados a prestar queixa na delegacia.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.
Na última sexta-feira (10), uma tentativa de roubo foi registrada na Rua Pedro Silva, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, no local, um indivíduo de blusão preto entrou em uma casa dizendo que era agente de endemias. Após entrar no imóvel, ele anunciou o assalto, pedindo celular, dinheiro e ameaçando a dona da casa de morte. A vítima correu para rua e pediu socorro aos vizinhos, momento em que o assaltante fugiu em uma motocicleta. À polícia, a vítima relatou que uma mulher grávida esperava o assaltante no veículo. A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou várias rondas na região, porém o assaltante ainda não foi localizado.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Morreu na noite do último sábado (11), João Pedro de Vasconcelos, escritor, advogado, bancário aposentado e genealogista brumadense. Internado há mais de um mês no hospital Cardiopulmonar, em Salvador, devido a uma arbovirose, terminou por contrair a Covid-19, o novo coronavírus, e teve seu quadro agravado, levando-o à morte aos 86 anos. João Pedro nasceu, 7 de dezembro de 1933, em Santa Bárbara dos Casados, depois Distrito de Ubiraçaba, no município de Brumado, localizado no sudoeste da Bahia, a 552 km da capital do estado. Filho de Osório Rizério de Vasconcelos e Isaura de Lima Vasconcelos. O casal Osório e Isaura trouxe ao mundo doze filhos na seguinte ordem: Osmar (1914-2007), Maria de Lourdes (1916-2014), Celina (1919-1950), Nilton (1922-2014), José Osório (1925-1999), Diná (1927-2019), Hilda, Thereza de Jesus, João Pedro, Ruy, Camila Ruth e Osório Júnior (1937-1947). O casal criou seus filhos no Distrito de Ubiraçaba , em Brumado, e nas sedes dos municípios de Caetité e Brumado. Seus avós paternos eram originários de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas (Bahia), na Chapada Diamantina, da união das famílias Vasconcellos Bittencourt com Rizério de Moura, assim como Spínola, Castro Meira, Magalhães e outros. Seus avós maternos também eram da mesma região e resultaram da união dos Lima com os Santos, Cerqueira, Oliveira, Soares de Souza e outros. Os Vasconcelos dessa região descendem de portugueses da Ilha da Graciosa, nos Açores, que migraram para a Bahia e para São Paulo.
Após um período delicado em que enfrentou um novo fechamento, o comércio de Brumado respira aliviado em pleno funcionamento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, voltou a dizer que o comércio não é o grande promotor do contágio no município. “O comércio retomou as suas atividades normais dentro das exigências dos decretos de flexibilização. Não temos, no momento, grandes expectativas de vendas. As lojas continuam com muito pouco movimento, praticamente vazias. É triste”, relatou. Apesar da situação, o presidente argumentou que, funcionando, o comércio tem a oportunidade de manter as contas em dia, bem como assegurar os postos de trabalho, se recuperando gradativamente. “Embora o governo venha tentando auxiliar as microempresas, muitos empresários têm passado por dificuldades. De qualquer forma, é um alento para amenizar os impactos da pandemia. Espero que isso passe o mais rápido possível”, disse. Em Brumado, Messias frisou que a situação está controlada.
A prefeitura de Brumado em parceria com a WSouza Sistemas irá realizar uma live na manhã desta segunda-feira (13) para orientar os profissionais da educação no uso do sistema virtual de aprendizado SGE Bravo. A live terá início às 09h e será ministrada pelo diretor do sistema SGE Bravo, Willians Souza. O professor Adriano Santos, também estará participando do ato para tirar dúvidas dos profissionais de educação. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a secretaria de educação do município, ressaltou a importância do ensino online para a retomada as aulas na rede pública. “Sabemos da importância do ensino quando este ocorre de forma presencial. Entendemos que, presencialmente, conseguimos acompanhar cada aluno de forma individualizada. No entanto, durante o período em que o distanciamento social se faz necessário, é preciso pensar em alternativas no formato virtual, que nos mantenham em contato com os alunos. Pensando nisso, daremos início às atividades não presenciais através do Sistema de Gestão Escolar Bravo – SGE BRAVO!, a partir do dia 20 de Julho”. A secretaria convoca os professores para uma nova etapa do ensino público na capital do minério. “Vocês, professores, se dedicam diariamente aos alunos presencialmente e neste momento se reinventarão ensinando de forma não presencial. Aproveitamos também para reconhecer o trabalho que desempenham nos bastidores e que muitas vezes passa despercebido, mas que garante que os estudantes tenham um atendimento de excelência e uma educação de altíssima qualidade. Nos orgulhamos da equipe de profissionais que temos. Sejam bem-vindos e que tenhamos um bom retorno!”.
Neste domingo (12), o município de Brumado chegou a 263 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11,82% do total de 2.225 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos, 51 pacientes em tratamento e 209 recuperados. No momento, 75 ainda aguardam resultado laboratorial e 749 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O sexto Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de junho, projetou a produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas, para este ano, em torno de 9,3 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 13,% em comparação ao ano passado. Em maio, o levantamento apontava uma safra de nove milhões de toneladas. Em relação à área, o IBGE projeta uma ligeira retração de 0,8% na plantada e de 1,4% na colhida na comparação anual, registrando, em ambos os casos, uma extensão aproximada de 3,1 milhões de hectares. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (9), foram sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). “Esta expansão da safra baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas, mesmo neste ano de enfrentamento da pandemia, comprova a eficiência das políticas públicas do Governo da Bahia de estímulo à produção agrícola. Como vinha ocorrendo nos meses anteriores, os principais destaques são a soja, milho, feijão, cana-de-açúcar, cacau e café, além do crescimento da safra de cebola”, disse o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. A lavoura de soja, cuja colheita está finalizada, ficou estimada em 6,0 milhões de toneladas, a segunda maior da série histórica do levantamento – inferior apenas à de 2018 (6,2 milhões de toneladas). Com isso, houve expansão de 13,5% em relação ao volume produzido em 2019. A área colhida de 1,6 milhão de hectares superou em 1,3% à da safra anterior.
Um homem de 37 anos foi preso no Km 667 da BR-116, no município de Jequié, na região sudoeste da Bahia por uso de documento falso, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante ocorreu na última sexta-feira (10). Os agentes da Polícia Rodoviária Federal abordaram um Ford Fiesta para verificação. O condutor apresentou a Carteira Nacional de Habilitação. Os policiais checaram que o documento apresentado possuía sinais evidentes de inautenticidade. Questionado pelos agentes, o homem revelou que CNH original havia sido suspensa por excesso de pontos. E por isso ele decidiu comprar o documento falso por R$ 2,5 mil. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local e responderá por uso de documento falso.
A partir da próxima segunda-feira, 13, quem passear pela orla da praia de Copacabana ou mesmo circular pelo Centro do Rio de Janeiro sem máscara, poderá ser multado em 106,65 reais. Esta é a determinação do decreto que será sancionado pelo governador Wilson Witzel (PSC) regulamentando o uso obrigatório dos itens de proteção facial durante a pandemia da Covid-19. A lei, que partiu do Executivo estadual, prevê que as máscaras devem ser utilizadas em espaços e transportes públicos, estabelecimentos comerciais e repartições estaduais. Em caso de reincidência, o valor da multa pode ser multiplicado por até cinco vezes. A nova regra prevê um período de adaptação de 15 dias, contados a partir da publicação no Diário Oficial. De acordo com a Veja, em São Paulo, uma medida semelhante aprovada pelo governador João Doria (PSDB) está em vigor desde o dia 1º de julho. A punição vai de 524 reais, para pessoa física, a 5.025 reais, para estabelecimentos cujos funcionários forem vistos sem equipamentos de segurança. No Rio, a multa para este tipo de infração é de 700 reais. Outros estados aprovaram leis semelhantes nas últimas semanas: no Piauí, onde o período de adaptação se encerrou na última sexta-feira, 10, o valor da multa vai de 1.000 a 10.000 reais. A Vigilância Sanitária local divulgou um documento afirmando ser “aconselhável” que cada pessoa tenha uma média de cinco máscaras, que não devem ser usadas por mais de três horas. Na Inglaterra, que também dá os primeiros passos em direção à reabertura, as máscaras estão em vias de se tornarem obrigatórias. O primeiro-ministro Boris Johnson afirmou que quer ser mais “rígido” quanto à insistência de que as pessoas devem usar equipamentos pessoais de segurança em locais fechados, e foi elogiado pela comunidade científica. A regra já existe na Escócia.
Um inseticida natural que mata o Aedes aegypti foi desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão). Segundo a UFPB, o inseticida já tem eficácia comprovada e é de baixo custo. A pesquisadora responsável pelo inseticida é a professora Fabíola Cruz, do departamento de biologia celular e molecular da UFPB. O produto é feito de extrato de agave, planta conhecida como sisal. Além da eficácia já comprovada em qualquer fase de vida do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya, o inseticida também é de baixo custo, não é tóxico para outros animais e tem ação rápida. Com a pesquisa já desenvolvida, a Embrapa e a UFPB buscam empresas para produzir o inseticida em escala comercial. “Nem a UFPB e nem a Embrapa têm condições de produzir, de tornar o inseticida comercializável. Então, para isso, precisamos de um agente externo, que seria uma indústria”, explicou a professora Fabíola. Segundo a professora, através da comercialização, o produto também deve valorizar a cultura do sisal e fornecer renda para os produtores da planta na Paraíba. O produto já foi patenteado pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB) e, segundo a professora Fabíola, a meta é de estar no mercado ainda no fim deste ano.
Neste sábado (11), o município de Brumado continua com 253 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11,45% do total de 2.211 notificações. Entre os diagnósticos: 1 internação, 3 óbitos, 51 pacientes em tratamento e 199 recuperados. No momento, 71 ainda aguardam resultado laboratorial e 739 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Um homem de 41 está desaparecido há 20 dias após sair de uma fazenda, que fica no povoado de Pedra Branca, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a mãe de Joni Anderson Vieira, Nair Falcão, algumas pessoas tem ligado para a casa da família dela, mas nenhuma informação se confirmou. “Até hoje não temos notícias nenhuma. Já fizemos várias buscas na cidade e nos municípios vizinhos. Todos os bairros, delegacias e IML, vários lugares, feiras livres e até hoje não encontramos”, disse a mãe de Joni ao G1.
O prefeito de Caetité, Aldo Gondim (PSB), sofreu um acidente na tarde da última sexta-feira (10), na BR-116, na cidade de Milagres, na região sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o gestor caetiteense retornava da capital baiana para o seu município, quando ocorreu o acidente. Gondim estava no veículo com o seu motorista Robson André. Apesar do susto, ambos tiveram escoriações leves e passam bem. O prefeito e seu motorista já estão em Caetité.
Novos dez leitos de UTI adulto para o enfrentamento da pandemia do coronavírus serão abertos no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a 132 km de Brumado, na segunda-feira (13). Os novos leitos de terapia intensiva se somarão aos dez de UTI e aos seis de enfermaria já existentes na unidade destinados ao tratamento da Covid-19. Com esta ampliação da rede de assistência em Vitória da Conquista, o município totalizará 51 leitos de Terapia Intensiva adulto e pediátrico destinados a pacientes com diagnóstico de coronavírus. De acordo com o diretor geral do HGVC, o médico Geovani Moreno, não haverá economia de esforços. “Trabalharemos durante todo o fim de semana para começar a receber os pacientes na segunda-feira”, afirmou.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que fumantes são mais propensos a desenvolver casos mais graves da Covid-19. Segundo o portal G1, o representante disse que é urgente que as pessoas parem de fumar com a pandemia. A declaração foi dada durante a coletiva de imprensa semanal desta sexta-feira (10). A OMS lançou um programa gratuito para ajudar 1 bilhão de pessoas a parar de fumar e, com isso, reduzir os riscos em caso da Covid-19. “Essa iniciativa ajudará a acessar gratuitamente os recursos necessários para deixar o tabaco, como terapia de reposição de nicotina e acesso a um profissional de saúde digital para aconselhamento (sobre Covid-19 e nicotina)”, explicou o diretor-geral. Nas últimas seis semanas os casos do novo coronavírus passaram do dobro, de acordo com o representante. Mais de 12 milhões de casos foram descobertos. “Mais de 544.000 vidas foram perdidas. A pandemia ainda está se acelerando”, alertou.
Na sexta-feira (10), o município de Brumado registrou 253 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11,53% do total de 2.193 notificações. Entre os diagnósticos: 1 internação, 3 óbitos, 58 pacientes em tratamento e 192 recuperados. No momento, 72 ainda aguardam resultado laboratorial e 738 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Após dois meses seguidos de deflação impactados diretamente pela queda da demanda do consumo devido a crise do coronavírus, os preços no país voltaram a subir e registraram alta de 0,26% em junho, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira, 10, pelo IBGE. O dado, entretanto, é menor que o esperado pelo mercado, que previa crescimento de 0,30% no período. A taxa foi influenciada pelo aumento nos preços dos combustíveis, que nos últimos meses vinham em quedas seguidas devido o choque do petróleo e a queda da demanda, e também aumento no valor dos alimentos. Com o resultado de junho, a inflação acumula alta de 0,10% em 2020. Nos últimos 12 meses, a alta é de 2,13%, bem abaixo da meta para o ano, que é de 4%. De acordo com o IBGE, dos nove grupos de produtos pesquisados, sete tiveram alta no mês, o que pode ser mais um indicativo do aumento da demanda após meses de consumo deprimido. No caso dos transportes, que subiu 0,30%, o resultado foi puxado pela alta da gasolina (3,24%) e do etanol (5,74%). Passagens aéreas amargaram mais um mês de queda nos preços (-26,01%), devido a queda no número de passageiros por causa da crise do novo coronavírus. O grupo com maior impacto do resultado do IPCA de junho foi Alimentação e bebidas (0,38%), que aumentou em relação ao resultado de maio (0,24%). Este conjunto de itens, no entanto, já vinha de uma sequência de alta, que está em parte ligada à demanda elevada durante a pandemia do Covid-19.
Atualmente residindo em Feira de Santana, onde atua como professor adjunto do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o médico cardiologista Airandes de Sousa Pinto concluiu o doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no final do ano passado. De acordo com o Sertão em Dia, o caculeense não imaginava que sua pesquisa para a tese viria a ser adaptada, podendo contribuir no combate ao novo coronavírus. Pensando em colaborar com a análise da curva de transmissão da doença, com a ajuda do também professor da UEFS, Carlos Alberto Rodrigues, Doutor em Ciência da Computação (responsável pela programação da ferramenta), de alunos do curso de Medicina e médicos pesquisadores da área de Infectologia em Minas Gerais, Airandes desenvolveu a técnica que permite observar e fazer a comparação do pico de contágio, sua evolução ou regressão. A pesquisa visa contribuir com o controle no número de casos, a partir de medidas eficazes e planejadas originadas da observação de casos já registrados. De acordo com os pesquisadores, o intuito é também reduzir a complexidade no entendimento de como a Covid-19 evolui, a fim de que as medidas adotas sejam, de fato, úteis. A técnica resultou na publicação de um artigo na revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
Um homem foi preso após agredir a companheira e incendiar a casa onde morava com a vítima, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O caso ocorreu na quinta-feira (9). A vítima conseguiu deixar o imóvel no momento do incêndio, mas a casa foi destruída pelas chamas provocadas pelo homem. A Polícia Militar da cidade, que atendeu ao caso, informou que o homem discutiu com a mulher após ela pedir o fim do relacionamento, na quarta-feira (8). Ele não aceitava a decisão da companheira. Durante a discussão, ele a agrediu e a deixou o local. Na quinta-feira, ele retornou ao imóvel e causou o incêndio. Além da PM, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Enquanto a polícia acompanhava o trabalho dos bombeiros, o homem retornou ao local, foi abordado e preso. De acordo com a Polícia Civil da região, Luís Eduardo Magalhães registrou 123 casos de agressão à mulher neste ano.
A taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI para pacientes com Covid-19, em Jequié, no sudoeste da Bahia, alcançou os 100%. No Hospital Geral Prado Valadares, unidade exclusiva para tratamento do novo coronavírus, são 19 leitos de UTI e 19 leitos clínicos, todos ocupados. Informações iniciais apontam que há pacientes aguardando por vagas em hospitais de outras cidades, mas não foi detalhado a quantidade de pessoas. Na clínica São Vicente, que possui 40 leitos de enfermagem e dois leitos de estabilização para pacientes com a Covid-19, a ocupação também está em 100%. Na quinta-feira (9), Jequié registrou 91 casos de coronavírus em 24 horas. Conforme balanços anteriores, quinta apresentou o maior número de registros no intervalo de um dia. De acordo com o último boletim da prefeitura de Jequié, a cidade possui mais de 1,9 mil casos, com mais de 40 mortes
Um laboratório para refino de cocaína foi encontrado e desmontado na cidade de Porto Seguro, sul da Bahia, na quinta-feira (9). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), cerca de 45 kg de drogas, armas e munições foram apreendidos no local. Ainda de acordo com a SSP-BA, as investigações foram iniciadas após denúncia anônima. Agentes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), através da 2ª Delegacia Territorial (DT/Arraial D'Ajuda), realizaram ações de inteligência e passaram a monitorar o imóvel, na Rua Canário, bairro Alto do Vilas. Durante a campana, um suspeito entrou na casa e, após tentativa de abordagem, pulou o muro e fugiu. Os policiais encontraram dentro do imóvel uma estrutura para refinar cocaína. Nos cômodos, que não possuíam móveis, foram localizados seis prensas hidráulicas, 40 kg de cocaína, 3 kg de outra substância entorpecente para mistura, 2 kg de maconha, duas pistolas calibre 9mm, um fuzil de ar comprimido, carregadores, munições, R$ 2,3 mil em espécie, duas motocicletas, um colete balístico e embalagens plásticas. De acordo com o titular da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno, as investigações continuam para chegar ao proprietário das drogas.