Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2022
Filhos confessam que mataram pai por causa da aposentadoria no Mato Grosso do Sul Foto: Divulgação/PC

Um idoso de 89 anos foi encontrado morto nesta quarta-feira (30), em uma pedreira que fica próximo a comunidade indígena de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Coincidentemente, Alonço Cabreira foi localizado no mesmo local em que a filha de 11 anos foi assassinada em 2021, vítima de estupro coletivo e assassinato.  O idoso estava desaparecido após ter ido almoçar na casa de um filho na última segunda-feira (28). De acordo com o G1, os filhos do idoso confessaram o crime. Na delegacia, eles informaram que queriam ficar com a aposentadoria do homem, por isso cometeram o latrocínio, roubo seguido de morte. Miguelito Ortiz Cabreira, de 21 anos, e Michelle Cabreira Ortiz, de 23, confessaram o crime ao delegado Erasmo Cubas, que acompanha o caso. Além deles, outras duas pessoas também foram ouvidas na delegacia. Eles podem responder por ocultação de cadáver e latrocínio.

Justiça proíbe enfermeira de atuar como médica em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça proibiu uma enfermeira em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, de exercer ilegalmente a medicina. A medida foi tomada após o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) ingressar uma Ação Civil Pública contra a profissional que também divulgava os procedimentos nas suas redes sociais. A enfermeira, que não teve o nome divulgado, agora é ré no caso e está impedida de realizar procedimentos estéticos invasivos de competência exclusiva de médicos, por ordem da 7ª Vara Federal Cível e Agrária da Seção Judiciária da Bahia. A ação segue em tramitação. “Mais do que uma vitória em defesa da Medicina, essa decisão da Justiça é uma defesa da sociedade, que estava sendo submetida a procedimentos para os quais a pessoa em questão não possuía habilitação técnica para realizá-los”, explica o conselheiro presidente do Cremeb, Otávio Marambaia. No processo, a Justiça Federal embasou a decisão com documentos do próprio Conselho Federal de Enfermagem, citando quais seriam os procedimentos permitidos a essa profissão, informando que “alguns tratamentos ali divulgados não se encontram previstos no rol dos procedimentos na área de estética que os enfermeiros se encontram habilitados”.

Chuvas intensas já afetaram 32 municípios baianos Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

A chuva registrada na Bahia desde a última semana continua causando estragos e já são 32 cidades do estado impactadas pelo aguaceiro, segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Ao todo, 51.524 pessoas já foram afetadas, 3.696 estão desalojadas e 229 desabrigadas por conta de enchentes e deslizamentos. Ainda de acordo com a Sudec, o munícipio mais afetado é Prado, onde três mil pessoas ficaram fora de suas casas em razão de alagamentos. A prefeitura decretou situação de emergência no dia 21 por conta do impacto da chuva e informou, nesta quarta-feira (30), que 1.938 pessoas ainda estão desalojadas. As 12 famílias que ficaram desabrigadas estão no ginásio da cidade. Além de Prado, as outras cidades atingidas pela chuva são: Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju, Belo Campo, Cícero Dantas, Catu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibotirama, Itambé, Maragogipe, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Wenceslau Guimarães, Marciolínio Souza, Aiquara, Caravelas, Floresta Azul, Medeiros Neto, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Juazeiro, São Félix, Dário Meira, Cipó, Sátiro Dias, Aurelino Leal, Vereda, Inhambupe e Itarantim. Dessa lista, nove já decretaram situação de emergência devido à quantidade de chuva nas regiões. As cidades com esse status são Prado, Baixa Grande, Itabuna, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Santa Cruz Cabrália, Vereda e Nova Viçosa. A infraestrutura urbana de Prado está comprometida. Estradas litorâneas que dão acesso ao distrito e as comunidades de Paixão, Torarão e Cumuruxatiba estão bloqueadas porque uma ponte foi levada pelas águas. A estrada principal (BA-001) também foi interditada, já que parte da estrada foi destruída pela enxurrada. De acordo com a prefeitura, ações estão sendo realizadas para reestruturar as localidades afetadas.

Brumado: Jovem de 24 anos agride mãe idosa e foge após discussão no Apertado do Morro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante uma discussão, um jovem de 24 anos teria agredido a própria mãe, de 61 anos, na última terça-feira (29). A agressão aconteceu no Bairro Apertado Morro, em Brumado. A Polícia Militar foi acionada e, no local, a vítima confirmou que havia sido agredida pelo filho. Ela estava machucada. À polícia, a idosa também disse que já havia sido agredida outras vezes. O filho fugiu após o ocorrido e os policiais realizaram buscas pelo bairro na tentativa de localizá-lo, porém sem êxito. O jovem já tem passagens por envolvimento com drogas e violência doméstica. A idosa possui uma medida protetiva em seu favor. O caso foi registrado como violência doméstica e lesão corporal.

Com 6.702 novos postos de trabalho em outubro, Bahia gera 131.631 vagas no ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em outubro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 6.702 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 69.817 admissões e 63.115 desligamentos. Trata-se, portanto, do décimo mês seguido com saldo positivo. Com este resultado, o estado passou a contar com 1.929.283 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,35% sobre o quantitativo do mês anterior. A capital do estado, Salvador, registrou um saldo de 1.610 postos de trabalho celetista. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan). No mês, o Brasil computou um saldo de 159.454 vagas, enquanto o Nordeste registrou um ganho de 32.223 novos postos – o que representou variações relativas de 0,37% e 0,46% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente. Exceto o Amapá (-499 postos), todas as outras unidades federativas do país apontaram crescimento do emprego celetista em outubro deste ano. Em termos absolutos, com 6.702 novos vínculos formais, a Bahia ocupou a segunda posição na geração de postos entre os estados nordestinos no mês, atrás apenas de Pernambuco (+8.113 postos). Dentre os entes federativos, ficou na oitava colocação. Em termos relativos, com variação percentual de 0,35%, situou-se na sexta posição no Nordeste e na décima quinta no país.

Ex-prefeito de Contendas do Sincorá é punido pelo TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão do pleno desta terça-feira (29), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgaram parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza (PL), o Didi, em razão do pagamento indevido de multas e juros por atraso no cumprimento de obrigações junto INSS no exercício de 2017. O conselheiro relator, Cláudio Ventin, multou o gestor em R$ 1 mil. Cabe recurso da decisão.

Vitória da Conquista: Homem é eletrocutado ao tentar fazer ligação clandestina em sítio Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um homem de 42 anos foi eletrocutado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ao tentar fazer uma ligação clandestina na rede elétrica em um sítio. De acordo com o G1 o caso aconteceu na tarde de quarta-feira (30), no bairro Vila Elisa. Segundo a Polícia Civil de Vitória da Conquista, o homem, que não teve a identidade revelada, tentou emendar um fio de energia elétrica no quintal da casa, quando recebeu uma descarga elétrica. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada, mas constatou a morte do homem quando chegou no sítio. A Polícia Civil informou que vai investigar o caso. O corpo do homem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, onde vai passar por autópsia.

Clientes reclamam de falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da Caixa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (30), clientes da Caixa Econômica Federal (CEF) se queixaram da falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da agência em Brumado. Mesmo diante do aumento da demanda, para surpresa dos clientes, muitas caixas não tinham dinheiro ou apenas notas de R$ 20. A vendedora Maria Lima disse que a situação é um desrespeito com os usuários dos serviços do banco. “Desrespeitosa a forma como a agência em Brumado vem tratando seus clientes”, disse. Segundo ela, o problema já vem acontecendo há vários dias e muitos clientes estão voltando para casa sem conseguir fazer o saque. Além de perder tempo, Lima falou que, sem dinheiro, não pode pagar as suas contas. Os clientes pedem que a gerência local tome alguma providência para solucionar o problema, visto que muitos são da zona rural e se deslocam ao banco apenas uma vez por mês para sacar dinheiro. 

Macaúbas: Motorista brumadense desvia de animal e cai em vala às margens de rodovia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um motorista brumadense sofreu um acidente nas proximidades do município de Macaúbas, a 199 km de Brumado, na noite da última terça-feira (29). O condutor perdeu o controle da carreta quando desviou de um animal na pista e caiu dentro de uma vala. Para testemunhas, ele relatou que seguia sozinho quando saiu da pista para não atingir o animal. A carga de postes de concreto danificou a cabine onde o motorista estava. Em um vídeo gravado por ele mesmo, o motorista disse que sobreviveu por sorte. ‘Graças a Deus não tive nada. Obrigado, Senhor, por este livramento”, falou.

Desmatamento anual na Amazônia cai 11% Foto: Reprodução/TV Globo

A área desmatada na Amazônia foi de 11.568 km² entre agosto de 2021 e julho de 2022 (o equivalente ao tamanho do Catar), de acordo com números oficiais do governo federal divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Quando comparado ao último levantamento do Inpe, houve uma queda de 11% do total da área desmatada entre as duas temporadas. Na edição anterior, o número foi de 13.038 km², entre agosto de 2020 e julho de 2021. Os números são do relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), considerado o mais preciso para medir as taxas anuais. Ele é diferente do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que mostra os alertas mensais – e que já sinalizava recordes no aumento da devastação nos últimos meses. De acordo com o Observatório do Clima, que é uma rede de entidades ambientais, apesar de queda neste último levantamento, o desmatamento na Amazônia cresceu 59,5% durante os quatro anos de governo do presidente Jair Bolsonaro (PL): é a maior alta percentual num mandato presidencial desde o início das medições por satélite, em 1988. “Bolsonaro pegou o país com uma taxa de 7.500 km² de desmatamento na Amazônia e o está entregando com 11.500 km²”, afirma Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima. Ainda segundo a entidade, o relatório do Prodes feito pelo Inpe, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), estava pronto desde o dia 3 de novembro e só foi divulgado agora, três semanas depois. Para o Observatório do Clima, a demora se deu por conta da COP 27, a Conferência do Clima da ONU, que foi realizada no Egito, em novembro. Nos últimos 20 anos, o índice atingiu sua marca mais alta em 2004, quando 27,7 mil km² foram desmatados. Porém, depois disso, quando levado em consideração o período seguinte, houve uma queda constante nessas taxas. A temporada com menor desmatamento na Amazônia em toda a série histórica do Prodes foi em 2012, com 4,5 mil km². A situação se inverteu novamente em 2015, e a área desmatada aumentou, chegando a 10.129 km², em 2019; 10.851 km², em 2020; e 13 mil km², em 2021.

Oposição terá chapa para disputar presidência da Câmara de Brumado, garante vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As eleições para a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Brumado acontecem no próximo dia 12. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) garantiu que a oposição contará com uma chapa para concorrer ao pleito. “Não é fácil bater de frente com o sistema, a máquina, mas estamos unidos. Garanto para o povo da nossa cidade que vamos ter uma chapa firme e forte para disputa”, afirmou. À frente das articulações para composição da chapa, Bomfim disse que a Casa Legislativa precisa de independência para conduzir os trabalhos pensando no melhor para o povo. Nesse sentido, o parlamentar colocou que, caso o candidato do prefeito seja eleito para presidência da Câmara Municipal, a mesma se tornará um puxadinho da prefeitura. “Nada contra o candidato do prefeito, mas sei que, elegendo o candidato do prefeito, isso aqui vai se tornar um puxadinho da prefeitura e não é isso que nós queremos”, destacou. Há anos, as eleições da casa legislativa não tinham duas chapas compostas em disputa.

Mioma uterino pode atingir 80% das mulheres em idade fértil Foto: Bruno Concha

Idas mais frequentes ao banheiro? Menstruação que demora para ir embora ou pressão na pelve que deixa uma sensação de inchaço nas pernas? É hora de procurar o ginecologista, pois estes são alguns dos sintomas da presença de um mioma uterino. De acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), 80% das mulheres em idade reprodutiva podem desenvolver esse tumor benigno, que por muitas vezes passa batido, por conta da ausência total de indicativos nas pacientes. O mioma se desenvolve nas paredes do útero, e ainda não há razões claras que explicam seu surgimento. Entretanto, estudos científicos sugerem que os hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio, possuem papel significativo no desenvolvimento. Com isso, o uso de pílula anticoncepcional entra na lista de fatores de risco, junto à herança genética, primeira menstruação precoce e etnia (mulheres negras estão mais propensas). Na menopausa, os miomas podem diminuir de tamanho ou até não serem vistos nos exames de rotina. “Isso ocorre porque na menopausa a produção de estrogênio é reduzida”, disse o ginecologista Jorge Valente. A ultrassonografia transvaginal é um dos exames mais utilizados para identificar a presença do tumor, seja no acompanhamento habitual com o ginecologista ou quando há queixa a respeito de um dos sintomas, que também podem contemplar dores pélvicas e abdominais (na ida ao banheiro ou no ato sexual) e sangramentos fora da menstruação. A localização do mioma pode determinar a intensidade dos sintomas: enquanto a variação subserosa, na parte externa do útero, é assintomática na maioria dos casos, a submucosa (na parte interna) pode causar mais impactos na saúde íntima da mulher, como dor, hemorragia ou infertilidade, em casos mais graves. Conhecida a localização e o histórico da paciente, o especialista pode proceder com o melhor tratamento para o caso. É importante saber que, apesar de se tratar de um tumor, dificilmente o mioma evolui para um câncer de colo de útero - o que não quer dizer que se deve deixá-lo de lado. As alternativas de tratamento incluem o uso de medicamentos, a embolização (método minimamente invasivo usado para miomas que causam sangramentos excessivos), e a miomectomia (retirada do mioma através de corte ou videolaparoscopia). Quem sonha em ser mãe, ou deseja manter a integridade do útero, não precisa mais cogitar a histerectomia (remoção do órgão) como única solução para se ver livre do tumor. “Muita gente ainda acredita que só se opera mioma retirando o útero. Isso não é verdade. Há estratégias que possibilitam o tratamento de vários miomas sem necessariamente a perda uterina”, explicou o cirurgião pélvico e diretor médico do Centro de Endometriose da Bahia Marcos Travessa. Caso o mioma seja descoberto na menopausa, uma solução pode ser o uso de bloqueadores hormonais. Todavia, somente a avaliação individual do ginecologista de confiança pode determinar a conduta mais apropriada para o tratamento dos miomas.

Polícia Civil realiza Operação Unum Corpus em Brumado, Rio do Antônio e Malhada de Pedras Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (30), a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Brumado, participou da sétima etapa da Operação Unum Corpus, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin). A operação consiste em uma ação integrada entre as 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) da Polícia Civil da Bahia. Em decorrência de investigações de um duplo homicídio ocorrido em abril de 2022, na cidade de Brumado, foram cumpridos ao todo 03 mandados de busca e apreensão: 02 em Brumado e 01 em Rio do Antônio. Neste, foi apreendido um revólver e três munições. O material bélico foi apresentado na Delegacia Territorial de Rio do Antônio, onde instaurou-se um inquérito policial para apurar o crime de posse irregular de arma de fogo. No primeiro alvo, além de materiais de interesse da investigação do homicídio, também foi apreendida pequena substância análoga à maconha, cujo possuidor foi encaminhado para a Delegacia de Brumado. Na quarta-feira (30), a PC também esteve em Malhada de Pedras em decorrência de investigações de um roubo qualificado ocorrido em 08/01/2022, na Fazenda Mucambo. O crime foi praticado por Laudinei Marinho Souza, vulgo Lalau, que foi indiciado em junho de 2022. Foram cumpridos ao todo 03 mandados de busca e apreensão: 02 em Lagoa do Leite e 01 na Empoeira. Também há contra o indiciado um mandado de prisão preventiva em aberto. Nenhum material foi apreendido e o indiciado não foi encontrado, razão pela qual encontra-se foragido da justiça e sua foto publicada para que a população possa indicar sua localização.

Maternidade tardia no Brasil cresce mais de 50% em 20 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A maternidade tardia já é uma realidade no Brasil e em outros países do mundo. A cada dia, chegam novas notícias de mulheres que, no auge de seus 45 anos, estão grávidas e realizando o sonho de ampliar a família. Essa realidade vista nas postagens de internet, nos jornais ou nas histórias de pessoas próximas, se refletem nos dados já faz algum tempo. De 1998 a 2017, por exemplo, o número de mulheres que deram à luz entre os 40 e os 44 anos, já havia crescido 50%. Os dados foram publicados no pré pandemia, pela FEBRASGO - Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia; e são de um levantamento do núcleo de inteligência da Folha a partir dos dados do sistema de informações sobre nascidos vivos do Ministério da Saúde. Diante dessa constatação, algumas dúvidas ficam no ar. E a principal delas é: mas até que idade, então, a mulher pode fazer um tratamento de reprodução assistida e engravidar? A resposta sempre deverá levar em conta cada caso específico. O histórico da paciente, as condições de saúde dela, se ela sempre foi uma pessoa saudável e ativa, etc. De maneira geral, a regulamentação do Conselho Federal de Medicina diz que “As técnicas de reprodução assistida podem ser utilizadas desde que exista possibilidade de sucesso e baixa probabilidade de risco grave para ao paciente ou seu possível descendente, permanecendo a idade máxima de 50 anos para as candidatas. As exceções devem se basear em critérios técnicos e científicos fundamentados pelo médico responsável, respeitando a autonomia da paciente e do médico”.

CDL conclui capacitação de ex-monitores da área azul em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado promoveu uma capacitação gratuita para os ex-monitores da Área Azul na cidade. Diretor institucional da entidade, Orlando Gomes explicou ao site Achei Sudoeste que a qualificação visa reinserir os profissionais no mercado de trabalho após a extinção do estacionamento rotativo no município. Os certificados foram entregues na terça-feira (29). “Estão todos aptos para o mercado de trabalho. Nossa parte foi feita. Agora, vamos encaminhar esses funcionários para o empresariado local”, pontuou. Os cursos ofertados foram secretário (a), informática e atendimento ao cliente. Mais de 18 ex-funcionários participaram da capacitação.

Procura por vasectomia cresce mais de 40 % no Brasil em dez anos Foto: Reprodução

A vasectomia é um método de esterilização para os homens. Um assunto ainda cercado de muitos preconceitos, tabus e, principalmente, falta de conhecimento. Na maioria das vezes a mulher é totalmente responsabilizada pelo controle da natalidade. Mas o homem pode participar efetivamente, se submetendo a uma vasectomia. E mesmo com muitos mitos e tabus, esta participação dos homens no controle de natalidade, tem crescido bastante no país. De acordo com os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil o número de vasectomias cresceu mais de 40,5%, partindo de 26.311 procedimentos realizados em 2009, para 36.964 quase dez anos depois, em 2018. Em 2019, foram registradas mais de 49 mil. A vasectomia interrompe o fluxo de espermatozoides produzidos pelos testículos e que normalmente seriam conduzidos pelo sêmen durante a ejaculação. Apesar de poder ser revertida, através de microcirurgia, a cirurgia é considerada um método contraceptivo definitivo. Em setembro deste ano, foi sancionada a nova lei do planejamento familiar que passou por mudanças e diminuiu algumas exigências para os interessados em realizar a vasectomia. Na prática, se um homem quiser fazer uma vasectomia, ele não precisa mais de autorização da mulher e a legislação também reduziu de 25 para 21 anos a idade mínima para realizar o procedimento. Além de seguro e rápido, a vasectomia é um método contraceptivo bastante efetivo, cuja eficácia é próxima de 100%.

Brumado: Estradas danificadas pelas chuvas não vão prejudicar encerramento do ano letivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com as chuvas dos últimos dias, as estradas vicinais foram bastante danificadas na zona rural de Brumado. Muitas delas estão, inclusive, sem condições de trafegabilidade. Ao site Achei Sudoeste, o secretário de educação do município, João Nolasco, disse que a Secretaria de Educação tem prestado todo apoio aos estudantes que moram na zona rural. “Estamos dando socorro naqueles locais mais críticos fazendo todo possível. Vamos esperar a chuva passar para fazer um trabalho melhor”, pontuou. Segundo Nolasco, um trabalho efetivo de recuperação das estradas só poderá ser feito após o período chuvoso. “Como o próprio prefeito diz, às vezes, o Município passa o ano inteiro alisando estrada, mas uma chuva que vem detona tudo. Isso é uma realidade. Estamos muito preocupados. O momento é crítico, mas só poderemos fazer um trabalho melhor quando a chuva passar”, completou. No caso dos alunos que, por ventura, perderem aulas em razão das condições das estradas, o secretário disse que a escola está tomando as medidas necessárias para que o mesmo não seja prejudicado.

TSE marca diplomação de Lula e Alckmin para 12 de dezembro Foto: Ricardo Stuckert

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, será realizada no dia 12 de dezembro, às 14h, no plenário da Corte. A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos nas eleições e marca do fim do processo eleitoral. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023. O documento será assinado e entregue pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à Presidência da República. Os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). De acordo com o tribunal, a cerimônia seguirá recomendações sanitárias, como uso de máscara de proteção facial e distanciamento social.

Secretaria de Educação não tornará obrigatório uso de máscaras nas escolas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mesmo com o decreto do Governo do Estado reestabelecendo o uso obrigatório de máscara protetiva contra a Covid-19 em ambientes fechados, a Secretaria de Educação de Brumado (Semec) não imporá a medida à comunidade escolar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, disse que o uso da máscara ficará a critério de cada um nas escolas. “O Município não vai dizer que é pra usar ou que não é pra usar. Vai deixar que cada um tome a sua decisão”, declarou. A única recomendação da Semec nesse sentido é que os pais evitem mandar os filhos com sintomas gripais para a escola. Para Nolasco, a responsabilidade por determinar ou impor qualquer tipo de obrigatoriedade no que se refere ao enfrentamento à Covid-19 é da Secretaria de Saúde. “Não vamos contrariar a decisão do Estado, mas, no momento, o Município ainda não tem um parecer formal sobre qual vai ser a sua decisão”, completou. 

Após meses de boletim zerado, Brumado registrou 34 casos de Covid-19 nos últimos dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nos últimos quinze dias, houve um aumento do número de casos de Covid-19 no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Rebeca Pinheiro, enfermeira que atua na Vigilância Epidemiológica Municipal, disse que Brumado não registrava nenhum caso novo há dois meses. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, a cidade possui no momento 23 casos ativos (em isolamento domiciliar). No entanto, nos últimos 15 dias, foram registrados 34 casos da doença. “A procura por testes rápidos aumentou bastante, tanto na rede particular quanto no Lacen. São casos leves, nenhum gerou necessidade de internamento, mas a gente chama a atenção da população para a importância do uso da máscara”, afirmou. Pinheiro detalhou que o público mais acometido pela doença nessa nova onda são os adultos jovens, entre 20 e 50 anos. Apenas duas crianças testaram positivo.

Arquivo