Para marcar o final do ano letivo e celebrar a aproximação do Natal, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), no município de Caetité, saíram das salas de aula para a execução do projeto CETEP Solidário. Depois de arrecadar alimentos e presentes, muitos vestiram perucas e roupas divertidas para fazer a entrega para crianças da região. Os alunos beneficiaram as comunidades de Morros e Pinga, pertencentes ao distrito de Maniaçu, com a oferta de serviços de saúde. A diretora do CETEP do Sertão Produtivo, Magna Marques, explica que a comunidade escolar é mobilizada durante todo o ano. “Os estudantes partem para a coleta dos alimentos, que são doados pela comunidade local, e, em seguida, através dos agentes comunitários do município, levantam dados, como o número de crianças e a realidade socioeconômica de cada família, para escolherem as duas comunidades que serão beneficiadas”, disse. Este ano, segundo a gestora, a comunidade escolar distribuiu 31 cestas básicas para 29 famílias e 55 crianças. Além disso, cada professor “adota” uma criança para ser presenteada. Durante as visitas, os estudantes prestam serviços de saúde como tipagem sanguínea, feitas por alunos dos cursos técnicos de Análises Clínicas e Enfermagem, respectivamente.
A última super lua de 2016 aconteceu na noite da última quarta-feira (14). Diferente do que ocorreu em novembro, quando o tempo nublado impediu os brumadenses de apreciarem o fenômeno, desta vez, o céu estava limpo e a lua alaranjada pode ser vista ao sair no horizonte. O grande satélite natural embelezou a noite na capital do minério e ganhou todas as atenções dos munícipes. Este ano, ocorreram três super luas que foram registradas nos dias 16 de outubro, 14 de novembro e 14 de dezembro. Em 2017, o fenômeno também se repetirá por três vezes, de acordo com dados dos astrônomos. Ela aparecerá nos dias 25 de maio, 24 de junho e 03 de dezembro.
Em sessão extra realizada na noite da última quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores de Brumado, o parlamento aprovou por 10 votos favoráveis, 2 contrários e uma abstenção as contas do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos no exercício de 2012. Os vereadores reforçaram o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A sessão foi para única discussão e votação, que aconteceu através de voto secreto na urna.
Por pouco, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) não teve as contas do exercício financeiro e orçamentário de 2013 reprovadas em primeira votação, durante uma segunda sessão extraordinária, realizada na noite da última quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores. Em votação secreta, os parlamentares depositaram na urna 7 votos contrários e 6 favoráveis ao parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que aprovou as contas do primeiro ano de mandato do atual prefeito. O resultado, embora negativo, ainda não significa a reprovação das contas do gestor, pois seriam necessários dois terços dos votos (9) para que houvesse maioria absoluta de rejeição. No entanto, há uma atmosfera de insatisfação por parte de alguns parlamentares que pode levar a derrota total do prefeito na sessão da próxima segunda-feira (19), quando ocorrerá a segunda votação definitiva. Caso o resultado seja negativo, o atual gestor poderá sofrer sansões da lei eleitoral, dentre as quais um processo de inelegibilidade.
Um menor foi alvejado no braço durante confronto com um policial militar na noite da última quarta-feira (14), em Brumado. Ele foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por procedimento para retirada do projétil. A polícia informou ao site Brumado Notícias que o policial perseguia o menor suspeito de ter praticado um assalto em praça pública quando ocorreu o tiroteio. Durante a perseguição, o suspeito tentou disparar contra o policial, mas a arma, um revólver calibre 38, teria falhado, momento em que o policial disparou em revide acertando o acusado. A arma com duas munições intactas foi apresentada na delegacia, juntamente com o suspeito.
Seguindo informações do Núcleo de Inteligência da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional esteve no Bairro Irmã Dulce a fim de deter um homem acusado de tráfico de drogas. No local, ao ver a viatura, o suspeito fugiu para dentro de uma residência com uma sacola. Os soldados entraram na casa, mas o suspeito havia fugido pulando um muro.
Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, ele deixou a sacola para trás. Nela, a polícia encontrou uma submetralhadora de fabricação italiana, um cartucho contendo 25 munições intactas, uma pistola 9 mm, 100 papelotes de maconha prensada, 120 pinos de cocaína e 125 pedrinhas de crack. Uma mulher que estava no interior da residência foi encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o material apreendido e o suspeito foragido.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou na quarta-feira (14) a inclusão na pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede novas eleições presidenciais diretas já no ano que vem. Foram 9 votos favoráveis e 33 contrários à proposta apresentada pela oposição. A oposição conseguiu recolher as 22 assinaturas necessárias para incluir a proposta na pauta, com o apoio de deputados da Rede, PSOL, PT, PSB, PDT, PCdoB, PV e até com a ajuda de deputados dos governistas PSD, PP, PR e DEM. Mas a proposta acabou sendo barrada. Segundo parlamentares comprometidos com a aprovação da PEC, alguns deputados assinaram o documento para colocar em pauta porque estariam interessados em atrasar a apreciação da proposta da Previdência. Para Miro Teixeira, autor da PEC, que votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT), não se trata de atingir Michel Temer (PMDB), e sim de realizar eleições diretas, nas quais o povo poderá escolher o seu representante. Ele já defendia isso antes do afastamento da ex-presidente.
O prefeito eleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, ainda não fez nenhum pronunciamento acerca de alguma possível mudança no secretariado municipal. Apesar de haver muitas especulações sobre o assunto, o único pronunciamento oficial do futuro gestor ao site Brumado Notícias foi de que havia sido feita uma lista de cinco possíveis nomes para a pasta da saúde, incluindo o atual secretário, Cláudio Soares Feres. Em nova conversa com a nossa reportagem, na última terça-feira (13), o prefeito disse que mudanças podem ou não serem realizadas. “Diz o ditado que em time que está ganhando não se mexe, mas há quem contradiz e argumenta que time que está ganhando mexe-se sim para melhorar. Eu prefiro não antecipar o que estamos avaliando”, pontuou. Vale lembrar que os secretários em atuação foram escolhidos pelo próprio Eduardo Vasconcelos em seu primeiro mandato como prefeito, entre os anos de 2005 e 2009. Apenas o secretário municipal de esportes, lazer e cultura e o secretário municipal de meio ambiente foram nomeados pelo atual prefeito, Aguiberto Lima Dias.
Em Brumado, o Subway está funcionando em novo horário: de segunda a quinta-feira, de 11h às 23h, e de sexta-feira a domingo, de 11h às 00h. O serviço de entrega continua funcionado diariamente, de 17h às 23h. A loja localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 06. Os melhores sanduíches naturais você encontra no Subway Brumado. O número do delivery é (77) 3453-1473.
Tendo a educação como um dos principais pilares de sua campanha de governo, o prefeito eleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, propôs ao governo do estado uma permuta entre a Escola Municipal Idalina Azevedo, no Bairro Malhada Branca, e o Colégio Estadual Getúlio Vargas, localizado na Praça Armindo Azevedo, no centro da cidade. Mesmo a área da unidade do município sendo maior, o futuro gestor aponta que a proposta tem por objetivo descentralizar as escolas de segundo grau e oferecer mais comodidade para a área periférica. De acordo com o projeto, o município teria em seu poder uma unidade de ensino no centro que serviria de vitrine para a proposta de universalizar a escola de tempo integral em todas as regiões da cidade. Vasconcelos adiantou ao Brumado Notícias que já teve um primeiro contato com o secretário estadual de educação, Walter Pinheiro, e aguarda uma resposta positiva do estado quanto à proposta de permuta entre as unidades.
A Clínica Luiza Feres está com uma promoção de 30% de desconto nos tratamentos faciais para rejuvenescimento, manchas superficiais, oleosidade e controle de acne. Para tratar a sua pele e deixá-la com a aparência jovem e saudável, a clínica oferece peeling de diamante, radiofreqüência e carboxiterapia. Marque agora mesmo uma avaliação e saiba qual o melhor procedimento para o seu caso. Os tratamentos podem ser feitos em conjunto ou separadamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
É visível o aumento da movimentação no comércio de Brumado. Os consumidores começaram a comparecer com mais frequência nas lojas de confecções, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos. Na avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), mesmo sem a campanha de Natal promovida pelo órgão, o aumento nas vendas nas duas últimas semanas está 20% acima em comparação com a movimentação dos meses anteriores, com perspectiva de aumentar ainda mais até o encerramento dos festejos de final de ano. A CDL atribui isso a liberação da primeira parcela do 13º salário. Segundo levantamento parcial da CDL, muitos consumidores estão aproveitando o salário extra para quitar dívidas antigas e fazer novas compras, o que está aquecendo as vendas e gerando mais renda. Pensando nisso, muitas lojas já contrataram vendedores para vaga temporária de emprego. Mesmo com o aumento nas vendas, os lojistas ainda lamentam a queda nas vendas em 2016, apontando que as receitas de dezembro deveriam ser uma margem de lucro para as lojas, mas servirá apenas para tirar o caixa do vermelho. “Pelos menos vamos começar o ano zerado, sem dívidas. Isso já anima”, comentou um comerciante ao site Brumado Notícias.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas da Prefeitura de Ibicoara, no sudoeste baiano, de responsabilidade de Arnaldo Silva Pires (PSL). O gestor não aplicou o percentual mínimo exigido na área da educação, o que comprometeu o mérito das suas contas. O conselheiro relator, Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito. Arnaldo Pires foi multado em R$7 mil pelas irregularidades identificadas quando da análise do relatório técnico e terá que restituir aos cofres municipais o montante de R$ 15.957,70, com recurso pessoais, sendo R$7.454,15 relativo a ausência de nota fiscal e R$ 8.503,55 referente a despesas com juros e multas por atraso no pagamento de obrigações. A administração investiu na manutenção e desenvolvimento do ensino o montante total de R$ 14.490.827,17, que representou apenas 24,82% dos recursos, não alcançando o mínimo exigido de 25% e descumprindo o disposto no art. 212 da Constituição Federal. Ainda cabe recurso da decisão.
Já está concluída a instalação dos aparelhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, restando agora a inauguração e contratação da equipe médica que atuará na unidade. A questão está sendo providenciada pelo consórcio regional de saúde, que envolve o município de Brumado e mais 20 municípios da microrregião. O Hospital Professor Magalhães Neto, que era municipal, passará a ser regional, uma vez que foi inserido no consórcio de saúde para atender a demanda da unidade intensiva da região. A UTI regional contará com um repasse de 40% do estado para sua manutenção e 60% ficará a cargo dos municípios conveniados. Desta forma, há uma grande movimentação da secretaria de saúde brumadense no intuito de conseguir o quanto antes, junto ao governo do estado, a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ajudará a encaminhar vários procedimentos locais para a unidade e desafogará o atendimento regional do hospital.
Outra expectativa animadora para a saúde é a implantação da Policlínica Regional que poderá ter as obras iniciadas no próximo ano e sua inauguração e funcionamento em 2018. Com a aceitação do prefeito eleito, Eduardo Vasconcelos, à frente do consórcio regional de saúde e com a inauguração da UTI, o mais provável é que a policlínica seja instalada realmente em solo brumadense. Aliada a essa atmosfera positiva de investimentos em Brumado, há ainda propostas de melhorias para outras cidades da regional, com a possível instalação de UPAs 24 Horas, como em Livramento de Nossa Senhora e Paramirim, além da possível instalação de novas unidades básicas de saúde em todas as 21 cidades da região. “As coisas irão se encaixar gradativamente ao longo dos anos e nossa região será agraciada com uma melhor oferta de saúde”, disse Eduardo Vasconcelos ao site Brumado Notícias.
O candidato derrotado ao cargo de vereador em Brumado, Cézar Paulo de Morais Ribeiro (PDT), o Cézar de Lim, responderá mais uma ação na justiça eleitoral. Após ser denunciado por falsificação ou alteração de documentos para fins eleitorais, desta vez, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o ex-candidato a vereador na capital do minério. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Ribeiro é acusado de captação ilícita de sufrágio, captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral e abuso de poder econômico durante as eleições municipais deste ano. O MPE pediu a justiça eleitoral a cassação do registro do ex-candidato e a declaração de inelegibilidade. Os autos do processo já estão na sede da 90ª Zona Eleitoral e será julgado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.
Um bebê de 3 meses, que supostamente foi vítima de um ritual religioso e teve agulhas colocadas no corpo, em São Pedro da Cipa, no Mato Grosso, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Imagens do raio-X mostram três agulhas na cabeça da criança e uma quarta agulha no abdômen. A Polícia Civil recebeu uma denúncia de maus-tratos e prendeu o pai da criança, de 27 anos, e uma mulher, além de apreender a mãe do bebê, que tem 17 anos. De acordo com o G1, os suspeitos relataram ao delegado que investiga o caso que 'estavam entregando a criança para Deus'. A Polícia Civil declarou que encontrou elementos que comprovam que os três suspeitos fizeram um ritual. Os pais teriam recebido uma quantia de R$ 250 para permitir o procedimento. A mulher presa seria a pessoa que fez a inserção das agulhas no corpo do bebê. O pai e a mulher devem responder por tentativa de homicídio e corrupção de menores, já que a mãe do bebê é adolescente. A Polícia Civil aguarda um laudo médico para saber ao certo as lesões sofridas pela criança.
Após denúncia anônima, uma guarnição da Cipe Sudoeste/Caesg prendeu em flagrante um suspeito que estava circulando armado na localidade de Pau ferro, zona rural do município de Tanhaçu, no sudoeste baiano. O indivíduo foi encontrado portando uma pistola, um carregador e um cartucho intacto. Durante a diligência, outro homem também foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. Com o suspeito foi encontrado um revólver calibre 22, um coldre, seis munições intactas, uma espingarda cartucheira calibre 32, vários cartuchos intactos e deflagrados e duas espingardas. À polícia, o preso confessou que ainda havia mais uma arma de fogo na casa de um familiar. No local, foram encontrados uma espingarda e vários cartuchos intactos e deflagrados. O material foi apresentado na delegacia.
O Instituto de Beleza Vida está com um showroom de cosméticos e perfumaria que vai ajudar a sua clientela a renovar a aparência e a autoestima. São produtos de alta qualidade para pele, cabelos e unhas com a melhor tecnologia da indústria da beleza, o que garante a satisfação dos consumidores. Além dos variados produtos das principais linhas do mercado nacional, o Instituto de Beleza Vida também oferta um excelente atendimento.
Comece o novo ano mudando seu visual e melhorando a sua autoestima com o Instituto de Beleza Vida, que fica localizado na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado.Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2741.
A coligação “Nossa Força Vem do Povo”, dos candidatos derrotados Sidiney Pires Santana (PT), o Ney, e Rosivaldo Jesus Rocha (PEN), o Vado da Jurema, a prefeito e vice, respectivamente, ingressaram na última segunda-feira (12) com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra a chapa vencedora nas eleições 2016 em Tanhaçu, no sudoeste baiano, liderada pelo médico Jorge Teixeira da Rocha (DEM) e seu vice, João Batista Gomes (PCdoB), o Batistão. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a coligação “Nossa Força Vem do Povo” acusa a chapa de Jorge e Batistão de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágios. O processo está na 58ª Zona Eleitoral e será julgado pela juíza Geysa Rocha Menezes.
O governador Rui Costa (PT) anunciou a realização de concurso público para oficiais e soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar em 2017. Nesta quinta-feira (15), será publicada no Diário Oficial do Estado a resolução do Conselho de Política de Recursos Humanos (Cope), autorizando a abertura de licitação para contratação da empresa responsável pela realização da seleção. O novo concurso vai oferecer 2 mil vagas para soldados e 60 oficiais da PM. Outras 20 vagas serão destinadas a oficiais médicos e dez para oficiais odontólogos. No caso do Corpo de Bombeiros, serão ofertadas 750 vagas para soldados e 30 para oficiais. “Nossa meta é que, em 2018, já teremos esses novos concursados reforçando o trabalho da PM e dos bombeiros”, disse o governador. Ao todo, serão 2.870 novos policiais para reforçar a segurança pública na capital e no interior do estado a partir de 2018.
Afastada do cargo de vice-prefeita desde o último mês de agosto, a prefeita eleita em Caatiba, Maria Tânia Ribeiro de Souza (PRB), não poderá tomar posse no novo cargo, de acordo com decisão da Justiça Federal de Vitória da Conquista. Em decorrência de seu envolvimento em um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos da educação, a candidata ficará afastada até o dia 17 de fevereiro de 2017. A acusação culminou também no afastamento do atual prefeito, Joaquim Mendes de Sousa Júnior. A decisão foi motivada por um pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Conquista, que moveu uma ação de improbidade contra os gestores públicos e outras 11 pessoas envolvidas no esquema revelado pela Operação Mato Cerrado. Com a ação, o órgão visa garantir que Maria Tânia permaneça sem acesso a documentos da prefeitura que comprovem o ocorrido, além de evitar que a candidata eleita continue a praticar atos ímprobos.
No próximo sábado (17), a Brumauto, concessionária Volkswagen para Brumado e região, irá promover o lançamento da nova Amarok com um best drive em pista off-road. A pista radical está sendo preparada na margem da BR-030, sentido Brumado a Caetité, próximo a Arca Adonae. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o piloto de provas Amarok, Adailton Santos, declarou que os clientes terão a oportunidade de participar de todos os exercício na pista, o que dará a chance de conhecerem na prática a nova tecnologia e qualidades exclusivas do veículo. “Será um best drive radical com muita adrenalina. Compareçam e comprovem”, convidou o piloto.
Na madrugada desta quarta-feira (14), Marcelo Pereira de Castro, vulgo Chuck, foi detido por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional no terminal rodoviário da cidade de Caetité. Ele foi preso com 40 kg de maconha quando desembarcava de um ônibus que vinha de Salvador. De acordo com o Sudoeste Bahia, na mochila dele foram encontrados 36 tabletes de substância análoga à maconha. O suspeito e todo material apreendido foram apresentados na delegacia local, porém o acusado conseguiu fugir antes mesmo de ser lavrado o flagrante. Isso porque ele foi deixado no corredor, ao invés de ser colocado em uma cela, e se aproveitou de um momento de distração dos policiais para fugir por uma abertura que havia no local. Segundo a polícia, o foragido tem uma extensa ficha criminal.
Um estudo do Ministério do Trabalho mostra que as empresas não contratam pessoas com deficiência e reabilitados por preconceito. O órgão buscou fazer um diagnóstico do cumprimento da Lei 8.213/1991, que completou 25 anos em julho. A lei estabelece cotas em empresas, sejam públicas, privadas ou de economia mista, para contratação de pessoas com deficiência. A conclusão da pesquisa é de que existe um enorme contingente de pessoas que poderiam ser beneficiadas, mas a inclusão esbarra no preconceito. Segundo a legislação, firmas que têm entre 100 e 200 empregados devem garantir 2% das vagas para pessoas com deficiência. De 201 a 500 funcionários, o percentual sobre para 3%. Entre 501 e 1.000, são 4%. E acima de 1.001, 5%. As vagas também podem ser preenchidas por reabilitados, trabalhadores que tenham se acidentado ou que têm alguma doença. Eles recebem auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para se reinserirem no mercado de trabalho em uma função compatível com seu estado de saúde. De acordo com a Agência Brasil, dados de julho de 2016 do Ministério do Trabalho mostram que apenas 49% das cotas estavam sendo cumpridas pelas empresas. Naquele mês, pessoas com deficiência e reabilitados ocupavam 354.835 postos de emprego formal, quando deveriam ser 730.162.