Os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) mostram uma queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial: o país ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática. De acordo co o G1, a prova, coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi aplicada no ano de 2015 em 70 países e economias, entre 35 membros da OCDE e 35 parceiros, incluindo o Brasil. Ela acontece a cada três anos e oferece um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes, reúne informações sobre variáveis demográficas e sociais de cada país e oferece indicadores de monitoramento dos sistemas de ensino ao longo dos anos. No Brasil, a prova fica sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A amostra brasileira contou com 23.141 estudantes de 841 escolas, que representam uma cobertura de 73% dos estudantes de 15 anos. Em 2015, a nota do país em ciências caiu de 405, na edição anterior, de 2012, para 401; em leitura, o desempenho do Brasil caiu de 410 para 407; já em matemática, a pontuação dos alunos brasileiros caiu de 391 para 377. Cingapura foi o país que ocupou a primeira colocação nas três áreas.
Uma sacola com chips, carregadores e celulares foi encontrada pela polícia entre o muro da 20º Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia recebeu informações de que dois homens em uma motocicleta estariam tentando arremessar a sacola na direção das celas da delegacia. Ao averiguar a denúncia, os policiais encontraram a sacola, mas os homens não foram localizados. No último sábado (3), foram recolhidos 06 carregadores, 02 chips e 03 celulares. O material foi apresentado na delegacia e o caso está sendo apurado.
Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas no Processo Seletivo 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) já podem consultar os locais de prova, através do link (clique aqui). A prova acontecerá no próximo domingo, 11 de dezembro, das 8h às 12h30. Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Em Brumado, as provas serão aplicadas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (Cemeas), na Travessa da Liberdade.
Em Brumado, o Subway está funcionando em novo horário: de segunda a quinta-feira, de 11h às 23h, e de sexta-feira a domingo, de 11h às 00h. O serviço de entrega continua funcionado diariamente, de 17h às 23h. A loja localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 06. Os melhores sanduíches naturais você encontra no Subway Brumado. O número do delivery é (77) 3453-1473.
Em Caetité, no sudoeste baiano, um vigilante da empresa Fortiori Camisetas foi amordaçado e agredido por três homens ainda não identificados durante um assalto. De acordo com o Caetité Notícias, os bandidos entraram pelos fundos da empresa e renderam o vigilante. A ação aconteceu na madrugada deste domingo (4). O trabalhador foi amarrado e agredido. Ele só foi encontrado nesta segunda-feira (5) pelo colega que iria substituí-lo na vigilância do local. A polícia não divulgou o que os bandidos levaram da empresa. O caso está sendo investigado.
A ex-prefeita da cidade de Guanambi, Sizaltina Rodrigues Donato (PDT), sofreu um acidente de carro na noite deste domingo (04), próximo ao distrito de Mutans. Ela seguia com o marido pela BA-612, trecho que liga a BR-030 ao distrito de Mutans, quando colidiu com um veículo de cor cinza. Com o impacto, um dos veículos desceu um barranco. Sizalta, como é conhecida, e o motorista do outro veículo envolvido no acidente não tiveram ferimentos. Já o marido da ex-prefeita teve um corte na cabeça.
Através da portaria nº 119, de 11 de novembro de 2016, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) publicou decreto que dá posse a Jussimar Santos como comandante da Guarda Civil do Município de Brumado (GCM). Há 13 anos atuando como guarda civil municipal concursado, aos 34 anos de idade, Jussimar assume o posto de comandante do setor substituindo o coordenador Paulo Marques. A indicação para o cargo partiu do próprio prefeito, que também reconhece, através do projeto de lei federal, a patente de comandante do órgão. Jussimar foi indicado por merecimento diante de suas atuações nos últimos anos mediando os interesses da categoria ao lado do coordenador. Ambos alcançaram grandes avanços para a GCM local, como novos fardamentos, cursos e capacitações nas modalidades de salvaguardar o patrimônio público e atuações em situações de crise diante de multidões. Jussimar também esteve à frente do projeto para aquisição de uma viatura para implantação da ronda escolar, atuou na criação do Hino da GCM, participou ativamente na organização das marchas Azul Marinho, realizadas no município, bem como nas campanhas para doação de brinquedos para as crianças e nas intensas campanhas de doação de sangue.
Embora a relação da GCM com o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) tenha sido conturbada no final da sua gestão, de 2008 a 2012, o comandante disse em entrevista ao site Brumado Notícias que acredita haver um clima favorável para que haja um entendimento diplomático entre as partes na futura gestão. Nossa reportagem apurou que o decreto do atual prefeito mantém Jussimar por dois anos à frente do comando da CGM brumadense. “Vamos manter nosso foco de trabalhar como um dos braços da segurança pública local, com a regulamentação da nossa categoria e com a certeza de que o município irá ganhar em qualidade de prestação de serviços, o que também ajudará as polícias a desenvolverem um grande trabalho de prevenção contra a violência em nossa cidade. Só tenho que agradecer ao prefeito Aguiberto Lima Dias, bem como ao coordenador Paulo Marques e aos demais colegas de farda, que me apontaram apto para a função. Isso mostra que há um reconhecimento em conjunto do trabalho que venho desempenhando em prol da nossa guarda e da nossa comunidade”, destacou Santos.
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello afastou Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O pedido da Rede Sustentabilidade foi atendido pelo ministro. De acordo com o ministro, Calheiros não pode continuar no cargo por estar na linha sucessória da Presidência da República. A medida irá a referendo do plenário do Supremo e ainda é provisória, não tendo data para o julgamento. "Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de Presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão", explicou Marco Aurélio.
A Volkswagen anunciou o reacall do Up!, modelos 2014 e 2015, por dois problemas distintos que trazem risco à segurança: defeito no funcionamento da seta traseira e na tampa de combustível. Os proprietários deverão comparecer em uma concessionária da montadora a partir desta quinta-feira (08) para fazer os reparos, gratuitamente.
Localizada no Bairro Dr. Juracy, a Escola Municipal Professor Roberto Santos realizou a culminância do projeto “Cultivando sonhos com a leitura”, que foi desenvolvido durante todo o ano letivo. Durante a mostra, discentes do 6º ao 9º anos apresentaram peças teatrais fundamentadas nas obras literárias “O menino do dedo verde” e “O meu pé de Laranja Lima”. As obras foram exploradas em sala por todas as disciplinas e, a partir das temáticas abordadas pelos romances, os educandos produziram gráficos sobre a violência infantil, mapas relacionados aos direitos da criança, árvores genealógicas, maquetes, painéis ilustrativos, entre outros. Toda a comunidade escolar e de outras escolas do município prestigiaram o evento, que foi finalizado com a presença do Papai Noel.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou nesta segunda-feira (5) que fechou mais um acordo de leniência com a Andrade Gutierrez e executivos da empresa. O órgão informou, ainda, que a empresa admitiu participação em um cartel para as obras da Copa do Mundo de 2014. No acordo de leniência, as empresas e as pessoas envolvidas assumem a participação em um determinado crime e se comprometem a colaborar com as investigações, em troca de redução de punições. Segundo o Cade, até o momento, há “indícios” de que, pelo menos, cinco licitações relacionadas a obras de estádios da Copa do Mundo foram alvo do cartel, incluindo certames na Arena Pernambuco, em Recife (PE), e no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Outros dois estádios também foram relacionados, mas o Cade informou que serão mantidos sob sigilo para não prejudicar as investigações do Ministério Público. De acordo com o Cade, o novo acordo com a Andrade é o terceiro firmado com a empreiteira e o sétimo no âmbito da Lava Jato. Na semana passada, por exemplo, a empresa fechou um acordo de leniência com o conselho no qual admitiu a existência de um cartel para fraudar obras no Rio de Janeiro ligadas ao PAC Favelas.
No dia 25 de novembro último, foi realizada a IV Mostra Pedagógica da Escola Municipal Professora Clarice Morais, em Brumado. O evento, considerado de grande valor educativo e cultural, tem por objetivo apresentar à comunidade as atividades desenvolvidas durante o ano letivo. Os temas centrais foram: “A Arte da Reciclagem”; “Bullying: O que você deixou em mim”; “Consciência Negra” e Experimentos Científicos”. Apresentações artísticas e culturais marcaram a abertura da mostra. Familiares dos alunos lotaram as instalações da escola. A equipe diretiva fez a premiação dos alunos destaques da unidade escolar com diplomas e medalhas, valorizando critérios como disciplina e aprendizagem. A participação dos professores na orientação e construção dos ambientes/estandes foi o ponto de partida para a construção e evolução dos conhecimentos didáticos-pedagógicos. Juntamente com o seu professor, os alunos fizeram demonstração de estudos e conhecimentos pedagógicos, tais como o letramento e a arte na compreensão da dimensão sociocultural da língua escrita e de seu aprendizado.
A Conmebol definiu nesta segunda-feira (05), em reunião virtual, por teleconferência, que a Chapecoense é a campeã da edição de 2016 da Copa Sul-Americana. A decisão já estava tomada desde a última quinta-feira (01), como revelado pelo GloboEsporte.com, e foi oficializada em reunião virtual do Conselho da entidade – que tem representantes dos 10 países sul-americanos. A decisão foi comunicada pela Conmebol em seu site oficial. A nota publicada pela confederação diz que a Chapecoense “receberá todas as honras e prerrogativas de campeão da Copa Sul-Americana de 2016”. O texto reconhece o Atlético Nacional como vice-campeão da competição. A decisão da Conmebol reforça as finanças da Chape. Pelo título da Sul-Americana, o clube catarinense vai receber premiação de US$ 2 milhões (R$ 6,86 milhões). Pela vaga na Recopa, mais US$ 1 milhão (R$ 3,43 milhões). A participação na Libertadores renderá ainda mais US$ 600 mil (pouco mais de R$ 2 milhões) por jogo como mandante. Como fará ao menos três partidas na fase de grupos, o time catarinense já garantiu US$ 1,8 milhão (R$ 6,17 milhões).
Uma chuva fina acompanhada de relâmpagos e trovões caiu sobre a cidade de Brumado na tarde do último domingo (04). O site Brumado Notícias apurou que uma descarga elétrica desarmou a canela da linha de transmissão de energia na estrada da Cascalheira, no Bairro Olhos D’água, e ocasionou uma queda rápida de energia em vários pontos da cidade, afetando principalmente os semáforos e as torres de transmissão das antenas de televisão. A cidade ficou sem sinais de TV durante o final da tarde de ontem (04) e os mesmos só foram restituídos na madrugada de hoje (05). O técnico de manutenção da prefeitura, Milton Caires, relatou em entrevista a nossa reportagem que mais uma vez a equipe de manutenção encontrou dificuldades em chegar ao sistema de transmissão no alto da Serra das Éguas, mas o problema maior foi resolvido pela Coelba, pois se tratava do desarme do equipamento da linha de energia para a serra.
Uma nova fase da Operação Lava-Jato foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (5) tendo como alvos o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Rêgo e Maia eram, respectivamente, presidente e relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras e foram citados na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. A Polícia Federal cumpriu mandados Brasília (DF), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB) após determinação do ministro Teori Zavascki, responsável pelo inquérito da Lava Jato no âmbito no Supremo Tribunal Federal (STF) - ambos os investigados possuem foro privilegiado e só podem ser investigados pela Supremo Corte.
Nesta segunda-feira (05), está completando 24 dias que alunos mantêm com resistência a ocupação do da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no município de Brumado. Embora esteja ocorrendo uma ocupação pacífica, os manifestantes consideram o ato como desgastante, sendo necessário buscar forças para suportar a pressão diante do impasse entre o governo, o parlamento nacional e as reivindicações populares, as quais visam o bem comum e o atendimento das demandas dos principais pilares da sociedade, como educação, saúde e segurança. Os manifestantes devem manter a ocupação seguindo o modelo de protesto que vem acontecendo em milhares de unidades de ensino em todo o país, aguardando o resultado da PEC 55, que passará por segunda votação no senado federal, no dia 13 deste mês. Seguindo apurou o site Brumado Notícias, após a votação, o núcleo do protesto se reunirá em assembleia para decidir os próximos passos do movimento. Há a expectativa de que a PEC 55 não passe pelo senado e as ocupações poderão ser interrompidas antes do Natal.
A Delegacia da Defesa da Mulher de São Vicente, no litoral de São Paulo, está investigando um ataque sexual a uma menina de apenas oito anos de idade. O crime teria acontecido no último fim de semana, no Jardim Rio Branco, quando a garota saiu de casa para comprar pão para o lanche noturno. A garota foi levada para um hospital e segue internada por causa dos vários ferimentos provocados pela agressão. De acordo com informações da Polícia Civil, a menina estava sozinha com o irmão mais novo dentro de casa. Por volta das 22h, ela foi até a padaria a pé. No caminho, teria sido abordada por um homem que lhe ofereceu R$ 50 para ter relações sexuais com ela. Ainda segundo a polícia, a menina teria sido levada a força para uma área de matagal, próximo da casa dela. Depois do ato ser consumado, a menina voltou para casa com as roupas ensanguentadas e contou o que havia acontecido aos familiares. De acordo com o G1, a criança foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) de Santos para fazer por exames e também foi levada para o Hospital Municipal de São Vicente. Ela tomou medicamentos para evitar doenças sexualmente transmissíveis e permanece internada no hospital sem previsão de alta.
No último domingo (27), a cidade de Brumado assistiu a um dos eventos mais emocionantes dos últimos anos: milhares de pessoas participaram da Primeira Caminhada Passos que Salvam. A culminância do evento, que aconteceu na Praça Coronel Zeca Leite com direito a shows, pronunciamentos e uma grande confraternização, comprovou que a luta contra o câncer infantojuvenil em Brumado se fortaleceu. Organizada pelo Grupo “Unidas por Edu”, que iniciou uma grande campanha em prol da vida do garoto Luiz Eduardo em setembro de 2015, a caminhada superou expectativas e exaltou a solidariedade do povo brumadense. O grupo é composto por 60 mulheres, lideradas por Patrícia Silva, mãe de Edu, e Beatriz Viana, e conta com reuniões periódicas. Uma das principais responsáveis pelo trabalho, Patrícia Correia, que teve a iniciativa de trazer a caminhada para a cidade, agradeceu a participação da população, que adquiriu os kits, fazendo com que o dinheiro arrecadado fosse encaminhado para o Hospital de Câncer de Barretos. A renda das barracas foi destinada a CAASE, casa de apoio que abriga os 3 pacientes brumadenses e seus respectivos acompanhantes. O Grupo “Unidas por Edu” lembra que a luta continua e que todos devem continuar participando voluntariamente e contribuindo para que outros pacientes de Brumado possam também receber o tratamento e, consequentemente, adquirir a cura.
O bebê Arthur Daniel Ferreira, que tem menos de um mês de vida, luta por uma cirurgia para corrigir um problema de visão nos dois olhos do menino e evitar que ele fique cego. Morador de Catalão, no sudeste de Goiás, a família buscou ajuda na rede pública de saúde. Porém, segundo a mãe, Josiane Pires Ferreira, a operação precisa ser feita com urgência para que o filho possa enxergar. “Espero que ele faça a cirurgia o mais rápido possível, que ele recupere a visão. Só quero que ele veja como todas as outras crianças”, disse a mãe. O menino nasceu no último dia 7 de novembro. Logo após o parto, ele foi submetido a um exame e o diagnóstico confirmou que ele tem catarata congênita bilateral. A doença, que pode ser causada por infecções intra-uterinas como rubéola, sarampo ou sífilis, atingiu os dois olhos do bebê. “O médico foi fazer um exame do olhinho com uma luz vermelha e o Arthur não reagiu”, conta Josiane ao G1. Segundo ela, o médico explicou que, apesar da gravidade, o quadro do menino ainda pode ter uma porcentagem de reversão, mas ele precisa passar por uma cirurgia o quanto antes para não ficar cego permanentemente. Assim, a família passou a buscar ajuda e descobriu que há um tratamento disponível que custa cerca de R$ 45 mil na rede particular, incluindo a cirurgia e o acompanhamento depois do procedimento, pois Arthur vai precisar usar óculos de grau.
Um professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) morreu em um acidente na BR-415 perto de Itabuna, no sul baiano. O acidente que vitimou Josemar Tônico, de 40 anos, ocorreu na noite deste sábado (3), no km 58. Ele tinha saído de Brumado, no sudoeste, onde tem um polo da universidade e seguia para Ilhéus, cidade onde morava, informou o G1. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o docente viajava em companhia de um motorista da universidade, que conduzia o veículo. Já o condutor, de 52 anos, teve ferimentos graves, mas passa bem segundo o reitor da unidade de ensino. Ainda segundo a PRF-BA, o carro, modelo Ecoesport, bateu de frente com um Fiat Uno. As causas do acidente ainda não foram reveladas. O motorista do outro veículo que bateu de frente com o carro que Josemar estava, também ficou ferido. Não há detalhes do estado de saúde dele. O sepultamento do professor deve ocorrer nesta segunda-feira (5), às 9h, em Ilhéus.
A justiça de São Paulo condenou na madrugada desta segunda-feira (5) a bacharel em direito Elize Matsunaga pela morte do marido, Marcos Kitano Matsunaga, diretor da Yoki alimentos, em maio de 2012. Elize foi condenada a 19 anos, 11 meses e 1 dia de prisão em regime fechado. O júri, iniciado na segunda-feira (28), ocorreu no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista. O julgamento durou sete dias e foi um dos mais longos da Justiça de São Paulo. De acordo com o G1, o júri foi formado por quatro mulheres e três homens. Eles ficaram reunidos por mais de 2h30 para definir o julgamento. O juiz Adilson Paukoski deu a sentença às 2h07 desta segunda-feira. Elize ouviu a sentença já vestida com camiseta branca, calça caqui e chinelo de dedos com as mãos para trás. O juiz não permitiu que se fizesse imagens dela. Ela foi condenada a 18 anos e 9 meses por homicídio sem chances de defesa da vítima, e mais 1 ano, dois meses e 1 dia por destruição e ocultação de cadáver. Os jurados não consideraram as qualificadoras "motivo torpe" (por vingança e dinheiro) e “meio cruel” (que a vítima ainda estaria viva quando foi esquartejada), pedidas pela promotoria. Elize já cumpriu 4 anos e meio de prisão antes do julgamento.
O Ministério Público de Livramento de Nossa Senhora vai investigar uma suposta irregularidade no reajuste de 26,34% que os vereadores concederam aos salários do prefeito, vereadores e secretários. Em coletiva de imprensa, o promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura revelou que os vereadores descumpriram a Instrução nº 01/2004, do Tribunal de Contas dos Municípios, e do art. 21 da Lei nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que suspendeu o reajuste nos salários. No entendimento do representante do MP-BA, os vereadores não cumpriram os prazos previstos na lei, que só permite que projetos de aumento de subsídios sejam aprovados até 30 dias antes das eleições municipais. O Projeto de Lei, proposto pela mesa diretora do legislativo, foi publicado no diário oficial, no dia 05 de outubro de 2016, em desacordo com a lei do TCM.
Fim de Ano Premiado é na Madeireira Real! Além dos melhores produtos para a sua construção e reforma com os menores preços, cada R$ 50 em compras dá direito a um cupom para concorrer a três TVs LED com 32 polegadas. Comprando produtos das marcas Coral, Sparlack, Paredex, Biancogres e Acqualimp, os cupons são em dobro. O sorteio será realizado no dia 6 de janeiro de 2017. Essa é a chance para começar 2017 de casa nova e com uma TV novinha decorando a sala.
O motorista de uma van perdeu o controle da direção na BR-430, próximo à cidade de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, depois de um passageiro ter um surto dentro do veículo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista fazia o percurso Bom Jesus da Lapa a Guanambi quando o passageiro se descontrolou e acabou atrapalhando o condutor. O veículo foi parar dentro do mato, às margens da rodovia. Ninguém se feriu. O Samu 192 foi acionado e medicou o passageiro. A polícia esteve no local e registrou a ocorrência.