Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-candidato a prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (DEM), criticou o atual prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) e p governador da Bahia, Rui Costa (PT), por penalizarem a população diante da falta de esgotamento sanitário na cidade. “Temos plena convicção de que a Embasa está em débito conosco por ainda não ter implantado o Sistema de Esgotamento Sanitário de Brumado; entretanto, é dever dos governantes resolver o problema sem penalizar a população”, declarou. Para Abrantes, afixar placas nos esgotos estourados nas vias públicas da cidade pedindo à população para ligar para a empresa é eximir-se da responsabilidade, enquanto prefeito, de resolver o problema. “É necessário que o prefeito tenha um diálogo franco com a Embasa ou buscar os meios legais para resolver essa lamentável situação que está penalizando somente os brumadenses. Prefeito, a solução está em suas mãos para discutir o tema com o Governo da Bahia, ou, conforme já decidiu o Superior Tribunal Federal (STF), viabilizar a autorização do Conselho Microrregional para promover a licitação ou contratar a prestação de serviços públicos de saneamento básico de Brumado. Do jeito que está, não pode continuar! Brumado não merece isso!”, concluiu.
O Senado aprovou nesta quinta-feira (18) o projeto que tipifica a injúria racial como racismo e estabelece pena mais rigorosa para quem comete o crime. A proposta, que recebeu 63 votos favoráveis e nenhum contrário, segue para análise da Câmara dos Deputados. De acordo com o G1, o texto alinha a legislação brasileira a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em outubro, tornou imprescritível (passível de punição a qualquer tempo) a injúria racial e estabeleceu que a prática pode ser equiparada ao racismo. O projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado em uma sessão do Senado destinada à análise de propostas de enfrentamento ao racismo e de valorização da cultura negra. No próximo sábado (20), é celebrado no país o Dia da Consciência Negra. A proposta aprovada pelos senadores insere na Lei de Crimes Raciais, sancionada em 1989, um artigo que diz que quem “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional” será punido com 2 a 5 anos de prisão e pagamento de multa. Atualmente, o crime de injúria racial é previsto no Código Penal, o qual estabelece punição de 1 a 3 anos de reclusão e multa para quem ofende a dignidade de outra pessoa utilizando elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, entre outros. O projeto aprovado, portanto, transfere a injúria racial do Código Penal para a Lei de Crimes Raciais. O objetivo da mudança, segundo defensores da proposta, é eliminar "qualquer dúvida" de que a prática, assim como o racismo, é inafiançável e imprescritível.
Através do Decreto nº 55/2021, o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, instituiu a sala do empreendedor em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. O espaço foi criado para simplificar os procedimentos de registro e funcionamento de empresas no município, bem como assegurar ao contribuinte a entrada única de dados. A sala deverá ser dotada de infraestrutura física e técnica para atender o Microempreendedor Individual (MEI) e as micro e pequenas empresas, oferecendo todo suporte a esse público. Na atual gestão, Beto de Preto Neto tem trabalhado com eficácia no fortalecimento do empreendedorismo local, sobretudo com incentivo ao comércio, geração de novos empregos e geração de emprego e renda. A sala do empreendedor representa mais uma forma de fomentar o pequeno empresário e, consequentemente, trazer mais ganhos para a cidade em geral.
A Barragem de Cristalândia, em Brumado, voltou a sangrar nesta quinta-feira (18). Com as fortes chuvas na região da nascente do Rio das Contas, na Chapada Diamantina, um grande volume de água chegou ao barramento no distrito brumadense fazendo o manancial verter sobre o barramento, que tem capacidade para 17 milhões de metros cúbicos de armazenamento. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, até a última semana, a barragem abastece a sede dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras e comunidades rurais. O transbordamento trouxe alívio aos dois municípios. Caso a construção da segunda etapa da barragem tivesse sido iniciada, o armazenamento de água no manancial passaria dos 17 milhões de metros cúbicos para cerca de 30 milhões.
A Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Coelba. A decisão, com um parecer, foi publicada na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial do Legislativo. A Procuradoria afirma que o pedido da CPI leva em conta as tarifas elevadas que são cobradas ao mesmo tempo em que há uma ausência de transparência e má qualidade na prestação de serviço, com grau alto de insatisfação dos clientes. O órgão ainda diz que assim que novos fatos forem surgindo serão incluídos na CPI. Ainda de acordo com a Procuradoria, a instalação é automática e não depende da vontade da maioria legislativa. A CPI foi proposta pelo deputado Tum (PSC) e alega que a Coelba não tem prestado um bom serviço aos baianos. Em nota, a Neoenergia Coelba diz que recebe com “serenidade e respeito” a decisão. “No entanto, a companhia se surpreendeu com a medida, uma vez que seus representantes sempre estiveram à disposição para participar de debates construtivos no intuito de dirimir dúvidas e embasar opiniões. A despeito da discordância, a empresa presume que o ambiente será oportuno para o esclarecimento de informações que estão sendo disseminadas de forma distorcida. Adicionalmente, a distribuidora terá a possibilidade de reafirmar os valores de honestidade, integridade e ética que sempre pautaram a sua atuação. A Neoenergia Coelba reitera o compromisso com a sociedade e espera participar de discussões propositivas no sentido de melhorar seus serviços e atender as expectativas dos seus clientes”.
O coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, considera os tonéis instalados pela prefeitura nas vias da cidade uma sinalização informativa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador disse que o buraco na via precisa ser sinalizado para informar à população sobre a sua existência. “É um dispositivo colocado na via para alertar o cidadão que transita no local sobre a sua condição no momento”, esclareceu. Sobre o requerimento para a SMTT comparecer à sessão legislativa e apresentar as devidas explicações ao plenário (veja aqui), Ricardo afirmou que não vê o menor problema em conversar com os vereadores.
Um casamento coletivo LGBTQIA+, com a oficialização da união de 12 casais, aconteceu na última sexta-feira, 12, no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A Defensoria Pública do Estado (DPE), idealizadora da cerimônia, divulgou o evento nessa quarta-feira (17). O matrimônio, realizado pela primeira vez de forma coletiva na cidade, foi uma demanda encaminhada ao órgão público por Rosilene dos Santos Santana Sousa (Mãe Rosa d’Oxum), fundadora do Grupo Lésbico Safo. Ewerton Santos Freitas, o defensor público que esteve à frente da organização do casório, destacou a importância de levar segurança jurídica para as uniões, facilitando o reconhecimento de direito das sucessões, previdenciários e trabalhistas, entre outros. “Podemos também ressaltar a importância simbólica desse projeto. É inegável que a população LGBTQIA+ ainda é vítima de preconceito e discriminação. Eventos como esse ajudam na superação da visão de que apenas há um tipo de família possível, marginalizando todas as outras formas de constituição familiar”, ressaltou o servidor.
O vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, apresentou requerimento na Câmara de Brumado solicitando a presença do Superintendente Municipal de Trânsito de Brumado, Diego Evangelista, para falar ao plenário acerca dos tonéis instalados pela prefeitura nas vias de Brumado. Com quase 200 kg de concreto, os tonéis foram colocados nas vias para sinalizar os esgotos estourados e apontar a responsabilidade da Embasa pelo conserto dos mesmos. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Domingão disse que os tonéis representam um grave obstáculo no trânsito. “Já foram registrados acidentes, apesar de o prefeito dizer que é simulação. E, a qualquer hora, pode acontecer mais acidente. Vamos esperar que, no prazo de 15 dias, o superintendente compareça à sessão para dar as devidas explicações”, afirmou. Para o parlamentar, a prefeitura, através da SMTT, violou o Código de Trânsito ao instalares os tonéis nas vias municipais. “Essa sinalização é proibida. Eses tinham que recolher os tambores e notificar a prefeitura”, acrescentou. Caso o superintendente não compareça à sessão, o vereador garantiu que recorrerá à Justiça.
A Bahia registrou um aumento de 11% no número de assassinatos nos primeiros nove meses de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. A taxa segue na contramão do cenário nacional, que teve queda de 4,7%. Os dados são do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. De acordo com os dados do índice nacional de homicídios, em 2020, foram registrados pelos órgãos de segurança da Bahia 3.832 assassinatos, entre janeiro e setembro. Já em 2021, foram 4.252 mortes. O mês que teve mais assassinatos foi abril, com 532, e o que teve menos mortes foi julho, com 430. De abril a julho, a Bahia registrou queda, no entanto, a partir de agosto os números voltaram a subir. Em todo o país, de janeiro a setembro deste ano, foram registradas 30.954 mortes violentas, contra 32.471 nos mesmos meses de 2020. Ou seja, 1.517 a menos. Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. No Nordeste, a maior parte dos estados apresentou queda nos assassinatos nos primeiros nove meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. A Bahia e outros três estados tiveram altas são eles: Piauí (10,9%), Paraíba (5,8%) e Maranhão (3,7%). Já o estado que teve a maior queda de assassinatos na região Nordeste foi Sergipe, com - 29,4%.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, afirmou que a situação dos buracos nas vias de Brumado representa risco à trafegabilidade e o órgão está atuando no sentido de cobrar dos responsáveis a solução do problema. Na Avenida João Paulo, um trecho chegou a ser interditado, visto que, segundo o coordenador, existia o risco de afundamento do leito viário. “Pedimos a operação tapa buraco da infraestrutura municipal para sanar o problema, o buraco foi fechado e a gente já liberou o trânsito no local. Tapar o buraco superficialmente não resolve. O problema persiste e pode trazer danos ao cidadão derrubando um veículo ou a estrutura de uma casa, causando mais prejuízos à população”, informou. Para Ricardo, os buracos ocasionados pela falta do esgotamento sanitário municipal são de responsabilidade da Embasa e os demais buracos são de responsabilidade da prefeitura. “Ambos são culpados”, afirmou.
O governador Rui Costa voltou a falar sobre a pressão que tem recebido de representantes do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e da comissão de vereadores de Salvador, sobre a realização do carnaval de 2022. Em entrevista, Rui citou dados sobre o crescimento de casos de Covid-19 no mundo, para argumentar sobre o risco que é autorizar uma festa com milhões de pessoas na rua, sem a capacidade de conferir cartões de vacinação e o uso de máscaras. “As pessoas, em uma sede de realizar o seu sonho festivo e empresarial, estão se esquecendo do drama que a gente viveu em um ano e meio. Eu não colocarei a população em risco. Não vou colocar minha cabeça no travesseiro e ficar, eventualmente, me lamentando por ser responsável por dezenas ou centenas de mortes, com a realização de um carnaval, quando eu tenho no dia de hoje em torno de 2.500 casos positivos”, argumentou. O governador ainda citou medidas restritivas de outros países com relação à pandemia da Covid-19. Detalhou, inclusive, que tem países fechando cidades quando aparecem cinco casos. “A China, quando aparece um caso, fecha a cidade. Nós temos 2,5 mil casos e a pergunta que eu tenho que responder todo dia é se teremos carnaval, se nós vamos botar três milhões de pessoas na rua. De fato, eu tenho dificuldade de entender isso, que mundo é esse que estamos vivendo, que sociedade é essa, que o grande anseio das pessoas e saber se vamos ter um carnaval”. O governador também falou sobre os eventos que estão liberados atualmente. Até a sexta-feira (19), estão autorizadas as festas com público de até três mil pessoas. Ele criticou os realizadores desses eventos que não têm cobrado o que está estabelecido em decreto estadual. Segundo Rui, as pessoas que estão solicitando o aumento na liberação do público de festa não têm sensibilidade para, pelo menos, exigir que quem as pessoas que entrem nos eventos, apresentem atestado de vacinação.
De autoria do vereador Tiago de Souza Amorim (PP), o Projeto de Lei nº 005/2021 dispõe sobre a concessão do Título de Cidadão Brumadense ao advogado Irenaldo Muniz da Silva em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Na última sessão legislativa, o projeto foi aprovado pelo plenário. A honraria será concedida em sessão que ainda será convocada pela presidente da casa. Em sua justificativa, o vereador Tiago Amorim relatou que, desde 2005, quando veio morar no município, o advogado, especializado na área administrativa, se destacou na valorização do servidor público e organização da estrutura administrativa do Município. Como diretor do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, Muniz se empenhou na valorização dos servidores, além de ter importante papel na regularização da unidade de saúde perante à Vigilância Sanitária Estadual. “Sempre pautou o seu trabalho em Brumado na valorização social e no atendimento com presteza independente da agremiação política de cada cidadão brumadense”, declarou.
Uma ação conjunta das polícias Rodoviária Federal (PRF) e Civil da Bahia cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nesta quinta-feira (18), em quatro cidades baianas. De acordo com o G1, a ‘Operação Porteira Fechada’ foi contra uma quadrilha especializada em roubos de animais de carga e abate, em campos e fazendas, o chamado crime de abigeato. Cerca de 120 cabeças de gado e seis cavalos foram apreendidos. De acordo com as investigações, os suspeitos atuavam há mais de 10 anos furtando gado em diversas cidades baianas como Barreiras, Ibotirama, Seabra, Baixa Grande, Ipirá, Inhambupe, Pedrão, Serrinha e Feira de Santana. Ainda segundo a polícia, o grupo criminoso lucrava altos valores com os furtos praticados. Uma das propriedades ligadas aos suspeitos é avaliada em mais de R$ 5 milhões. A polícia não divulgou a cidade onde fica a propriedade. Além disso, três veículos de luxo foram apreendidos, duas Hilux e uma Amarok.
Em publicação no Diário Oficial na quarta-feira (17), a prefeitura de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, decretou Situação de Emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem. Através do Decreto nº 56/2021, o prefeito Carlos Robertos Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário. Também foi autorizada a convocação de voluntários com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população. Devido à situação de emergência, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de R$ 180 dias consecutivos e ininterruptos.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) possui, hoje, 79 ocorrências para sinalização de esgotos estourados nas ruas de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do órgão, disse que o município não dispõe de uma malha de captação de águas servidas no município e, por isso, as ruas estão esburacadas. “São muitos buracos advindos do esgotamento sanitário. A dificuldade é grande”, definiu. Para ele, a situação representa um grave risco à trafegabilidade, especialmente em períodos chuvosos, quando a água pode atrapalhar o condutor a enxergar os buracos.
Uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prendeu uma dupla com motocicleta e celulares roubados, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A ação foi realizada nesta quinta-feira (17), durante rondas ostensivas. Na madrugada, policiais passavam pelo bairro de Vila América, quando avistaram dois homens em uma moto sem placa. Durante a abordagem, foram encontrados um simulacro de arma de fogo, 56 porções de drogas, cinco aparelhos telefônicos e uma moto. “Na verificação do sistema, foi constatado que o veículo tinha um registro de roubo feito há menos de 12h, na localidade de Santa Marta”, disse o comandante da 77ª CIPM, major Vagner Ribeiro Almeida. Com eles também foram apreendidos outras três placas de motocicletas, uma balança e R$ 70. Os homens e os materiais foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Conquista. De acordo com major, a dupla informou que os celulares eram roubados.
Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Federal (PF) esteve na agência da Caixa Econômica Federal em Brumado em razão de desdobramentos da Operação Calvary, que visa desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína, com atuação em diversos atos de lavagem de dinheiro (veja aqui). Os agentes realizaram apreensões na cidade de Lagoa Real e, de passagem por Brumado, fizeram um depósito de valores em espécie na agência. Segundo a PF, trata-se de valores apreendidos na operação. Estima-se que os bens apreendidos/sequestrados durante a investigação superem R$ 50 milhões. No bojo das ações, foram determinados afastamentos do sigilo bancário e fiscal de 66 pessoas, incluindo 39 pessoas jurídicas suspeitas de serem utilizadas pelos investigados para prática de lavagem de dinheiro.
O Bingo Entre Amigos será realizado no dia 30 de janeiro de 2022, às 11h, no Espaço JM, no Povoado do Fundão, zona rural de Brumado. As cartelas são limitadas e custam R$ 300. Os prêmios incluem: um sítio de 7.537 m², R$ 10 mil e R$ 5 mil. Os valores arrecadados serão revertidos para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais das comunidades de Queimada Grande e L. Redonda. Para adquirir as cartelas, basta entrar em contato com José Roberto (77) 99916-5293.
Comparado ao ano de 2020, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou dois acidentes a mais nas rodovias da região sudoeste, durante o último feriado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17). Em entrevista aos ite Achei Sudoeste, o Tenente Marcos Farias informou que, no total, foram contabilizados oito acidentes neste ano de 2021. “O que chamou a atenção foi a gravidade das ocorrências. Tivemos seis mortes”, afirmou. Além da sinuosidade de alguns trechos, como a Serra dos Pombos, a Serra do Marçal e Caetité-Igaporã, o Tenente explicou que o período chuvoso contribuiu para a ocorrência dos acidentes. “A falha humana é preponderante, por exemplo, o excesso de velocidade, as ultrapassagens”, pontuou. Farias salientou que o motorista precisa redobrar a atenção nas viagens, principalmente nos trechos mais perigosos, onde, muitas vezes, não há sequer acostamento na rodovia. “Se o motorista não estiver bem fisicamente e com perícia para dirigir, ele pode ocasionar um acidente. Também temos que levar em consideração as condições do veículo em si”, alertou.
Sete mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quinta-feira (18) na Bahia durante a Operação Calvary, feita em conjunto pela Polícia Federal (PF) e Receita Federal, com apoio da Europol. O objetivo da ação é desarticular uma quadrilha internacional de tráfico de cocaína, com atuação em diversos atos de lavagem de dinheiro. Entre as medidas cautelares consta a interdição de uma rede de combustíveis na Bahia e o sequestro de um navio de longo curso, usado pelo grupo investigado no transporte transoceânico de cocaína. O nome da rede de postos de combustíveis não foi informado. Segundo a ação, estima-se que os bens apreendidos/sequestrados durante a investigação superem R$ 50 milhões. Cerca de 150 policiais federais e oito servidores da Receita Federal participam da ação. Ao todo, são cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão preventiva, 4 mandados de prisão temporária e 7 mandados de interdição de atividade econômica nos Estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de São Paulo/SP. Eles englobam ainda o sequestro de 28 bens imóveis (localizados em quatro Estados), diversos veículos (incluindo carros avaliados em mais de R$ 600 mil), e valores custodiados em contas bancárias de 53 pessoas físicas e jurídicas (incluindo contas abertas em Portugal e na Bélgica). No bojo das investigações ainda foram determinados afastamentos do sigilo bancário e fiscal de 66 pessoas, incluindo 39 pessoas jurídicas suspeitas de serem utilizadas pelos investigados para prática de lavagem de dinheiro.
Um pedido de cassação do mandato da vereadora e presidente da Câmara de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), foi protocolado nesta quarta-feira (17), na secretaria da casa legislativa (veja aqui). De autoria do cidadão Bruno Correia Luz, a representação aponta contratações irregulares, fraudes administrativas, adulteração e manipulação de datas e contratos e desvio de finalidade no uso de diárias e veículo do poder legislativo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o denunciante é funcionário de uma empresa terceirizada da Câmara de Brumado e indicado pelo vice-presidente, vereador Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB).
O fato foi confirmado por Meira em um grupo de aplicativo de mensagens denominado de “Legislativo”. “Lamentável sabemos que ele está sendo manipulado”, escreveu. O comunista, caso o mandato da petista seja cassado pelo parlamento, assume de imediato o cargo de presidente. O pedido do Bruno será encaminhado ao Conselho de Ética, Decoro Parlamentar e Comissão Processante e à Comissão de Legislação, Justiça e Redação para análise e, posteriormente, deliberado pelo plenário em sessão legislativa para o prosseguimento da denúncia ou o seu arquivamento.
O decreto que exige a vacinação contra a Covid-19 dos servidores e empregados públicos, que atuam em repartições do governo da Bahia, começou a valer nesta quarta-feira (17). Quem não respeitar a publicação sofrerá imposição de medidas restritivas e poderá ser afastado do cargo. A determinação considera um recurso julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considera que os direitos à vida e à saúde devem estar acima a liberdade de consciência e de convicção filosófica individual. A publicação também considera que a vacinação compulsória é um direito de saúde coletivo que pode ser imposta pelo poder público, para proteger o ambiente de trabalho, a vida e a saúde das pessoas, independentemente dessas liberdades individuais. Quem for identificado sem a vacinação, sem apresentar uma motivação justa e comprovada, será notificado para fazer a imunização, além de ser responsabilizado por violação de deveres. A vacinação deverá ser comprovada em primeira, segunda ou dose única pelo trabalhador. Essa confirmação deverá ser feita por autodeclaração, com anexo do cartão de vacinação junto ao Sistema de Recursos Humanos do Estado, dentro do prazo estabelecido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). As empresas de administração indireta do estado deverão estabelecer normas internas compatíveis com o decreto. Pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços ao Estado, além de entidades parceiras, também deverão cumprir o decreto.
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), em sessão ordinária desta quarta-feira (17), além de desaprovar a prestação de contas do convênio 107/2010, firmado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com a Prefeitura Municipal de Cordeiros, aplicou multa de R$ 4 mil ao ex-prefeito daquele município, Edvar Ribeiro da Silva (PL), o Vavá, “por ter contribuído diretamente para o atraso de mais de oito anos na conclusão do objeto do convênio”. O convênio teve como objetivo a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o Hospital Municipal Joaquim Mutti de Carvalho, e, além da punição ao ex-prefeito, a Câmara expediu recomendação à Sesab para que fortaleça o controle e fiscalização dos convênios e termos de colaboração que vier a celebrar. Na mesma sessão, realizada de modo virtual e com transmissão online, foi aprovada, com expedição de recomendação, a prestação de contas do convênio 043/2018, tendo como convenentes a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Prefeitura Municipal de Lençóis. O objeto do ajuste foi a cooperação financeira para o abastecimento emergencial de água potável mediante a locação de carros-pipa.
O projeto para concessão do título de Cidadão Brumadense ao juiz Genivaldo Alves Guimarães foi aprovado na Câmara de Vereadores, em sessão nesta terça-feira (16). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) destacou que o juiz está em Brumado há dez anos e o título é uma forma de reconhecer o excelente trabalho desenvolvido pelo magistrado na cidade em todo esse tempo. “Ele não só faz um trabalho na área jurídica, mas também na assistência social. É louvável, passou da hora de Dr. Genivaldo receber esse título. Ele é um dos melhores juízes desse país. Quem ganha com isso é a cidade de Brumado por ter um cidadão como Dr. Genivaldo”, salientou. O projeto é de autoria de Bomfim e foi subscrito por mais sete vereadores.
Um lote está à venda no Bairro São João na cidade de Brumado. Medido 250 m², sendo 10 metros de frente e 25 metros de fundo. O imóvel está localizado na Rua Gildásio Souza Porto, sendo lote 04, da quadra 08. No local, já conta com água encanada, energia elétrica e pavimentação. O valor do imóvel é R$ 79.900,00. Para maiores informações, ligue: (77) 99955-4311.