Nesta terça-feira, 17 de novembro, o município de Brumado registra 2771 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8453. Entre os diagnósticos: 06 internações, 34 óbitos, 237 pacientes em tratamento e 2500 recuperados. No momento, 82 ainda aguardam resultado laboratorial e 5022 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O candidato pelo Democratas à prefeitura de Brumado, Fabrício Abrantes obteve uma votação bastante expressiva no município, embora não tenha conseguido se eleger. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que encarou a missão com muita responsabilidade. “Foi uma maneira nova de fazer política. Buscamos ouvir a população, bater na porta das pessoas, enxergar os problemas, vê as necessidades e, a partir daí, elaboramos um plano de governo democrático. Meu sentimento é de vitória”, definiu. Para Abrantes, o pleito foi uma grande experiência de vida e uma oportunidade de conhecer de perto os problemas da cidade. Com relação a novos projetos depois de ter se tornado uma referência para oposição em Brumado, Fabrício respondeu que só irá se dedicar a isso depois do nascimento do seu filho Francisco, previsto para daqui a 20 dias. “Uma coisa eu garanto: jamais vou deixar de lutar pelos interesses do povo de Brumado, por melhorias e pelo desenvolvimento da cidade”, salientou.
No último domingo (15), por volta de 18h30, um motorista perdeu o controle do carro, invadiu um bar na BR-030, na Vila Presidente Vargas, em Brumado, e duas pessoas ficaram feridas. No momento do acidente, várias pessoas frequentavam o estabelecimento. Segundo testemunhas, o homem estava em alta velocidade. Com o impacto, mesas e diversas cadeiras foram quebradas. Uma pessoa sofreu ferimentos leves e foi atendida no local. Uma segunda vítima foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O motorista e o passageiro fugiram após o acidente. No entanto, alguns metros do local, ele perdeu o controle do carro novamente e capotou. Ambos foram socorridos por outros motoristas que passavam pela rodovia. O veículo pegou fogo logo após o capotamento. A polícia realizou buscas no local, mas não encontrou o motorista e o passageiro.
O ex-assessor parlamentar do deputado estadual Marquinho Viana (PSB), José Lúcio Pires Silva, 39 anos, foi encontrado morto, nesta terça-feira (17), em um matagal localizado na região do Alto México, na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Zé Lúcio, como era conhecido o ex-assessor do deputado, foi executado com vários tiros de arma de fogo. Até o momento, não se sabe o que teria motivado o crime. A Polícia Militar isolou o local.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. Em seguida, o corpo de Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A polícia civil de Barra da Estiva já instaurou um inquérito e investiga o caso.
Porangatu, no norte do estado, vivenciou uma situação inusitada na noite de domingo (15). O candidato a prefeito Marcio Luis, do MDB, saiu em carreata por ruas da cidade para comemorar, antecipadamente, a vitória. No entanto, durante a apuração das últimas urnas, o jogo virou, e a candidata Vanuza Valadares (Podemos), que estava em segundo lugar, venceu a eleição com a diferença de 45 votos. Depois do resultado oficial com 100% das urnas apuradas, Marcio Luís publicou vídeos em rede social ironizando a situação e reconhecendo a prefeita eleita. “Os resultados apontavam no sentido da nossa vitória. Já dizia o ditado: 'Contou com a vitória antes da hora'. Peço desculpa a todos, mas foi realmente o que se apresentava. Todos noticiaram. Nós fizemos uma linda carreata. Não foi o resultado que esperávamos, mas foi o resultado que temos que respeitar”, disse o candidato, em meio a risos.
Morreu na noite da última segunda-feira (16) o juiz de direito Almir Edson Lelis Lima. Ele estava internado no Hospital Nova Aliança, em Guanambi, a 41 km de Brumado, onde se tratava das complicações de um câncer. Natural de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, Lelis atuava em Guanambi e tinha 66 anos. O corpo do magistrado foi velado no Salão do Júri do Fórum de Guanambi, até às 13h desta terça-feira (17). De acordo com o Agência Sertão, em seguida, o velório está acontecendo no Salão do Júri do Fórum Dr. Alcebíades Dias Laranjeira, em Palmas de Monte Alto, de onde sairá às 17h para o cemitério municipal. Há vários anos à frente da 2ª Vara dos Feitos Cíveis da Comarca de Guanambi, o juiz Almir Edson Lélis Lima vinha anualmente se destacando pelo bom andamento das atividades no referido órgão, inclusive recebendo selo de qualidade por dar atenção especial às Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Eleito prefeito mais novo da Bahia, Ricardo Maia Filho (PSD) de 21 anos irá assumir o executivo do município de Tucano, na região de Sisal, em 1º de janeiro do próximo ano, após conquistar 14.166 votos nas urnas, 49,27% dos votos válidos. O jovem derrotou o ex-prefeito Rubinho (DEM) que teve 10.695 votos. Nascido em 25 de abril de 1999, Ricardo Maia Filho atribuiu a vitória à dedicação na campanha e a proposição de projetos possíveis para o município. Ao Bahia Notícias, o candidato eleito disse que o fato de ser filho de Ricardo Maia (PSD), atual prefeito de Pombal a 25 km de Tucano, colaborou para a conquista. “Facilitou por trazer confiança aos nossos projetos para o município. O povo confia por que tem visto o que meu pai tem feito em Pombal”, declarou. Maia Filho conta que enfrentou problemas com a idade por que a oposição fazia campanha contra alegando que ‘política tem que ser feita por quem tem mais experiência, tem que ser mais velho”. “Este é um pensamento antigo, fui lá e mostrei que seria capaz de ganhar a eleição, assim como vou provar que sou capaz de mudar Tucano”, assegurou. Ainda de acordo com o candidato eleito, “infelizmente havia um poderio em Tucano que achava que era soberano, mas a força do povo é maior e por isso conseguimos mostrar que o pensamento da cidade mudou”. Perguntando sobre as primeiras medidas que deve tomar no início do mandato, Ricardo Maia Filho disse que será preciso organizar a prefeitura. “Precisamos colocar para funcionar o que já tem. Para daí trazer grandes obras, requalificação de praças, unidades de saúde, mas tem que colocar para funcionar primeiro o que já tem e hoje não funciona”, declarou. Para Maia Filho (PSD), os 2.799,2 km² de extensão do município devem ser levados em conta ao pensar políticas públicas para a população. “Por ser muito grande, para mim, a prioridade é a saúde. Temos povoados que estão a 50km do centro e são acessados por estrada de chão. Então priorizando a saúde queremos por carros disponíveis para que as pessoas possam vir desses povoados para o hospital, além de postos de saúde e PSF”, disse.
A partir de 2021, seis das onze vagas na Câmara Municipal de Palmas de Monte Alto serão ocupadas por mulheres. Nas últimas eleições, em todo o Brasil, menos de 0,05% das Câmaras de Vereadores tiveram mais mulheres do que homens eleitos. As mulheres ocuparam as três primeiras colocações no total de votos, ficando Patrícia do Rancho (PSD) em primeiro com 781 votos, seguida de Selma de Leotério (PSD) com 680 votos, e Rose da Barriguda (PP) com 679 votos. As outras três eleitas foram Adenúsia Araújo (PT) com 534 votos, Bárbara de Nadir (PP) com 426, e Adriana Santos (PSB), com 286 votos. Para o executivo municipal, Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD) foi reeleito para administrar Palmas de Monte Alto, com 5.944 votos (43,74%).
O comerciante Aloísio Miguel Rebonato (DEM) foi eleito prefeito na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Ele quebrou a hegemonia de 16 anos do mesmo grupo político no poder liderado pelo atual prefeito Amélio Costa Júnior (PT), o Amelinho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Rebonato relatou que realizou uma campanha simples, mas que foi tomando corpo ao longo do tempo. “Sempre acreditei que o povo seria sábio em suas decisões. Buscamos a maior simplicidade porque não tínhamos dinheiro. Sou comerciante, técnico agrícola, vacinador de gado e dono de uma casa do agricultor”, declarou.
O candidato realizou toda sua campanha em uma motocicleta, batendo de porta em porta propondo uma grande mudança no município. No total, foram mais de 3 mil km rodados, na sede e na zona rural. A sua eleição foi considerada um grande feito em toda comunidade regional. “Brigamos com um gigante. Me disseram que ele gastou R$ 10 milhões e nós investimos no conhecimento, na humildade, na simplicidade, de modo que o povo entendeu o recado. Aceitei o desafio como missão e os eleitores acreditaram nas minhas propostas simples”, afirmou.
Agora, o novo prefeito eleito assegurou que fará a diferença em Macaúbas. “Faremos uma administração exemplar. Temos uma série de desafios a serem vencidos. Esses 16 anos foram um desastre, deixaram o município muito aquém do desenvolvimento”, asseverou.
Ele sempre esteve lá, mas “escondido” e até recentemente ninguém o havia descoberto. Trata-se de um gene misterioso chamado ORF3d, encontrado dentro de outro gene no coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. A descoberta foi feita por um grupo de cientistas liderado pelo pesquisador Chase Nelson, do Instituto de Genômica Comparativa do Museu de História Natural de Nova York, nos Estados Unidos. Embora a função específica desse gene sobreposto, como também é conhecido, ainda deva ser investigada, os pesquisadores acreditam que a descoberta desses tipos de genes “pode ??revelar novas vias de controle para o vírus, como medicamentos antivirais”. Eles também não descartam que esse gene possa contribuir para a biologia única do vírus e seu potencial pandêmico. Os resultados foram publicados na revista científica eLife.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito reeleito no município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que ficou feliz com a vitória da Nilo Coelho (DEM) na cidade de Guanambi. “Mesmo que o Governo do Estado não esteja alinhado com ele, o seu nome tem referência nacional”, citou. Ele espera que o prefeito Herzem Gusmão (MSB) seja também reeleito em Vitória da Conquista. “Herzem é, sobretudo, um homem de bem, de boa-fé. Se errou em alguma coisa no começo do seu mandato foi porque é um homem extremamente de boa-fé. Ele merece continuar”, destacou. Vasconcelos salientou que o tripé Brumado-Vitória da Conquista-Guanambi é muito importante para toda região.
A farmacêutica norte-americana Moderna anunciou, nesta segunda-feira (16), que sua candidata a vacina contra Covid-19, a mRNA-1273, é 94,5% eficaz na prevenção à doença, segundo dados iniciais do estudo de fase 3. Os dados são provisórios e ainda não foram publicados em revista científica. A taxa de eficácia representa a proporção de redução de casos entre o grupo vacinado comparado com o grupo não vacinado. a prática, se uma vacina tem 90% de eficácia, isso significa dizer que a pessoa tem 90% menos chance de pegar a doença se for vacinada do que se não for. A análise provisória da Moderna incluiu 95 participantes do ensaio que receberam um placebo ou a vacina. Destes, apenas cinco infecções ocorreram naqueles que receberam a vacina, que é administrada em duas doses com 28 dias de intervalo.
O prefeito de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB), o Dr. Fred, foi reeleito com 100% dos votos válidos. Nenhum grupo político adversário se candidatou à prefeitura do município, sendo necessário apenas um voto para que o atual gestor da cidade se mantivesse no cargo por mais quatro anos. Do total de 8.059 votos contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 6.345 (78,73%) foram no prefeito comunista. Outros 1.000 (12,41%) foram nulos e 714 (8,66%) em branco.
Um levantamento feito pelo G1 aponta que PSDB e MDB perderam o maior número de prefeituras na comparação do 1º turno de 2016 e de 2020. O PSDB foi de 785 para 512 prefeitos eleitos – ou seja, 273 a menos. O MDB perdeu 261 prefeituras (caiu de 1.035 para 774). Já DEM e PP ganharam mais prefeituras, segundo a análise. Apesar da queda, o MDB continua com o maior número de prefeituras. Para o DEM, o salto foi de 266 para 459 (193 a mais). Além disso, três dos sete prefeitos de capitais que já conseguiram a vitória nas urnas são do DEM. O PP pulou de 495 para 682 (187 a mais). Em termos percentuais, as maiores altas foram de Avante (+567%), Patriota (+269%) e Podemos (+231%). Já as maiores quedas são de PTC (-94%), DC (-88%) e PMB (-67%). O levantamento não considera os candidatos a prefeito "sub judice", que aguardam julgamento da Justiça Eleitoral. Após a queda no número de prefeituras de 2012 para 2016 (ano em que também ocorreu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff), o PT registrou mais uma queda. O número de prefeituras conquistadas no primeiro turno foi 179 (75 a menos que em 2016). Apesar disso, o partido é o mais frequente em disputas no segundo turno. Nas eleições de 2016, o PSDB tinha sido o maior vitorioso, quando aumentou o número de prefeitos eleitos de 686 para 785. O PSL, sigla que abrigou o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, elegeu 90 prefeitos no primeiro turno destas eleições – em 2016, foram 30.
O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos conseguiu apenas 1/3 (um terço) dos vereadores eleitos na Câmara Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que confia na sensibilidade dos parlamentares, principalmente dos novos, para priorizar o interesse do povo em suas decisões. “A quem interessa agora uma disputa, uma guerra entre o legislativo e o executivo? Diria que são apenas pessoas que não têm nenhuma ascendência moral para sair por aí pregando a discórdia. O momento é de todo mundo fazer coro no sentido de trazer o interesse público em cima do particular”, defendeu. Vasconcelos adiantou que pretende fazer um convite a todos os vereadores eleitos para uma conversa a fim de que a harmonia em prol do interesse público seja mantida em detrimento de qualquer diferença.
Um casal foi preso na noite de domingo (15), na BR-110, na altura de Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, após ter sido flagrado transportando 20 quilos de cocaína. Os pacotes da droga exibiam a marca e o símbolo da montadora de carros Ferrari. O casal foi abordado após ter sido flagrado fazendo manobra proibida na rodovia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo fez uma conversão proibida na rodovia e foi parado pelos policiais. Na abordagem, o condutor apresentou nervosismo ao apresentar os documentos e responder às perguntas. Na abordagem, a dupla informou que não havia viajado recentemente, mas os agentes encontraram bilhetes de pedágio do dia anterior, que indicam que eles estiveram entre as cidades de Ituverava e Sales Oliveira, no interior de São Paulo. Os policiais então fizeram uma vistoria e encontraram pouco mais de 20 kg de cocaína escondidos dentro do painel do veículo. A dupla foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil na região, para a autuação da prisão em flagrante por tráfico de drogas, e segue aos cuidados da Justiça Criminal para a adoção das medidas legais.
No último domingo (15), Pedro Dais (PSB) foi eleito prefeito da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Ele venceu o candidato Charles Martins (DEM) e interrompeu um perídio de 16 anos que o Democratas administrava o município. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) também divulgou os nomes dos 11 candidatos a vereador eleitos para a próxima legislatura. Os nomes são: Jeovane Costa (PSB), Alessandro Figueiredo (PSB), Naná de Manoel de Maroto (PSB), Luizão (DEM), Paulo Henrique (DEM), Anderson Sonson (DEM), Fabiano de Rael (PSB), Edmilson Tubaína (PSB), Joana D’arc (DEM), Ailton do Coelho (DEM) e Salvador Seabra (PSB).
Os candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não viram a ajuda política reverter em votos nas eleições deste domingo (15). Dos 45 vereadores apoiados em 27 cidades, 10 se elegeram, 35 não se elegeram (31 suplentes). Bolsonaro manifestou apoio aos candidatos durante “lives” na internet, em especial na reta final da campanha. Além dos vereadores, Bolsonaro apoiou 13 candidatos a prefeito – 9 não se elegeram. Ele também deu apoio à coronel Fernanda (Patriotas), candidata ao Senado por MT (o estado teve eleição suplementar para a vaga aberta após a cassação de Selma Arruda, no ano passado). Ela não se elegeu. Entre os não eleitos, está a Wal do Açaí (Republicanos), candidata a vereadora por Angra dos Reis (RJ). Em 2018, ela foi apontada como funcionária fantasma ligada ao gabinete de Bolsonaro quando ele era deputado no Rio de Janeiro. Wal disputou a eleição como 'Wal Bolsonaro', mas recebeu apenas 266 votos. Entre os eleitos, está Carlos Bolsonaro (Republicanos), que conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro com 71 mil votos. A votação recorde, esperada para ele este ano, não se confirmou. O candidato mais votado em todo o país foi Eduardo Suplicy (PT), com 167 mil votos.
O comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) publicou o balanço das ações de policiamento nos 09 municípios de responsabilidade da unidade, durante todo o dia das eleições municipais. Segundo o documento, houve: 01 tentativa de invasão a domicílio em Paramirim; 01 crime de ameaça em Rio do Pires com apreensão de arma de fogo por porte ilegal; e 01 boca de urna e posse de entorpecentes em Livramento de Nossa Senhora. Todos os envolvidos nas ocorrências foram conduzidos às respectivas delegacias de plantão. A Major PM Cleise avaliou que as ocorrências policiais transcorreram de forma esperada. A operação eleições da 46ª CIPM contou com 100% do efetivo de policiais militares e com o reforço da CIPE/Sudoeste e Rondesp, nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Dom Basílio, Érico Cardoso, Caturama, Rio de Contas, Rio do Pires, Botuporã e Jussiape.
O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) foi reeleito no município de Brumado em uma disputa acirrada com o candidato Fabrício Abrantes (DEM). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor acredita que alguns fatores levaram ao resultado, a exemplo do desgaste natural de um grupo político que está no poder há anos. “Com o passar do tempo, há um desgaste natural e uma acomodação por parte daqueles que estão comandando. Ainda que alguns não se dobrem, alguns se acomodam. Outro fator é o poder econômico de alguns grupos que querem chegar à prefeitura. O abuso do poder econômico é uma prática que, se a justiça fosse mais atuante de ofício, sem necessidade de denúncia, teria percebido isso”, declarou. Vasconcelos ainda comentou que o crescimento do grupo político adversário em alguns “bolsões da pobreza” estaria atrelado a esse abuso. “Alguns são muito suscetíveis ao canto da seria, a promessas fáceis de alguém que não tem nenhuma história altruísta na política”, completou.
Nesta segunda-feira, 16 de novembro, o município de Brumado registra 2739 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8364. Entre os diagnósticos: 07 internações, 34 óbitos, 242 pacientes em tratamento e 2463 recuperados. No momento, 80 ainda aguardam resultado laboratorial e 4908 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) foi homenageado pela empresa Elo, que administra a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com uma bela orquídea devido a sua reeleição. A flor foi entregue ao gestor pela administradora Daiane Neves. “Em nome da UTI Elo, nós viemos trazer essa singela homenagem ao prefeito Eduardo Vasconcelos pela confirmação nas urnas da vontade do povo em continuar com um governo sério, comprometido com ações de melhoria e avanço na saúde, educação e políticas públicas. Parabéns, mais uma vez, ao prefeito, por mais uma vitória”, destacou Neves.
O prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), foi reeleito e, em entrevista ao site Achei Sudoeste, disse que, nos próximos 4 anos, pretende dar continuidade ao trabalho iniciado no seu primeiro mandato. “Não gostaria que o trabalho fosse interrompido. Às vezes, as pessoas não têm uma visão de continuidade. Tenho muitas obras, sobretudo de infraestrutura, que precisam ser concluídas”, salientou. O gestor citou as obras de acesso aos distritos, alargamento e abertura de avenidas, os corredores de tráfego, entre outros, como parte de um amplo trabalho de modernização da cidade. “É fundamental que essa parte estrutura tenha prosseguimento”, disse. Ele fez questão de agradecer ao povo de Brumado por ter confiado o quarto mandato a sua pessoa. “Não vou decepcionar porque se, fisicamente, estou em uma idade um pouco mais avançada, isso é compensado largamente pela experiência e pelo preparo ao longo de quatro mandatos”, afirmou. O gestor assegurou que as obras irão continuar no município. “A melhor arma para ganhar as eleições é o trabalho. O nosso grande cabo eleitoral foram as 365 obras feitas em 4 anos. Isso é inquestionável! Resistiu à pandemia, ao poder econômico, ao desgaste do grupo, a tudo”, resumiu.
A mãe do humorista Jotinha recebeu alta médica no domingo (15), após nove dias internada com complicações respiratórias causadas pela Covid-19. Ela estava no Hospital Sagrada Família, em Salvador, desde 6 de novembro, um dia após Jotinha morrer em decorrência do coronavírus. Na saída, ainda dentro da ambulância, Dona Teresinha César, de 88 anos, gravou um vídeo agradecendo a torcida pela sua recuperação. “Obrigado, minha gente! Um forte abraço e um beijo no coração de vocês. Que Deus tome conta de vocês”, comemorou. No vídeo, ela ainda lembrou do filho famoso, ao exibir um cartaz onde estava escrito: “Venci a Covid, papá”, uma referência ao bordão usado por Jotinha. Vinícius Sucupira, sobrinho de Jotinha, afirmou que os outros membros da família que testaram positivo para a Covid-19 também estão recuperados. Duas sobrinhas e o companheiro de uma sobrinha do humorista, que contraíram a doença, não chegaram a ser internados, mas estão curados da infecção.
A candidata Braulina Lima Silva (Republicanos) foi eleita a nova prefeita da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela disse que está muito feliz com a vitória “esmagadora”. “Agradeço em primeiro lugar a Deus. Senti um direcionamento divino. Também tenho uma equipe muito boa que abraçou comigo essa causa. O povo de Aracatu deseja e clama por mudança”, definiu. Lima afirmou que o momento é de organização para pôr em prática o seu plano de governo a partir do próximo ano. “Nosso primeiro projeto é a saúde básica. Sonho com uma Aracatu desenvolvida, em paz, com todos trabalhando satisfatoriamente. Nossos projetos são de uma Aracatu levada a sério, respeitada, que foi pelo que a população mais clamou”, declarou.