O prefeito reeleito em Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, acredita que o maior desafio que os gestores irão enfrentar no próximo mandato é a recessão pós-pandemia. Ao site Achei Sudoeste, ele destacou que as arrecadações caíram bastante nesse período de enfrentamento ao coronavírus. “Estamos muito preocupados. A economia do país ainda não se restabeleceu. Os investimentos estão ocorrendo muito modestamente. Vamos esperar como a economia irá reagir”, pontuou. Para Meira, o destaque se voltará para a agricultura, tendo em vista que, com as últimas chuvas, o homem do campo tem produzido bastante. “Vamos dar condições para o homem do campo produzir”, citou.
O jornal Clarín informou no começo da tarde desta quarta-feira (25) que Diego Armando Maradona morreu após um mal súbito. O astro, que marcou época defendendo a seleção argentina e o Boca Juniors, não teria resistido a parada uma parada cardiorrespiratória, segundo a publicação. Maradona já havia preocupado os fãs no começo do mês, quando foi internado às pressas, com sintomas de anemia. Na época, foi descoberta uma pequena hemorragia no cérebro, e o ex-jogador precisou passar por uma cirurgia para drená-la. Após mais de uma semana de internação, ele recebeu alta no dia 12 de novembro e teria ficado em casa no período.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ainda não retomou a conversa para retorno das aulas no município. O gestor tentou por duas vezes retomar as aulas na rede municipal de ensino, porém foi impedido por decisão da justiça. O secretário destacou que o retorno às aulas não seria obrigatório e que as aulas virtuais seriam mantidas. “Quando o município implantou as aulas on-line, foi identificado que em torno de 30 a 40% dos alunos não estão tendo acesso à plataforma. Ou seja, parte dos alunos está sendo prejudicada. O objetivo do retorno presencial era dar condição de estudo a todos, mas, infelizmente, não conseguimos. Iremos retomar essa conversa em breve”, salientou.
O Brasil registrou, até novembro, 264 crimes de violência contra candidatos ou pré-candidatos às eleições municipais de 2020, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (24) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. Esse número, segundo Barroso, é mais de cinco vezes superior ao verificado nas eleições municipais anteriores, em 2016, quando foram contabilizados 46 crimes de violência contra candidatos.
Na última terça-feira (24), a Polícia Militar, em ação conjunta com a Polícia Civil, deflagrou em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, a Operação Paquera, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa na cidade. A operação culminou com a prisão de dois indivíduos suspeitos de assassinarem um jovem de 27 anos em outubro, durante ato político realizado na Praça da Paquera. Na residência dos acusados, a polícia encontrou certa quantidade de drogas e cápsulas de munições de arma de fogo. Segundo a polícia, ambos fazem parte de uma facção criminosa que pode ter relação com outros homicídios ocorridos no município.
Um casal foi detido, por mandado de prisão preventiva, por estuprar as duas filhas e fazer vídeos dos abusos, nesta terça-feira (24). Os crimes aconteceram no bairro do Lobato, em Salvador, mas os dois foram presos na cidade de Itaberaba, região da Chapada Diamantina. A Polícia Civil detalhou que eles foram denunciados à polícia no ano passado, depois que vizinhos descobriram a situação. O casal estava foragido. O homem foi preso em uma pedreira no bairro Cascalheira e usava um documento falso. Durante a prisão, ele acabou confessando a polícia o verdadeiro nome. Já a mulher foi presa logo em seguida, no bairro Jardim das Palmeiras. A polícia não detalhou onde as crianças, vítimas dos abusos, estão. As idades das crianças também não foram divulgadas. O casal foi preso por equipes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), e está à disposição da Justiça. Os nomes dos dois não foram revelados.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito reeleito em Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, disse que, nos próximos quatro anos, dará continuidade e aperfeiçoara alguns projetos iniciados no primeiro mandato, bem como implementará novos para o desenvolvimento do município. “Estive em reunião com o secretário de saúde em Salvador e viabilizei mais uma unidade de saúde da família para Dom Basílio. Contamos com o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, visto que o município possui poucos recursos”, adiantou. Ainda na área da saúde, Meira citou a entrega do novo hospital municipal, obra realizada com recursos disponibilizados pelo governo estadual durante o enfrentamento à pandemia. “Iremos melhorar mais ainda o atendimento em saúde no nosso município”, assegurou. O gestor garantiu que também viabilizará água tratada para todas as localidades no município, o que é um grande anseio da população. “A nossa grande meta são as obras de saneamento”, declarou.
O esquema de segurança para o 2° turno das eleições municipais, nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista, foi definido nesta terça-feira (24), durante reunião na Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Cerca de três mil policiais e bombeiros atuarão para combater crimes eleitorais. De acordo com a SSP-BA, o policiamento nas duas delegacias será reforçado e o esquema de segurança vai contar com helicópteros, drones, viaturas. Ações preventivas começam a ser realizadas na tarde desta terça. O encontro contou, além do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, com as presenças do subsecretário da SSP, Ary Pereira, o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles de Macêdo, o delegado-geral da PC, Bernardino Brito, entre outras autoridades. Em Feira de Santana, Zé Neto, do PT, e Colbert Martins, do MDB, vão decidir em 2º turno, no próximo dia 29, quem será o próximo prefeito da cidade. Já em Vitória da Conquista, a disputa é entre Zé Raimundo, do PT, e Herzem Gusmão, do MDB.
Com a proximidade da alta estação, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, chamou a atenção para o aumento das arboviroses no município. Ao site Achei Sudoeste, ele voltou a dizer que Brumado reúne todas as condições climáticas necessárias para proliferação do mosquito aedes aegypti. Especialmente em virtude da pandemia do coronavírus, Feres frisou que a população deve reforçar os cuidados com a limpeza dos seus quintais e de suas caixas d’água a fim de evitar o colapso do sistema de saúde. “Cabe a cada cidadão fazer o seu papel no combate ao mosquito”, pontuou. No início do ano, por conta do surto de dengue registrado na cidade, a secretaria precisou solicitar do Governo do Estado o carro fumacê. “A dengue é mais letal que o coronavírus”, observou.
Com a campanha ‘Somos Todos do mesmo Sangue’, a Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros estaduais de todo o país se se uniram com o objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A ação conjunta é inédita e visa destacar a importância da doação de sangue, sobretudo durante a pandemia, período em que houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Ao longo de toda a semana, as 24 unidades de coleta do Hemoba, na capital e no interior do estado, contam com coletas externas, horários diferenciados, homenagens aos doadores e atrações culturais para mobilizar grupos de doadores, profissionais de saúde, sociedade civil, artistas e influenciadores digitais em cada região.
Nos meses de outubro e novembro, o volume de chuvas foi considerado bem satisfatório para a cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. No total, foram acumulados 304 mm durante o período. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de meio ambiente, Antônio Leandro, informou que o índice pluviométrico fez aumentar o volume das barragens do Truvisco e Comocochico. “Não esperávamos esse volume de chuvas para agora, mas para o início do ano de 2021. Diante da situação em que as duas barragens se encontram hoje em termos de captação de volume, ele é bem vindo e vem contribuir para melhoria”, destacou. Apesar do aumento, o secretário disse que o nível das duas barragens ainda está bem abaixo do ideal. De acordo com registro realizado nesta segunda-feira (23), a Barragem do Truvisco está com pouco mais de 5 milhões de m³, o equivalente a 15% de sua capacidade total. Já o Comocochico possui, no momento, 13% de sua capacidade total. “O alívio ainda é pouco, mas já vemos um horizonte positivo para essa safra. A gente espera que, no início do mês de dezembro, mais chuvas possam ocorrer na região”, completou.
Morreu nesta terça-feira (24) em São Paulo, aos 69 anos, o jornalista Fernando Vannucci. Locutor, apresentador e comentarista esportivo, Vannucci deixa quatro filhos. A causa da morte não foi divulgada. Velório e sepultamento devem ocorrer no Rio de Janeiro. O jornalista passou mal pela manhã, socorrido pela empregada e levado ao Pronto Socorro Central de Barueri, na Grande São Paulo. No entanto, não resistiu. Vannucci havia sofrido um infarto em 2019 e colocado um marca-passo. Desde então, tinha a saúde comprometida. Nascido em Uberaba, no Triângulo Mineiro, Fernando Vannucci trabalhou na Globo Minas entre 1973 e 1977. Em seguida, passou a trabalhar no Rio de Janeiro, apresentando diversos programas, como Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico. Na passagem pela Globo, Fernando Vannucci cobriu seis Copas do Mundo: 1978, 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998. Ainda ficou marcado pela criação do bordão “Alô, você!”. Ele também trabalhou em TV Bandeirantes, TV Record, Rede TV e Rede Brasil de Televisão.
Oito dos 15 vereadores da Câmara Municipal de Guanambi, a 141 km de Brumado, foram diagnosticados com coronavírus. Os demais serão submetidos ao teste da Covid-19. A sessão ordinária que aconteceria na última segunda-feira (23) teve de ser suspensa por conta do ocorrido. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, todas as demais atividades que seriam desempenhadas pelos parlamentares também foram canceladas até que os mesmos estejam curados. Os nomes dos parlamentares infectados não foram divulgados.
Após a exoneração do tenente coronel Mucyo de Almeida Vasconcelos, do comando da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), em Brumado, a major Leila Souza Gonçalves Silva, que coordenava o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), assume o cargo após ter sido nomeada para a função pelo governador da Bahia, Rui Costa Santos (PT). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a nomeação de Leila foi publicada nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial da Bahia. Gonçalves terá como subcomandante a capitã Lorena da Silva Vitória Santos. Como diz a música da banda Psirico: “mulheres no comando, mulheres no poder”, essa é a primeira vez que a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Brumado, será comandada por uma mulher. O tenente coronel Vasconcelos deixa o comando da unidade após 1 ano de 4 meses.
O secretário de saúde do estado, Fábio Villas Boas, disse que os casos de coronavírus já aumentaram na Bahia como consequência das campanhas eleitorais. Em Brumado, no entanto, o secretário de saúde Cláudio Feres pontuou que esse aumento ainda não foi registrado. “Nós da secretaria municipal de saúde nos apegamos aos nossos números e a nossa realidade. Há mais de 1 mês, trabalhamos por volta de 200 a 230 casos ativos. A gente estabilizou nessa quantidade”, relatou ao site Achei Sudoeste. O secretário ressaltou que a equipe de saúde do município está monitorando diariamente o número de casos novos e uma avaliação mais definitiva com relação a uma segunda onda do coronavírus em virtude das eleições só se dará nas próximas semanas, conforme a evolução do boletim epidemiológico. “Ainda é muito cedo para dizer se teremos um aumento ou não. Hoje, a nossa realidade é de estabilidade. Em Brumado, está muito cedo para dizer se haverá uma segunda onda”, reiterou.
Nesta terça-feira, 24 de novembro, o município de Brumado registra 2889 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8902. Entre os diagnósticos: 04 internações, 38 óbitos, 237 pacientes em tratamento e 2614 recuperados. No momento, 113 ainda aguardam resultado laboratorial e 5048 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Pai de Zezé di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, de 83 anos, morreu na noite de segunda feira (23), após 14 dias internado em um hospital particular em Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria da dupla na manhã desta terça-feira (24). De acordo com o G1, por meio de nota, o Hospital Órion, onde Francisco estava internado, informou que o paciente morreu às 23h05 por causa de uma parada cardiorrespiratória e uma “instabilidade hemodinâmica”. O velório começou às 10h, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O sepultamento está marcado para as 17h. Porém, as cerimônias serão restritas à família para evitar a disseminação do coronavírus. Também de acordo com a assessoria, Zezé já está na capital goiana. Luciano, que mora em São Paulo, testou positivo para Covid-19 e está em isolamento em casa. Por isso, não irá ao velório. Apesar dos filhos famosos, Francisco Camargo só ficou conhecido nacionalmente em 2005, após o lançamento do filme “Dois Filhos de Francisco”, que contou a história dele e de sua família. Francisco Camargo deixa a esposa, Helena Siqueira de Camargo, de 75 anos, e oito filhos: Mirosmar José de Camargo (Zezé), Marlene José de Camargo, Wellintgton Camargo, Emanoel Camargo, Luciele de Camargo, Welson David de Camargo (Luciano), Wesley José de Camargo e Walter José de Camargo. Outro filho do patriarca da família, Emival Camargo, que foi a primeira dupla com Zezé, morreu em 1975 em um acidente de carro. Ele também tinha dez netos, incluindo a cantora Wanessa Camargo - filha de Zezé, e bisnetos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou quase 64 mil beneficiários do auxílio emergencial entre os doadores de campanhas do primeiro turno das eleições municipais deste ano. Ao todo, os doadores foram responsáveis por repasses que somam mais de R$ 54,5 milhões. O levantamento obtido pela TV Globo foi concluído nesta segunda-feira (23) pelo Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral do tribunal. As informações fazem parte de um cruzamento de um banco de dados de seis órgãos federais, como Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e Ministério Público Eleitoral (MPE). Na quinta fase da análise de dados, os técnicos conseguiram inserir no sistema a lista dos beneficiados com os pagamentos do auxílio emergencial, além dos que recebem o Bolsa Família. Segundo os técnicos, a análise do auxílio emergencial impactou significativamente no total de doações e pagamentos com suspeitas de irregularidades. Agora, são investigados cerca de R$ 589 milhões. A análise identificou 31.725 fornecedores de campanha cujo quadro societário inclui beneficiários do programa Bolsa Família ou do auxílio emergencial. Segundo as prestações de contas, essas empresas foram contratadas para prestar serviços às campanhas e, juntas, receberam um total de R$ 386 milhões. Na etapa anterior da verificação, em 16 de novembro, os dados só levavam em conta o Bolsa Família. Essa checagem já tinha encontrado 1.289 fornecedores com beneficiários do programa social entre os sócios e que tinham recebido um total de R$ 940 mil.
O Podemos (Pode), por meio do Conselho de Ética e Disciplina Partidária, notificou o candidato eleito ao cargo de vereador pela sigla nessas eleições 2020, Renato Santos Teixeira, para apresentar defesa, no prazo de 10 dias, em relação aos fatos constantes na denúncia de descumprimento das normas do estatuto. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, consta na denúncia que no dia 13 de novembro, dois dias antes da eleição, Renato Santos fez duas lives em apoio ao então candidato a prefeito Geraldo Leite Azevedo (PP), descumprindo diversas normas e princípios estatutários, já que o seu partido, o Podemos, indicou como vice-prefeito o médico oftalmologista Aurino Rocha para compor a chapa majoritária do então candidato a prefeito Fabrício Abrantes (DEM). De acordo com a denúncia, Renato Santos se valeu da estrutura partidária, do quociente eleitoral e, sem qualquer justificativa, apoiou candidato adversário, sendo infiel e tentando prejudicar o partido que o elegeu, violando as regras democráticas e gerando insegurança nas futuras relações entre candidatos e partido nas eleições deste município. A denúncia pede ao Conselho de Ética a expulsão de Renato Santos Teixeira do Podemos, uma vez reconhecida a sua infidelidade e a violação ao estatuto partidário.
Um homem foi detido em um trecho da BR-242, na altura da cidade de Barreiras, oeste da Bahia, após ser flagrado em um ônibus comercial, com 19 mil cigarros contrabandeados, de origem paraguaia. O caso ocorreu na tarde de segunda-feira (23). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os cigarros estavam guardados em duas mochilas. Os ônibus tinham como destino a cidade de Caracol, no interior do Piauí. Ainda segundo a PRF, os agentes abordaram o ônibus e encontraram a carga no bagageiro. Ao todo, 95 caixas de cigarro estavam guardadas em duas mochilas. O suspeito afirmou que estava levando os cigarros de São Paulo até o Piauí, a pedido de um familiar. Segundo a polícia, o homem contou que o proprietário da carga havia perdido o mesmo material há poucas semanas, também na cidade de Barreiras. Ele afirmou também que os cigarros foram adquiridos com um motorista de aplicativo em São Paulo, e que frequentemente fazia esse tipo de movimentação – a legislação proíbe o comércio de cigarros paraguaios no Brasil. Após o flagrante, o homem foi levado para a Delegacia de Polícia Judiciária, para a adoção dos procedimentos legais. O material apreendido também foi apresentado à Polícia Civil.
Quatro homens foram presos na manhã desta terça-feira (24), na zona rural de Carinhanha, sudoeste da Bahia, suspeitos de estuprar uma criança de 10 anos. De acordo com a Polícia Civil da cidade, além dos quatro homens presos, um menor, que não teve a idade revelada, teve procedimento próprio instaurado pela prática de ato infracional análogo ao crime de estupro de vulnerável, e também responderá criminalmente. Conforme informou a polícia, no dia 28 de outubro deste ano, a Delegacia de Carinhanha foi comunicada de que uma criança de 10 anos de idade teria sofrido abuso sexual praticado por ao menos seis homens em datas diferentes, relato que foi acompanhado e informado por uma psicóloga e assistente social. Diante da denúncia, a polícia iniciou as investigações. Ao final da apuração, os homens foram indiciados pela Polícia Civil e o inquérito concluído e remetido ao Poder Judiciário, no dia 19 deste mês. A polícia detalhou que as prisões foram realizadas durante a Operação Infante, que cumpriu quatro mandados de prisão preventiva na Agrovila 23, zona rural de Carinhanha. Apenas um dos alvos da operação não foi encontrado, mas de acordo com a polícia, ficou de se apresentar espontaneamente em 24h. De acordo com o G1, a polícia detalha que aquele que tenha conjunção carnal (sexo) ou pratique ato libidinoso (atos destinados à satisfação do instinto sexual que não a conjunção carnal) com menor de 14 anos, ou seja, idade de 0 a 13 anos, incorre no crime de estupro de vulnerável, cuja pena de prisão é de 8 a 15 anos.
A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para esta semana no Brasil é a maior desde maio, apontam dados do Imperial College de Londres, no Reino Unido. A atualização da estimativa foi divulgada nesta terça-feira (24) e se refere à semana que começou na segunda (23). O relatório mostra que o índice está em 1,30. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 130 pessoas. Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (Rt de até 1,45) ou menor (Rt de 0,86). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 145 ou 86, respectivamente. A última vez que a taxa de transmissão no Brasil esteve tão alta foi na semana de 24 de maio, quando atingiu 1,31, segundo dados levantados pelo G1. O valor máximo possível naquela data, considerando a margem de erro, foi de 1,34. A última vez que a taxa máxima de transmissão no país foi maior do que a vista nesta semana foi na semana de 17 de maio. Naquela data, o Rt estava, de novo, em 1,30, mas o valor máximo podia chegar até 1,47, segundo a margem de erro. Os cientistas apontam que “a notificação de mortes e casos no Brasil está mudando; os resultados devem ser interpretados com cautela”. Simbolizado por Rt, o “ritmo de contágio” é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.
Um acidente entre um veículo de passeio e um caminhão deixou um morto e dois feridos no distrito de Fazendinha, na zona rural de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. A colisão aconteceu por volta de 22h30 de domingo (22). Segundo informações da PM ao site Achei Sudoeste, um dos passageiros, identificado como Sebastião Antônio de Lima, ficou preso às ferragens e morreu no local. As outras duas vítimas, Noel Lima Oliveira e Daniela Silva, foram socorridas pelo Samu 192 e encaminhadas para uma unidade de saúde da região. Não há mais informações sobe o estado de saúde das vítimas. O motorista do caminhão fugiu do local após o acidente.
Após 2030, passado o ciclo solar de 10 anos de boas chuvas, os estudos apontam que as secas prometem ser bastante severas no sertão nordestino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o geógrafo e pesquisador em Climatologia Rosalves Lucas Marcelino alertou que as autoridades devem se preparar agora traçando estratégias inteligentes para armazenamento de água e convivência com a seca. “Esse ciclo é previsível. As autoridades devem investir em obras de armazenamento, de barramento de água, como já sabemos há milênios. Falta vontade política, recursos nós temos. Temos que nos preparar agora”, argumentou.
O vereador eleito Alisson Julio (Novo) registrou um boletim de ocorrência na noite de domingo (22) após ser alvo de ameaças de morte e insultos ofensivos em Joinville, no Norte de Santa Catarina. O caso foi registrado uma semana após a vereadora Ana Lúcia Martins (PT) também ter sido ameaçada no ambiente virtual. Alisson foi o candidato mais votado de Santa Catarina, com 9.574. De acordo com o G1, ele tem 32 anos, é cadeirante e sofre com a doença genética Amiotrofia Muscular Espinhal (AME). No fim da tarde de domingo ele recebeu um e-mail que ofendia a vereadora Ana Lúcia. Após se posicionar e repudiar o ato nas redes sociais, o político recebeu mais duas mensagens com ameaças envolvendo ele e a vereadora petista. Em uma das mensagens o autor diz para Alisson: “Também vai morrer se eu conseguir matar a Ana e sair vivo da casa dela. Eu também tenho seu endereço”. Após o vereador eleito registrar um boletim de ocorrência, o autor dos e-mails enviou uma nova e escreveu frases racistas em referência à vereadora eleita Ana Lúcia e ofensas ao político: “Dei um crédito por você ser branco, mas você pisou na bola”.