A família de um brumadense está buscando ajuda para conseguir informações sobre o parente que residia na Alemanha. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Sidneia Silva Santos, irmã da vítima, relatou que a família ficou sabendo por terceiros que o mesmo está morto, mas nada oficial. “Estamos desesperados. Já entramos em contato com diversos números para saber se ele está morto ou vivo, mas ninguém diz nada concreto. A pessoa que entrou em contato comigo falando da morte do meu irmão e o dono do apartamento onde ele morava me bloquearam. Estamos de pés e mãos atadas. Minha mãe está sofrendo muito”, relatou.
Sidneia contou ainda que a família ficou sabendo que ele ganhava a vida no país estrangeiro como travesti. “Ele estava há 1 ano e meio lá. Chegou a ficar hospitalizado por conta de um infarto. A pessoa que estava acompanhando ele no hospital arrumou o passaporte pra ele voltar e se tratar aqui, mas ele não quis. Fugiu do hospital e foi para o interior da Alemanha”, disse. O último contato da família com o brumadense ocorreu na sexta-feira (06). Na oportunidade, a irmã afirmou que ele estava muito alegre. Desde então, estão sem notícias. “Falaram pra gente que encontraram ele morto na cama, mas não mandaram nenhuma foto”, completou. A família quer mobilizar a embaixada brasileira para entrar em contato com a Alemanha e resolver o impasse.
Para evitar o compartilhamento de objetos no dia da votação, a Justiça Eleitoral recomenda que cada eleitor leve a sua própria caneta para assinatura na seção. Ao Achei Sudoeste, o chefe do cartório eleitoral, Ígor Araújo, destacou que a recomendação faz parte de uma série de medidas listadas pela justiça eleitoral para evitar a disseminação do novo coronavírus durante o processo das eleições. “Embora nas seções eleitorais haverá canetas para assinatura dos eleitores no caderno de votação, bem como álcool para que essa caneta possa ser periodicamente higienizada, o recomendável é que cada um leve a sua caneta para evitar esse compartilhamento, visto que isso pode ser um ponto de contaminação”, pontuou.
Pesquisadores dos Estados Unidos afirmam ter obtido sucesso nos estágios iniciais de desenvolvimento de uma vacina contra um tipo específico de câncer de mama. O estudo está na fase de testes em cobaias, mas os cientistas dizem que a técnica foi capaz de destruir as células cancerosas e também de criar memória imunológica, que forneceu proteção contra o ressurgimento do tumor. Publicada na revista científica "Nature Communications", a pesquisa foi conduzida pelo Instituto Wyss, da Universidade de Harvard (EUA), em parceria com o Instituto do Câncer Dana-Farber. O estudo teve como alvo o câncer de mama triplo negativo, que representa 15% dos casos de câncer de mama no mundo, é mais frequente entre mulheres jovens e é considerado o mais agressivo. As chamadas "vacinas" contra o câncer estão em desenvolvimento ao menos desde 2009. O termo é usado ainda que elas sejam aplicadas em situações na qual a doença já está instalada, lembrando também a ação de um medicamento. A principal estratégia dessas vacinas consiste em pegar moléculas das células cancerosas e usar nelas substâncias que permitam que o corpo as reconheça e as destrua. O procedimento tenta driblar o principal mecanismo de ação do câncer, que é justamente impedir que o corpo identifique o crescimento desordenado das células do próprio paciente como uma ameaça. No caso da vacina desenvolvida por Harvard, os pesquisadores buscaram fazer com que o medicamento tivesse a efetividade da quimioterapia (tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes) e a eficácia de longo prazo da imunoterapia (que auxilia o próprio sistema imunológico do paciente a identificar e combater o câncer).
O Promotor de Justiça da 90ª Zona Eleitoral, Millen Castro Medeiros de Moura, baixou uma recomendação ministerial com orientações a todos os envolvidos no pleito eleitoral de 2020. Aos eleitores, somente é permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Devido à pandemia do coronavírus, também deve-se manter distância mínima de 1 metro e evitar contato físico com os outros eleitores na fila de votação; limpar as com álcool gel antes e depois de votar; nos locais de votação, não faça qualquer atividade que exija a retirada da máscara; permaneça no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar; e, se tiver febre no dia da votação ou se teve Covid-19 nos 14 dias antes da eleição, fique em casa. Com relação aos servidores da justiça eleitoral e mesários, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras, é proibido o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato. O Ministério Público, as Forças Policiais e a Justiça Eleitoral imprimirão forte fiscalização para inibir a compra de votos, o transporte ilegal de eleitores, a coação eleitoral, o derrame de “santinhos” ou quaisquer outros crimes eleitorais ou comuns.
Para otimizar os serviços, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) localizadas em municípios do interior vão mudar os horários de atendimento por hora marcada. A partir da próxima segunda-feira (16), todas as Ciretrans, Retrans informatizadas e postos avançados do órgão passarão a funcionar durante a semana, das 7h às 14h (serviços agendados) e das 14h às 16h (expediente interno). As exceções são a Retran de Pojuca e o Posto Avançado de Luís Eduardo Magalhães, que irão funcionar das 8h às 15h (hora marcada) e das 15h às 17h (expediente interno). Nas Retrans que ainda não foram informatizadas, o atendimento será das 7h às 13h. De acordo com a coordenadora das unidades descentralizadas do Detran-BA, Carla Santiago, as mudanças têm o objetivo de melhorar o padrão de atendimento, em sintonia com as demandas das cidades. “A Bahia é grande. Temos postos em todas as regiões do estado, que agora vão funcionar com uma nova dinâmica e horários definidos em cima das necessidades dos municípios por serviços de trânsito, além de minimizar as dificuldades impostas pelo novo coronavírus”, explicou. Em função da pandemia da Covid-19, o Detran-BA oferece os procedimentos de habilitação e veículos, na capital e no interior, somente por agendamento prévio no portal www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo SAC Digital, para evitar aglomerações. Na plataforma eletrônica do Estado, o cidadão tem a comodidade de escolher a data, o horário e local em que deseja realizar o serviço.
Há cerca de 15 dias, a Comarca de Brumado recebeu do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) um carregamento com diversos materiais de proteção e higienização para utilização durante o pleito. Ao site Achei Sudoeste, o chefe do cartório eleitoral, Ígor Araújo, disse que os materiais estão em processo de separação para distribuição às seções eleitorais. “Naturalmente, como a pandemia foi algo imprevisto e que não constava no orçamento do TRE, os materiais foram obtidos por meio de doação da classe empresarial, o que possibilitou que nós tivéssemos esses equipamentos de proteção individual para destinar aos trabalhadores e colaboradores da justiça eleitoral”, destacou. Entre os materiais: álcool gel, protetor facial, álcool desinfetante e máscaras descartáveis. “Essas medidas, juntamente com a conscientização de todos os envolvidos, é que nos permitem falar em uma segurança do processo eleitoral”, concluiu.
Pelo menos 11 pessoas morreram depois que o tufão Vamco atingiu o sul da principal ilha das Filipinas, Luzon, informou nesta quinta-feira (12) a agência de desastres do país. Essa já é a terceira grande tempestade a afetar o arquipélago em menos de um mês. Muitos bairros de Manila, capital filipina, ficaram alagados. Há nove pessoas desaparecidas. O tufão, com ventos de mais de 155km/h, já deixou o litoral da ilha e partiu em direção ao Mar da China. Uma das regiões mais afetadas, Bicol, ainda não se recuperou dos tufões anteriores, Molave e Goni, que deixaram milhares de desabrigados e graves inundações nas últimas semanas. Autoridades alertaram para o risco de deslizamentos de terra, assim como de mar revolto. Cerca de 180 mil pessoas ficaram desabrigadas e foram deslocadas para abrigos em escolas e academias, segundo a Defesa Civil. Os serviços meteorológicos alertaram que a costa, incluindo Manila, ainda pode ser afetada por mais tempestades neste mês. O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse em um comunicado que o governo tem “a situação sob controle” e prometeu indenizações e atendimento psicológico para os afetados. As Filipinas são um arquipélago de mais de 7,6 mil ilhas que registram anualmente cerca de 20 grandes tempestades. Em 2013, o tufão Haiyan deixou mais de 7,3 mil mortos, sobretudo na cidade de Tacloban, no centro do país.
Na quarta-feira (11), um homem foi preso por suspeita de tráfico de drogas Brumado. Com ele, foram encontradas três porções de maconha e uma quantia em dinheiro. A prisão também fez a polícia descobrir um sistema de “delivery” de drogas na cidade. A PM chegou até o suspeito após denúncias de que uma motocicleta branca estaria na região da Câmara Municipal de Vereadores entregando drogas. No local, os militares encontraram a moto estacionada e identificaram o suspeito. Ele foi levado para a delegacia com as drogas e os objetos apreendidos. Ainda segundo a PM, o motociclista é acusado de ser o principal entregador de drogas de Brumado.
O motorista de uma carreta foi detido após ser flagrado transportando 18,46 m³ de madeira nativa, de origem ilegal, na tarde de quarta-feira (11), em Senhor do Bonfim, cidade do norte da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu por volta das 17h45, no KM-117 da BR-407. Os agentes abordaram a carreta acoplada a um semirreboque, carregada de madeira serrada e preparada para uso comercial. Ainda de acordo com a PRF, a madeira é oriunda do estado do Pará e tinha como destino a cidade de Riachão do Jacuípe. Na abordagem, os policiais solicitaram os documentos do veículo, da carga e as autorizações ambientais. De acordo com os agentes, ao analisar a autenticidade da documentação e após consulta aos sistemas, foram encontradas divergências com a guia apresentada, e foi constatado que o documento apresentado pelo motorista já constava como recebido e não poderia estar realizando uma nova viagem. Após a constatação, o motorista do caminhão foi detido e, posteriormente, foi liberado após a assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência. O veículo e a carga foram apreendidos e disponibilizados ao órgão ambiental competente (INEMA).
O Ministério Público, por intermédio do Promotor de Justiça Eleitoral, ajuizou uma ação inibitória eleitoral, com pedidos de tutela de urgência antecipada, em desfavor das coligações majoritárias e partidos políticos que estão concorrendo nesta eleição na cidade de Brumado (veja aqui). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a ação visa garantir a efetividade do direito à saúde em razão da ameaça de violação de regras sanitárias e risco de disseminação da Covid-19, o novo coronavírus, durante os atos de campanha. De acordo com a Polícia Militar, estão previstos para os próximos dias diversos eventos comunicados pelos acionados, os quais têm convocado a comunidade a participar de caminhadas, carreatas e comícios em vários locais do município, o que foi proibido em recente resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). “Enfim, diante da coexistência dos requisitos legais, antecipo a tutela de urgência inaudita altera pars, e determino aos acionados que suspendam todos os eventos presenciais já comunicados, previstos a partir desta data, exceto carreatas com no máximo sessenta veículos, que deverão ser passados por prévia desinfecção e cujas janelas deverão permanecer abertas, valendo destacar que pessoas a pé não poderão acompanhar a carreata; durante o evento não poderão distribuir panfletos, adesivos ou outros impressos ou similares. Materiais gráficos poderão ser entregues nas residências dos eleitores ou no comitê de campanha”, determinou o juiz Genivaldo Alves Guimarães. Em caso de descumprimento, com fundamento no art. 139, IV, do CPC, foi fixada multa, a cada acionado, no valor de R$ 200 mil.
Uma mulher foi presa em flagrante por furtar R$ 100 da bolsa de uma passageira, dentro de um ônibus que viajava pela BR-116, em um trecho da cidade de Milagres, a cerca de 260 km distante de Salvador. O crime ocorreu na segunda-feira (9), quando os viajantes desembarcaram do veículo para almoçar. A vítima, uma adolescente de 17 anos, acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) quando retornou ao ônibus e notou a falta do dinheiro dentro da bolsa. O objeto estava fora da posição que havia colocado no bagageiro superior e percebeu que os itens haviam sido revirados. Somente três pessoas não haviam desembarcado do veículo. Dentre elas, uma mulher que, segundo a PRF, demonstrou nervosismo com a presença dos agentes e confessou ter subtraído o dinheiro da bolsa da garota. Uma das cédulas estava escondida no cabelo e a outra, segundo os policiais, ela escondeu em uma das mãos durante a abordagem. Ainda de acordo com a PRF, uma pesquisa foi feita no sistema de segurança, e foi constatado que a mulher possuía um registro de crime em São Paulo por furto a um supermercado. A mulher foi autuada em flagrante e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Milagres para a adoção das medidas legais.
O candidato a vereador Lucas Cruz de Oliveira (PCdoB), o Lucas de Aurim, sofreu uma tentativa de homicídio, na noite da última quinta-feira (12), na comunidade de Caraíbas, na zona rural da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado. O comunista divulgou vídeos nas redes sociais narrando os fatos e lamentando o ocorrido. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Lucas estava no local com sua equipe de campanha pedindo votos, quando teve seu carro alvejado por tiros.
Um dos projeteis acertou de raspão um membro da equipe de campanha do candidato que estava no veículo. De acordo com o candidato, a suspeita é de perseguição política. A Polícia Militar foi até o local e registrou a ocorrência. A vítima foi encaminhada para o Hospital Aurélio Rocha, em Paramirim, e passa bem. A polícia civil já investiga o caso. Nas eleições do próximo domingo (15) 77 candidatos vão concorrer ao cargo de vereador. Na eleição majoritária, três candidatos disputam a prefeitura.
O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, deferiu uma liminar pleiteada pela coligação “Um novo tempo para Brumado” e suspendeu a divulgação da pesquisa do Jornal A Tarde em parceria com Potencial Consultoria e Pesquisas Ltda. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o jornal divulgaria o certame nesta sexta-feira (13). Com o registro de número BA-09926/2020, a pesquisa havia sido registrada no último sábado (07) para a entrevista de 600 pessoas. De acordo com a decisão, a empresa ainda não disponibilizou, via PesqEle o arquivo contendo delimitação dos bairros abrangidos na pesquisa, com o número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados nos respectivos bairros. Ainda de acordo com a decisão, é certo que a Resolução TSE nº 23.600/2019, no art. 2º, par. 7º, I, permite a complementação no que refere-se aos bairros abrangidos. O juiz escreveu que, entretanto, já deveriam constar do PesqEle as informações relativas ao número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados. Para o magistrado, trata-se de formalidade essencial, prevista na Resolução TSE 23.600 e na Lei 9.504/97, art. 33, IV e soma-se a isso a ausência de assinatura do estatístico. Para Alves, certamente toda pesquisa eleitoral tem aptidão para influenciar no resultado das urnas. “Enfim, diante da coexistência dos requisitos previstos no art. 16, par. 2º, da Resolução TSE nº 23.600/2019, e art. 300 do CPC, determino a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa impugnada. Para a hipótese de descumprimento da decisão fixo multa de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), sem prejuízo de outras medidas”, sentenciou Guimarães.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) estabeleceu uma série de medidas de segurança para o dia de votação na região de Barra da Estiva. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Promotora Maria Salete salientou que, em decorrência da pandemia, a principal preocupação do órgão é fazer valer a democracia através da votação, porém levando em conta as diretrizes sanitárias estabelecidas pelas autoridades da saúde. “Estão proibidos eventos políticos presenciais. Também estão estabelecidas uma série de regras. Qualquer descumprimento à lei eleitoral, a pessoa estará sujeita às implicações dos crimes previstos”, disse. Na Zona Eleitoral que abrange os municípios de Barra da Estiva, Ibicoara e Iramaia, a promotora relatou que a maioria dos partidos e coligações atendeu ao acordo quanto a não realização de eventos presenciais, com foco na campanha virtual. “Tivemos alguns casos isolados de pequenas manifestações com aglomerações de pessoas. A Polícia Militar prontamente entrou em ação. Foi uma minoria”, pontuou. Para o dia de votação, no próximo domingo (15), Salete orientou os eleitores a manterem o distanciamento de 1 metro, utilizarem máscara protetiva e álcool gel, bem como não levarem crianças ou acompanhantes para as seções eleitorais. “Eles devem permanecer no local de votação apenas o tempo suficiente para votar, Compareçam as suas seções e exerçam o seu direito à cidadania”, completou.
O depósito de urnas da cidade de Brumado é um polo regional que atende a cinco zonas eleitorais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe do cartório eleitoral de Brumado, Ígor Araújo, informou que as urnas das cidades de Ituaçu, Barra da estiva, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim e Macaúbas já foram preparadas e despachadas. Segundo ele, na manhã de ontem (11), as urnas da 90ªZona, que atende as cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, foram alimentadas. “Essas urnas estão em modo de distribuição. Para Aracatu e Malhada, serão distribuídas no sábado à tarde. No domingo, a partir das 4h, para as diversas seções no município de Brumado”, pontuou.
Para votar no próximo domingo (15), o eleitor precisa apresentar um documento oficial de identificação com foto. O chefe do cartório eleitoral de Brumado, Ígor Araújo, também recomenda o uso do aplicativo e-título para facilitar o processo de votação. Nele, constará a seção atualizada de votação do eleitor. “O e-título também serve como documento de identificação. É a única hipótese em que é dispensada a apresentação de documento oficial com foto”, frisou ao site Achei Sudoeste.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a coligação “Um novo caminho para Brumado”, encabeçada pelo candidato a prefeito Fabrício Abrantes (DEM) e pelo vice Aurino Rocha (Podemos), irá processar o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e seu vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB), por pedido de cassação com intenções eleitoreiras (veja aqui). Para Abrantes, a ação foi utilizada com propósito político de prejudicá-lo, colocando-o no mesmo nível do candidato adversário, que já foi cassado por duas vezes pela Justiça Eleitoral de Brumado. De acordo com Fabrício, o uso indevidamente do poder judiciário, com o intuito de prejudicar adversário político, é conduta proibida pelo Código Eleitoral. Segundo ele, sua equipe jurídica de sua campanha tomarão as medidas cabíveis.
O embaraço político na capital do minério está ganhando contornos inesperados na reta final da campanha eleitoral. Na tarde desta quinta-feira (12), após tomar conhecimento da saída do Partido dos Trabalhadores (PT) da chapa majoritária de Geraldo Leite Azevedo (PP) à prefeitura de Brumado, o senador baiano e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) gravou vídeo apoiando a candidatura do atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). De acordo com a publicação, o senador contou da desistência de outra candidatura apoiada pelo partido como base para declarar apoio a Vasconcelos. Wagner ainda narrou os trabalhos realizados ao lado de Eduardo quando era governador da Bahia.
Após o anúncio do candidato a vice-prefeito José Ribeiro Neves (PT), da chapa de Geraldo Leite Azevedo (PP), declarando apoio ao candidato Fabrício Abrantes (DEM) (veja aqui), nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Vitor Bonfim (PL) e vereadores do Partido Progressistas (PP) também manifestaram apoio ao democrata. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em uma reunião de Bonfim, que era o principal apoiador da campanha de Azevedo, com os candidatos a vereadores do PP, foi anunciado o apoio a Fabrício. Mesmo com a manutenção da candidatura, Leite perdeu praticamente todos os seus aliados políticos e sua campanha sofreu uma grande baixa. Nas próximas horas, o Partido dos Trabalhadores (PT) deve se reunir com os candidatos a vereador e anunciar apoio a Abrantes.
O governo da Argentina legalizou o cultivo da maconha para uso próprio e com fins medicinais no país nesta quinta-feira (12). O decreto do presidente Alberto Fernández foi publicado no diário oficial da Argentina. Os argentinos também podem cultivar a planta em grupos, desde que seja para uso próprio e fins médicos. O decreto regulamenta uma lei de 2017 que permitia o uso de óleos feitos com base na planta da maconha, mas que ainda mantinha o cultivo proibido, assim como a posse de sementes. “É impostergável criar um marco regulatório que permita acesso seguro e inclusivo a quem quiser usar a cannabis como ferramenta terapêutica”, diz o texto do decreto. Além do cultivo para consumo próprio, as farmácias estão autorizadas a vender óleos e cremes feitos de cannabis. Para ter a permissão para comprar ou plantar, os argentinos precisam se cadastrar em um programa nacional de cannabis, ligado ao Ministério da Saúde. Havia uma pressão política de pais de crianças com doenças graves que poderiam se beneficiar de remédios feitos de cannabis, mas que tinham dificuldade para encontrar os produtos.
A Coligação “Brumado Acima de Tudo”, do candidato a prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do vice Édio da Silva Pereira (PCdoB), ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), contra o Fabrício Abrantes (DEM) e Aurino Rocha (Podemos), nesta quinta-feira (12). Segundo informou a assessoria de Vasconcelos ao site Achei Sudoeste, o pedido na justiça pede a aplicação de multa e inelegibilidade por oito anos de Abrantes e Rocha, por abuso de poder econômico, caixa 2 e compra de votos. De acordo com a ação, a coligação de Eduardo alega que os candidatos através do apoiador Roberto Gama realizou serviços com retroescavadeiras e caçambas, além de fornecer bebida alcoólica em reunião, o que é vedado pela legislação eleitoral. O processo será julgado pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira (12), apontou que, em 2019, a Bahia possuía, em números absolutos, a maior quantidade de pessoas extremamente pobres e a segunda maior de pobres. Segundo a pesquisa, no ano passado, quatro em cada 10 moradores do estado (40,4% da população) estavam abaixo da linha da pobreza monetária, com renda domiciliar per capita menor que R$ 428. Além disso, pouco mais de 1 em cada 10 (12,5%) estava abaixo da linha de extrema pobreza, com renda domiciliar per capita menor que R$ 148. De acordo com o IBGE, essas proporções praticamente não se alteraram desde 2016 e davam à Bahia, em 2019, o 2º maior número absoluto de pobres, com 6 milhões de pessoas, e o maior número de extremamente pobres do país, que totalizava 1,853 milhão. Já em termos percentuais, a Bahia (40,4%) ficava na 11ª posição entre os estados - caindo 4 posições no ranking, já que havia sido 7º em 2018. Maranhão (52,2%), Amazonas (47,4%) e Alagoas (47,2%) tinham os maiores percentuais de população abaixo da linha de pobreza em 2019 em termos percentuais. No outro oposto, Santa Catarina (7,5%), Rio Grande do Sul (11,1%) e Distrito Federal (11,2%) tinham as menores proporções de pessoas na linha de pobreza.
O juiz José Eduardo das Neves Brito, da 63ª Zona Eleitoral, suspendeu duas pesquisas irregulares na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Em uma delas, a coligação “Novas Ideias Para Mudar Caetité” propôs representação para impugnação da pesquisa em face de LR Consultoria e Pesquisas Ltda. Argumenta que a pesquisa não pode ser divulgada em razão de estar em desacordo com as exigências da justiça eleitoral. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em sua decisão, o magistrado acatou a liminar, visto que considerou que a pesquisa está permeada de diversas falhas técnicas, as quais podem levar o eleitor a ser enganado. A mesma coligação também apresentou representação de impugnação em face de Denivaldo da Conceição Fernandes de Oliveira/Fernandes Consultoria por divulgação de pesquisa com grave erro de forma. “Assim sendo, eivada por recorrentes falhas técnicas, jamais poderá a pesquisa sob enfoque ser levada, mercê de divulgação, ao público externo. Seria permitir que o eleitor, ao se valer da divulgação da pesquisa referenciada, para efeito de orientação acerca da real situação dos candidatos postos no certame, em busca de sua eleição para o cargo de prefeito deste Município, fosse impiedosamente enganado”, sentenciou o juiz.
Em virtude da pandemia, uma série de medidas de biossegurança está sendo tomada para preservar a saúde dos 68 mil eleitores aptos a votar na 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz Genivaldo Alves Guimarães assegurou que a Justiça Eleitoral já tomou todas as providências para impedir a propagação do vírus durante o processo de votação. “A Justiça Eleitoral da Bahia providenciou três carretas com equipamentos de proteção individual, como máscara, álcool, luvas, e já distribuiu para todas as seções eleitorais. Em Brumado, já temos todo esse material”, citou. O magistrado ainda pediu para que os eleitores compareçam ao pleito para votar, visto que tudo está sendo preparado para garantir a segurança de todos os colaboradores e eleitores. “Os eleitores devem ficar tranquilos. Compareçam! Não deixem de votar! Os locais de votação estarão seguros. O risco de contaminação é praticamente zero”, declarou.
Um detento foi achado morto em uma das celas do Conjunto Penal de Eunápolis, cidade do extremo sul da Bahia, na terça-feira (10). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), nesta quarta-feira (11). Segundo a secretaria, o detento foi identificado como Joelmí Ramos dos Santos e estava no conjunto de forma provisória. Ainda de acordo com a Seap, o detento chegou a ser atendido na enfermaria da unidade após apresentar dores na cabeça. Após a morte, foi feito o teste para Covid-19 no homem. A secretaria pontuou, no entanto, que ainda não é possível apontar as causas da morte. O resultado do exame deve sair nos próximos dias.