Indagado pelo site Achei Sudoeste acerca da proposta de aumentar o número de assentos de 13 para 15 vereadores na Câmara Municipal, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pediu licença para não opinar e se resguardar sobre o assunto enquanto estiver na cadeira executiva. “Enquanto eu estiver na cadeira administrativa prefiro não opinar, mas, quando eu deixar o executivo, aí vocês podem me questionar que terei imenso prazer em responder como cidadão comum. Nesse momento, não quero que pensem que minha opinião estaria interferindo nas decisões das demais esferas de poder. Embora eu tenha minha opinião, não quero que interpretem que estou invadindo as demais esferas”, argumentou. Mesmo omitindo a sua opinião a nível local, o prefeito deixou bem claro que não se agrada do inchaço nos parlamentos em escala geral, seja a nível federal, estadual ou municipal. “É gente adoidado dando palpite, tanto que a nossa constituinte completou trintas anos e ainda não está concluída. Mas contem tantas emendas partidas dos parlamentares, que mais parece uma gigantesca colcha de retalhos, tão grande é, que já está maior que o Alcorão e a Bíblia juntos”, criticou o gestor.
Para Vasconcelos, é necessária uma redução no número de assentos nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas estaduais e na câmara federal dos deputados, até mesmo com a extinção do senado e da divisão geográfica do país em estados. “Temos mais de 500 deputados em Brasília, mas penso que deveríamos ter um deputado para cada um milhão de habitantes no país, o que seria 210 deputados. Mesmo assim ainda seria muito, como chegar a um acordo com aquela multidão de deputados? Aí ficam o tempo todo discutindo quem envernizou a asa da barata e nunca se chega a lugar nenhum. Se reúnem apenas para decidir quando será a próxima reunião. Nas câmaras municipais tem vereadores que tomam posse hoje pensando apenas na sua reeleição daqui a quatro anos”, disparou. Apesar de não querer se manifestar sobre o assunto, Eduardo deixou escapar o seu ponto de vista sobre o número ideal de vereadores para municípios do porte de Brumado. “Em um tribunal de júri, uma vida humana, que é muito mais importante, pode ser julgada por sete jurados. Por que sete vereadores não podem equacionar assuntos para um município com menos de 100 mil habitantes? Enquanto prefeito, não quero opinar sobre as decisões internas do legislativo, mas defendo que se deve enxugar os parlamentos de norte a sul do país”, pontuou.
Brumado foi eleita pelo Sebrae em primeiro lugar no estado da Bahia como cidade empreendedora. Quarenta municípios disputavam o título e o órgão levou em conta diversos aspectos, entre os quais celeridade nas ações públicas, gestão pública eficiente e sala do empreendedor consolidada e com atuação rural, comercial e industrial. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Coordenador da Sala do Empreendedor em Brumado, Jansen Ricardo, destacou que, dos 417 municípios da Bahia, 40 foram contemplados com o projeto Cidade Empreendedora e, destes, Brumado foi destaque ficando em primeiro lugar na classificação geral. “Este prêmio eleva o município de Brumado a uma perspectiva de inovação e celeridade com as ações públicas voltadas para empreender. Este destaque vai estar estampado no cenário nacional através das ações do Sebrae e aberto a todo empresariado a nível nacional e internacional. Esse prêmio traz para Brumado a geração de emprego e renda e a seriedade firmada por meio das ações públicas voltadas para o empreendedor em toda região sudoeste”, destacou. O prêmio Cidade Destaque Empreendedora 2018 foi entregue em cerimônia realizada no Fiesta, na cidade de Salvador, pelo Sebrae nacional. O evento acontece anualmente.
Na quarta-feira (28), a Polícia Civil da cidade de Caraíbas, a 88 km de Brumado, cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Criminal contra João Bosco Paixão, de 55 anos, que é acusado de pedofilia. De acordo com o Blog do Ricardo Nolasco, a polícia apurou a prática do crime de estupro de vulnerável praticado pelo homem contra uma criança de 08 anos. O crime ocorreu em fevereiro deste ano, na cidade.
Uma grande mobilização nas redes sociais e nas ruas de Brumado pretende desarticular a proposta de aumentar o número de vereadores de 13 para 15, a partir da próxima legislatura, em 2021. Membro do movimento social que, em poucos dias, recolheu mais de 1000 assinaturas, o servidor público Fernando Coelho falou ao site Achei Sudoeste sobre a mobilização social. “O momento é de contenção de gastos e crise fiscal. Não cabe essa proposta de aumentar o número de vereadores e o município não se encontra em uma posição favorável para criar uma despesa dessa natureza. Recentemente, pegamos um empréstimo de R$ 20 milhões para ações básicas de infraestrutura, como pavimentação e canais pluviais, dinheiro esse que deveríamos ter em caixa. Embora exista previsão legal, não se faz obrigatório esse aumento, pois cria-se um gasto extra que poderia estar sendo devolvido ao município. Dessa forma, estamos defendendo uma redução de custos e privilégios. Os salários estão além da realidade local e ainda há muitas regalias, o que aumenta os custos por cada vereador, o que é pago pelo contribuinte”, argumentou.
O servidor questiona a real produção dos parlamentares, que não vêm atuando dentro de suas prerrogativas legislativas. “Muitos vereadores de Brumado não exercem suas funções primordiais como é a de fiscalizar ações do executivo e na criação de leis. Tem órgãos em Brumado que realizam o papel fiscalizador melhor que os próprios vereadores. Se a câmara tivesse representantes de qualidade, ninguém estaria questionando o aumento de cadeiras, mas a comunidade não tem visto essa atuação dos nossos legisladores. Não há um projeto de lei de legado para o benefício da nossa comunidade. A sociedade mais politizada tem julgado essa falta de atuação dos vereadores. A sociedade está mostrando aos vereadores que é contrária a postura que os mesmos têm adotado”, completou. O projeto para o aumento no número de parlamentares na câmara de Brumado entrará em votação na sessão desta sexta-feira (30). Na oportunidade, membros do movimento social contrários ao projeto farão uso da tribuna livre no intuito de sensibilizar os vereadores a reprovarem a proposta. A expectativa é de plenária cheia para os debates.
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,7% no trimestre encerrado em outubro, mas ainda atinge 12,4 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a sétima queda mensal seguida do desemprego no país e da taxa mais baixa desde o trimestre terminado em julho de 2016, quando foi de 11,6%. A queda foi puxada mais uma vez pelo aumento do número de trabalhadores sem carteira e por conta própria, que bateram recorde. Em termos de contingente, o número de desempregos é o menor desde dezembro do ano passado, quando o país reunia 12,3 milhões de desocupados. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de pessoas que procuram trabalho e não encontram caiu 3,1% (menos 389 mil pessoas). A população ocupada e com rendimentos no país aumentou 1,4%, reunindo 92,9 milhões de brasileiros. Em 1 ano, cresceu 1,5%, o que representa 1,4 milhão de pessoas a mais.
As obras de urbanização na Rua Padre Cícero, em Brumado, estão praticamente concluídas. O local também representa um novo caminho de acesso ao Ifba. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o empreiteiro Jair Leite destacou que o projeto da prefeitura municipal garantiu um novo fluxo à via. O empreiteiro lamentou que, em alguns trechos, devido a invasões da área pública, não há passeio, somente pista de rolamento com os sete metros previsto pela lei orgânica do município. Leite ainda informou que foram construídas ao longo do riacho da localidade seis passarelas para permitir a livre circulação. “Está ficando muito bom. Tudo conforme o projeto elaborado pela prefeitura municipal. A gente só executa”, afirmou.
Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que o número de empresas inadimplentes cresceu 7,3% no mês de outubro em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o estudo, trata-se da menor expansão desde fevereiro de 2018, quando o avanço havia sido de 6,7%. Em setembro, o aumento de empresas com o nome sujo foi 9,4%.
Em uma análise regional, a alta foi puxada pelo Sudeste, que registrou aumento de 15,2% no número de empresas inadimplentes na comparação anual. Nas demais regiões, as altas registradas foram: 2,54% no Sul, 1,8% no Centro-Oeste e 1% no Nordeste. A única região a apresentar queda na inadimplência de empresas foi o Norte (-0,3%). A pesquisa revela ainda que o número de empresas que conseguiram quitar suas dívidas no acumulado de um ano apresentou alta de 7,95%; maior que os 3% observado em setembro deste ano. No levantamento do número de empresas devedoras por ramo da economia, foi constatado que o setor de serviços obteve a maior alta no mês de outubro, de 11,1%. Na sequência destacam-se o segmento de comércio (5%), seguido pela indústria (3,6%). A agricultura apresentou queda no índice (-1,5%). Já a análise por setor credor – ou seja, para quem as empresas estão devendo – revela que o número de pendências ao setor de serviços foi o que mais cresceu na comparação anual, com alta de 6,3%. Na sequência estão a indústria (3,8%) e o comércio (1,3%). As dívidas com o setor de agricultura caíram 1% na variação anual. O Indicador de Inadimplência das Empresas agrupa todas as informações disponíveis nas bases de dados da CNDL e do SPC Brasil. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação.
As obras já começaram na BA-148 e, até o momento, a Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, na entrada da cidade de Brumado, não está inclusa nos trabalhos de recuperação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), André Cardoso, disse que o prefeito esteve na Secretaria Estadual de Infraestrutura buscando um entendimento acerca da questão, a fim de incluir a avenida como marco zero para inclusão nas obras. Segundo ele, o gestor obteve a resposta de que o governo do estado está elaborando um projeto de drenagem para recuperar a área, visto que a água das chuvas é que abre os buracos na avenida. “Depois de ser feita a drenagem vem a recuperação de toda aquela área”, afirmou. A estimativa é de que os trabalhos começariam agora no mês de dezembro, mas, segundo o superintendente, a prefeitura precisar confirmar o prazo com a secretaria estadual. Cardoso informou ainda que o governo do estado vai complementar os trabalhos já executados pela prefeitura na área com uma rede de drenagem.
Tendo em vista a redução de custos, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, determinou a retirada dos brasões dos novos modelos de Placas de Identificação Veicular (Padrão Mercosul). Especialistas da pasta entenderam que a medida vai reduzir custos e manter outros importantes itens de segurança na nova placa. De acordo com o governo, o objetivo sempre foi a implantação de um modelo mundial de identificação veicular que levasse mais segurança ao Sistema Nacional de Trânsito e aos condutores brasileiros. “Após análise técnica de viabilidade e impacto, decidimos retirar os brasões das novas Placas Padrão Mercosul. Com isso, evitaremos qualquer despesa extra aos condutores de nosso país, embora o objetivo tenha sido desde o início apenas adotar um modelo mundial de identificação veicular e proporcionar mais agilidade por parte da polícia e segurança a todos. Com a retirada dos brasões, a placa do veículo permanecerá a mesma por toda a sua vida útil, sem a necessidade de mudança da placa ao mudar de município ou mesmo estado”, explicou Baldy.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aplicou uma multa de R$ 10 mil no prefeito da cidade de Iramaia, Antônio Carlos Bastos (DEM), o Tunga, em razão de irregularidades apontadas no relatório técnico das contas do exercício financeiro de 2017. O relator foi o conselheiro Mário Negromonte. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, apesar da multa, a corte aprovou, com ressalvas, as contas de Tunga. O município apresentou receita arrecadada de R$34.437.585,91, e teve despesas de R$25.405.620,24, o que revela um superávit orçamentário de R$9.031.965,67. Os gastos com pessoal atingiram o percentual de 45,99% da receita corrente líquida do município, cumprindo, assim, o limite máximo de 54%, definido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em relação às obrigações constitucionais, o prefeito aplicou 25,68% da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo exigido é 25%. No pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, foi investido um total de 74,41% dos recursos advindos do FUNDEB, sendo o mínimo 60%. Nas ações e serviços de saúde foram aplicados 19,53% dos recursos específicos, também superando o percentual mínimo de 15%. O acompanhamento técnico dessas contas foi realizado pela 6ª Inspetoria Regional do TCM, que indicou a contratação irregular de servidores da área de saúde, irregularidades no processo de dispensa de licitação destinado à prestação de serviços de transporte escolar para os alunos da rede pública de ensino, no valor de R$120.747,00, e a contratação irregular da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Alternativo e Escolar e da Associação dos Profissionais de Transportes Alternativos nos meses de março e abril de 2017, mediante dispensas de licitação. Cabe recurso da decisão.
O projeto de lei 3030/15 que aumenta a pena de feminicídio foi aprovado na quarta-feira (28) pela Câmara. A mudança vale para casos em que o autor do crime estiver sob obrigação de cumprir medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, mas descumprir a ordem. Segundo o site Universa, a pena aumentou em um terço. O objetivo é tornar o descumprimeto da medida protetiva um agravante. Os deputados também aprovaram o projeto de lei 5555/13, que determina punição para quem divulgar imagens íntimas das vítimas. O texto define o crime de registro não autorizado de intimidade sexual, com pena de seis meses a um ano de detenção e multa. As duas matérias seguem para a sanção presidencial.
Parte do trecho de acesso ao Fórum Juíza Leonor da Silva Abreu, em Brumado, foi bloqueada por um forte aparato policial na manhã desta quinta-feira (29). O esquema de segurança envolveu a Secretaria de Ressocialização Penitenciária do Estado da Bahia, as especializadas Cipe/Sudoeste Caesg, Rondesp Sudoeste, bem como guarnições da 34ª CIPM para o júri popular de Pedro Henrique, acusado de homicídio qualificado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, além do dispendioso e forte aparato de segurança, o julgamento de Pedro Henrique também mobilizou a Promotoria, a Defensoria Pública Estadual e o judiciário com a sua logística. No salão de júri, poucos presentes, na sua maioria, estudantes universitários em busca de mais conhecimentos práticos na área do Direito. O resultado final do júri está previsto para o final da tarde de hoje.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na última terça-feira (27), aprovou com ressalvas as contas do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (MDB), relativas ao exercício de 2017. O gestor foi multado em R$ 5 mil pelas irregularidades identificadas durante a análise das contas. O conselheiro Plínio Carneiro Filho, relator do parecer, também determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$44.767,80, com recursos pessoais, devido a ausência de comprovação de pagamento. O município de Vitória da Conquista apresentou uma receita arrecadada na ordem de R$598.842.652,83 e realizou despesas no montante de R$605.294.525,38, o que indica um déficit orçamentário de R$6.451.872,55.
Contudo, os recursos em caixa foram suficientes para cobrir as despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores, o que demonstra a existência de equilíbrio nas contas públicas. A despesa total com pessoal alcançou o montante de R$301.397.791,18, que representa 51,59% da receita corrente líquida de R$584.216.936,47, cumprindo, portanto, o limite de 54% estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em relação às obrigações constitucionais e legais, todos os percentuais de investimento foram atendidos. O gestor aplicou 27,75% da receita resultante de impostos e de transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, quando o mínimo é 25%, e aplicou nas ações e serviços públicos de saúde 25,52% dos recursos específicos para este fim, superando o mínimo exigido de 15%. Também foram investidos 76,90% dos recursos do FUNDEB no pagamento dos profissionais do magistério, sendo o mínimo 60%. Sobre processos licitatórios, a relatoria constatou irregularidades no procedimento de inexigibilidade realizado para contratação de serviços de supervisão clínico institucional do CAPSII, no valor de R$15.200,00, vez que não ficou comprovada a notória especialização do profissional contratado nem a singularidade do serviço prestado. Já em relação ao procedimento de dispensa para contratação de serviços de locação de equipamentos e sistemas de sonorização, pelo valor de R$115.040,00, não restou configurado o estado de emergência ou situação calamitosa capaz de legitimar a despesa apresentada.
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, manteve a condenação do ex-ministro José Dirceu à pena de oito anos, dez meses e 28 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato. A decisão está relacionada à segunda condenação de Dirceu na operação. Chefe da Casa Civil no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, Dirceu havia sido condenado pela 8ª Turma do TRF4 em setembro, quando sua pena foi reduzida para o atual patamar. Agora, os desembargadores julgaram embargos de declaração da defesa para esclarecer pontos específicos daquela decisão e tentar revertê-la. De acordo com o advogado Roberto Podval, que defende Dirceu, a defesa vai aguardar o posicionamento de tribunais superiores — a possibilidade de novos recursos também deve impedir a prisão do ex-ministro. A denúncia que levou a essa condenação mostra que executivos da empresa Apolo Tubulars, interessados em celebrar contratos com a Petrobras, solicitaram a intervenção de um operador junto a Renato Duque, ex-diretor da Área de Serviços da estatal, para que a empresa fosse beneficiada. De acordo com a denúncia dos procuradores da Lava Jato, Duque possibilitou a contratação da empresa mediante pagamento de propinas no valor de mais de 7 milhões de reais. Para o Ministério Público Federal (MPF), 30% dos valores recebidos pelo operador foram transferidos para o ex-ministro.
Obras de recuperação estão sendo realizadas pelo Governo do Estado na BA-262, entre as cidades de Brumado e Vitória da Conquista. Usuários que trafegam no trecho reclamam que alguns quebra-molas não estão sinalizados e podem provocar acidentes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Engenheiro Lúcio Flávio, da construtora Jurema, responsável pela execução das obras, disse que a empresa está fazendo apenas a restauração da rodovia e os referidos quebra-molas foram construídos por populares de povoados próximos. “Não temos controle sobre isso. O que estamos fazendo é catalogar esses quebra-molas para colocar a placa”, destacou, afirmando que os usuários deveriam pedir permissão das autoridades competentes para fazer a construção. O engenheiro alertou que, nesses casos, o local deveria ser sinalizado para o usuário se familiarizar com o obstáculo para só depois o quebra-molas ser instalado.
Por dois votos a um, a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu conceder os benefícios decorrentes da delação premiada a Antonio Palocci e reduzir a pena do ex-ministro petista nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Palocci foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e sua pena será cumprida em regime semiaberto diferenciado: em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. O ex-ministro deverá deixar a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso desde setembro de 2016, logo após a 12ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela execução da pena, ser comunicada da decisão — o que deve acontecer imediatamente. Em primeira instância, o juiz Sergio Moro condenou Palocci a 12 anos e dois meses de reclusão, pena que chegou a ser ampliada pelos desembargadores da 8ª Turma para 18 anos e 20 dias. O tempo de detenção, entretanto, foi reduzido pela metade com base nos termos de delação premiada fechado entre Palocci e a Polícia Federal e que foi homologado pelo TRF4 em junho. Se o acordo for descumprido pelo ex-ministro, a pena ampliada volta a valer.
Nas obras de pavimentação da Rua Padre Cícero, em Brumado, não foi utilizado cimento para rejuntar o calçamento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o empreiteiro Jair Leite, responsável pela obra, explicou que, com o passar do tempo e o tráfego de carros pesados, o atrito entre um paralelepípedo e outro acaba quebrando a massa de cimento, causando prejuízos à pavimentação. Na obra, segundo ele, está sendo utilizada areia de brita no lugar do cimento, que é mais duradoura e eficaz diante do tráfego intenso na referida via, que representa mais um acesso ao Ifba. “Nesse caso é mais seguro”, destacou.
As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. Uma dieta colorida tem mais chances de ser equilibrada e mais saudável. Os alimentos brancos, como por exemplo: O leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelos e bananas são as melhores fontes de cálcio e potássio. Esses minerais são importantes porque contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Vamos aos alimentos vermelhos que são ricos em licopeno, o que seria isso?
É uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor do morango, tomate, melancia, caqui, cereja, goiaba vermelha, essa coloração é apontada como protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata, contêm ainda, antocianina que estimula a circulação sanguínea. O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B3 e ácido clorogênico. São substâncias que mantém o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração e retarda o envelhecimento. Os alimentos arroxeados como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, a berinjela e o repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que retarda o envelhecimentos e neutraliza as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer. Os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas esses de cor verde contem: Cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos: desintoxicam as células, inibem radicais livres (que danificam as células e causam doenças), tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração, protegem cabelo e a pele, melhora sistema imunológico, e é importante para os ossos e contração muscular. E por fim, os alimentos marrons como: As nozes, a aveia, as castanhas, e os cereais integrais como arroz, trigo e centeio, esses que são ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E. Esses melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares. Uma alimentação saudável, colorida e com alimentos funcionais trará benefícios para sua saúde agora e, principalmente, no futuro. Procure por um profissional nutricionista que está habilitado para montar seu plano alimentar, marque sua consulta. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496, (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na terça-feira (27), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra os ex-prefeitos de Caraíbas, Luiz Carlos Souza e Norma Suely Coelho, devido a omissão na cobrança de multas aplicadas a agentes políticos municipais, o que caracteriza renúncia ilegal de receita para o município. Esta é a segunda condenação a ex-gestores do município. Segudo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro José Alfredo Dias, determinou o ressarcimento ao erário do montante de R$10.241,19 e R$9.697,75, respectivamente, ambos com recursos pessoais. A relatoria constatou que nos exercícios de 2015 e 2016 ocorreu a prescrição de créditos municipais devido a injustificada omissão do gestor na adoção das providências judiciais necessárias à sua cobrança. As multas foram imputadas pelo TCM a Dinácio das Virgens e Orlando Barbosa, nos valores de R$1.000,00 e R$10.000,00. As mesmas foram atualizadas para R$1.598,09 e R$16.295,28, respectivamente. Cabe recurso da decisão.
Um incêndio atingiu um galpão de uma empresa de produtos hospitalares, no bairro de Ibirapuera, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio aconteceu por volta das 19h de terça-feira (27), quando os funcionários da empresa já tinham terminado a jornada de trabalho. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o forro do galpão ficou destruído, além de computadores, impressoras e cadeiras. O incêndio aconteceu por conta de um curto-circuito. Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio no galpão já foi apagado.
Na última terça-feira (27), um acidente ocorrido na BA-148, entre Brumado e Livramento de Nossa Senhora, no trecho que está em obras, redobra a necessidade de atenção dos condutores no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o engenheiro Lúcio Flávio, da construtora Jurema, responsável pela execução das obras, disse que, levando em conta a segurança do usuário, a empresa instalou diversas placas sinalizando as obras no trecho. Flávio alerta que os usuários devem se atentar à sinalização e respeitar o limite de velocidade na área. Segundo o engenheiro, são poucas as ocorrências de imprudências registradas, mas, ainda assim, a empresa quer evitar qualquer risco promovendo e reforçando a campanha de conscientização dos condutores. “É melhor respeitar a sinalização do que ocorrer algum acidente”, reforçou.
Uma mulher de 30 anos foi presa suspeita de matar o filho de três meses com um tapa no rosto do bebê, na noite de terça-feira (27), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a polícia, a mulher contou que bateu na criança porque ela estaria chorando demais. Conforme a Polícia Civil, um irmão gêmeo do bebê já havia morrido em 6 de novembro, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Ainda segundo informações da Polícia Civil, no caso da última terça-feira, em um primeiro momento, Graciane Almeida Silva disse aos médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (Upa), que o filho havia passado mal e morrido em casa. Ela contou a mesma versão aos familiares e à polícia. De acordo com o G1, o laudo da necrópsia, entretanto, apontou traumatismo crânio encefálico como causa da morte do bebê. Isso, aliado ao comportamento agressivo de Graciane com os filhos fez com que a primeira versão da mulher fosse questionada pela polícia. Durante depoimento, segundo informações da Polícia Civil, Graciane confessou a agressão ao bebê e disse ainda que foi a responsável por uma fratura no fêmur quea mesma criança sofreu no dia 12 de novembro. Por conta da confissão dela, a polícia informou que será feito um pedido de exumação do corpo do bebê que morreu em 6 de novembro, para verificar se houve algum tipo de violência que não foi percebida na época da morte.
Na última terça-feira (27), foi realizada a solenidade de formatura do curso gerencial de comando operacional da Polícia Militar da Bahia. O evento aconteceu no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública, em Salvador. O curso foi destinado a 43 oficiais superiores, sendo seis destes pertencentes ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste. Os ex-comandantes da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, Major Sílvio Berlink e Major Jocevã Oliveira participaram do curso, que capacita para gerenciamento das unidades dentro de uma filosofia comunitária, com atualização de técnicas e táticas policiais militares.
Três semanas depois de prenderem dez deputados estaduais acusados de corrupção , agentes da Polícia Federal e procuradores da República voltam às ruas na manhã desta quinta-feira para cumprir ao menos nove mandados de prisão, cujo principal alvo é o governador Luiz Fernando Pezão . A ordem para esta nova fase da Lava-Jato foi dada pelo ministro e relator do caso Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também relatou a Operação Quinto do Ouro, que prendeu cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) em março do ano passado. O pedido de prisão foi feito pela PF do Rio, com aval da Procuradoria Geral da República (PGR), a um mês do sucessor de Sérgio Cabral terminar o mandato. Os carros da PF entraram há pouco no Palácio Laranjeiras, onde fica o gabinete de Pezão, com mandados de busca e apreensão. Entre os outros presos estão o secretário de Obras do Rio, José Iran, e operadores financeiros ligados ao governador. O ex-secretário de Obras Hudson Braga também é alvo de busca e apreensão. Pezão é investigado no STJ, que tem a competência para atuar em crimes envolvendo governadores, por envolvimento na ‘propinolândia’ comandada no estado pelo ex-governador. A operação tem como base a delação do economista Carlos Emanuel Carvalho Miranda, ex-operador de Cabral e delator premiado. Em sua colaboração à Justiça, Miranda acusa o atual chefe do Executivo de receber do esquema uma mesada de R$ 150 mil de 2007 a 2014. O delator acrescentou que a propina a Pezão, na época vice-governador, incluía décimo terceiro salário e dois bônus, cada qual no valor de R$ 1 milhão, conforme o jornal o Globo revelou com exclusividade em 27 de abril deste ano.
Para execução das obras de pavimentação na Rua Padre Cícero, no Bairro São José, em Brumado, foi arrancado um juazeiro, que era um dos símbolos da localidade. A árvore tinha mais de um século de existência. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Joaquim José, dono de um bar que tinha como referência a sombra do juazeiro, disse que a estrutura do seu estabelecimento será prejudicada com a retirada da raiz da árvore que ainda está no local. Segundo ele, as colunas do bar terão de ser reforçadas e a construtora se nega a realizar o serviço. O morador disse que tentou negociar com a prefeitura para não arrancar a árvore, visto que, conforme explicou, a mesma estava no limite do meio fio e não atrapalhava o fluxo, mas não houve acordo. “Foi desconhecimento e autoritarismo por parte da prefeitura. O juazeiro fazia uma sombra excelente”, afirmou. Segundo ele, os populares lamentam o ocorrido, pois a árvore era um ponto de lazer para a comunidade. Até o momento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não se pronunciou sobre o assunto.