Um dos processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Operação Lava Jato está pronto para receber sentença da 13ª Vara Federal de Curitiba. A ação penal trata de suposta propina de 12,9 milhões de reais paga pela Odebrecht a Lula por meio das compras de um terreno que abrigaria o Instituto Lula e uma cobertura vizinha à do petista em São Bernardo do Campo (SP). Não há prazo para a conclusão da ação em primeira instância, que pode terminar com o ex-presidente condenado ou absolvido. Após o “sim” do juiz federal Sergio Moro ao convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para ocupar o Ministério da Justiça no governo que começará em 1º de janeiro, a responsável pelo processo atualmente é a juíza federal substituta Gabriela Hardt. Depois que Moro pedir exoneração – ele se afastou da Lava Jato e pediu férias – um novo juiz federal titular assumirá os processos abertos a partir da operação no Paraná. Podem manifestar interesse na vaga de Sergio Moro juízes vinculados ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O candidato que tiver mais tempo de magistratura será escolhido pelo TRF4 como novo titular das ações. No processo que aguarda sentença de Gabriela, Lula é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Nesta terça-feira (06), o Ministério da Educação publicou o resultado final do processo e autorizou a implantação da Faculdade de Medicina em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) falou sobre a luta para obter a conquista. “Foi uma coisa que plantamos ao longo de dois anos com muito sacrifício. Houve batalhas, perdemos algumas, mas não desistimos, lutamos e vencemos. Brumado pode comemorar”, destacou, afirmando que não há como haver retrocesso e o processo está 99% concluído. O Centro Universitário UniFG, mantido pelo Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), vai oferecer o curso na cidade. “Infelizmente, Brumado não tem grupo próprio para fazer isso”, completou. Para Vasconcelos, com o tempo, porém, a escola de medicina vai se consolidar e, realmente, se firmar com base em Brumado.
No Brasil, a população carcerária feminina aumentou 567%, entre 2000 e 2016, segundo um estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (Dapp/FGV). O aumento pode chegar até 700% se considerados os dados atualizados até 2018. O levantamento reforçou que o país é um dos que mais encarceram mulheres, e as prisões relacionadas ao tráfico de drogas correspondem à maior parte delas. Em 2016, a população feminina nas prisões brasileiras era de 42.355 mulheres. Quando analisada a incidência de prisões para cada 100 mil, o Brasil chega a 40,6, o que o classifica como o terceiro com o maior número de detentas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (65,7) e da Tailândia (60,1). Entre os cinco estados com os maiores números, quatro estão na região Norte: Amazonas (9,2%), Rondônia (8,2%), Acre (7,1%) e Roraima (6,7%). O Mato Grosso do Sul é o que tem maior percentual de mulheres em relação ao total da população carcerária: 11,3%. Além disso, o estudo chamou atenção para os presídios mistos, em que há presos e presas. Entre as penitenciárias brasileiras, 17% são mistas e 7% são exclusivamente femininas.
Na Bahia, apenas 36% dos municípios contam com esgotamento sanitário. Em Brumado, algumas equipes de empresas prestadoras de serviço da Embasa realizaram recentemente um estudo topográfico com vistas à elaboração de um projeto para implantação do sistema de esgotamento sanitário no município. Sobre o assunto, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse ao site Achei Sudoeste que não acredita na empresa. “Me engana que eu gosto”, resumiu. O gestor ainda ironizou afirmando que “escaldado de água quente, de água fria tem medo”.
A Embasa iniciou um estudo topográfico com vistas à implantação do sistema de esgotamento sanitário no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Gestor Regional da empresa na cidade de Caetité, Paulo Ledo, explicou que o projeto já existia, mas houve uma adaptação, e, agora, o levantamento topográfico está sendo feito pela empresa Pec de Souza Ltda. Com relação ao início das obras para viabilização do sistema, Ledo afirmou que não há nenhuma informação e que, para isso, será preciso liberação governamental, entre outros trâmites, que fogem do controle da gestão regional. O gestor ainda informou que o projeto do sistema de esgotamento sanitário engloba a sede de Brumado e a Vila Presidente Vargas.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai liberar o pagamento da segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas a partir do dia 26 deste mês. O depósito do abono natalino será realizado até o dia 7 de dezembro para os beneficiários do INSS. A primeira parcela, correspondente a 50% do benefício, foi paga em agosto para os aposentados e pensionistas, somando 29,7 milhões de benefícios. Ao todo, foram pagos 20,7 bilhões de reais. O Imposto de Renda, se houver, será descontado da segunda parcela. Quando o dinheiro for liberado, os beneficiários poderão realizar a consulta pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo do órgão, onde as informações estão disponíveis em “Histórico de Crédito do Benefício”. Também é possível fazer a consulta em agências do INSS.
Faleceu nesta quarta-feira (07) o ex-vice-prefeito de Rio de Contas, Jonas Mafra, após complicação em seu quadro de saúde. De acordo com o Blog Regional, ele estava internado no Hospital São Vicente, na cidade de Vitória da Conquista. Mafra foi vice-prefeito de Rio de Contas por quatro mandatos e vereador também por quatro mandatos. “Expresso aqui meus sentimentos, não somente para a família, como para todo povo de Rio de Contas pelo falecimento do nosso amigo Jonas Mafra. Vice-prefeito em 4 ocasiões, duas comigo. Exemplar, tranquilo e sempre preocupado com a promoção social dos mais humildes. Rio de Contas perde um grande homem que a partir de agora viverá, ainda que morto, na glória do pai celestial. Descanse em paz amigo”, escreveu o ex-prefeito Marcio Farias (PSD).
Uma estudante de apenas 12 anos, da cidade de Anagé, a 86 km de Brumado, morreu atropelada em acidente no fim da manhã desta quarta-feira (07), na BA-262. Segundo informações de testemunhas, a criança, que não teve o nome revelado, desceu de um ônibus escolar e foi atingida por um carro de passeio no momento que ela atravessava a rodovia. O Samu 192 se deslocou até o local, mas ela não resistiu.
Apesar da queda de braços envolvendo moradores do entorno da Praça Dr. Nelson Lula, e o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a rotatória do local será liberada ainda hoje (07). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a empresa responsável pela obra aumentou o efetivo de trabalhadores para atender o pleito da Prefeitura Municipal e liberar a trafegabilidade no local. A rotatória terá área verde com palmeiras. O prefeito municipal contestou as declarações dos moradores e afirmou que o projeto original nunca foi mudado, ao garantir a manutenção da rotatória.
Apesar do avanço das obras, os moradores do entorno da Praça Dr. Nelson Lula, em Brumado, continuam insatisfeitos com a rotatória que está sendo construída no meio da praça. A rotatória não fazia parte do projeto original elaborado pela prefeitura municipal e aprovado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PBSB) disse que irá manter a rotatória que sempre existiu no local. “Justamente porque o prefeito é sensível ao que é correto é que irá manter a passagem por ali, que existe desde que o mundo é mundo, desde que Brumado foi fundado, desde que aquela área foi povoada. A obstrução da passagem seria uma tragédia anunciada”, afirmou. Em sua avaliação, a manutenção da rótula leva em conta a fluidez do trânsito e a trafegabilidade de veículos maiores, como caminhões. O prefeito disse ainda que lamenta que pessoas que não têm compromisso com Brumado estejam instigando a população com o objetivo de gerar desgaste político com a administração. Conforme lembrou, outras obras também causaram reivindicações, como o alargamento da saída para Caetité, mas, no fim, o bom senso prevaleceu. “O tempo é o senhor da verdade e a verdade vai prevalecer”, finalizou.
Do dia 25 de outubro até 10 de novembro, a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) realiza Encontros Regionais para Monitoramento e Manutenção do Programa Água Doce (PAD). No município de Brumado, as atividades aconteceram no dia 25 de outubro. Na oportunidade, técnicos da Sema, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) escutaram as comunidades beneficiadas para avaliar a situação das obras civis, dos sistemas de dessalinização e dos arranjos institucionais e acordos de gestão. Participaram do encontro representantes (operadores e membros do núcleo gestor local) das 145 comunidades beneficiadas na primeira etapa do programa. A atividade de monitoramento inclui os componentes Mobilização social (revisão dos acordos de gestão junto às comunidades), Obra civil (avaliação das condições e manutenção da infraestrutura civil) e Equipamento de dessalinização (manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos). O investimento total previsto para o PAD na Bahia é de R$ 61,8 milhões, com meta de implantar 385 sistemas de dessalinização sustentável, em 67 municípios prioritários, configurando-se o maior convênio com o MMA.
O município de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, teve um decreto de emergência reconhecido pelo governo federal em razão da seca. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (6). Segundo dados da prefeitura, a cidade tem 15 mil pessoas afetadas pela falta de chuva, o equivalente a 72% da população de 20 mil habitantes. Com o reconhecimento da situação de emergência, a prefeitura pode solicitar apoio da Defesa Civil Nacional para ações de socorro e assistência à população, como a Operação Carro-pipa do Exército, além de restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) rebateu as declarações do vereador da cidade de Livramento de Nossa Senhora, João Batista Pereira dos Santos (PTB), popularmente conhecido como João de Ogum, que afirmou que a empresa distribui água com coliformes fecais para população. Na nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Embasa disse que as alegações são irresponsáveis e levianas. A empresa reafirma e garante a procedência da água fornecida pelo sistema de abastecimento local, uma vez que a água é submetida a rigoroso tratamento e controle de qualidade. Conforme esclareceu, os resultados dos laudos dos exames que atestam a qualidade da água e o atendimento aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde são documentos públicos e estão à disposição da comunidade. Além disso, a Vigilância Sanitária do Município e a Diretoria de Vigilância Sanitária Ambiental também fazem suas próprias coletas e análises para verificação do cumprimento das exigências do Ministério da Saúde. "Quanto à insinuação do surto de diarreia registrado no início deste ano no município, a Embasa lembra que os laudos das análises de água deram negativo para os itens bacteriológicos, entre eles, coliformes fecais, e que o surto foi causado por uma virose que acometeu, inclusive, pessoas residentes em localidades rurais não atendidas pelas redes desta concessionária", destacou. Por fim, a Embasa lembrou que o efluente descartado no rio Brumado, no município de Rio de Contas, após passar por tratamento, atende aos parâmetros de qualidade determinados pela Resolução 430/2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2018, 14,7 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer de boca, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres. Na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que começa nesta segunda (5) e segue até a próxima sexta-feira (9), o Ministério da Saúde alerta para hábitos simples e saudáveis, como boa higiene, não beber e não fumar, que podem ajudar a reduzir a incidência da doença. Dados da pasta revelam, segundo a Agência Brasil, que o câncer de boca está mais presente entre homens e que 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. A doença afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca, devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca e língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. “Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil”, informou a pasta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025. Se diagnosticados no início e tratados da maneira adequada, 80% dos casos desse tipo de câncer têm cura.
No último final de semana, os postos de combustíveis na sede do município de Brumado reajustaram os valores do litro da gasolina, que, em média, caiu de R$ 5,19 para R$ 5,04. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a pequena redução agradou os consumidores, porém, ao serem informados de que na margem da BA-148, na comunidade da Lagoa Funda, e na margem do anel rodoviário da BR-030, a gasolina é vendida a R$ 4,89, estes passaram a indagar o por que dessa diferenciação da sede para os postos nas rodovias. Outro questionamento ainda maior foi com relação ao valor praticado na vizinha cidade de Aracatu, onde, em média, o litro da gasolina custa R$ 4,69. “Acredito que tenha um cartel em Brumado, só pode ser, não vejo outra explicação. Estão metendo a mão com força em nosso bolso. O pior é que não vejo aqueles que se dizem nossos representantes fazerem nada para combater esse abuso no preço dos combustíveis em nossa cidade”, comentou o mototaxista Edvan Coqueiro. “Acho que eles pensam que somos mais ricos do que os vizinhos na região. Esses donos de postos não estão nem aí pra nós, só pensam no bolso. Percebe-se que há uma combinação entre eles, dá a entender que há um cartel escancarado sendo praticado em Brumado”, reforçou o condutor Valdemar Gondim.
Circulou nas redes sociais nesta segunda-feira (5), um vídeo mostrando uma vaca sendo transportada do município de Caém para o município de Saúde, localizado no centro norte baiano. A vaca aparece pendurada na parte de trás de uma caçamba, amarrada pelas patas e chifres. Segundo o site Calila Notícias, o vídeo foi encaminhado para a 4º Promotoria de Justiça de Jacobina, para que o caso fosse investigado. A promotoria informou que diante do teor da denúncia, o caso será encaminhado para a Delegacia de Polícia para que o crime seja apurado.
Na última terça-feira (06), as guarnições da polícia militar de Ituaçu e Ibicoara, juntamente com os alunos, professores e a diretoria da Escola Municipal Juvenal Wanderley, realizaram, pelo segundo ano consecutivo, a entrega de brinquedos e alimentos arrecadados pelos alunos junto à comunidade. A distribuição foi feita às famílias carentes dos bairros Avenida Brasil e Rêgo Novo, em Ituaçu, a 115 km de Brumado. A ação social faz parte do “Projeto Sementes Cidadãs”.
Crianças de apenas dois anos que passam muito tempo em frente a smartphones, tablets e computadores já correm maior risco de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Preventive Medicine Reports, uma hora por dia em frente a esses dispositivos já é o suficiente para afetar o comportamento das crianças, incluindo redução no autocontrole, na estabilidade emocional e na curiosidade. No novo estudo, pesquisadores da Universidade de San Diego e da Universidade da Georgia, ambas nos Estados Unidos, analisaram dados de 40.000 crianças americanas com idade entre 2 e 17 anos. Elas participaram de uma pesquisa nacional de saúde realizada em 2016 que continha informações sobre dados médicos, questões emocionais, de desenvolvimento, comportamento e hábitos, como o uso diário de mídias digitais.
Os resultados mostraram que os adolescentes que passam mais de sete horas por dia em frente às telas eram duas vezes mais propensos a serem diagnosticados com ansiedade ou depressão do que aqueles que passavam uma hora por dia. O uso moderado de telas, correspondente a cerca de quatro horas por dia, também estava associado a uma redução no bem-estar psicológico do que o uso de uma hora por dia. Crianças em idade pré-escolar (até cinco anos) que usam esses acessórios com frequência correm o dobro do risco de se tornarem impacientes. Elas também têm mais dificuldade de se acalmarem depois de ficarem muito empolgadas com alguma coisa, em comparação com as crianças que passam menos tempo em frente a esses dispositivos. Os pesquisadores concluíram também que 9% dos participantes com idade entre 11 e 13 anos que passavam uma hora por dia mexendo no celular tendiam a perder a curiosidade por aprender coisas novas. A taxa subiu para 22,6% entre os adolescentes que passam pelo menos sete horas por dia em frente às telas. Entre os jovens de 14 a 17 anos, 42,2% dos participantes cujo tempo de tela excedia sete horas diárias não concluíam tarefas, como dever de casa ou atividades domésticas. Por outro lado, esse número caiu para 27,7% quando o uso era de quatro horas e 16,6% quando o tempo foi limitado a uma hora por dia.
Acusado de matar a esposa grávida de três meses com uma facada nas costas, Rafael Silva dos Santos foi preso nesta terça-feira (06), em Igaporã, a 164 km de Brumado. O crime ocorreu no último sábado (03), na cidade de Barreiras. Segundo informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o serviço de inteligência localizou o acusado na comunidade Tanque de Claudiano, na residência dos pais. Familiares da vítima informaram à polícia que Rafael é ciumento e violento. Após o crime, ele fugiu levando um dos filhos do casal, um menino de 4 anos. Ele segue custodiado na Delegacia Territorial de Igaporã.
Consumidores com contas em atraso podem renegociar suas dívidas com até 95% de desconto no Feirão Limpa Nome do Serasa Consumidor. O evento acontece até o dia 1º de dezembro pela internet. Neste ano, as empresas parceiras são: Santander, Ipanema, Tribanco, Porto, Itaú, Claro, NET, CredSystem, Recovery e Vivo. Podem participar mesmo consumidores que não estão negativados — é possível negociar novas condições de pagamento para contas atrasadas. São 61,4 milhões de inadimplentes no Brasil, segundo dados de setembro da Serasa Experian. O Feirão pode renegociar as dívidas de até 33 milhões de endividados. De acordo com a consultoria, cada negativado tem, em média, quatro dívidas, totalizando 4.462 reais. Ao todo, esses consumidores devem 268 bilhões de reais. “Todas as empresas do Feirão estão dispostas a negociar com o consumidor. Há vantagem: o banco, por exemplo, pode voltar a ter um cliente ativo”, contou a gerente do Serasa Consumidor, Joyce Carla.
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (6), o resultado final do edital 02/2017 SERES/MEC, que autoriza o Centro Universitário UniFG, mantido Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), a oferecer o curso de Medicina na cidade de Brumado. A autorização faz parte de uma perspectiva de expansão da UniFG, no sentido de fomentar a produção de profissionais da área de saúde, no semiárido baiano. O curso de Medicina em Brumado abre um leque de oportunidades para estudantes do semiárido baiano, que não precisam mais se deslocar para os grandes centros para ter acesso a um ensino superior de qualidade.
No dia 12 deste mês, Brumado sediará o Acelera Microcrédito, evento que busca fortalecer o empreendedorismo na cidade. Em entrevista ao Achei Sudoeste, Atanilton Souza, que faz parte do gerenciamento do Banco do Nordeste, organizador da iniciativa, disse que o evento irá premiar alguns empreendedores de sucesso, tanto do Agroamigo, da área rural, como do Crediamigo, de microfinanças urbana. “É um evento de grande importância para a região e para o município. Será um marco na região. Brumado merece um evento desse porte”, destacou Souza. Durante a iniciativa, serão disponibilizados diversos serviços, como corte de cabelo e aferição de pressão e glicemia. Jamerson Ramos, que também faz parte da organização do evento, frisou que o Acelera Microcrédito será realizado em um momento de valorização do empreendedorimo na cidade, considerado um mercado em potencial. “O nosso objetivo é fortalecer essa atuação e as parcerias que a gente tem no município, valorizando os nossos clientes”, completou. Coordenador do Agroamigo na região, Gilberto Souza destacou que o evento é mais uma oportunidade de negócio e de desevolvimento para a cidade.
O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta terça-feira (6) que vai levar à julgamento na Segunda Turma do tribunal o novo pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa apontou parcialidade do juiz Sérgio Moro na condenação do petista dentro da Operação Lava Jato e na condução de outros processos. O argumento já havia sido utilizado em outros habeas corpus em favor de Lula, todos rejeitados pela Justiça, mas agora foi repetido, com base na decisão de Moro de aceitar convite do presidente eleito Bolsonaro para assumir como ministro da Justiça no ano que vem. Para a defesa de Lula, Moro demonstrou “inimizade capital” e “interesses exoprocessuais” ao condenar Lula, no ano passado, por corrupção e lavagem de dinheiro, o que, no entender dos advogados, deveria afastá-lo do processo.
A jovem Ivyna Bittes, natural de Macaúbas, a 199 km de Brumado, está desaparecida há dias e familiares e amigos fazem um apelo para quem tiver pistas da sua localização. A família não sabe dizer porque ela sumiu sem deixar notícias. Até o momento, sabe-se apenas que Ivyna deixou uma mensagem para uma amiga relatando que estava muito triste e incomodando muitas pessoas. Nas redes sociais, foi iniciada uma grande corrente de apoio para localizar a jovem. Quem tiver alguma notícia, pode entrar em contato através do número: (77) 99923-1357.
Foram abertas na segunda-feira (5) as inscrições para o Programa de Estágio da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Ao todo, são 70 vagas, em diversas áreas, para as cidades de Brumado, Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Eunápolis, Itabuna, Teixeira de Freitas, Valença, Santo Antônio de Jesus, Irecê e Vitória da Conquista. Os interessados em participar do processo devem ter a previsão de conclusão do curso entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021, além de disponibilidade de 24 ou 30 horas semanais - com o máximo de seis horas por dia de estágio. Podem participar da seleção, estudantes de todos os cursos superiores, especialmente os de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e correlatos, Comunicação Social - Propaganda, Marketing, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Economia, Direito, Matemática e Estatística, e de todas as Engenharias.?? Os interessados em participar do processo de seleção têm até 5 de dezembro para fazer as inscrições, através da internet. Durante a seleção, os candidatos passarão por testes online, triagem curricular, vídeo entrevista, dinâmica presencial, painel com executivos e entrevista individual. As primeiras contratações serão realizadas no mês de fevereiro de 2019.