O advogado criminalista José Maurício Vasconcelos Coqueiro é o mais novo Cidadão da Cidade de Salvador. O título foi entregue pela Câmara Municipal, em sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias, na noite da última quinta-feira (24). O jurista recebeu a honraria por iniciativa do vereador Waldir Pires (PT), através da Resolução 2.475/15. Em sua fala, Waldir ressaltou o trabalho de Maurício Vasconcelos em prol da democracia. Ele classificou o jurista como “um batalhador da democracia, que tem o trabalho pautado na defesa pela liberdade, contribuindo para assegurar a todos o direito à cidadania”.
O Título de Cidadão da Cidade do Salvador foi entregue a Maurício Vasconcelos pelas filhas Beatriz e Clara. “Estou emocionadíssimo. Nunca esperei que acontecesse, ainda mais partindo de uma personalidade no patamar do Waldir”, revelou. Ao fazer uso da tribuna, dedicou o momento à mãe, carinhosamente chamada por ele de “heroína”, à memória do pai, Clóvis Coqueiro, de quem disse ter herdado a generosidade, às filhas e aos amigos.
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (24) que os casos de chikungunya tiveram um crescimento de 850% em 2016 e que o ano de 2017 terá ainda mais casos. Os dados são do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti. Foram 251.051 casos da doença neste ano, contra 26.435 em 2015 - os registros superam os de zika no mesmo período, com 208.867 notificações e apenas 3 mortes. Em 2016, morreram 138 pessoas por chikungunya enquanto que, no ano passado, foram somente seis óbitos. O pico da doença ocorreu em março. No caso da dengue, foram 1.458.355 casos prováveis em 2016, contra 1.543.000 em 2015. Houve uma redução de 50% nos casos graves da doença e de 36% em relação aos óbitos do ano anterior. Os casos confirmados de microcefalia chegam a 2.159, sendo que 3.115 continuam em observação e 4.925 foram descartados. O Nordeste concentra 66% do total de casos confirmados da malformação. A zika atingiu 2.281 municípios e teve seu pico em fevereiro, com 17.541 ocorrência por semana, em média. A pasta estima que, dos mais de 200 mil casos notificados, 16.696 casos tenham sido em gestantes.
Cada vez mais os consumidores procuram por estabelecimentos que reúnam qualidade e praticidade. Seguindo essa tendência, a loja Dalmóbile de Brumado expandiu sua estrutura para 240 metros quadrados, o dobro da área atual, com o objetivo de oferecer mais conforto aos clientes da marca. Além de móveis que dialogam com diversos ambientes e estilos, a unidade comercializará itens de decoração que complementam as diferentes propostas de design dos mobiliários. A reinauguração ocorre nesta sexta-feira (25).
Localizada na Rua Barão de Vila Velha, 210, a loja tem sete ambientes dispostos como sugestão de possíveis projetos a serem realizados com os móveis Dalmóbile. Uma das principais marcas de móveis do Brasil na atualidade, a Dalmóbile reúne 39 anos de experiência e dois parques fabris que contam com tecnologia de ponta. A empresa distribui seus produtos por meio de uma rede com mais de 140 lojas exclusivas em todo o país, sendo quatro na Bahia.
A procuradoria da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) avaliou que não há problemas na forma como o governo do Estado tem buscado a aprovação de projetos sob o regime de urgência. A suposição foi feita pelo deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que acusa a gestão de Rui Costa de usar de “artimanhas” para burlar a regra do regimento, que define um número máximo de um terço dos projetos do Executivo que podem tramitar na Casa sem passar pelas comissões. A pedido de Ribeiro, o presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (PSL), encaminhou o relatório para a procuradoria do órgão. “Continuo achando que está errado. Mas vou ver o parecer que o procurador me deu. Entendo que a interpretação dele está errada”, avaliou. Ribeiro disse que pode levar a questão para a Justiça.
O tema sustentabilidade mais uma vez foi pauta de estudo entre os estudantes da rede municipal de ensino de Brumado. Alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental participaram da segunda edição do concurso Geração Sustentável, cujo objetivo é promover o debate e sensibilização sobre a preservação do meio ambiente. Este ano o tema foi “5Rs - Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. O concurso promoverá uma disputa entre estudantes de escolas municipais e estaduais de quinze cidades do país. Os alunos foram desafiados a produzir vídeos, de três a cinco minutos de duração, retratando a realidade do tratamento de resíduos sólidos na região onde moram. Os alunos abraçaram o projeto, mobilizando os bairros em que as escolas estão localizadas. Em Brumado, a equipe vencedora foi da Escola Municipal Professora Oscarlina Oliveira Silva. Sendo uma escola de Tempo Integral, os alunos têm quatro refeições diárias e os mesmos observaram que a escola produzia muito lixo orgânico. A solução proposta foi a produção de compostagem com o lixo orgânico produzido na escola, diminuindo assim a quantidade de lixo que é descartado no aterro controlado. O resultado final do concurso acontecerá na primeira semana de dezembro.
Neste mês de novembro, a Clínica Luiza Feres está com uma promoção de 30% de desconto nos tratamentos faciais para rejuvenescimento, manchas superficiais, oleosidade e controle de acne. Para tratar a sua pele e deixá-la com a aparência jovem e saudável, a clínica oferece peeling de diamante, radiofreqüência e carboxiterapia. Marque agora mesmo uma avaliação e saiba qual o melhor procedimento para o seu caso. Os tratamentos podem ser feitos em conjunto ou separadamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
A IV Mostra Pedagógica da Escola Municipal Professora Scheilla Barreto Spínola Costa foi realizada em Brumado. O tradicional evento da unidade escolar visa apresentar à comunidade parte das atividades desenvolvidas durante o ano letivo, as quais foram sistematizadas em quatro eixos: Tempos de Ler - a importância da leitura; Encanto dos Números - a matemática no dia-a-dia; Viver Bem - como obter boa qualidade de vida através da alimentação e atividades físicas; Reciclagem - Criando e Recriando. A abertura do evento aconteceu no auditório da Escola Nice Públio da Silva Leite, com a presença dos familiares dos alunos. A participação de professores de diversas disciplinas na orientação e construção das salas/estandes foi o ponto de partida para a construção e evolução dos conhecimentos didáticos e pedagógicos. Ao longo da Mostra, os alunos transmitiram informações básicas e necessárias através de dicas de como criar e recriar uma educação ambiental.
A dieta sem glúten e sem lactose corta esta proteína e este nutriente do cardápio, deixando a alimentação mais saudável e o corpo em forma. O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e na aveia. Especialistas destacam que o glúten pode provocar inflamações em algumas pessoas, gerando dores articulares, problemas gastrointestinais, dores de cabeças, indisposição e inchaço. Já a lactose, que é o açúcar presente no leite, é um dos principais nutrientes dos doces e do queijo, encontrado também nos molhos brancos. Quem corta a lactose da dieta afirma que a sensação de inchaço abdominal diminui muito. Além disso, há pessoas que têm intolerância e, ao retirá-la da dieta, relatam uma melhora no funcionamento do intestino. Em Brumado, na Praticook, você encontra uma linha completa e exclusiva de produtos sem glúten e sem lactose. Passe na loja e conheça. A Praticook, o maior showroom saudável da cidade, fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Os telefones são: (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.
Teve início na quarta-feira (23) e terminou nesta sexta-feira (25) a 4ª Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da UGT, em Florianópolis, Santa Catarina. Representando os comerciários de Brumado e região, o presidente do Sindicom, Joilson Pereira, marcou presença no evento, cujo objetivo é debater temas que envolvem a categoria, como o avanço do comércio eletrônico. As discussões de hoje tiveram a participação do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Segundo ele, a reforma trabalhista é uma medida que não tem como objetivo agradar o empresariado nacional, mas enfrentar as adversidades que deixaram 12 milhões de desempregados no país. O ministro reforçou que as reformas trabalhistas estão baseadas em três eixos, que contemplam a consolidação de direitos, segurança jurídica e criação de oportunidades ou geração de empregos. Quem também palestrou sobre os avanços do comércio eletrônico foi o professor Fernando Di Giogi, doutor pela PUC e especialista em comércio eletrônico.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, José Ricardo Assunção Ribeiro, o Ricardinho, e Roberval de Cássia Meira, o Roberval Galego, prefeitos eleitos nas cidades de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, respectivamente, falaram sobre o fortalecimento da fruticultura na região. Os dois municípios passaram por um ano difícil com a seca que afetou diretamente a produção frutífera, atingindo principalmente as produções de manga e maracujá, carros chefe da agricultura familiar e cooperativista nas cidades. Ricardinho declarou que já iniciou ações e conseguiu um trator agrícola para os produtores da comunidade Monte Oliveira. O futuro prefeito reconhece o período crítico que afetou a economia local e reforçou que seu mandato buscará o fortalecimento da fruticultura, atualmente principal fonte de renda da cidade.
Seguindo uma linha de pensamento similar, o prefeito de Dom Basílio acrescentou que também iniciou as articulações com o governo estadual a fim de reforçar as parcerias das secretarias e programas para a recuperação da economia. Os dois futuros gestores ponderaram que a região entre os municípios se tornou um polo da fruticultura e irão direcionar os trabalhos legislativos no apoio a essas comunidades.
O Palmeiras, diante de seu torcedor que lotou o Allianz Parque, voltou a ser campeão brasileiro neste domingo com a vitória sobre a Chapecoense na 37ª e penúltima rodada. Uma campanha impecável do time comandado por Cuca, que conquistou pela primeira vez em sua carreira o principal torneio nacional: 23 vitórias, oito empates e seis derrotas, 77 pontos até agora, ainda com um jogo por fazer. O lateral direito Fabiano, ex-Chapecoense, anotou aos 25 minutos do primeiro tempo em jogada ensaiada de cobrança de falta. Um herói improvável para os 40.986 torcedores presentes, o maior público da história do estádio, seja ele Allianz Parque ou Palestra Itália! A renda também foi poupuda, R$ 4.171.317,26. De acordo com o Uol Esporte, mais gols poderiam ter acontecido em favor da equipe de Palestra Itália - pensando na final da Copa Sul-Americana, a Chape atuou com um “mistão” -, mas isso pouco importou. Os gritos de “uh!” foram logo trocados por explosão de alegria.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
No sábado (26), a Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou os seis números do concurso 1880 da Mega-Sena, em Baixo Guandu (ES). Nenhum apostador acertou as dezenas desta vez. O prêmio da próxima semana vai para R$ 20 milhões. Os números sorteados foram: 05-16-19-37-51-56. A quina teve 65 acertadores, que vão receber cada um o prêmio de R$ 33.082,62. Já a quadra teve 5.045 apostas vencedoras. Cada um desses sortudos irá receber R$ 608,91. As apostas da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 3,50. Para a aposta simples, de apenas seis números, a probabilidade de ganhar é 1 em 50 milhões, mais precisamente de 1 em 50.063.860, de acordo a Caixa. Já para a aposta máxima, de 15 números, com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acerto é de 1 em 10 mil.
Um advogado de 39 anos foi preso em flagrante dentro do complexo policial de Barreiras, no oeste do estado, pois ele estava com cigarros recheados de maconha para entregar a um detento, que segundo a polícia é cliente dele. A prisão ocorreu na sexta-feira (25). O advogado, que exerce a profissão há apenas dez meses, vai responder por tráfico de drogas. De acordo com a polícia, a droga estava embalada em papel de cigarro comum, mas após os agentes fiscalizarem os cigarros, perceberam que tinha maconha nele. Ainda conforme a polícia, o advogado informou que não sabia que os cigarros eram de maconha, que só iria entregar a encomenda enviada pela família do cliente.
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) pensa em mudar de sigla e adotar um nome usado durante o período da ditadura militar: MDB. De acordo com a Folha de S. Paulo, o anúncio foi feito neste sábado (26) pelo senador e presidente da legenda, Romero Jucá (PMDB-RR). "Queremos deixar de ser partido e ser um movimento. Ou seja, algo mais forte, algo mais permanente, com uma ação constante. Voltar ser MDB resgata uma tradição, uma história, uma origem, que é muito importante para o povo brasileiro", afirmou Jucá, durante evento no Rio Grande do Sul. O senador avalia ainda que MDB é um nome "mais atual". A proposta deve ser discutida em plenárias em todos os estados. O antigo nome foi usado entre 1966 e 1979. O Brasil vivia um período de bipartidarismo e o MDB fazia oposição à Aliança Renovadora Nacional (Arena).
O Atlético-GO venceu por 2 a 1, de virada, mas o Bahia também fez festa neste sábado, no Estádio Olímpico. Mesmo com a derrota, o Tricolor está na Série A, pois se beneficiou da derrota do Náutico para o Oeste. Com o apito final, o Dragão deu volta olímpica com a taça de campeão irretocável da Série B. O clube baiano aguardou o fim da partida em Recife, mas logo soltou o grito do acesso!
Até o ano passado, Nestor Cerveró vivia como um rei. Quando era diretor da área Internacional da Petrobras, recebia só de salário 135.000 reais por mês — sem contar os 40 milhões de reais em propinas que admitiu ter embolsado em menos de dois anos. Morava em uma cobertura de 300 metros quadrados em Ipanema, com vista para o mar, e sua única preocupação financeira era como gastar tanto dinheiro.
Hoje, tudo isso ficou para trás. Com as contas bloqueadas pela Justiça e uma penca de credores batendo à sua porta, ele junta moedas para pagar a multa de 17 milhões de reais imposta pela Lava-Jato. Ela vence em 1º de janeiro. Se não quitar a dívida, sairá da prisão domiciliar que desfruta desde junho deste ano e voltará para trás das grades. Sem um tostão, comprou uma briga de família para conseguir o que, nos tempos áureos, considerava troco. Entrou na 12ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio de Janeiro para reivindicar 459.000 reais da herança de seu pai, que estão com sua mãe, Carmem Cerveró Torrejon de Cuñat, de 90 anos, e sua irmã, Mary Carmem Cuñat Cerveró. Quando o pai morreu, em outubro de 2013, Cerveró escreveu uma carta de próprio punho à família abrindo mão da herança, diz a irmã. Ainda assim, ela relata ter assinado um cheque de 50.000 reais em favor do irmão. Mary confessou a VEJA ter ficado surpresa com a iniciativa de Cerveró de requerer parte na herança neste momento. A tentativa é um dos caminhos que o agora delator da Lava-Jato busca para juntar dinheiro. Quando fez acordo de delação, ele teve seis apartamentos no Rio confiscados. Pôs todos à venda, mas, com a crise, não conseguiu vender nenhum. A cobertura em Ipanema está no mercado por 9 milhões de reais. Não teve ofertas. Atualmente, Cerveró cumpre a prisão domiciliar em uma casa em Petrópolis. Além da dívida, problemas mais mundanos o atormentam por lá. Como a região é montanhosa, sua tornozeleira eletrônica perde o sinal de GPS com frequência, o que força os funcionários da Justiça do Paraná a lhe telefonar constantemente para saber se continua no local. Apesar de ele próprio atender o telefone, os agentes pedem que fique no quintal por pelo menos dez minutos, para que o sinal seja restabelecido. Se não conseguir pagar as dívidas, ao menos esse problema Cerveró não vai mais ter — na carceragem de Curitiba, os agentes poderão vigiá-lo bem de perto.
A bancada do Psol na Câmara dos Deputados se antecipou ao PT e anunciou na sexta-feira (25) que protocolará na segunda-feira um pedido de impeachment do presidente Michel Temer. “Agora sim estamos diante de um crime de responsabilidade”, afirmou o líder do partido Ivan Valente (SP), em nota divulgada pela assessoria de imprensa. De acordo com a Veja, para o processo ser aberto, o pedido precisa ser acolhido pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado do governo. O partido vai se basear nas denúncias do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, feitas em depoimento à Polícia Federal de que Temer interveio em favor dos interesses pessoais do ministro demissionário da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Segundo Calero, Temer pediu para que ele resolvesse o impasse na liberação do empreendimento imobiliário em Salvador (BA), onde Geddel comprou um apartamento. O primeiro partido a defender a apresentação do impeachment de Temer foi o PT. Na quinta-feira, o líder da sigla na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), disse que as bancadas na Câmara e no Senado continuarão atuando para apurar o caso, “que agora ficou muito mais grave, com o envolvimento de Temer nas denúncias”. “Identificado o crime de responsabilidade, o caminho é a abertura de um processo de impeachment de Temer. O governo Temer derrete”, disse o líder em nota. As informações são do Estadão.
Faleceu na madrugada deste sábado (26) - horário de Brasília - o líder cubano Fidel Castro. O político tinha 90 anos. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro, presidente de Cuba, em pronunciamento na TV estatal cubana. “Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, disse Raúl Castro. O corpo de Castro, segundo seu irmão, será cremado em Havana. As informações do funeral ainda não foram divulgadas.
O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu na sexta-feira (25) manter o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) preso em Curitiba. O ministro rejeitou um pedido de medida liminar da defesa do peemedebista, que tenta conseguir no STJ a soltura de Cunha. Segundo informou o STJ em sua conta oficial no Twitter, a decisão de Fischer “considerou suficiente a fundamentação da ordem de prisão, que fala em risco de reiteração e persistência na pratica delitiva”. A íntegra da decisão de Fischer não havia sido divulgada até a publicação deste texto. Cunha foi cassado em 12 de setembro pelo plenário da Câmara por quebra de decoro parlamentar. Sem mandato, o peemedebista perdeu o benefício do foro privilegiado perante o Supremo Tribunal Federal (STF). O peemedebista foi preso no dia 19 de outubro em Brasília por ordem do juiz federal Sérgio Moro. Àépoca, a defesa do ex-deputado considerou a decisão “surpreendente” e “absurda”. Os procuradores da República em Curitiba sustentaram que a liberdade do ex-parlamentar “representava risco à instrução do processo, à ordem pública, como também a possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior, além da dupla nacionalidade”, já que Cunha tem cidadania italiana.
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram nesta sexta-feira (25) a Operação Vigilantes em cinco cidades da Bahia: Salvador, Malhada de Pedras, Alagoinhas, Itagibá e São José do Jacuípe. Em Malhada de Pedras, a operação foi desencadeada devido às denúncias de irregularidades na contratação e prestação de serviços do transporte público escolar. A operação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã e teve como saldo a condução do atual prefeito, Valdecir Alves Bezerra, o Ceará, da prefeita eleita, Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP), do ex-prefeito Ramon Santos, do secretário administrativo, além dos servidores comissionados de confiança do prefeito. O site Brumado Notícias apurou que o prefeito Valdecir Bezerra foi preso preventivamente. Já a prefeita eleita e o marido, o ex-prefeito Ramon Santos, foram conduzidos coercitivamente para base da PF, em Vitória da Conquista, assim como os demais. O vice-prefeito eleito, Adriano Paca, não foi encontrado pelos federais em sua residência. Adriano gerencia a Transportadora Paca, que presta o serviço de transporte escolar no município. Está é a segunda visita da PF à cidade este ano - a primeira passagem da PF pela cidade ocorreu no mês de junho. Durante o segundo semestre, os motoristas promoveram várias manifestações, cobrando os vencimentos atrasados. Nossa reportagem flagrou o comboio das guarnições com os conduzidos no anel rodoviário da BR-030, em Brumado, regressando para base da Polícia Federal em Vitória da Conquista.
Foi grande a movimentação no comércio de Brumado, nesta sexta-feira (25). Isso porque os consumidores foram às lojas conferir de perto as promoções anunciadas para o dia de Black Friday. Em entrevista ao site Brumado Notícias, muitos consumidores relataram que encontraram produtos com valores bem abaixo dos praticados no dia a dia. No entanto, houve também muitas reclamações com o tempo de espera nas filas e com relação aos preços de vários produtos que não foram incluídos na campanha promocional. Mesmo com as queixas e a atual crise econômica, a maioria dos consumidores levou alguns produtos para casa - o itens mais procurados mais uma vez foram os eletroeletrônicos.
O Brasil continuou a fechar vagas formais de trabalho em outubro deste ano. De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta quinta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho, no mês passado houve 74.748 demissões a mais do que contratações. Apesar de negativo, o resultado do mês passado foi menos ruim que o de outubro de 2015, quando foram fechados 169.131 postos de trabalho, o pior resultado para esse mês desde o início da série histórica do Ministério do Trabalho, em 1992. Segundo o governo, outubro foi o 19º mês seguido de fechamento de vagas formais. Ou seja, há mais um ano e meio há mais demissões do que contratações na economia brasileira. O último mês em que houve mais contratações foi em março do ano passado, quando foram criados 19,2 mil postos de trabalho. As demissões acontecem em um cenário de recessão da economia. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 3,8% e, neste ano, a previsão do governo é de um tombo de 3,5%. Em outubro, os números mostram que a região Sudeste liderou as demissões, com o fechamento de 50.274 postos formais de trabalho, seguida pela região Centro-Oeste (14.153) e pela região Nordeste (7.315).
Em entrevista ao site Brumado Notícias, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Caroline Rebouças, convocou a população para participar ativamente no combate ao mosquito aedes-aegypti. A coordenadora fez um breve relato da quantidade de casos das doenças - dengue, zika e chikungunya - registrados no início do ano e alertou que, se não houver a participação popular, o próximo verão poderá ser ainda mais crítico no que se refere às notificações dos vírus. Rebouças aproveitou para parabenizar as bases de saúde e vigilâncias epidemiológicas municipais, as quais, segundo ela, vêm mantendo o monitoramento no intuito de inibir a evolução no quadro de infestação do mosquito na região e elogiou a população por ter participado ativamente nas campanhas. “Tivemos um grande número de notificações suspeitas em nossa região e poderemos passar por um verão ainda mais crítico em 2017 se a população não aderir a esse combate. Nosso clima é propício e já tivemos chuvas, por isso se faz mais que necessário a nossa comunidade do sudoeste como um todo se mostrar participativa e não permitir que o mosquito estrague nosso verão”, alertou a coordenadora. Ela afirmou que, diferentemente do início deste ano, em que houve dificuldades, neste final de ciclo, o governo já está antecipando as ações com o objetivo de equipar os municípios com os larvicidas e equipamentos de trabalho para os agentes de endemias.
O índice de sobrevivência para crianças e adolescentes com câncer é de 64%, de acordo com cálculo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e do Ministério da Sáude. A taxa foi estimada de acordo com as informações de incidência e mortalidade de pacientes de zero a 19 anos. A sobrevida dessa faixa etária varia de acordo com a região do país: os índices são mais elevados nas regiões Sul (75%) e Sudeste (70%) do que no Centro-oeste (65%), Nordeste (60%) e Norte (50%). Em 2017, o Instituto estima a ocorrência de 12.600 novos casos nessa idade. O câncer infantojuvenil inclui vários tipos da doença e as leucemias representam o maior percentual de incidência, com 26%, seguida dos linfomas, com 14%, e dos tumores do sistema nervoso central-SNC, com 13%. O câncer ainda é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil - entre 2009 e 2013, foi a causa de cerca de 12% dos óbitos entre 1 e 14 anos, e 8% de 1 a 19 anos.