O vereador Beto Bonelly (PSB) indicou ao Executivo a construção de um Centro Cultural no município de Brumado para realização de eventos, encontros e incentivo à cultura local. Em sua justificativa, o parlamentar salientou que os profissionais da área não possuem um espaço apropriado, com estrutura e logística adequadas, para suas apresentações e o segmento é carente de maior fomento do poder público. “Além desta defasagem, a cultura brumadense não possui visibilidade sequer nas escolas municipais, sejam públicas ou privadas. Fator este que, somado ao anterior, reforça ainda mais a necessidade de um incentivo na área cultural e de lazer em nossa cidade”, justificou. De acordo com o vereador, é obrigação do Município promover e proteger a cultura através de ações de fomento.
O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) um projeto de lei (PL) que amplia a proteção a vítimas de violência doméstica e familiar. Dentre as medidas previstas no PL, estão alterações no texto do Código Penal e a previsão de prisão preventiva sem a necessidade de ouvir os envolvidos, caso haja necessidade de proteger possíveis vítimas. O PL será analisado pela Câmara dos Deputados. De acordo com a Agência Brasil, o PL 4.194 de 2019 sugere alterações nos códigos Penal e Processual Penal, em trechos relativos à violência familiar e doméstica. A primeira alteração está no § 9º do art. 129 do Código Penal, trocando o nome legal (nomen iuris) de “Violência Doméstica” para “Lesão resultante de violência doméstica e familiar”. O projeto adiciona também ao §13 a nomenclatura “Lesão corporal resultante de violência contra a mulher”. Além disso, no caso dos crimes de violência doméstica e familiar, o projeto propõe que as medidas cautelares de urgência, como prisão preventiva, possam ser concedidas de imediato, mesmo sem audiência das partes e de manifestação do Ministério Público. O Código de Processo Penal já confere ao julgador a opção de adotar medidas cautelares sem audiência das partes ou manifestação do Ministério Público, em casos de urgência ou perigo de ineficácia da medida. O projeto deixa expressa a possibilidade de uso deste instrumento em casos de violência familiar e doméstica. O relator do texto, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), fez uma alteração para reforçar a proteção, com prisão preventiva do agressor, a todas as possíveis vítimas em um contexto doméstico e familiar. Para tanto, adicionou a expressão “ou qualquer pessoa que conviva ou tenha convivido com o agente”. O texto vigente restringe a possibilidade aos casos que tiverem “mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência” como vítimas.
A nota do secretário de educação de Brumado, João Nolasco, encaminhada ao site Achei Sudoeste, responsabiliza o protesto comunitário por não permitir o despejo de parte do esgoto escolar para o Rio das Contas e, dessa forma, obriga o Município a despejar o referido esgoto nas sarjetas (veja aqui). “Aqui, como a concessionária não o faz (nem cá e muito menos lá), resta-nos conduzir tais efluentes ao talvegue mais próximo. Ou se faz isso ou se deixam os efluentes correrem livremente nas sarjetas, que é o que parece ser o desejo dos que se opõem sem sequer saber o que dizem ou fazem”, diz a nota. Vale salientar que o texto chegou após a vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira fazer o seu pronunciamento na sessão da Câmara de Vereadores, garantindo que o prefeito cancelou o projeto e não tenciona mais canalizar o esgoto da escola para o referido rio (veja aqui). No entanto, o que não foi dito pela vereadora é que o prefeito não desistiu de despejar os efluentes da escola no rio, porém, agora, o feito se dará através de um caminhão limpa-fossa. "Sempre oportuno esclarecer que lá, diferentemente de cá, apenas as águas usadas, sem qualquer contribuição cloacal (estas serão removidas periodicamente por caminhões-limpa-fossa como soe acontecer), serão destinadas ao supracitado talvegue", reza a nota, através da qual a prefeitura esclarece que o despejo de esgoto de cozinha não casa poluição ao rio. “E, só para concluir, cito apenas um conceito hidrológico consagrado, 'efluente cuja vazão não ultrapasse 1/20 da vazão do corpo hídrico receptor não tem potencial poluidor, vez que há dispersão e oxidação suficiente a tornar sua carga potencialmente poluente inócua”.
Um homem foi preso após ser flagrado com 60 tabletes de maconha, na madruga da desta quinta-feira (14), em Ilhéus, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Militar da região, porções de maconha e embalagens para a droga também foram achadas como suspeito. Segundo o G1, a polícia detalhou que o homem e a droga foram achados dentro de um bar na rua Bento Berilo, Centro de Ilhéus, após a guarnição ser acionada para averiguar denuncia de som alto no bar. No local, durante a fiscalização, os policiais encontraram os tabletes de maconha. O homem preso era dono do bar.
Em nota enviada pelo secretário de educação de Brumado, João Nolasco, ao site Achei Sudoeste ficou entendido que houve por parte da comunidade de Cristalândia, da mídia e até dos vereadores um mal entendimento quanto à intenção da prefeitura de despejar o esgoto da escola do distrito no Rio das Contas (veja aqui). A nota, que apresenta uma linguagem muito familiar ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), é iniciada apontando que falta à Embasa cumprir o seu papel de saneadora e promover a captação e destinação correta do esgotamento sanitário, tanto na sede do município quanto nos distritos e comunidades rurais. “Simples assim: todo líquido que entra acaba saindo. Mesmo em uma edificação, sobretudo naquelas de intenso uso como uma escola, normalmente cabe à empresa que tem a função saneadora adquirida, quer por licitação ou concessão, desincumbir-se desse mister”, diz a nota. O texto corrobora com as constantes manifestações de insatisfação do gestor com a Estatal.
Um caminhão invadiu uma casa nesta quinta-feira (14), em Itabuna, no sul do estado. O veículo, que prestava serviços para a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), subia uma ladeira, quando o motorista perdeu o controle do caminhão. Segundo o G1, apesar do susto, ninguém ficou ferido. De acordo com informações de testemunhas, o acidente aconteceu na Rua Epitácio Pessoa, no bairro São Pedro. O caminhão estava subindo a ladeira, mas acabou voltando de ré, após o motorista perder o controle do veículo, que terminou invadindo uma casa. O motorista disse que o veículo apresentou uma falha mecânica e que por isso não conseguiu subir a ladeira. A Embasa informou que a empresa responsável pelo caminhão vai iniciar a recuperação do imóvel, que ficou com a fachada destruída.
Em pronunciamento na Câmara Municipal, a vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira defendeu que não se pode lançar efluentes líquidos em corpos hídricos sem o devido tratamento, mesmo que seja apenas água de torneira de pia sem indícios de contaminação. Segundo ela, existem outros meios para descarte correto do esgoto, como a construção de uma fossa séptica ou ecológica, por exemplo. A parlamentar fez referência às denúncias dos moradores de Cristalândia, que mostraram, em vídeo, que a prefeitura está implementando na comunidade um projeto para lançamento do esgoto da escola dentro do Rio das Contas (veja aqui). Após as reclamações, Teixeira disse que conversou com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e ficou definido, na oportunidade, que a obra não seria continuada em razão dos prejuízos para a comunidade. “A obra foi suspensa, ou melhor, totalmente paralisada. Discutimos e chegamos a esse ponto comum. A comunidade de Cristalândia pode ficar tranquila”, afirmou.
Um homem, que não teve a identidade revelada, ficou com a perna presa em uma máquina de triturar trigo na zona rural de Feira de Santana, no interior baiano. De acordo com o Corpo de Bombeiros, responsável pelo resgate, o caso ocorreu na quarta-feira (13). O homem foi levado consciente para o Hospital Clériston Andrade, também em Feira de Santana, para atendimento especializado. Não há detalhes do estado de saúde dele. O Corpo de Bombeiros detalhou os agentes do 2°GBM/Feira de Santana conseguiram desprender a perna da vítima do equipamento, que possuía quatro cilindros. Após a retirada, os bombeiros estancaram o sangue da ferida e o encaminharam para a unidade de saúde. “Inicialmente retiramos toda palha para visualizar a perna e o pé do rapaz, depois retiramos um dos cilindros, dois eram lisos e os outros dois possuíam navalhas e ganchos. Só então conseguimos soltar a perna de forma segura”, explicou sargento BM Genebaldo Júnior comandante da viatura de Auto Salvamento e Busca (ABS). Os bombeiros ressaltam que em casos como esse é importante que a população acione o resgate adequado, como o Corpo de Bombeiros, através da central 193.
A empresa Quinto Energy atendeu a todos os requisitos exigidos pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) para a concessão da licença ambiental para instalação do Complexo Híbrido Jasmim (Eólico e Solar), localizado nas imediações dos municípios de Brumado, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Com o avanço em mais uma fase do desenvolvimento do projeto, a empresa está mais perto da implantação do parque eólico. O progresso na importante etapa deve encurtar o prazo para construção do parque na região.
O decreto, publicado pela prefeitura municipal de Brumado, para avaliação de desempenho dos professores não foi aprovado pela APLB Sindicato. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, César Nolasco, diretor regional do órgão, destacou que o decreto possui uma série de ilegalidades, bem como caracteriza perseguição à categoria, ao sindicato e a sua diretoria. Segundo Nolasco, a empresa contratada para fazer a referida avaliação não pode desempenhar tal atividade, conforme determinado em seu CNPJ. “O decreto não traz data de prova, data do avanço, bibliografia, não tem conteúdo nenhum. É um decreto muito vago, além de apresentar irregularidades e inconstitucionalidades. Quando ele fere o princípio da isonomia entre o servidor é um ato inconstitucional”, afirmou. Para o diretor, o objetivo do prefeito é não recompensar financeiramente os professores e economizar na folha de pagamento. Ademais, conforme pontuou, o decreto não está em consonância com a Lei do Plano de Carreira. A APLB esteve na Câmara Municipal levando ao conhecimento dos vereadores a denúncia contra o decreto do Executivo. “Os vereadores sinalizaram com a possibilidade de intervenção para derrubada desse decreto na Câmara. Esperamos que o Governo Municipal reconheça que cometeu um erro. Os vícios são notórios e o processo está comprometido e suspeito. Queremos lisura”, completou.
O volume de serviços na Bahia apresentou expansão de 1,7% na comparação com o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal. As informações com foco no segmento baiano, analisadas nesta quinta-feira (14) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa análise a Bahia resultado seguiu o mesmo comportamento da média nacional (0,5%), e recuperou boa parte da perda acumulada (-1,0%), entre junho (-0,3%) e julho (-0,7%). É importante destacar, que o mês de agosto do ano corrente foi marcado pela retomada das atividades econômicas, que foram contidas nos meses anteriores, contribuindo para a aceleração do setor em relação a julho. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços na Bahia avançou 26,8%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (189,8%), que contabilizou a quinta variação positiva consecutiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012, para os meses de agosto. Essa atividade também apresentou resultado superior àquele observado no mesmo mês do ano anterior (-67,4%). Seguida pela atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (31,3%), que também, registrou variação positiva significativa, sendo a quinta maior alta da série iniciada em 2012, e a sexta variação positiva consecutiva para esse ano. É importante destacar que o resultado da Bahia é superior à variação registrada pelo Brasil (16,7%). O indicador no acumulado no ano ampliou 11,6%, puxado pela atividade de Serviços prestados às famílias (40,2%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (18,0%). E, no indicador do acumulado nos últimos 12 meses cresceu 4,4%, impulsionado principalmente, por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,1%). Com relação à receita nominal de serviços, houve expansão de 32,3% na comparação com agosto de 2020. O indicador no acumulado no ano ampliou 13,2% e o indicador no acumulado nos últimos 12 meses cresceu 5,4%.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu na manhã desta quinta-feira (14) produtos eletrônicos sem nota fiscal em dois ônibus que faziam linha de São Paulo para a Bahia. Segundo informou a PRE ao site Achei Sudoeste, a abordagem foi realizada na BR-030, no trecho entre o município de Brumado e Caetité. De acordo com a polícia, em um dos bagageiros foi localizado uma caixa de papelão contendo vários produtos eletrônicos com apenas a guia de pagamento do frete, a declaração de conteúdo e valor declarado. Durante a abordagem, foi localizado em uma caixa 300 modens e 300 fontes de alimentação elétrica, também sem a devida regularidade fiscal. 808 produtos sem nota foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado para que fossem adotadas as medidas legais.
Uma operação da Polícia Civil desarticula uma rota de explosivos usados em ataques a instituições financeiras, nesta quinta-feira (14), na cidade de Pindobaçu, no norte da Bahia. A ação é mais um desdobramento da Operação Cangalha. Empresas que usam explosivos nas suas atividades, além de galpões e algumas residências, são alvos do cumprimento de mandados de busca e apreensão e fiscalização, que também tem o direcionamento em garimpos da região. O diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), delegado José Bezerra Júnior, informou que as ações também visam a prevenção a possíveis ataques. “Mais do que aprofundar investigações sobre os ataques ocorridos a instituições financeiras, observando os pontos de origem nas dinâmicas dessas atividades, quebrar essa rota de explosivos utilizados nestes crimes, contribui para frustrarmos os atos criminosos dessa natureza”, comentou José Bezerra. Participam das ações, policiais da Coordenação de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras do Draco, da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim), da Coordenação de Operações Especiais (COE), além de uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e militares do 35º Batalhão de Infantaria e do Comando da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro. Os militares e o CFPC também realizam a fiscalização administrativa dos estabelecimentos que usam os materiais, onde são averiguadas as documentações relacionadas ao armazenamento, circulação e utilização dos explosivos.
O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) sofreu derrotas na sessão da Câmara de Vereadores que ocorreu na noite desta quarta-feira (13). O gestor havia vetado cinco projetos de lei de autoria dos parlamenteares, mas conseguiu vitória em apenas um, mesmo assim, por força do regimento interno, que previa votação por maioria absoluta. No único veto em que venceu houve empate em 7x7 na votação e uma abstenção, o que favoreceu o veto do gestor. Foi votação secreta a cada veto em apreciação com o placar de 8x7 contra as intenções do prefeito. O único veto vencido pelo prefeito foi contra o projeto do vereador Beto Bonelly (PSB) referente à liberação de atividades físicas em meio à pandemia. Nos demais, os projetos em defesa da mulher, para compra de vacinas contra a Covid-19, sistema de drive-truh de vacinação e sanitização de logradouros públicos, foram mantidos, derrubando os vetos do prefeito.
O comandante geral da Polícia Militar, Paulo Coutinho, disse nesta quinta-feira (14) que a corporação vai atuar da mesma forma para impedir festas “paredões” em bairros periféricos e nobres das cidades baianas. A medida foi anunciada pelo governador Rui Costa (veja aqui). “A Polícia Militar usará da disque sonoridade para atuar em qualquer local não só da nossa capital, mas também do interior do estado, combatendo esse tipo de evento que em nada acrescenta na nossa sociedade. É um evento, sobretudo, que leva ações do crime e fomenta a comercialização de entorpecentes”, disse Paulo Coutinho.
Na sessão desta quinta-feira (14), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Conta dos Municípios da Bahia (TCM-BA) rejeitaram as contas da Câmara de Jacaraci, da responsabilidade do vereador Eucelito Ferreira dos Santos (PSD), relativas ao exercício de 2018. Essas contas foram consideradas irregulares diante da ausência de comprovação do pagamento de multa imputada ao gestor em processo anterior. O conselheiro Mário Negromonte, relator do parecer, determinou uma nova multa, de R$1 mil, ao vereador. A Câmara de Jacaraci recebeu em 2018, a título de duodécimos, a quantia de R$1.312.275,46, sendo realizadas despesas orçamentárias no valor total de R$1.203.033,14, respeitando, assim, o limite previsto no artigo 29-A da Constituição Federal. A despesa com pessoal alcançou o montante de R$972.970,95, que correspondeu a 2,80% da Receita Corrente Líquida Municipal de R$34.754.733,34, não ultrapassando o limite de 6% definido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Já o relatório de acompanhamento técnico – realizado pela 7ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM – apontou irregularidades na Carta Convite nº 02/2018, no valor de R$20 mil, para a contratação de serviços de microfilmagem eletrônica de documentos. Cabe recurso da decisão.
Bombeiros continuam o trabalho de contenção de incêndios em dez cidades baianas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) desta quinta-feira (14), em apenas três cidades, os focos são considerados extintos. A situação ocorre em Ibicoara e Andaraí, na Chapada Diamantina; e Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste. De acordo com o Bahia Notícias, nas cidades com focos ativos, os trabalhos continuam, seja no combate direto, como também no monitoramento aéreo, por aeronaves e drones, aliado aos lançamentos de água feitos pelos aviões. Veja a condição de cada cidade: Macaúbas - Rescaldo e monitoramento ocorrem com apoio de aeronaves. Itaguaçu da Bahia – Segue o combate de forma direta com as equipes em solo, além do auxílio de aeronaves. Barreiras - A guarnição monitora a área. Riachão das Neves - Combate direto continua, assim como o monitoramento das áreas combatidas em dias anteriores. Barra - Combate direto e rescaldo acontecem em pontos quentes com o apoio de aeronaves. Ibotirama – Equipes monitoram os povoados de l Barreiro, Lagoa, Morrinho, Povoado da Aldeia. Paratinga - Segue monitoramento das áreas atingidas pelo incêndio. Cotegipe - A equipe continua monitoramento e orientação de comunidade local. Buritirama - Os bombeiros continuam o monitoramento. Campo Alegre de Lourdes - Bombeiros monitoram área por terra. Um drone permanece em sobrevoos na região. Além das cidades baianas, bombeiros do CBMBA dão apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI) e realizam o monitoramento e combatem possíveis novos focos naquele estado.
O governador da Bahia, Rui Costa, disse nesta quarta-feira (13), que não vai permitir festas do tipo "paredão", no estado. O gestor fez o anúncio nas redes sociais, mas não divulgou quando vai decretar a medida. De acordo com o governador da Bahia, a realização de festas em ruas será permitida apenas com a autorização das prefeituras e comunicados com a Polícia Militar. “Não vamos permitir mais nenhuma festa de paredão na Bahia. Para festas serem realizadas fechando ruas, as prefeituras precisarão autorizar e comunicar à Polícia Militar previamente. Caso não haja autorização prévia, a PM deverá apreender os equipamentos sonoros”, disse o governador.
A partir da próxima segunda-feira (18), a cidade de Brumado deverá retomar as aulas 100% presenciais, em conformidade com as aulas na rede estadual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, adiantou que, na tarde de hoje (13), irá se reunir com a sua equipe a fim de discutir detalhes da mudança. “Brumado não vai ser diferente do Governo do Estado. Faremos isso simultaneamente. Estamos trabalhando com segurança e não há porque protelarmos mais esse retorno 100% presencial”, pontuou. Com o retorno, as aulas no modelo híbrido serão finalizadas. Questionado se para os pais que ainda se sentirem receosos em mandar os filhos para escola existe outra alternativa, o secretário foi taxativo. “Nesse momento, não há porque existir desconfiança ou insegurança porque temos provado junto à comunidade escolar que, mesmo depois do retorno das aulas, houve uma queda significativa no número de contaminados. Precisamos recuperar o tempo perdido. Não há porque os pais falarem em medo de mandar os filhos para escola”, respondeu.
Muito diferente de um aparelho tradicional onde se utilizam fios metálicos e bráquetes que além de chamativos são muitas vezes desconfortáveis e difíceis de higienizar, os aparelhos Invisalign são praticamente invisíveis e podem ser removidos a qualquer momento, durante as refeições, na hora de escovar os dentes ou quando for para algum evento social. Agende sua avaliação e transforme sua vida através de um novo sorriso! A Dom Odontologia Premium funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430 (WhatsApp).
No Bairro Alto do Escalavrado, em Brumado, as obras do Parque da Cidade estão paralisadas há cerca de 60 dias. Orçada em quase R$ 2 milhões, com recursos do Ministério do Turismo, a obra deveria ser finalizada em dezembro deste ano. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Fernando Leal, morador da região, disse que, mesmo depois de 2 anos do início dos trabalhos no local, a obra não chegou nem a 50% de sua totalidade. “Isso é descaso com o dinheiro público. A gente fica muito chateado com o que está acontecendo. Há cabos de fiação exposto aqui. Isso é um perigo. A praça já foi inaugurada, mas não está concluída”, cobrou. O morador denunciou ainda que materiais estão sendo furtados do local, bem como o maquinário está abandonado. Para Leal, a segunda empreiteira contratada pela prefeitura para dar continuidade aos serviços também abandonou a obra. “Estamos começando a entender que essa segunda empreiteira também já abandonou essa obra. Qualquer cidadão que quiser vir aqui vai poder comprovar o que estamos falando. A praça não está concluída. Tá completamente abandonado. Lamentável porque é nosso dinheiro sendo jogado fora”, reiterou.
A energia elétrica está cada vez mais cara no Brasil e muitos dos aumentos ocorrem devido a reajustes inflacionários e baixas nos reservatórios das grandes hidrelétricas, que são a principal fonte de energia que abastece o país. Segundo a Aneel, a bandeira vermelha nível 2 poderá aumentar para até R$ 11,50 a cada 100 kWh. Por isso, a energia solar é um excelente investimento. Ela garante economia na conta de luz: com a energia solar é possível reduzir em até 95% a sua conta de energia. Economia no seu bolso: com a evolução da energia solar o custo para adquirir o seu gerador nunca esteve tão atrativo. Hoje, conta-se com placas muito mais potentes e inversores cada vez mais eficientes. O retorno do investimento acontece em até 4 anos. Além disso, imóveis com energia solar se valorizam em até 10%. Em Brumado, a Ativa Soluções em Energia garante a instalação do seu projeto com qualidade e segurança. A empresa fica localizada na Avenida Centenário, 131. Para maiores informações, ligue: (77) 99824-2640 (WhatsApp).
Quarenta novas viaturas foram entregues nesta quarta-feira (13), pelo Governo do Estado, à Polícia Civil da Bahia. Os veículos Ford Ranger foram apresentados à população e à imprensa no lançamento da Operação Verão da Polícia Militar (PM), na Boca do Rio, em Salvador, com a presença do secretário da Segurança Pública Ricardo Mandarino, da Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito e do Comandante Geral da PM, coronel Paulo Coutinho, entre outras autoridades. Serão contempladas com viaturas as Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) dos seguintes municípios: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Valença, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.
Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o “e-Saúde”, certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.
A presidente da Câmara de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), passou mal durante a sessão legislativa nesta quarta-feira (13). A parlamentar estava feliz após conseguir derrotar o veto do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) à parte de seu projeto Sinal Vermelho, contra a violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral praticada contra mulher, mas não sabia que logo em seguida seria bombardeada com um ataque feroz nas redes sociais. Uma publicação maldosa apontando um caso amoroso entre a presidente e um servidor do legislativo fez a vereadora passar mal durante a sessão. Ela recebeu atenção de todos os parlamentares, que foram lhe prestar solidariedade diante do ocorrido. Verimar, que ainda sofre com dificuldades respiratórias em decorrência de sequela da Covid-19, quase não conseguiu encerrar a sessão ao ouvir o pronunciamento do vereador Renato Santos Teixeira (Sem Partido), que falou com eloquência pedindo um basta a tais ataques nas redes sociais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que acredita em uma política coesa, coerente, ética e moral. “Não temos obrigação de concordar com absolutamente ninguém, mas temos que viver esses princípios. O nosso silêncio torna-se um ato de omissão. Esse monte de fake news continua acontecendo em nossa sociedade, denegrindo o lado A, o lado B. Isso tem que parar”, pediu. Para o vereador, esse tipo de ataque faz todo mundo sofrer e é uma forma bizarra de fazer política. “Ninguém respeita mais ninguém. As pessoas se agridem às claras na internet. Isso tem que acabar. Precisamos de um debate respeitoso, limpo, sem opressão. Meu repúdio pelo que aconteceu”, finalizou. Brumado precisa de um debate político em prol da comunidade e não ataque a honra de famílias, como vem acontecendo desde o último pleito eleitoral, com vídeos e músicas maldosas.