Outubro é o mês da conscientização da Epidermólise Bolhosa, doença genética rara, grave, não contagiosa e incurável. A enfermidade provoca lesões severas, tanto na pele, como nas membranas mucosas. O tratamento é custoso, difícil e inacessível para muitos. Quando não ocorre da maneira adequada, pode ser fatal para o paciente ou tornar a vida do mesmo muito dolorosa. Pensando nisso, a ONG Jardim das Borboletas, da fundada pela caculeense Aline Teixeira da Silva, foi criada com a missão de proporcionar melhor qualidade de vida para os portadores da doença. A ONG auxilia as famílias através de medicamentos, curativos especiais, acompanhamento psicológico, nutricional e apoio nas consultas, exames e pequenas cirurgias. Você também pode ajudar, basta seguir a ONG Jardim das Borboletas nas redes sociais para saber como.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), José Luiz Ataíde, negou que o Garantia Safra tenha sido cancelado e garantiu que os produtores rurais do município de Brumado ainda irão receber o benefício. Nesta terça-feira (01), José Luiz se reuniu com os coordenadores do Setaf da Bahia e os mesmos garantiram que estão fazendo o possível para liberar o benefício ainda neste mês de outubro. “Gostaria de tranquilizar os nossos agricultores. O Garantia Safra é vinculado diretamente ao Ministério em Brasília, nós aqui da Bahia fazemos apenas viabilizar a questão das inscrições, mas quem decide mesmo é o Ministério da Agricultura”, declarou. No município, segundo ele, alguns agricultores não receberem sequer a primeira parcela do benefício.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do legislativo brumadense, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), descreveu como ditatorial a postura do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ao desconsiderar totalmente as emendas propostas pela Câmara Municipal ao projeto de lei da zona azul no município. Para Quinteiro, embora o legislativo preze por um relacionamento harmônico com o executivo, aprovando diversos projetos de sua autoria, tudo tem limite e os vereadores, em sua maioria, entenderam que o projeto da zona azul precisava de emendas para sua efetiva concretização e melhorias.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) adiaram para a sessão desta quinta-feira, 3, a conclusão do julgamento que analisa o alcance da regra sobre a apresentação das alegações finais. O entendimento pode afetar condenações da Operação Lava Jato. Por 7 votos a 4, foi formada maioria na Corte pelo entendimento de que o réu delatado deve falar por último na fase final do processo. Votaram a favor desta tese os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli. Foram vencidos os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello. Ao final desta votação, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, propôs a fixação de uma tese “a balizar todo o sistema de justiça brasileiro”. A proposta possui dois itens: o primeiro estabelece que, em todos os procedimentos penais, é direito do acusado delatado apresentar as alegações finais após o acusado que tenha celebrado acordo de delação devidamente homologado, sob a pena de nulidade processual, desde que o pedido tenha sido feito ainda na primeira instância; o segundo item estabelece que, para os processos já sentenciados, é necessária ainda a demonstração do prejuízo, que deverá ser aferido no caso concreto nas instâncias inferiores. De acordo com a Veja, esta tese não beneficiaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá, uma vez que não havia réus com acordos de delação premiada homologados pela Justiça à época de sua condenação na primeira instância. No entanto, no caso do sítio de Atibaia, o petista, réu ao lado de delatores da Odebrecht, pediu para se manifestar depois dele e teve sua solicitação negada pela juíza Gabriela Hardt. A proposta de Toffoli foi aprovada por 8 votos a 3, mas a análise sobre o alcance da medida será decidida no julgamento desta quinta-feira (03).
O Governo do Estado reconheceu o decreto de emergência por conta da seca que havia sido emitido pelo Município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de meio ambiente e recursos hídricos, Danilo Viana, afirmou que o reconhecimento do decreto viabiliza a realização da Operação Pipa nas comunidades rurais, bem como outras ações de combate e convivência com a seca. Levando em conta as queixas de desassistência em alguns locais, Viana garantiu que já está em contato com o Exército para implantação de novos sistemas a fim de atender a demanda. “A operação pipa se torna fonte de água potável. São vinte litros por pessoa, é uma quantidade pouca, mas, como o próprio nome já diz, é um decreto de emergência”, frisou. Com relação à fonte de água bruta, o secretário declarou que muitas comunidades estão sendo abastecidas através de poços artesianos, o que já serve para as atividades do dia a dia. Por fim, Viana cobrou do Governo do Estado a realização da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, obra de fundamental importância para a cidade. Segundo ele, caso a ampliação não seja concretizada, a população poderá sofrer futuramente com o desabastecimento. “Infelizmente, se fizermos uso exacerbado dessa fonte e não nos preocuparmos com a sua elevação, pode acontecer, no futuro, alguma demanda reprimida para a parte de saneamento”, reiterou.
Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), José Luiz Alvez Ataíde, explicou que houve um equívoco na informação de que o Governo da Bahia havia retirado a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da cidade de Brumado para Caetité. “Há uns quatro anos, a coordenação da CAR está na cidade de Caetité porque o Território do Sertão Produtivo tem como sede Caetité. Agora, a sede do Setaf é em Brumado. Dos 27 territórios que existem na Bahia, o único que tem sede do Setaf fora do território é Brumado”, afirmou. Segundo Ataíde, na época, houve uma mobilização popular dos agricultores e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para permanência do Setaf em Brumado e assim foi feito. No total, 20 municípios estão sob a coordenadoria do serviço, inclusive Caetité e Guanambi. Apesar de ter a sua sede na cidade vizinha, o coordenador informou que a Companhia conta com uma sala de apoio no Setaf, onde dois técnicos prestam assistência aos projetos implantados pelo governo na região de Brumado.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que, em sua última visita a Brumado, o próprio governador Rui Costa (PT) aconselhou que o município não inaugure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). O secretário explicou que um dos motivos seria a falta de recursos do Ministério da Saúde para habilitação do equipamento. “Além da questão do financiamento, temos uma questão de logística. O município não vai conseguir suportar duas portas de entrada: nós temos o pronto-socorro do hospital, que é uma UPA, e outro pronto-socorro, que seria a UPA propriamente dita”, explicou. Feres frisou, no entanto, que a não inauguração do equipamento de saúde não inviabiliza o atendimento à população brumadense, tendo em vista que o que seria feito na UPA já é feito no pronto-socorro do hospital municipal. Segundo Feres, outras propostas para utilização do prédio estão sendo analisadas, como a transferência da policlínica para o local.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
O vereador Luiz Carlos Caires da Silva (PSD), o Palito repudiou a declaração do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que, em um vídeo institucional acerca das obras da ponte na comunidade da Lagoa Funda, citou que “papagaios de pirata” estariam querendo tirar proveito e ganhar fama com as obras dos outros. Segundo Palito, o prefeito perdeu todas as condições de governar e administrar o dinheiro público quando, reiteradamente, assume posição como se estivesse executando obras com dinheiro particular. “Na condição de legítimo representante do povo, lá estive vistoriando a obra e qualquer brumadense assim pode agir, afinal o dinheiro ali investido é nosso e não seu”, frisou. Para o parlamentar, o próprio prefeito é quem seria um “papagaio de pirata”, pois quer tirar proveito particular em cima de uma obra pública. “A ponte do Jacaré nos pertence, pertence a Brumado e, se não fosse o meu aval e da Câmara de Vereadores, não teria conseguido empréstimo para esta e muitas outras obras. O senhor encerrará o mandato no dia 31/12/2020, mas as prestações do empréstimo quem vai pagar somos nós brumadenses. A fatura irá para a endereço da prefeitura e não para a sua casa, portanto respeite o Poder Legislativo e o brumadense. Já percebi o quanto o senhor fica irritado quando vistoriamos as obras. Vou intensificar a fiscalização”, garantiu. O vídeo institucional gravado pelo prefeito viralizou nas redes sociais causando embaraços na base aliada do governo municipal.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou dados de referência para as unidades da Polícia Militar que receberão o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Os servidores que serão contemplados conquistaram a redução em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte -, no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano de 2018. A Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 32, da qual a 34ª CIPM/Brumado faz parte, obteve redução de 53,8% dos referidos crimes. Em toda a área, houve uma redução de sete mortes violentas, uma vez que foram consumadas treze mortes em 2018 e seis mortes violentas nesse mesmo período de 2019. Nos seis primeiros meses, o Estado fechou com queda de 9,8%. O major Mário Cabral, comandante da 34ª CIPM, comemorou a redução e destacou a importância das operações que têm sido desenvolvidas pela unidade para a diminuição da criminalidade.
Um acidente foi registrado na noite da última quarta-feira (02), entre um ônibus com estudantes universitários, na Serra dos Brindes, na BR-030, no trecho entre o município de Guanambi e Caetité, na região sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o ônibus colidiu após um caminhão carregado com cocos invadir a contramão. A locomotiva conduzia universitários da cidade de Caetité, que retornavam da UniFG, na cidade de Guanambi. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), quatro pessoas morreram no local. Vários feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Regional de Guanambi (HRG). Até o momento, dois universitários mortos na tragédia foram identificados como Thaís Araújo e Klausten Lima, além do motorista do ônibus, Roberto Gonçalves Teixeira, 68 anos, mais conhecido como Roxo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a perícia no local. Os corpos das vítimas foram conduzidos para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. Em nota, a UniFG, lamentou o ocorrido e prestou condolências as famílias das vítimas.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do legislativo brumadense, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), informou que a Câmara Municipal irá acionar a justiça após o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ignorar as emendas propostas pelos vereadores ao projeto de lei da zona azul e sancionar o decreto do executivo. Para Quinteiro, o posicionamento do gestor configura usurpação de poder. “Ele está usando do poder executivo e legislativo ao mesmo tempo. Vamos acionar a nossa assessoria jurídica para tornar sem efeito essa lei sancionada e também vamos à justiça no sentido de fazer uma denúncia por usurpação de poder”, afirmou.
A Câmara dos Deputados concluiu, no início da madrugada desta quarta-feira 1º, a votação do projeto que estabelece um teto de gastos e restringe o autofinanciamento para as campanhas de prefeitos e vereadores no próximo ano. A medida define como limite de gastos para os candidatos o mesmo valor determinado em 2016, só que corrigido pela inflação. Deputados aceitaram um pedido de modificação do PSL ao texto-base. Com o destaque, o limite para o autofinanciamento das campanhas será 10% do teto definido para o cargo ao qual candidato está concorrendo. Ou seja, se um candidato a vereador em uma cidade que seu limite de gastos seja 100 mil reais, ele só poderá colocar do próprio bolso 10 mil reis. O texto original definia uma trava de 10% sobre o rendimento bruto do candidato no anterior ao da eleição. Deputados derrubaram pedidos de alteração do partido Novo que queria eliminar a trava para o autofinanciamento para as campanhas. Agora, o projeto segue para o Senado. É preciso que o presidente Jair Bolsonaro sancione a medida até 4 de outubro para que a regra possa valer para as eleições do ano que vem.
Na última sexta-feira (27), um Guarda Municipal da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, recuperou oito aparelhos celulares que haviam sido roubados pela mesma pessoa. Todas as vítimas eram mulheres e estavam desacompanhadas no momento dos assaltos. O criminoso usava uma motocicleta para praticar os roubos. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste no total, foram localizados três aparelhos em duas residências no povoado de Canabravinha; um aparelho no povoado de Várzea de Canabravinha; e quatro aparelhos no povoado de Caraíbas. Os celulares foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Paramirim, onde serão identificados e devolvidos às proprietárias. A identidade do assaltante não foi divulgada.
Os exames ginecológicos são os mais importantes na vida de uma mulher, pois é por meio deles que é possível realizar o diagnóstico e fazer a prevenção de várias doenças como o câncer do colo do útero. É recomendado que a visita ao ginecologista seja feita pelo menos uma vez ao ano para exames e avaliação de rotina. No Centro Médico São Gabriel você conta com o especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Sérgio Luiz Rodrigues. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).
O curso de Bacharelado em Administração Pública, na modalidade à distância, está com inscrições abertas para oferta no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Brumado. O referido curso será ministrado pelo Ifba, Campus de Ilhéus. Serão disponibilizadas 40 vagas para Brumado e as inscrições ocorrem no período de 01 a 16 de outubro de 2019, exclusivamente pela internet, através do link, clique aqui.
A força-tarefa da Lava Jato cumpre, na manhã desta quarta-feira 2, nove mandados de prisão preventiva e cinco de prisão temporária contra uma suposta organização criminosa que atua na Receita Federal do Rio de Janeiro. Agentes da Polícia Federal também cumprem 39 mandados de busca e apreensão na operação, chamada de Armadeira. Um dos procurados é Marco Aurelio Canal, supervisor de programação da Receita na Lava Jato do Rio. Os funcionários investigados são acusados de extorquir empresários alvos da Lava Jato em troca de redução ou cancelamento de multas. De acordo com informações da PF, a investigação começou depois que um colaborador da Operação Lava Jato foi instado a pagar suborno a fiscais da Receita, para não ser autuado. A partir dessa informação, os policiais, com o apoio da própria Receita e do Ministério Público Federal, identificaram patrimônios dissimulados e o uso de informações privilegiadas para beneficiar terceiros. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Embora a Câmara de Vereadores tenha aprovado um projeto de lei, com emendas, propondo readequações na zona azul em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ignorou a proposta e sancionou o decreto do executivo. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), demonstrou indignação com a postura do gestor. “Tomei como surpresa que ele [o prefeito] não sancionou as emendas que faziam parte, a partir do momento da votação e aprovação, do projeto original. Ele não precisava nem da Câmara, dentro do seu gabinete mesmo poderia fazer a lei e sancionar. Ele ignorou as emendas incorporadas no projeto de lei”, declarou. Para Vasconcelos, o prefeito deveria ter vetado as emendas e retornado o projeto para uma nova apreciação da Câmara Municipal. Do seu ponto de vista, o gestor não está primando pela parceria entre o executivo e o legislativo, tão enaltecida por ele em outras oportunidades. “Ele está desconsiderando o poder legislativo em sua maioria, já que foram 11 votos favoráveis às emendas”, reiterou.
Em meio às pressões de senadores contra o governo por mais recursos aos Estados, o Senado impôs uma derrota à equipe econômica na madrugada desta quarta-feira, 2, e retirou todas as mudanças que seriam feitas nas regras do abono salarial na reforma da Previdência. A alteração eliminou 76,4 bilhões de reais da economia esperada em dez anos pelo texto. De acordo com o a Veja, a votação em separado desse dispositivo foi solicitada pela bancada do Cidadania. O governo precisava garantir 49 votos favoráveis ao trecho, mas só teve 42 apoiadores – enquanto 30 parlamentares votaram pela derrubada. Treze senadores que haviam apoiado o texto-base da reforma traíram o governo e ajudaram a derrubar a mudança no abono salarial. A lista de infiéis inclui senadores que costumam votar alinhados ao governo, como Dario Berger (MDB-SC) e Esperidião Amin (PP-SC). Líder da maior bancada do Senado, Eduardo Braga (MDB-AM) foi outro que virou o voto para ajudar a derrubar a mudança. Também foram favoráveis à reforma, mas contrários à mudança no abono salarial, os senadores Alessandro Vieira (CDD-SE), Alvaro Dias (Podemos-PR), Eduardo Girão (Podemos-CE), Flávio Arns (Rede-PR), Jorge Kajuru (CDD-GO), Katia Abreu (PDT-TO), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Reguffe (Podemos-DF), Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e Styvenson Valentim (Podemos-RN). Outros dois senadores que votaram favoráveis ao texto-base foram embora antes da votação do destaque sobre o abono: Marcos Rogério (DEM-RO) e Telmário Mota (PROS-RR). Já o líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA), foi na direção contrária: votou contra a reforma, mas apoiou a mudança no abono. A proposta aprovada na Câmara dos Deputados restringia o pagamento do benefício, no valor de um salário mínimo (998 reais), a quem recebe até 1.364,43 de reais por mês. Com a derrota no Senado, ficam valendo as regras atuais, que garantem o repasse a quem ganha até dois salários mínimos.
Na última segunda-feira (30), o taxista caculeense Bruno Aguiar Almeida, 29 anos, conhecido como Bruno de Manoel da Porca, teve o seu chip clonado e seu WhatsApp usado por estelionatários para aplicar golpes. Segundo a vítima, ele usou o aplicativo durante todo dia, mas no fim da tarde já não conseguia mais enviar mensagens. Pouco tempo depois, Bruno recebeu uma ligação de um amigo, em outro número, dizendo que tinha recebido mensagens dele pedindo dinheiro emprestado. Outros amigos também o informaram da mesma situação. Um deles chegou a depositar R$ 850 achando que se tratava do taxista. A vítima já compareceu à delegacia e registrou um Boletim de Ocorrência. Com o documento e com os depoimentos dos amigos, ele tentará, junto à unidade financeira, reaver o valor que foi transferido.
Através do Decreto nº 599, a prefeitura do município de Guanambi, a 141 km de Brumado, estabeleceu situação de emergência por conta da seca que assola a cidade. O decreto leva em consideração que a falta de chuvas nos últimos meses tem provocado danos à subsistência da população, especialmente da comunidade rural. Entre 60 e 80% das lavouras plantadas no município, tanto as de consumo humano quanto animal, foram perdidas e os prejuízos são imensos. De acordo com o decreto, foi autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário, bem como a convocação de voluntários.
A Bahia não aderiu ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC). A proposta do projeto é instalar 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023 – a iniciativa piloto, em 2020, contemplará 54. Para o ano que vem, o orçamento para o programa é de R$ 54 milhões, R$ 1 milhão por escola. O dinheiro será investido no pagamento de pessoal em umas instituições e na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar, reformas, entre outras pequenas intervenções. Segundo o MEC, 15 estados e o Distrito Federal aderiram ao programa. No Nordeste, só o Ceará aceitou. Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que não houve adesão das escolas estaduais e que está buscando, junto ao MEC, maiores informações sobre os aspectos pedagógico e financeiro do programa. Atualmente, a rede estadual de ensino da Bahia conta com 1.163 escolas e 711 anexos, sendo 14 delas geridas pela Polícia Militar da Bahia (PM), o que representa 1,2% das unidades escolares da rede. O MEC informou nesta terça-feira (1) que vai abrir um novo período para adesão – desta vez, voltado para os municípios. Prefeituras terão de 4 a 11 de outubro para solicitar a participação. “[A seleção é] para todos os municípios, de estados que aderiram e de estados que não aderiram. Definiremos com base em critérios técnicos”, explicou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.