Edilson Rodrigo Borunga morreu na madrugada deste sábado (1º), em confronto com a polícia militar, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo relato da polícia ao site Brumado Notícias, a central de rádio patrulha da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu uma solicitação de socorro por causa de um homem que estaria apedrejando o telhado de uma residência. No local, o acusado disparou contra a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional e os soldados dispararam em revide, alvejando-o. A guarnição encaminhou Edilson ao Hospital Professor Magalhães Neto, mas o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Segundo a polícia, Edilson Rodrigo Borunga já possuía ficha criminosa na cidade.
O candidato a vereador de Macaúbas, Nilson Oliveira do Rego (PT), conhecido como Galego da Gameleira, foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão pelo crime de estupro de um menor. Ele já havia sido preso preventivamente em dezembro de 2014, mas o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu um habeas corpus no início de 2015, tirando-o da prisão. De acordo com o Correio Macaubense, o juiz de direito da Vara Criminal da Comarca de Macaúbas, Rodrigo Souza Britto, decidiu pela condenação do acusado. Segundo consta no processo, o candidato passou a ter um caso com um garoto quando o mesmo tinha 13 anos. Na época, ele realizava transporte escolar e mantinha relações sexuais com a vítima em um bar de sua propriedade.
A greve dos bancários continua em todo o país. Neste 25º dia de paralisação, 80% das agências da base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região permaneceram sem funcionamento. A proposta feita pela Fenaban na última quarta-feira (28) não contemplou as necessidades da categoria. Na próxima segunda-feira (3), uma assembleia será realizada às 15h, na sede do Sindicato, em Vitória da Conquista, para avaliar o movimento grevista e definir os próximos rumos das mobilizações. Para o presidente do Sindicato do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, é importante que os bancários fortaleçam a luta e continuem mobilizados.
Na quinta-feira (29), o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Brumado, participou do minicurso “Acessibilidade para quem precisa”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Ifba. O evento objetiva promover a inclusão social e educacional entre pais, alunos, professores e comunidade, além de incentivar a educação profissional e tecnológica, oferecendo oportunidade às pessoas com necessidades específicas de terem acesso a uma educação de qualidade e respeitando os direitos da pessoa com deficiência. O Subtenente disse que sua participação no minicurso visa sua qualificação para atender o grupo “Eu tenho um anjo”, que atende aproximadamente 25 crianças e adolescentes com necessidades específicas. O grupo utilizará as instalações do TG com aula de expressão corporal e outras atividades a serem promovidas pela professora Juliana Barreto e equipe multidisciplinar.
Na última quinta-feira (29), aconteceu a cerimônia de carga e lacração eletrônica, quando foram instaladas as mídias nas urnas eletrônicas com os dados dos eleitores aptos a votar e dos candidatos das cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que compõem a comarca da 90ª Zona Eleitoral. A cerimônia foi acompanhada de perto pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, pelo promotor eleitoral Ruano Fernando e pelo chefe do cartório eleitoral, Igor Araújo, além de algumas lideranças partidárias. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Igor Araújo esclareceu que 196 urnas sertão utilizadas nos três municípios e a 90ª zona eleitoral ainda manterá 20 urnas de contingência para atender qualquer eventual incidente. Com o maior colegiado eleitoral da comarca, a cidade de Brumado terá 137 urnas em suas sessões de votação para atender a demanda de mais de 47 mil eleitores. Já a cidade de Aracatu contará com 37 urnas e Malhada de Pedras com 22.
O chefe do cartório disse ainda que este ano, além da votação biométrica, a 90ª zona eleitoral testará também a tecnologia JE Connect, um ponto de apuração remoto que permite que os resultados de locais mais distantes sejam transmitidos via internet para o local de apuração. A regional recebeu quatro pontos de apuração a distância que serão instalados no Distrito de Cristalândia, em Brumado, na comunidade da Piabanha, em Aracatu, e no município de Malhada de Pedras. A expectativa é que com a nova tecnologia o tempo de apuração seja reduzido em comparação com a última eleição municipal. Assim, os três municípios da região terão as apurações concluídas às 20h. Para que as urnas operem da melhor maneira possível, a zonal contará com 13 técnicos.