Na madrugada desta quinta-feira (6), o jovem Paulo Júnior de Jesus Silva, de 19 anos, faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital A.C Camargo, em São Paulo, na fila por um doador de medula óssea. Júnior era morador da Lagoa do Araçá, zona rural de Caetité, no sudoeste baiano. Apesar da campanha promovida pelos familiares com o objetivo de localizar um doador compatível e sobre a importância de as pessoas se cadastrarem como doadores, o jovem não resistiu. Ele foi diagnosticado com a doença em 2014.
Até o dia 30 de dezembro deste ano, a Paróquia de Brumado terá um novo padre. Além do município, mais onze paróquias que compõem a Diocese de Caetité terão novos padres. O comunicado das transferências foi dado pelo Padre Gilvan Pereira Rodrigues, administrador diocesano, em carta divulgada no último dia 29 de setembro, durante o encontro de atualização do Clero e Religiosas da Diocese de Caetité. Os padres Cleonídio Alves Barbosa e Jordano Viana assumem a Paróquia de Brumado. Segundo a carta, o motivo das transferências é devido ao vencimento das provisões de alguns padres em suas paróquias.
O juiz Genivaldo Alves Guimarães, através de edital, notificou os eventuais interessados no procedimento que irá culminar com o leilão de veículos apreendidos. O Leilão Público ocorrerá no dia 4 de novembro, no Salão do Júri da Comarca de Brumado, que fica localizado na Rua Rio das Contas, s/n°, Bairro Nobre. Os veículos com status de sucata não poderão voltar a circular e os veículos com status recuperável poderão voltar ao uso após regularização, com ônus a ser suportado pelo arrematante, tendo em vista que estão com chassi adulterado. Os bens arrematados deverão ter os seus valores depositados em conta judicial perante a agência local do Banco do Brasil S/A, mediante guia própria, à disposição deste Juízo, e em moeda corrente nacional. A comissão de Leilão, cujo resultado for positivo, sempre será devida ao Leiloeiro Oficial, na proporção de 5% (cinco por cento) sobre o valor arrematado. Também são de responsabilidade dos arrematantes as despesas de custas de cartório que oneram o processo.
O técnico em informática David da Silva Medrado, de 35 anos, matou a filha, Beatriz Reis Medrado, de 7 anos, e cometeu suicídio, na manhã desta quinta-feira (6), em Goiânia. O homem também baleou a ex-mulher, a ex-cunhada e a ex-sogra, que foram socorridas. De acordo com familiares, ele não aceitou o fim do relacionamento. Segundo a polícia, o homem estava com duas armas em punho. Ele aguardou o ex-sogro sair da residência para comprar pão e entrou na casa. De acordo com o G1, ele e a ex-mulher, Lidiane Gomes Reis Medrado, de 32 anos, estavam separados há oito meses, mas o homem não se conformava com o rompimento. Durante o tiroteio, Lidiane foi baleada no quadril, nas nádegas e de raspão na cabeça. Já a ex-cunhada do atirador, Lídia Gomes Reis, de 29 anos, foi ferida no ombro, e a ex-sogra, Maria de Jesus Reis, de 59 anos, foi baleada em local não informado. As três mulheres foram encaminhadas pra o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) - Lidiane tem quadro de saúde considerado regular; ela está consciente, respira sem aparelhos e será submetida a uma cirurgia. Lídia tem estado regular, também está consciente, respira sem aparelhos e está na emergência, em observação. Já Maria de Jesus tem estado de saúde grave.
Alegando pouco recurso em caixa, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que este ano o município não está investindo na campanha publicitária do Outubro Rosa, que visa conscientizar as mulheres acima de 40 anos quanto à importância da realização dos exames da saúde da mulher, principalmente a mamografia. Segundo o secretário, a administração está incentivando as pastas a conterem gastos e, por isso, a campanha foi vetada. No entanto, o secretário deixou claro que o município já bateu a meta de atendimentos no que se refere ao cronograma de assistência e prevenção ao câncer de mama, o que colabora para evitar uma demanda reprimida e ao mesmo tempo conscientizar o público alvo. Mesmo tendo atingido as metas nos últimos anos, o município continua ofertando a mamografia nas unidades básicas de saúde espalhadas pelos bairros. “Brumado se encontra atualmente em uma zona de conforto no que se refere à oferta dos exames, mas isso não quer dizer que as mulheres agora vão baixar a guarda, pois a prevenção tem de ser seguida rigorosamente. Só dessa forma é que vamos conseguir antecipar um possível diagnóstico para que as nossas pacientes não precisem de tratamentos mais agressivos”, pontuou o secretário.
Segundo informações da polícia, três caixas eletrônicos foram explodidos na madrugada desta quinta-feira (6), na cidade de Piripá, no sudoeste baiano. A população ficou assustada com a ação de um grupo de criminosos, que disparou várias vezes para cima durante o crime, que durou cerca de 30 minutos. O titular da delegacia da cidade, Florisvaldo Nery da Cruz, disse que os criminosos ainda espalharam vários artefatos de pregos na BA-263, no trecho entre Condeuba e Piripá. De acordo com o G1, alguns veículos que passaram no local chegaram a ter os pneus furados. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Dois caixas eletrônicos do Bradesco, localizados em um posto de atendimento avançado, e um terminal do Banco do Brasil, que fica em um prédio ao lado da prefeitura, foram alvos do ataque. Com os caixas destruídos, a população só tem à disposição os Correios para fazer operações bancárias e uma agência do Bradesco da cidade de Condeúba, a cerca de 40 km.
Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) fez questão de agradecer os votos recebidos pelos candidatos Genivaldo Azevedo e Fabiano Bonfim em Brumado. “O PTdoB, na pessoa dos candidatos Genivaldo Azevedo e Fabiano Bonfim, agradece os votos conquistados nas eleições 2016. Foram votos de amizade, sinceridade e de consciência limpa. Nossa campanha foi simples, com poucos recursos e por isso não conseguimos atingir todo o município, mas conseguimos atingir nosso objetivo, que foi a divulgação do nosso nome no cenário político de Brumado, que precisa apostar em nomes novos, que podem trazer ideias novas e mudar o jeito de fazer política em nossa região. Agradecemos a todos e, se Deus permitir, Genivaldo Azevedo seguirá nos próximos dois anos seu trabalho para buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. Brumado precisa eleger um deputado estadual, filho de verdade da nossa terra e dar um basta aos forasteiros que só aparecem aqui de 4 em 4 anos!”.
O site Brumado Notícias obteve informações, através da Frankfur (Reuters), que o grupo austríaco de materiais térmicos refratários RHI anunciou na quarta-feira (5) o fechamento de um acordo para combinar suas atividades com a Magnesita por meio da compra de uma participação de pelo menos 46% e não mais que 50% de uma ação da fabricante brasileira de produtos refratários. A aquisição da fatia de 46% será paga em dinheiro pelo valor de 118 milhões de euros. A transação prevê a emissão de 4,6 milhões de novas ações pela companhia combinada, a RHI Magnesita. Além disso, uma oferta pública subsequente obrigatória será lançada com a emissão de no máximo 5,4 milhões de ações da RHI Magnesita, o que elevará o total de novas ações emitidas pela empresa para até 10 milhões. A oferta vai incluir uma alternativa apenas em dinheiro, que prevê valor de 8,19 euros por ação da Magnesita. A operação deve ser concluída em 2017 e a nova empresa será sediada na Holanda, com ações listadas em Londres. O acordo foi acertado pela RHI com os acionistas controladores da Magnesita, a GP Investments e a Rhône. As duas empresas continuarão completamente separadas e independentes até a conclusão do negócio. Como resultado da transação, a GP, maior acionista da Magnesita, com 37,7% de participação, vai se tornar acionista relevante da nova empresa combinada e terá presença no conselho de administração, informou a RHI.
Após determinação do Ministério do Trabalho, os pedidos de carteira de trabalho podem ser feitos sem necessidade de agendamento prévio. A determinação se estende por todo o mês de outubro na Bahia e em todo o país. Para a Bahia, são enviadas cinco mil carteiras manuais, que serão distribuídas para os postos de atendimento do estado até sexta-feira (7). Os baianos que já estão com agendamento garantido serão atendidos com prioridade na data marcada. No estado, o trabalhador pode procurar pela emissão da Carteira de Trabalho em 223 locais, entre unidades do Ministério do Trabalho e conveniados. No interior, o atendimento é prestado em seis Gerências Regionais e 16 agências, além de 89 postos das prefeituras e mais de 100 unidades conveniados denominadas Ponto do Cidadão. Todos receberão a quantidade de documentos necessária para atender corretamente a demanda.
Na noite da última quarta-feira (5), um caminhão que havia sido roubado na cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano, foi recuperado pela polícia. Equipes das polícias civil e militar participaram das diligências a fim de recuperar o veículo. A delegada Maria Helena Tenório coordenou as equipes de buscas. Até o momento, ninguém foi preso, mas a polícia já iniciou as apurações do roubo.
Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) detectaram indícios de irregularidades em 200.011 doações eleitorais até agora, totalizando 659.364.470,23. A inspeção verificou 37.888 doadores inscritos no Bolsa Família, 55.670 doadores desempregados, 24.646 doadores cuja conhecida é incompatível com o valor doado, 43.382 casos de concentração de doadores em uma mesma empresa e 14.510 doadores sócios de empresas que recebem recursos da administração pública. Outros 250 mortos aparecem como doadores de campanha, segundo o levantamento. Ao todo, os beneficiários do Bolsa Família “doaram” R$ 36,9 milhões. Já os desempregados, R$ 84,2 milhões. Aqueles cuja renda não comporta o valor destinado a campanhas somam R$ 207,1 milhões em doações. Doadores que trabalham na mesma empresa destinaram R$ 90,7 milhões a candidatos e empresários, R$ 187,2 milhões. O TSE detectou ainda irregularidades envolvendo fornecedores de campanha. Os candidatos e partidos estão obrigados a enviar à Justiça Eleitoral suas contas de campanha a cada 72 horas, contadas do recebimento da doação.
Na tarde de quarta-feira (5), o juiz de direito, Paulo Alberto Nunes Chenaud, membro da mesa diretora da assessoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na coordenação dos juizados especiais, esteve em Brumado. O juiz representou a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente do TJ-BA, que anunciou a instalação da Comarca de Pequenas Causas no município. A solenidade de implantação da comarca aconteceu no prédio do juizado, localizado na Rua Dr. Mário Meira. Foram 16 anos de espera pela Vara, que atenderá principalmente as ações de pequenas causas voltadas ao consumidor. Chenaud explicou em entrevista ao site Brumado Notícias que em breve o município contará com um juiz titular para atender na nova comarca e que, no momento, o TJ-BA abrirá licitação aos interessados em assumir o posto. O presidente da 21ª subseção da OAB/Brumado, Osvaldo Laranjeiras Júnior, enalteceu a implantação da comarca e destacou que a mesma se torna desde já um divisor de águas para o jurisdicionado local. Já a juíza titular da Vara Civil declarou que, com a implantação da comarca, ficará menos sobrecarregada. Segundo ela, ao longo desses 16 anos em que o juizado especial de pequenas causas atua em Brumado, ele colabora voluntariamente com o TJ-BA para garantir aos munícipes o direito de igualdade de justiça.
Com desempenho acima da média, a A4 Veículos acaba de alcançar um patamar bastante elevado no mercado de veículos, engrandecendo o município de Brumado. A concessionária conquistou o Certificado Diamante, que é a graduação mais alta que uma loja de veículos pode ter junto ao Bradesco Financiamentos. A graduação só foi possível devido aos resultados positivos da A4 Veículos, que comprovou um alto nível de financiamentos de veículos, tendo ainda como marca o índice zero de inadimplência. Segundo o Bradesco Financiamentos, o município de Brumado tinha um histórico de dependência de Vitória da Conquista, mas, com o desempenho da A4 Veículos, que adotou uma metodologia moderna e específica, esse conceito foi derrubado. Isso porque, mesmo em meio às dificuldades apresentadas, a empresa comprovou que o mercado de revenda de veículos novos e seminovos é muito promissor no município. Outro fator que foi exaltado pelo Bradesco Financiamentos é o dinamismo do proprietário da A4 Veículos, o empreendedor brumadense Fabrício Abrantes.
Em Brumado, um grupo de pessoas insatisfeitas com os salários dos vereadores, que gira em torno de R$ 8 mil, está se mobilizando e promete ir ao legislativo pressionar para que os vencimentos dos parlamentares sejam reduzidos a um salário mínimo. O grupo quer que seja dada entrada, com urgência, em um projeto que garanta a redução. No Paraná, na cidade de Santo Antônio da Platina, a população se organizou e conseguiu fazer com que os salários dos vereadores fossem fixados em R$ 970. No município, o grupo está disposto a seguir adiante com a determinação até obter êxito. A primeira reunião do grupo foi marcada para este sábado (8), na Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, às 15h. A expectativa é de que um grande número de pessoas compareça.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (5), por 6 votos a 5, manter entendimento definido pela própria Corte em fevereiro que permitiu a possibilidade de prisão após uma condenação por colegiado de segunda instância. As ações julgadas pelo Supremo na quarta haviam sido apresentadas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Ecológico Nacional (PEN). A entidade dos advogados e o partido político queriam garantir a possibilidade de condenados em segunda instância recorrerem em liberdade enquanto não estivessem esgotadas as possibilidades de recurso, o chamado "trânsito em julgado". A maioria dos ministros da Suprema Corte entendeu que qualquer pessoa pode começar a cumprir uma pena desde que tenha sido condenado por um tribunal de Justiça ou por um Tribunal Regional Federal (TRF), ainda que tenha recursos pendentes no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou no STF. O entendimento, fixado em fevereiro pelo tribunal em um processo individual, poderá continuar sendo aplicado a todos os casos sobre o mesmo tema que tramitam na Justiça. Se algum juiz não a seguir, caberá recurso para derrubar a decisão.
Em Presidente Jânio Quadros, uma guarnição da Polícia Militar prendeu em flagrante o vereador Paulo Célio Rodrigues Cangussu (PSD), de 34 anos, acusado de furtar fios utilizados pela empresa Sirtec, prestadora de serviços da Coelba na região. Um representante da empresa prestou queixa na delegacia relatando que dois indivíduos em uma caminhonete estavam furtando o material utilizado pela Sirtec. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, após investigações, o veículo foi encontrado no Povoado de Terra Vermelha. Nele, os policiais localizaram o material furtado, inclusive com as etiquetas da empresa. O vereador, que conduzia o veículo, assumiu que havia pego o material juntamente com outra pessoa. Ele concorreu às eleições 2016, mas não foi reeleito.
O fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quinta-feira (6), de 7h45 às 13h45, no Bairro Malhada Branca, em Brumado. Os locais atingidos são: Avenida 7 de Setembro, Rua Dalci Lula e Rua Principal. O desligamento é necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período de interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo crime de corrupção passiva, por ele ter, segundo as investigações, usado da influência do mandato que exercia para favorecer um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à empreiteira. Em troca, de acordo com a PF, a empreiteira pagou propina de R$ 20 milhões a Taiguara Rodrigues, sobrinho de Lula. Segundo a PF, parte da propina foi também para o ex-presidente. Taiguara, Marcelo Odebrecht e mais sete executivos da empreiteira foram indiciados por corrupção e lavagem de dinheiro. O indiciamento teve como base investigações da Operação Janus, que apura irregularidades no financiamento do BNDES para obras da Odebrecht em Angola. Agora caberá ao Ministério Público Federal decidir se oferece denúncia sobre o caso à Justiça. De acordo com as investigações, a empresa da qual Taiguara é sócio, a Exergia, fechou contrato com a Odebrecht em Angola depois de Lula ter facilitado o empréstimo junto ao BNDES.
Na terça-feira (4), um idoso de 65 anos morreu após sofrer uma parada cardíaca em uma delegacia de Vitória da Conquista. Segundo informações da polícia, José Hélio de Sá Leite, conhecido como Coroa, foi flagrado vendendo drogas no Bairro Vila América e preso por tráfico. Depois, os agentes encontraram maconha na casa dele. O homem foi levado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), quando teve a parada cardíaca. Uma ambulância do Samu chegou a prestar socorro, mas a vítima não resistiu.
O presidente Michel Temer (PMDB) anunciou na quarta-feira (5), em uma cerimônia no Palácio do Planalto, a abertura de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões com taxa de juros reduzida para estimular o empreendedorismo no país e ajudar micro e pequenas empresas. O anúncio foi feito no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado no dia 5 de outubro. Em um discurso de cerca de dez minutos, Temer disse que, embora haja uma “ideia” de que os micro e pequenos empreendedores são algo “pequeno”, eles são “gigantes” porque, na visão dele, representam atualmente 52% do PIB brasileiro. Segundo dados da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, esses negócios representam 95% das pessoas jurídicas do país e até 27% do Produto Interno Bruto (PIB). As micro e pequenas empresas também são responsáveis por 52% dos empregos formais e 41% da massa salarial dos trabalhadores. “Digo isso porque todas as reformas que estamos propondo ao Congresso Nacional se destinam ao crescimento do nosso país e também ao incentivo aos micro, pequenos e médios empresários”, declarou.
Estão bem adiantadas as obras do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), anexo ao complexo administrativo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, no município de Brumado. O prédio já recebeu cobertura e piso em cerâmica, conexões para ligação de energia, internet, esgotamento e água. A obra foi retomada na segunda quinzena do mês de junho, com previsão de ser concluída em sei meses. Com o Cicom, a Secretaria de Segurança Pública do Estado objetiva a união das ações operacionais entre as polícias civil, militar e especializadas na busca por potencializar a oferta de segurança.
Em Brumado, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realizou o I Colóquio em Teoria Literária do Sudoeste (I Cotlisb). A abertura do evento ocorreu na noite da última segunda-feira (3) com conferências, oficinas, mesas redondas e comunicação. O colóquio foi organizado pelo colegiado de Letras e contou com a coordenação da professora Elzana Matos, bem como com a colaboração do DCHT do Campus XX com a Proex. Professores, estudantes de graduação e outros puderam tirar grande proveito da programação. Um dos palestrantes foi o professor, sociólogo e cordelista José Walter Pires, que proporcionou mais dinâmica ao encontro, que reuniu ainda mini cursos, apresentação de trabalhos e sarau. O colóquio teve encerramento na noite da última terça-feira (04).