Na última quinta-feira (13), a Caesg efetuou radiopatrulhamento ostensivo na cidade de Jacaraci, a 172 km de Brumado, onde, segundo denúncia de populares, um indivíduo responsável por diversos assaltos e homicídios na região estaria escondido na zona rural, em uma localidade conhecida como Jacaré. No lugar, a guarnição realizou o cerco na residência onde o mesmo se encontrava e, no intuito de empreender fuga, o indivíduo efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ao cessarem os disparos, constataram que o mesmo havia sido alvejado, sendo encaminhado ao hospital local, onde foi constatado o óbito pelo médico plantonista. Na residência, a polícia apreendeu 01 revólver calibre 32, com numeração parcialmente suprimida, 03 munições calibre 32 intactas, 02 munições calibre 32 deflagradas e 01 aparelho celular.
O uso do ácido hialurônico já é muito conhecido no meio da dermatologia, com infiltração do mesmo na pele para fins estéticos. O que muitos não sabem, é que o mesmo produto em condições e concentrações diferentes, podem ajudar a cartilagem dos joelhos a se recuperarem de um processo inflamatório, como o que acontece nos casos de artrose ou condromalácia. Dentre os componentes mais comuns das infiltrações estão os anestésicos, corticóides e o próprio ácido hialurônico.
A articulação normal do joelho apresenta um líquido no seu interior (líquido sinovial) que tem a função principal de nutrir as células da cartilagem, trazendo os nutrientes necessários. A viscossuplementação ou a infiltração de ácido hialurônico tem a função de restabelecer a quantidade de ácido hialurônico que foi alterada pelo processo inflamatório. Todas as pessoas ao longo da vida desenvolvem artrose, mas esse processo de degeneração da cartilagem pode produzir sintomas da própria alteração interna do joelho, como a mudança do líquido que circula dentro que pode ficar menos viscoso e com menor quantidade de ácido hialurônico pela própria doença (artrose) ou inflamações internas de outras causas (como a condromalácia). Costuma-se dizer que o tratamento da artrose ou síndrome femoropatelar envolve muitas vertentes. Primeiramente evita-se os tratamentos mais invasivos, como por exemplo a perda de peso, o uso de medicação apropriada, o fortalecimento muscular sem muito impacto, etc. Quando as formas de tratamentos menos invasivas não surtem efeito parte-se para as infiltrações. O ácido hialurônico se apresenta na forma de várias apresentações e sua principal vantagem é que normalmente não traz efeitos colaterais e melhora rapidamente as dores e inchaço do joelho. A viscossuplementação ou infiltração com o ácido hialurônico pode ser realizada em consultório, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado. Não é necessário um ambiente hospitalar para realização deste procedimento. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755.
O Conselho de Segurança do Município de Caculé (Conseg) foi recentemente criado na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente do órgão, Daiana Hoffmann, destacou que está sendo orçada a aquisição de 50 câmeras para o monitoramento do município. A ideia, segundo ela, é fazer o rateamento desses custos com o comércio e as instituições financeiras, visto que se trata de um conselho de segurança comunitário. “O Conseg tem se reunido e buscado algumas alternativas para o que se pode fazer de efetivo em prol da segurança pública da cidade”, declarou. Hoffmann destacou que os estudos apontam que a cidade monitorada pode apresentar redução de até 80% nos índices de criminalidade, uma vez que as câmeras inibem assaltos, roubos, entre outros delitos. A presidente do Conseg local reforçou a importância do órgão para o município, tendo em vista que Caculé possui um potencial econômico e comercial muito grande. A proposta, segundo informou, é que o sistema seja monitorado pela própria Polícia Militar.
A bandeira vermelha 2 da conta de luz continuará acionada até o fim do ano, mesmo com o início do período chuvoso em novembro. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 13, pelo diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata. De acordo com a Veja, o sistema de bandeiras – verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2 – é usado para indicar o patamar tarifário da conta de luz. Exceto pela verde, na qual não há cobrança extra, a tarifa fica mais cara na vigência das demais. A medida é uma forma de compensar o acionamento das usinas termoelétricas, cuja operação é mais cara, em momentos em que os reservatórios estão em níveis baixos. Na bandeira amarela, o consumidor paga 1 real adicional a cada 100 kilowatts-hora. No patamar 1 da bandeira vermelha, são 3 reais para a mesma quantidade de energia consumida. A tarifa vermelha 2 acrescenta 5 reais a cada 100 kilowatts-hora consumidos. Barata, no entanto, afastou o risco do desabastecimento de energia elétrica, mesmo com a chegada do verão. Segundo ele, o acionamento das usinas termelétricas serão suficientes para atender à demanda, poupando os reservatórios das hidrelétricas.
Há cerca de cinco meses, os moradores da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, estavam convivendo com o incômodo transtorno das obras de urbanização e pavimentação da via, que foram iniciadas em novembro do ano passado. A obre inclue a construção de um canal pluvial que divide a via em duas mãos. Os moradores relataram ao site Achei Sudoeste que, tão logo o trecho do canal foi concluído, a mão de obra foi deslocada para os demais trechos ao longo percurso, que vai até o centro da cidade. Nesse período, os moradores tiveram de conviver com parte do esgoto do bairro sendo despejado a céu aberto no canal de drenagem pluvial, já que as máquinas que realizaram as escavações na via acabaram atingindo as manilhas de escoamento dos dejetados residenciais. Além disso, restou no local um monte de terra de parte dos materiais da obra obstruindo a passagem de veículos na rua. A retomada das obras aconteceu na última semana, o que aliviou os moradores, que, mesmo acompanhando toda a movimentação, continuam desconfiados e preferem esperar a conclusão para então comemorar o desfecho da obra. “Sabemos que toda obra gera um certo incômodo, mas nossa preocupação era ver as obras paradas e sem perspectivas de retorno. Ficamos muito desanimados, ainda mais porque a prefeitura não nos dava informações sobre o assunto, como agora estamos vendo o retorno das atividades, vamos aguardar a conclusão para então agradecermos e comemorarmos”, disse a dona de casa Magnólia Nunes.
O Supremo Tribunal Federal (STF) mudou de comando na última quinta-feira (13), após dois anos sob a gestão da ministra Cármen Lúcia. Em solenidade, o atual vice-presidente, ministro José Antônio Dias Toffoli, tomou posse como o novo presidente da Corte até setembro de 2020. Entre controvérsias que o novo presidente do STF terá de enfrentar durante a sua gestão, se destacam a questão salarial dos ministros e uma possível rediscussão sobre a prisão após condenação em segunda instância. Junto com Toffoli, assume uma nova posição o ministro Luiz Fux, que será o novo vice-presidente. A escolha para a Presidência do Supremo se dá por meio de uma eleição simbólica, que respeita a ordem de antiguidade dos magistrados da Corte. Antes, também por essa ordem, os ministros passam pela presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que Dias Toffoli dirigiu durante as eleições de 2014. Toffoli fez carreira na advocacia. Foi defensor de campanhas eleitorais do PT e advogado-geral da União durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o nomeou para a vaga no Supremo em 2009. O ministro tem 50 anos.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) reconstituiu uma ação policial que resultou na morte de quatro criminosos na cidade de Brumado, há dois anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da Cipe-Sudoeste, Major Édson Mascarenhas, destacou que, embora as mortes tenham sido fruto de uma resistência, a reconstituição faz parte do processo de investigação e ratificação da ocorrência. “O setor de investigação entendeu que precisava de uma reconstituição pra saber como se deu o evento dentro dessa resistência a fim de ratificar a forma como foi conduzida a ação em si”, reiterou Mascarenhas, ressaltando que a sociedade precisa desse respaldo. O Major afirmou ainda que a polícia vê a reconstituição com naturalidade, visto que entende que foi uma ação legítima. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Cipe-Sudoeste Caesg, as quais participaram da ocorrência, também estiveram presentes na reconstituição. “A gente fez essa reconstituição e ficou claro que foi uma ação legítima dos policiais e agora é só colocar dentro do parecer técnico da perícia”, finalizou.
O financiamento de veículos novos e usados somou 505.068 unidades em agosto passado, segundo dados da B3. A empresa opera a base integrada de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos oferecidos como garantia em operações de crédito. Foi a primeira vez, desde dezembro de 2014, que o volume passou de meio milhão de veículos. De acordo com o G1, desse total de financiados, 194.936 foram de zero quilômetro e 310.132 de usados. As vendas a crédito em agosto foram 7,7% maiores do que as do mesmo período de 2017. Na mesma comparação, o número de veículos novos financiados aumentou 15,4% e o de usados, 3,4%. De janeiro a agosto, 3,5 milhões de veículos novos e usados foram financiados, 8,4% mais do que no mesmo período de 2017.
Na última quarta-feira (12), uma decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) puniu a seleção brumadense com a perda de seis pontos no Intermunicipal de 2018 devido à escalação irregular do atleta João Vinícius Santos Dias, o Magrão. Além dos pontos, a seleção ainda terá de pagar uma multa de R$ 500. Agora, o time, que tinha 12 pontos, caiu para a segunda colocação do grupo 11. Magrão atuou no Campeonato Baiano em março deste ano e, de acordo com o regulamento do Intermunicipal, não poderia jogar por nenhuma equipe na competição, em 2018, já que “inscrições de atletas oriundos de "Reversão de Categoria" de profissionais, somente serão permitidas para aqueles que atuaram até 31/12/2017”. Mesmo com a punição, o selecionado brumadense segue classificado para a segunda fase do Intermunicipal 2018. Ainda cabe recurso.
A Secretária Municipal de Educação de Caculé, Adailde Teles, visitou, juntamente com a sua equipe de coordenação, o Ifba, em Brumado, a fim de conhecer o modelo de gestão implantado no campus a fim de aplicá-lo na extensão avançada que será criada na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária disse que o projeto de extensão já está na pauta do planejamento para o ano letivo de 2019. “Vim aqui hoje conhecer o funcionamento e toda estrutura do Ifba. Estou encantada e já na perspectiva que Caculé vai avançar também, assim como Brumado avançou com o campus”, ressaltou. A secretária destacou, em seguida, que será feito um trabalho inicial para implantação de um campus à altura do Ifba na cidade. Por fim, Teles informou ainda que uma visita da equipe de Brumado já foi agendada ao município de Caculé com o objetivo de conhecer o espaço onde funcionará o campus.
Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.
O Mercado Municipal, que agrega a Feira Livre, é tradicionalmente o local onde de tudo se acha em Brumado. Na companhia do administrador Manoel Gonçalves, o popular Manoel Patinhas, o site Achei Sudoeste percorreu as quitandas e registrou algumas curiosidades e pérolas do dia a dia no local que recepciona feirantes locais e de toda a região. Do hortifrúti ao açougue, dos cereais aos utilitários para o lar, dos restaurantes caseiros a ervas homeopáticas e produtos artesanais, nossa equipe pode comprovar que de tudo se encontra um pouco na feira livre de Brumado.
“Aqui é tradição, famílias se encontram para por as conversas em dias, violeiros trazem seus acordes musicais, contadores de historias narram as experiências aqui vividas e daí vai. Não há lugar como a feira de Brumado, que tem todas as suas peculiaridades que tornam o local apaixonante aos consumidores e visitantes em geral”, disse o administrador. Cheio de irreverência, o feirante Luciano mantém uma barraca homeopática há décadas, que mais parece um pequeno acerco histórico do local, com fotos e objetos que contam um pouco do cotidiano da feira brumadense.
Com o nome de milagrosa, a quitanda homeopática garante ervas para curar os mais variados tipos de problemas de saúde. O café da manhã na feira é acompanhado de requeijão, queijo, bolos, avoador e demais iguarias caseiras que fazem parte da culinária do sertão, bem como uma diversidade de frutas, verduras, legumes e grãos. “Mas o principal ingrediente que temos aqui é a alegria. Não se encontra um povo tão cheio de problemas e dificuldades, mas sempre com um belo sorriso no rosto, como na feira de Brumado, e é isso que tanto atrai o povo para o nosso mercado”, frisou administrador.
A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.
Em primeira mão ao site Achei Sudoeste, a secretária municipal de educação, Edneia Ataíde, informou que, em breve, Brumado contará com um núcleo especializado de educação inclusiva para autistas. A secretária afirmou que a administração está realizando a reforma e adequação de um prédio, no intuito de ofertar um espaço para maior atenção voltada ao público-alvo de autista que vem aumentando no município. Na manhã desta quinta-feira (13), a secretária esteve presente no III Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Ifba/Brumado, onde pode acompanhar de perto o que vem sendo desenvolvido no que diz respeito à temática. Ataíde ressaltou que, no momento, o município ainda não consegue atender a toda a demanda e às solicitações do próprio Ministério Público Estadual, uma vez que houve um crescimento considerável de alunos com diagnóstico de autismo, o que, segundo ela, pegou o corpo de edução do município de surpresa e despreparado. Porém, a secretária frisou que, atualmente, o município já conta com psicopedagogas e cerca de 100 monitores nas escolas dando atenção individualizada às crianças. Mesmo restando poucos meses para o final do ano letivo, a secretária declarou que a intenção é inaugurar e por em funcionamento o núcleo inclusivo ainda este ano, o que pode acontecer após a conclusão de da adaptação e reforma do prédio, bem com a contratação ou terceirização da prestação de serviços, para o núcleo especializado de inclusão.
O pagamento do abono salarial do PIS começa nesta quinta-feira (13) para os trabalhadores nascidos em setembro. O valor varia de 80 a 954 reais, dependendo do período trabalhado em 2017 — ano-base do calendário de pagamento. Os recursos do Pasep serão liberados para servidores com número final de inscrição 2. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é liberado pelo Banco do Brasil. Nesta etapa, uma novidade: oito bancos privados poderão liberar aos cotas do PIS/Pasep diretamente aos seus correntistas. Segundo a Caixa, os bancos podem começar a repassar os créditos do PIS nesta quinta-feira para clientes do Santander, Bancop, Siscred e Banestes. Correntistas do Bradesco, Itaú, BRB e Mercantil recebem o dinheiro até a próxima semana. O Banco do Brasil disse que o crédito começou a ser liberado aos bancos na terça-feira (11). Os clientes do Bradesco foram os primeiros a receber, seguidos pelos correntistas do Santander. Nesta quinta-feira, o dinheiro será repassado para clientes do Bancoop e Itaú. Amanhã, será a vez dos clientes do Mercantil, Banestes, BRB e Sicredi.
Funcionários de uma empresa de internet de Barra do Choça foram assaltados na BR-030, próximo de uma empresa de cimento, em Brumado. O crime ocorreu no início da tarde da última terça-feira (11). Os funcionários trabalhavam na região interligando cabos de fibra ótica, sendo assaltados na rodovia após o veículo ficar sem gasolina. Quatro funcionários que estavam no carro tiveram celulares, dinheiro, documentos e até roupas roubados por um homem armado. Até o momento, nenhum criminoso foi preso.
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira, 13, o aumento de 1% no preço médio do litro da gasolina nas refinarias, que passa para 2,2514 reais. O reajuste representa nova máxima histórica desde que a estatal passou a divulgar o preço médio diariamente em seu site, em 19 de fevereiro. De acordo com a Veja, já o valor do litro do diesel permanece em 2,2964 reais, conforme tabela disponível no site da empresa. Na quarta-feira, a estatal também havia anunciado um reajuste no preço da gasolina, batendo a máxima histórica anterior – chegou a 2,2294 reais. Além dos reajustes diários da gasolina, a companhia tem a opção de utilizar um mecanismo de proteção financeira (hedge) para controlar o preço da combustível. Com isso, os reajustes poderão ser realizados a cada quinze dias.
Na noite da última terça-feira (11), um homem de 67 anos foi preso pela Polícia Civil de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, acusado de aliciar a neta, que é menor de idade. Sebastião Joaquim de Silva foi detido na praça do mercado, no distrito de Sussuarana, pelo delegado Edson Souza, titular da delegacia da cidade. A prisão preventiva foi expedida pelo juiz Francisco Moleda de Godói. O suspeito foi encaminhado à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia Civil, em Brumado. Nos últimos quinze dias, esse é o terceiro acusado de estupro preso na cidade. Em um dos casos registrados, um morador da Fazenda Várzea da Porta foi detido acusado de abusar sexualmente de dois sobrinhos.
Os municípios baianos estão entre as maiores economias agrícolas do país, na lista dos que mais produzem alimentos e mais geram riquezas, é o que confirma a Pesquisa Agrícola dos Municípios, a PAM, divulgada na manhã desta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o jornal Correio, os dados apresentam os resultados consolidados de 2017 e incluem os valores da produção, o rendimento médio no campo e a quantidade produzida. Na área de grãos, os destaques vão para os municípios do Oeste da Bahia. De acordo com o IBGE, os produtores rurais de São Desidério arrecadaram no ano passado R$ 2,4 bilhões com a produção agrícola. A marca é 49,7% superior a 2016, e fez o município subir do 11º lugar para o 3º lugar, voltando ao pódio do ranking nacional da agricultura. O município baiano, que havia perdido a liderança devido a seca, agora está atrás apenas de Sorriso e Sapezal, no Mato Grosso. São Desidério é o 2º maior produtor de soja do Brasil e o 3º maior produtor de algodão. As duas commodities são responsáveis, respectivamente, por 61% e 29% dos recursos gerados pelos agricultores do município. Na mesma região, Formosa do Rio Preto, subiu do 17º para o 8º lugar no ranking nacional. Barreiras avançou dezoito posições, saíndo do 42º para o 24º lugar. Já Luiz Eduardo Magalhães saltou 33 posições, indo do 61º para o 28º lugar. O estímulo para a produção de grãos foi impulsionado principalmente pelas chuvas abundantes e dentro do período esperado para o plantio, que ajudou no aumento da produtividade. Em 2017, os produtores de soja da região arrecadaram um valor 72,7% maior do que em 2016.
O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, instaurou Processo Preparatório para Inquérito Civil a fim de investigar uma denúncia contra a empresa Gontijo, em Brumado. A averiguação tem por base uma representação feita pela idosa Helena Silva dos Santos, que alega que a empresa de transportes teria negado o direito à gratuidade na passagem para Presidente Prudente, afirmando que só estaria disponível a partir do dia 26 de outubro. A negativa viola o art.40, I, do Estatuto do Idoso. A Promotoria irá investigar se a gratuidade foi concedida para as duas vagas gratuitas em todos os dias entre 10 de setembro e 26 de outubro deste ano.
Brigadistas tentam controlar o incêndio de grandes proporções que atinge a Serra da Tromba, localizada entre os municípios baianos de Abaíra e Piatã, na região da Chapada Diamantina, segundo informações do Corpo de Bombeiros. As chamas no local foram iniciadas no último sábado (9), mas não há informações sobre as causas. Ainda de acordo com os bombeiros, as equipes estão percorrendo o perímetro, realizando o rescaldo, eliminando focos onde é possível o acesso e avaliando a cena, para prevenir novos focos. De acordo com o G1, por tratar-se de uma área rica em nascentes e com muita matéria orgânica no subsolo, o monitoramento acontece de forma minuciosa e seguindo protocolo. De acordo com moradores da região, os primeiros focos começaram a aparecer na região da nascente do Rio de Contas, que corta 14 municípios baianos.
Na tarde da última quarta-feira (12), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recuperou um caminhão com carga de calçados, avaliada em quase R$ 1 milhão. O veículo foi encontrado no povoado do Angico, zona rural de Carinhanha, a 251 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, após informações do roubo do caminhão ocorrido na cidade de Posse, em Goiás, no último dia 10 e do seu rastreamento, a guarnição localizou o veículo, licenciado em Goiânia, parado próximo a uma fazenda. Ao lado dele, estava outro caminhão estacionado, para o qual seria transferida a carga para ser distribuída para receptadores da região. No momento da abordagem, foram flagrados quatro indivíduos: Jadson Rodrigues Leite, 25 anos, natural do estado de Goiás, João Paulo Prates de Oliveira, 24 anos, Márcio Ferreira de Oliveira, 29 anos, e Diego Cavalcante da Silva, 28 anos, esses três da cidade de Riacho de Santana. Os quatro indivíduos, os caminhões envolvidos, bem como a carga recuperada foram encaminhados para a delegacia da cidade de Carinhanha, onde os mesmos foram autuados em flagrante e a carga roubada devolvida ao seu proprietário.
Você já ouviu falar na técnica de meditação atenção plena? O método tem sido usado para ajudar as pessoas a manterem o foco no presente – o que acontece ao seu redor naquele momento –, procurando esvaziar a mente por algum tempo. A atenção plena melhora o desempenho no trabalho e na vida, pois busca apurar o poder de concentração dos indivíduos. Além disso, a estratégia pode ser uma importante aliada no combate à dor crônica, caracterizada por dores intensas e persistentes que duram semanas ou até meses. Pelo menos é o que indica um novo estudo, publicado na revista Pain. Sabe-se que algumas pessoas têm uma atenção plena natural maior que outras. Essas pessoas também parecem ser mais resistentes à dor. Para testar essa hipótese, pesquisadores do Centro Médico Wake Forest Baptist, em Winston-Salem, avaliaram 76 pessoas saudáveis, sem histórico de prática meditativa. A capacidade de atenção plena dos participantes foi avaliada pela Freiburg Mindfulness Inventory (FMI), uma ferramenta de análise de percepção de comportamento. Em seguida, os pesquisadores administraram estimulação dolorosa ao calor e estimulação não dolorosa (como placebo), ao mesmo tempo que em monitoravam a atividade cerebral dos voluntários por meio de ressonância magnética funcional. A atenção plena está associada à desativação do córtex cingulado anterior, região cerebral responsável pela regulação das funções autônomas, como pressão sanguínea; e cognitivas, como emoção e aprendizado.
Faltando menos de um mês para as eleições 2018, o site Achei Sudoeste conversou com o Chefe do Cartório Eleitoral da 90ª Zona, Igor Araújo, que falou sobre a logística para o dia da votação. Segundo Araújo, neste ano, serão 221 sessões eleitorais, distribuídas entre os municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que compõem a 90ª Zona. Ou seja, 221 urnas eletrônicas funcionando e um índice de 10% de reservas. Além disso, conforme informou, a fase de treinamento dos mesários está sendo concluída - serão cerca de 1 mil pessoas, entre mesários e outros auxiliares. No próximo dia 21 de setembro, a partir de 9h, no Fórum Eleitoral, ocorrerá a cerimônia pública de geração das mídias que serão utilizadas nas eleições. No dia 3 de outubro, no mesmo horário e local, será a vez da cerimônia pública de preparação das urnas eletrônicas. O chefe do cartório eleitoral frisou que os eventos são públicos e qualquer cidadão interessado pode acompanhá-los. Embora seja mais seguro, o procedimento biométrico não garante agilidade na hora da votação. Araújo explicou que o eleitor perde um pouco mais de tempo na votação para ser reconhecido biometricamente pelos mesários. Sendo assim, a estimativa do tempo médio de voto nessas eleições, considerando o eleitorado 100% biometrizado e os seis votos, é em torno de 2 minutos por eleitor.