Na noite da última quarta-feira (31), Rosana Chaves, presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Brumado, recepcionou os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e Édio Pereira (PCdoB), respectivamente, em sua casa. Na ocasião, Rosana, que há poucos dias abraçava a bandeira em apoio aos candidatos Alessandro Lôbo (PRB) e Carlinhos Moura (PTC), surpreendeu o meio político ao declarar apoio aos adversários. Ela vinha participando das ações da chapa de Alessandro. No último final de semana, por exemplo, acompanhou a campanha da chapa em comunidades rurais. No entanto, inesperadamente, se manifestou aliada dos adversários. Em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, a presidente do PRB, que já militou ao lado de Eduardo Vasconcelos em sua última gestão, explicou os motivos da mudança de posicionamento. “Todos sabem do compromisso que tenho com nossa cidade e é por esse motivo que venho hoje esclarecer meu posicionamento em relação as próximas eleições. É sabido que meu partido lançou candidato a prefeito, no entanto, durante a caminhada e após analisar muito, compreendi que os projetos e perspectivas futuras apresentadas pelo candidato Eduardo Vasconcelos são os mais promissores para o município. Em tempo, meus amigos e amigas, venho a vocês declarar que meus ideais e planos para uma Brumado cada vez mais desenvolvida encaixam-se perfeitamente aos de Eduardo Vasconcelos. Acima de tudo, prevalece o respeito, a liberdade e a livre manifestação de todos os meus parceiros. A eleição de 2016 é por si histórica e desejo a todos uma excelente caminhada”, disse, na nota. Rosana Chaves ainda conseguiu o apoio dos candidatos a vereadores, Luiz Messias e Fátima Miranda.
Foram publicadas nesta quarta-feira (31) as imagens do atropelamento de um andarilho ocorrido no início da noite do último sábado (27), no centro do município de Brumado. As imagens, que são de uma casa comercial localizada na Rua Coronel Tibério Meira, mostram o homem sendo levado por cerca de 15 metros no teto de um veículo de passeio de cor branca. O motorista fugiu sem prestar socorro à vítima. O homem foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde continua internado com quadro estável. A polícia tenta identificar o condutor do veículo.
Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
Em assembleia extraordinária realizada na última terça- feira (30), os trabalhadores em educação do município decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado. As paralisações serão iniciadas na próxima segunda-feira (5). Em carta aberta à sociedade, a APLB-Sindicato disse que o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) dificultou o entendimento entre a categoria e a gestão ao priorizar questões políticas. No documento, a categoria relata que, em 2015, o governo já havia descumprido acordos feitos. “Em janeiro de 2016, quando deveria reajustar os vencimentos com o mesmo índice de reajuste do piso salarial, que foi 11,36%, valendo desde janeiro, o mesmo [o prefeito] ignorou”, completou a APLB. O órgão salientou ainda que a atual gestão agiu com maldade com os professores, prolongando as negociações para que a categoria perdesse os prazos de acordo com a lei eleitoral. “Concordamos em não derrubar o VETO na Câmara e acordamos em aceitar receber o reajuste a partir de outubro para não impactarmos a folha da prefeitura e a mesma não cair no contraditório da LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal - e, em contrapartida, o gestor promoveria a mesa final do Plano e aprovaria e enviaria projeto até o dia 25 deste mês corrente. Acordo escrito e assinado pelo prefeito e, PASMEM-SE, mais uma vez não foi honrado”, destacou o sindicato. Por fim, o órgão reiterou que sempre agiu de boa fé nas negociações, porém a gestão pública de Brumado desrespeita o Plano de Careira do Magistério e a Lei do piso.
Após avaliação do procedimento preparatório eleitoral, instaurado pelo promotor público da 90ª Zona Eleitoral, Ruano Fernando, o Ministério Público Estadual (MPE) publicou a recomendação de suspensão imediata do programa Avante Sertanejo em Brumado. A recomendação foi direcionada ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e à empresa fornecedora dos produtos alimentícios, de higiene pessoal e de limpeza que são distribuídos em cestas básicas para as 700 famílias cadastradas no CadUnico e beneficiadas com o Avante Sertanejo. O programa foi considerado tendencioso por ter sido reativado às vésperas do pleito eleitoral. O prefeito havia suspendido o Avante Sertanejo no dia 5 de outubro de 2015 alegando contenção de gastos diante do recesso econômico e da crise financeira que a administração municipal atravessava. No entanto, o gestor reativou o programa com um custo de R$ 1,1 milhão no dia 1º de abril deste ano e, no dia 26 de julho, homologou a licitação para aquisição dos produtos distribuídos. A pena prevista é de reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias de multas, caso a recomendação não seja acatada.
De acordo com a nova estimativa populacional para este ano de 2016, divulgado na última terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Maetinga voltou a registrar perda populacional. Segundo apurou o site Brumado Notícias, em 2000, a população da pequena cidade no sudoeste baiano era de 13.686 pessoas, já em 2010, os dados coletados pelo senso demográfico apontaram 7.038 habitantes. Segundo o novo relatório, apenas 4.796 pessoas residem no município atualmente, ou seja, entre os anos de 2000 e 2016, a perca populacional foi de 8.890 pessoas. Dentre os fatores que corroboram para perda populacional da cidade estão a seca e a falta de emprego e renda, o que leva os populares a migrarem para outras cidades e estados em busca de emprego. Outro dado curioso é que nesse período de seis anos havia quase o dobro de mulheres em comparação aos de homens no município, o que é reforçado pelo fato de muitos pais deixarem seus lares em busca do sustento das famílias. No entanto, os números começam a se equilibrar, uma vez que, após conseguirem se firmar nas novas moradias, os homens levam também os demais membros das famílias. A situação provocou uma nova queda na população, afetando diretamente a arrecadação e a economia do município.