No último dia 20 de agosto, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) acompanhou a entrega da Praça da Juventude para a população de Caetité, ao lado do prefeito Zé Barreira (PSB). A praça foi construída com recursos de um convênio entre Prefeitura e Governo Federal, através de uma emenda do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). O espaço dispõe de área para recreações, quadras poliesportivas, pista de skate, anfiteatro, vestiários modernos, área administrativa e o primeiro campo público com grama sintética da região sudoeste. Para a parlamentar, a obra é uma conquista para toda população. “Os moradores de Caetité merecem um espaço de lazer moderno com toda estrutura para atender, principalmente, as crianças e os jovens”, pontuou Bastos.
Atendendo a um chamado de violência doméstica, uma guarnição da 34 ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve na localidade da Lagoa Funda, zona rural de Brumado. As vítimas foram conduzidas para a delegacia para prestar depoimento e o agressor, identificado como Wilson Moreira de Souza, conseguiu fugir. No interior da residência do acusado foram encontrados uma espingarda do tipo chumbeira, um facão, e uma quantidade de pólvora e chumbo. Todo material foi apreendido.
O governo do presidente Michel Temer (PMDB) vai propor a implantação de uma idade mínima de 65 anos para a aposentadoria tanto para homens como para mulheres. A proposta de reforma da Previdência Social já está pronta e caberá a Temer decidir quando enviar para o Congresso Nacional. Pela proposta, tanto os servidores públicos quando os trabalhadores da iniciativa privada só poderão se aposentar aos 65 anos de idade. A nova regra só valerá, caso aprocada pelo Congresso, para os trabalhadores com menos de 50 anos. Quem tem mais de 50 anos, ficaria submetido ao regime atual, mas teria de pagar um “pedágio” proporcional ao tempo que falta para a aposentadoria. De acordo com o texto, mulheres e professores teriam um tratamento diferenciado. Para eles, a idade de transição não seria de 50 anos, mas 45. Ou seja, a regra valerá para aqueles que ainda não completaram 45 anos. O tempo de contribuição, pela proposta, teria peso para o valor do benefício.
Em Caetité, um jovem de 19 anos foi preso na última quarta-feira (31) acusado de abusar sexualmente de um menino de 10 anos. O crime teria acontecido no Bairro Pedro Cruz, na noite de terça-feira (30). Os pais do garoto denunciaram o abuso. Segundo o Boletim de Ocorrência registrado na delegacia, os pais só perceberam o que havia acontecido quando a criança chegou da escola com lesão na região anal e com a cueca suja de sangue. O suspeito foi preso pelo Serviço de Inteligência com o apoio do Serviço de Missões Especiais, da 94ª CIPM. De acordo com o Caetité Notícias, ele confessou o crime e foi autuado em flagrante pela autoridade policial. O acusado encontra-se na Delegacia Territorial de Caetité à disposição da justiça.
Conforme a resolução do TSE nº 23.457/2015, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição à tinta, colocação de placas, faixas, estandartes, cavaletes, bonecos e peças afins em bens em que o uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam. E ainda nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. Também é proibida a colocação de propaganda eleitoral em árvores e jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios.
Apesar disso, ao percorrer as ruas do município de Brumado, o site Brumado Notícias flagrou o descumprimento da resolução eleitoral. Nossa reportagem fez o registro de adesivos de campanha colados em postes de iluminação, nas praças públicas e nas placas de sinalização. Há adesivos nos postes em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto e até em uma placa de sinalização a poucos metros da sede do Ministério Público Estadual. Nem as lixeiras estão escapando conforme foi fotografado na Praça Armindo Azevedo. Aos desinformados cabos eleitorais que praticam a colagem dos adesivos, fica o lembrete de que há punição para esse tipo de violação, a qual pode recair diretamente no candidato que aparece no material de campanha. A resolução do TSE prevê para quem descumprir as proibições impostas multa e até mesmo detenção.
Cumprindo mandado de prisão expedido pela Vara Crime de Brumado, a Polícia Civil chegou a uma residência no Bairro Dr. Juracy, onde encontrou um casal apontado como autor de um assalto a mão armada. O crime aconteceu em uma padaria localizada na Rua Otávio Mangabeira, em março deste ano. Além de deter os suspeitos, a polícia ainda recolheu várias gaiolas com animais silvestres, dentre os quais papagaios e até um nico, que eram mantidos em cativeiro pelo casal. A mulher apresentada na delegacia é uma adolescente de 17 anos. O casal ficará detido à disposição da justiça e ambos também podem responder pelo crime contra a fauna e a flora nacional.
Em poucos dias, o estado vai receber as obras do presídio de Brumado, que estão praticamente concluídas. O site Brumado Notícias esteve no local na manhã da última quinta-feira (1) e registrou o desmanche do almoxarifado e do escritório administrativo da obra. Os locais fecharão essa semana após 204 dias de atividades. Com a finalização das obras, vários operários já foram dispensados, restando apenas 80 realizando os últimos retoques. Nossa reportagem registrou ainda a instalação do gerador de energia e a limpeza dos pavilhões, bem como o plantio dos tapetes de grama à margem das cercas de segurança. De acordo com um dos engenheiros, a previsão é de que até o final deste mês a obra esteja completamente concluída e entregue à secretaria de assuntos penitenciários do estado. Só faltará a instalação dos vidros blindados nas guaritas de segurança, os quais já foram encomendados.
Quem é a altitude contra Jesus? Segure o ímpeto dos trocadilhos para entender como o atacante de 19 anos passou por cima do zagueiro Mina e sua pinta de personagem de série medieval, de 2,850 metros de altura e da pressão de estrear aos 19 anos na seleção principal. Neymar bateu com maestria o pênalti sofrido pelo garoto de ouro, e depois o viu fazer dois gols de pura categoria, que colocaram fim num tabu de 33 anos. Brasil 3x0 Equador. Baita estreia de Tite, que, com um futebol coletivo, firme defensivamente e de estímulo ao talento dos atacantes, leva a equipe de volta aos cinco primeiros lugares. Jesus está mais perto do céu.
Liberada no último dia 16, a propaganda eleitoral tem uma série de restrições legais às quais os candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador, partidos e coligações devem ficar atentos. As punições para quem descumprir a legislação variam de multa à detenção. Confira a seguir as principais regras:
Distribuir camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor;
Divulgar propaganda eleitoral em outdoors, placas, faixas, estandartes, cavaletes, bonecos e peças afins em bens em que o uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam;
Fazer “showmícios”, isto é, comício com show de artistas.
Vender produtos ou serviços no horário de propaganda eleitoral;
Ofender outra pessoa durante a propaganda eleitoral, exceto se for após provocação ou em resposta à ofensa imediatamente anterior.
Pagar por propaganda na internet, inclusive com impulsionamento de publicações em redes sociais ou com anúncios patrocinados nos buscadores;
Não é admitida a propaganda eleitoral pela internet, ainda que gratuita, em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou por entidades da administração pública direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal e dos municípios.
Fazer telemarketing em qualquer horário.
Usar alto-falantes e amplificadores de som;
Realizar comício ou carreata;
Distribuir material de propaganda política, como panfletos, fora da sede do partido ou comitê político;
A utilização, pelos funcionários da Justiça Eleitoral, mesários ou escrutinadores, de qualquer elemento de propaganda eleitoral, tais como bonés, camisetas, broches, etc. Os fiscais podem apenas usar a sigla ou nome do partido na roupa.
Nesta quarta-feira (31), teve início a capacitação dos agentes comunitários de saúde de Brumado. O curso, cujo tema é “Capacitação e Vida Saudável”, está sendo promovido pelo Núcleo de Apoio e Saúde da Família - Nasf e se estende até a próxima quinta-feira (1º). Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Farmacêuticos participam do evento promovendo atividades educativas, como dicas de alimentação saudável, palestras sobre automedicação e ética, além de atividades físicas com ginástica laboral. As atividades têm como objetivo promover qualidade de vida para os profissionais.
O que parecia ter sido esquecido pela nova geração têm ganhado cada vez mais adeptos em Brumado. Brincar ou jogar baleado tem se tornado uma das brincadeiras mais praticadas por vários adolescentes na cidade. É comum o encontro dos praticantes na Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura, e na Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D’água. Tão grande é a identidade dos jovens com a modalidade que já se fala na organização do primeiro torneio de baleado de Brumado. “Não dá pra ficar o tempo todo no celular, é bom, mas acaba deixando a gente bitolado. Já com o baleado estamos fortalecendo nossos laços de amizade, além de exercitar o corpo e a mente. E damos boas gargalhadas também”, comentou o jovem Xandy Nunes. A brincadeira pode virar coisa séria, do ponto de vista de Jacson Saraiva, atleta da seleção brumadense de handebol. “O baleado tem ligação direta com o handebol, tendo como principal foco o arremesso. Estendo o convite a esses praticantes do baleado a comparecerem a um dos nossos treinos no ginásio de esportes. Quem sabe dessa forma descobrimos um novo talento do handebol e também possamos fortalecer ainda mais esse esporte em nossa cidade”, disse o atleta ao site Brumado Notícias.
O salário mínimo para o ano que vem ficará em R$ 945,80, anunciou o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira. O valor consta do texto do Projeto de Lei do Orçamento Geral da União de 2017, enviado ontem pelo governo ao Congresso Nacional. A proposta foi entregue por Oliveira e pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), logo após a posse do presidente Michel Temer (PMDB). Além da previsão para o salário mínimo, o texto traz outros parâmetros para a economia brasileira no ano que vem, entre eles estimativas de inflação, de 4,8% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e de resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que mede a soma de todas as riquezas produzidas no país, de crescimento de 1,6%. O projeto prevê taxa de câmbio média de R$ 3,40 para US$ 1 e taxa Selic (juros básicos da economia) de 12,1% ao ano em 2017.
O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, deferiu os pedidos de candidaturas do engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do vereador Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Édio Continha, de prefeito e vice-prefeito de Brumado, respectivamente, para a disputa em 2016. Eduardo e Édio estão à frente da coligação “Brumado Acima de Tudo”. O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer pelo deferimento dos registros de candidaturas.
O INSS começou nesta quinta-feira (1º) a convocar os segurados para fazer revisão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez por meio de exames. Ao todo são 530 mil beneficiários com auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos que passarão por avaliação. Os beneficiários serão convocados por meio de carta para a realização da perícia médica. Após o recebimento da carta, terão cinco dias úteis para agendar a perícia, por meio da central de teleatendimento 135, segundo o Ministério da Previdência. O agendamento e a convocação da revisão obedecerão a critérios como idade do segurado (da menor para a maior) e o tempo de manutenção do benefício (do maior para o menor). Assim, serão chamados primeiro os segurados mais jovens e que recebem o benefício há mais tempo.
Na manhã da próxima sexta-feira (2), a Câmara de Vereadores irá realizar sessão extraordinária para discussão e votação do veto ao autógrafo do Projeto de Lei 009/2016, de autoria do executivo brumadense, que trata sobre a atualização das tabelas de vencimentos dos profissionais do magistério. O projeto já havia sido apresentado em sessão ordinária, mas a votação foi obstruída por solicitação dos professores. Porém, sem nenhuma resolução das partes interessadas, o projeto será votado novamente, em sessão que terá início às 10h.
Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 77ª Companhia Independente de Policiamento Militar (CIPM), prendeu em flagrante quatro indivíduos e apreendeu um total de 130,2 kg de drogas durante uma ronda no Bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista. Os policiais militares flagraram dois homens em atitude suspeita e, ao fazerem a abordagem, verificaram que a dupla estava de posse de uma caixa. Dentro dela havia 4,5 tabletes de maconha pesando cerca de 5 kg. Um dos abordados informou ser de Itapetinga e confessou que estava em Vitória da Conquista para pegar a droga. O outro disse que realizava a entrega e o proprietário da droga estava em uma casa no mesmo bairro. A guarnição foi até o local e flagrou um casal na residência com 124 kg de maconha; 1,2kg de crack; 15 bananas de dinamite; uma balança eletrônica; 140 munições calibre 12; 110 munições calibre 20; 9 munições de 9 mm e R$ 147 em espécie. Os quatro envolvidos foram presos e apresentados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
Em Guanambi, estudantes e professores das escolas estaduais estão insatisfeitos com o tratamento que o governo do Estado tem dispensado à educação. Na última sexta-feira (26), alunos de diversas unidades de ensino fizeram uma passeata na cidade para protestar contra as condições em que se encontram as escolas estaduais devido à paralisação dos funcionários terceirizados. Estes reivindicam o pagamento de salários e o cumprimento dos direitos trabalhistas. Segundo uma das organizadoras da manifestação, desde o início do ano, a Secretaria Estadual de Educação promete e não resolve as questões relacionadas aos funcionários terceirizados das escolas. A situação, que tem provocado diversas paralisações, pode prejudicar o ano letivo. Os estudantes vão aproveitar a presença do governador Rui Costa (PT) em Guanambi neste final de semana para reivindicar melhorias nas escolas estaduais no município. Dentre os funcionários paralisados estão merendeiras, seguranças, porteiros, servidores da área administrativa e de serviços gerais. As escolas estaduais em Guanambi ainda sofrem com atrasos no repasse do Fundo de Assistência Educacional (Faed).
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) apresentou nesta quinta-feira (1º) uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a condenação no impeachment e determinar que o Senado realize uma nova votação no processo. O impeachment de Dilma foi aprovado pelo plenário do Senado por 61 votos a 20. Ela foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional. Protocolado às 9h14 desta quinta, o mandado de segurança foi distribuído por sorteio para o ministro Teori Zavascki, que será o relator do caso. O pedido inclui um pedido de decisão liminar (provisória) para suspeder os efeitos da decisão desta terça, de modo que o presidente Michel Temer volte a ser interino até uma decisão final do plenário do STF sobre a ação. Além de um novo julgamento no impeachment, a defesa de Dilma pede que o STF anule dois artigos da Lei 1.079, de 1950, usados pela acusação para imputar crimes de responsabilidade a Dilma.
Um corpo com nove perfurações de bala foi encontrado às margens da BA-262, no município de Anagé, na manhã desta quinta-feira (1º). A vítima é um homem que ainda não foi identificado. Segundo a polícia, moradores passavam pela região quando avistaram o corpo. De acordo com o G1, a suspeita inicial é de que a vítima tenha sido morta em outro local e depois abandonada na rodovia. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e levado para o Complexo Policial de Vitória da Conquista. A autoria e a motivação do crime estão sob investigação.
As obras de sinalização vertical e horizontal das vias de Carinhanha estão em ritmo acelerado. As placas estão sendo instaladas e os usuários já podem se orientar durante o deslocamento nas vias. A obra é resultado do trabalho conjunto entre o prefeito Paulo da Yonara, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e os órgãos responsáveis. Segundo a parlamentar, o objetivo da sinalização é organizar o fluxo de veículos e pedestres. “Após essa obra, o trânsito ficará mais organizado e as vias bem sinalizadas resultam em mais segurança para a população. Nosso objetivo é contribuir para aumentar a qualidade de vida dos moradores”, destacou Bastos. Foram investidos aproximadamente R$ 300 mil em obras de pintura de sinalização nas ruas e instalação de placas de trânsito.
A candidata a vereadora Maria de Fátima Meira Miranda (PRB), que foi anunciada em adesão ao grupo do candidato a prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na noite da última quarta-feira (31), ao lado de Rosana Chaves (PRB), reafirmou o seu apoio à candidatura de Alessandro Lôbo (PRB), na manhã desta quinta-feira (01). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Miranda relatou que foi convidada para uma reunião na casa de Chaves, mas não sabia que se tratava de um apoio a outra candidatura. “Compareci a reunião como membro do PRB e não tinha conhecimento de que seria para anunciar apoio a outra candidatura”, disse. A candidata ainda ressaltou que saiu em fotos por ser educada e que jamais iria destratar qualquer cidadão. De acordo com ela, caso Vasconcelos quisesse o seu apoio, ele a teria procurado anteriormente, pois todos a conhecem na cidade. “Não entendi porque somente agora querem o meu apoio. Sou ética e tenho princípio moral, jamais iria fazer qualquer ação que manchasse a minha história de vida. Em nenhum momento, declarei que apoiaria Eduardo, tiraram palavras de minha boca”. Em fotos que estão circulando nas redes sociais, Fátima aparece ao lado do candidato a prefeito e do vice, Carlinhos Moura (PTC). Já Chaves permanece no apoio a Vasconcelos.
A vida na terra se originou 220 milhões de anos antes do que se pensava até agora, indicaram nesta quinta-feira (1) cientistas australianos ao revelarem a existência de fósseis que datam de ao menos 3,7 bilhões de anos. Estas pequenas estruturas foram encontradas na Groenlândia e emergiram à superfície após o degelo de uma placa no maciço de Isuea. Isso demonstra que a vida emergiu pouco depois da formação da Terra (há 4,5 bilhões de anos), destaca o pesquisador Allen Nutman da Universidade de Wollongong. Ele acredita que isso permite abrigar a esperança de que uma forma muito básica de vida pode, em algum momento, existir em Marte, considerado o planeta do sistema solar mais propício para a existência de formas de vida.
Quando a expectativa era de um fechamento positivo do acordo entre a Prefeitura Municipal de Brumado e a APLB-Sindicato, um novo episódio acabou inviabilizando a concretização da negociação. Após uma extensa rodada de reuniões, a atual gestão garantiu o pagamento do Piso Nacional da categoria já no início da carreira; o percentual de permanência dos professores no meio rural; o percentual de gratificação para a segunda especialização; redução da carga horária; unificação de cadastros e eleição direta para diretores e vice-diretores que ocorrerão a partir de 2018. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) assegurou que a administração empenhou todos os esforços para o acordo, sendo que, segundo ele, apenas o ponto do artigo da disponibilização específica de servidor para a APLB-Sindicato gerou todo impasse. “A negativa de nossa parte se deu por razões óbvias, já que, se o sindicato, por motivos outros, venha a não existir mais, a lei teria que ser modificada, o que geraria um grande transtorno e prejuízo para a educação municipal”, disse. O chefe do executivo brumadense salientou que a intransigência da APLB, mais especificamente de sua presidente, Vânusia Lôbo, fará com que toda a categoria seja prejudicada, pois as importantes conquistas obtidas durante as reuniões não poderão ser efetivadas.