Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia esclareceu que a verba para o pagamento dos funcionários das empresas Contrate e Shalev, terceirizadas que prestam serviço nas escolas de Brumado, será repassada as referidas empresas por mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Sindilimp). A Secretaria fez questão de tranquilizar os funcionários assegurando que todas as obrigações trabalhistas serão cumpridas. O órgão ainda informou que a Contrate e a Shalev terão os contratos desfeitos por falta de cumprimento de cláusulas contratuais, mas que os trabalhadores serão mantidos nas novas empresas contratadas. Os funcionários terceirizados fizeram um protesto na manhã desta sexta-feira (13) em frente ao Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), antigo Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, exigindo o pagamento dos salários, que estão atrasados há três meses.
Participaram da realização das provas práticas que fazem parte da seleção de operadores de máquinas agrícolas, o secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, o técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura, João Paulo, e o técnico agrícola e responsável pelo acompanhamento de serviços da Patrulha no Campo, José Augusto Azevedo, também representante da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). A seleção, promovida pela da Prefeitura Municipal de Brumado na última quinta-feira (12), visa contratar operadores para atuarem dentro do Programa de Recuperação de Solos Improdutivos e Semi Produtivos. Este objetiva atender duzentos agricultores familiares do município que se enquadrem nas exigências preestabelecidas pelo Programa. A principal delas estabelece que os agricultores devem ter até três hectares de terras. Cinco operadores de máquinas serão selecionados e os trabalhos de recuperação de solos produtivos e improdutivos terão início na próxima semana. Os agricultores atendidos pelo Programa terão suas esperanças renovadas quanto à produtividade agrícola de suas localidades.
O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta sexta-feira (13) aponta que a taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu 75% entre 1990 e 2012. De acordo com o relatório, em 1990, a cada mil nascidos vivos, o país registrava 52 mortes de crianças. Em contrapartida, em 2012, a taxa de mortalidade caiu para 13 mortes a cada mil nascidos vivos. Considerando-se o número de mortes de crianças com até cinco anos de idade, o índice de mortalidade diminuiu ainda mais no período, chegando a uma queda de 77,4%. Em 1990, essa taxa era de 62 mortes a cada mil nascidos vivos, tendo caído para 14 mortes a cada mil nascidos vivos em 2012. Segundo a ONU, no ano passado, 37 mil crianças morreram no país. Apesar de o dado ser alarmante, esse número chegou a ser de 180 mil crianças mortas em 1990. No mundo, a mortalidade infantil caiu pela metade, embora 18 mil crianças com menos de cinco anos ainda continuem morrendo a cada dia desde então. Entre 1990 e 2012, o número de mortes de crianças passou de 12,6 a 6,6 milhões em todo o mundo, ou seja, uma queda de 47,8%. O estudo foi realizado com a colaboração da Unicef, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Banco Mundial. As informações são do G1.
Acusado de tentar matar a ex-companheira em junho deste ano, Renan Correia Silva, vulgo Xinha, estava sendo procurado pela polícia desde então. Cumprindo mandado de prisão expedido pela justiça, o homem foi preso na manhã desta sexta-feira (13), no Fórum Dr. Duarte Moniz, onde participaria de uma audiência. Renan estava acompanhado do advogado quando foi preso por policiais civis que compareceram ao local e deram voz de prisão ao acusado. O mesmo foi encaminhado à delegacia da cidade. As investigações policiais apontam Xinha como mandante do sequestro de um empresário ocorrido no dia 10 de agosto. Renan também é acusado de ter participado de vários assaltos na cidade. A polícia está convocando as vítimas para comparecerem a delegacia a fim de fazerem o reconhecimento do acusado.
Criado em 2009 na cidade de Brumado, o Guia Médico Saúde é um instrumento de utilidade pública que traz informações atualizadas sobre os recursos para tratamento e prevenção disponíveis nos serviços e profissionais de saúde locais. Neste ano, o Guia completou cinco anos de existência com aumento no número de exemplares e distribuição. Além de circular no município, o catálogo está em crescente expansão em cidades como Livramento de Nossa Senhora, Boquira, Macaúbas, Rio de Contas, Dom Basílio e Ibipitanga. Idealizador do projeto, Antônio Fênix disse que o Guia vem cumprindo seu papel social de ser um agente atuante na promoção da saúde. E a população reconhece a importância do catálogo, pois utiliza suas informações efetivamente no dia a dia. Além dos contatos dos profissionais e serviços da saúde, o material dispõe de uma série de dicas e artigos, que trazem informações atuais sobre temas bastante relevantes da área da saúde e prevenção de doenças. O Guia Médico Saúde pode ser encontrado em consultórios médicos e odontológicos, clínicas, hospitais e laboratórios.
Oscar Gonçalves Viana, 26 anos, matou o avô, Manoel Gonçalves Viana, 86 anos, a golpes de faca por volta das 19h na última terça-feira (10), segundo informou a polícia da cidade ao site Brumado Notícias. O homicídio aconteceu na zona rural de Tremedal, no sudoeste baiano, na Fazenda Barreiro Branco. O jovem não ofereceu resistência ao ser preso após investigação da polícia. Segundo a delegada Karla Rodrigues, responsável pela apuração do caso, Oscar não esclareceu os motivos que o levaram a cometer o crime. O acusado está preso à disposição da justiça.
A criação de uma Política Estadual de Assistência para os filhos de Mulheres Apenadas foi o objetivo da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) ao elaborar o projeto de Le 19.691/2011. E na última terça-feira (10), a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou a proposta da parlamentar e agora vai seguir para a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público analisar também. De acordo com a parlamentar, o projeto tem a finalidade de realizar ações para possibilitar a identificação, o cadastramento, e acompanhamento de filhos (as) para a garantia da a segurança, a saúde, atendimento psicológico, educacional e financeiro necessários às crianças em situação de vulnerabilidade social. “Com essa lei, queremos criar condições para que estas crianças e adolescentes sob a guarda do pai ou sob tutela de terceiros tenham um acompanhamento pedagógico, social e psicológico, especialmente pela escola, pelo conselho tutelar e outros órgãos competentes”, explicou Bastos.
Os funcionários que prestam serviços para as empresas Contrate e Shalev, terceirizadas da Secretaria de Educação da Bahia, paralisaram as atividades na manhã desta sexta-feira (13), em Brumado. O protesto se deve ao atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores, situação que já dura três meses. Com faixas, cartazes e apitaço, os manifestantes cobram das empresas e do estado o cumprimento das obrigações trabalhistas. “Se o governo do estado e terceirizadas estão devendo, nós somos honestos e queremos pagar as nossas contas”, diz um dos cartazes. Neste momento, os terceirizados bloquearam a porta do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), antigo Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, e impediram a entrada de professores e alunos. Na porta do local, os manifestantes colocaram um boneco os representando. Os estudantes se uniram à categoria e reforçam o protesto.
O governo da Bahia deve R$ 20 milhões aos terceirizados. Os funcionários se dizem revoltados, pois, no último dia 5, a categoria foi avisada de que o estado já teria depositado o dinheiro do pagamento na conta das terceirizadas, mas até então os trabalhadores não receberam. A manifestação deve ocorrer durante toda a manhã, mas a greve será mantida até que os pagamentos sejam realizados. Além de Brumado, em várias cidades do sudoeste baiano os funcionários das empresas terceirizadas também paralisaram as atividades.
Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
Nesta quinta-feira (12), o site Brumado Notícias esteve na região do Distrito de Itaquaraí, em Brumado, e registrou a situação de calamidade pela qual passa a comunidade por causa da seca prolongada que aflige o sertão. Por telefone, Edson Rocha Fagundes, presidente da Associação dos Produtores Rurais da Macambira, relatou à nossa reportagem que a aflição começa exatamente pela água fornecida pela Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento. “A água da Embasa chega a nossas torneiras com odor, aí a gente coa numa bacia, mas no outro dia ela apresenta uma cor escura parecendo ferrugem”, contou Edson. O morador do distrito disse ainda que a maioria das famílias está passando por dificuldades financeiras e se alimentando com a palma do gado. “Por falta do plantio, muitas famílias têm sobrevivido apenas com o Bolsa Família, e tem casas em que os moradores passam a semana toda se alimentando apenas da palma que plantaram para o gado e maxixe”, lamentou o produtor rural. Condição crítica para o homem e cruel para o gado, que tem morrido de fome e sede nas rocinhas e à beira das estradas na região, como foi flagrado pela nossa reportagem. “Nas rocinhas para dentro tem muito gado morrendo. Tem muitos produtores aqui sem saber o que fazer, pois já secaram todos os recursos e estão sendo obrigados a ver seus gados morrerem de fome e de sede”, finalizou Rocha.
Durante os próximos dias 13, 14 e 15, os estudantes e professores do curso de agronomia do IF Baiano vão promover o III Encontro Baiano de Estudantes de Agronomia. O tema dessa edição é Agroecologia e Agronegócio: Desafios, Perspectivas e Mercado. O público participante – alunos de agronomia das instituições de ensino superior do estado – poderá acompanhar mesas redondas, minicursos e momentos culturais do evento. Para saber como se inscrever e obter maiores informações sobre o EBEA acesse o blog ebea2013.wordpress.com.
Na tarde desta quinta-feira (12) aconteceu o quarto acidente com caminhões em um mês na BA-148. Era por volta das 17h30 quando um caminhão carregado de maracujá capotou na rodovia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista perdeu o controle ao passar pelo trecho que interliga Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. O caminhão entrou na contramão e capotou após subir num barranco. Existe a possibilidade de o freio do caminhão ter falhado, já que o local do acidente é uma reta.
Na Bahia, o Ministério Público do Trabalho (MPT) anunciou que irá intervir a fim de mediar os conflitos existentes entre empresas privadas, trabalhadores terceirizados e estado quanto ao pagamento de salários e benefícios atrasados. Visando solucionar o impasse, uma série de audiências será realizada. A primeira delas já acontece na próxima segunda-feira (16). Em reunião com os procuradores do MPT realizada na última quarta-feira (11), o governo informou que atualmente existem 81 contratos com 15 empresas, que envolvem cerca de 40 mil empregados terceirizados. Participaram da reunião o secretário da Administração, Etelvino Góes, e o procurador geral do estado, Rui Cruz. De acordo com o Ministério do Trabalho, calcula-se que haja cerca de R$ 20 milhões retidos pelo estado relativos a esses contratos. Além da audiência, o MPT irá convocar o Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp), o estado e cada uma das empresas separadamente para debater soluções específicas para cada caso. O objetivo é entrar em acordo com o estado, a fim de que este pague os salários e benefícios em atraso. Os representantes do governo alegam que os pagamentos dos contratos retidos têm motivos diversos, entre os quais a não comprovação de recolhimentos previstos nos contatos como condicionantes para liberação de pagamentos, tais como certidão negativa de débitos com a receita.
Os bancários irão entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (19). A decisão foi aprovada pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região em assembleia geral da categoria realizada nesta quinta-feira (12). Segundo o Sindicato, mais de 1.140 funcionários, que atuam em 65 agências do sudoeste baiano, devem aderir ao movimento grevista. A greve foi anunciada após inúmeras tentativas frustradas de negociações entre a categoria, os banqueiros e o governo federal. Este último concedeu um reajuste de 6,1%, que teria insultado a categoria. Além do reajuste salarial, outras reivindicações relacionadas à saúde e melhores condições de trabalho dos bancários não foram atendidas, segundo o Sindicato. O órgão considera que os banqueiros e o governo estão sendo intransigentes. Nos próximos dias, o Sindicato fará mobilizações nas agências bancárias e esclarecerá à população quanto ao uso de canais alternativos.
Com o intuito de relacionar os problemas no Mercado Municipal, em Brumado, os vereadores Édio Pereira (PCdoB) e Agno Meira (PCdoB) estiveram no local nesta quinta-feira (12). Ao lado do sindicalista Rui Coqueiro, os parlamentares conversaram diretamente com os feirantes e barraqueiros e ouviram de perto as reclamações dos trabalhadores. A maior parte das queixas diz respeito aos sanitários do Mercado, que, segundo os feirantes, estão deteriorados e sem condições de uso. Os vereadores se comprometeram a apresentar na próxima sessão legislativa uma indicação propondo uma reforma do local ao executivo municipal. Em função da obra de urbanização que está sendo realizada na área da Cesta do Povo, os comunistas acreditam que a reforma do Mercado também é necessária, a fim de possibilitar mais conforto aos trabalhadores e à população do município. O secretário de infraestrutura, André Cardoso, assegurou ao site Brumado Notícias que os banheiros serão reformados quando iniciarem as obras de urbanização da área da Cesta do Povo.
Uma carreta carregada de cimento tombou no início da tarde desta quinta-feira (12) na Serra do Engano, na BA-262, próximo ao município de Anagé, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que fez a ocorrência do acidente, o veículo ficou tombado na rodovia com parte da carga espalhada. Moradores da região e populares que passavam pelo trecho saquearam a carga que ficou exposta na pista. O motorista da carreta, que não teve a sua identidade revelada, sofreu apenas ferimentos leves. O acidente interditou parcialmente a pista, mas a PRE segue no local controlando o fluxo de veículos e organizando o trânsito. Ainda não se sabe as causas do acidente.
Em sessão realizada na última quarta-feira (11), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas as contas da prefeitura de Maetinga, no sudoeste baiano, de responsabilidade do ex-prefeito Brasilino José da Silva Neto (DEM), relativas ao exercício financeiro de 2012. Apesar de terem aprovado as contas, os conselheiros do TCM encontraram várias irregularidades e, por isso, multaram o ex-prefeito em mais de R$ 36 mil. Uma das multas, no valor de R$ 4 mil, se deve a irregularidades em processos licitatórios; e a outra, no valor de R$ 32.400,00, refere-se a não adoção das medidas saneadoras de que trata o art. 23 da LRF e das previstas nos §§ 3º e 4º do art. 169 da Constituição da República, para recondução da despesa total com pessoal ao limite de 54%, no primeiro e no segundo quadrimestres, de referência ao exercício de 2011. O TCM determinou que a atual administração apresente o plano de devolução às contas de origem no prazo de trinta dias a contar do trânsito em julgado deste pronunciamento. Segundo a relatoria do processo, o município teve uma receita arrecadada de R$ 14.775.361,42 e uma despesa executada de R$ 14.445.869,96, registrando assim um superávit da ordem de R$ 329.491,46. O ex-prefeito ainda pode recorrer da decisão.
Está sendo realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, a 70ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA) e o Congresso Nacional dos Profissionais da Engenharia e Agronomia. Engenheiros e agrônomos de todo o Brasil participam do evento, que discute as problemáticas, soluções e inovações no trânsito do país e todos os meios viáveis de melhorar a mobilidade urbana. Membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o secretário de Infraestrutura do município de Brumado, André Cardoso, participa do encontro representando os 21 municípios que compõem a microrregião do CREA na cidade. Por telefone, Cardoso conversou com o site Brumado Notícias e falou sobre a importância do evento. “Embora eu esteja aqui representando o CREA, todo o debate apresentado irá refletir diretamente na secretaria de Infraestrutura do município, pois o objetivo deste evento é exatamente revitalizar a boa engenharia em todas as esferas de governo do país, começando pelos municípios, principalmente no que tange a engenharia de trânsito das cidades. Com certeza, este encontro terá como fruto um grande impacto na nova engenharia nacional”, explicou o engenheiro.
O prefeito José Messias Carneiro (PMDB), mais conhecido como Dedé, da cidade de Tanque Novo, no sudoeste baiano, esteve nesta quinta-feira (12) debatendo demandas para seu município com o deputado estadual Marquinho Viana (PV). Realizado no gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o encontro teve como objetivo o acompanhamento dos pleitos que foram protocolados com o governo Jaques Wagner (PT) durante a última audiência com o chefe do executivo baiano. Dentre os pleitos estavam a instalação dos sistemas de abastecimento de água em 15 poços já perfurados pela prefeitura e a pavimentação de ruas nos bairros de Pimenta e São João. Dedé ainda aproveitou a oportunidade para solicitar novas parcerias para a cidade de Tanque Novo.
A Prefeitura Municipal de Brumado publicou o Edital de Convocação Nº 03/2013, convocando os candidatos habilitados para o provimento de vagas, em caráter temporário, nas áreas de saúde, educação e assistência social, conforme resultado final publicado no Diário Oficial dos Municípios. Os candidatos relacionados devem comparecer à Secretaria Municipal da Administração até o dia 13 de setembro, das 08h às 12h e das 14h às 18h, para apresentar os documentos exigidos no edital e os exames admissionais. O candidato que não comparecer à prefeitura até a data e horários estabelecidos será eliminado do processo seletivo. Confira se você foi um dos convocados clicando aqui.
O servidor público Ézio Ferreira, que trabalha no Hospital de Dom Basílio, capotou seu veículo, um Focus, de placa policial JMR-1706, na tarde da última quarta-feira (11), próximo a comunidade Salobro, na BA-148. Sozinho, Ferreira seguia viagem para a cidade de Brumado, onde reside, no Bairro das Flores, quando perdeu o controle da direção do veículo, capotando por diversas vezes. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local para controlar o trânsito e registrar a ocorrência. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima pode ter passado mal ao volante, já que tem problemas de saúde. Ézio foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para o Hospital de Dom Basílio. O laudo realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado confirmará as causas do acidente.
Com o objetivo de garantir o piso nacional aos professores brumadenses, o vereador Weliton Lopes (PR) apresentou durante a sessão da última segunda-feira (09) uma emenda aditiva ao Projeto de Lei sobre a atualização das Tabelas de Vencimentos dos Profissionais do Magistério. Lopes quer adicionar ao projeto, enviado pela prefeitura, a obrigação do cumprimento da lei federal do piso nacional dos professores pelo município. Como o Poder Legislativo não tendo autonomia para fixar valores os dos vencimentos – apenas o Executivo pode fazer isso, o parlamentar brumadense sugeriu a emenda para atender uma das principais reivindicações dos professores. “O Piso Nacional é uma conquista histórica dos profissionais da Educação, uma bandeira que os professores municipais de Brumado levantaram e defendem com muito afinco. Nesse sentido, apresentei a proposta para que nenhum professor da rede municipal receba como salário base menos que o valor estabelecido pelo Piso Nacional”, falou Lopes. Todos os vereadores subscreveram a proposta do republicano e caso a emenda seja aprovada, todos os benefícios dos docentes municipais serão calculadas em cima do piso nacional. “Os professores são importantes e tem contribuído para que Brumado tenha uma Educação de qualidade”, falou Weliton, dizendo esperar que, com a emenda, ele possa contribuir para a garantia dos direitos dos educadores.
Os profissionais terceirizados do estado em Guanambi, no sudoeste baiano, garantem que estão há dois meses sem receber seus vencimentos. Segundo denúncia deles, a empresa contratada pelo estado, Delta Locação de Serviços e Empreendimentos, para qual prestam serviços, não estão repassando os valores disponibilizados pelo governo baiano. Por conta dessa situação, os profissionais de serviços gerais e os porteiros paralisaram suas atividades na última segunda-feira, dia 09. Na quarta-feira (11) os trabalhadores se manifestaram na Praça Manoel Novaes exigindo seus direitos. Por causa da falta desses funcionários, sete escolas estaduais suspenderam as aulas hoje (12). As direções dos colégios explicam que não condições para o trabalho sem esses servidores. Segundo o site Bocão News, o governador Jaques Wagner (PT) tem culpado as mudanças do sistema de operacionalização das contas estaduais pelo atraso nos pagamentos – os quais ocorrem principalmente com a Delta.
As músicas da banda Legião Urbana marcaram os corações de muitos jovens da chamada geração coca cola. E para homenagear essa banda, que ainda é uma das mais importantes do rock nacional, o grupo brumadense Cenário Único vai realizar um tributo no próximo sábado, 14. A apresentação será no Arapuca Etílico Musical Bar, a partir das 19 horas. A banda faz parte do movimento Abracadabra, que está iniciando o projeto ‘Tributos Nacionais’ e pretende prestar homenagem aos grandes sucessos da música brasileira. Nesse primeiro evento do projeto, a abertura do show será feita pelo cantor brumadense Joel Augusto. Especialmente nessa apresentação, o vocal da banda Cenário Único ficará com Marcelo Villarie. A entrada da festa é R$ 10.
Animado com a união das oposições ao governo da Bahia, o pré-candidato a governador, Geddel Vieira Lima, acredita que se todos estiverem juntos não falharão nas eleições. Presidente do PMDB na Bahia, Geddel declarou que a executiva nacional do partido já permitiu a ele a possibilidade de fazer palanque para o senador Aécio Neves (PSDB), adversário da presidente Dilma Rousseff (PT). Essa permissão foi dada porque a própria presidente rompeu o acordo feito entre o PT e PMDB em 2010. Geddel garantiu que não voltaria a fazer novos pactos com a presidente e que está chegando a hora de definir o seu futuro como vice-presidente de pessoa jurídica na Caixa Econômica Federal. Mas a decisão definitiva de apoiar o rompimento com a chapa petista nas eleições presidenciáveis só será tomada em 2014. No caso das eleições estaduais, o peemedebista falou que o governador Jaques Wagner (PT) tem preferência que Rui Costa, secretário da Casa Civil, seja o seu sucessor porque esse seria ‘subserviente’ a ele no caso de vitória. Com informações do Correio.
Os foliões que compraram os ingressos para o Axé Brumado 2013 já podem receber seu dinheiro de volta. A troca começa nesta quinta-feira (12), às 14 horas nos postos onde estavam realizando as vendas. Além de ter de volta o valor pago, é possível também trocar as entradas por outras do show de Ivete Sangalo, que vai acontecer dia 29 de dezembro em Brumado. Para os chicleteiros, a Só Legal Produções ainda disponibiliza a troca do ingresso da festa cancelada por outro do evento com Chiclete com Banana em Guanambi, o qual será no próximo sábado, 14.