Na última sexta-feira (30), durante a condução de um jovem com mandado de prisão em aberto para a delegacia, ele quebrou o vidro da viatura da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) com um chute (veja aqui). Nesta terça-feira (03), o indivíduo teve a prisão convertida em preventiva. A Polícia Civil havia pedido a sua prisão temporária por suspeita da prática de um roubo com emprego de arma branca no Bairro Novo Brumado. Provas e imagens de câmeras de segurança confirmaram que o suspeito é o autor do roubo. A autoridade policial representou pela conversão da prisão temporária em prisão preventiva, o que foi decretado pela justiça criminal.
Uma foto que circula na web viralizou ao mostrar a comparação de dois raios X de pacientes infectados pela Covid-19. No entanto, um deles recebeu a dose da vacina e o outro não. A imagem retrata os efeitos do vírus nos pulmões. No indivíduo vacinado, é possível observar que a imagem está mais “limpa”. Já a foto do paciente imunizado, a foto do órgão está turva. Segundo o médico Ghassan Kamel, diretor da UTI Médica do Hospital SSM Health SLU em St. Louis, em Missouri, nos Estados Unidos e o autor das imagens, a coloração mais densa do pulmão indica infecção por bactéria, muco ou secreções. Segundo ele, para se tratar um paciente não vacinado, ele possivelmente precisaria internação. “Definitivamente, pelo menos, exigiriam oxigênio e às vezes exigiriam mais do que apenas oxigênio, como ventilador ou ser intubados com ventilação mecânica, sedados e basicamente com suporte de vida”, explicou em entrevista para a People. De acordo com Kamel, os indivíduos vacinados e que testam positivo para a doença geralmente não requerem os cuidados intensivos ou mesmo dar entrada na UTI, a não ser que tenham alguma doença pré-existente ou que sejam imunocomprometidos. O médico ainda ressaltou que a imagem possa conscientizar as pessoas da importância da vacinação à medida que a variante Delta continua a se espalhar pelo país. “Se você não gosta da máscara, definitivamente não vai gostar do ventilador”, disse ele.
Bancos de pontos de ônibus têm sido alvos de bandidos na pequena cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o fato foi denunciado pelo prefeito Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego. “Roubaram os bancos dos pontos de ônibus, se alguém identificar quem foi, favor denunciar”, alertou o gestor. A população local está revoltada com a situação e cobra providências por parte da polícia. “Meu Deus, até bancos de pontos de ônibus estão sendo roubados”, disse Letícia Neves. Já Daiane Oliveira lamentou o ocorrido. “Que horror, acabando com uma coisa que serve para todos”, escreveu. Já o dombasiliense Isaak Luz demonstrou a sua insatisfação com a destruição do patrimônio público. “Triste ver a população destruindo o patrimônio que beneficia a si mesma, depois ainda reclama do prefeito pela falta das coisas, como se não valorizam o que tem”. Os pontos de ônibus são espalhados pela sede e zona rural de Dom Basílio e atende a toda a população de 12.199 habitantes, conforme o último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos próximos dias, a nova enfermaria do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto será entregue à população. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Segundo ele, o prefeito já autorizou a elaboração do projeto para construção de uma nova enfermaria na unidade de saúde. Esta também terá capacidade para 42 vagas. Com a nova enfermaria, Feres informou que o hospital disporá de 204 leitos de enfermaria para assistência à população. “Tudo isso pra gente poder ofertar uma saúde de qualidade para nossa população”, afirmou. A nova enfermaria será construída com recursos próprios do Município.
Cerca de 12.500 pés de maconha foram localizados pela polícia em quatro roças de Curaçá, no norte da Bahia, nesta terça-feira (3). A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a SSP-BA, uma amostra foi apresentada na Delegacia da Territorial da cidade e as demais foram erradicadas. Ainda de acordo com a SSP-BA, as plantações foram descobertas por equipes da 45ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) durante um patrulhamento na região do distrito de Pedra Branca. Segundo o comandante da unidade, major Leonel Carlos Ribeiro Neto, os policiais estão sempre atentos a esses locais, já que muitas roças como essas são encontradas na região, principalmente por serem favorecidas pela irrigação do Rio São Francisco.
A prefeitura da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, fará a doação de mudas de palmas para pequenos produtores rurais da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Gilberto Brito (PSB) informou que serão doadas 45 mil mudas para ajudar o homem do campo a alimentar o seu rebanho. “É um ato muito simples, mas que tem um efeito de ordem social considerável. A realidade do sertão é que todo ano tem seca e, tendo em vista a necessidade de renda, grande parte do homem do campo cria o seu rebanho bovino. No período da seca, eles não têm o que comer. Sensibilizado com essa situação nós criamos o canteiro de palmas”, relatou. As mudas serão distribuídas a partir do próximo sábado (07). “Plantando a palma, no ano seguinte, o homem do campo já tem alguma coisa pra dar a seu rebanho. Isso vai aliviando as dificuldades”, acrescentou. Brito destacou que a priorização do homem do campo é uma de suas plataformas de governo.
Imagens de câmeras de segurança flagram o ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas invadindo o Restaurante Preta, situado na Ilha dos Frades, em Salvador, no último domingo (1º), após chegar ao estabelecimento e encontra-lo fechado. De acordo com o Bocão News, nas imagens é possível ver o ex-secretário sentar na cerca e pular para dentro do restaurante. Por encontrar o restaurante fechado, Vilas-Boas enviou mensagem para a chef Angeluci Figueiredo a xingando. Ele chama a mulher de “vagabunda”, dentre outras ofensas. Após o vazamento da conversa em grupos de WhatsApp, o ex-secretário foi ao Twitter se desculpar: “Por mais cuidadosos que sejamos, ao longo da vida cometemos erros que podem atingir as pessoas. Peço, portanto, desculpas à empresária e artista da gastronomia baiana, a Chef Angeluci Figueiredo, pelos comentários inadequados no último domingo (1), em circunstâncias injustificáveis, enviados por mensagem privada. Tendo reservado um almoço especial com os familiares e amigos do exterior com a devida antecedência de 48h, uma enorme frustração momentânea me levou, tomado de emoção, a dizer o que disse. Conto com o perdão de todos que se sentiram ofendidos, pois sempre pautei minha vida na verdade, honestidade e acolhimento”. Vilas Boas pediu demissão do cargo na última terça-feira (03) e não é mais secretário de saúde da Bahia (veja aqui).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de esportes, Wagner Moreira, informou que o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), está aguardando a passagem do período de 15 dias pós volta às aulas para decidir sobre o retorno dos campeonatos esportivos na cidade. “Ainda estamos no oitavo dia de aula. Passado esse período de 15 dias, teremos uma resposta”, pontuou. Moreira explicou que, depois desse lapso de tempo, a prefeitura irá avaliar se houve um aumento do número de casos da Covid-19 na cidade em razão da retomada das aulas nas escolas. Em caso negativo, o secretário adiantou que os campeonatos de futebol e futsal serão retomados simultaneamente conforme programação que está sendo preparada pela pasta.
A partir de novembro, a Latam Arilines anunciou que vai abrir uma linha de operação na cidade de Vitória da Conquista com voos diretos para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Uma aeronave modelo A320 fará cinco frequências semanais para Guarulhos, abrindo concorrência com a Gol, única empresa a operar esta linha no Aeroporto Glauber Rocha. Em parceria com a VoePass, a Gol também mantém voos para Salvador. A outra companhia em operação na cidade é a Azul, com voos para Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e também para Salvador. As reservas de passagens serão abertas nos próximos dias.
O município de Brumado tem avançado no processo de imunização de sua população, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI). Já são cerca de 51 mil pessoas vacinadas no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, fez questão de parabenizar o excelente trabalho desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep) nas ações de coordenação do processo de vacinação na cidade. “A coordenadora da unidade tem feito um brilhante trabalho com a sua equipe. Não é fácil. Estamos partindo para 8 meses de vacinação e esse pessoal trabalha feriado, final de semana. Não podemos deixar de agradecer e parabenizar o grande trabalho realizado pela Vigilância Epidemiológica Municipal”, declarou.
Após reclamações de moradores do Bairro São Jorge acerca de esgoto entupido e falhas no abastecimento (veja aqui), a Embasa se manifestou por meio de nota enviada ao site Achei Sudoeste. A empresa destacou que realiza constantes manutenções emergenciais na rede coletora da Rua Esmeraldo Serra devido ao mau uso do sistema de esgotamento sanitário. “Durante os serviços, as equipes identificam que as obstruções da tubulação são provocadas pelo lançamento indevido de lixo, gordura e areia no sistema de esgotamento sanitário”, pontuou. A Embasa esclareceu que a rede de esgotamento sanitário é construída para coletar apenas esgoto doméstico e transportá-lo até a estação de tratamento, portanto, o seu bom funcionamento depende do uso correto do sistema. Também informou, na nota, que não há registro de desabastecimento de água na região em seus canais de atendimento.
No próximo sábado (07), será realizada a edição de inauguração da Feira da Agricultura Familiar de Brumado. De iniciativa da prefeitura municipal, através da secretaria de agricultura, o evento acontece no antigo mercado do Bairro São Félix. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de agricultura, Márcio Aguiar, disse que, após dois meses de preparativos, a expectativa é grande para a feira. “Está chegando o grande dia! Os agricultores estão ansiosos para expor os seus produtos. Preparamos um ambiente legal para que a população de Brumado tenha o espaço da agricultura familiar e dos alimentos saudáveis no município”, destacou. No local, cada agricultor terá direito a uma barraca padrão para exposição dos produtos. Hoje, segundo Aguiar, 30 agricultores estão cadastrados para participar da iniciativa, mas a previsão é de que esse número cresça. “Vai ser uma feira de uma diversidade grande. A população pode comparecer para comprar produtos saudáveis”, convidou. A Feira da Agricultura Familiar acontecerá semanalmente aos sábados, de 7h às 16h.
O presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Brumado (CISB), Cristiano Cardoso de Azevedo (PSB), prefeito da cidade de Rio de Contas, convocou uma Assembleia Geral Extraordinária e iniciou a reforma administrativa no comando da entidade. As mudanças já haviam sido divulgadas no site Achei Sudoeste (veja aqui). Na assembleia que será realizada na próxima quinta-feira (05), de modo virtual, às 14h, será discutida a indicação dos novos cargos comissionados do Cisb. Azevedo já publicou duas portarias de exonerações de servidores comissionados. Hyago Alves Freire Santos deixou de ser assessor especial da entidade e Ana Cláudia Silva Santos Ramaldes não é mais diretora administrativa. Cristiano também já iniciou uma análise em contratos de empresas terceirizadas que prestam serviços de mão obra, tendo em vista que filhos e parentes de vereadores de Brumado e correlegionários do prefeito da cidade, o ex-presidente da entidade Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), estão entre os funcionários do local.
O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Brumado mostra que apenas 2 munícipes estão internados em decorrência da Covid-19 - 181 pessoas seguem em recuperação da doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, comemorou a queda na taxa de contágio e atribuiu o dado positivo ao avanço da vacinação. A cidade já atingiu mais de 50% da população vacinável (acima de 18 anos). “São aproximadamente 51 mil pessoas vacinadas. Estamos conseguindo avançar e continuamos vacinando”, salientou. O secretário informou que o município tem seguido as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) reservando 10% das vacinas disponíveis para os públicos prioritários. “Estamos vacinando o mais rápido possível. O Município tem feito o dever de casa”, garantiu.
Nesta terça-feira, 03 de agosto, o município de Brumado registra 9560 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 2 internações, 192 óbitos, 181 pacientes em tratamento e 9187 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O cardiologista Fábio Vilas-Boas entregou, agora à tarde, uma carta com pedido de exoneração do cargo de secretário estadual de Saúde, que ocupava desde janeiro de 2015. A solicitação foi aceita pelo governador Rui Costa (PT). Na carta, o médico agradeceu a confiança do governador que lhe fez o convite e que “me deu a oportunidade de contribuir para uma verdadeira revolução na saúde visando atender a quem mais precisa”. Fábio também desculpou-se por episódios recentes envolvendo a empresária Angeluci Figueiredo. Vilas Boas chamou a chef de cozinha de “vagabunda” (veja aqui) . O governador Rui Costa agradeceu pelo empenho com que o médico conduziu a pasta durante sua gestão. O substituto de Fábio Vilas-Boas será anunciado nos próximos dias. Interinamente, a Sesab será conduzida pela subsecretária Tereza Paim.
Uma adolescente de 17 anos foi apreendida na segunda-feira (2), suspeita de ter matado uma mulher com golpes de faca após uma briga em um bar na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. O crime aconteceu na madrugada de domingo (1º), no bairro Belo Horizonte (veja aqui). De acordo com a delegacia local, ela estava desaparecida desde o dia do crime e foi localizada pelos policiais após informações de testemunhas. A vítima, identificada como Daudite Ferreira Rodrigues, era funcionária do Hospital Geral da cidade. Segundo a PM, ela foi atingida no abdômen, socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Geral, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil informou que a vítima teria esbarrado em um homem dentro do bar e uma confusão teve início no estabelecimento. Durante o desentendimento, a adolescente desferiu a facada em Daudite. As investigações iniciais não apontam relação direta da menor com o homem que teria trombado com a vítima no bar. Durante a briga, ele acabou ferido com um corte. Não há informações sobre o atual estado de saúde. O caso foi registrado pela 1ª Delegacia Territorial, que investiga o crime.
Na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (02), a prefeitura declarou, através do Decreto nº. 5.546, situação de emergência nas áreas do município de Brumado afetadas por estiagem. Segundo a publicação, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário, bem como a convocação de voluntários para reforçar as ações. O decreto leva em consideração que, nos últimos quatro anos, a estiagem se intensificou no município e provocou o desabastecimento de água para o consumo humano, animal e para as culturas em geral.
Um homem de 50 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira (02), em Itabela, no Sul da Bahia, por utilizar indevidamente o nome de produtores rurais para ganhar licitações em municípios. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que montou uma cooperativa que supostamente representaria estes produtores, aplicava o golpe desde 2013, porém as denúncias começaram a ser feitas há dois meses. A cooperativa tinha sede em Eunápolis, mas tinha como falsos representados agricultores de Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Santa Luzia, Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Usando os dados das vítimas, o homem participava de processos licitatórios para o fornecimento de merenda escolar no interior da Bahia. Como, em tese, eram os produtores que estavam fornecendo os alimentos aos municípios, eles ficavam impedidos de fornecer seus produtos para os entes federativos. Além disso, tinham seus benefícios, como o Bolsa Família, bloqueados. Conforme o delegado da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), o homem se valia do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), pelo qual os produtores de baixa renda têm prioridade no fornecimento para compor o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para aplicar o golpe. Ele usava uma cooperativa, falsamente integrada pelas vítimas, para levar os municípios a erro e adquirir os produtos que deveriam ser fornecidos por produtores da agricultura familiar. Ainda de acordo com o delegado Moisés Nunes Damasceno, para criar e manter a cooperativa, o suspeito falsificou diversos documentos, incluindo assinaturas de seus supostos integrantes, e forjou assembleias e uma série de outros atos. Ele foi preso por falsidade ideológica, logo após se habilitar no processo licitatório em Itabela. O auto de prisão em flagrante foi lavrado na Delegacia de Furtos e Roubos de Eunápolis, onde já tramitava o inquérito policial que apura as denúncias.
Na última semana, um casal foi preso em flagrante com mais de 90 kg de maconha no Terminal Rodoviário de Brumado (veja aqui). Agora, o juiz Genivaldo Alves Guimarães decretou a prisão preventiva de Israela Silva Barbosa, de 24 anos, e do seu companheiro Maxuel Bernardo da Silva Rocha, de 35 anos. Na sentença, o juiz considerou que, embora gestante, Israela enfrentou maior risco de exposição ao vírus da Covid-19 ao viajar de Uberlância/MG ao Estado de São Paulo, onde transitou pelo Terminal Tietê, e, depois, por cerca de 24 horas em ônibus com dezenas de passageiros até o município de Brumado, do que aquele que encontrará no estabelecimento prisional para o qual será transferida. Guimarães destacou ainda que faltam vários meses para o parto, e, se denunciada, o julgamento ocorrerá bem antes da data prevista. Ademais, lembrou que, na sentença, se condenatória, haverá de ser reapreciado o pedido de liberdade. Em breve, o respectivo inquérito será concluído, a provável ação penal terá prioridade e a sentença será prolatada em audiência.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta segunda-feira (2) a abertura de um inquérito para investigar as acusações de que há possibilidade de fraude nas eleições do país. A decisão ocorre em meio à escalada do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e com ameaças golpistas ao pleito de 2022. Todos os ministros da corte votaram a favor da instauração da apuração de ofício, ou seja, sem solicitação da Procuradoria-Geral Eleitoral, a exemplo do que fez o Supremo Tribunal Federal (STF) com o inquérito das fake news. A sugestão de abrir um inquérito administrativo partiu do corregedor-geral Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão. Na sessão, o presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a investigação envolverá colheita de depoimentos de “autoridades” que atacarem o sistema eleitoral, além da possibilidade de haver medidas cautelares, ou seja, mandados de busca e apreensão e outras ações para aprofundar as investigações. A abertura do inquérito leva em consideração “relatos e declarações sem comprovação de fraudes no sistema eletrônico de votação com potenciais ataques à democracia”.
O vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, preferiu, na última segunda-feira (02), atacar a imprensa local (veja aqui) ao invés de explicar o uso de carro oficial da Câmara de Brumado para transportar membros de uma empresa particular para participar de licitações nas cidades de Caetité e Dom Basílio. Com um discurso evasivo, o parlamentar contou com a ajuda e o cooperativismo da bancada de situação para explicar as denúncias. De tempos em tempos, a imprensa tem sido alvo de ataques e ameaças por parte de alguns vereadores da bancada de situação ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Na oportunidade, ao invés de apresentar respostas plausíveis diante das denúncias veiculadas, o parlamentar preferiu se fazer de vítima, argumentando que sofreu perseguição da mídia local e que não lhe foi dado espaço de resposta, o que é uma inverdade. A imprensa não o condena, apenas pede esclarecimentos referentes às denúncias. Em seu pronunciamento, o parlamentar declarou que esteve em Caetité para um encontro com o pretenso candidato a deputado nas próximas eleições de 2022 para tratar de assuntos relacionados à carência hídrica das comunidades rurais de Brumado, mas não fez citação do nome do mesmo.
Por outro lado, por que o encontro tinha que ocorrer exatamente no setor de tributos do município vizinho, onde acontecem as licitações? Por que tal encontro não foi agendado para o escritório regional da Embasa? Qual a ligação do vereador com a empresa citada nas denúncias, a qual ele é acusado de favorecer com o uso dos carros legislativo? E, em Dom Basílio, por que mais uma vez o vereador foi flagrado com membros da mesma empresa? Pode o carro da Câmara de Vereadores ser utilizado para caronas de particulares alheios aos assuntos ligados aos interesses do coletivo municipal? O que a imprensa busca é a verdade dos fatos, sem julgamentos, apenas levantando questões pontuais diante das denúncias apresentadas. O nosso papel de informar a população continuará cada dia mais firme e forte. Ao vereador Nem, fica o espaço aberto para se explicar das acusações de uso indevido de carro oficial do poder legislativo. O site Achei Sudoeste já havia entrado em contato com o parlamentar para que o mesmo apresentasse a sua versão, mas as ligações não foram atendidas e nem retornadas.
Moradores da região do Arrecife denunciaram ao site Achei Sudoeste as péssimas condições de trafegabilidade das estradas vicinais. Segundo o morador da Lagoa do Assento, Vanderlei Rodrigues, por diversas vezes, o seu deslocamento à sede foi interrompido porque a sua moto quebrou no meio do caminho. Ele disse que as estradas vicinais estão completamente esburacadas e cobrou do prefeito maior atenção para as comunidades rurais. “Por que ele não olha para as outras comunidades como olha pra comunidade dele? Acho isso um absurdo. Estamos carentes precisando de conserto nas estradas. É dever do Município arcar com as nossas necessidades”, afirmou. Moradores já se mobilizam com vaquinha para roçagem e patrolamento de estradas vicinais (veja aqui).
Uma família de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, luta na Justiça para conseguir um medicamento milionário para a filha de 1 ano. E a esperança ficou maior depois que uma criança de São Paulo conseguiu uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) para a liberação do medicamento. A pequena Emily fez um ano no sábado (24). Quando tinha dois meses, a mãe percebeu uma alteração no desenvolvimento da filha. O diagnóstico veio aos oito meses: Ame (Artrofia Muscular Espinhal), uma doença genética rara, que acomete 1 em cada 10 mil pessoas nascidas no país. De acordo com O G1, a doença afeta atividades musculares essenciais, como andar, falar, engolir, respirar e pode levar à morte. Existe um remédio que melhorar qualidade de vida de quem tem a doença, que se chama zolgensma. É uma vacina, em dose única, que pode ser aplicada em crianças de até 5 anos de idade. Só que a medicação é considerada uma das mais caras do mundo: custa quase R$ 10 milhões. Uma outra dificuldade que faz com que a compra da vacina tenha que ser feita de forma rápida, é que pela bula brasileira a medicação só pode ser liberada para crianças com até dois anos. Para conseguir dinheiro para o remédio, a família está contando com doações, já fez rifa, vaquinha, mas não chegou nem perto de conseguir o valor. Eles moram no Parque São João, em Duque de Caxias, e agora esperam por uma decisão de Brasília. No dia 19 deste mês o STF obrigou a União a pagar o tratamento para uma criança que também tem a doença.