Com a atividade econômica e o pagamento de tributos em queda, o governo central registrou em julho um resultado deficitário de 18,55 bilhões de reais, o pior desempenho para meses de julho da série histórica, que teve início em 1997. O resultado reúne as contas de Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central. Com isso, o resultado primário nos primeiros sete meses do ano foi deficitário em 51,07 bilhões de reais, também o pior desempenho desde o início da série. No mesmo período do ano passado, o primário acumulava déficit de 8,90 bilhões de reais. De acordo com a Veja, em 12 meses até julho, o governo central apresenta déficit de 163,34 bilhões de reais, o equivalente a 2,59% do Produto Interno Bruto (PIB). O rombo fiscal deve seguir crescendo até o fim de 2016, já que a meta do governo central para este ano admite um déficit de até 170,5 bilhões de reais.
O setor público consolidado, formado por União, estados e municípios, registrou déficit primário (receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros), de 12,81 bilhões de reais, em julho, informou nesta quarta-feira o Banco Central. Esse foi o pior resultado para o mês na série histórica das contas públicas, iniciada em dezembro de 2001. O resultado do mês superou o déficit primário de 10,01 bilhões de reais registrados em julho de 2015. Nos sete meses do ano, o resultado negativo chegou a 35,59 bilhões de reais. No mesmo período de 2015, as cotas públicas tiveram superávit de 6,20 bilhões de reais. No intervalo de doze meses encerrado em julho, o déficit primário ficou em 154,04 bilhões de reais, o que corresponde a 2,54% do Produto Interno Bruto (PIB). As informações da Agência Brasil.
A agora ex-presidente Dilma Rousseff (PT) poderá exercer funções públicas nos próximos oito anos. A decisão sobre a inabilidade da petista de ocupar cargos públicos seria tomada junto com a definição sobre o impeachment. Porém, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que coordena a sessão de julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff, decidiu aceitar o requerimento do líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), para que a questão fosse votada como destaque, portanto em separado (entenda aqui). Na votação, 36 senadores optaram por permitir que Dilma ocupe cargos públicos, enquanto 42 foram contra a possibilidade e 3 se abstiveram. Antes da decisão ser aberta no painel, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu que Dilma não ficasse inabilitada para que os senadores não fossem “maus” e “desumanos”.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última terça-feira (30) a estimativa populacional de todos os 5570 municípios do país. Para este ano, o Brasil atingiu a população de 206.368.535. O estado da Bahia aparece no ranking nacional com mais de 15,28 milhões de habitantes. Já a cidade de Brumado aparece em 31º lugar no ranking dos 417 municípios baianos, com 69.473 habitantes. O novo relatório do IBGE aponta um aumento de 4.871 residentes em comparação a 2010, quando a população brumadense era de 64.602 pessoas. Apesar disso, o município perdeu uma posição no ranking para a cidade de Bom Jesus da Lapa, que atingiu a estimativa de 70.090 e ficou em 30º lugar entre os municípios mais populosos do estado. O IBGE ainda divulgará dados mais precisos de cada localidade.
O plenário do Senado Federal decidiu pelo impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), por 61 a 20. A votação foi iniciada por volta das 13h30, após apresentação de quatro encaminhamentos. Os senadores decidem agora se Dilma ficará inabilitada a exercer cargos públicos pelos próximos oito anos. A sessão de julgamento final da petista ocorre desde a última quinta-feira (25). Michel Temer (PMDB) será efetivado presidente do Brasil.
Você pode encontrar medicamentos com até 70% de desconto na Farmácia Economize +. Isso mesmo, 70%. Passe na farmácia agora mesmo e pesquise se o remédio que você precisa está com esse mega desconto. A Farmácia Economize + fica localizada na Rua Rio de Contas, 311, em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-0587 e (77) 99917-6106.
Em Brumado e Guanambi há oportunidade de emprego para consultor de vendas. Os candidatos precisam preencher os seguintes requisitos: ter nível superior completo ou estar cursando; disponibilidade para viajar; conhecimento em pacote Office e internet; veículo próprio; e experiência na área comercial e com vendas externas. O consultar irá atuar com venda consultiva, prospectar e credenciar estabelecimentos, pós-venda, resgate de informações diárias para controle de relatórios, e cumprimento dos procedimentos operacionais. Além do salário, o consultor de vendas terá direito a comissão, alimentação, ajuda de custo, plano de saúde e odontológico, salário família, auxílio creche ou babá, seguro de vida, auxílio funeral e PRL. Os interessados devem enviar currículo para [email protected] com o assunto Consultor de Vendas/BA.
O prefeito de Belém de Maria, Valdecir José da Silva (PSB), se entregou à polícia na noite da terça-feira (30) no Recife. Ele estava foragido há sete meses suspeito de chefiar um grupo criminoso responsável por desviar R$ 100 milhões da Prefeitura de Belém de Maria, Mata Sul de Pernambuco. Por telefone, o G1 conversou com o advogado de defesa do prefeito, Piero Sial. Ele informou que Valdecir José se entregou “de livre e espontânea vontade após firmar acordo com o Ministério Público de Pernambuco, por meio do promotor Frederico Magalhães”. O advogado ainda destacou que o próximo passo é provar a inocência do gestor. O promotor de Justiça Frederico Magalhães, que investiga o suposto grupo criminoso liderado por Valdecir José desde novembro de 2015, informou que o gestor do município foi levado para o Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. “A organização criminosa só existia em função e por causa dele [prefeito]. Todo o esquema não seria possível sem ele”, destacou o promotor. O Ministério Público estadual (MPPE) e a Polícia Civil procuravam o prefeito desde 23 de janeiro deste ano. Após o “desaparecimento” do investigado, a vice-prefeita Maria Amalia Silva assumiu a administração do município por determinação da Justiça. Ela também é uma das investigadas na “Operação Pulverização”.
Em Barra da Estiva, um homem de 29 anos foi executado com três tiros na cabeça por volta de 23h50 da última terça-feira (30). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o corpo de Darlan dos Santos Luz foi encontrado por moradores do local onde ocorreu o homicídio. A polícia foi acionada e registrou a ocorrência. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado. Darlan era alvo de investigação pela prática de diversos delitos, não só na cidade, mas também em municípios vizinhos. Após perícia, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado. O caso está sendo investigado.
Já chegou na Taisan Auto o lançamento exclusivo da Nissan: o Nissan Kicks. Considerado o SUV mais desejado do mercado, o veículo possui espaço, conforto, desempenho, tecnologia e inovação. Com um interior espaçoso e design planejado por um time global de especialistas, o Nissan Kicks se destaca em cada elemento. Design tratado como premissa, além do diferenciado exterior, o Nissan Kicks surpreende em sua flexibilidade interna. O interior clean e moderno permite personalização para atender a todas as suas necessidades e expectativas. Conheça de perto esse lançamento na Taisan Auto, que fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551.
De acordo com nova estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Brumado possui atualmente 69.473 habitantes, o equivalente a um aumento de pouco mais de 7% com relação ao último senso demográfico, divulgado em 2010. O estado mais populoso do país é São Paulo, com 44,75 milhões de habitantes. Minas Gerais (21 milhões), Rio de Janeiro (16,63 milhões), Bahia (15,28 milhões), Rio Grande do Sul (11,29 milhões) e Paraná (11,24 milhões) superam os 10 milhões de habitantes. Segundo o levantamento, a cidade de São Paulo é a mais populosa do Brasil, com população de 12,04 milhões, ou seja, 5,8% do total nacional. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (6,5 milhões), Brasília (2,98 milhões), Salvador (2,94 milhões), Fortaleza (2,61 milhões), Belo Horizonte (2,51 milhões) e Manaus (2,09 milhões).
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) recomendou aos promotores eleitorais em todo o estado que utilizem o aplicativo “Pardal”, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para receber denúncias feitas por cidadãos sobre irregularidades em propagandas, compra de votos ou crimes eleitorais durante as eleições. Com a recomendação, além de contar com a Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal (SAC-MPF), que já recebe denúncias de forma presencial, por meio de site e aplicativo disponível para iOS e Android, os promotores deverão acessar também as denúncias feitas por meio do sistema do TSE. O aplicativo é gratuito e, além de acessado pelo site, pode ser baixado por meio das lojas virtuais Google Play e Apple Store. Para o registro de ocorrências, o cidadão deverá preencher formulário informando, obrigatoriamente, nome e CPF. Na recomendação, o procurador Regional Eleitoral na Bahia, Ruy Mello, frisou ainda que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já efetuou o cadastro de todos os promotores eleitorais.
Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no dia 6 de setembro, a greve dos bancários deve atingir a cidade de Brumado e todo país. A informação ainda não foi confirmada pelo sindicato, mas tudo indica que, após a recusa dos bancos em atender a pauta de demandas dos trabalhadores, o movimento grevista será iniciado o quanto antes. Os bancários devem se organizar em assembleias no intuito de debater os rumos do movimento. A greve deverá atingir bancos públicos e privados.
Até a manhã desta quarta-feira (31), depois de 35 dias da realização do sorteio do concurso 4.141 da Quina, o vencedor, que fez a aposta em uma lotérica do município de Casa Nova, região norte da Bahia, ainda não retirou o prêmio de quase R$ 15 milhões. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal (CEF). Ainda de acordo com a Caixa, como o prazo máximo de retirada do prêmio é de três meses, o sortudo ainda tem mais 56 dias para receber o prêmio, que totaliza R$ 14.888.610,38. De acordo com o G1, ao final desse período, a premiação prescreve e o valor é repassado ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O sorteio foi feito no dia 26 de julho, em Anápolis, no estado de Goiás. As dezenas sorteadas na ocasião foram: 03 - 19 - 43 - 58 - 67. O vencedor de Casa Nova acertou sozinho as cinco dezenas do jogo. Na semana seguinte ao sorteio, o dono da lotérica onde a aposta foi feita, que fica no centro da cidade, revelou que estava otimista. Afonso Azevedo disse que após a divulgação da notícia houve um aumento no número de apostas no local. Ele estimava que a procura pelos serviços do estabelecimento havia crescido cerca de 30%.
Insatisfeitos com o posicionamento da administração, os professores do município de Brumado deflagraram greve na noite desta terça-feira (30), durante assembleia da categoria com representantes da APLB/Sindicato. A diretora do núcleo da APLB, Vanuza Lobo, disse que foram esgotados todos os recursos de entendimento com a prefeitura nos três meses de negociação. Nesse período, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) chegou a conceder reajuste salarial de 7% para a categoria. Embora estivesse abaixo da porcentagem desejada pelos professores, a proposta foi aceita e aprovada pelo legislativo. Porém, semanas depois, o prefeito encaminhou veto ao reajuste alegando que o mesmo ultrapassaria o teto da folha estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Diante do impasse, foi realizada uma nova mesa de negociações e a administração alegou que daria reajuste zero aos profissionais da educação. O sindicato e os professores apresentaram o plano de carreira do magistério, mas o governo municipal protelou o encaminhamento do projeto, provocando a obstrução de três sessões legislativas. Na última sexta-feira (26), o prefeito e a secretária municipal de educação, Acácia Gondim, ainda impuseram limites ao plano de carreira. Sem acordo, os professores optaram por unanimidade pela greve.
O representante regional da APLB, César Nolasco, explicou a nossa reportagem que, apesar de ter sido declarada a greve, os professores continuarão em sala de aula durante esta semana. Segundo ele, a paralisação geral só começará na próxima segunda-feira (4). Também na segunda-feira haverá uma nova assembleia da categoria para apresentar aos professores a agenda de manifestações. O primeiro passo, no entanto, será convencer o parlamento a derrubar o veto do prefeito, garantindo a permanência do reajuste cedido inicialmente pela administração. A expectativa é de que o veto seja votado em sessão extraordinária, que deve ser realizada na noite desta quarta-feira (31). “Estamos em estado de greve até que o senhor prefeito encaminhe nosso plano de carreira para ser aprovado na câmara”, pontuou Nolasco. A deflagração da greve suspende o andamento do ano letivo e compromete de imediato a participação dos alunos das escolas municipais no desfile cívico do 7 de setembro.
Com um contingente de 11,6 milhões de desempregados e 623 mil vagas formais fechadas só este ano, a equipe do presidente em exercício Michel Temer estuda formas de tornar viáveis duas novas modalidades de contrato de trabalho: o parcial e o intermitente. As propostas fazem parte da reforma trabalhista que será, ao lado da previdenciária, uma prioridade da agenda econômica caso o impeachment de Dilma Rousseff seja concretizado. Tanto no trabalho parcial quanto no intermitente, a jornada de trabalho será menor do que as 44 horas previstas na legislação atual. Os direitos trabalhistas, como férias e 13º salário, seriam calculados de forma proporcional. A diferença entre os dois contratos é a regularidade com que o trabalho ocorre. No contrato parcial, a jornada ocorre em dias e horas previamente definidos. Por exemplo, a pessoa poderá trabalhar em um bar somente nos fins de semana. Os técnicos acreditam que esse tipo de contrato vai beneficiar principalmente estudantes e aposentados que precisem complementar sua renda. O trabalho intermitente, por sua vez, é acionado pelo empregador conforme a necessidade. Um técnico do governo exemplifica: o dono de um buffet pode ter um vínculo desse tipo com uma equipe de garçons e cozinheiros. Nos fins de semana em que houver festa, os trabalhadores são chamados. Quando não houver, o empresário não terá custo. O contrato parcial de trabalho já existe na legislação, mas a regulamentação é considerada ruim, o que gera insegurança para o empregador. Por isso, é pouco utilizado. A ideia é aperfeiçoar a legislação.
O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, deferiu os pedidos de candidaturas do médico Alessandro Lôbo e Silva (PRB) e do auditor fiscal Luís Carlos Moura Matos (PTC), o Carlinhos Moura, de prefeito e vice-prefeito de Brumado, respectivamente, para a disputa em 2016. Alessandro e Carlinhos estão à frente da coligação “Para cuidar de Brumado”. O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer pelo deferimento dos registros de candidaturas.
A professora de direito Bárbara Cruvinel foi demitida da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) depois de dar nota dez para todos os alunos da sala. De acordo com o G1, a professora disse ter sido ameaçada depois que uma estudante perdeu na disciplina de Direito Civil. Professora há oito anos, Bárbara afirma não ter tido respaldo da instituição e diz que a aluna chegou a ameaçar seus filhos. “Ela me falava que queria outra nota, ou outra prova, ou rever a média e que ela iria resolver naquele dia e naquela hora sob pena de doer a mim e ou aos meus filhos”, contou. A história foi confirmada por um aluno, que preferiu não se identificar. Bárbara usou seu perfil nas redes sociais para desabafar sobre o caso. De acordo com a professora, ela chegou a procurar a universidade para reclamar sobre a conduta da aluna, mas não obteve resposta. Com medo, ela alterou a nota de todos da turma, inclusive da aluna que a ameaçou. Após o episódio, a professora foi demitida e, segundo ela, não foi informada o motivo de sua demissão. Na segunda-feira (29), estudantes do curso fizeram um protesto para pedir recontratação de Bárbara. Em nota, a assessoria de imprensa da PUC-GO informou que Bárbara foi demitida por problemas “didáticos - pedagógicos, apresentados pela mesma”. Porém, a instituição se recusou a entrar em detalhes sobre o motivo da demissão.
De acordo com a declaração de bens informada pelos postulantes ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato a prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (PSDB), lidera a lista dos candidatos mais ricos entre os 30 maiores municípios baianos. Segundo levantamento no site do TSE, o tucano tem um patrimônio de R$ 45.317.539,25 - quase a metade, R$ 20,3 milhões, refere-se às cotas de 99% das ações da empresa SA Nacional de Veículos (razão social da concessionária Sanave | Volkswagen/Audi). O candidato é seguido pelo aspirante ao comando de Porto Seguro, Lúcio Pinto (PMDB), com R$ 32.012.992,00, cuja Fazenda Esperança é avaliada em R$ 10 mil, e pelo prefeito ACM Neto (DEM), que concorre à reeleição em Salvador, com R$ 27.886.721,62, a maior parte, R$ 9,4 mi, das cotas da TV Bahia.
O desfile cívico das escolas municipais no dia 7 de setembro e a continuidade do ano letivo estão ameaçados por conta da falta de entendimento entre a prefeitura de Brumado e os professores. Na última sexta-feira (26), houve mais uma mesa de negociações entre a APLB/Sindicato, professores e representantes da administração municipal. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e a secretária municipal de educação, Acácia Gondim. Ambos não aceitaram a aprovação do artigo 6º, do projeto de plano de carreira dos professores, que fala sobre as eleições para escolha dos diretores das escolas, bem como a licença para o exercício do mandato sindical. O posicionamento da administração afetou as negociações e promoveu a obstrução da votação na câmara de vereadores. Diante do impasse, o sindicato convocou uma nova assembleia com os professores a ser realizada no final da tarde desta terça-feira (30), quando a categoria irá debater os rumos das ações a serem tomadas. Dentre as propostas já ventiladas estão o boicote ao 7 de setembro e uma greve geral dos professores, o que interromperia o ano letivo municipal. “A contragosto da maioria, demos um voto de confiança para a gestão e nos arrependemos, pois há três meses que estamos nessa queda de braços com a administração no intuito de conquistar os nossos direitos constituídos em lei. Agora percebemos a preocupação da maioria desses professores, pois a administração está querendo mais uma vez manter a educação sobre seu cabresto. É vexatório e imoral o que estão fazendo com os professores em Brumado”, disse a professora e membro da comissão do plano de carreira, Ana Cristina dos Santos Silva.
Candidata a vereadora na cidade de Anápolis, em Goiás, Rosangela Correia (PSL) foi esfaqueada nesta-segunda-feira (29) quando fazia campanhas pelas ruas da cidade. De acordo com a Polícia Militar, o ato foi cometido por um adolescente de 15 anos, que tentou assaltar a vítima. Ele foi apreendido. “O intuito dele era conseguir dinheiro para comprar drogas”, disse o sub-tenente Divino Osmar Oliveira, de acordo com o G1. Depois de ser ferida, Rosangela foi socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada para o hospital. A candidata recebeu alta ainda na noite de segunda-feira. Um primo de Rosangela, que preferiu não se identificar, contou que presenciou a cena e chegou a correr atrás do menor. O adolescente foi levado para a delegacia, prestou depoimento e está à disposição da Justiça.
O brumadense Cristiano Soares registrou com o seu celular um exuberante pôr do sol ao fundo da Igreja Matriz, em Brumado, na última segunda-feira (29). A imagem se espalhou e viralizou nas redes sociais com centenas de compartilhamentos de várias partes do país. Só na página pessoal do radialista Carlos Silva a imagem teve mais de 700 curtidas, mais de 30 compartilhamentos e cerca de 50 comentários. O jovem recebeu inúmeros elogios pelo registro, que marcou o orgulho dos munícipes pela sua terra natal. “Às vezes, a pessoa pode ter a melhor máquina, mas não faz o melhor registro, enquanto que apenas com um aparelho celular um cidadão comum consegue comover toda uma comunidade através do registro de um dos mais belos fenômenos da natureza, o nosso majestoso pôr do sol, um presente de Deus”, comentou o repórter do site Brumado Notícias, Lay Amorim.
O Bradesco informou nesta terça-feira que registrou oscilações em seus serviços de internet banking e de banco pelo celular, o que afetou o acesso dos clientes a alguns desses canais. “Equipes do banco já estão trabalhando para normalizar o sistema, o que deve ocorrer em breve”, afirmou o Bradesco. No comunicado, a instituição não informa o motivo da falha nem estima quando o serviço será restabelecido. De acordo com a Reuters, o segundo maior banco privado do país encerrou junho com 25,2 milhões de correntistas, segundo dados de seu balanço do segundo trimestre.
No final da manhã desta terça-feira (30), a polícia militar de Brumado conduziu um idoso de 73 anos para a delegacia local, acusado de ter efetuado disparos com uma espingarda artesanal em uma rua no Bairro Baraúnas. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o idoso confirmou que atirou com a arma de caça, visto que teria sido flertado por um homossexual. Segundo ele, o rapaz o teria chamado para namorar. “Eu namoro é com mulher, não aceito esse negócio de homem me chamar pra namorar. Aí eu atirei mesmo”, contou o aposentado.
Em São Paulo, um morador de rua usa uma máquina de cartões de crédito e débito para pedir esmolas no semáforo. Alessandro de Assis Koga, o 'Japonês', encontrou a máquina na rua. “Boa tarde, abençoado. Fortalece o meu lado? Não tem trocado? Sem problema. Crédito é, no máximo, em cinco parcelas, ok?", disse ele ao abordar um motorista. Na verdade, a máquina não funciona e é apenas uma forma de chamar a atenção dos motoristas. "Quem vai me dar o cartão assim? O negócio é que faz o cara prestar a atenção em você, dar risada", explicou. Alessandro diz que morou oito anos no Japão, trabalhando em fábricas como a Suzuki. Atualmente, vive do que arrecada no semáforo, na Avenida Rudge.