Um ônibus da empresa Novo Horizonte, que fazia a linha de Salvador a Guanambi, foi filmado parado na BR-116, no município de Milagres, devido à falta de combustível. As imagens, que estão circulando nas redes sociais, foram registradas por um passageiro, na madrugada da última quinta-feira (13). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a falta de combustível foi constatada por volta de 1h, mas o problema só foi resolvido às 6h. Embora houvesse um posto de combustível nas proximidades, o motorista alegou estar sem dinheiro para abastecer o veículo. O caso revoltou os passageiros.
Resultados preliminares de uma inspeção feita pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) em presídios brasileiros, divulgados na sexta-feira (14), revelam que a prática de tortura nos estabelecimentos prisionais do país é algo “endêmico” e ocorre de forma frequente e constante, principalmente, nas primeiras horas após as detenções. Entre os dias 3 e 14 de agosto, ele visitou instituições carcerárias de São Paulo, Sergipe, Alagoas, do Maranhão e do Distrito Federal, a convite do governo brasileiro. Segundo Méndez, o relatório final da visita deverá ser apresentado pela ONU em três meses. “Não estou dizendo que todos os presos são submetidos [à tortura], mas o número de testemunhos e a contundência dos relatos que recebemos me levam a crer que não seja um fenômeno isolado. Não creio que qualquer pessoa no governo defenda esse método, mas, em termos estruturais, a tortura ocorre e o torturador fica impune”, afirmou Méndez, que não antecipou números do relatório. Segundo ele, é frequente nos presídios o uso de spray de pimenta, gás lacrimogêneo, bomba de ruído, bala de borracha, choques elétricos e sufocamentos. O especialista da ONU disse que, durante as visitas, constatou a superlotação dos estabelecimentos prisionais, apesar da adoção de medidas como as audiências de custódia, para evitar o crescimento da população carcerária. Segundo o Ministério da Justiça, o Levantamento de Informações Penitenciárias (Infopen) de junho 2014, último disponível, mostra que a população prisional brasileira é superior a 607 mil pessoas e o déficit de vagas passa de 231 mil. As informações são da Agência Brasil.
Pela primeira vez, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) admitiu que um poço localizado na comunidade de Varginha, em Lagoa Real, município limítrofe com Maniaçu, distrito de Caetité, foi contaminado com urânio. Segundo o Movimento Articulação Antinuclear Brasileira, o local deveria ter sido lacrado há três meses, mas até agora nenhum órgão competente tomou as providências necessárias. O prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas, já teria emitido nota informando que o poço seria fechado por ser considerado impróprio para o consumo humano. Além disso, a comunidade solicitou a análise independente de mais três poços onde a água também pode ter sido contaminada. A denúncia foi feita pelo representante da Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité, Gilmar Santos, durante o seminário que discutiu, no último dia 07, em Angra dos Reis (RJ), os impactos e prejuízos do Programa Nuclear Brasileiro. Em julho, a INB teria divulgado um boletim declarando que “as águas dos poços apresentam nível de radiação seguro para consumo”, sem mencionar à contaminação do poço de Lagoa Real. O Movimento Articulação Antinuclear Brasileira a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) caracterizam os relatórios de monitoração ambiental da INB de “incompletos, inconsistentes e inócuos”. Técnicos do Ibama também apontam falhas graves na base do Programa Nuclear Brasileiro, como a falta de manual para situações de emergências e procedimentos gerais de segurança, saúde e meio ambiente e a não correção de várias irregularidades determinadas em diversas ocasiões.
Nesta sexta-feira (14), os integrantes do Tiro de Guerra de Brumado participaram de uma instrução teórica e prática sobre técnicas de luta. Na oportunidade, o professor de artes marciais, Flávio Henrique Ribeiro de Souza, ministrou defesa pessoal utilizando as técnicas israelenses de Krav Maga. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que em todos os quartéis do Exército os soldados aprendem técnicas de lutas, tanto para defesa pessoal, quanto para ataque. Segundo ele, o importante para os atiradores nessa instrução é o aprendizado da legítima defesa em situações de perigo real com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia. A técnica mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate. O Subtenente disse ainda que pretende desenvolver um projeto no TG, que engloba diversos tipos de artes marciais e que depende de parcerias com os setores público e privado, a fim de que estes proporcionem uma infraestrutura adequada. O projeto visa atingir crianças e jovens com pouco acesso para que todos tenham uma oportunidade de crescimento pessoal e social.
Em Brumado, o Estádio Gilberto Cardoso será inaugurado no próximo dia 22 de agosto, a partir de 15h e a prefeitura municipal convida toda a população para prestigiar o jogo de inauguração, entre a seleção de Brumado e o Sub 20 do Vitória Esporte Clube. Para assistir a partida, basta doar 1 kg de alimento não perecível, o qual poderá ser trocado nas dependências do próprio estádio, na sexta-feira (21).
Quer adquirir o seu Volkswagen 0 km? Então chegou a sua hora! Na Brumauto, em toda linha Gol, você pode comprar seu veículo dando 30% de entrada e dividir o restante em 48 vezes, com taxa de juros de 0,99%. Já em toda linha Fox 1.0, basta oferecer 60% de entrada e dividir o restante em 30 vezes, com taxa de 0%. Vá agora mesmo até a concessionária e converse com um vendedor ou ligue (77) 3441-5000/(77) 3441-5065.
Pai do deputado Marquinho Viana (PV), Ariovaldo Caires Viana recebia R$ 2,5 mil da Assembleia Legislativa da Bahia pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O contrato de Ariovaldo é de 2012 – quando Marquinho ainda não era deputado, mas ocupava uma cadeira na Câmara Municipal de Barra da Estiva. Contatado pelo site Bahia Notícias, o parlamentar disse que iria provar – mas só na segunda-feira (17) – que seu pai não trabalhou na Casa enquanto ele era deputado. Marquinho negou ainda que seu pai tenha ocupado o cargo por sua influência. “Ele fez seleção pública. Pode perguntar ao presidente Marcelo Nilo (PDT)”, afirmou.
Em seu segundo dia de greve, os guardas municipais de Brumado ficaram acampados na porta de entrada da prefeitura, fazendo protestos e exibindo faixas de insatisfação com o posicionamento prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), que não tem recebido os representantes do Sindicado dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia (Sindguardas). Os guardas cobram a inclusão de 30% de adicionais em seus vencimentos. Muito criticado pela categoria e pelos sindicalistas, o assessor jurídico do município, Acioli Viana, explicou em entrevista ao site Brumado Notícias que, sob o aspecto jurídico, a assessoria que deve se pronunciar acerca da representatividade do Sindguradas registrou que já existe um sindicato no município e não pode haver duas representatividades sindical na mesma base territorial. “Isso é principio constitucional, um princípio da unicidade sindical, um único sindicato representa. Mas veio um pessoal de fora que não faz parte dos servidores municipais e não reconhecemos essa representatividade. Não quer dizer que não sejam legítimas as reivindicações, mas aí cabe ao prefeito recebê-los ou não e até onde poderá atendê-los ou não”, disse o assessor jurídico.
O prefeito Aguiberto Lima Dias reiterou as palavras do assessor e repetiu que não reconhece a representatividade do Sindguardas no município. O gestor afirmou ainda que o município já está negociando com o sindicato dos servidores municipais (Sindsemb) o aumento no salário dos servidores, inclusive dos guarda municipais. Ele justificou que o caixa do município encontra-se no vermelho por conta da sobrecarga na saúde e na educação e da falta dos repasses do estado e da União. “Reconhecemos como sindicato do município apenas o Sindsemb, então não negociaremos a não ser com o Sindsemb. Neste momento, estamos fechando as negociações dos aumentos dos funcionários do município e estão incluídos aí os guardas e os professores. Apresentamos o que a administração tem condições de pagar. Não adianta darmos aumento de salários sem podermos pagar. Os recursos da União e do estado estão caindo cada vez mais, por isso temos que administrar esses recursos com o pé no chão”, pontuou o prefeito.
Através da secretaria de desenvolvimento social e cidadania, a prefeitura municipal de Brumado inaugurou na manhã desta sexta-feira (14) a Casa Bolsa Família. O prédio alugado recebeu a contrapartida de logística da prefeitura, como mobílias, divisória e sistema de refrigeração. O local conta com pré-recepção, uma recepção com cinco guichês de atendimento, almoxarifado e cozinha. A solenidade de descerramento da placa inaugural contou com a presença da secretária de desenvolvimento social, Thames Narvais, do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), vereadores e demais secretários municipais, além dos funcionários do setor, representantes dos órgãos ligados à secretaria e convidados.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, Thames Narvais destacou que uma das vantagens da casa é o atendimento mis humanizado aos usuários. “Os atendimentos são pré-agendados e por isso os usuários recebem uma atenção mais digna, sem ter que se preocupar com as extensas filas em busca do beneficio”, disse ela. Já o prefeito Aguiberto Lima Dias apontou que o Bolsa Família tem sido de grande valia para as famílias de baixa renda do município. O gestor relatou que há cerca de 13.200 beneficiários inseridos no cadastro único para programas sociais (CadÚnico) e desse total 7.500 estão cadastrados no Bolsa Família. “Essa casa dará sim um grande diferencial aos beneficiados de nossa cidade”, garantiu o gestor. A Casa Bolsa Família fica localizada na Avenida Dr. Guilherme Dias, próximo ao escritório regional da Coelba.
Carros e motos que estavam apreendidos no pátio da sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Brumado, foram a leilão na manhã desta sexta-feira (14). O leilão, realizado na sala do júri do Fórum Dr. Duarte Moniz, foi rápido e terminou em menos de uma hora com todos os lotes arrematados. O leiloeiro Rodrigo Brandel disse que o evento é considerado positivo, levando em consideração a disposição do estado e da justiça em destinar os veículos apreendidos e desafogar a área da Coorpin. O local, segundo ele, tinha bastante mato e havia a a suspeita de proliferação do mosquito da dengue. O juiz Genivaldo Alves Guimarães explicou aos interessados que as cartas de liberação ficarão prontas na próxima semana. Os arrematadores devem retirar o quanto antes os veículos.
É grande o risco de o município de Brumado ser acometido por uma tríplice epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus. O alerta é dado pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, que em entrevista ao site Brumado Notícias voltou a frisar que o município reúne todas as condições para a proliferação do mosquito transmissor das doenças, o aedes aegypti. Segundo o secretário, há uma preocupação de maior com os próximos meses, principalmente outubro e novembro, quando os casos aparecem com mais frequência na cidade. Nesse aspecto, a secretaria de saúde e o setor de Vigilância Epidemiológica (Vigep) estão trabalhando juntas em campanhas preventivas de conscientização contra o mosquito vetor. Está sendo criado um comitê de ações preventivas em parceria com órgãos públicos e empresas privadas, além do Tiro de Guerra, no intuito de intensificar a campanha de orientação na sede do município e nas comunidades rurais.
De acordo com o relatório do segundo ciclo apresentado pela Vigep, até esta sexta-feira (14) foram registrados no município 07 notificações de chikungunya, sendo um descartado e 06 aguardando avaliação laboratorial. Já a dengue conta com 77 notificações, sendo 11 casos clássicos confirmados, um em alerta, 51 descartados e 14 em espera do resultado. O zika virús também apresenta números que preocupam: são 44 notificações aguardando análise. A Vigep já iniciou um ciclo de palestras nos bairros da cidade, mas o coordenador municipal de endemias, Fábio Azevedo, lamentou o pequeno público até então nos bairros São Félix e Baraúnas, que apresentam um índice elevado do mosquito vetor e de onde tem ocorrido maior número de notificações das doenças. “Nossos esforços serão em vão se a população como um todo não participar. O risco de termos a tríplice epidemia é grande e os efeitos podem ser devastadores para a nossa comunidade, por isso conclamamos a população a ser mais participativa nessa campanha para nos prevenir-nos ou então pagaremos um alto preço pela omissão”, alertou o coordenador. Na manhã de hoje, os agentes de endemias realizaram a borrifação em vários pontos do Bairro Baraúnas, onde foram apontadas esta semana mais seis confirmações de dengue e do zika vírus.
Está pensando em comprar um carro novo? Na Taigun Auto, em Brumado, você encontra diversas opções de veículos e as melhores marcas do mercado. Faça uma visita a concessionária e confira de perto toda a variedade de modelos e opções de pagamento. A Taigun Auto fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551.
No dia 24 de julho, a professora Diná Gomes Fernandes lançou o livro Brumado - Histórias e Reminiscências de uma Geração em cerimônia realizada no auditório da Escola Nice Públio da Silva Leite. A obra conta com grandes entrevistas e é um apanhado de histórias marcantes que aconteceram no município. Prestigiaram a noite de autógrafos os entrevistados que ajudaram a compor o livro, além de professores, alunos, autoridades e a família da autora. Segundo a professora, um de seus objetivos com o livro é preservar a cultura do povo brumadense e fazer com que o município não perca a sua identidade no futuro. O livro está disponível em todas as bibliotecas escolares, Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, Biblioteca da Universidade Aberta do Brasil, Biblioteca da UNEB e no Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado. O lançamento contou com o apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação de Brumado.
Em contato com o site Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB) disse estar satisfeito ao ver o início das obras na BR-030, no trecho que liga Brumado a Sussuarana. Em sua atuação na Câmara dos Vereadores, o parlamentar sempre cobrou em seus pronunciamentos a realização imediata da recuperação do trecho, que liga o município a Tanhaçu. “Hoje tenho a satisfação de ver o início desta obra que tanto cobrei. Estarei atento e acompanhando a realização por completo deste trecho de rodovia, bem como a qualidade do serviço que irão fazer por aqui”, garantiu ele. Viana ainda chamou a atenção para o fato de que todos têm de ficar atentos ao andamento da obra, haja vista que diversas obras semelhantes chegaram a ser iniciadas, mas não foram concluídas pelo atual governo.
De acordo com estudo feito em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) pelo International Stress Management Association, 89% das pessoas sofrem de estresse por não serem reconhecidas no ambiente de trabalho. Segundo o cirurgião cardiovascular do Hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, o estresse pode ser determinado como uma reação do organismo que ocorre quando é despertada a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Em situações com essas, o estresse crônico é o mais preocupante, segundo especialistas, já que pode gerar problemas a longo prazo para o coração, como o aumento frequente da pressão arterial, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), levando até a morte. Nestes momentos, o mais importante é procurar o médico, que indicará o melhor tratamento para o problema.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta. O gesto pode levar a consequências sérias, que vão desde a combinação inadequada , com um medicamento anulando o efeito de outro, até reações alérgicas, dependência e morte. De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Hospital Esperança Recife, Ana Alice Monteiro, cada paciente tem suas particularidades e um mesmo medicamento pode ser adequado para tratar um caso, mas não outro. “Além disso, ainda há dosagens e períodos específicos para cada pessoa, que devem ser seguidos conforme prescrição médica”, completou Monteiro. O uso inadequado pode provocar reações alérgicas, com sintomas dos mais variados, desde prurido (coceira) e retenção de liquido até falta de ar e edema da glote. Além disso, pode agravar uma doença, uma vez que mascara determinados sintomas. É o que acontece, por exemplo, com o uso abusivo de antibióticos, que pode facilitar o aumento da resistência de micro-organismos. Atualmente, essa classe de medicamentos tem venda controlada mediante retenção de via da receita médica. Segundo a Fundação Osvaldo Cruz, medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil, ficando à frente de produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados. A causa lidera o ranking desde 1994.
Na última quarta-feira (12), o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) visitou os empreendimentos do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, que estão em construção no município, no Bairro São Jorge. As obras estão em fase final e integram o Residencial Brisas III, que está com 89,83% das obras concluídas, compreendendo 160 unidades habitacionais, bem como o Brisas IV, que se encontra com 75,52% das obras concluídas e possui 196 unidades habitacionais. Serão beneficiados cerca de 1.424 munícipes, com previsão de entrega no mês de outubro. Os moradores dos residenciais terão à disposição dois Centros Comunitários e duas quadras poliesportivas. Também está sendo construída no local uma creche que atenderá 240 crianças, que já está com 74% das obras concluídas. Na oportunidade, acompanharam o prefeito os secretários de Infraestrutura, André Cardoso, e de Desenvolvimento Social e Cidadania, Themis Narvaes, a técnica de Habitação, Luciana Reis, além do Sr. Edson Augusto Gomes de Souza, sócio da construtora E2, e de Katherine Ferraz Barros, engenheira responsável.
A seleção brumadense de futebol fez treino intensivo na última quarta-feira (12), no Estádio Municipal da cidade de Dom Basílio, em preparativo para partida de estreia no Campeonato Intermunicipal de Futebol. Brumado enfrentará a equipe de Itapetinga no campo do adversário, no próximo domingo (16). Itapetinga venceu bem seu primeiro jogo goleando o time de Igaporã por 5x2, jogando em Igaporã no último domingo (09). Antes de armar o time para enfrentar o adversário, o técnico brumadense Guimarino Leite assistiu o jogo do rival e pode avaliar melhor o oponente. Com a equipe motivada, o técnico espera poder surpreender o Itapetinga dentro dos seus domínios e fazer um resultado positivo para entrar na competição pontuando na tabela.
A operadora de telefonia Oi foi acionada pelo Ministério Público da Bahia nesta quinta-feira (13). A ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Joseane Suzart acusa a empresa de cometer irregularidades e abusos contra os consumidores. Segundo o órgão, a Oi cobra serviços e produtos não solicitados pelos clientes, além de dificultar o cancelamento desses produtos, aplicando multas com "valores extorsivos". A promotora também critica o serviço de atendimento (SAC) da empresa, que foi considerado pelo MP como de "péssima qualidade" por fazer o "consumidor esperar muitas horas até ser atendido e o obrigando a repetir exaustivamente dados antes já obtidos". A ação ainda fala em propaganda enganosa, principalmente do serviço de internet banda larga, cuja velocidade ofertada "raramente (é) condizente àquela contratada". A Oi também é acusada de fornecer indevidamente os dados pessoais dos clientes a outras empresas. A promotora solicita que a Justiça proíba a operadora de cobrar valores por serviços não solicitados, além de não poder ofertar produtos que não tem capacidade de oferecer. A Oi informou, por meio da assessoria, que a empresa ainda foi notificada.
Uma equipe técnica do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estará entre os dias 17 e 21 de agosto no município de Paramirim, no sudoeste baiano, dando continuidade ao cadastramento de canais de derivação (regos) utilizados, irregularmente, para irrigação agrícola pelos moradores da região. A visita técnica é resultado de desdobramento de denúncia recebida pelo instituto. Segundo a coordenadora de Gestão de Cadastro (Cogec), Rita Góes, o cadastro é uma ferramenta que auxilia a elaboração de políticas de gestão dos recursos hídricos, pois permite o conhecimento dos diversos usos nas bacias hidrográficas. “É importante cadastrar estas regiões para que o Estado possa monitorar pontos de captação de água, perfuração de poços ou lançamento de efluentes em rios”, completou Góes. Os documentos necessários para o cadastro são formulário, RG e CPF com cópia autenticada, para proprietários, e CNPJ, para empresas. Também é necessário o georreferenciamento (latitude e longitude) do ponto de intervenção. A técnica em meio ambiente Juliana Araújo explica que o site do Inema disponibiliza o formulário para a realização do cadastro.
Através de Moções apresentadas na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) parabenizou os municípios baianos que comemoram emancipação política neste mês de agosto. Na quinta-feira, 13 de agosto, o município de Riacho de Santa completa 137 anos. Nesta sexta-feira, 14 de agosto, as cidades de Caculé, Guanambi e Iaçu comemoram 96, 96 e 97 anos de emancipação política, respectivamente. O deputado confraterniza junto aos munícipes as datas que são tão importantes e faz votos de felicidades, desenvolvimento socioeconômico e muito sucesso.
O uso do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, assim como das demais redes sociais no ambiente de trabalho pode levar a demissão do funcionário. Para Daniela Moreira Sampaio Ribeiro, advogada do escritório Trigueiro Fontes, o empregado deve ter cuidado ao se dirigir aos colegas ou a um superior hierárquico nas conversas do aplicativo e também ter moderação na sua utilização durante o expediente. “O empregador tem o direito de exigir do empregado concentração total no seu trabalho, proibindo ou restringindo a utilização da ferramenta para fins particulares. Nesse caso, a desatenção do empregado à orientação pode ter como consequência a aplicação de penalidades disciplinares”, disse ela.
O Tribunal de Contas dos Municípios considerou regular com ressalvas o repasse de recursos da Prefeitura de Brumado, na gestão de Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), à Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado - REUSB, na quantia de R$ 4.200,00, a título de subvenção social, no exercício financeiro de 2011. De acordo com informações apuradas pelo site Brumado Notícias, no exame da liberação dos recursos, ficou constatado que foi repassado o valor de R$4.200,00, e encaminhado documentos de despesas no valor R$ 4.361,82, sendo a diferença de R$ 161,82, custeada com recursos próprios da Entidade no valor de R$8,55 e saldo do exercício anterior de R$153,27.
Devido à greve dos servidores, a Uesb comunica que teve problemas com o link das inscrições para o curso de Pedagogia que será ofertado à distância no polo da UAB, em Brumado. Por isso, o prazo para inscrições no curso de licenciatura foi prorrogado até esta sexta feira (14). Os interessados poderão acessar o site www.uesb.br e se inscrever. O curso será à distância com encontros presencias em Brumado. Leia o edital na íntegra aqui.