Na noite da última segunda-feira (06), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o pedido para abertura de processo de impeachment contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) (veja aqui). As denúncias foram apresentadas pela Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), que acusa o gestor de desviar os recursos do Fundef. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), adiantou que a comissão de investigação, formada por dois vereadores de oposição e um de situação, se reunirá nesta terça-feira (07) para, no prazo de cinco dias, encaminhar toda documentação referente às denúncias ao prefeito. “Numa segunda etapa, após a defesa do prefeito, a comissão irá analisar. Depois, volta para o plenário para ser deliberado pelo prosseguimento ou não. Se for pelo prosseguimento, iremos analisar e, ao final, julgar a cassação ou não do prefeito. Se for pelo arquivamento, já fazemos isso na votação”, explicou. O presidente destacou que, se a comissão identificar que o gestor está atrapalhando o andamento do processo, o mesmo poderá ser afastado do cargo até o final da investigação, cujo prazo para encerramento é de 90 dias. A comissão é composta pelos vereadores: Luiz Carlos - presidente; José Carlos de Jonas - relator; e Ilka Abreu - membro.
As autoridades locais da Mongólia Interior, região do norte da China, confirmaram no início desta semana que um pastor está infectado com a peste bubônica, popularmente conhecida como peste negra, doença que, durante a Idade Média, levou à morte um terço da população da Europa. O caso, porém, é estável. O pastor foi diagnosticado com a doença no domingo 5 em Bayannur, cidade com cerca de 1,6 milhão de habitantes. Ele está atualmente sob tratamento em um hospital. O governo municipal alertou os cidadãos para não caçar animais roedores nem se alimentar deles. A população local também foi recomendada a reportar qualquer roedor morto que encontrar. De acordo com a Veja, a cidade ficará até o final do ano sob medidas de prevenção de pragas, que não devem envolver nenhum isolamento social, como as quarentenas adotadas para contenção da Covid-19. No final de junho, dois casos de peste bubônica já haviam sido reportados na Mongólia, país que faz fronteira com a região homônima da China, envolvendo pessoas que consumiram carne de marmota. Os doentes em ambos os casos também estão em situação estável. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a peste bubônica não é transmitida entre pessoas, mas pelo contato com pulgas infectadas, que costumam ser encontradas em roedores, como as marmotas e os ratos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a peste bubônica é fatal em cerca de 30% a 60% dos casos não tratados. Durante a Idade Média, devido à precariedade das condições sanitárias, pelo menos 70 milhões de europeus, um terço da população do continente, morreu pela doença. A OMS chegou a classificar a “peste” — classificação que envolve a peste bubônica e uma outra doença semelhante chamada peste pneumônica — como uma infecção re-emergente em 2018 depois de 3.248 casos, incluindo 584 mortes, terem sido reportados em todo o mundo entre 2010 e 2015.
Na última sexta-feira (04), a prefeitura publicou no Diário Oficial a Lei n° 1.892, que institui o banco de ideias legislativas no município de Brumado. A ideia é aproximar a Câmara de Vereadores da comunidade, permitindo que os cidadãos possam apresentar sugestões ao legislativo. As sugestões devem conter a identificação do autor e serem encaminhados por meio de formulário eletrônico, disponibilizado no site da Câmara Municipal. Os parlamentares poderão se valer das mesmas para elaborar projetos de lei, emendas, etc.
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil atingiu nesta segunda-feira, 6, a marca de 1.623.284 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 65.487 óbitos em decorrência da doença. Apenas nas últimas 24 horas, foram 20.229 novos diagnósticos positivos e 620 mortes. Os números foram confirmados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Veja, o país registrou uma redução de 10,4% no número de óbitos e queda de 15,9% no de infecções em relação à última segunda-feira, 29. Neste dia, o painel do governo apontava para 24.052 novos registros e 692 novos óbitos em um dia. A incidência de Covid-19 em todo o país é de 772,5 pessoas a cada 100 mil habitantes, com taxa de mortalidade de 31,2 por 100 mil habitantes. São Paulo é o estado com mais casos registrados (323.070), seguido por Ceará (122.477) e Rio de Janeiro (121.879).
Um acidente foi registrado no final da tarde da última segunda-feira (06), na BA-148, na comunidade de Algodões, em Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um caminhão carregado com manga tombou na rodovia e uma pessoa morreu na hora. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) o motorista ficou ferido e o acompanhante, que foi arremessado para fora do veículo, veio a óbito. Testemunhas disseram que o caminhão fazia manobras bruscas na pista, possivelmente por ter apresentado falhas mecânicas, vindo a colidir contra um barranco e tombando. O motorista foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Livramento de Nossa Senhora. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.
m relatório da Polícia Civil encaminhado ao Ministério da Justiça e ao Supremo Tribunal Federal (STF), obtido e divulgado pelo RJ2, da TV Globo, mostra que o crime organizado atua em 1.413 comunidades do Rio. O tráfico comanda 81% desses territórios, e a milícia 19%. O mapeamento mostra ainda que o número de traficantes hoje já é maior que todo o efetivo da Polícia Militar nas ruas. A facção de traficantes mais numerosa, revela o documento, controla 828 favelas. A segunda maior, comanda 238 favelas, enquanto uma terceira chefia o tráfico em 69 localidades. A milícia está presente em 278 comunidades, um número que já é maior que duas das principais quadrilhas que atuam em território fluminense. O mapa da violência obtido pelo telejornal mostra ainda uma mudança de comportamento no crime organizado. Investigações recentes da Polícia Civil apontam que agora milicianos passaram a também vender drogas em suas áreas de domínio, enquanto traficantes começaram a utilizar práticas características dos paramilitares em seus redutos. O documento revela também que mais da metade dos homicídios investigados na capital, na Baixada e na Região Metropolitana do Rio desde 2016 estão ligados ao crime organizado. A Polícia Civil estima que 56.600 criminosos estejam em liberdade e portando armas de fogo de grosso calibre. O número, ainda de acordo com a reportagem da TV Globo, é maior que todo efetivo da Polícia Militar, que conta com 44 mil PMs, sendo apenas 22 mil na atividade fim, em patrulhas e operações de enfrentamento aos criminosos. A participação de presos ativamente no crime organizado do Rio também é citada no relatório. O levantamento da Polícia Civil mostra que traficantes e milicianos contam com a colaboração de 51 mil presos ligados a estes grupos. O número de bandidos com mandados de prisão abertos, mas que estão nas ruas também é grande: estima-se que sejam 895 criminosos de alta periculosidade.
Através de um Sistema de Gestão Escolar, o município de Dom Basílio retomou o ano letivo no início do mês de junho, na rede pública de ensino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, Antônio Lima, informou que o Município adequou o sistema, que antes era apenas uma ferramenta de gerenciamento voltado para questões administrativas, para funcionar como uma plataforma pedagógica de aulas on-line. “Hoje, a gente consegue atender 71% dos alunos da nossa rede diretamente pela plataforma. Obviamente, ainda temos a dificuldade de ter a totalidade dos alunos com acesso à internet, mas o Município não excluiu esse aluno. Nós atendemos 71% via plataforma, 20% atendemos diretamente na casa, semanalmente, entregando atividades e livros, e 9% que não desenvolve nenhuma atividade devido a uma certa resistência. Não é por falta de oferecer”, explicou. Conforme salientou, levando em conta à totalidade da rede, 91% dos alunos do Município estão em plena atividade e o vínculo com a escola não foi perdido. “Claro que vamos precisar repor a carga horária. Já criamos um plano para retorno das aulas quando isso puder acontecer, mas já estamos compensando a carga horária que está sendo trabalhada com essa ferramenta”, completou. O prefeito Roberval Cássia Meira (PL), o Galego, concluiu resumindo que a implantação do sistema visa atender a necessidade do aluno, bem como a de cumprimento do calendário escolar em atendimento às exigências do Ministério da Educação.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (6) em uma rede social a sanção da medida provisória (MP) que permite a redução da jornada de trabalho e do salário em razão da pandemia do novo coronavírus. Bolsonaro não informou se houve vetos a trechos da proposta aprovada pelo Congresso Nacional. O texto foi aprovado pelo Senado em 16 de junho. O objetivo da medida, editada pelo governo federal em abril, é preservar empregos e renda neste período de pandemia, em que a crise econômica foi agravada. O texto permitiu às empresas reduzirem a jornada de trabalho com a diminuição proporcional de salários. A MP também autorizou a suspensão temporária de contratos de trabalho. As regras estavam em vigência desde a edição da medida. Com a aprovação da proposta pelo Congresso e com a sanção presidencial, o texto da MP foi transformado em lei. De acordo com o Ministério da Economia, até meados de junho, o chamado Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda – criado pela MP – já preservou mais de 10 milhões de postos de trabalho.
Uma festa de aniversário clandestina, que acontecia em um sítio na zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado, foi interditada pela vigilância sanitária da cidade. O órgão recebeu denúncia de que jovens estariam se aglomerando no local, sem qualquer tipo de prevenção contra o coronavírus. Na última quinta-feira (02), uma equipe da vigilância municipal se deslocou à localidade de Tábua, onde encontrou dezenas de jovens e adolescentes fazendo uso de bebidas alcoólicas. De acordo com o Radar 030, a operação resultou na suspensão da festa, que acontecia desde o início da tarde. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. Ninguém foi detido ou levado à delegacia.
A proposta de reforma tributária está “absolutamente pronta” e deve enviada nos próximos dias ao Congresso, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele participou de uma transmissão ao vivo com empresários e também disse esperar que os parlamentares aprovem, nos próximos 90 dias, projetos para atrair investimentos privados ao país. “[O modelo de reforma tributária] já está pronto. Está absolutamente pronto para ser disparado. Primeiro de janeiro deste ano já estava tudo combinado”, disse Guedes. No início do ano, o Congresso criou uma comissão mista especial para fundir as duas propostas de reforma tributária da Câmara e do Senado sobre o tema, mas a pandemia do novo coronavírus adiou os trabalhos. O Ministério da Economia apresentaria uma emenda, por meio de um deputado da base aliada, para incluir as sugestões do governo ao texto. O ministro também prometeu dar prioridade a projetos para estimular investimentos privados, como a proposta que reformula o mercado de gás e a nova regulamentação da navegação de cabotagem. Segundo ele, a aprovação do novo marco legal do saneamento mostra que o Congresso pode aprovar projetos de interesse do governo durante a pandemia e as propostas podem ser votadas em até três meses. “Tudo isso [projetos para atrair investimentos] pode ser aprovado em 60 a 90 dias. E isso significa destravar os investimentos. Daqui a dois, três meses, se já mudamos o marco regulatório agora, os investimentos já estão sendo disparados”, declarou o ministro.
Aos finais de semana, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebem inúmeras denúncias de motoristas e motociclistas que trafegam pelas ruas de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, em visível estado de embriaguez. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, as ocorrências acontecem de dia e de noite, aumentando a insegurança da população no trânsito local. De acordo com a polícia, todos os condutores abordados são conduzidos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde os médicos plantonistas constataram que os denunciados estavam sob a influência de álcool. Em seguida, os mesmos são apresentados pelos policiais militares à Delegacia Territorial. A 46ª CIPM lamenta a situação.
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga incinerou, neste domingo (5), mais de 16 mil pés de maconha em uma roça encontrada no distrito de Pilar, município de Jaguarari, no norte de Bahia. As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A roça estava dividida em quatro cultivos, com mudas de diferentes tamanhos, em uma região de difícil acesso. De acordo com o subcomandante da Cipe Caatinga, capitão Mário Baeta, os criminosos usavam baldes para irrigar o cultivo. “Também desmontamos um rancho utilizado como acampamento e apreendemos pás e enxadas no local”, falou. Na operação, também foram apreendidos 15 kg de maconha seca, dois litros de sementes e mudas frescas da erva. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Senhor do Bonfim, onde o caso foi registrado.
Após denúncia anônima, policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) interromperam uma festa que acontecia na noite deste domingo (05), no Bairro Mato Verde, em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, cerca de 70 pessoas participavam do evento divulgado como Covid Fest. No local, a PM prendeu o suposto organizador do evento por descumprimento de medida sanitária e desacato. Na operação também foram apreendidos 11 veículos automotivos por descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro.
A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.231 novos casos de Covid-19, segundo informações divulgadas no último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta segunda-feira (6). Conforme o órgão, em um dia, foram registradas 61 novas mortes em decorrência da doença. Com isso, a Bahia chega a 88.279 casos confirmados de Covid-19 e 2.168 mortes, desde o início da pandemia. De acordo com a Sesab, a taxa de crescimento no número de casos, nas últimas 24 horas, foi de +1,4% e +2,9% no número de mortes. Até o momento, segundo a Sesab, 59.779 pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus no estado já se recuperaram. Outras 26.332 estão com o vírus ativo, ou seja, podem transmitir para outras pessoas. O boletim também contabiliza 182.555 casos descartados e 87.239 em investigação. Estes dados, segundo a Sesab, representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta segunda. Na Bahia, 9.983 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
A prefeitura de Anagé, a 80 km de Brumado, decretou a proibição das atividades não-essenciais, formais e informais, o chamado lockdown, desde a última segunda-feira (6). Segundo o G1, a medida valerá durante oito dias. “Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Anagé é o primeiro município da região a decretar a medida como forma de conter o avanço da Covid-19. De acordo com a prefeitura, os serviços essenciais como farmácias, serviços de saúde de urgência e emergência, postos de combustíveis, funerárias, distribuidoras de gás e água em sistema de delivery, órgãos públicos encarregados da realização de atividades essenciais e provedores de internet, funcionarão cumprindo as regras sanitárias de uso de máscaras, higienização e não aglomeração. Conforme a prefeitura, os supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, restaurantes e lanchonetes funcionarão apenas em sistema de delivery.
Desde que o novo coronavírus começou a dar sinais de que não era, afinal, só uma “gripezinha”, grupos de cientistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) entraram em conflitos de ideias com o intuito de buscar entender as formas de transmissão da Covid-19. No começo da pandemia, o órgão foi criticado por demorar a oficializar o uso de máscaras. Mais recentemente, um membro da OMS afirmou que a transmissão por pessoas assintomáticas é rara, mas, diante de críticas de alguns infectologistas, voltou atrás e tratou o caso com um “mal-entendido”. Na próxima semana, um novo desacordo pode acontecer. Cerca de 239 especialistas de 32 países assinaram uma carta aberta que será veiculada na revista americana Clinical Infectious Diseases afirmando que o novo coronavírus está no ar, e que pode infectar as pessoas. O texto ainda pede que a OMS tenha um maior reconhecimento do papel da propagação aérea do Covid-19 e a necessidade de os governos implementarem medidas de controle. Entre elas estão: o uso de máscaras em lugares fechados e socialmente distantes, a minimização do ar de recirculação e a adição de filtros mais poderosos em sistemas de ventilações em escolas, residências, empresas e lares de idosos, além de luzes ultravioletas para matar partículas virais flutuando em pequenas gotas dentro de casa. Na atualização mais recente lançada sobre o coronavírus, no dia 29 de junho, a OMS, afirma que a transmissão aérea do vírus só é possível após procedimentos médicos que produzem aerossóis ou gotículas menores que 5 mícrons (Um mícron é igual a um milionésimo de metro) e que a transmissão entre pessoas acontece principalmente por meio de gotículas respiratórias e contato. Em entrevista ao jornal americano The New York Times, cientistas e consultores da OMS disseram que a OMS, apesar das boas intenções, está fora de sintonia com a ciência e que, principalmente, seu comitê de prevenção e controle de infecções é lento na atualização de orientações e está vinculado a uma visão rígida e excessivamente médica das evidências científicas.
O retorno às aulas na cidade de Brumado deve acontecer no final deste mês de julho através de plataforma online. O projeto está sendo discutido entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sistema de Gestão Escolar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor Adriano Santos adiantou que a volta às aulas na cidade deve mesclar encontros presenciais com o ensino à distância a fim de garantir a segurança de toda comunidade escolar nesse momento de pandemia. “O Ministério da Educação definiu como não obrigatório os 200 dias letivos, mas obrigatório o cumprimento das 800 horas. Toda a plataforma já está estruturada. Estamos aguardando apenas o start da Secretaria de Educação no que diz respeito à liberação do Conselho Municipal pra podermos fazer o treinamento com os professores e darmos início à utilização da plataforma de educação à distância”, explicou. O professor frisou que, mesmo com o retorno das aulas presenciais, a plataforma à distância será mantida devido ao fato de que alguns alunos permanecerão afastados em razão de alguma comorbidade ou mesmo pela insegurança dos pais em mandá-los para a escola nesse período. “Não podemos obrigar ninguém a retornar nesse momento. O que podemos é criar possibilidades para que os alunos tenham acesso ao conhecimento. Esse retorno se dará com a maior tranquilidade possível e nós estamos dando o suporte tecnológico”, garantiu.
O presidente Jair Bolsonaro está com suspeita de Covid-19. Com febre de 38°C, o presidente vem sentido mal-estar desde sábado e foi ao Hospital das Forças Armadas (HFA) na noite desta segunda-feira para fazer uma ressonância do pulmão. Ao retornar ao Palácio da Alvorada, ele fez um teste para saber se está com coronavírus. Mesmo sem saber o diagnóstico, o presidente já começou a tomar hidroxicloroquina com azitromicina. De acordo com o jornal o Globo, não há comprovação científica da eficácia do uso destes medicamentos. O resultado do exame deve ficar pronto nesta terça-feira (07).
O município de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, confirmou na noite da última segunda-feira (06), os dois primeiros casos da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a secretaria de saúde ao site Achei Sudoeste, os resultados dos exames Rt PCR onde foram diagnosticados como positivos pelo Laboratório Central (Lacen). De acordo com a pasta, tratam-se de dois colaboradores que residem em outros municípios e que prestam serviços em uma empresa em Tanhaçu. Esses colaboradores apresentaram quadros de síndrome gripais nos últimos dias, foram isolados do convívio social e permanecerão por mais 14 dias em isolamento domiciliar e sobre o monitoramento da equipe de saúde da cidade. Todos os colaboradores da referida empresa foram testados negativo e permanecem sob monitoramento pela equipe de saúde. “Pedimos a todos que mantenham o isolamento social e o uso da máscara”, disse a secretaria de saúde do município.
Médicos infectologistas da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, estão realizando estudos a fim de desenvolver um protocolo de combate à Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) disse que há uma tendência real que aponta para a eficiência do uso da Cloroquina nos pacientes infectados. Ele informou, inclusive, que já encaminhou ao Governo Federal um pedido para recebimento de lotes do medicamento para a cidade. Questionado se usaria a Cloroquina caso fosse necessário, o gestor garantiu que sim. “Em um país onde já morreu mais do que a lotação do Mineirão, precisamos ter muito cuidado. Estou extremamente preocupado com o quadro da Bahia. Todos nós precisamos aceitar essa realidade, precisamos conviver com essa doença com o uso da máscara, do álcool gel, com o distanciamento social e com todas as medidas necessárias”, defendeu.
Aconteceu na noite desta segunda-feira (06), na Câmara Municipal de Brumado, a votação que definiu pelo acatamento do processo de impeachment contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). As denúncias foram apresentadas pela Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), que viu irregularidades na utilização de precatórios do Fundef.
Apesar das recomendações da casa legislativa, muitas pessoas se aglomeram do lado de fora do local. Dentro da plenária, as cadeiras estão ocupadas de forma a manter o distanciamento social. A Polícia Militar faz vigilância na região a fim de garantir a segurança de todos os presentes. Por 9 votos a 4 a proposta foi aprovada.
Votaram a favor pelo acatamento os vereadores: Ilka Abreu, Leonardo Vasconcelos, Edmilson Aguiar, Girson Lêdo, Elias Piau, Reinaldo Brito, Zé Ribeiro, Luiz Carlos Palito e Wanderley Amorim. Foram contra os parlamentares: Lia Teixeira, Gláudson Dias, Zé Carlos de Jonas e José Santos.
O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSBD), anunciou que os testes da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech Co., Ltda em parceria com o Instituto Butantan, serão iniciados no dia 20 deste mês. A inscrição de interessados, que devem ser obrigatoriamente profissionais da saúde trabalhando no atendimento de pacientes com Covid-19, começam na próxima segunda-feira, 13. O cadastramento ocorrerá via aplicativo para celular a ser divulgado na próxima semana. Os participantes devem ter mais de 18 anos, não ter histórico de infecções pelo novo coronavírus, não participar de outros estudos do tipo, não estar grávida ou planejando engravidar nos primeiros três meses de estudo, não ter doenças que afetem a resposta imune nem outras alterações que impeçam o cumprimento dos procedimentos do estudo, como transtornos mentais e distúrbios de coagulação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os testes na sexta-feira, 3. As análises devem ocorrer com 9.000 voluntários em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a empresa farmacêutica tem capacidade de produzir 100 milhões doses até setembro. Até o fim do ano, diz Covas, a empresa poderá chegar até 500 milhões de doses. O acordo preliminar prevê 60 milhões de doses para o Brasil, caso a vacina prove sua efetividade.
Neste segunda-feira (06) o município de Brumado registra 219 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 10,61% do total de 2.066 notificações. Entre os diagnósticos: 0 internação, 3 óbitos, 46 pacientes em tratamento e 170 recuperados. No momento, 49 ainda aguardam resultado laboratorial e 686 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O município de Iuiú, a 237 km de Brumado, registrou o primeiro caso de coronavírus nesta segunda-feira (6). A informação foi confirmada pelo prefeito Reinaldo Góes (PSD) através de suas redes sociais. Trata-se de um paciente de 40 anos, do sexo masculino, residente no distrito de Pindorama. Ele está em isolamento domiciliar e assintomático. Segundo o prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está tomando todas as medidas necessárias visando garantir o isolamento do paciente, de familiares e possíveis contatos.
O governador Rui Costa (PT) prorrogou as medidas restritivas de combate à propagação da Covid-19, cujo decreto venceria nesta segunda-feira (6). Entre as determinações, estão mantidas a suspensão das aulas nas redes públicas e privadas e do transporte intermunicipal em 356 cidades baianas. A prorrogação prevê também que atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos esportivos, religiosos, shows, feiras, passeatas, aulas em academia de danças e ginástica, abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e outros também seguem suspensas.