O réu Jessé Felismino de Assis, natural de Jundiaí, estado de São Paulo, foi a júri popular pela prática de homicídio qualificado por motivo fútil e por meio de dissimulação, contra a vítima Albertino Oliveira da Silva, e por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil em relação às vítimas Samuel Menezes da Silva e Elias Souza Menezes. Os crimes ocorreram na noite de 09 de outubro de 2012, por volta de 15h, na Praça Ladislau Clener, em Aracatu, no sudoeste baiano. Na primeira série, relativa à vítima Albertino Oliveira da Silva, o Egrégio Tribunal do Júri respondeu afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, a autoria e o nexo causal. Ao quarto quesito respondeu negativamente, afastando a tese defensiva. Ao quinto quesito respondeu negativamente, afastando a qualificadora relativa a motivo fútil; ao sexto quesito respondeu sim, reconhecendo a qualificadora relativa à dissimulação. Na segunda e na terceira séries, relativas às vítimas Samuel Menezes da Silva e Elias Souza Menezes, o Júri respondeu afirmativamente ao primeiro e segundo quesitos; negou o terceiro, rejeitando o pedido de absolvição; respondeu afirmativamente ao quarto quesito, e negativamente ao quinto quesito, condenado o réu por duas tentativas de homicídio simples. Assim sendo, o réu foi condenado a treze anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado.
O afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff (PT) pelo Senado é defendido por 58% dos brasileiros, enquanto 35% são contrários à saída. Os dados da pesquisa Datafolha divulgados no sábado (16) apontam ainda que, para 3% da população, não importa a saída ou permanência da petista, enquanto outros 3% não opinaram. A porcentagem dos que querem o impeachment de Dilma, entretanto, teve uma pequena queda em relação ao último levantamento feito pelo Datafolha. Em abril deste ano, quando o processo ainda estava prestes a ser votado pela Câmara dos Deputados, 61% defendiam a saída da agora presidente afastada, enquanto 33% se opunham ao afastamento. A pesquisa mostrou também que, independentemente da posição sobre o assunto, 71% da população acredita que Dilma sofrerá o impeachment, enquanto apenas 22% acreditam que ela não será afastada. Os 7% restantes não opinaram. Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o Datafolha ouviu 2.792 eleitores em 171 municípios entre os dias 14 e 15 de julho.
O réu George Alves Leite, mais conhecido como Aranha, foi a júri popular pela prática de tentativa de homicídio simples, fato que ocorreu há 07 anos. Na época, ele tentou matar o próprio irmão, Reinaldo Alves Leite. Os jurados responderam afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva e a autoria, mas absolvendo o acusado. O júri foi presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.
Em Brumado, a Clínica Luiza Feres, em parceria com a Praticook, está inovando mais uma vez no mercado da estética. Além dos pacotes convencionais, a clínica também está oferecendo tratamentos para redução de medidas associados aos kits Detox vendidos na loja de alimentos naturais. O tratamento promove a desintoxicação do organismo, perda de peso e redução de medidas mais rapidamente. Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
Na noite da última sexta-feira (15), policiais que estavam de plantão na Delegacia de Polícia de Brumado flagraram dois homens arremessando objetos na parte superior da carceragem e iniciaram uma perseguição. Uma guarnição da Polícia Militar que passava pelo local se juntou à ação e as duas equipes conseguiram abordar os indivíduos, que estavam a bordo de um veículo. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, foram identificados Marcos Pereira dos Santos, vulgo Marquinho Pezão, de 24 anos, e Marlúcio Silva Santos, de 33 anos. Marquinho já respondeu a inquéritos policiais pela prática de furtos e tráficos de drogas, sendo a terceira vez que é flagrado jogando drogas na carceragem local. No ano passado, ele chegou a ser baleado na perna quando tentou reagir ao ser flagrado arremessando drogas na custódia. Marlúcio também já respondeu a inquérito policial pela prática de furto. Foram apreendidos o veículo, dois tabletes de maconha, 01 telefone celular e 03 carregadores. Os indivíduos foram autuados em flagrante pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e favorecimento real.
Brumado foi o primeiro município do interior a receber a visita do governador Rui Costa (PT) este ano. A visita ocorreu na primeira semana do ano para a entrega de mais de 350 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Uma nova visita do governador ao município deve acontecer neste segundo semestre, uma vez que há obras relevantes sendo concluídas na cidade e que devem contar com a presença do chefe do executivo baiano e da cúpula da administração estadual. Em parceria com a prefeitura local, o governo está realizando as obras de pavimentação das vias de acesso ao Ifba. O campus já teve sua inauguração oficial realizada no mês de maio, em Brasília, pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Porém, está sendo programada uma solenidade para descerramento da placa e apresentação à comunidade. As obras da 18ª Ciretran já estão concluídas, restando apenas a ligação da energia elétrica, além do presídio, cujas obras estão bem avançadas. O pacote do governo deve ser fechado com a inauguração da tão sonhada UTI - adulto e neonatal. Em recente entrevista, Rui afirmou que pretende inaugurar os 20 leitos anexos ao Hospital Professor Magalhães Neto.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
A confiança dos brasileiros na economia apresentou crescimento e atingiu o maior nível desde dezembro de 2014, segundo pesquisa Datafolha divulgada no último (16). O Índice Datafolha de Confiança (IDC) avalia a expectativa quanto ao risco de desemprego, inflação, e poder de compra. Ele atingiu 98 pontos no levantamento realizado entre os dias 14 e 15 de julho, apresentado melhora de 11 pontos em relação a fevereiro. No final de 2014, o número chegou a 121. Esta foi a terceira pesquisa consecutiva com evolução. No entanto, conforme os parâmetros adotados pelo Datafolha, o IDC ainda não está em um nível satisfatório. Índices acima de 100 são considerados positivos e abaixo de 100 são negativos.
O ex-jogador de futebol Edilson Silva Ferreira, o “Capetinha”, foi preso por deixar de pagar R$ 430 mil em pensão alimentícia. Ele foi detido pelos agentes da Polícia Civil no Aeroporto Internacional JK, em Brasília. O ex-jogador foi recolhido à carceragem do Departamento de Polícia Especializada do DF, próximo ao Parque da Cidade. Edilson fez parte do grupo da seleção que foi campeão da Copa do Mundo em 2002, no Japão e Coreia do Sul. O G1 tentou contato com a Polícia Civil, que, por meio de nota, afirmou que não havia ninguém para comentar o caso e que o processo corre em segredo de Justiça. Em setembro de 2015, o ex-jogador foi alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de fraudes no pagamento de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal. Na época, agentes da PF apreenderam discos rígidos e computadores na casa de Edilson, que negou envolvimento com o esquema investigado.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desponta como um dos favoritos para a disputa presidencial em 2018. Nos quatro cenários de primeiro turno estipulados pelo instituto Datafolha - variando entre eles o candidato do PSDB - ele aparece como líder. No entanto, o petista não venceria o segundo turno em nenhum dos confrontos contra Aécio Neves (PSDB), José Serra (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB) ou Marina Silva (Rede). Além disso, Lula é o candidato com a maior porcentagem de rejeição entre os brasileiros, com 46%, seguido de Aécio Neves (29%), Michel Temer (PMDB) (29%), José Serra (19%) e Jair Bolsonaro (19%). Nos quatro cenários do primeiro turno, Lula aparece com 22% ou 23% das intenções de voto e cresceu desde o último levantamento, em abril deste ano. Por outro lado, Marina e os três concorrentes tucanos apresentaram queda. Já no segundo turno, o petista seria derrotado pela por 44% a 32%; Aécio e Alckmin venceriam por 38% a 36%; e Serra ganharia por 40% a 35%. No entanto, o cenário ainda pode variar pois aproximadamente um quarto dos entrevistados pelo Datafolha disseram que no primeiro turno votariam em branco ou nulo ou não quiseram opinar sobre suas preferências.
Pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (16) aponta que 50% dos entrevistados prefere a permanência do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), até 2018. Para 32%, o melhor seria o retorno da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), ao cargo. De acordo com o Datafolha, outros 4% disseram que nenhum dos dois deve continuar na Presidência e 3% afirmaram preferir a realização de novas eleições para a escolha de um novo presidente. Já 2% deram "outras respostas" e 9% disseram que não sabem. O Datafolha perguntou aos entrevistados o que é melhor para o país. Veja os resultados da pesquisa: Temer continuar: 50%; Dilma voltar: 32%; Nenhum dos dois: 4%; Novas eleições: 3%; Outras respostas: 2%; Não sabem: 9%. A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de julho e entrevistou 2.792 pessoas em 171 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
O Governo do Estado depositou, na última sexta-feira (15), o valor referente aos salários atrasados dos trabalhadores terceirizados que prestam serviços à Secretaria da Educação (SEC). Esses trabalhadores são funcionários de empresas que mantinham contratos com a SEC, encerrados no dia 30 de junho. Segundo a SEC, o Banco do Brasil já iniciou os pagamentos. A decisão foi tomada na reunião realizada, com o secretário da Educação, Walter Pinheiro, e o Ministério Público do Trabalho (MPT). De acordo com a SEC, o governo tinha dinheiro para pagar, mas estava encontrando problemas do ponto de vista cadastral das empresas, e também na verificação das certidões. Por isso, buscou uma mediação do MPT e da Procuradoria Geral do Estado. O governo também firmou os novos contratos de terceirização. O objetivo é promover os contratos com os mesmos trabalhadores que estavam nas escolas, para garantir a manutenção do quadro e não permitir que seja adotada nenhuma manobra para troca dos trabalhadores. Os contratos seguirão o que determina a Lei Anticalote, que prevê uma reserva mensal de parte do valor a ser pago às empresas contratadas. Essa reserva serve de garantia em caso de inadimplência de salários e demais benefícios trabalhistas. “Além disso, a partir de agora vamos também trabalhar com as empresas nesse regime inovador, fazendo com que o recurso chegue direto na mão dos trabalhadores”, salientou Pinheiro.
Uma mãe acusou, nesta sexta-feira (15), umas das professoras da creche em que o filho estuda de ter agredido a criança. O menino tem apenas quatro anos e chegou em casa com machucados na língua , bochecha e orelha. A creche é particular e fica localizada no bairro Don Avelar, na capital baiana. Incialmente, a criança afirmou que teria batido a cabeça por acidente na mesa da creche. De acordo com o R7, a tia desconfiou do ferimento e foi até a escola, que confirmou a história. No entanto, a mãe levou a criança ao Hospital Geral do Estado (HGE) onde, segundo ela, os médicos disseram que o ferimento se parece muito mais com um corte por faca, já que por batida os ferimentos seriam nas laterais ou ponta da língua. A mulher perguntou novamente ao filho, que dessa vez confirmou a agressão, contando que a professora havia cortado sua língua. A mãe diz também que a farda que ao menino vestia na volta da creche não era dele, o que poderia significar que substituíram a roupa dele por estar manchada de sangue. A dona da creche afirma que a criança foi induzida a dizer que sofreu agressão após pressão familiar e continua com a versão do acidente com a mesa. A mãe diz ter retirado a matrícula da criança e pede justiça.
Um caso chocou os moradores da cidade de São Cristóvão, no estado do Sergipe. Pais negociaram a virgindade da filha adolescente, em troca de uma vaca. A menina foi violentada por José do Anjos, 44 anos mais velho que ela. A história foi contada pelo programa ‘Repórter Record Investigação’ na quinta-feira (14). Para José, a iniciativa foi da garota. “Foi ela que se insinuou pra mim!”, afirma na tentativa de se esquivar do crime de estupro que cometeu por dois anos. De acordo com a atração, pelo menos duas vezes por semana, o acusado abusava da adolescente.
Imagens de câmeras de segurança flagraram um assalto a uma farmácia em Caculé, no sudoeste baiano. Nas imagens, uma criança, filha de uma cliente, é vista tentando se esconder do assaltante. A menina se movimenta pelas prateleiras para ficar fora do alcance do bandido. O crime ocorreu na quarta-feira (13). De acordo com a Polícia Civil, a criança acompanhava a mãe, que fazia compras no estabelecimento. Segundo o G1, dois homens foram presos e um menor apreendido por envolvimento no caso. Ao final do vídeo, a criança consegue escapar do olhar do assaltante, indo para um espaço ao lado do balcão onde uma mulher já estava escondida. Os criminosos foram encontrados em Ibiassucê, a 25 quilômetros de Caculé, e encaminhado para delegacia de Caculé, onde seguem presos.
Durante um café da manhã realizado nesta sexta-feira (15), um grupo de empresários declarou apoio à pré-candidatura de Carlinhos Moura (PTC) à prefeitura de Brumado. O empresário Marlito Lacerda destacou que a disputa na cidade sempre foi polarizada por dois grupos políticos e, por isso, o grupo resolveu apoiar uma candidatura nova, que promete renovação. O presidente e vice-presidente da sigla no município, Renato Mendonça e Irenaldo Muniz, respectivamente, garantiram que a pré-candidatura de Carlinhos será mantida, inclusive com o aval da executiva estadual do partido. Já o empresário Vanderlito Souza considera o pré-candidato com grande potencial administrativo. Também participaram do encontro os empresários Idenor Amorim, Fábio Luís, Flávio Santos, Lindomar Alves, Marcondes Ataíde, Fábio Lopes, Djalma Torres, Nei de Farias Gomes, Manoel Messias, dentre outros.
Esta semana completam-se 166 dias de construção do presídio de Brumado, que chega a 90% de obras, restando pouco mais de 30 dias para ficar pronto. O site Brumado Notícias fez um novo registro no local, na última quinta-feira (14), e pode constatar que as alas das custódias foram pintadas e começaram a ser instaladas as cercas de contenção no entorno. Uma grande caixa d’água pré-moldada foi instalada e a obra também já recebeu as instalações da estação de tratamento de esgoto. Como chegou a sua reta final, muitos operários já foram dispensados e os que restam estão concluindo a parte estrutural com acabamentos. O empreendimento, que terá capacidade para mais de 500 presos, irá desafogar a carência de custódia na região, que mantém seus presos nas delegacias.
O Diário Oficial da União publica hoje (15) a Lei 13.313, que autoriza o trabalhador do setor privado a usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia de empréstimo consignado. Na quarta-feira (13), o plenário do Senado aprovou a Medida Provisória 719, que permite que trabalhadores do setor privado contratem crédito consignado utilizando até 10% do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia. O texto também permite a contratação de empréstimo dando como garantia até 100% do valor da multa rescisória, no caso de dispensa sem justa causa. As taxas de juros médias do crédito consignado estão entre 25% e 30% ao ano no setor público e para os aposentados. No setor privado, no entanto, por causa da alta rotatividade, as taxas estão em torno de 41%. Com o novo tipo de garantia, o objetivo é reduzir a cobrança de juros.
Em Caetité, estudantes do ensino médio tiveram uma aula sobre fiscalização de recursos públicos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A iniciativa faz parte do Projeto Ouvidoria vai à Escola, do próprio TCE, que visita cidades do interior baiano. Na exposição, o ouvidor do TCE, Paulo Figueiredo, diferenciou os três tipos de controle: interno, externo e social. Durante palestra no Colégio Estadual Pedro Atanáisio Garcia, no distrito de Maniaçu, Figueiredo contou que existem mais de cinco mil obras paralisadas no país por conta de atos de corrupção. Finalizando o trabalho, o ouvidor explicou sobre a composição do TCE, a atuação dos conselheiros, os controles existentes e orientou os estudantes a melhorar a participação no controle dos recursos públicos.
De acordo com estudo publicado na revista médica The Lancet, a obesidade diminui cerca de um ano da expectativa de vida de um indivíduo, um preço que sobe para cerca de 10 anos nos casos de obesidade severa. A pesquisa refuta estudos anteriores que concluíram que ter alguns quilos extras não traz riscos para a saúde. Em vez disso, o novo estudo revelou evidências de que o risco de morrer antes de completar 70 anos aumenta, “de forma gradual e acentuada”, conforme a cintura se expande. O risco de doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias e câncer aumentaram em todos os pacientes estudados. Usando dados de quase quatro milhões de adultos de quatro continentes, o estudo descobriu que as pessoas consideradas moderadamente obesas perdem cerca de três anos de vida; já pessoas severamente obesas perdem cerca de 10 anos da expectativa de vida. Os pesquisadores descobriram que o risco de morrer antes dos 70 anos aumentou de 19% em homens com peso normal para 29,5% em homens moderadamente obesos. Entre as mulheres, esse risco aumentou de 11% para 14,6%. Em 2014, de acordo com a OMS, mais de 1,9 milhão de adultos em todo o mundo estavam acima do peso. Desses, mais de 600 milhões eram obesos.
Os bairros mais carentes de Brumado, onde os moradores convivem com a menor renda per capita, são os que pagam mais caro os boletos de água, pois em suas contas está inserida a cobrança de 45% de taxa de esgoto. Seguindo o modelo de construção dos programas habitacionais do governo federal, foram instaladas estações de tratamento de esgoto que atendem aos bairros Urbis II, Bom Jesus, Brisas I, II, III e IV e São Jorge. Muitos moradores reclamam do valor da cobrança estipulado pela Embasa e consideram injusto pagar tão caro pelo tratamento do esgoto, quando mais de 95% da cidade não conta com o tratamento.
“Estamos pagando a conta de toda a cidade, pois todos jogam o esgoto no rio e nos riachos, mas nós somos os únicos a pagar essa conta injusta. A Embasa deveria rever o valor dessa cobrança absurda. Por que temos de pagar 45% do prejuízo quando mais de 95% da população não paga nada?”, questionaram os moradores do Bairro São Jorge ao site Brumado Notícias, que ainda reclamam do odor e dos animais peçonhentos que saem do Rio do Antônio.
Neste mês de julho foi inaugurada a nova sede do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e da Associação dos Municípios da Serra Geral e do Vale do São Francisco (Amavale). O espaço fica localizado no centro da cidade de Caetité, na Avenida Dácio Oliveira. Durante o ato de inauguração, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) foi homenageado como fundador do consórcio, que tem como objetivo a união dos municípios da região para maior força na defesa dos interesses comuns. A Amavale tem ações importantes, entre as quais se destacam a formação de arranjos produtivos referentes aos resíduos sólidos e a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento, além da consolidação do Consórcio Público de Saúde do Alto Sertão, com a estruturação da Policlínica Regional que já está sendo construída em Guanambi. “Juntos e com objetivos comuns sempre somos mais fortes. O consórcio está de parabéns pelas conquistas”, comemorou o deputado.
A pré-candidatura do auditor fiscal, Carlinhos Moura (PTC), à prefeitura da de Brumado está sendo articulado nos bastidores da política brumadense. Em contato com o site Brumado Notícias, o presidente da sigla no município, Renato Mendonça, disse que várias reuniões com representantes políticos e empresários estão sendo realizadas a fim de fortalecer a pré-candidatura de Moura. "Estamos em negociação com um nome para compor na vice. Vários empresários têm apoiado a pré-candidatura de Carlinhos. É um compromisso de nosso partido que ele dispute as eleições desse ano", finalizou.
À convite do presidente, o advogado brumadense Fabiano Vasconcelos é o mais novo sócio honorário do Bahia British Club ou Clube dos Ingleses, localizado no Campo Grande, em Salvador. Há cinco anos, o advogado brumadense Maurício Vasconcelos também é sócio do clube, que tem 142 anos de existência. O local possui apenas 81 sócios e a entrada é restrita a homens, que se reúnem no local depois do trabalho para conversar, ouvir música e jogar dominó. Figuras ilustres já visitaram o clube, entre as quais a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e o príncipe Philip. Fabiano Vasconcelos e Maurício Vasconcelos saíram de sua terra natal para estudarem na capital e, após muitos desafios e obstáculos, conquistaram sucesso em suas profissões.