Em nota divulgada na última segunda-feira (01), a Secretaria de Saúde de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado, informou que 15 funcionários de uma empresa de engenharia, responsável por obras de construção de uma linha de transmissão que corta o município, estão contaminados com o coronavírus. Segundo o secretário municipal de saúde, Marcos Túlio Laranjeiras, a empresa relatou que aplicou 175 testes rápidos nos colaboradores e que os 15 trabalhadores diagnosticados com a doença estão assintomáticos. Todos os pacientes passaram a ser monitorados pela Vigilância Epidemiológica. O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu com o prefeito Manoel Rubens e com a assessoria jurídica do município. Novas medidas de isolamento social serão anunciadas ainda nesta semana.
Pesquisa Datafolha publicada na madrugada desta terça-feira (2) no site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 52% dos entrevistados conhecem alguém que contraiu o novo coronavírus, que 5% admitem que já foram contaminados e que 45% têm muito medo de ser contaminado. O levantamento ouviu 2.069 pessoas nos dias 25 e 26 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Em sentença proferida nesta segunda-feira (01), o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, condenou o médico Alessandro Lobo e Silva (PRP) a 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder econômico praticado nas eleições de 2016, em Brumado. De acordo com a decisão judicial obtida pelo site Achei Sudoeste, na época, Lobo concorreu ao cargo de prefeito. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em 12 de dezembro de 2016. Os efeitos da condenação não são imediatos, sendo necessário que a sentença transite em julgado ou seja confirmada por órgão colegiado. Silva é pré-candidato a prefeito do município para o pleito eleitoral em 2020.
Vinte e sete animais silvestres, sete armas artesanais e sete armadilhas de caça foram apreendidos nos municípios de Ubatã e Ibirataia, no sul da Bahia. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O caso aconteceu no sábado (30). Durante averiguação de uma denúncia sobre o crime de caça, as equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) encontraram, em uma casa localizada no Km 12, trecho que dá acesso às duas cidades, cinco animais abatidos, sendo três tatus, um macaco prego e um caititu. O responsável pelo imóvel não foi encontrado. Em continuidade à ação, as guarnições resgataram 22 pássaros (nove papa-capins, oito canários, quatro chorões e um sabiá), em diferentes casas. Ao final das diligências, também foram apreendidas as armas e as armadilhas. Todo o material foi encaminhado para a delegacia de Ipiaú. As aves passaram por avaliação e, em seguida, foram devolvidas à natureza. Já os animais abatidos foram descartados em local adequado.
Em boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (01), a Secretaria de Saúde registrou mais dois novos casos da Covid-19 na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Trata-se de duas pessoas residentes no município. Um motorista que veio de Salvador e uma gestante que retornou de São Paulo. Ambos estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela equipe de saúde do município. Agora, Livramento tem 07 casos confirmados da Covid-19 - 05 já estão curados.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, na noite desta segunda-feira (1º), que assinou o decreto que prorroga, até o dia 21 deste mês, a suspensão das aulas estaduais e do transporte intermunicipal nas cidades que registraram casos de coronavírus nos últimos 14 dias. “Acabei de assinar prorrogando medidas de proteção social, adiamento das aulas, suspensão dos transportes para cidades com casos positivos por 14 dias, até o dia 21 de junho. Essas medidas de proteção também incluem suspensão dos ônibus”, disse o governador.
Na última sexta-feira (29), uma equipe da Vigilância Sanitária de Brumado realizou uma vistoria na Clínica de Hemodiálise da cidade. Na segunda-feira (01), a ação foi repetida, desta vez com o apoio da equipe de Vigilância Sanitária Estadual. As inspeções se devem ao caso de uma paciente, da cidade de Ituaçu, que fazia tratamento na unidade e testou positivo para o novo coronavírus. Apesar da confirmação, em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, descartou que a clínica seja interditada. Segundo ele, a pasta está auxiliando a unidade de saúde na mudança do fluxo de atendimentos a fim de evitar qualquer tipo de propagação do vírus. “Infelizmente, aconteceu essa contaminação. Não se sabe de onde. A clínica atende aos 21 municípios, deve ter hoje em torno de 200 pacientes. A secretaria de saúde está monitorando para garantir a segurança dos pacientes de hemodiálise, como também dos colaboradores da clínica”, declarou.
O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, destacou nesta segunda-feira (1º) que o Brasil foi um dos países com o maior aumento do número de casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas. Também firmou que o país está entre aqueles que não chegaram ao pico da transmissão. Dos 10 países que reportaram mais casos nesse período, afirmou Ryan, 5 estavam nas Américas: Brasil, Estados Unidos, Peru, Chile e México. “Os países que tiveram os maiores aumentos, entretanto, foram Brasil, Colômbia, Chile, Peru, México, Bolívia”, disse.
Uma enfermeira que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. De acordo com o secretário, a profissional de saúde atua na capital do minério, mas mora em Vitória da Conquista. Ela trabalha na empresa contratada pela Prefeitura Municipal para administrar as UTIs, adulto e neonatal, do hospital local. A profissional está afastada da função e cumpre isolamento domiciliar.
Um motorista de transporte de passageiros da região de Ubiraçaba pediu a paralisação da atividade após um colega de profissão ser flagrado exercendo a função, mesmo contaminado pelo coronavírus (veja aqui). O apelo repercutiu negativamente na região do distrito rural. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Emanoel Fernandes declarou que o motorista em questão desrespeitou os moradores de Ubiraçaba ao dizer que os mesmos estariam se deslocando até a sede do município para “bater perna”. “Os moradores da zona rural, em especial de Ubiraçaba, vão pra cidade para fazer coisas muito necessárias. Não saem daqui pra bater perna não, vai porque é preciso. Você acha que o pessoal da zona rural vai deixar os seus afazeres, pagar passagem, pra ir pra Brumado só bater perna?”, argumentou. Fernandes ainda salientou que todos que se deslocam de Ubiraçaba para a cidade usam a máscara protetiva, bem como fazem a higienização das mãos com álcool gel. “Foi uma colocação infeliz. As pessoas aqui do distrito não gostaram. Vamos falar a realidade. Ubiraçaba, graças a Deus, não tem casos e as pessoas estão devidamente se protegendo”.
A Bahia registrou 506 novos casos de pacientes infectados pelo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta segunda-feira (1°). Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 18.898 casos confirmados, o que representa 16,07% do total de notificações no estado. Do total de pacientes infectados, 6.701 estão recuperados e 701 morreram. De acordo com a Sesab, 34 óbitos foram contabilizados no boletim epidemiológico desta segunda, e eles são referentes a um período de 28 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas, conforme explica a secretaria. Segundo a Sesab, as notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Ainda no boletim epidemiológico, a Sesab aponta que 11.496 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.764 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. O boletim epidemiológico ainda registra 41.442 casos descartados e 117.625 notificações em toda a Bahia. Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta segunda-feira.
O motorista da região de Arrecife e Piabanha, contaminado com o novo coronavírus, teria realizado diversas viagens até a sede do município de Brumado, mesmo orientado a ficar em isolamento. Ele foi flagrado na última sexta-feira (29), em plena feira livre da cidade transportando passageiros (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que a pasta está fazendo um minucioso trabalho de investigação a fim de localizar todas as pessoas que foram transportadas por ele nesse período. “Ele também esteve na cidade de Maetinga. Já fiz contato com a secretaria de saúde de lá. Vamos acompanhar e monitorar esses pacientes”, disse. O secretário ainda reforçou o alerta para que as pessoas que tenham qualquer síndrome gripal, por mais simples que seja, entrem em contato com a Central de Informação Covid-19 para serem devidamente orientadas.
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (1º) seu mais recente balanço com os casos e mortes por coronavírus no Brasil. Os principais dados são: 29.937 mortes, eram 29.314 no domingo (31); Foram 623 registros de morte incluídos em 24 horas; 526.447 casos confirmados, eram 514.849 no domingo; Foram incluídos 12.247 casos em 24 horas; 285.430 pacientes estão em acompanhamento (54,2%) e 211.080 pacientes estão recuperados. O Ministério da Saúde acrescentou na contagem desta segunda, mais 220 mortes que aconteceram nos últimos 3 dias. Além disso, segundo a pasta, há mais 4.412 casos suspeitos que estão sob investigação.
Na madrugada do último domingo (31), uma série de arrombamentos a estabelecimentos comerciais foi registrada na cidade de Brumado. O empresário Edmilson Aguiar, teve a sua loja arrombada. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que foi informado pela polícia ser a terceira vez que os meliantes envolvidos nas ações criminosas são presos. “Tocaram o terror na cidade. Diante dos altos impostos e dos compromissos sociais e financeiros que a gente tem com o Estado, a gente imagina que teria segurança. Infelizmente, não cabe só à polícia, é toda rede de segurança”, disse. O empresário também criticou duramente a determinação da justiça acerca da soltura dos presos por conta da pandemia. Vale salientar que não se trata de uma decisão da justiça local.
Para ele, a polícia está fazendo papel de bobo e brincando de gato e rato com os bandidos em função dessa decisão judicial “sem sentido”. “O pessoal de bem e que paga direitinho os seus impostos têm que ficar preso dentro de casa, vivendo esse terror de receber uma ligação de madrugada dizendo que o seu patrimônio foi arrombado. O sentimento é de indignação e revolta”, afirmou, acrescentando que a situação já está difícil, tendo em vista a crise econômica provocada em todo mundo pela pandemia. Por fim, o empresário endossou os apelos para funcionamento imediato do presídio, obra cuja execução envolveu recursos astronômicos do Governo do Estado, mas está parada. “Fica essa estrutura cara parada e a população à mercê dessa balburdia. A polícia está enxugando gelo. Deplorável”.
Com 37 casos confirmados e 1191 notificações suspeitas, a transmissão do novo coronavírus já é considerada comunitária na cidade de Brumado. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, ao site Achei Sudoeste. “Em qualquer local da cidade existe o risco de contaminação”, alertou. Ele reforçou que o Município está monitorando de perto todos os pacientes em tratamento, oferecendo o suporte necessário. No momento, conforme informou, três pacientes estão hospitalizados na cidade de Vitória da Conquista. “O Município de Brumado implantou o Pronto Atendimento Covid, que funciona 24 horas, da mesma forma que as UPAs. O paciente é atendido na urgência, mas passou de 24 horas esse paciente precisa de um destino. Ou ele vai pra casa continuar o tratamento no domicílio ou ele será internado em uma unidade clínica ou de terapia intensiva”, esclareceu. Dentro do fluxo criado no estado da Bahia, o secretário explicou que nenhum dos 21 municípios da microrregião possui estrutura para internação clínica e de UTI, tudo está concentrado na capital regional que é Vitória da Conquista. A decisão por concentrar esses pacientes em um local só consiste em evitar que os diagnosticados com o novo coronavírus infectem pessoas com outras enfermidades. “Não é que o Hospital Professor Magalhães Neto não tem estrutura, ele não foi planejado, dentro do fluxo criado para o novo coronavírus, para esse tipo específico de atendimento”.
A secretaria de saúde de Brumado divulgou mais um boletim epidemiológico na noite desta segunda-feira (01) em relação a Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a pasta, 22 pacientes estão com o vírus ativo no município e seguem em tratamento. Somento hoje, seis resultados foram divulgados positivos. Três pacientes estão internados. Até o momento, 1191 casos suspeitos foram notificados para o vírus. 52 pessoas estão aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen). 254 pacientes testaram negativo. Dos 37 casos confirmados, 15 estão curados para a doença. Nenhum óbito foi confirmado. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
Uma paciente da cidade de Ituaçu deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, com um quadro de problema renal. Somente depois de seis dias na unidade, ela apresentou sintomas suspeitos da Covid-19 e acabou testando positivo para a doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, relatou que, assim que o resultado do teste saiu, o Município providenciou a sua transferência imediata para o Hospital Covid em Vitória da Conquista (veja aqui). “Estamos monitorando os nossos funcionários. Alguns fizeram o PCR, outros fizeram e vão fazer o teste rápido. Temos, no momento, seis profissionais com sintomas. O Município vem prestando total assistência aos nossos colaboradores, como também aos pacientes que tiveram contato com essa paciente”, salientou.
Com o passar das semanas, o agravamento da crise provocada pelo coronavírus e a instabilidade política fazem com que analistas do mercado financeiro revejam para baixo a previsão para a economia neste ano. Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 1º, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve apresentar uma contração de 6,25% – na última semana, a estimativa era de queda de 5,89%. Essa é a 16ª revisão seguida que os economistas fazem para o PIB. De acordo com a Veja, o brutal recuo no desenvolvimento da economia brasileira neste ano já deu as primeiras mostras no resultado do primeiro trimestre do PIB, divulgado na última sexta-feira pelo IBGE. A queda de 1,5% de janeiro a março mostra o impacto da pandemia em uma economia em recuperação. Isso porque o primeiro caso de coronavírus no país foi registrado no fim de fevereiro e as medidas de distanciamento social, com o fechamento de comércios e serviços aconteceram na segunda quinzena de março. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, já são mais de 524 mil casos e 29 mil mortes confirmadas. A crise do coronavírus atingiu o país no ano em que se esperava uma reação da economia, que dava sinais de recuperação da crise vivida entre 2015 e 2016. No início do ano, quando a pandemia do coronavírus estava concentrada na China e não se sabia ao certo quando e como chegaria ao Brasil, os especialistas estimavam crescimento econômico para este ano na casa de 2,3%. Com o pior resultado dos últimos dez anos estimado para 2020, no contexto da crise anterior, esta década caminha para ser a pior década perdida da economia brasileira.
Um oficial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, foi diagnosticado com a Covid-19, o novo coronavírus. O policial estava atuando nas fiscalizações em apoio à Vigilância Sanitária para fazer valer as exigências contidas nos decretos municipais de flexibilizações do comércio. O secretário de saúde Cláudio Feres assegurou ao site Achei Sudoeste que o Município está prestando total suporte ao PM e a sua família, bem como a todas as pessoas que tiveram contato com o mesmo. “Já fiz contato com o Major Cabral, comandante da 34ª CIPM. Estamos organizando as testagens desses profissionais da segurança pública porque quem não foi infectado precisa voltar a campo. Todos estão assintomáticos. Mesmo assim vamos testar pra poder descartar a contaminação ou não”, frisou.
Em continuidade à Campanha Solidária, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) doou cerca de 150 cestas básicas a famílias carentes em Brumado. No último dia 29 de maio, moradores dos bairros Olhos D’água, Baraúnas, São José, Urbis 2, Urbis 3 e Bairro Bom Jesus foram os beneficiados. Para o comandante da 2ª CIPRv/Brumado, Coronel Mucyo Vasconcelos, o momento foi histórico para toda população que se sentiu abraçada por essa iniciativa. Com o lema: “Você Pode Se Aproximar Pela Solidariedade”, ao todo, a campanha arrecadou mais de sete toneladas de alimentos em dois meses, beneficiando diretamente 750 famílias da zona rural e urbana dos municípios de Brumado, Vitória da Conquista, além de instituições filantrópicas. Em Brumado, o coordenador da ação, Capitão Mota ressaltou a importância de trabalhar em uma ação dessa natureza. “Quem nunca teve a oportunidade de fazer uma doação não faz ideia da sensação que esse ato nos traz e é exatamente sobre essa sensação que estamos vivenciando hoje aqui em Brumado”, disse.
Um motorista de um carro de passeio morreu após bater de frente com uma carreta, na BR-101, na altura de Itamaraju, cidade do sul da Bahia, na noite de domingo (31). O condutor da carreta não teve ferimentos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no Km- 807, por volta das 20h50. As circunstâncias serão apuradas. Apesar disso, a PRF informou, com base em depoimentos de populares, que o motorista do carro consumia bebida alcoólica e que a batida ocorreu após ele invadir a contramão. Nas imagens, é possível ver que o carro de passeio ficou destruído, por causa do impacto. Após o acidente, a vítima ficou preso às ferragens e morreu em seguida, no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas não deu tempo de prestar socorro. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).
Um acidente ocorrido na tarde do último sábado (30), na zona rural do município de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, tirou a vida de um jovem de 16 anos e deixou outras duas pessoas feridas. O acidente ocorreu nas proximidades da Fazenda Lagoa da Pedra, onde duas motos se chocaram frontalmente. Com o impacto, o jovem Daniel Machado não resistiu aos ferimentos o veio a óbito ainda no local. O garupa que estava com ele sofreu alguns ferimentos e foi socorrido por terceiros à Unidade de Saúde São João Batista. Reinaldo de Souza Inácio, de 27 anos, condutor da outra motocicleta, foi socorrido pela equipe do Samu 192 e levado para Jânio Quadros, sendo conduzindo em seguida para Vitória da Conquista, em estado gravíssimo, onde se encontra internado no Hospital de Base.
Um motorista de 56 anos, apontado pela polícia como empresário, foi detido após ser flagrado com uma pistola e dezenas de munições na BR-110, altura de Jeremoabo, no norte da Bahia. Outros dois homens, que estavam no veículo, também foram detidos. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a polícia, o homem, que é empresário na cidade de Petrolina (PE), contou que procurava por um caminhoneiro que recebeu dinheiro para fazer o transporte de uma carga de madeira, mas que não tinha realizado o serviço. O flagrante ocorreu na noite de sábado (30), no Km-79. Conforme a PRF, agentes faziam fiscalização na rodovia, quando deram ordem de parada para o carro onde o empresário estava com mais dois homens. A pistola 380 e as dezenas de munições do mesmo calibre, parte delas distribuída em três carregadores, foi achada na cintura do empresário. O trio foi levado para delegacia para prestar depoimentos.
Na última sexta-feira (29), a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) deflagrou em Brumado uma operação que resultou em diversos celulares recuperados. Batizada de “Pegasus”, operação conseguiu recuperar cerca de seis dos dez celulares que haviam sido roubados. Os aparelhos foram devolvidos aos donos. Os policiais ainda investigam outros celulares que, possivelmente, estão com receptadores nas cidades de Ibicoara e Livramento de Nossa Senhora. A Polícia Civil ressaltou que é importante guardar o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity) do seu aparelho e incluir o mesmo nas ocorrências de furto/roubo.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, ministros e técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traçaram diferentes cenários junto a integrantes do Congresso Nacional para as eleições municipais que elegerão prefeitos e vereadores este ano. Originalmente marcadas para o mês de outubro, elas podem ser adiadas para que o primeiro turno ocorra em novembro e o segundo turno em dezembro. Outra hipótese discutida pelo TSE e por parlamentares é que haja datas diferentes em cada estado, a depender do risco a que os eleitores estarão expostos com o avanço da Covid-19. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, já se reuniu com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para debater o provável adiamento das eleições de outubro. A decisão final depende de mudanças na Constituição e caberá ao Congresso, que precisa votar as alterações de data à toque de caixa. Nas próximas semanas, políticos e integrantes do TSE esperam que haja um cenário mais definido para que possa bater o martelo sobre os dias exatos que milhões de brasileiros irão às urnas. Uma outra possibilidade aventada e defendida pelo ministro Barroso é que a votação seja realizada em dois dias, das oito horas da manhã às oito horas da noite. Se consolidada, esta alternativa diminuiria o risco de aglomerações nas seções de votação, mas geraria custo extra de 180 milhões de reais por dia, de acordo com cálculos do TSE obtidos pela Revista Veja. Também entre os cenários discutidos está a possibilidade de o primeiro turno ser realizado no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 6 de dezembro. Ministros do TSE são unânimes em defender que as eleições sejam realizadas ainda em 2020 para evitar a prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores.