Um caminhoneiro de 44 anos foi socorrido na manhã desta quarta-feira (03), na BR-030, em Brumado, com dificuldade de respirar e falta de ar. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o profissional é natural da cidade de Capoeiras, no Estado do Pernambuco e estava a serviço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado pelo próprio motorista. Ele foi encaminhado para o Centro de Atendimento Covid-19. De acordo com a secretaria municipal de saúde (Sesau) o paciente está entubado e deve ser transferido para uma unidade de saúde de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, especializada para atender pessoas infectadas com o novo coronavírus. Apesar dos sintomas para a Covid-19, ele já foi testado e o resultado do exame deve sair nas próximas horas.
Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina entre os dias 15 e 25 de maio por meio de formulários digitais com 2.808 profissionais, apontou que 84,5% dos médicos acreditam que a pior onda da Covid-19 ainda está por vir. A pesquisa, diz a entidade, tem o objetivo de mapear opiniões e condições de trabalho dos médicos brasileiros diante da pandemia do novo coronavírus. A pesquisa contou com 51,6% de homens e 48,4% de mulheres. Do total, 49% atuam em especialidades clínicas, outros 29% com especialidade cirúrgicas, 13% são pediatras, 5% trabalham com exames de imagem e 4% com psiquiatria. Há representantes de 24 estados brasileiros. Cerca de 47% fazem atendimentos no estado de São Paulo.
Na noite da última segunda-feira (01), o secretário municipal de saúde, Ricardo Alves, esteve presente na sessão da Câmara de Vereadores de Caculé, a 100 km de Brumado, cujo objetivo foi discutir o combate à Covid-19 na cidade. As informações são do Sertão em Dia. Durante a sua fala para esclarecer sobre as medidas propostas para continuar mantendo a cidade sem casos da doença, o secretário foi interrompido por vereadores que questionaram a presença do mesmo na casa legislativa. O vereador Jeovane Costa (PSB) chegou a dizer que o Secretário “é incompetente para o cargo”. Ao ser contido pelo Presidente da Câmara, Paulo Henrique (DEM), Jeovane se exaltou e o chamou de “moleque, molequinho”. Quem também se exaltou foi Manoel Inácio Teixeira, (PSB), que chamou Ricardo Alves de “puxa saco”. Após a sessão, o secretário disse que se sentiu desrespeitado, já que não pode levantar uma discussão saudável a respeito do tema. “A ofensa atinge também os profissionais da saúde de Caculé, que estão todos os dias dando o seu melhor na prevenção ao coronavírus. É lamentável”, afirmou. Alves espera que o caso seja levado à Comissão de Ética da Câmara Municipal.
Pacientes com complicações por causa da diabetes e que foram contaminados pelo novo coronavírus têm duas vezes mais risco de morrer, de acordo com um estudo divulgado pelo Diabetologia Thursday, uma publicação feita pela Associação Europeia de Estudos da Diabetes (EASD na sigla em inglês). O estudo analisou o estado de saúde de 1.300 pacientes diabéticos e com a Covid-19 em 53 hospitais da França entre os dias 10 e 31 de março. A maioria (89%) tem diabetes tipo 2, enquanto 3% sofrem da diabetes tipo 1 e o restante de outras formas da doença. A média de idade dos pacientes é de 70 anos. Os pesquisadores avaliaram a progressão dos pacientes durante uma semana e, após o período, 29% estavam utilizando um ventilador para respirar ou já haviam morrido. A conclusão indica que um a cada cinco diabéticos com Covid-19 precisam do auxílio dos ventiladores e um a cada dez chega à óbito por causa da doença – apenas 18% do grupo recebeu alta dos hospitais ao final do sétimo dia. As conclusões revelam que a diabetes é uma das condições de saúde que dão aos doentes um risco maior de desenvolver sintomas severos da Covid-19. Os pesquisadores disseram não encontrar relação entre os casos graves e idade, sexo, controle prolongado da glicose, complicações crônicas, pressão alta ou medicações incomuns. Apenas o excesso de peso, medido pelo índice de massa corporal (IMC), é um fator importante, que pode acarretar em uma complicação no caso do diabético com Covid-19.
A cidade de Ibipitanga, a 235 km de Brumado, confirmou, através de teste rápido, quatro casos positivos do novo coranavírus. As informações foram divulgadas pela secretaria de saúde do município, Eugênia Rocha. Em comunicado nas redes sociais, ela relatou que os quatro casos são de pessoas da mesma família. Todos estão assintomáticos e em isolamento domiciliar.
A Comissão de Ética da presidência da República decidiu na última terça-feira (02), por unanimidade, que Sérgio Moro não poderá advogar por seis meses, a contar da data em que ele deixou o governo, dia 24 de abril. O colegiado identificou potencial conflito de interesses na atividade. Como foi-lhe imposta a quarentena, Moro terá direito a continuar recebendo salário de ministro, de R$ 31 mil, durante o período. De acordo com o jornal o Globo, a comissão, entretanto, liberou Moro para dar aulas e ser colunista de uma revista.
Com 73 casos positivos do novo coronavírus, a cidade de Urandi, a 205 km de Brumado, também vive o drama de ter profissionais da saúde atingidos pela doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito do município, Dorival Barbosa do Carmo (PP), relatou que, no total, três mulheres profissionais da saúde foram infectadas no município. Uma delas desenvolveu um quadro um pouco mais grave, porém todas estão estáveis. “Hoje, temos no hospital uma técnica de enfermagem internada com o coronavírus. Ela é uma jovem obesa. Desenvolveu um quadro mais grave, mas está respirando sem a ajuda de aparelhos. Está estável do ponto de vista clínico. Optei em mantê-la internada os 14 dias por ser uma funcionária do próprio hospital e por ela ter pais idosos”, afirmou. O gestor informou ainda que o Município criou um centro de referência municipal para atendimento aos pacientes com síndrome gripal, onde existe uma estrutura específica para atendimento a pacientes com sintomas característicos do coronavírus. Nesse centro, segundo relatou, duas profissionais de saúde – técnica de enfermagem e enfermeira – também foram contaminadas. “São pessoas jovens. Elas foram colocadas em isolamento e nós estamos fazendo os contatos necessários. Apesar de fazerem uso dos equipamentos de proteção individual, ainda se contaminaram. Esse vírus é um inimigo invisível, difícil de combater. Acredito que só vai haver uma melhora, quando boa parte da população pegar e criar anticorpos”, avaliou. Atualmente, no Hospital Municipal foram montados dois leitos de semi-UTI com dois respiradores para atendimento a casos graves.
A secretaria de administração publicou normativa que limita a circulação de populares no prédio da prefeitura municipal de Brumado. Por telefone ao Achei Sudoeste, o secretário da pasta, João Nolasco, explicou que havia um excesso de pessoas circulando no prédio, formando algumas aglomerações, o que não condiz com o momento atual de enfrentamento ao coronavírus. “Algumas vinham ao paço parecendo que estavam em shopping e passavam de repartição em repartição apenas pra jogar conversa fora. Em alguns casos até atrapalhando o rendimento dos servidores. Nosso intuito é controlar esse tipo de fluxo desnecessário”, disse. Nolasco reforçou que a prefeitura continua o atendimento presencial ao público, porém restringindo a circulação. “Quem chegar na recepção vai informar pra que setor está se dirigindo e com quem irá falar. Após ser atendido, deixará o prédio, nada demais, apenas prevenção”, pontuou o secretário.
Após um oficial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, ter testado positivo para o novo coronavírus (veja aqui), todos os demais fizeram o teste e 31 não foram contaminados, ou seja, testaram negativo para a doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª CIPM, Major Mário Cabral, informou que, por precaução, o expediente foi suspenso na segunda-feira (29). “Todos os policiais que tiveram de serviço no dia nós fizemos o afastamento. Foram feitos hoje, aqui no quartel, os exames e, graças a Deus, todos os policiais testados deram negativo para o coronavírus”, afirmou. Diante do quadro, o Major assegurou o retorno dos soldados as suas atividades na 34ª CIPM. Sobre o oficial infectado, o comandante adiantou que o mesmo está se recuperando bem, seguindo todas as recomendações da secretaria de saúde em casa. “A PM e os profissionais da saúde são a linha de frente do combate à pandemia, então, estamos propensos a adquirir a doença. Fazemos de tudo para que não aconteça, mas, infelizmente, até pela nossa demanda de trabalho, fica complicado dizer que 100% dos policiais não vão pegar”.
Em boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (02) a secretaria municipal de saúde (Sesau) confirmou três novos casos da Covid-19, o novo coronavírus. No início da tarde, o primeiro caso positivo de hoje foi de uma técnica em enfermagem que trabalha no Hospital Professor Magalhães Neto (veja aqui). O número de pacientes positivados chegou a 40. No momento, 15 já foram curados e 25 continua o tratamento contra o vírus. A Sesau notificou 1259 casos suspeitos. 60 pacientes ainda aguardam o resultado do Laboratório Central (Lacen). Já 269 pessoas testaram negativo para a Covid-19. Três pacientes estão internados em unidades de saúde. Nenhum óbito foi confirmado. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
Empresários do setor de transportes organizam mobilização contra o reajuste das tarifas de pedágios, em discussão no governo. A informação é do presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transportes, Luís Baldez, que teve acesso a um parecer da Advocacia-Geral da União que abre caminho para reajustar as tarifas de pedágio. O setor já foi a Paulo Guedes pedir apoio para evitar o reajuste em plena calamidade pública provocada pela pandemia. Segundo a Veja, o tema será debatido nesta quarta em reunião virtual do Fórum Nacional da Indústria coordenado pela Confederação Nacional da Indústria.
A Portaria nº 121, publicada no Diário Oficial do Município de Brumado, nesta segunda-feira (01), dispõe sobre a identificação e eventual redimensionamento das atividades desempenhadas pelo denominado grupo de risco frente a Covid-19, o novo coronavírus. Na portaria, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) resolveu afastar os servidores públicos municipais que se enquadram nos grupos de risco do atendimento direto ao público. Estes deverão apresentar, nos dias 2 e 3 deste mês, requerimento junto à coordenação do setor em que trabalham, acompanhado de documento comprobatório da comorbidade que possui, solicitando a necessidade de deslocamento para outro setor. Para efeitos desta portaria, consideram-se grupos de risco: gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, pneumopatias (incluindo asma),cardiovasculopatias (incluindo hipertensão), distúrbios metabólicos (incluindo diabetes), transtornos neurológicos e do desenvolvimento, imunossupressão, nefropatias e hepatopatias, obesidade e pacientes com tuberculose de todas as formas.
Um estudo inédito revelou as três maiores aspirações do brasileiro na hora de se aposentar. Segundo a Pesquisa de Preparo para a Aposentadoria, em primeiro lugar está “viajar” (71%). Já o segundo e o terceiro desejos são “passar mais tempo com amigos e família” (63%) e “praticar novos hobbies” (60%). “As pessoas já estão prevendo a aposentadoria como uma fase ativa da vida. Desta forma, conciliar trabalho, mesmo que voluntário, com o tempo para atividades pessoais não são mutuamente exclusivos”, explica Leandro Palmeira, diretor de Pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, responsável pelo estudo. De acordo com a Revista Veja, a Pesquisa de Preparo para a Aposentadoria abrangeu 15 países. Foram ouvidas pessoas de Holanda, Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Polônia, Hungria, EUA, Canadá, China, Japão, Índia, Brasil, Turquia e Austrália.
A Prefeitura de Macaúbas, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclareceu detalhes do primeiro caso da Covid-19 registrado no município. Trata-se de um macaubense que passou pela UPA 24h e foi transferido para um hospital de Salvador, onde faleceu por causas não relacionadas à doença. Após o óbito, a unidade realizou a coleta para o novo coronavírus, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, dando ciência à pasta do resultado positivo. Segundo informou ao site Achei Sudoeste a secretária de saúde, Auricélia Medeiros, o paciente foi transferido com traumatismo craniano encefálico e sem sintomas do novo coronavírus. No mesmo dia, familiares próximos do paciente realizaram o teste rápido para Covid-19 e o resultado deu negativo. A vigilância epidemiológica vem monitorando as pessoas que compareceram ao sepultamento e que tiveram contato com familiares. Também estão sendo testados os profissionais de saúde do município que tiveram contato com o paciente, sendo todos negativos até o momento. Na nota, a secretaria salientou que não há indícios de que o paciente tenha sido infectado no município.
O grupo de hackers Anonymous Brasil vazou na noite desta segunda-feira (1º), criminosamente, no Twitter, supostos dados pessoais do presidente Jair Bolsonaro, seus filhos, ministros, empresário e politicos bolsonaristas. De acordo com o Tribuna da Bahia, o grupo Anonymous é um coletivo de hackers que atacam sites. Podem invadir e divulgar criminosamente arquivos na internet. Os hackers vazaram supostos dados cadastrais, como endereços e telefones pessoais e de vários contatos de familiares e outros, além de informações sobre suposto patrimônio dos atingidos. Pouco depois da publicação, a rede social apagou as postagens. O Twitter também baniu o perfil do Anonymous Brasil, por violar as regras da empresa. Entre as vítimas dos ataques do Anonymous estão o presidente, seus filhos (o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro); os ministros da Educação, Abraham Weintraub, a ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) e o empresário Luciano Hang, apoiador do governo. Douglas Garcia confirmou o vazamento de seus dados e acusou a ação criminosa dos hackers, em rede social. Ele disse que registrará boletim de ocorrência policial sobre a invasão. Carlos Bolsonaro confirmou o vazamento de seus dados. Ele acusou, numa rede social, “a turma pró- democracia” pelo vazamento, sem apresentar provas. Procurados, o Palácio do Planalto e o Ministério da Justiça ainda não se manifestaram.
Por volta de 20h da última sexta-feira (29), uma menina de 2 anos foi encontrada por policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) depois de passar mais de quatro horas perdida em um cafezal na zona rural de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a criança brincava com o cachorro de estimação na comunidade Riacho das Pedras, quando desapareceu por volta de 16h. A Brigada Voluntária Bravos também participou da ação. A criança foi encontrada perdida acerca de 800 metros de onde ela teria desaparecido. Ela foi entregue à família e está fora de perigo.
Um levantamento feito pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres apontou que em quatro estados brasileiros há sinais de que o contágio por coronavírus está em desaceleração. São a Bahia, o Ceará, Sergipe e Pernambuco. Desses quatro, o Ceará é o estado em que o vírus está diminuindo mais claramente, seguido de Sergipe e Pernambuco. Já a Bahia aparece como “incerto”, quando o índice de contágio fica entre a queda e o aumento. As informações são do jornal Estado de S.Paulo. Na semana passada, o governador Rui Costa havia dito que sinais mostravam que o coronavírus havia atingido o seu platô de contaminação, isto é, em um nível estável que normalmente precede a queda.
O brumadense Henrique Magalhães encontrou uma bolsa cheia de dinheiro nas proximidades da Caixa Econômica Federal (CEF), em Brumado. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ele fez um apelo para localizar o dono da quantia. “Em um momento de crise como esse, sei que a pessoa que perdeu esse dinheiro está precisando bem mais do que eu. Então, quero descobrir quem foi que perdeu”, disse. Como se pode ver no vídeo, trata-se de uma bolsa roxa pequena, que não tem nenhum documento, apenas os mais de R$ 1.500. “Se você perdeu esse dinheiro ou souber de alguém que perdeu, por favor compartilha e entre em contato com essa pessoa. Ou entre em contato comigo pelo Instagram (@henriquedemagalhaes) que o dinheiro vai estar todo aqui, da mesma forma que eu achei”. O vídeo está sendo bastante compartilhado e a população local está aplaudindo a boa-fé de Henrique em buscar encontrar a dona da bolsa.
Em função do aumento expressivo de casos da Covid-19 na cidade de Brumado, a Secretaria de Saúde tem reforçado os apelos para que a população redobre os cuidados com as medidas de higiene e segurança para prevenção à doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que a pasta entrará em contato com os presidentes de associações rurais para essa mobilização. Para ele, os líderes comunitários têm um papel fundamental nesse momento de crise para orientação dos moradores nas comunidades, onde, em muitos locais, não há sinal de telefonia móvel para contato com a Central de Informação da Covid-19. “Precisamos envolver toda sociedade para nos ajudar. Isso é uma guerra contra um vírus. Todo mundo tem que ajudar e colaborar”, afirmou. Agora mais do que nunca, segundo frisou, a população deve redobrar os cuidados com o uso da máscara e do álcool gel, isolamento e distanciamento social, lavar as mãos com frequência, bem como todas as demais medidas sanitárias preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Levantamento nacional do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 65,3% dos brasileiros são favoráveis ao adiamento das eleições municipais de outubro para novembro ou até dezembro. Os que são contra a mudança da data somam 28,7% e 6% não opinaram. Norte e Centro-Oeste, com 68%, são as regiões onde o clamor pelo adiamento do pleito é mais forte. De acordo com a Veja, o levantamento foi concluído nesta semana. O instituto ouviu 2.280 habitantes nas 27 unidades da federação.
O coordenador do Setaf na cidade de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, tem aconselhado os produtores rurais de que não é conveniente que os mesmos façam a sua inscrição para recebimento do auxílio emergencial, do Governo Federal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ataíde afirmou que todas as entidades de apoio à agricultura familiar têm se manifestado nesse sentido. “Ele tem a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), ele é agricultor. Colocando no sistema como autônomo, é muito perigoso, pode levar até ao cancelamento da sua própria DAP. E isso impedir que o agricultor seja aposentado, porque a DAP hoje é o maior documento que existe para o agricultor fazer a sua aposentadoria”, explicou. O órgão, segundo frisou, tem solicitado dos senadores que aprovem a concessão do benefício ao agricultor familiar, que também tem sido muito prejudicado com o cenário atual. “O projeto de lei que dava condição ao agricultor de participar do abono emergencial foi vetado pelo presidente. Agora, o projeto está voltando para o congresso fazer a análise novamente e nossa expectativa é de que a casa rejeite o veto do presidente, fazendo a promulgação da lei e dando direito ao agricultor”, reiterou. Portanto, o coordenador frisou que a orientação do Setaf é de que os agricultores aguardem a promulgação do senado antes de se cadastrarem para o auxílio emergencial.
O presidente do Democratas, em Brumado, e pré-candidato a prefeito, Fabrício Abrantes, protocolou ofício junto a Câmara de Vereadores, reivindicando a ampliação da Licença Maternidade para seis meses, direito que foi reduzido para quatro meses por iniciativa do atual prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), por meio da Lei nº 1.194, de 23 de março de 2017. Segundo Abrantes, a proposta partidária e da bancada de vereadores do Democratas é retomar o direto das gestantes, servidoras municipais, ao gozo de licença maternidade de 180 dias e estender o mesmo direito às servidoras adotantes, tendo em vista que as Leis nºs 1.212/1999 e 1.642/2011 garantem o direito apenas para as mães gestantes. Fabrício afirma que é necessário, ainda, revogar por inteiro a previsão de afastamento das servidoras durante a jornada de trabalho de uma hora para amamentar o filho até os seis meses, por perda da eficácia, tendo em vista que o afastamento proposto será integral por 180 dias. No ofício, Abrantes solicita audiência com o poder legislativo para ampliação da discussão do tema.
Os anúncios de flexibilização das medidas de isolamento contra a Covid-19, feitos em vários estados, estão ocorrendo na época em que há maior circulação de vírus respiratórios no país, segundo séries históricas do InfoGripe, sistema de monitoramento da Fiocruz. Avaliando os dados dos últimos anos considerados "regulares" (período de 2010 a 2015 e o ano de 2017), a incidência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que está associada à circulação dos vírus respiratórios, costuma ser maior exatamente nesta época na maior parte do país. A incidência representa o número de casos de uma doença para cada 100 mil habitantes de uma determinada região. Para entender padrões de circulação de vírus respiratórios, o país é classificado em quatro “regionais”: norte, sul, central e leste. Os períodos de maior ou menor circulação coincidem com características climáticas, explica Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.
Uma técnica em enfermagem que trabalha no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, testou positivo para o novo coronavírus. O secretário de saúde Cláudio Soares Feres acabou de confirmar o novo caso da doença ao site Achei Sudoeste. Agora, o município tem 38 confirmações do vírus, sendo que 15 pacientes estão curados. De acordo com Feres, o exame foi realizado via teste rápido. A servidora pública está afastada e cumpre isolamento domiciliar. Este é o segundo caso registrado de funcionária da unidade com o vírus. O primeiro foi de uma enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (veja aqui). A secretaria de saúde montou uma força-tarefa para monitorar todos os profissionais da área (veja aqui).