O município de Brumado confirmou mais três casos da Covid-19, o novo coronavírus, na noite deste sábado (06). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, quatro pacientes estão internados em unidades especializadas da doença. O número de confirmados com o vírus chegou a 50, sendo que 22 já foram curados e 28 estão em tratamento. As notificações suspeitas somam 1401. No momento, 76 ainda aguardam resultado laboratorial e 320 já foram descartados. De acordo com a Sesau, as notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a secretaria de saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 99961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos!
O número de beneficiários do Bolsa Família, programa assistencial do governo federal, caiu em 25% na Bahia, com relação ao ano de 2019. A queda é um reflexo das reduções do benefício na região Nordeste: -1,26%. Na quinta-feira (4), o governo federal informou que transferiu R$ 83,9 milhões de recursos do programa Bolsa Família para a comunicação institucional do Palácio do Planalto, sob a alegação de baixa execução do programa. Segundo a portaria, assinada pelo secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, o recurso seria destinado ao Bolsa Família na região Nordeste. No total, são cerca de 100 mil baianos que vivem em situação de vulnerabilidade social e perderam o auxílio do programa.
Um homem de identidade não divulgada, foi baleado na madrugada deste sábado (06), dentro sua residência, no bairro São Jorge, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o crime foi registrado na Avenida Rio do Antônio. De acordo com testemunhas, quatro homens chegaram em duas motocicletas e pularam o muro, arrombaram a residência e deflagraram diversos tiros de arma de fogo na vítima. Ao perceber a presença de desconhecidos, o morador da casa tentou fugir, mas não obteve êxito e foi baleado. Ele morava sozinho no local. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) socorreu a vítima em estado grave para o Hospital Professor Magalhães Neto. A unidade ainda não divulgou um boletim sobre o estado de saúde do paciente. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para investigar o caso. Esta foi a segunda tentativa de homicídio registrada no município em menos de 8 horas. O primeiro crime ocorreu no bairro Santa Tereza (veja aqui).
Parte do comércio de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, voltou a funcionar na última segunda-feira (1º). A medida, que faz parte da primeira etapa de reabertura, já tem registrado momentos com ruas movimentadas e pontos com aglomeração de pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem avaliado todos os dias os números da Covid-19 e o comportamento da população diante da reabertura do comércio. Segundo o órgão, as medidas estão sendo seguidas. “Nós estamos seguindo com toda a avaliação. Percebemos que, tanto a comunidade como os comerciários, conseguiram seguir o plano de contingência com a reabertura do comércio. Conseguimos, assim, fazer com que a comunidade abraçasse, usando máscaras, com as medidas de higiene e usando álcool em gel. Os comerciantes também vêm seguindo todos os protocolos estabelecidos”, disse Ramona Cerqueira, secretária municipal de saúde. De acordo com o G1, o comércio anda bem movimentado desde o início de sua reabertura parcial. Aos poucos, a população vai entendendo que adotar hábitos de higiene, usar a máscara, são medidas mais do que necessárias nesse momento. Mesmo assim, a taxa de isolamento social vem caindo na cidade. Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, a taxa de isolamento social em Vitória da Conquista está em 36,3%.
Um homem foi alvejado com vários tiros na noite desta sexta-feira (05), na Travessa Maria Cardoso, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. Segundo informou testemunhas ao site Achei Sudoeste, um homem gordo chegou ao local e efetuou diversos disparos de arma de fogo. Após o crime ele teria saído tranquilamente pilotando a sua motocicleta. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia realiza rondas por todo o município, na tentativa de localizar ao autor do crime. A motivação ainda é desconhecida.
A cidade de Brumado confirmou mais três casos positivos da Covid-19, o novo coronavírus, além de um óbito (veja aqui) e quatro pacientes internados em unidades especializadas da doença. O número de confirmados com o vírus chegou a 47, sendo que 18 já foram curados e 29 estão em tratamento. As notificações suspeitas somam 1384. No momento, 103 ainda aguardam resultado laboratorial e 294 já foram descartados. De acordo com a Sesau, as notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a secretaria de saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 99961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos!
O programa jornalístico idealizado por este site, o Achei Sudoeste no Ar, passará a ser exibido de segunda a sexta-feira pela Rádio Alternativa FM 97,9. O acordo, firmado nesta sexta-feira (05), inclui o Achei Sudoeste no Ar na programação das sextas-feiras da emissora. O programa jornalístico, que entrou no ar no dia 20 de agosto de 2018, é líder de audiência e referência no jornalismo via rádio no sudoeste da Bahia. Apresentado pelo repórter Lay Amorim, o programa traz as principais notícias da região, bem como diversos quadros, sendo bastante dinâmico e interativo. O jornalístico vai ao ar das 17h às 18h, com transmissão online em tempo real pelo site Achei Sudoeste. Alcança mais de 70 municípios das regiões Sudoeste, Chapada Diamantina e Norte de Minas Gerais. “Após quase dois anos de nosso jornal pela Rádio Alternativa FM, conseguimos ampliar a nossa programação na grade da emissora. Continuaremos realizando um jornalismo sério, dinâmico e imparcial”, comemorou Kauê Souza, diretor do Achei Sudoeste.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez uma série de críticas ao governo Bolsonaro e admitiu que não vê possibilidade de realizar o Carnaval em 2021. Ele também criticou o movimento de flexibilização do isolamento social justamente no momento de pico da pandemia do novo coronavírus. Segundo o gestor, “não dá para imaginar show com 50 mil, 30 mil pessoas, como a gente costuma ver”. “Não é possível o poder público autorize isso. Não acho que, em nenhum lugar do mundo, será autorizado. Não vejo como autorizar evento de massa com o vírus circulando. A não ser que a gente queira que mais cinco mil, dez mil pessoas morram para a gente fazer uma festa de Carnaval”, declarou.
Na noite desta quinta-feira (04), o boletim epidemiológico emitido pela secretaria de saúde de Caetité, a 100 km de Brumado, mostrou que a cidade registrou mais dois casos da Covid-19, totalizando 11 pessoas infectadas. Cinco pacientes estão curados e seis ainda ativos. No boletim, ainda são apontados que 03 casos aguardam resultado e 524 pessoas estão sendo monitoradas. A secretaria não informou que Caetité já apresenta transmissão comunitária.
O plenário do Senado aprovou nesta sexta-feira (05) um projeto de lei que prevê o uso obrigatório de máscaras de proteção para circulação em espaços públicos ou privados, mas acessíveis ao público. A obrigatoriedade vale durante a vigência das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. A determinação do Projeto de Lei 1562/2020 vale também para o transporte público, como ônibus, metrôs, táxis, carros de aplicativos e aviões. Quem não usar a máscara será multado. Agora, o projeto volta para nova apreciação da Câmara. Durante a sessão, foi acolhida a emenda do senador Carlos Fávaro (PSD-MT) que propõe critérios da multa para quem não usar a máscara. O valor a ser definido deve considerar se houve reincidência ou se a infração ocorreu em ambiente fechado.
A cidade de Mortugaba, a 196 km de Brumado, confirmou o primeiro caso do novo coronavírus. Na noite desta quinta-feira (04), a prefeita Rita de Cássia (PDT) confirmou a contaminação. Trata-se de uma pessoa que havia chegado do estado de São Paulo há 8 dias. De acordo com o Sertão em Dia, a prefeitura informou que mais pessoas da mesma família estão sendo monitoradas. “Não há transmissão comunitária no município. Os 04 casos suspeitos são da mesma família e vieram juntos de São Paulo, utilizando o mesmo veículo. Todos estão em isolamento social, foram identificados e submetidos aos testes assim que entraram no município e, desde então, estão sendo monitorados pela equipe de saúde”, relatou.
Um homem foi preso após ser flagrado por policiais recebendo uma encomenda de papel moeda, em Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, na quinta-feira (4). A informação foi confirmada pela Polícia Civil. Segundo a polícia, o homem confessou, durante o flagrante, que comprou o material através da internet. O papel seria usado para a produção de dinheiro falso. O homem foi preso e levado para a delegacia da cidade, onde está à disposição da Justiça. O caso será investigado pela Polícia Federal.
Em boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (05), a Secretaria de Saúde divulgou cinco novos casos da Covid-19 em Guanambi, a 141 km de Brumado, totalizando 52 pessoas contaminadas. 22 pacientes já estão curados e 30 permanecem ativos. Não há pacientes com sintomas graves, nem tampouco foi registrado óbito. Até o momento, 03 profissionais de saúde foram infectados.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Urandi, a 205 km de Brumado, mais 10 novos casos da Covid-19 foram registrados. O total de pessoas contaminadas chegou a 89 – 68 já estão curadas. O município registrou duas mortes, uma mulher de 72 anos e um homem idoso. Com uma população de 17 mil habitantes, Urandi é considerado o epicentro da doença na região sudoeste. Para o prefeito Dorival Barbosa do Carmo (PP), o vírus chegou à cidade através dos trabalhadores de uma empresa de linha de transmissão de energia.
O secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, confirmou a primeira morte por Covid-19, o novo coronavírus no município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de uma mulher de 50 anos de idade, cuja identidade não foi divulgada. A paciente deu entrada no Centro de Atendimento do Covid-19 no último domingo (31) e veio a óbito na segunda-feira (01). De acordo com a secretaria de saúde, ela era diabética, hipertensa e obesa.
Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) abordaram dois veículos parados no acostamento, ambos com carga de madeira. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, durante a inspeção, a polícia constatou que se tratava de madeira nativa e que os motoristas não estavam de porte dos documentos necessários para a carga do material. Os veículos e os condutores foram apresentados na delegacia para os procedimentos legais.
Nesta quinta-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso da Covid-19 em Carinhanha, na região do São Francisco. Trata-se de um homem de 46 anos, morador do Povoado de Angico, com histórico de viagem recente à cidade de Vitória da Conquista. O secretário municipal de saúde, Alvacir Brito, informou ao Mais Agora, que o homem possui um câncer no esôfago, já em estágio avançado. O diagnóstico foi feito no Hospital Nova Aliança, em Guanambi, onde o paciente esteve para realização de um procedimento médico. Como relatou sintomas característicos da doença, ele foi submetido ao teste rápido. O pedido de regulação do homem para um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) já foi realizado e novas medidas de prevenção à propagação do vírus devem ser promovidas em Carinhanha.
Devido ao descumprimento das medidas de isolamento recomendadas pela Secretaria de Saúde de Brumado aos pacientes contaminados pelo novo coronavírus, o Ministério Público Estadual (MPE) requisitou a instauração de inquérito policial para investigação de um caso concreto, cujo nome do investigado não foi divulgado. A Primeira Promotoria de Justiça de Brumado salientou que se trata de crime contra a saúde pública expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente e de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. “A situação da pandemia em Brumado tem-se agravado diariamente, muito por conta do desrespeito dos cidadãos às recomendações das autoridades sanitárias. (...) toda a população deve colaborar na redução das taxas de contágio, cumprindo as determinações do Poder Público, e atentando para a observância das recomendações”, destacou o MP, em comunicado. Novos casos de desobediência ao isolamento poderão ser objeto de requisição de instauração de investigação policial para a responsabilização criminal. Caso a população saiba de qualquer pessoa que esteja com suspeita de contaminação pelo coronavírus e, apesar de te recebido a determinação de distanciamento social, esteja descumprindo-a, poderá comunicar o fato à Secretaria de Saúde ou pelo e-mail [email protected].
Uma roça com 76 mil pés de maconha foi encontrada pela polícia, na quinta-feira (4), no povoado de Caixão, zona rural do município de Campo Formoso, no norte da Bahia. A plantação era irrigada por gotejamento, através de dois poços artesianos movidos a geradores alimentados por combustível e placas de energia solar. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a “Operação Terra Limpa”, realizada por equipes da 54a CIPM (Campo Formoso) e da Cipe Caatinga, queimou a plantação, que tinha 63 mil pés grandes, prontos para a colheita, e 13 mil mudas. A SSP-BA destacou que a roça, que foi incinerada, renderia 12 toneladas de maconha. Mudas foram retiradas e encaminhadas para a Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, que investigará o dono da plantação. No local também havia três grandes acampamentos, sendo dois usados como dormitórios com várias redes, e duas sementeiras grandes.
O boletim epidemiológico das arboviroses, divulgado nesta quinta-feira (04), mostra que a cidade de Brumado possui 343 casos confirmados de dengue, sendo que 15 pacientes apresentam sintomas graves da doença. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, houve um aumento de 49 casos com relação ao último boletim. 538 casos ainda estão sendo investigados. Ainda segundo o boletim, também foram confirmados: 15 casos de zika vírus e 7 de Chikungunya. Os bairros com maior número de casos são: Dr. Juracy, Malhada Branca, Olhos D’água e Santa Tereza.
Pesquisadores do Brasil que desenvolvem uma vacina contra o coronavírus Sars-Cov-2, o vírus responsável pela doença Covid-19, anunciaram que o estudo entrou em uma nova fase pré-clinica. A imunização, que segue um modelo diferente do empregado em outros países será testada em camundongos. O projeto é liderado por cientistas da Faculdade de Medicina da USP e pelo Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor). A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Após esta fase dos estudos chamados "pré-clínicos", os pesquisadores poderão começar a testar a vacina em voluntários humanos. É neste momento que se identifica qual é a concentração capaz de introduzir uma resposta rápida e duradoura do sistema imunológico da vacina em animais. “Já conseguimos desenvolver três formulações de vacinas que estão sendo testadas em animais. Em paralelo, estamos formulando diversas outras para identificar a melhor candidata”, disse Gustavo Cabral, pesquisador responsável pelo projeto à agência Fapesp. As partículas usadas na vacina são induzidas a carregar fragmentos do novo coronavírus e, assim, gerar uma resposta do corpo humano com segurança. O modelo escolhido pelos brasileiros é diferente de outros internacionais que usam as vacinas baseadas fundamentalmente em mRNAm (RNA mensageiro). Esse modelo deve demorar mais tempo e leva em conta uma multiplicidade de fatores que faz com que muitas vezes a vacina obtida não seja eficaz. Há desenvolvimento de vacinas em andamento nos Estados Unidos, na Alemanha, na Austrália e na China.
De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade de Jequié possui 440 casos confirmados da Covid-19, 1125 notificações suspeitas, 1533 pessoas em isolamento domiciliar, 16 óbitos, 157 pacientes recuperados e 23 aguardando resultado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Vítor Lavinsky, ponderou que, apesar dos números serem significativos, a cidade tem conseguido fazer o achatamento da curva de propagação do vírus. O Município adotou, segundo frisou, diversas medidas restritivas de isolamento social, dentre as quais: o fechamento de diversas ruas a fim de dificultar a livre circulação dos carros, a implantação do toque de recolher das 17h às 5h, a desinfecção de espaços públicos e a realização de barreiras sanitárias 24 horas na BR-116. Com 89% dos leitos de UTIs e 79% dos leitos clínicos ocupados, o secretário descartou qualquer possibilidade de flexibilização de funcionamento do comércio local. “Ainda não é o momento”, avaliou.
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 4, a realização virtual das convenções partidárias para a escolha dos candidatos que disputarão as eleições municipais previstas para outubro deste ano. A decisão ocorre em razão da pandemia do novo coronavírus. O TSE respondeu a uma consulta feita pelos deputados federais Hiram Manuel (PP-RR) e Célio Studart (PV-CE), e pelo partido Republicanos. De acordo com a decisão, as legendas terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem necessárias para as convenções. De acordo com o calendário eleitoral, as convenções deverão realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Na avaliação do relator do caso, o ministro Luís Felipe Salomão, negar a adoção do formato virtual equivaleria a ignorar a realidade enfrentada pelo país no combate à Covid-19. “Diante do calendário eleitoral, poderia inviabilizar etapa imprescindível à concretização de eleições democráticas e transparentes”, afirmou. A pandemia de coronavírus pode causar o adiamento das eleições. Como a Revista Veja mostrou, o pleito pode ser adiado para que o primeiro turno ocorra em novembro e o segundo turno em dezembro. Outra hipótese discutida pelo TSE e por parlamentares é que haja datas diferentes em cada estado, a depender do risco a que os eleitores estarão expostos com o avanço da Covid-19.
A Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semar), juntamente com o Exército, garantiu o retorno da Operação Pipa ao município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da Semar, Márdio Davi Alves, explicou que o meio rural já estava sofrendo com a escassez de água potável e a operação vem para suprir essa demanda. Segundo o diretor, a prefeitura gasta em torno de R$ 24 por mês para comprar a água da Embasa e distribuir nas localidades rurais com maior necessidade. “A gente faz tudo pra que essa água chegue à população mais carente, onde não existe água encanada”, frisou. No momento, 280 comunidades estão sendo assistidas com a operação. Especialmente em meio ao combate ao novo coronavírus, Márdio salientou que a zona rural não pode ficar sem água.
Na quarta-feira (3), um homem foi detido por tráfico de drogas no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista, sudoeste do estado. Na ação, uma adolescente de 12 anos, que estava junto com o suspeito, foi apreendida. Segundo informações da Polícia Militar, guarnições da 78ª CIPM realizavam rondas no bairro, quando notaram nervosismo por parte do suspeito, que foi abordado pelos policiais. Com ele, foram encontradas 21 embalagens de maconha, dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 65. De acordo com o G1, na ação, o homem, a adolescente e as drogas foram conduzidos para a delegacia da cidade. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.