De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde neste domingo (14), 28 pacientes estão com a Covid-19, o novo coronavírus ativo no município de Brumado e seguem em tratamento. A cidade registra 84 casos confirmados da doença com 53 pacientes curados. Quatro pessoas estão internadas e três já foram a óbito. O último foi registrado neste domingo (veja aqui). Até o momento, 1613 casos suspeitos notificados, sendo que 446 foram descartados para o vírus. 34 pacientes ainda aguardam o resultado do Laboratório Central (Lacen).
A ex-deputada estadual Virginia Hagge (MDB), 56 anos, morreu neste domingo (14) na cidade de Salvador. Natural da cidade de Itapetinga, no sudoeste baiano, a filha do ex-prefeito Michel Hagge, a professora Virginia já ocupou importantes cargos no município, a exemplo de secretarias de governo e vereadora. Ela é mãe do atual prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB). A causa da morte não foi divulgada. A Prefeitura de Itapetinga, emitiu nota de pesar pela passagem da ex-deputada. “É com imenso pesar que informamos o falecimento de Virgínia Hagge. A ex-vereadora e ex-deputada deixou o nosso convívio para um descanso sereno e em paz. A família perde uma filha, uma mãe, uma irmã e uma avó sem igual. O estado perde uma política atuante, envolvida nas questões mais elementares. Itapetinga perde um exemplo de mulher, de vereadora e, principalmente, de alguém que se dedicou a auxiliar no desenvolvimento deste município. Resta-nos a saudade, o luto e todo o seu legado. Resta-nos a sua história, a sua trajetória, o seu exemplo. Resta-nos o desejo de uma boa partida como ela merece. Obrigado por tudo. Siga em paz, Virgínia Hagge”.
Uma mulher foi detida na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, no final da manhã do último sábado (13), por tentativa de homicídio ao seu próprio companheiro. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado na Avenida Nelson Leal, nas proximidades da agência da Previdência Social. Ainda de acordo com a polícia, a vítima foi atingida com uma perfuração de canivete na região da barriga. A companheira da vítima confirmou o crime para a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Ela alegou que agiu em legítima defesa, já que seu companheiro, o havia agredido com um tapa no rosto. O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h). Já a mulher, apresentada na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde foi presa em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio.
Um homem identificado como Edivan Antônio da Costa morreu na noite do último sábado (13) vítima de um acidente de trânsito, na BA-148, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, após ser informada por populares uma guarnição se dirigiu ao local, sendo o óbito constatado pela equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele conduzia sua motocicleta na rodovia, quando testemunhas ouviram um barulho e ao averiguar encontrar o motociclista morto. As causas do acidente ainda são desconhecidas. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência e controlou o trânsito no local. O Departamento de Polícia Técnica realizou a perícia. O corpo de Edivan foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.
A cidade de Brumado chegou ao 3º óbito por conta da Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste, na manhã deste domingo (14), pelo secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres. De acordo com ele, trata-se de um paciente de 61 anos de idade, hipertenso e cardiopata. O paciente morador da comunidade de Lagoa Funda, zona rural de Brumado, estava internado no Hospital das Clínicas de Conquista (HCC). O segundo óbito havia sido confirmado na quarta-feira (veja aqui). Até o último sábado (13) a cidade tinha registrado 81 casos confirmados da Covid-19 e 1.596 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 27 pacientes em tratamento e 52 recuperados. No momento, 45 ainda aguardam resultado laboratorial e 429 já foram descartados.
A Bahia chegou a 1.069 mortes por Covid-19. O estado registrou, neste sábado (13), mais 1.123 casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 35.788 casos confirmados de Covid-19. Do total de pacientes infectados, 15.279 estão recuperados. Ainda no boletim, a Sesab aponta que 19.440 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 5.093 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados ocorreram em 352 municípios do estado. O boletim epidemiológico ainda registra 50.969 casos descartados e 100.211 em investigação em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16h deste sábado.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, foi diagnosticado com coronavírus neste sábado (13). Segundo a Prefeitura, o teste positivo veio depois de exame de rotina. Ele passa bem, não apresenta sintomas e recebeu recomendação de seu médico, Davi Uip, para permanecer trabalhando em casa e em observação pelos próximos dias. Covas afirmou que não vai se licenciar do cargo. “Depois de 4 testes negativos, hoje, infelizmente, testei positivo para a Covid-19. A orientação é ficar dentro de casa, já que não tenho sintomas, e não há necessidade de me licenciar do cargo de prefeito. Vou poder continuar a me reunir de forma online. A expectativa é a de que eu fique aqui por 10 dias”, disse.
O Brasil teve 890 novas mortes registradas em razão do novo coronavírus nas últimas 24 horas, aponta levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde. Com isso, são 42.791 óbitos pela Covid-19 até este sábado (13). Veja os dados, consolidados às 20h: 42.791 mortes; eram 41.901 até as 20h de sexta-feira (12), uma diferença de 890 óbitos; 850.796 casos confirmados; eram 829.902 até a noite de sexta. Apenas Roraima não divulgou os dados a tempo de entrar no balanço.
“Os livros são asas para quem quer voar, são pão vivo para quem tem fome metafórica, são lamparinas que iluminam os caminhos dos que acreditam que podem ir além”. É assim que a professora natural de Caculé, a 100 km de Brumado, Maria Angélica Rocha Fernandes, define sua paixão pelo ensino e pela leitura. Oriunda de escola pública, encontrou na educação uma oportunidade de melhorar de vida e, mais que isso, de tornar-se exemplo para a juventude, em especial para a filha que no próximo mês fará 13 anos. “Quero que minha filha se orgulhe da mãe, que tantas vezes a deixou em prol da educação”. Antes de ser mãe, a professora Angélica como é conhecida por muitos, já era educadora. Tudo começou em 1994, quando ela se formou em Letras, pela Universidade Estadual da Bahia, (Uneb), Campus de Caetité. Ao se formar, passou a ensinar em sua cidade, no ensino fundamental. E em 1998 começou a atuar na rede estadual, no Colégio Norberto Fernandes, por meio de um concurso público, no qual obteve primeira colocação. Para a docente que também atua na Uneb de Brumado desde 2004, a burocracia é um dos grandes problemas na educação. “Em todos os âmbitos e setores, somos ‘mandados’ muitas vezes por indivíduos que desconhecem a realidade de uma sala de aula, que burocratizam o que desconhecem”, desabafa. A longa experiência como docente, orientadora e inspiração para muitos alunos caminha junto com os estudos. Angélica não parou na graduação.
Em 2014 se tornou Mestre em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFES). Concluiu o curso de Arte na Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI), em 2017 e nesse mesmo ano iniciou o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. A mulher de “quase 50 anos”, como brinca, considera uma ousadia continuar a estudar. Para ela, essa é a melhor maneira de alcançar também, a liberdade de escolha. “Ser provedores das nossas vidas, sem precisarmos trocar nossa dignidade por qualquer coisa, esse é o meu maior orgulho”. Orgulho é o que Angélica é para a educação em Caculé. Com dois livros, sendo um deles publicado em 2017, com o título “Práticas e vivências na Educação de Caculé”, ela tem publicação em mais de 18 livros, diversos artigos, contos e poesias. Além disso, apaixonada por literatura e pelas obras do escritor Jorge Amado, já levou o nome da cidade por seis vezes a uma revista internacional. A última publicação na SG MAG de Porto em Portugal, é de março deste ano. Mais do que para ter um currículo extenso, a professora enxerga seus textos em terras lusitanas como motivo de alegria, porque é uma forma de se eternizar. “Quem escreve não morre”, afirma. Para ela, a literatura tem o poder de levar a cultura baiana para outras terras. “Autores como Jorge Amado e Dias Gomes levaram nossas histórias e cultura para lugares incontáveis do mundo, tanto no impresso, quanto nas telenovelas”. Quando perguntamos qual é a mensagem de incentivo para os jovens, a educadora não hesita em dizer: “a educação é uma forma de oportunizar a ascensão social, minha prática mostra que é possível pobres chegarem aonde quiserem”. Ela ainda acredita que a leitura e a arte têm o poder de ir além do material, “as artes, de um modo geral, salvam da ignorância”, conclui.
A Só Legal Produções divulgou um vídeo na noite do último sábado (13) e deixou a população regional eufórica. Por conta da Covid-19, o novo coronavírus, em 2020, o tradicional Forró do Sítio Novo não foi realizado na cidade de Brumado e já é muito desejado para 2021. O evento é o mais aguardado durante o período junino no sertão baiano. A produtora da festa fez uma campanha para que todos se cuidem e evitem aglomerações para evitar a contaminação e propagação da doença no município. “Estamos preparando um evento único que contará algumas das maiores e melhores atrações musicais do Brasil. Até esse grande momento chegar, a gente conta com sua compreensão e agradecemos a você que, já há mais de 10 anos, colabora para que o Forró do Sítio Novo seja o evento junino mais aguardado do nosso sertão. Então, vamos combinar assim: nesse ano, em nome da prevenção, todos nós nos cuidamos. E, no ano que vem, a gente se encontra para fazer um evento inesquecível, para matar a saudade e “forrozear” até a festa acabar. Em 2021, tudo novo. Uma nova história, ainda maior e melhor para você!”, disse a Só Legal Produções.
O geólogo e empresário João Carlos de Castro Cavalcanti, o JC, anunciou que pesquisas indicam a existência de jazidas de alumínio e cobalto na região de Caculé, a 100 km de Brumado. Segundo o presidente da CVP-BA (Companhia Vale do Paramirim), a exploração do minério deverá gerar cerca de 14 mil empregos na região, que envolve as cidades de Caculé, Licínio de Almeida e Caetité. De acordo com o Informe Cidade, nascido em Caculé no final da década de 40, JC se formou pela Escola de Geologia com extensão em Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se tornou um dos maiores nomes no ramo de exploração mineral, sendo conhecido como o “farejador de minérios”. JC foi definido pelo jornal americano The New York Times como o "geólogo que fala com o cosmo", descobertas estas que lhe renderam fortuna e notoriedade internacional.
Segundo o geólogo, o processo ainda está em fase inicial onde, até então, foram feitas a topografia e o mapeamento geológico do local. “Ainda estamos no começo dos estudos e precisamos fazer agora a sondagem da jazida pra verificar a qual profundidade está o minério. A última fase é a exploração, que, caso ocorra, ainda levará cerca de 5 a 6 anos”. disse. JC finalizou a entrevista dizendo que “a CVP-BA deverá gerar, principalmente na região sudoeste, milhares de empregos diretos e indiretos, trazendo como benefício para o estado a arrecadação de impostos (municipal, estadual e federal), continuando nos próximos anos com o seu programa de prospecção e exploração mineral, ampliando o conhecimento geológico e mineiro dos recursos já identificados e buscando novas descobertas”.
Neste sábado (13), o município de Brumado registra 81 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 5,07% do total de 1.596 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 2 óbitos, 27 pacientes em tratamento e 52 recuperados. No momento, 45 ainda aguardam resultado laboratorial e 429 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
A Câmara de Vereadores de Brumado, através da portaria 54, paralisou as atividades presenciais, devido ao crescente número de casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial do legislativo, considerando a crise causada pelo novo coronavírus em todo território nacional, a grande quantidade de notificações, o crescente número de casos positivados e óbitos no município de Brumado as atividades foram suspensas no período de 15 a 21 de junho. Segundo o Poder Legislativo, as atividades dos servidores, lotados na Secretaria da Casa, serão desempenhadas em sistema de homeoffice e a sessão ordinária designada para o dia 15 de junho, às 18h30, será remarcada em outra oportunidade.
Mais uma história dramática envolvendo as vítimas do novo coronavírus no Brasil. O professor Júlio César dos Reis Martins, de 27 anos, morreu no último domingo (7) em Caridade, interior do Ceará, por contrair a covid-19. Um dia depois, seus filhos gêmeos nasceram. A esposa, Andrelice Fernandes, deu à luz aos filhos Téo e Bento num hospital de Fortaleza e já voltaram para casa. Segundo relatos de parentes, César, que ministrava aulas de Português, Redação e Espanhol, era asmático e dizia que tinha medo da Covid-19. Mesmo doente, ficou em casa pois não queria ir ao hospital. O quadro clínico piorou por três dias e só então ele decidiu ir ao hospital. Foi transferido logo em seguida para Tauá e depois para a UTI de Crateús, pois necessitava de hemodiálise.
A história da jovem Maria Eduarda Campelo Santiago é mais um capítulo dos dias difíceis que o Brasil enfrenta. Aos 20 anos, Maria morreu de Covid-19 apenas 15 dias depois de dar à luz. Ela era de Teresina, no Piauí e foi diagnosticada com a doença ainda quando estava grávida. Maria foi internada logo após o parto e precisou ser intubada na UTI pois apresentou um quadro delicado, mesmo sem nenhuma doença coexistente que complicasse o caso, como hipertensão ou diabetes. Após 10 dias em intubação e duas semanas de internação, Maria não resistiu aos sintomas e morreu. O filho dela precisou ser encaminhado para uma Unidade de Tratamento Intensivo pediátrica, onde respirou com a ajuda de aparelhos pois veio ao mundo prematuramente. Mesmo diante de um contexto tão complicado, uma notícia animadora surgiu: após o exame, o bebê testou negativo para coronavírus e segue se recuperando, já respirando por conta própria.
A Polícia Militar salvou a vida de uma criança de 2 anos de idade que estava engasgada em Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, durante patrulhamento ostensivo no bairro Jardim de Aláh, na altura da Rua Piloto Marcos, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), deparou com algumas pessoas em visível estado de desespero. Ao se aproximar do local, foi identificado uma criança de apenas 2 anos de idade que estava inconsciente e apresentava sérias dificuldades respiratórias devido a um suposto engasgo, inclusive com aspecto de cor roxa em sua face. Os policiais de imediato iniciaram manobras de socorros de urgência, contudo, foi percebido pouca evolução no quadro clínico, sendo necessário a condução da criança para o Hospital Professor Magalhães Neto, haja vista que, o lapso temporal entre o acionamento, deslocamento e socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) poderia acarretar em agravamento da situação de sua saúde. De acordo com a polícia, no deslocamento do local até a unidade de saúde, os policiais continuaram com as manobras de socorro, atitude que provavelmente foi essencial na preservação da vida da criança, tendo em vista que ela já chegou no nosocômio conseguindo respirar adequadamente. Ainda segundo a polícia, ainda assim, foi atendida pelo médico plantonista, que não notou maiores complicações. Após ter ficado em um curto período de observação, ela foi liberada e retornou para o seio familiar.
A 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município realizará atendimentos apenas através de agendamento. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela coordenadora da unidade, Adélia Caroline Castro. De acordo com ela, a 18ª Ciretran está adotando as medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid-19, o novo coronavírus. A medida passará a entrar em vigor na próxima segunda-feira (15). Os agendamentos serão agendados apenas através do aplicativo SAC Digital. “Não se esqueçam do uso da máscara e do álcool gel e sigam as orientações da Secretaria de Saúde”, disse em nota. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2784.
Um homem apontado como empresário e ex-secretário de Piripá, cidade que fica a 131 km de Brumado, foi preso após ser flagrado com dois carros com restrição de roubo e furto. A informação foi confirmada pela Polícia Civil. De acordo com a polícia, o flagrante ocorreu em Piripá, na quarta-feira (10), por investigadores da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista). De acordo com o G1, não há detalhes sobre como os policiais chegaram até o homem. Ele foi preso, junto com os veículos, e levado para a delegacia da cidade. Além disso, um outro veículo, um caminhão, que pertence à empresa do ex-secretário, também foi apreendido por apresentar restrição judicial. Os veículos serão periciados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O município de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, através da secretaria de saúde, comunicou na noite da última sexta-feira (12), o seu primeiro caso positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a confirmação foi através do exame RT- PCR. O caso trata-se de uma mulher que chegou do estado Goiás e estando em seu município foi informada, por telefone, que o resultado do seu exame foi positivo. A secretaria de saúde teve acesso ao laudo oficial do exame, o qual confirma a positividade para a Covid-19. De acordo com a pasta, todas as medidas de segurança necessárias já foram tomadas no intuito de proteger a população e evitar a propagação do vírus no município.
Uma garçonete de 30 anos foi presa nesta sexta-feira (12), durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um ônibus, no quilômetro 830 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ela levava 12 kg de cocaína na mochila. De acordo com informações da PRF, o ônibus tinha saído de São Paulo e se dirigia para Natal, no Rio Grande do Norte. Os policiais subiram no veículo e notaram que uma das passageiras estava bastante nervosa. Quando questionada, ela apresentou informações desencontradas sobre seu destino e motivo da viagem. Ao verificar o compartimento de bagagens, os agentes da PRF encontraram uma mochila com 12 tijolos de cocaína. A passageira dona da mochila foi identificada por meio do tíquete da bagagem. Ela relatou aos policiais que havia sido abordada em São Paulo e convencida a transportar a droga até a cidade de Itatim, no interior da Bahia. Pelo transporte, ela receberia R$ 2 mil. A mulher foi presa em flagrante e apresentada na delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista.
Nesta sexta-feira (12), o município de Brumado registra 81 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 5,14 do total de 1.573 notificações. Entre os diagnósticos: 5 internações, 2 óbitos, 32 pacientes em tratamento e 47 recuperados. No momento, 47 ainda aguardam resultado laboratorial e 426 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O menor que vinha praticando uma série de arrombamentos na cidade de Brumado foi apreendido pela polícia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, relatou que, na noite desta quinta-feira, o menor foi detido através de um mandado de apreensão expedido pela Justiça Criminal e apresentado à autoridade policial. Agora, a polícia aguarda nova decisão judicial a respeito de sua transferência. “O menor estava fazendo sua ronda noturna, acredito que procurando uma nova vítima. Os policiais pegaram ele na rua circulando, possivelmente tentando delinear outro arrombamento”, afirmou. Segundo o Major, em uma só noite, o menor chegou a efetuar seis arrombamentos. Um dos comércios foi arrombado três vezes pelo menor infrator. A Onda de arrombamentos gerou protestos de empresários locais (veja aqui).
A Prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, publicou o Decreto nº 051, de 10 de junho de 2020, com ajustes de conduta e novas medidas ao Plano Municipal de Enfrentamento do Coronavírus. Entre as medidas está a liberação da feira do gado e do comércio popular de fogos de artifício, obedecendo protocolo de segurança e prevenção da Covid-19, estabelecido pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE). Conforme o decreto, fica permitida a instalação das barracas de venda de fogos de artifício, somente entre os dias 18 e 23 de junho, das 8h às 18h, em pontos predefinidos no estacionamento do Ginásio de Esportes e apenas para os vendedores residentes em Caetité. Também foi permitido o comércio de animais na “feira do gado”, exclusivamente aos sábados, das 6h às 12h, com a adoção de todas as medidas de higiene e de segurança sanitária. Nos próximos 15 dias, os pontos de vendas de comida pronta no mercado municipal funcionarão em sistema de rodízio, com apenas 04 pontos de venda funcionando por dia, somente para entrega dos produtos.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, a cidade de Jequié possui 567 casos confirmados do novo coronavírus e 18 óbitos - o município é um dos em situação mais difícil na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde Vítor Lavinsk informou que a taxa de ocupação de UTI gira em torno de 84% e a taxa de contaminação diária é de 5,1%. “Jequié possui 20 leitos de UTI disponíveis para uma região que atende a mais de 80 mil pessoas. Essa questão nos preocupa enquanto autoridade de saúde. A gente tem uma demanda alta de atendimento e os leitos de UTI não são suficientes para uma possível superlotação”, afirmou. Sobre a possibilidade de instalação de um hospital de campanha na cidade, o secretário informou que o Governo do Estado já descartou essa hipótese, tendo em vista que faltam equipamentos e mão de obra para viabilização da unidade. Diversos decretos impondo medidas restritivas para conter o avanço do vírus já foram baixados e a prefeitura tem dialogado com a população para obter a sua colaboração nesse combate e enfrentamento à doença.
O caso do paciente de Guajeru que faleceu no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado (veja aqui), após ser transferido sem a devida regulação chamou a atenção, novamente, para o problema da centralização das regulações na cidade de Salvador. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, relatou que, antes, a cidade de Vitória da Conquista possuía uma central de regulação de leitos, que atendia as regiões sudoeste e oeste de forma mais fácil e acessível. “No final de abril, o Estado decidiu acabar com essas centrais regionais e levar tudo para Salvador, centralizando toda a regulação do estado. Isso tem causado em toda Bahia um transtorno na regulação, gerando imensos problemas”, afirmou. O Município de Brumado já enviou um ofício ao secretário de saúde e ao governador informando sobre a situação e as imensas dificuldades ocasionadas com a mudança. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, o secretário relatou que o Município tem tido dificuldade para transferir pacientes internados no próprio hospital para a UTI Municipal, mesmo com vagas disponíveis. “Foi uma decisão administrativa para reduzir recursos, mas estamos sofrendo para manter contato com a central de regulação estadual. Toda Bahia está sofrendo com esse novo modelo na regulação de pacientes”, criticou.