O vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, retornou à Câmara Municipal de Brumado após um período afastado para tratamento de saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que entrou na política achando que daria conta, mas sucumbiu a um vício, que, a princípio, segundo ele, era apenas recreativo. Em sua avaliação, os problemas pessoais aliados às cobranças políticas, sobretudo por ele ser filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSDB), pesaram demais. “As pessoas confundem eu ser filho com a capacidade de fazer coisas que eu não posso, inclusive atos de corrupção e eu não tolero isso. Não entrei pra tirar vantagem. Eu tinha a ilusão de poder fazer diferente, mas não consigo”, pontuou. O parlamentar também deixou claro que não pretende concorrer à reeleição, tendo em vista que “o sistema é podre e corrompido”. Como vereador, Dudu considera muito difícil legislar em favor do povo, haja vista que seu alcance é limitado e esbarra em questões legais e orçamentárias. “Não tenho cartola mágica. Queria muito fazer mágica pra criar emprego pra todo mundo. É inadmissível em um país do tamanho do Brasil o povo passar fome. Tudo é muito caro, tem muito imposto”, concluiu. Por fim, Vasconcelos garantiu que, nos nove meses que restam do seu mandato, ele trabalhará tudo que não fez em três anos. “Só quero tempo pra poder corresponder. Me cobrem. Hoje, estou lúcido e enxergo a política como ela é. Meu retorno é para contribuir e ajudar”. A entrevista completa com o parlamentar será exibida nesta terça-feira (05), no Programa Achei Sudoeste no Ar, às 17h, pela Rádio Alternativa FM 97,9.
Como as autoridades de saúde alertam, doenças como hipertensão e diabetes representam um fator de risco a mais para pacientes com o novo coronavírus. E os números também não negam. Das 141 mortes pela doença já registradas na Bahia, 59 foram de pessoas que tinham hipertensão e 57, diabetes. Ambas são as comorbidades mais presentes naqueles que não resistiram à Covid-19 no estado. Essa informação é da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que divulga a distribuição dos óbitos de acordo com as comorbidades em seu boletim diário sobre a pandemia. De acordo com o quadro desta segunda-feira (4), outros problemas de saúde também são frequentes nos casos de óbitos. Segundo o Bahia Notícias, alguns exemplos são a doença cardiovascular, presente em 35 pessoas; doenças respiratórias crônicas, em 14; doenças renais crônicas, em 16; e obesidade, em 10 vítimas. Por outro lado, vale destacar que 20 mortes foram de pessoas que não apresentavam qualquer comorbidade anterior. No geral, 70,21% dos mortos no estado tinham mais de 60 anos.
Na próxima quarta-feira (06), expira o prazo de cadastramento para quem vai tirar o primeiro título eleitoral. Apesar disso, tem sido baixa a procura no Fórum Eleitoral para realização do procedimento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Chefe do Cartório Eleitoral na 90ª Zona, Igor Araújo, explicou que a legislação no país dispõe que, em ano eleitoral, 151 dias antes da data da eleição, o cadastro eleitoral é encerrado. “É o prazo em que encerra a possibilidade de alistamento eleitoral pra tirar o primeiro título, mas também para outros procedimentos, como transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados. Esse ano essa data ocorre no dia 6 de maio, último dia para essas operações”, destacou. Desde meados de março, o atendimento presencial foi suspenso em todas as unidades da justiça eleitoral na Bahia. No dia 17 de abril, segundo Araújo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou uma resolução prevendo a possibilidade que esses procedimentos possam ser solicitados e acompanhados pela internet. “Estamos recebendo esses requerimentos pela internet. Acredito que há um grande desconhecimento da população porque a procura está bem abaixo do que era esperado. A gente costumava atender nesse período de 100 a 150 eleitores por dia; nesses últimos dias, estamos recebendo uma média de 15 a 20 requerimentos”, completou. Até o momento, não houve nenhuma alteração no calendário eleitoral e os prazos seguem normalmente. Para fazer o requerimento, os eleitores devem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, no www.tre-ba.jus.br, clicar no menu Título Net, preencher o formulário e anexar as cópias digitais dos documentos solicitados.
Nesta segunda-feira (04), teve início a entrega do ticket alimentação emergencial aos alunos da rede estadual de ensino em Brumado. O auxílio está sendo disponibilizado pelo Governo Federal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas, Ramon Dutra, disse que o processo de distribuição dos tickets segue tranquilo e bem ordenado. “Os alunos estão respeitando e vindo de máscara, sem nenhum tumulto”, avaliou. Nesse primeiro dia, não houve formação de filas nos locais de distribuição. No total, 51 estabelecimentos estão credenciados na cidade para que os alunos possam adquirir, através do cartão, gêneros alimentícios. Beneficiária do auxílio, a aluna Rafael Melo relatou que o ticket será de grande ajuda para as famílias mais necessitadas.
O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (4) o delegado Rolando Alexandre de Souza como novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União". A nomeação de Rolando foi oficializada cinco dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a nomeação do também delegado Alexandre Ramagem para comandar a PF. Amigo dos filhos do presidente e responsável pela segurança de Bolsonaro da campanha até a posse, Ramagem foi escolhido por Bolsonaro para substituir Mauricio Valeixo, nome de confiança do ex-ministro Sérgio Moro. A demissão de Valeixo levou Moro a deixar o governo. O ex-ministro acusa Bolsonaro de tentar interferir politicamente na PF - o que o presidente nega. Rolando Alexandre de Souza é delegado da Polícia Federal. Foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019. Em setembro de 2019, a convite de Alexandre Ramagem, assumiu o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência - Abin. Na PF, Rolando também foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia.
Diretamente da cidade de Arataca, o correspondente do site Achei Sudoeste, Cledeilton Santos informou que a região sul da Bahia tem sofrido com o aumento do número de casos da Covid-19. Segundo ele, a população está bastante temerosa com a possibilidade do colapso do sistema de saúde nas cidades de Itabuna e Ilhéus, que registram o maior número de confirmações da doença. “Além destas, ainda existem mais 70 municípios nos arredores dessas duas grandes cidades, que, quando têm problemas de saúde, migram todos para Itabuna e Ilhéus”, disse. Com relação à Itabuna, o repórter relatou que já foram registrados 6 óbitos – são, até o momento, 252 casos confirmados e 263 aguardando resultado. No que se refere a Ilhéus, são 6 mortes por coronavírus, 232 casos confirmados e 88 aguardando resultado. As estatísticas apontam ainda, segundo Santos, que todas as cidades da região já tenham pessoas infectadas. “A gente se questiona por que o Governo do Estado e o Governo Federal ainda não montaram um hospital de campanha dentro do Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna, ou do Mário Pessoa, em Ilhéus. Se aumentar de 30% a 40% de infectados, com necessidade de internação, não teremos atendimento pra todo mundo. A gente vive uma apreensão muito grande”, alertou.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, do Instituto Pasteur em Paris, na França da Escola de Medicina Icahn em Monte Sinai, nos Estados Unidos encontraram 47 medicamentos que poderiam ser eficazes contra o novo coronavírus. De acordo com o estudo, publicado na última quinta-feira, 30, na revista científica Nature, pelo menos seis desses compostos conseguiram combater o vírus em testes em laboratório. Para chegar a essa conclusão, inicialmente os pesquisadores fizeram o mapeamento de todas as proteínas do coronavírus. Em seguida, eles mapearam todas as proteínas encontradas no corpo humano com as quais as proteínas do vírus poderiam interagir. Por fim, eles analisaram quais medicamentos já existentes poderiam atuar nessas interseções entre proteínas virais e humanas para combater a infecção pelo coronavírus, de acordo com um artigo publicado no The Conversation, por Nevan Krogan, coautor da pesquisa e diretor do Instituto de Biociências Quantitativas da Universidade da Califórnia São Francisco. Os resultados mostraram 69 medicamentos e compostos já desenvolvidos (alguns aprovados outros em fase de estudos clínicos) com potencial para tratar a Covid-19. Na segunda etapa foi a vez de analisar a eficácia de 47 desses medicamentos. Para o estudo, células de macaco verde africano foram infectadas com coronavírus.
Os vereadores da cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado, solicitaram da prefeitura municipal a conversão da Unidade de Saúde da Família (USF) situada no Bairro da Rua Nova para atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com coronavírus. Os parlamentares levaram em consideração os dois casos de Covid-19 já confirmados no município (veja aqui), bem como a necessidade de uma resposta coordenada dos Poderes Executivo e Legislativo frente ao enfrentamento da pandemia no município. Segundo informaram os vereadores, para atendimento de um grande número de pacientes, também é necessária a criação de fluxos específicos, mobilização de força de trabalho qualificada, disponibilização de insumos, como máscaras e ventiladores mecânicos, e inclusão e implementação de leitos de unidades de terapia intensiva no município. A indicação no poder legislativo que foi encaminhada para o executivo foi assinada pelos vereadores: Wilber Pinto Aguiar (PSD), Klézio Harly Teixeira Correia (PCdoB), Eduarda Matias Silveira (PSB), José Carlos da Silva Santos (MDB), Jaime Barbosa da Silva (PSD) e Florisdete Barbosa dos Santos (PR).
A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, fez marcações de posições no chão do entorno da agência da Caixa Econômica Federal (CEF). A medida foi tomada para evitar aglomerações durante o recebimento do auxílio emergencial. As marcações, que têm distância de 1,5m entre si, indicam onde cada pessoa deve permanecer enquanto aguarda em fila para entrar na agência. As posições foram demarcadas na sexta-feira (1º), depois do registro de aglomeração na última semana. Outra medida adotada pela prefeitura da cidade foi a interdição das ruas no entorno da agência. De acordo com o G1, por causa dos decretos municipais, com determinações para evitar a proliferação do coronavírus, a entrada na Caixa só é permitida com o uso da máscara.
No último sábado (02), o Plenário do Senado aprovou o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (PLP 39/2020), que prestará auxílio financeiro de R$ 125 bilhões a estados e municípios para combate à pandemia da Covid-19. Deste valor, R$ R$ 6.380.986,04 serão destinados a Brumado. Além dos repasses, os municípios serão beneficiados com a liberação de R$ 49 bilhões por meio da suspensão e renegociação de dívidas com a União e com bancos públicos e outros R$ 10,6 bilhões pela renegociação de empréstimos internacionais, que têm aval da União. Os municípios ainda serão beneficiados com a suspensão do pagamento de dívidas previdenciárias que venceriam até o final do ano. O rateio entre municípios será calculado de acordo com vários critérios: arrecadação de impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), recursos estaduais, população e taxa de incidência de Covid-19.
Uma guarda municipal e uma agente de saúde foram baleadas nesta segunda-feira (4), depois que dois carros invadiram uma barreira sanitária em Barra do Choça, sentido Lucaia. Segundo informações da polícia, os ocupantes dos veículos passaram atirando pelo local. De acordo com o G1, as vítimas foram levadas para o Hospital Geral de Vitória da Conquista e estão estáveis. A polícia ainda busca os autores dos disparos.
Em um bar localizado na Fazenda Tanque de Pedra, na zona rural de Brumado, um jovem foi morto a tiros por dois homens. O caso aconteceu na noite do último domingo (03). Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), esteve no local para averiguar a ocorrência. Testemunhas relataram aos policiais que a vítima não frequentava o bar, mas estava no estabelecimento desde cedo. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, por volta das 21h, dois homens chegaram ao local, se aproximaram da vítima e efetuaram os disparos. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime. O corpo foi removido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O crime está sendo investigado pela Polícia Civil.
O ministro Luís Roberto Barroso, próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, admitiu que a data das eleições municipais, cujo primeiro turno está marcado para 4 de outubro, pode mudar. Barroso revelou a ideia em uma conversa virtual com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Segundo Barroso, a decisão deve ser pautada por parâmetros sanitários e não políticos. “Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, adiantou Barroso que assumirá a presidência da Corte eleitoral, atualmente comandado por Rosa Weber, no final de maio. Como a data do pleito – primeiro final de semana de outubro – está prevista na Constituição Federal, qualquer alteração nesse sentido terá que ser feita pelo Congresso Nacional. Barroso pretende ter uma definição sobre o assunto em junho. É que nesse mês precisam ser feitos os testes nas urnas eletrônicas. Caso isso não seja possível, ele pretende se reunir com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) para que uma emenda constitucional estabeleça um novo calendário, segundo a Agência Brasil. Além da parte logística da Justiça Eleitoral para a organização das eleições , há ainda uma grande preocupação com o calendário político. Os partidos devem realizar convenções – instrumentos que oficializam as candidaturas – entre o final de julho e o dia 5 de agosto. É esse ato que dá o sinal verde para o início da campanha, em 15 de agosto. Se a proibição de aglomerações ainda estiver em vigor no país até lá, a viabilidade do pleito fica comprometida.
Neste final de semana, um curto-circuito provocou um incêndio em uma residência localizada no Bairro Brisas III, em Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Jéssica Silva disse que não havia ninguém no local no momento do ocorrido. Ela, o marido e a filha estão morando de favor na casa da sogra, visto que o imóvel ficou completamente destruído. “Pegou fogo rapidamente. Quando eu soube da notícia, já tinha pego fogo em tudo. Não conseguiram identificar onde teria sido o curto-circuito”, relatou. A Defesa Civil esteve no local e interditou o imóvel, tendo em vista que a sua estrutura está comprometida. “Tenho que ir na prefeitura saber se vão ter que derrubar e fazer outra. Não sei explicar. Por enquanto estou na casa da minha sogra”, completou. A dona de casa perdeu todos os móveis no incêndio e apela por ajuda à comunidade. “Perdi todos os bens materiais, não tenho nada. Foi tudo embora”. Os interessados em ajudar com doações podem ligar para (77) 99989-2513.
De acordo com o último boletim epidemiológico, não há nenhum caso suspeito de coronavírus na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Mesmo diante da aparente tranquilidade, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, suspendeu, através de decreto, o funcionamento de bares aos sábados e domingos. A determinação vale pelo período de 9 a 23 de maio. Lanchonetes, espetinhos e restaurantes podem manter as suas atividades nos finais de semana, desde que não vendam bebidas alcoólicas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor comentou que a medida visa conter as aglomerações e manter as pessoas em casa. A secretaria municipal de saúde, segundo o prefeito, está fazendo um trabalho diário e intenso no que se refere ao combate ao coronavírus no município e as ações têm dado resultados positivos. Para o gestor, não existe receita mágica e cada cidade sabe da sua realidade. “A estrutura que existe na região pra combater uma pandemia dessa é quase zero. Então, a gente tem que usar da criatividade, da coragem e da união de todos. É isso que estamos buscando no município. Temos contado com a sorte e o monitoramento da equipe de vigilância. Temos tentado resolver da melhor forma, ativamente”, frisou.
O novo boletim divulgado nesta segunda-feira (04), pela secretaria de saúde, aponta que quinze pacientes da cidade de Brumado estão aguardando resultados da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a publicação, 652 pessoas foram notificadas com suspeita da doença. 91 exames testaram negativo para o vírus. O município tem oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), decretou neste domingo (03), em edição extra do Diário Oficial, a prorrogação do fechamento do comércio da cidade por mais sete dias. O decreto anterior vencia nesta segunda (04). A medida de isolamento faz parte do plano para conter o avanço da doença no município. Até o momento, são 4 os casos registrados de Covid-19. Permanecerão impedidos de funcionar lojas de rua, shopping centers, academias de ginástica, cinemas, teatros, bares e restaurantes, assim como salões de beleza. Com relação aos bares e restaurantes, somente o serviço por entrega está autorizado. Ainda de acordo com o decreto, fiscais da prefeitura irão advertir toda a população que estiver nas ruas da cidade sem máscara.
Por volta de 12h deste domingo (03), policiais da 80ª CIPM, durante a Operação Distrito, na cidade de Condeúba, a 107 km de Brumado, avistou um indivíduo em atitude suspeita no Bairro Divino Espirito Santo. Durante a abordagem, foram encontradas em sua posse 10 petecas de substância análoga à maconha (embalada em saquinhos plásticos prontos para venda). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o indivíduo informou que é integrante de uma facção que atua na cidade e que havia uma casa abandonada na Avenida Independência, no mesmo bairro, que servia de apoio para suas ações criminosas. Ao realizar buscas no imóvel, foram encontrados diversos materiais, os quais eram utilizados para prática de crimes, inclusive homicídios. O indivíduo, juntamente com todo material apreendido, foi conduzido ao Disep, em Vitória da Conquista, para adoção das medidas cabíveis e a motocicleta apreendida será apresentada na delegacia.
A bebê que foi diagnosticada com coronavírus na maternidade do Hospital Português em Salvador morreu na madrugada deste domingo (3). A informação foi confirmada pela unidade de saúde privada da capital baiana. Ela tinha quase quatro meses e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital já que havia nascido com um problema congênito cardiopulmonar que evoluiu para complicações respiratórias e já utilizava ventilação mecânica para sobreviver. Informações de familiares são de que o enterro foi realizado na tarde deste domingo. De acordo com a unidade de saúde, 25 profissionais foram afastados do hospital. Quando informaram sobre o teste positivo da bebê, o hospital disse que o caso dela foi pontual na maternidade. Por causa da confirmação, a unidade está fazendo testes de diagnóstico do coronavírus em toda as pessoas com acesso à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal: recém-nascidos, pais de pacientes recém-nascidos e todos os colaboradores. Segundo o G1, o hospital detalhou ainda que, dos 25 profissionais afastados, 14 já tiveram confirmação da doença e outros 11 ainda estão em suspeita, aguardando resultado de exame. Até sábado (2), o Hospital Português tinha registrado 66 casos confirmados de pacientes com a Covid-19. Destes, 47 já tiveram alta hospitalar. Ainda em nota, o Hospital Português disse que não existe um surto de coronavírus na maternidade, e destacou que segue protocolos rigorosos na rotina de assistência materno-fetal para proteger recém-nascidos, pais e equipes assistenciais.
Jussiape registrou no último domingo (3) o primeiro caso de Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde. Um jovem de 30 anos testou positivo após chegar de São Paulo, epicentro da pandemia no Brasil. O paciente manifestou sintomas como febre, tosse, diarreia e fraqueza. De acordo com o Jussi Up, ele apresenta quadro estável, não possuindo sintomas agravados da doença. O jovem se encontra isolado em sua residência. Todas as pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas e os familiares foram orientados a adotar os cuidados necessários. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado no domingo (03), em Jussiape há 70 casos monitorados, 1 caso notificado e 1 caso confirmado. Em nota, a Secretaria de Saúde pede à população que fique em casa e orienta que as pessoas devem sair apenas em casos de extrema necessidade, utilizando máscara.
Considerada a segunda data mais importante do varejo nacional, o Dia das Mães, em 2020, deverá sofrer um forte impacto por conta da pandemia da Covid-19. De acordo com a Fecomércio-BA, as vendas do setor varejista, para o período, devem cair 36% em relação a 2019. Em valores, as perdas devem ser de cerca de R$ 500 milhões. De acordo com Guilherme Dietze, consultor econômico da entidade, as quedas mais relevantes devem ser das atividades que tiveram que manter suas portas fechadas devido ao decreto de quarentena. Segundo o especialista, as lojas de móveis e decoração devem ter uma retração de 90%. Na sequência, vem o comércio de eletroeletrônicos com expectativa de recuo de 78% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a retração esperada para o varejo de vestuário, tecidos e calçados é de 71%. Por outro lado, os setores que estão com expectativas menos pessimistas são os básicos de consumo, farmácias e supermercados, com quedas de 6% e 3%, respectivamente. Após a Páscoa ter sido também bastante atingida pela crise provocada pela Covid-19, com dados preliminares de retração de 5,9%, a expectativa negativa também se impõe sobre o Dia das Mães. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.
Seis aves que estavam escondidas em um carro foram resgatadas por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde de sexta-feira (1°), na BR-116, em trecho da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme a PRF, as aves resgatadas estavam sendo transportadas em um veículo com as gaiolas escondidas embaixo de cobertores, sem ventilação. O motorista, que não teve a identidade revelada, alegou que negociava a venda dos pássaros a uma pessoa no estado do Pernambuco pelo valor mínimo de R$ 4 mil cada. Segundo informações do órgão, a ação se insere na Operação Tupã lançada nacionalmente pela PRF para o enfrentamento qualificado à criminalidade neste contexto da crise de saúde pública decorrente do novo coronavírus. Os pássaros estavam escondidos debaixo de cobertores no banco traseiro do veículo, sem permitir ventilação adequada aos animais, além disso, dentro das gaiolas os reservatórios de água estavam vazios. De acordo com a PRF, as aves, três do tipo Saltator similis, conhecida como “trinca-ferro” e três do tipo Sporophila caerulescens, também chamada de “coleiro”, “coleirinho” e “gola de cruz”, foram encaminhadas ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS)/Ibamapara os cuidados e procedimentos cabíveis. Já o motorista teve lavrado em seu desfavor um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime previsto na Lei Ambiental.
As aulas na rede pública e privada de Brumado só devem ser retomadas a partir do dia 1º de junho. A previsão foi feita pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), durante reunião com representantes da sociedade civil organizada. Segundo ele, as atividades acadêmicas serão as últimas a serem retomadas diante da pandemia em todo mundo. “Por todas as dificuldades que encontramos, o risco prevalece nas escolas públicas e nas escolas particulares”, destacou ao site Achei Sudoeste. Segundo o gestor, as escolas particulares terão de estender o ano letivo até o início de 2021, visto que existe uma determinação do Ministério da Educação de que sejam lecionados, pelo menos, em razão da atual situação, 180 dias/aula por ano. No caso das escolas da rede municipal, as quais adotam o modelo de tempo integral, as aulas devem ser encerradas no dia 31 de dezembro a fim de que o calendário letivo seja rigorosamente cumprido. “Está tudo muito bem pensado e planejado. Acredito que está bem equacionado retomarmos as aulas no dia 1º de junho. Acho que não tem muito como mudar”, acrescentou.
O governo federal brasileiro gastou até agora apenas 24% do total previsto pelas medidas econômicas de combate à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o Ministério da Economia, dos 253 bilhões de reais previstos, 59,9 bilhões de reais foram pagos, ou seja, liberados pelo governo. A equipe econômica, entretanto, desconhece o valor que de fato chegou até a mão dos beneficiários, porque essas transferências, segundo o ministério, dependem da distribuição feita pelo sistema financeiro, como BNDES e Caixa Econômica Federal – mas informou, porém, que prepara uma forma de consolidar esses números para disponibilizar à população. De acordo com a Veja, a maior parte dos gastos previstos é destinada ao auxílio emergencial, com 123,9 bilhões de reais, seguida pelo benefício emergencial de manutenção de emprego e da renda, com 51,6 bilhões de reais. Do total já pago, o auxílio de 600 reais à população vulnerável representa 59%. O balanço também apontou que nada foi repassado em relação à medida de manutenção do emprego. A evolução desses valores pode ser acompanhada diariamente em nova página do site do Tesouro Nacional, que irá monitorar os gastos da União no combate à Covid-19. O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou que o objetivo é tornar os números transparentes. “Esse montante de recursos tem impacto direto sobre o contribuinte. É dinheiro dele que está sendo repassado. Portanto, é preciso haver esse zelo com a efetividade das ações”, afirmou, em uma conferência virtual com jornalistas. O secretário usou a palavra “zelo” novamente ao falar sobre a possibilidade de elevar o número de parcelas do pagamento do auxílio emergencial de 600 reais pago aos informais. “Não está desenhado ainda se terá nova parcela. É o contribuinte quem arca com esse recurso, por isso estamos fazendo com muita cautela e zelo”, reafirmou Waldery.
Na última semana, a cidade de Brumado ultrapassou a marca das mais de 600 notificações suspeitas de coronavírus. Questionado se o aumento já teria relação com a reabertura do comércio, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, afirmou que é natural que com a circulação maior de pessoas elas possam contrair, não só o coronavírus, como também o vírus da gripe. “Essas notificações podem ser de qualquer um desses vírus. Estamos testando. Como não há o teste pra todo mundo, a nossa equipe acaba selecionando os casos que são mais característicos. Estamos intensificando e tentando coletar o máximo de pessoas possível”, ponderou ao site Achei Sudoeste. Segundo o secretário, kits de testes já estão sendo viabilizados com o Governo do Estado a fim de ampliar a frente de combate a Covid-19 no município. Por fim, Feres alertou que, em caso do surgimento de sintomas suspeitos, o paciente deve entrar em contato com a secretaria de saúde por telefone, através da Central de Atendimento à Covid-19. O atendimento é de domingo a domingo, de 8h às 20h. “Você que tem qualquer sintoma de gripe não procure nenhum serviço sem antes nos ligar. Nossa equipe irá orientar se você deve ficar em casa, se deve procurar a Atenção Básica ou a nossa Central de Atendimento Covid na Malhada Branca. O respeito a esse fluxo é de extrema importância. Utilizem essa ferramenta”, explicou. Os telefones de contatos da Central de Notificação da Covid-19 são: (77) 99961-0131 / (77) 99961-0107 / (77) 99961-0110 / (77) 99961-0115 / (77) 99961-0402.