Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana de Museus é uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. Neste ano ela será realizada entre os dias 15 e 18 de maio, com o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Os objetivos são promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. A Prefeitura Municipal de Caetité e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus de Caetité e Guanambi, fazem parte do evento por meio do Museu do Alto Sertão da Bahia (Masb), instituição municipal vinculada à Secretaria de Educação de Caetité. São dez núcleos rurais e citadinos atendidos nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, que surgiu no ano de 2011, atrelado a instalação de complexos eólicos no interior baiano, cujas obras demandaram licenciamentos ambientais. O evento contará com uma programação especial, que inclui exposição itinerante, oficinas e roda de conversa.
O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), deve seguir a recomendação do Ministério Público e exonerar o seu filho, Rodrigo Cunha Vasconcelos, da secretaria de agricultura do município. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o gestor municipal não vai “enfrentar” o MP para não causar entraves jurídicos no judiciário. O prazo do Ministério Público foi de dez dias e a recomendação do Promotor Ruano Fernando foi expedida na última segunda-feira (08), portanto, o chefe do executivo tem essa semana para publicar a portaria de exoneração.
Com o objetivo de aumentar o acesso à água para comunidades rurais de Livramento de Nossa Senhora, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o líder político Lucas Spínola se reuniram com o diretor da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia - Cerb, Marcus Bulhões, na última semana. Na reunião, a parlamentar solicitou a perfuração de poço artesiano no distrito de Iguatemi, já que o sistema de água existente não possui capacidade para atender a demanda dos mais de 600 moradores da localidade. O pedido também é um pleito do vereador Juscélio Pires. O diretor informou que enviará, com prioridade, técnicos do órgão para verificar a demanda e garantiu que fará todo possível para atender ao pedido. Bastos destacou que a intervenção é essencial para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
O corpo de João Leonardo da Silva Rocha, advogado e ex-militante político da ditadura, será exumado após 41 anos de seu desaparecimento. Ele foi executado em 1975 e enterrado com um nome falso no cemitério da cidade de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. Segundo o Sudoeste Bahia, o corpo foi localizado depois de cinco anos de buscas. Assim que a exumação for consumada, a comissão vinculada à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República encaminhará os ossos para o laboratório, que fará a retirada do DNA e confrontará com os dados genéticos do irmão. O ex-militante estaria enterrado debaixo do corpo de outra pessoa, em uma cova onde estariam mais quatro ossadas, todas sepultadas em sobreposição.
A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 176,00 (entrada em maio) + quatro iguais. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.
Mais um caso de reação da vítima a um assalto chama a atenção da página policial brumadense. Desta vez, o fato ocorreu na tarde da última quinta-feira (11), quando, segundo a polícia, um elemento assaltou uma jovem na Rua Rio de Contas, uma via de grande movimentação, endereço do Hospital Professor Magalhães Neto, do Fórum Dr. Duarte Moniz e da Defensoria Pública Estadual. O meliante roubou a bolsa e um aparelho celular da vítima. Insatisfeito, ele ainda tentou efetuar na sequência outro assalto. Na segunda ocorrência, porém, para surpresa do bandido, o homem reconheceu que a arma era falsa e reagiu, conseguindo desarmar e imobilizar o assaltante até a chegada da polícia militar, que conduziu o elemento para a delegacia, juntamente com a falsa pistola e os itens roubados. No local, foi lavrado o flagrante delito.
A educadora Acácia Gondim Ribeiro é a nova secretária de Educação, Esporte, Cultura, Lazer e Turismo do município de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a ex-secretária Ednéia dos Santos Ataíde foi exonerada na última sexta-feira (12) e no mesmo dia Ribeiro já foi nomeada para o cargo. As portarias devem ser publicadas no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (15). Acácia atuou como secretária nas duas primeiras gestões de Vasconcelos, entre 2005 e 2012, e na última gestão municipal de Aguiberto Lima Dias (PDT), de 2013 a 2016.
Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Polo Sedan, 2014/2014. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.
O superintendente de trânsito, engenheiro André Luís Dias Cardoso, foi nomeado como secretário do Desenvolvimento Econômico de Brumado. Segundo a Portaria nº 385, de 12 de maio de 2017, para a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, respondendo, cumulativa e interinamente, pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes. André que estava cotado para assumir a secretaria de infraestrutura, ganhou uma nova pasta dentro do governo Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).
Na última sexta-feira (12), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, (PDT) entregou em cerimônia realizada em seu gabinete as carteiras de identidade parlamentar aos vereadores que compõem o Legislativo. A Carteira de Identidade Parlamentar (CIP) garante poderá ser utilizada como prova de identidade civil e de identificação do vereador no uso das suas atribuições legais institucionais. A ação faz parte do pacote de medidas adotado pela nova gestão do legislativo, cujo objetivo principal é a modernidade e a transparência.
Na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.
O Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião solicitou da Magnesita a antecipação do pagamento do Programa de Remuneração Variável (PRV), do exercício de 2016, para o início deste mês de maio, vez que pelo Acordo Coletivo a empresa poderia fazer o pagamento até o dia 31. Em uma demonstração de compreensão com as dificuldades financeiras dos empregados, a empresa fará o pagamento hoje (15). Em relação ao Acordo Coletivo do PRV deste ano, o Sindmineradores e a Magnesita se reuniram no dia 25 de abril - a proposta da empresa seria submetida aos trabalhadores no dia 04 de maio. Em função dos questionamentos dos funcionários dos setores operacionais e técnicos administrativos em relação aos critérios diferenciados de contemplação em relação os cargos de supervisores e engenheiros, bem como para que o departamento jurídico fizesse uma melhor análise da proposta, a diretoria do sindicato adiou a referida assembleia. Segundo o presidente do Sindmineradores, Édio Pereira, foi solicitada uma nova reunião com a Magnesita para tratar dos pontos divergentes e, logo após, será agendada a assembleia em que o conteúdo da PRV/2017 será submetida a apreciação dos trabalhadores.
A terceira etapa para saque de FGTS inativo teve início na última sexta-feira (12) e levou centenas de brumadenses à agência da Caixa Econômica Federal (CEF), onde se formaram grandes filas. O calendário de saques deste mês atende às pessoas que nasceram nos meses de junho, julho e agosto. A região de Brumado agrega os municípios de Aracatu, Maetinga, Presidente Jânio Quadros, Malhada de Pedras e Guajeru. Somando todas as etapas, 7500 pessoas da região poderão sacar o benefício. O montante geral de saques previstos até junho deste ano é de mais de R$ 3.390 milhões. A maior parcela ficará na cidade de Brumado, que conta com cerca de 5.400 beneficiários. A Caixa Econômica ainda não divulgou quantas pessoas já sacaram o benefício e nem o montante retirado até o momento.
Com pouco mais de 120 dias de governo, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) sofreu alguns desfalques em sua equipe administrativa. Primeiro foi o médico Joaquim Donato Junior, que com menos de 90 dias deixou a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, a situação pode ser pior, visto que o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou a exoneração do Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Cunha Vasconcelos, que é filho do gestor, acatando denúncias de nepotismo. Na quinta-feira (11), o empreiteiro Renato Mendonça alegou questões pessoais e pediu renúncia do cargo de Secretário de Infraestrutura e, na manhã de hoje (12), foi a vez da Secretária Interina de Educação, Ednéia Ataíde, pedir afastamento da pasta. Por telefone, o site Brumado Notícias indagou o prefeito sobre as baixas em sua equipe de governo e o mesmo mostrou-se tranquilo. “Secretário muda, ministro muda, a lua muda de fases, tudo muda”, disse. O gestor só não quis responder quando indagado sobre de quem foi foram as decisões e preferiu não antecipar nomes para ocupar os cargos vagos. O prefeito também não se posicionou sobre a recomendação do MPE quanto ao afastamento do seu filho do secretariado administrativo.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
O presidente Michel Temer (PMDB) deu aval, para o reajuste do Bolsa Família acima da inflação acumulada até junho, a partir de 1º de julho. E o governo vai aproveitar o anúncio para lançar um pacote de medidas de estímulo à inclusão dos beneficiários do programa no mercado de trabalho. O Palácio do Planalto quer incentivar a formalização do emprego nas famílias que recebem recursos do programa de transferência de renda. De acordo com os dados do IBGE, até abril, a inflação medida pelo IPCA acumula o índice de 4,08% em 12 meses. Quem estiver no Bolsa Família e conseguir emprego com carteira assinada vai poder continuar recebendo o benefício por mais dois anos, desde que a remuneração não ultrapasse três salários mínimos. Se perder o emprego nesse período, poderá automaticamente retornar ao programa. O número de inscrição continuará válido. Segundo o Estadão Conteúdo, o pacote inclui a permanência de agentes do Sebrae nas cidades ou microrregiões do País para assessorar os participantes do programa a buscarem pequenos negócios. Uma linha de financiamento, que pode chegar a R$ 1 bilhão, será oferecida. O Bolsa Família, assim como o auxílio-doença, está passando por um pente-fino para identificar se os beneficiários têm realmente direito à ajuda do governo. Isso contribuiu para zerar a fila das pessoas que aguardam para ingressar no programa.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu no sábado (13) a necessidade imprescindível da reforma previdenciária drástica no Brasil, durante um evento acadêmico em Londres. “O setor previdenciário brasileiro é uma imensa transferência de renda dos pobres para os ricos, porque os 30 milhões de pensionistas no INSS custam um pouco mais do que 1 milhão de aposentados no setor público e todo o resto da sociedade financia essa transferência de renda”, afirmou Barroso a uma plateia lotada. De acordo com o G1, para o ministro, uma reforma nesse sentido precisa estabelecer uma restrição etária, de no mínimo 65 anos, para o acesso à aposentadoria. Barroso não comentou sobre a atual proposta discutida no Congresso que visa mudar esse sistema. No entanto, a idade mínima, de 65 anos para homens e 62 para mulheres, é uma das principais propostas da reforma da Previdência. “Quando vejo um pobre contra a reforma da Previdência me dá uma tristeza enorme, porque ele não sabe que está pagando a aposentadoria de um sistema que é feito para tirar dinheiro dele. Se pobre estiver sustentando rico, o sistema é perverso e injusto, portanto tem que mudar”, destacou o ministro, depois de ter iniciado a palestras com alguns presentes acusando-o de golpista e de ser chamado de machista, após fazer uma piada sobre a dificuldade de impressionar esposas.
Um ônibus do time sub-17 do Vasco da Gama tombou, por volta das 15h, na descida da Serra dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu, na altura do km 50 da rodovia RJ-116. De acordo com o Hospital Municipal Dr. Celso Martins, cerca de 22 pessoas, entre jogadores titulares, reserva e comissão técnica, chegaram à unidade com ferimentos. O jogador Douglas Carvalho, de 17 anos, atacante do time, foi o que teve a lesão mais grave. Ele sofreu uma fratura no fêmur e passa por uma cirurgia. Ainda de acordo com o administrador do hospital, Adriano Franco, todos os demais já foram atendidos e medicados. Alguns já estão sendo transferidos para hospitais do Rio de Janeiro. Doze pessoas ainda continuam na unidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ônibus colidiu com um caminhão antes de tombar. O acidente aconteceu na altura de Cachoeiras de Macacu. O assessor da presidência do time, Ricardo Vasconcelos, está a caminho do local acompanhado de uma equipe médica do Vasco. As informações são do jornal O Globo.
Os Correios devem apresentar ainda neste mês de maio uma proposta de reestruturação para tentar levar suas contas de volta ao azul, afirmou ao G1 o presidente da estatal, Guilherme Campos. A empresa soma cerca de R$ 4 bilhões de prejuízo entre 2015 e 2016. De acordo com ele, a reestruturação é fundamental para reverter o resultado negativo. Em março, o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que, se a empresa não promover o “equilíbrio rapidamente”, vai “caminhar para um processo de privatização”. Campos disse ainda que a estatal já estuda a viabilidade jurídica de corte de uma parte dos seus funcionários, após o resultado de seu Programa de Demissão Incentivada (PDI) ter ficado abaixo do esperado. Anunciado em novembro do ano passado, o PDI teve a adesão de cerca de 5,5 mil funcionários. No total, disse o presidente, 17 mil trabalhadores preenchiam os requisitos para participar do programa e a meta era de 8 mil adesões. A empresa também já havia anunciado o fechamento de agências. “Se com esse movimento [PDI] nós não tivermos um número satisfatório para chegar num ponto de equilíbrio, nós partiríamos para um modelo de demissão motivada”, disse Campos. Segundo ele, os alvos das demissões, se ocorrerem, serão os mesmos do PDI: funcionários do setor administrativo, com salários mais altos e que continuam trabalhando nos Correios apesar de já estarem aposentados. A estatal tem hoje cerca de 110 mil funcionários. Com a saída dos 5,5 mil que aderiram ao PDI, a estimativa é de economia de R$ 700 milhões por ano.
Apaixonado por viagens e aviação, mas com pânico de voar, o jornalista Salvatore Carrozzo resolveu encarar essa grande contradição de sua vida e começar a escrever sobre ela. Surgiu assim o Rivotravel, um site que mistura textos sobre medo de avião, turismo e aviação. Baiano, filho de um italiano com uma suíça, Salvatore viaja muito desde criança. Também adora o universo da aviação “desde que se entende por gente”: teve coleção de revistas temáticas e miniaturas de aviões – alguns ele guarda até hoje –, ia com frequência ao aeroporto para ver as decolagens e lia muito (ainda lê) sobre o assunto. “Toda vez que passava um avião perto de casa, eu largava tudo o que estava fazendo para ficar olhando e batendo continência, como forma de respeito, admiração”, lembra. Na infância e adolescência, sonhava em ser piloto de avião comercial. Aos 21 anos, na universidade, pensou em desistir do curso para seguir esse caminho. “Graças a Deus não fui em frente. Um piloto com pânico de voar seria complicado”, ri. Durante muito tempo, não teve nenhum medo de voar. O pânico começou numa viagem específica, em 2010, quando foi com os pais para a Itália e pegaram um voo interno em um avião antigo, que chacoalhou muito durante o pouso. Em seguida, a família voltou para o Brasil e Salvatore ficou na Europa. Foi a última vez que viu o pai vivo: ele sofria de um câncer de pulmão e morreu depois dessa viagem. “Acho que naquele momento meu cérebro passou a atrelar aviação e viagens com morte”, avalia.
A chamada ‘lei da gorjeta’ passa a valer em todo o Brasil neste sábado (13), 60 dias após ter sido sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB). Ela regulamenta a cobrança e a divisão de gorjetas em restaurantes, hotéis, motéis e “estabelecimentos similares”, segundo o texto da lei. Para o cliente, nada vai mudar, o pagamento continua opcional. De acordo com o G1, especialistas afirmam que a lei é positiva porque deixa as regras claras e dá maior segurança jurídica para patrões e empregados. A principal mudança apontada é sobre a famosa “caixinha”. Hoje, cada estabelecimento faz de um jeito. Em alguns lugares, a gorjeta é paga “por fora”, com o valor integral para os funcionários. Agora, ela terá que constar na folha de pagamento, o que, por um lado, resulta em descontos no valor pago, e, por outro, melhora décimo terceiro, FGTS e aposentadoria.
A tarifa das contas de água e esgoto será reajustada em 8,8% na Bahia, a partir do mês de junho. O aumento foi divulgado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), na sexta-feira (12). A agência informou que atendeu à solicitação que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) havia feito há dois dias. A nova tarifa vai começar a ser cobrada no dia 6 de junho. A Agersa afirmou que autorizou o reajuste de forma extraordinária, após constatar um desequilíbrio financeiro na Embasa, com base em estudos da Fundação Instituto de Administração (FIA). Segundo a Agersa, os estudos apontam que, para corrigir o desequilíbrio gerado pela expansão dos serviços, a concessionária necessita de um incremento tarifário de 53,1%, percentual que não foi autorizado pela agência. A correção tarifaria autorizada, de acordo com a Agersa, pretende também garantir a continuidade dos investimentos que estão sendo feitos visando as necessidades de abastecimento em todas as regiões da Bahia, conforme argumentou a Embasa.
A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) foi citada na delação premiada do empresário Kells Belarmino Mendes, principal líder do esquema de corrupção que consistia em fraudar licitações e desviar dinheiro público da educação em 19 cidades baianas. A informação foi divulgada pelo Bocão News. De acordo com o site, Mendes foi preso em julho de 2015, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Águia de Haia para desarticular o grupo. A parlamentar foi delatada no bojo do inquérito policial instaurado para apurar a suposta prática de crime de fraude em licitação no município de Una, no sul baiano, na contratação da Ktech Key Technology LTDA, pertencente a Belarmino Mendes. Ao MPF, o empresário apontado como líder do esquema contou que o contrato com a prefeitura de Una foi intermediado por Ângela Sousa e que não chegou, sequer, a se reunir com o então prefeito Dejair Birschner para tratar sobre os termos do contrato e muito menos sobre os eventuais pagamentos. “Todas as tratativas foram realizadas com a deputada Ângela”, disse. De acordo com a delação premiada, o acerto para a realização da licitação e contratação da Ktech foi de que o empresário “teria que entregar 30% do valor de cada fatura quitada pela prefeitura para o prefeito” e “que a deputada estadual Ângela Sousa iria receber o equivalente a 5% do valor das faturas pagas pela prefeitura de Una”. A participação da deputada estadual no esquema, segundo relatado por Kells Belarmino Mendes, relaciona-se à captação e aliciamento de prefeitos. A deputada refutou com veemência qualquer ligação com o grupo investigado na Águia de Haia.
Em sessão realizada na quinta-feira (11), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu o indeferimento do registro de candidatura de Denilson Andrade de Assis, que foi o candidato mais votado a prefeito de Joanésia, em Minas Gerais. Os ministros afastaram a decisão que declarou Denílson inelegível por suposta rejeição de contas públicas. Na eleição de 2016, Denilson de Assis obteve 46,70% dos votos válidos na cidade. Ao acolher o recurso do candidato, a relatora, ministra Rosa Weber, afirmou que o indeferimento do registro de Denílson pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) baseou-se em rejeição das contas públicas de 2011 e 2012 pela Câmara de Vereadores. Mas a Corte levou em consideração que o parecer do Tribunal de Contas foi pela aprovação das contas relativas a 2011 e 2012. Desta forma, considerando o entendimento do TSE, se o Tribunal de Contas fez parecer recomendando que as contas de um candidato sejam aprovadas, a Câmara de Vereadores não pode ignorar e votar pela rejeição.