Em sessão legislativa realizada na última segunda-feira (9), a Câmara de Vereadores de Caculé aprovou o projeto de Lei 04/2016, de 15 de abril de 2016. Através do projeto, o governo municipal propôs reajuste salarial para os profissionais com efetivo exercício do magistério no valor de 10%, sendo este reajuste retroativo ao mês de janeiro. Para os demais servidores, o reajuste foi equivalente a 6%, retroativo ao mês de abril. Por fim, para os cargos que recebem o equivalente a um salário mínimo, o reajuste foi de acordo com os índices do Governo Federal.
O vice-presidente do Democratas (DEM) de Brumado, Renan Rocha, negou que o partido esteja apoiando o prefeito Aguiberto Lima Dias(PDT), assim como foi noticiado no site Brumado Notícias. Segundo o dirigente, não houve nenhuma conversa com o gestor, tampouco formação de bloco do partido com a finalidade de apoiar a sua campanha à reeleição. Em seguida, o vice-presidente reafirmou o apoio do partido à candidatura de Alessandro Lôbo (PRB) à prefeitura da cidade. “A posição do nosso partido é clara. Estamos trabalhando para fortalecer a unidade dos partidos que buscam a inovação da política de Brumado, em prol da candidatura do vereador Alessandro Lôbo. Fazemos parte de um bloco de partido que apóia uma candidatura que representa mudança em nosso município. Reafirmamos que não houve nenhum acerto ou conversa que garanta apoio ao prefeito Aguiberto. Tal noticia causou grande estranheza ao diretório do Democratas”, garantiu Rocha.
O slogan do governo de Michel Temer (PMDB) será “Governo Federal: Ordem e Progresso”. A informação foi divulgada antecipadamente pelo marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, um dos idealizadores do novo conceito, nesta quinta-feira (12), quando Temer assumiu interinamente a presidência da República, após o afastamento de Dilma Rousseff (PT) do governo pelo Senado Federal, tendo em vista a admissibilidade do processo de impeachment contra ela. De acordo com o jornal Extra, no entanto, a assessoria do partido não confirma que a escolha do slogan seja definitiva. A ideia do novo conceito, que substitui o lema “O Brasil: Pátria Educadora”, criado pelo governo Dilma, teria surgido na quarta-feira, quando Mouco teve uma reunião com a equipe de Temer para definir a imagem do novo governo. Nas redes sociais já circula uma imagem que seria a usada pelo governo Temer para difundir o novo slogan, que mostra a esfera azul da bandeira do Brasil com a frase “Ordem e Progresso”, com as palavras “Brasil” e “governo federal” ao fundo.
Na manhã desta quinta-feira (12), o vereador Beto Ventura (PSB), da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, compareceu à sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Brumado, a fim de agendar o protocolamento de uma ação contra o prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar declarou que a intenção dos seis vereadores de oposição é entrar com um pedido de impeachment contra o gestor. Segundo Ventura, a Câmara de Vereadores do Município pretende o quanto antes formar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar mais a fundo algumas denúncias de irregularidades na administração municipal, inclusive, algumas já estariam comprovadas. “Nosso ensejo será de pedir o afastamento do prefeito e o seu impeachment, pois há fatos comprobatórios de suas irregularidades. No entanto, estamos primeiro realizando este agendamento para protocolar uma ação bem fundamentada nesse processo. Chega de retrocesso em Malhada de Pedras”, afirmou o vereador. Atualmente, há 09 vereadores na Câmara de Malhada de Pedras, sendo apenas três da base do prefeito. Caso o processo tenha encaminhamento e o impeachment vá à votação, a oposição teria dois terços, ou maioria absoluta dos votos, para afastar o prefeito de suas funções.
Para comemorar a atuação dos enfermeiros, profissionais que dedicam sua vida a cuidar do próximo, amenizando sua dor e melhorando a qualidade de vida das pessoas, foi escolhido o dia 12 de maio, Dia Mundial do Enfermeiro. Nessa data tão representativa, a Secretaria Municipal de Saúde faz questão de parabenizar a todos os enfermeiros, em especial os de Brumado, pela passagem do seu dia.
Os nomes que irão compor a equipe ministerial do governo Michel Temer (PMDB) foram confirmados nesta quinta-feira (12) pouco depois de Dilma Rousseff (PT) ser afastada. Como havia sido noticiado, nenhuma mulher irá fazer parte do ministeriado e todos os que já haviam sido relacionados aos cargos se concretizaram, incluindo Geddel Vieira Lima como ministro-chefe da Secretaria de Governo e Romero Jucá como ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A única novidade foi a inclusão de Leonardo Picciani, que agiu de forma favorável ao governo de Dilma enquanto líder do PMDB na Câmara dos Deputados, como ministro dos Esportes. Veja a relação:
Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Raul Jungmann, ministro da Defesa
Romero Jucá, ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo
Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional
Bruno Araújo, ministro das Cidades
Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Henrique Meirelles, ministro da Fazenda
Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura
Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil
Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário
Leonardo Picciani, ministro do Esporte
Ricardo Barros, ministro da Saúde
José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente
Henrique Alves, ministro do Turismo
José Serra, ministro das Relações Exteriores
Ronaldo Nogueira de Oliveira, ministro do Trabalho
Alexandre de Moraes, ministro da Justiça e Cidadania
Mauricio Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Fabiano Augusto Martins Silveira, ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)
Fábio Osório Medina, Advocacia-Geral da União
Após a declaração formal à imprensa, a presidente afastada Dilma Rousseff fez novo pronunciamento na área externa do Palácio do Planalto aos cerca de 3 mil manifestantes que estão no local. Em discurso semelhante ao oficial, mas de forma mais acalorada, Dilma voltou a se defender do que classifica como “injustiça” e citou desta vez o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), suspenso do mandato e do cargo de presidente da Câmara dos Deputados. “Quem deu início a esse processo o fez por vingança, o fez porque nós nos recursamos a dar ele, ao senhor Eduardo Cunha, os votos na Comissão de Ética para que ele fosse absolvido”, apontou, para acrescentar: “Eu não sou mulher para aceitar esse tipo de chantagem”. Dilma afirmou ainda que é “um dia muito triste” em sua vida e que o país vive uma “hora trágica”. Assim como no primeiro discurso, Dilma afirmou que seu governo “jamais reprimiu movimentos sociais” e “manifestações politicas, mesmo a que eram contra mim”. Em sua opinião, a gestão do seu vice, Michel Temer, incorre no risco da “tentação” de reprimir os posicionamentos contrários a sua administração. Dilma disse ter honrado os votos que recebeu das mulheres, e destacou o fato de ser “a primeira mulher eleita presidenta”, logo após o “primeiro operário”, em menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao seu lado durante o pronunciamento, Lula não falou nem à imprensa e aos manifestantes. Após cumprimentar os apoiadores, Dilma segue para o Palácio da Alvorada, onde continuará residindo durante o afastamento de até 180 dias até o julgamento definitivo do impeachment no Senado.
Por telefone ao site Brumado Notícias, o ex-vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) rebateu as declarações do presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo e Silva (PRB), que relembrou antigas brigas entre o ex-parlamentar e o ex-prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Lôbo chegou a dizer que, na época, as brigas teriam colaborado para que Brumado perdesse a oportunidade de se tornar sede do Território de Identidade do Sertão Produtivo e, como consequência, a partir de 2015, houve a transferência de vários órgãos do estado, com sede no município, para a cidade de Caetité. No período das desavenças, Leonardo era o presidente legislativo. “O atual presidente da câmara está tentando se promover politicamente sobre minha imagem e do ex-prefeito, relembrando que ficou guardado no baú, no esquecimento”. Em seguida, Vasconcelos disse que levará o assunto para a Justiça. “Não vou polemizar com esse vereador que se propõe a ser candidato a prefeito de Brumado, sem projetos para o município, querendo crescer denegrindo a imagem de quem tanto já fez por essa cidade. O que tenho a discutir com ele não é pela mídia, via jornal, mas sim mediante a justiça. Vou interpelá-lo judicialmente para que ele possa responder por suas afirmativas. Se ele pretende galgar a cadeira executiva de Brumado, ele primeiro precisa apresentar projetos e não tentar denegrir as pessoas remontando ao passado. Isso em nada contribui para o desenvolvimento da nossa cidade. Esse pronunciamento dele só reforça o ditado de que ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto”, pontuou Leonardo Vasconcelos.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na última quarta-feira (11) a abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), requerida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No site do STF, o acompanhamento processual do pedido, do qual Mendes é o relator, traz registrado um despacho do ministro. O texto diz ainda que foi determinado o desarquivamento de outra ação que citava o senador. O trecho do texto registrado no acompanhamento processual aponta que foi “determinada a remessa dos autos à Corregedoria-Geral de Polícia Federal para providenciar as inquirições e diligências requisitadas na representação, [com] prazo de noventa dias”. De acordo com manifestação de Janot enviada ao STF no pedido de abertura de inquérito contra Aécio, além das acusações contra o senador feitas pelo doleiro Alberto Yousseff em delação premiada, surgiram “fatos novos” a partir da delação do senador cassado Delcídio do Amaral, ex-líder do governo no Senado Federal. Quando o processo foi redistribuído na última terça (10) a pedido do ministro Teori Zavascki, a assessoria de imprensa de Aécio Neves disse que ele estava convicto de que as investigações comprovarão a falsidade das citações feitas e considerou natural e necessário que investigações sejam feitas.
Em Ituaçu, no sudoeste baiano, trabalhadores da Itaguarana S/A e Itapuama Agro Industrial Ltda., empresas do Grupo João Santos, estão com seus salários atrasados desde o mês de abril. Segundo a direção do Sindicato dos Mineradores de Brumado e microrregião, além do atraso, os funcionários que saem de férias só estão recebendo a respectiva remuneração dez dias após o retorno ao trabalho. Para a diretoria do sindicato, as empresas têm se aproveitado da crise política e econômica para “massacrar os trabalhadores”. Diante disso, o Sindmineradores impetrou Ação Trabalhista na Justiça do Trabalho para garantir os direitos dos trabalhadores e reafirma a sua disposição de continuar defendendo os trabalhadores que são os principais responsáveis pela lucratividade da empresa e grandeza do nosso País. A expectativa é de que nos próximos dias o Juiz da Vara Trabalhista publique a sentença. O Sindmine conclama os trabalhadores a continuarem unidos em defesa dos seus direitos. “Chega de exploração”, disse o presidente da entidade, José Santana de Andrade.
O baiano Cláudio Vieira de Oliveira, de 40 anos, nasceu com as pernas atrofiadas, os braços colados no peitoral e a cabeça virada para trás em decorrência de uma doença rara. Ele lançou nacionalmente na quarta-feira (11) um livro em que conta sua história de vida. A biografia, intitulada “O Mundo está ao Contrário”, foi lançada no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Durante o lançamento, os participantes assistiram a palestra e sessão de autógrafos com o autor. O público também pode acompanhar exposição do fotógrafo Yasuyoshi Chiba, que fez as fotos que ilustram a biografia. Natural da cidade baiana de Monte Santo, Claudinho, como é carinhosamente chamado, tem a doença Artrogripose Múltipla Congênita (AMC). Ele trabalha fazendo palestras motivacionais em todo o país e sua história de vida repercutiu em jornais nacionais e internacionais.
A versão de João Batista de Souza Lima, pai de um estudante de engenharia do Ifba (Vitória da Conquista), natural do município de Tanhaçu, que teria contraído a gripe H1N1 após ter supostamente tido a dose da vacina negada em sua cidade natal, mesmo fazendo parte do grupo de risco, foi desmentida pela própria família. Outro filho de João Batista, que preferiu não se identificar, disse ao site Brumado Notícias que o irmão não compareceu à unidade de saúde no distrito de Sussuarana em busca do medicamento. Segundo ele, apenas sua mãe, que realmente convive com asma, teve a vacina negada devido à falta de um laudo médico. O irmão do estudante disse ainda que o mesmo está fora de risco e sendo devidamente medicado no Hospital IBR, em Vitória da Conquista. “Peço desculpas à secretaria de saúde de Tanhaçu pelos transtornos causados por meu pai com as informações equivocadas que ele transmitiu a equipe de reportagem do Brumado Notícias. No entanto, faço lembrar que nossa família tomará providências sim no que diz respeito à negativa de vacina para minha mãe”, declarou. Em sua página pessoal na internet, o próprio estudante do Ifba falou sobre o assunto reforçando a versão do irmão.
Na manhã da última quarta-feira (11), foi realizada no auditório da prefeitura de Brumado a audiência pública que debateu a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O evento, promovido pela prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, teve como facilitador o coordenador da Câmara Setorial da Carne, da Secretaria de Agricultura do Estado, Almir Elói, que falou sobre o projeto e ainda respondeu aos questionamentos levantados pela assistência, formada por autônomos, vereadores e secretários municipais.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, Elói esclareceu que “a municipalização das ações vem para beneficiar os pequenos produtores da agricultura familiar e os ambulantes que trabalham na manipulação e comercialização de alimentos”. Segundo ele, com o SIM, o ambulante terá a tranquilidade de ter seu produto certificado, atestando que o mesmo foi inspecionado. “O projeto visa prestar orientação técnica para melhor ofertar o produto à população e, dessa forma, educar e incentivar o pequeno produtor”, pontuou. Incentivador do projeto, o vereador Weliton Lopes considerou que a audiência esclareceu vários aspectos que serão apresentados na casa legislativa a fim de dar mais dinamismo ao processo de votação do mesmo.
A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o vice-prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira (PSD), solicitaram uma viatura da Polícia Militar e duas motocicletas para reforçar o policiamento na sede e na zona rural do município. O pedido foi feito durante audiência com o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Alves Brandão. Segundo o vice-prefeito, o município possui mais de 35 mil habitantes e uma zona rural muito extensa, o que dificulta o policiamento nas comunidades. “Precisamos dos veículos para aumentar a segurança no município, principalmente, das localidades mais distantes”, disse Vieira. Atendendo ao pedido, o comandante informou que a frota da PM será renovada e ganhará o reforço das duas motocicletas solicitadas. Para a deputada Ivana Bastos, as intervenções são fundamentais para a prestação de um serviço eficiente para a população.
A matéria publicada no site Brumado Notícias, no dia 15 de abril, referente à falta de energia elétrica na comunidade de Pau de Colher, no Distrito de Cristalândia, em Brumado, surtiu um efeito inicial considerado positivo pelos moradores. Isso porque o gestor do escritório regional da concessionária, Jadir Batista, respondeu à reportagem declarando que uma equipe vai visitar o local e encaminhará a avaliação ao comitê gestor estadual do programa Luz Para Todos. Segundo ele, a depender da avaliação da gestão do programa, a comunidade poderá ser beneficiada com uma extensão da rede.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil é um dos exemplos do que a corrupção pode fazer com um país. Documento da entidade, divulgado na última quarta-feira (11), aponta que o problema pode causar desequilíbrios econômicos, com impactos na estabilidade financeira, nos investimentos, na melhoria dos recursos humanos e na produtividade dos países. O documento cita três vezes o Brasil como exemplo de problemas causados no financiamento do país e na crise política. O FMI alerta que o caso de corrupção da Petrobras contribuiu para a redução da classificação do Brasil pelas agências de rating, o que causou um aumento dos custos do país. E disse que a corrupção afeta não apenas o poder do Estado, mas todo o ambiente legal, permitindo a criação de conflitos internos. O FMI ainda lembrou que é preciso que os países melhorem suas instituições e adotem medidas anticorrupção, inclusive com uma melhora do sistema de tributos, facilitando a cobrança e evitando desvios.
A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou na última quarta-feira (11) o processo de urbanização da área que dá acesso ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), com a colocação dos meios-fios. Segundo o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, a prefeitura também fará uma pré-pavimentação no local, ou seja, será colocada a base para que a camada asfáltica seja sobreposta, obra que ficará a cargo do governo do estado. A área que compreende 7 mil metros quadrados, após urbanizada, dará um ganho estrutural muito grande para os bairros que ficam em torno do campus. Com a mudança do governo, devido à aprovação do processo de impeachment no senado, existe a previsão de que o novo presidente Michel Temer (PMDB) possa vir a Brumado inaugurar o campus.
Logo após a votação no Senado que a afastou da Presidência da República por até 180 dias, Dilma Rousseff exonerou seus ministros. Os atos foram oficializados no Diário Oficial da União publicado por volta das 7h desta quinta-feira (12). De acordo com a revista Época, o primeiro nome da lista é Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve próximo de assumir a Casa Civil, mas foi alvo de ações na Justiça e não chegou a empossar. Eva Chiavon, substituta interina do ex-presidente no cargo, também foi exonerada. A lista com os principais exonerados está abaixo.
Jorge Araújo Messias, sub-chefe para assuntos jurídicos da Casa Civil
José Eduardo Cardozo, advogado-geral da União
Luiz Navarro, ministro da Controladoria Geral da União
Jaques Wagner, ministro do Gabinete da Presidente da República
Carlos Eduardo Gabas, ministro da Aviação Civil
Edinho da Silva, ministro da Secretaria de Comunicação Social
Ricardo Berzoini, ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República
Maurício Muniz, ministro da Secretaria dos Portos
Kátia Abreu, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
João Luiz Silva Ferreira, ministro da Cultura
Aldo Rebelo, ministro da Defesa
Aloizio Mercadante, ministro da Educação
Nelson Barbosa, ministro da Fazenda
Josélio de Andrade Moura, ministro da Integração Nacional
Eugênio Aragão, ministro da Justiça
Inês da Silva Magalhães, ministra das Cidades
André Peixoto Figueiredo Lima, ministro das Comunicações
Nilma Lino Gomes, ministra das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos
Mauro Luiz Vieira, ministro das Relações Exteriores
Marco Antônio Martins Almeida, ministro de Minas e Energia
Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Agrário
Teresa Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Ricardo Leyser, ministro interino do Esporte
Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente
Valdir Simão, ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão
Miguel Rossetto, ministro do Trabalho e da Previdência Social
Alessandro Teixeira, ministro do Turismo
Antonio Carlos Rodrigues, ministro dos Transportes
O Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (SIGIP) foi implantado na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). A nova ferramenta, viabilizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), através da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), vai permitir a comunicação entre os policiais e unidades de várias cidades, agilizando assim as atividades durante a realização de ocorrências. Policiais e funcionários da 20ª Coorpin já estão sendo capacitados para saber utilizar a tecnologia. O novo sistema deve chegar em breve a outros municípios, como Livramento de Nossa Senhora, Barreiras e Paramirim.
A Prefeitura Municipal de Brumado, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, Secretaria Municipal de Saúde - SESAU, e Secretaria Municipal de Educação (Semec), e em parceria com o Instituto InterCement e o Comitê de Desenvolvimento Comunitário - CDC, realizou uma reunião com os gestores para compartilhar as experiências da Semana do Bebê, em Brumado. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que visa tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 3 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Durante o evento são realizadas inúmeras atividades nos serviços e espaços públicos e privados. Segundo a Secretaria de Saúde, a Semana do Bebê representa um momento para que os municípios possam discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças e adolescentes o direito a uma vida saudável. A principal mensagem da semana é destacar a importância dos cuidados com o bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho.
O Senado Federal aprovou, por volta das 6h40 desta quinta-feira (12), a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em sessão que durou mais de 20 horas, 55 senadores votaram de maneira favorável à aprovação do relatório da comissão especial e 22 votaram contra. A partir de hoje, Dilma será afastada por até 180 dias e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume provisoriamente o lugar dela. No começo desta manhã, o plenário do Senado estava lotado. Setenta e oito senadores votaram. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB), não votou. A petista deve ser notificada por volta das 10h sobre a decisão dos parlamentares, quando fará um pronunciamento no Palácio do Planalto. Por volta das 11h, será a vez de Temer ser notificado e assume o cargo, sem cerimônia de posse.
Cerca de 700 famílias cadastradas no CadÚnico voltarão a ser beneficiadas com uma ajuda de custo através do programa Avante Sertanejo em Brumado. Justificando-se na crise econômica, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) havia suspendido temporariamente o programa em outubro de 2015. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor falou sobre a reativação do programa ainda em um período crítico. “Pensamos e repensamos quando tivemos de cortar o Avante Sertanejo, o que significou também o corte de 10% nos salários administrativos, que são mantidos até então. Mas agora, mesmo nessa época de crise, tivemos a oportunidade de retornar o programa para atender muitas famílias, cujos ‘cabeças’ estão desempregados”, ponderou o prefeito. Segundo ele, o município arcará por conta própria com a manutenção do programa, que está orçado em aproximadamente R$ 1,1 milhão. O prefeito disse que as famílias deverão seguir alguns critérios para continuarem a receber os benefícios e que o município já está elaborando um programa de profissionalização dos beneficiados. “Não temos que apenas dar o peixe, mas também ensinar a pescar”, pontuou o prefeito, que participou da solenidade de reativação do programa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Durante o evento, que foi realizado no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), o gestor, além de discursar esclarecendo acerca dos critérios de funcionamento do programa, também participou do sorteio de brindes aos beneficiados que compuseram a plateia.
O último lote contendo mais de 2 mil doses da vacina Influenza Trivalente, que previne a gripe H1N1, chegou ao município de Brumado na última segunda-feira (09), mas durou menos de 24 horas. O lote foi distribuído para as unidades básicas de saúde da sede e outra parte foi encaminhada aos distritos rurais. O site Brumado Notícias teve acesso ao relatório parcial da campanha de vacinação no município e, de acordo com dados fornecidos da coordenação de vacina da Vigilância Epidemiológica (Vigep), mais de 50% do público alvo já foi vacinado em Brumado, o que corresponde a mais de 6.800 pessoas. No total, são 54,37% das crianças, 122% dos funcionários da saúde, 44,8% de gestantes, 68,4% de puérperas, 40% dos idosos e 903 pacientes com doenças crônicas (comodidades). A procura pela vacina continua intensa nas unidades de saúde, mas a previsão é de que um novo lote só deve chegar em 15 dias. Segundo levantamento da coordenação estadual de vacinação, a estimativa é de que mais de 15 mil brumadenses sejam imunizados contra a H1N1.
Com a decisão do Senado de cassar o mandato de Delcídio Amaral (Sem Partido - MS), os processos que envolvem o agora ex-senador - inclusive a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - devem ser remetidos à primeira instância, isto é, ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba. Sem o mandato de senador, Delcídio fica também sem o foro privilegiado, o que faz com o que seus processos deixem os escaninhos do Supremo Tribunal Federal (STF). Na denúncia oferecida contra Lula, o ex-senador era a única pessoa com a prerrogativa de foro. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que investiga se houve uma trama para comprar o silêncio e evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Além de Delcídio e Lula, também são investigados o banqueiro André Esteves, o ex-assessor Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, além do empresário José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai. Os demais inquéritos contra Lula, porém, envolvem pessoas com foro, como a presidente Dilma Rousseff (PT). Mesmo que o Senado decida afastá-la do cargo nesta quarta (11), ela mantém o foro privilegiado até a conclusão da análise do impeachment no Congresso.