Quando as tropas russas invadiram a Ucrânia, Aleksandra Makoviy foi tomada pelo medo. Moradora de Kiev, disse ter sido acordada com o “sons ensurdecedores e poderosos de explosões”. De acordo com o jornal o Globo, sem perspectiva sobre como seriam os próximos dias, temeu o que aconteceria com a filha, Vira, de apenas dois anos. Ela decidiu então escrever com uma caneta os dados pessoais nas costas da menina. “Assinei com as mãos tremendo muito. Pensava no caso de algo acontecer conosco e alguém buscar por sobreviventes. Ou ainda que ela poderia se perder, o que, na minha lógica, só aconteceria se eu também fosse vítima de algo”, compartilhou Aleksandra em um post no Instagram na última sexta-feira (01). A ucraniana também escreveu em um papel as informações sobre a filha e o colocou no bolso de um macacão que ela usava. Estavam ali o nome completo, contato dos avós e até o endereço da família na capital. Felizmente, ela e a menina conseguiram fugir da guerra e as informações “tatuadas” no corpo da criança não foram necessárias. “Dói ver a galeria de fotos. Há ali uma vida tão maravilhosa que tivemos. Ainda não consigo tirar do bolso do macacão esse papel embaralhado. Embora estejamos agora num local seguro”, contou. Aleksandra está hoje abrigada no Sul da França. Nesta terça-feira, informou que foi acolhida como refugiada após atravessar a fronteira com a Polônia. A publicação não tem notícias sobre o marido dela, o escultor Vitaliy Makoviy. Homens entre 18 anos e 60 anos foram proibidos de deixar o país. “Quero agradecer aos voluntários da França. E também a todas as pessoas que nos ajudaram a fugir e nos apoiaram. E sou especialmente grata à Polônia. O que este país fez pelos ucranianos é inestimável. Sem a ajuda deles, não teríamos sobrevivido”, ressaltou em outra publicação.
A quantidade de buracos no trecho que liga a BR-030 a BR-430, na altura da localidade conhecida como “Alto do Brás”, em Caetité, a 100 km de Brumado, tem comprometido a segurança dos motoristas que trafegam na região. Os buracos chegam a 3 metros de diâmetro e muitos carros têm quebrado ao transitar no trecho. De acordo o Sudoeste Bahia, moradores da região também relataram que um pedestre se machucou seriamente após cair em uma das crateras. A vítima foi socorrida e encaminhada a uma unidade de saúde com suspeita de traumatismo craniano. No trecho entre as rodovias, os caminhoneiros são obrigados a fazer manobras arriscadas para desviar dos buracos. A situação é alarmante.
Um homem foi condenado a 21 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão acusado de homicídio contra um homem chamado Genilton Cavalcante, em 2013, na cidade de Carinhanha, no sudoeste da Bahia. Conforme apontaram as investigações, Genilton Cavalcante teria roubado roubado dinheiro e algumas facas da cozinha do pai do acusado. Manoel Pereira Gomes, mais conhecido como “Manoel do peixe”, foi condenado por homicídio qualificado. A condenação ocorreu na última quinta-feira (31), durante a sessão do Tribunal do Júri. De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a vítima foi amarrada e atingida diversas vezes antes de morrer. Segundo sustentou o promotor de Justiça Ariomar Figueiredo, Manoel Gomes agiu por motivo fútil e usou recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima.
Em pronunciamento na sessão legislativa desta segunda-feira (04), o vereador João Vasconcelos (UB) falou sobre as suas ações em prol das comunidades rurais em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar pontuou que, após apelo da comunidade, interveio junto ao Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) para propor o recapeamento da estrada que liga a BR-030 ao Distrito de Ubiraçaba. No local, havia pontos muito críticos que impediam o acesso dos moradores à sede do município. Segundo Vasconcelos, as obras de recapeamento asfáltico já tiveram início na região. “É um trabalho muito valoroso para as pessoas que transitam pela aquela estrada”, destacou. Na ocasião, o vereador também voltou a cobrar do Poder Público o patrolamento das estradas vicinais, as quais, conforme denunciou, estão em estado de calamidade. “Rodo cerca de 400 km todo final de semana percorrendo essas estradas. A gente vê a calamidade, a precariedade que estão as estradas vicinais. Nesse ano, foram gastos R$ 4 milhões e não vi 1 km sequer patrolado. Tem que fazer a roçagem também”, cobrou.
Na sessão legislativa desta segunda-feira (04), o projeto de lei nº 015/2022, que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores comissionados no Município de Brumado, foi aprovado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) disse que a polêmica em torno do projeto foi criada pela própria base do prefeito no Legislativo, visto que os demais parlamentares não tinham qualquer obstáculo à aprovação da proposta. “Os servidores que se fizeram presentes na Câmara viram que não éramos contra a proposta, até porque teve reajuste ali de 7%, que é maioria. Estamos aqui para defender o povo”, declarou. Na oportunidade, Bomfim também reiterou a narrativa de que não vai aprovar os projetos que chegam à casa legislativa sem a devida análise. “Se for pra aprovar os projetos do jeito que o Executivo quer é complicado. Não sei o que seria do povo se não fossem os vereadores que estão aqui”, salientou.
O Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) registrou uma redução de mais de 86% na proporção de diagnósticos do coronavírus em relação aos testes realizados no estado, nos últimos 19 dias. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4), no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Segundo o levantamento da Sesab, no dia 15 de março, a cada 100 amostras analisadas, 4,25% eram positivas. No domingo (3), o número caiu para 0,59%. No gráfico divulgado pela secretaria, é possível perceber que, durante o período, a queda não foi constante. Entre 16 e 17 de março, a taxa de amostras positivas para a Covid-19 aumentou principalmente nos dias 23, 27 e 30 de março. Nesses dias, as amostras registravam 1,12%, 3,23% e 1,37% casos do vírus a cada 100 testes avaliados.
Mesmo após recomendação expedida pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado (veja aqui), a prefeitura informou, em ofício encaminhado à comunidade escolar, que as aulas serão mantidas pelo período de 7h às 16h30 nas Escolas em Tempo Integral. “Em que pese à recomendação do MPE acerca do cumprimento da Lei Municipal nº 1.893/2020, que modificou o Plano Municipal de Educação, especificamente com relação ao desenvolvimento das Escolas em Tempo Integral, a Secretaria Municipal de Educação determina que, até o prazo de 15 dias úteis concedido no referido expediente, as aulas nas Escolas Municipais serão mantidas de 7h às 16h na zona rural, e de 7h às 16h30 na sede, até ulterior determinação”, escreveu o secretário João Nolasco. Na recomendação, o MPE determinou que, após o prazo, se necessário, a 1ª Promotoria de Justiça adotará as medidas judiciais cabíveis para assegurar o fiel cumprimento da orientação, sem prejuízo da apuração de eventual responsabilidade.
Nas últimas 24 horas, a Bahia não registrou novos casos de Covid-19, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4), pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Essa é a primeira vez que não há novos registros da doença em um dia, desde o início da pandemia em março de 2020. Conforme o boletim, cinco óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. Além disso, 35 casos são considerados recuperados. Desde o início da pandemia, dos 1.534.051 casos confirmados, 1.503.032 já são considerados recuperados, 1.288 encontram-se ativos e 29.731 morreram. O boletim divulgado pela Sesab contabiliza ainda 1.817.063 casos descartados e 327.880 em investigação. Além disso, 62.999 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta segunda.
Na sessão legislativa desta segunda-feira (04), o vereador Alberto Elizeu de Jesus (PSB) acionou o VAR (árbitro de vídeo) para verificar o voto do seu colega de parlamento, Wanderley da Silva Amorim (UB), no que diz respeito ao projeto que visa beneficiar os estudantes de Brumado que residem fora do domicílio com um valor de bolsa mensal. O Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES) retornou à pauta legislativa após ser derrubado em plenário em 2021 (veja aqui). O projeto de lei nº 016/2022, de autoria de Bonelly, foi aprovado por 9x5, incluindo o voto de Nem, que foi confirmado depois de conferido na gravação em vídeo da sessão. A bancada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) votou contra a proposta. A confusão do vereador Wanderley já criou um mal-estar entre ele e o poder executivo municipal, já que existe um pacto para rejeitar projetos oriundos da base oposicionista no poder legislativo brumadense. Esta foi a primeira vez na história da Câmara de Brumado que um voto foi revisto através da transmissão.
O surgimento de novas variantes da Covid-19 na China e a ascensão de uma cepa potencialmente mais contagiosa no Reino Unido trouxeram de volta o foco no risco contínuo representado pelo vírus, ainda que os especialistas digam que não há motivo para entrar em pânico. As informações são do jornal Valor Econômico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que uma variante híbrida de duas cepas da ômicron — BA.1 e BA.2 — detectada pela primeira vez no Reino Unido e batizada XE pode ser a mais contagiosa já vista. A estimativa é que se espalhe 10% mais facilmente do que BA.2, que já se mostrou mais transmissível do que a ômicron original. Na China, que enfrenta seu maior surto desde Wuhan, as autoridades relataram duas novas subvariantes da ômicron que não correspondem a nenhuma sequência existente. Não está claro se essas infecções foram eventos pontuais de pouca relevância ou sinal de problemas futuros. “Se os esforços das autoridades chinesas para conter o contágio forem ineficazes contra um vírus altamente transmissível, como uma variante ômicron, isso pode se tornar uma ameaça para o resto do mundo”, disse Rajeev Venkayya, que já foi assessor de biodefesa da Casa Branca e assumiu a presidência da farmacêutica Aerium Therapeutics em março. “Sabemos que a transmissão descontrolada do vírus pode levar a mais evolução viral e evolução em torno de vacinas e tratamentos”, tornando-os potencialmente menos eficazes, explicou ele.A circulação contínua da Covid-19 mais de dois anos após a identificação na China — impulsionada pelo desenvolvimento de mutações que causam disparada das infecções e mortes nos mesmos locais repetidamente — ainda é um problema fundamental para um mundo pronto forçado a conviver com o coronavírus. A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA (conhecida pela sigla FDA) faz audiência esta semana para discutir quais doses de reforço da vacina serão necessárias e como selecionar alvos entre as estirpes do vírus. O número de infecções causadas pelas novas variantes é pequeno em relação à magnitude dos surtos que ainda estão acontecendo em todo o mundo. Além disso, os cientistas identificaram o surgimento de muitas variações que não avançaram. “Devemos monitorar de perto as novas recombinações, mas não devemos entrar em pânico no momento”, disse o virologista Leo Poon, professor da Universidade de Hong Kong que foi autor de estudos sobre o surgimento de novas cepas.
Após renunciar ao cargo de governador de São Paulo para concorrer à Presidência, João Doria (PSDB) desembarca na Bahia neste fim de semana para iniciar sua pré-campanha. De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o tucano passará por Salvador e Rio de Contas nesta sexta-feira (8) e sábado (9). A escolha do estado para iniciar as viagens pelo Brasil se dá pelo simbolismo, já que Rio de Contas, localizada no território de identidade da Chapada Diamantina, é a cidade onde nasceu João Agripino da Costa Doria Neto, pai de Doria.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informa sobre a existência de vaga de estágio para a área de Contabilidade/Administração em Brumado. As atividades consistem em: lançamentos contábeis, arquivamento de documentos, emissão de notas fiscais, abertura e alteração empresarial, planilhas e cálculos de tributos. A remuneração compreende uma bolsa auxílio no valor de R$ 600 + auxílio transporte de R$ 100, totalizando R$ 700 (após o terceiro mês). Os requisitos mínimos são: estar cursando o ensino superior em Contabilidade ou Administração, ter responsabilidade, proatividade, dinamismo, paciência, aptidão para pesquisa e Habilitação A/B. O período de estágio é de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 14h às 17h. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] com o assunto “Vaga de estágio Contabilidade/Administração”. Mais informações podem ser obtidas no telefone (77) 99864-5069.
Nesta segunda-feira (04), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou a vistoria dos veículos do transporte escolar, de passageiros e de cargas em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vistoriador Jansen Ricardo disse que, devido à alta demanda, a inspeção veicular deve continuar ao longo de todo mês de abril. “Está satisfazendo o que foi amplamente divulgado pela SMTT. Quem for reprovado vai ter o direito de propor uma nova vistoria. Temos um prazo regimental que é condicionado aqui dando a possibilidade de nova apresentação do veículo”, afirmou. Segundo o vistoriador, quem não participar da vistoria, vai rodar na clandestinidade, sem o selo de inspeção. “A fiscalização, tanto da Polícia Rodoviária quanto da Polícia Militar e do próprio agente de trânsito, vai ter de jogar duro e tirar o veículo de circulação”, explicou. Os interessados devem procurar a SMTT para fazer o credenciamento para realização da vistoria. No local, o taxista Alberto Lima Dias foi o primeiro a ter o veículo aprovado e receber o selo de inspeção. Ele disse que trabalhar legalizado dá mais credibilidade ao serviço.
As melhores marcas você encontra na Minas Calçados em Brumado. Na loja, além de vestuário adulto e infantil, tem calçados de todos os tamanhos e tendências. Rasteiras, sapatilhas, saltos baixos, altos, finos, bloco, tênis e muito mais. Dê uma passadinha na Minas Calçados e confira tudo de pertinho. Por que comprar na loja? Porque lá você acha tudo o que há de novo no mundo da moda. Na Minas, também tem acessórios, artigos esportivos e artigos de viagem para toda a sua família. Vem pra Minas Calçados! A loja fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, em Brumado. O telefone é (77) 3441-3319.
Camila Cunha Vasconcelos Cabaleiro, filha do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), anunciou, nesta segunda-feira (04), a sua pré-candidatura a deputada estadual pelo Partido Social Cristão (PSC). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Camila terá o comando do partido na capital do minério. “Mãe, patriota, entrando nessa luta difícil para melhorar a Bahia!! Pré candidata a deputada estadual!”, escreveu em suas redes sociais. Cabaleiro é bolsonarista de carteirinha e faz postagens frequentes em reverência ao presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Cunha também faz diversas alusões à pré-candidatura do ex-ministro João Roma (PL) para o governo da Bahia. “Bolsoroma”, declarou em uma postagem. Na Bahia, o PSC apoia a pré-candidatura de ACM Neto (UB) para o governo estadual. Camila tem opinado sobre a política brumadense nas redes sociais, sendo que, no mês de fevereiro, acabou sendo condenada pela justiça local por ter chamado vereadores de analfabetos (veja aqui). Assim como em 2018, quando, no “apagar das luzes”, lançou o nome de seu pupilo, Márcio Moreira da Silva, Eduardo pode repetir e lançar uma candidatura com identidade com a capital do minério, na qual está sendo prefeito pela 4ª vez. Naquela ocasião, Moreira não conseguiu ser eleito e ainda perdeu o pleito no município para Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão (veja aqui).
A empresa Medical Consult – Serviços Médicos Ltda terá prazo de dois anos para construção de um hospital particular em terreno doado pelo Município de Brumado. A informação foi descrita na Lei nº 1940, de 1º de abril de 2022, publicada no Diário Oficial. Segundo a legislação, o terreno doado consiste em uma área de 10.551,93 m², localizado na Avenida Duarte Muniz, no Bairro Santa Tereza, destinado exclusivamente à construção do hospital particular. A donatária perderá a doação por não cumprir o prazo estabelecido para conclusão do empreendimento, por desvio de finalidade ou pelo encerramento das atividades do hospital. No caso de perda da doação, o terreno será automaticamente revertido para o Município.
Um homem foi preso na cidade de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia, suspeito de agredir a esposa grávida de sete meses na noite de sábado (2). Uma espingarda e um facão foram apreendidos com o homem, segundo informações da Polícia Militar, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Conforme informaram as equipes da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barreiras), a polícia foi acionada por testemunhas que relataram a agressão. Os policiais foram até a rua Luiz Gonzaga, no bairro de Novo e encontraram o suspeito. O homem tentou montar uma espingarda, mas foi contido pelos PMs. O suspeito foi encaminhado para Central de Flagrantes de Barreiras, também no oeste do estado, por violência doméstica e posse de arma de fogo.
Nos próximos dias 8, 11 e 18, três júris populares serão realizados no Fórum Leonor da Silva Abreu, em Brumado. Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no dia 8, o empresário Cézar Paulo de Morais Ribeiro, popular Cezar de Lim, vai a júri popular. Ele é acusado de mandar matar Sidney Vasconcelos Meira, de 47 anos, popular Camarão, que foi encontrado morto com um tiro na cabeça, na estrada que dá acesso a Fazenda dos Veados, em junho de 2018. O empresário foi preso na cidade de Iporã, no Paraná. A polícia alega que, na época, Cézar de Lim estava fugindo para o Paraguai. No dia 11, é a vez do o réu Estevon Leno Oliveira Pereira, apontado pela polícia como autor da morte do mototaxista Welison Kened Silva, de 21 anos. De acordo com o inquérito policial, Welison morreu vítima de vários disparos de arma de fogo na manhã do dia 20 de julho de 2017, na Rua Padre Anchieta, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O réu teria matado a vítima depois de a mesma fazer uma corrida para a ex-companheira. A corrida foi até a delegacia, onde a mulher registrou um boletim de ocorrência por violência doméstica contra o acusado. Após o crime, Estevon fugiu e acabou sendo preso no Estado de São Paulo. Por fim, no dia 18, o réu Darlan de Oliveira Santos Junior irá a júri acusado de matar Samuel da Silva Lobo, na madrugada de 18 de junho de 2017, em uma festa de São João no Bairro Baraúnas. A vítima cuidava de um estacionamento próximo à festa, quando, após breve discussão, Darlan efetuou diversos disparos de arma de fogo contra Samuel.
Um homem foi preso em flagrante por transportar cinco quilos de cocaína dentro de um ônibus interestadual, em Seabra, na região da Chapada Diamantina. O caso ocorreu na tarde de sábado (5), na BR-242. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) faziam uma fiscalização de rotina, quando pararam um veículo que fazia viagem de Goiânia (GO) para Apodi (RN). Os policiais notaram que um dos passageiros demonstrava sinais de nervosismo e verificaram a bagagem que ele levava. Na mochila, foram encontrados tabletes do cloridrato de cocaína, que é a forma mais pura da substância ilícita, de acordo com a PRF. O homem de 31 anos, não teve nome divulgado. Ele disse que recebeu a mochila na rodoviária de Campinas (SP), por um homem que ele não conhecia, e pretendia deixar os pacotes em Petrolina (PE). Além disso, ele informou que receberia R$ 2 mil pelo transporte. O homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e levado para a delegacia de Seabra, onde segue detido na manhã desta segunda (4), à disposição da Justiça.
Na noite da última sexta-feira (1º), um capotamento foi registrado na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, entrada de acesso da BA-148 em Brumado. Imagens do circuito de monitoramento do local mostram o momento em que o condutor de Fiat Uno perde o controle da direção, derrapa e capota na via. O veículo só parou depois de bater em um poste. No vídeo, ainda é possível ver que um grupo de pessoas desvira o carro e o motorista sai dirigindo até o pátio de um posto de combustíveis. Não há informações sobre o seu estado de saúde após o acidente.
Para celebrar a Páscoa, a Equipe de Animação Kezinha Produções, com apoio do comércio e da mídia local, vai promover o “Show da Alegria Especial de Páscoa” no dia 17 de abril, às 18h, na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Será uma noite inesquecível e cheia de brincadeiras e alegria. O evento terá o show do Bita, a participação do Coelhinho Tedy, além de brincadeiras e sorteios de brindes. Leve toda a sua família para se divertir e celebrar essa data tão especial. O evento é aberto ao público.
Neste domingo (03), foi realizada a Primeira Amostra de Paisagens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Brumado. Presidente da entidade, Genival Moura disse que a feira de artesanatos foi um grande sucesso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que o evento foi uma oportunidade de valorizar a arte dos brumadenses. “Isso aqui, hoje, me deixou orgulhoso, não como presidente da Apae, mas como cidadão brumadense. Foi uma amostra de paisagens que nos mexeu. Estou muito feliz pelo sucesso dessa feira”, pontuou. Moura ressaltou que, na feira, os artesãos, poetas, músicos e artistas da cidade puderam mostrar um pouco de sua arte para quem passou pelo local.
A artesã Aninha Revenster participou da feira exibindo a sua arte em crochê. “Foi uma opção de pandemia, fiz como terapia. Tinha aprendido há uns anos atrás com a minha irmã e resolvi investir nesse negócio de artesão. Faço tudo em crochê. Tenho uma lojinha no mercado de artes e participo de feiras de artesanatos”, disse. Para ela, a feira promovida pela Apae deve continuar como forma de incentivar os pequenos artesãos. “Foi exemplar. Brumado é um polo artístico”, definiu. A amostra será realizada em algumas edições comemorativas ao longo do ano.
Duas pessoas foram presas por exercício irregular de medicina, ao se passarem por oftalmologistas, na cidade de Canavieiras, sul da Bahia. O caso ocorreu no domingo (3). A Polícia Militar recebeu denúncias dos atendimentos que eram realizados em um imóvel no bairro Sócrates Resende, onde os falsos oftalmologistas atendiam as pessoas. A corporação detalhou que, ao chegarem no local, os agentes encontraram, ao menos, três pacientes à espera de atendimento. Os policiais pediram documentos que comprovassem a profissão, e eles informaram que não tinham. Os nomes deles não foram divulgados, por causa da Lei de Abuso de Autoridade. Ainda segundo a polícia, o ambiente onde os serviços eram prestados estava em condições insalubres. A dupla fazia procedimentos, emitia e diagnósticos, e também receitava medicamentos. No imóvel, oram apreendidos insumos hospitalares, colírios e outros materiais utilizados durante a consulta. Depois de presos, os suspeitos foram ouvidos e liberados. Eles vão responder por exercício ilegal da medicina e a polícia apura se os dois vendiam óculos de grau durante as consultas, o que configura ainda o crime de venda casada.
Neste domingo (03), uma caminhada foi promovida em Brumado em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Elianar Guimarães, que esteve à frente do movimento, explicou que a data é utilizada para levar informação e conscientização para sociedade. “Para que todos compreendam o que é o autismo e no que ele impacta na vida do ser humano. Aproveitamos também para reivindicar os direitos da comunidade autista. Temos no Brasil, hoje, várias leis de proteção ao autista, mas elas não são cumpridas”, afirmou. O movimento, segundo Guimarães, também teve o objetivo de provocar a gestão municipal no sentido de ouvir as cobranças da comunidade autista, especialmente no que diz respeito à inclusão na educação. “A luta principal das mães de autistas em Brumado é pelo direito de nossos filhos estarem na escola. As crianças autistas estão sendo proibidas de irem à escola por falta de monitor, o que é uma responsabilidade da gestão e não da família”, cobrou. Nesse aspecto, Elianar denunciou que os monitores contratados pela prefeitura são totalmente despreparados para a função, visto que, muitas vezes, sequer sabem o que é o autismo. “Infelizmente, o projeto de monitoria funciona assim: tem que ser estudante do ensino médio; quando este não está disponível, abre-se espaço para estudantes de Pedagogia. Para fazer esse papel de monitor de criança autista, de forma que possibilite a sua inclusão na escola e o seu efetivo aprendizado, deveriam ser todos profissionais de Pedagogia”, frisou. Por fim, Guimarães cobrou a devida capacitação e valorização desses monitores para completa inclusão das crianças autistas no município.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira (PT), explicou que o projeto de lei nº 015/2022 teria tramitado normalmente na última sessão legislativa, conforme acordado entre o líder do prefeito no Legislativo, vereador Tiago de Souza Amorim (PP), e o Jurídico. No entanto, na hora da sessão, segundo Meira, o parlamentar resolveu pedir a votação de todos os projetos pautados em regimes de urgência. Além disso, a presidente esclareceu que o projeto previa a extinção de determinados cargos, os quais, a princípio, se resumiriam à coordenação da Covid-19. “Para que ninguém ficasse prejudicado e que essa extinção de cargos, que, até então, a gente tinha conhecimento que era apenas da Coordenação da Covid-19, mas poderia ter outros que teríamos de analisar direitinho. Retiramos de pauta para análise”, justificou. Mesmo se a comissão composta por servidores de cargos comissionados não tivesse ido até à Câmara, Verimar assegurou que o projeto seria novamente pautado nesta segunda-feira (04). “Já estava autorizado a entrar em pauta para não prejudicar os servidores”, reiterou.