Um novo boletim do Covid-19, o novo coronavírus, foi divulgado nesta terça-feira (07), pela secretaria municipal de saúde de Brumado. De acordo com a pasta, a cidade tem 390 casos suspeitos da doença, sete confirmados, dezenove descartados e seis aguardando resultado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
Um acidente automobilístico foi registrado na manhã desta terça-feira (07), na BR-116, em Manoel Vitorino, com o Major Edson Mascarenhas, comandante da Cipe Sudoeste. O major, sua esposa e dois filhos estavam a bordo de um Corolla, quando ocorreu a colisão com um Fox.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todos os envolvidos no acidente foram socorridos e encaminhados para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Segundo informou o capitão Gilson Santana, subcomandante da Cipe Sudoeste, ao site Achei Sudoeste, a esposa do major e seu filho, receberão alta ainda hoje, pois sofreram apenas escoriações. Já Mascarenhas e sua filha, passam por cirurgia, nesse momento.
A Caixa Econômica Federal (CEF) disponibilizou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo por meio do qual informais, autônomos e MEIs podem solicitar o auxílio emergencial de R$ 600. A Caixa detalha como serão feitos os pagamentos na manhã desta terça. O aplicativo deve ser usado pelos trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS. Aqueles que já recebem o Bolsa Família, ou que estão inscritos no Cadastro Único, não precisam se inscrever pelo aplicativo. O pagamento será feito automaticamente.Clique aqui para fazer a inscrição pelo site; Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android; Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple). A Caixa também disponibilizou o telefone 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio emergencial. Não será possível se inscrever pelo telefone, apenas tirar dúvidas.
Na noite da última segunda-feira (06), um posto de combustíveis foi assaltado na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, por um dos frentistas que trabalha no local à polícia, dois homens com os rostos encobertos e com um facão o rendeu e roubou o seu aparelho celular, além de R$ 275 em espécie. Antes de fugir, os bandidos ainda reviraram o escritório do posto. A PM realizou rondas na região, mas nenhum suspeito foi preso até o momento.
Em continuidade à campanha para valorização do comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado lançou a hashtag #juntossomosmaisfortes. Através dela, a entidade pede aos clientes de Brumado e região que mantenham os seus compromissos em dia e priorizem dívidas no comércio local. “Valorize os pequenos empresários, mais do que nunca eles precisam de você”, destacou.
Em novo decreto, a prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, autorizou a abertura do comércio varejista de atacado e varejo, com exceção de bares, restaurantes e lanchonetes, que continuam restritos apenas ao serviço de entrega. A regulamentação exige que medidas preventivas sejam tomadas para resguardar clientes e funcionários. O decreto prorrogou até 30 de abril a suspensão de aulas na rede pública e privada e até o dia 20 a proibição de eventos culturais, religiosos e esportivos. Ainda foi permitido o serviço de mototáxi, desde que o passageiro use capacete próprio. Na tarde desta segunda-feira (6), foi realizada uma reunião com a presença de empresários, do prefeito Jairo Magalhães e da direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para elaborar uma proposta de funcionamento do comércio. A reunião resultou na criação de uma comissão econômica, regulamentada em outro decreto também publicado em edição extra do Diário Oficial. Os comerciantes presentes na reunião solicitaram a abertura do comércio de forma restrita e prometeram tomar medidas para evitar aglomerações, controlando a entrada e a saída de clientes dos estabelecimentos. Eles também prometeram fornecer EPIs para os colaboradores, intensificar a limpeza das lojas, disponibilizar álcool gel para os clientes, e organizar filas com distanciamento de pelo menos 1,5 m entre os consumidores. Na cidade, até o momento, 65 casos suspeitos foram notificados, sendo que 54 já foram descartados, 7 aguardam resultado e 4 aguardam a coleta do material para análise.
Em Brumado, o decreto com as medidas de contenção, restrição e enfrentamento ao novo coronavírus, a Covid-19, é válido até o dia 18 de abril. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ressaltou que, em razão da evolução do número de casos na cidade, a quarentena deve ser mantida até a primeira quinzena do mês de maio. No entanto, segundo ele, algumas atividades, a exemplo do setor da construção civil, devem sofrer uma flexibilização. Com relação às aulas, o gestor afirmou que, como o pico do contágio está previsto para o dia 15, no dia 18 de abril será possível ter uma noção maior da realidade no município. “Lá pelo dia 18 a gente já sabe como foi e se vai valer a pena manter as escolas fechadas ou se, por cautela, abre lá pelo dia 4 de maio. Estou fazendo uma estimativa que, se tudo correr bem, a gente retorna as aulas lá pra maio. As aulas, possivelmente, será a última coisa”, declarou. A ideia, conforme explicou, é que o decreto municipal seja suspenso gradativamente.
O município de Paramirim, a 129 km de Brumado, teve o seu primeiro caso de Covid-19, o novo coronavírus, confirmado neste terça-feira (07). Segundo informou a secretaria de saúde da cidade ao site Achei Sudoeste, trata-se de um homem de 59 anos que teve contato com passageiros de transporte alternativo, oriundo de São Paulo, no dia 20 de março, com destino final a Érico Cardoso. De acordo com a pasta, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar. Até o momento, além da confirmação, Paramirim tem dois casos suspeitos, dois descartados e um aguardando resultado. A secretaria pede a população local intensificar os cuidados da disseminação do vírus. “Vamos lavar as mãos e nos mantermos em isolamento social”.
A Secretaria estadual de Saúde (Sesab) confirmou nesta terça-feira (7) a 11ª morte de uma pessoa com coronavírus na Bahia. O paciente era um homem de 64 anos e estava internado em um hospital público de Salvador. O homem era diabético e tinha problemas cardíacos. O paciente morava na capital baiana e foi internado em 24 de março. Até a manhã desta terça-feira, a Bahia havia registrado 437 casos confirmados de Covid-19. Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 estão internadas, sendo 26 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, 2.511 casos foram descartados. De acordo com a Sesab, este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas de segunda-feira (6).
Uma audiência com o governador Rui Costa (PT), o secretário de saúde do estado e os presidentes dos consórcios de saúde da região aconteceu nesta segunda-feira (06). A reunião durou mais de três horas e contou com a participação do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que a audiência foi pouco produtiva. “Uma reunião trivial e até um pouco repetitiva. Quase trinta pessoas falando a mesma coisa. As conversas foram pouco objetivas. O assunto foi o coronavírus, os pedidos para flexibilizar as coisas, a eficácia das medidas, EPIs, leitos de UTI, as carências e medidas mais urgentes que precisam ser tomadas. Nada de novo”, avaliou.
Um recém-nascido de apenas quatro dias foi diagnosticado com coronavírus na Bahia. A informação consta no boletim da Secretaria da Saúde (Sesab) desta segunda-feira (6). O documento da pasta informa que a mediana de idade dos pacientes no estado é de 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. O documento da Sesab não traz maiores informações sobre o caso. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 26,77% do total, conforme a pasta. Ainda conforme o boletim, a Bahia possui quatro casos de bebês menores de um ano infectados pelo novo coronavírus.
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o pedido de prisão do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). O requerimento foi feito pelo advogado Rafael Duarte Moyra, de uma cidade do interior de São Paulo. De acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo, o advogado se baseia nos discursos de Bolsonaro em rede nacional criticando o isolamento horizontal e estimulando a reabertura do comércio em meio à pandemia do novo coronavírus. O pedido foi encaminhado ao vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. “Ora, Excelência, o Judiciário não pode permitir que o mandatário desrespeite as normas mais comezinhas de saúde pública e jogue à morte milhares ou milhões de brasileiros”, diz o advogado. Os efeitos práticos do pedido são quase impossíveis, já que Bolsonaro possui imunidade formal. A cobertura garante ao ex-capitão do Exército não ser preso enquanto não houver sentença condenatória.
Um homem de 41 anos e uma mulher de 35 morreram na noite de sábado (4) após a moto em que eles estavam bater em um carro, na BR-415, em trecho de Ilhéus, no sul da Bahia. O caso aconteceu por volta das 20h45, no KM 10. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as vítimas foram identificadas como Valteci Brito Soares e Lidiane Batista Messias. Segundo informações da PRE, O homem, que era o condutor da moto, morreu na hora. Já a mulher estava no carona chegou a ser socorrida e levada para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o órgão, o motorista do carro, de 42 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Regional Costa do Cacau. Ele realizou o teste do bafômetro e foi comprovado que tinha consumido álcool. Segundo o G1, a PRF informou que ele está sob custódia na unidade médica e será levado para a delegacia de Ilhéus, onde ficará à disposição da Justiça.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, declarou estado de calamidade pública para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo Covid-19. Com a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores, a Lei 2.392 e o Decreto nº 20.251 foram publicados no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (6). O dispositivo dispensa o Poder Executivo dos resultados fiscais, da limitação de empenho e da atribuição de recursos previstas na Lei Municipal 2.367/19, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2020. Tudo isso está em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal do Município. A lei também autoriza a Prefeitura a abrir créditos suplementares e especiais, visando amparar despesas necessárias ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus e suas consequências. Além disso, estão dispensadas licitações para aquisição de bens, serviços – inclusive de engenharia – e insumos destinados a atender às emergências de saúde pública. A Prefeitura está atenta às medidas necessárias para proteger a população da contaminação, bem como aos efeitos da desaceleração das atividades econômicas, o que acarreta na diminuição significativa da Fazenda Pública Municipal. Por isso, é inegável que as consequências da enfermidade gerarão um natural aumento das despesas públicas, não previstas na Lei Orçamentária. Diante de tudo isso, ao decretar estado de calamidade pública e ter o aparato legal da Lei 2.392, o Município terá condições de manter o funcionamento da máquina pública e, assim, atenuar os efeitos negativos trazidos pelo Covid-19 para a saúde e para a economia local.
O prefeito de Varginha (MG), Antônio Silva (PTB), renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (6). A renúncia acontece um dia após o prefeito revogar o decreto que permitia a reabertura do comércio da cidade no início desta semana em meio à crise do novo coronavírus. Em sua carta de renúncia direcionada à Câmara de Vereadores, o prefeito alegou razões de foro íntimo. De acordo com o G1, a informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura. O prefeito havia retornado de férias na semana passada e já se viu diante da crise do novo coronavírus. Desde o começo da crise, quem comandava as ações na prefeitura era o vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo (Avante). Após pressão de empresários, na sexta-feira (3), Antônio Silva emitiu um decreto permitindo a reabertura de parte do comércio da cidade com restrições. Mas neste domingo (5), a decisão de revogar o decreto veio após questionamentos de diversos órgãos como o Ministério Público, a Associação Médica, a comissão de enfrentamento ao Covid-19, o Conselho Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde. Em 2016, Antônio Silva, de 77 anos, foi eleito para o seu 4º mandato em Varginha, com 43,98% dos votos. Antes do mandato 2016-2020, ele já havia governado a cidade entre 2012 e 2016, 1997 e 2000 e 1989 e 1992. A Câmara dos Vereadores deverá se reunir às 14h desta terça-feira (7) para seguir com os procedimentos de posse do vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo.
A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, decidiu, na tarde desta segunda-feira (6), revogar o decreto que autorizava a reabertura do comércio no município. A gestão de Herzem Gusmão Pereira (MDB) sofreu críticas fortes pela decisão de reabrir estabelecimentos comerciais, visto que a cidade já tem seis casos confirmados do novo coronavírus, além de 78 aguardando resultado de exame e 25 esperando coleta.
O Ministério da Saúde propõe reduzir parcialmente o isolamento em cidades e estados com metade dos leitos e estrutura de saúde vagos. A medida, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (6), passaria a valer na segunda-feira (13). A partir da próxima semana, portanto, cidades com mais de 50% da capacidade de atendimento médico disponível poderiam passar do Distanciamento Social Ampliado (DSA) para uma transição ao Distanciamento Social Seletivo. As cidades que não apresentarem mais de 50% dos leitos vagos, entre outros critérios médicos, deverão manter o Distanciamento Social Ampliado até a estabilização do sistema de saúde. “Hoje publicamos informações sobre o Distanciamento Social Ampliado, Distanciamento Social Seletivo, e Bloqueio Total (lockdown). As medidas são temporárias, localizadas e o governo federal está fazendo de tudo para que elas sejam minimizadas ao máximo possível”, disse nesta segunda-feira Wanderson Oliveira, secretário de vigilância em saúde do ministério, em entrevista a jornalistas.
A prefeitura municipal de Brumado está realizando obras para melhoria da mobilidade urbana entre o anel rodoviário e o Bairro Esconso, as quais vão interligar a BR-030 ao centro da cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o empreiteiro responsável, André Cardoso, destacou que a obra é de grande valia para evitar acidentes no trecho, bem como facilitar a questão do escoamento na cidade. “Hoje, quando você vem da Magnesita em direção à rotatória da BA-262, em Vitória da Conquista, você não vai mais passar direto igual passava na pista, você vai fazer um contorno na rotatória pra poder ter acesso. A partir de amanhã, já vai ser colocado o asfalto”, afirmou. A previsão, segundo Cardoso, é que a obra seja concluída ainda nesta semana. Uma área verde bem ampla também será construída na região. “É uma obra de mobilidade urbana pra melhorar a trafegabilidade e colocar o trânsito pra fluir. Ali só causará um acidente por uma imprudência muito grande. A taxa de acidente é quase zero”, reiterou.
Devido aos casos de coronavírus já confirmados nas cidades de Brumado e Vitória da Conquista, a prefeitura de Ituaçu determinou que as pessoas que viajarem para os municípios, mesmo que retornem no mesmo dia, deverão ficar em isolamento domiciliar por 14 dias. Em comunicado, a prefeitura também optou, juntamente com a secretaria de saúde, por não flexibilizar o Decreto nº 011/2020, inclusive com a não realização da feira livre. “Esta medida atende as exigências do Ministério da Saúde, na preservação do cidadão”, destacou.
A cidade de Brumado está em alerta máximo para o Covid-19, o novo coronavírus, conforme já divulgado pelo site Achei Sudoeste. (Veja aqui). Em boletim extraordinário divulgado na noite desta segunda-feira (06), a secretaria de saúde, confirmou mais dois casos da doença. Com isso, a capital do minério tem sete confirmações do vírus. A pasta não divulgou maiores detalhes dos infectados. De acordo com os dados da secretaria municipal de saúde, 371 casos suspeitos notificados estão em monitoramento. Já os descartados são 18. Sete aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
Um novo boletim do Covid-19, o novo coronavírus, foi divulgado na noite desta segunda-feira (06), na cidade de Brumado. De acordo com os dados da secretaria municipal de saúde, 371 casos suspeitos notificados estão em monitoramento. O número de casos confirmados segue em cinco. Já os descartados subiram para 18. Nove aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
Na manhã desta segunda-feira (06), a prefeitura municipal de Brumado iniciou a distribuição de cestas básicas para famílias carentes da cidade. Os kits estão sendo entregues nas escolas da rede municipal. O site Achei Sudoeste esteve na Escola Eny Mafra, localizada no Bairro São Félix, a fim de acompanhar o processo de distribuição das cestas. Ao site, a diretora da unidade, Renara de Souza Silva, disse que o processo está transcorrendo tranquilamente. “As famílias estão respeitando a ordem e a distância. Ao entrar na escola, fazem uso do álcool gel e recebem a cesta munidos do RG e do cartão do Bolsa Família. As famílias recebem a cesta básica acompanhada da máscara doada pelo Rotary Club de Brumado”, relatou.
Segundo a diretora, aproximadamente 200 famílias irão retirar o benefício na escola. Dona Elaine Bonfim, uma das beneficiárias que compareceu ao local para retirar a cesta básica, afirmou que é uma ajuda a mais nesse momento de crise. “Muito proveitoso”, completou. A prefeitura organizou um cronograma de distribuição a fim de evitar aglomerações; nas escolas, as filas são organizadas pela Guarda Civil Municipal.
Um estudo na Austrália observou que um remédio antiparasita, usado geralmente para tratar verminoses, foi capaz de inibir o crescimento do novo coronavírus Sars-CoV-2 em cultura de células, controlando o microorganismo em 48 horas. O estudo foi liderado pela Monash University e feito em parceria com o Doherty Institute of Infection and Immunity, e foi publicado na revista Antiviral Research, da Elsevier, no último dia 3. Os cientistas observaram que uma dose única da droga Ivermectin foi capaz de combater o SARS-CoV-2. Atualmente, a Ivermectin está disponível no mercado em todo o mundo. “Nós descobrimos que mesmo uma dose única pode essencialmente remover todo o RNA viral em 48 horas e que mesmo em 24 horas há uma redução significativa”, disse a doutora Kylie Wagstaff, que liderou o estudo. Os cientistas alertam que, apesar do potencial de efetividade do medicamento observado em laboratório, ele ainda não pode ser usado com segurança em seres humanos infectados com o novo coronavírus, tampouco em casos de automedicação. O estudo precisa ser continuado com testes clínicos e testes em humanos para concluir a efetividade da droga em doses seguras para humanos. Em outros estudos, o Ivermectin já se mostrou eficiente contra outros vírus, como HIV, Dengue, Influenza e Zika vírus. As informações são da Revista Exame.
O advogado Tiago Amorim, ex-militante do Partido Social Democrático (PSD), desistiu de sua pré-candidatura à prefeitura municipal de Brumado. O advogado confirmou a sua desfiliação do PSD ao site Achei Sudoeste, na última sexta-feira (03). De acordo com Amorim, a sua nova agremiação é o Partido Progressista (PP), liderado pelo médico pediatra e pré-candidato a prefeito, Geraldo Leite Azevedo. “Aproveito a oportunidade e declaro o meu apoio à pré-candidatura de Doutor Geraldo para a prefeitura de Brumado”, afirmou o novo militante progressista. Para Tiago, o seu apoio ao médico foi em reconhecimento a sua capacidade e história de vida amplamente reconhecidas pela população.
Pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (6) pelo jornal Folha de São Paulo questionou a população sobre as medidas de isolamento impostas pelas autoridades para conter o avanço do coronavírus. Segundo o levantamento 76% dos brasileiros acreditam que o mais importante neste momento é deixar as pessoas em casa. 18% querem acabar com o isolamento, e 6% não sabem. O instituto entrevistou, por telefone, 1.511 pessoas entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de três pontos. O levantamento também questionou os entrevistados sobre fechamento de comércio, suspensão de aulas e quanto tempo o isolamento deve durar.