As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 19h00 desta quarta-feira (8), 16.170 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 819 mortes pela Covid-19. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quarta-feira (8), aponta 15.927 casos confirmados e 800 mortes.
A procura por peixes, especialmente o bacalhau, cresceu nos últimos dias em razão do feriado da Sexta-Feira da Paixão. O Seu Gabriel Barbosa compareceu ao Supermercado Super Bom Preço para garantir o seu bacalhau. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o peixe está por um preço muito acessível no local. “Tá difícil de encontrar, mas aqui está por um preço muito legal. Aconselho a qualquer pessoa vim aqui no Bom Preço”, afirmou. Um funcionário do estabelecimento destacou que, apesar da crise, os brumadenses não deixam de comprar o peixe. “O coronavírus não vai atrapalhar a nossa semana santa. O preço do bacalhau está muito bom aqui”, endossou.
A Bahia registrou mais duas mortes de pacientes com coronavírus na tarde desta quarta-feira (8). A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com esses dois casos, o estado já registra 18 mortes pela doença. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), as pacientes são idosas dos municípios de Ipiaú, paciente de 72 anos, e Uruçuca, que não revelou a idade da paciente. Ambas eram cardiopatas e estavam internadas em hospitais públicos. Das 18 mortes registradas no estado, 11 ocorreram em Salvador. Os cinco óbitos restantes estão distribuídos entre Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Ipiaú (1) e Uruçuca (1). Ainda de acordo com a Sesab, este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira. Ao todo, 128 pessoas estão recuperadas e 50 encontram-se internadas, sendo 28 em UTI. Até o momento, 3.404 casos foram descartados.
A prefeitura municipal de Brumado está realizando a distribuição de cestas básicas para as famílias cujas crianças são matriculadas nas escolas da rede municipal e que são cadastradas no CadSus. (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que a administração tem seguido critérios rigorosos no processo de distribuição a fim de não dar margem à exploração. “Tem que haver critério e o critério é o CadSus. Quem não está cadastrado a assistente social vai na casa pra ver se a pessoa se enquadra na situação de hipossuficiência. As pessoas que estão cadastradas no CadSus, quer sejam contempladas pelo Bolsa Família ou não, também são público para receber. É um critério do Governo Federal. Se não houver critério, vira uma bagunça e exploração política”, explicou.
Além do coronavirus, a comunidade de Brumado tem outra preocupação: a batalha do dia a dia contra as arboviroses. De acordo com boletim informativo enviado ao site Achei Sudoeste pela vigilância epidemiológica do município, já são 112 notificações suspeitas só de dengue na cidade. Dentre essas, 33 casos foram descartados e 32 confirmados, com seis casos de alarme. Além disso, o município também registra 2 casos confirmados de zika vírus e um caso confirmado de chikungunya. As autoridades da saúde pedem mais uma vez a comunidade que se mantenha em alerta, pois, diante do quadro, Brumado poderá entrar em uma zona de risco perigosíssima, com um surto elevado das patologias. O quadro se torna ainda mais preocupante diante do índice elevado do mosquito transmissor, que está acima de 5% do tolerável indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Ifba) entregou, na última semana, 130 litros de álcool etílico líquido 70° aos serviços de saúde dos municípios de Guanambi e Pindaí. O álcool está sendo produzido por alunos e servidores nos laboratórios do Campus Guanambi do IF Baiano. A iniciativa conta com o apoio das prefeituras dos municípios, através de uma parceria firmada pela direção do campus, visando o enfrentamento da pandemia do coronavírus. “Entregamos 100 litros para a prefeitura de Guanambi e 30 litros para a prefeitura de Pindaí”, informou o coordenador da produção, Ricardo Brandão, técnico de laboratório do instituto. A ideia surgiu dos estudantes do curso de Licenciatura em Química, em meados de março. Hoje, são 10 pessoas colaborando na produção, entre professores, técnicos e sete alunos do curso. A pretensão é dar continuidade aos trabalhos e produzir mais 120 litros de álcool.
A secretaria de saúde de Brumado divulgou na noite desta quarta-feira (08) um novo boletim sobre o Covid-19, o novo coronavírus na cidade. De acordo com o boletim, o município tem 402 casos notificados suspeitos, 07 casos confirmados, 19 descartados e 08 aguardando resultado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
Em detrimento ao negacionismo do presidente Jair Bolsonaro e à ótica única do mandatário em relação ao uso da cloroquina para o tratamento do novo coronavírus (Covid-19), pesquisadores das principais instituições de ensino, hospitais e laboratórios viram noites atrás de resultados para enfrentar a doença, seja por meio de remédios que se comprovem efetivos ou vacinas para, daqui um bom tempo, propiciar boas notícias à população. Porém, o Ministério da Economia cortou em 23,6% o orçamento para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação voltado à pesquisa, em relação a 2019. De acordo com a Veja, agora, a pasta comandada por Abraham Weintraub pede 450 milhões de reais para produzir estudos de temas que ajudem no combate à doença. Inicialmente estipulado em 2,4 bilhões de reais para 2020, o orçamento para as pesquisas até sofreu um aumento aprovado pelo Congresso Nacional durante o ano passado, de 600 milhões de reais. Com o avanço da pandemia e a necessidade de se investir em pesquisas, contudo, o Ministério da Educação percebeu a necessidade de mais recursos.
A cidade de Brumado está se estruturando para a emergência de enfrentamento a Covid-19. Nesse sentido, o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizado no Bairro São Félix, está sendo equipado para receber possíveis pacientes diagnosticados com a doença.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde da cidade, Cláudio Feres, adiantou que a ideia é que, a partir da próxima semana, o prédio já esteja à disposição da comunidade. Para isso, segundo ele, algumas questões de logística e contratação estão sendo viabilizadas. “O prédio não vai funcionar como UPA, mas como uma Unidade de Referência do Coronavírus”, informou.
O governo federal vai liberar uma nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Trabalhadores poderão sacar um salário mínimo (1.045 reais) de contas ativas e inativas do FGTS. A autorização foi publicada em uma medida provisória na noite de terça-feira, 7. A movimentação extra do fundo será permitida entre os dias 15 de junho e 31 de dezembro. A medida vinha sendo estudada pelo governo para estimular a economia durante a pandemia do coronavírus. De acordo com a Veja, diferente do saque imediato, que se encerrou no fim de março, a nova rodada de liberação do FGTS tem limite por trabalhador. Ou seja, quem tem mais de uma conta no FGTS terá um limite de 1.045 reais para sacar. Para quem se encaixa nesta hipótese, a MP prevê uma ordem: primeiro a liberação de contas vinculadas de contratos extintos, ou seja, de empregos passados do trabalhador, com início pela que tiver o menor saldo. Depois, as demais contas vinculadas. Os saques serão efetuados conforme cronograma e critérios estipulados pela Caixa Econômica Federal. Segundo a MP, quem tem conta no banco terá crédito automático. Titulares de outras instituições financeiras também podem solicitar débito em conta. Como se trata de uma MP, a operação tem aplicação imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em 120 dias.
Após acidente registrado nesta terça-feira (07), na BR-116, em Manoel Vitorino, o Major Edson Mascarenhas, comandante da Cipe Sudoeste, passou por uma cirurgia para estancar uma hemorragia. Ele está estabilizado e internado em uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI para recuperação. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a esposa não teve lesões significativas e terá alta amanhã. A filha teve uma luxação no ombro direito, rádio e fratura no fêmur. Ela também foi operada e terá alta amanhã. O filho teve uma pancada na cervical, mas não foi identificada nenhuma lesão grave e o mesmo terá alta amanhã.
A Bahia registrou nesta quarta-feira (8) a 16ª morte de pessoa contaminada com o coronavírus. Segundo informações da Secretaria estadual de Saúde (Sesab), o paciente era um homem de 96 anos, com histórico de insuficiência renal crônica e hipertensão. O homem morava em Salvador e estava internado desde 3 de abril em um hospital da rede privada da capital baiana. Ele morreu na última terça-feira (7), mas a ocorrência só foi divulgada pela Sesab nesta manhã. A segunda vítima confirmada no dia é do município de Araci e tinha 76 anos. Durante o anúncio, o gestor reforçou o pedido para que as pessoas se mantenham em casa para evitar a proliferação da doença. Esse é o quinto caso fora de Salvador. "Quero pedir: fique em casa. Temos a 16ª morte na Bahia. Acabamos de confirmar. Uma pessoa de 76 anos de Araci", disse, em entrevista à Record Bahia. Rui indicou que a diarréia foi o primeiro sintoma do paciente. "Ele não teve falta de ar, não tossiu. Ele sentiu primeiro a diarréia, sem sinal de gripe. É um sintoma forte e a Sesab está preparando um vídeo para enviar aos hospitais do interior para alertar", completou. Conforme o último boletim divulgado pela Sesab, a Bahia havia registrado mais de 497 casos de coronavírus confirmados. A Secretaria esclarece que este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17h de terça-feira. Ao todo, 128 pessoas estão recuperadas e 51 estão internadas, sendo 29 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, 3404 casos foram descartados.
O governo federal, por meio dos Ministérios da Economia e Cidadania, e a Caixa Econômica Federal (CEF) divulgaram nesta terça-feira (07) informações sobre o auxílio emergencial aos cidadãos brasileiros que se enquadram nos requisitos da lei nº 13.982/2020. Totalizando R$ 98,19 bilhões, o auxílio será disponibilizado em três parcelas. Visando cumprir as recomendações sanitárias de não gerar aglomerações que possam expor as pessoas ao risco de contágio à Covid-19, o planejamento foi elaborado de modo que todos os beneficiários recebam seus recursos de forma segura, organizada e transparente, com o auxílio de aplicativo que poderá ser baixado pelo celular, além do site auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Para ter direito à concessão do benefício no valor de R$ 600 em três parcelas, o trabalhador tem que cumprir cumulativamente os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos, não ter emprego formal ativo, não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário do seguro-desemprego, não ser beneficiário de programa de transferência de renda federal, exceto do Bolsa Família, que receberá automaticamente o benefício de maior valor, ter renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos, não ter recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, e exercer atividade na condição de microempreendedor individual (MEI), contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social ou trabalhador informal, de qualquer natureza, inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Um dos principais eventos juninos da região sudoeste da Bahia, o Arraiá de Caculé, foi cancelado nesta terça-feira (07) por conta da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, ao site Achei Sudoeste. O Arraiá de Caculé aconteceria nos dias 20, 21 e 22 de junho. Além disso, seria realizado o São Pedro, no Povoado da Várzea Grande, no dia 27, como também as apresentações das quadrilhas juninas da cidade nos fins de semana que antecederiam o São João.
A recém-nascida filha de Rafaela de Jesus Silva, de 28 anos, também foi infectada pelo novo coronavírus. Rafaela tinha 28 anos e morreu vítima da doença no dia 1° de abril, em Itapetinga, na região sudoeste da Bahia. Segundo o pai do bebê, Erisvaldo Lopes dos Santos, 47 anos, a menina está isolada e não apresenta sintomas. Ela tem apenas 13 dias de vida. Ao todo, sete pessoas da família de Rafaela, incluindo Erisvaldo e a recém-nascida, fizeram o exame para coronavírus. Todos vão continuar isolados na casa onde moram, em Trancoso, na cidade de Porto Seguro. Uma amiga de Erisvaldo está cuidando da bebê. Ele conta que tem seguido todas as orientações de prevenção ao novo coronavírus. Em nota ao G1, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Seguro confirmou que Alice testou positivo para Covid-19 e que os outros seis familiares dela tiveram os exames negativos. O órgão informou que o caso foi incluído nos dados da cidade de Itapetinga, segundo orientações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Em nota técnica publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (07), a Secretaria de Saúde de Brumado determinou a redução de aglomerações dentro de ambientes fechados (nunca exceder o número de 10 pessoas, a depender do tamanho do estabelecimento). A entrada e saída deverá ser controlada pelo proprietário. Além disso, a distância mínima de 1,5 m entre as pessoas, tanto durante o atendimento quanto nas filas, deverá ser observada – os funcionários terão de orientar a formação das filas na parte externa do estabelecimento. Também deverão ser adotadas estratégias para diminuir o tempo de espera, bem como medidas adicionais para evitar aglomeração, como, por exemplo, horários diferenciados para clientes com necessidades específicas. Os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool gel e equipamentos de proteção individual para os empregados e colaboradores.
Depois de passar 32 dias em uma cadeia de Assunção, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis conseguiram nesta terça-feira a mudança de regime para prisão domiciliar. Eles passarão a viver em um hotel na capital do Paraguai, enquanto esperam o desenrolar do processo ao qual respondem por terem entrado no país com documentos adulterados, no início de março. A defesa dos irmãos declarou que tentarão agora a liberação definitiva de Ronaldinho e Assis. A decisão de reversão da prisão dos dois foi do juiz Gustavo Amarilla, em uma audiência realizada em Assunção. Os dois brasileiros já tinham tido três recursos negados no processo. A defesa ofereceu uma caução de 1,6 milhão de dólares (R$ 8,3 milhões), que já foram depositados no Banco Nacional de Fomento. O valor foi pago em juízo, como garantia de que os dois brasileiros não deixarão o hotel. Em caso de fuga, o dinheiro será resgatado pela Justiça paraguaia.
Três projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos estudantes da rede estadual de ensino foram premiados no sábado (4), durante a cerimônia de premiação da 18a edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O evento, iniciado no dia 23 de março, foi realizado de forma virtual pela primeira vez, por conta da pandemia do Coronavírus. Os projetos foram avaliados por pesquisadores através da plataforma de teleconferência on-line Zoom. A rede estadual de ensino contou com a participação de 18 projetos finalistas no total. O projeto “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”, desenvolvido pelas estudantes Tainá Larissa Nascimento, 16, e Julya Pires da Silva, 16, ambas do 3º ano, do Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado em Livramento de Nossa Senhora, ganharam três prêmios. São eles: Prêmio destaque SBBq (Sociedade Brasileira de Bioquímica), com certificado e medalha; Prêmio STEAM & English, com um curso de uma semana a ser realizado na Universidade de São Paulo (USP), em setembro; e o 4o lugar em Ciências Biológicas.
Um motorista foi flagrado realizando o transporte irregular de passageiros em um furgão, na tarde de segunda-feira (6), na BR-101, em trecho de Cruz das Almas, cidade do recôncavo da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária federal (PRF), os passageiros estavam sendo transportados em compartimento fechado e sem ventilação. A polícia explicou que realizava fiscalização preventiva no Km-219 da rodovia, quando perceberam o condutor do veículo estacionar no acostamento da via, ao notar a presença da viatura policial. Ainda de acordo com a PRF, o motorista e passageiro não utilizavam cinto de segurança, além de apresentarem desconforto e nervosismo com a presença da equipe. Os agentes então decidiram aprofundar a fiscalização no furgão e solicitaram que fosse aberto o baú do veículo, quando foi encontrando em seu interior três pessoas embarcadas. Não foi informado o para onde as pessoas estavam sendo levadas. Com isso, os agentes emitiram contra o motorista notificações por transportar passageiros em compartimento de carga, estacionar o veículo no acostamento e falta do uso do cinto de segurança. Após as notificações, o veículo foi liberado após o desembarque dos passageiros que estavam no compartimento de carga.
Pesquisa divulgada por quatro universidades baianas revelou dentre os 417 municípios da Bahia quais apresentam maior risco de propagar o novo coranavírus – 91 municípios foram relacionados. A cidade de Brumado ficou de fora da lista, mesmo com sete casos já confirmados e quase 400 notificações suspeitas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que, apesar da notícia, a população deve manter o isolamento social, tendo em vista que o vírus está circulando na cidade. “Temos pacientes que não foram testados, mas apresentam sintomas característicos. Ou seja, por critérios epidemiológicos, Brumado tem, provavelmente, mais do que sete casos. O vírus continua circulando e a secretaria pede que a população mantenha o isolamento social”, declarou.
A Bahia registrou, nesta terça-feira (7), a 14ª morte de paciente infectado pelo coronavírus. Trata-se de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão e diabetes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a paciente estava internada desde 25 de março em um hospital da rede privada da capital e morreu nesta terça. Na manhã desta terça, o órgão confirmou outras três mortes de pacientes com coronavírus. A primeira foi de um homem de 64 anos, que estava internado desde 24 de março em um hospital público de Salvador. Segundo a Sesab, ele morava na capital baiana, era diabético e tinha problemas cardíacos. Os outros dois pacientes eram homens com 26 e 53 anos, ambos com doenças preexistentes, internados em estado grave em um hospital público da capital baiana. Eles eram residentes das cidades de Adustina e Lauro de Freitas. Segundo informações da Sesab, o estado tem 462 casos confirmados e 14 mortes confirmadas.
Há oito dias, em razão da grande demanda, a artesã Edelci Caíres tem confeccionado máscaras para comercialização na cidade de Brumado, nesse momento de pandemia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela afirmou que ampliou o negócio devido à necessidade do mercado. “Comecei a fazer para família, mas os amigos foram vendo e pedindo, aí acabei ampliando por conta da necessidade”, relatou. A máscara, confeccionada com tecido de algodão e elástico, custa apenas R$ 5. “Faço do gosto do cliente. Está tendo muita procura. Tá saindo mais de 50 por dia. A família toda ajuda”, completou. Segundo a artesã, a produção tem complementado a renda familiar nesse período de crise. “Se precisar sair, saia de máscara”, alertou.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 19h10 desta terça-feira (7), 14.034 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 686 mortes pela Covid-19. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta terça-feira (7), aponta 13.727 casos confirmados e 667 mortes.
Nos últimos dias, diversas filas e aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas na cidade de Brumado têm chamado a atenção e gerado queixas por conta da pandemia do coronavírus. A reportagem do site Achei Sudoeste esteve, na manhã desta terça-feira (07), no centro comercial do município, onde estão localizadas várias instituições bancárias, farmácias e uma casa lotérica. No local, a brumadense Patrícia Medrado reclamou da quantidade de pessoas esperando nas filas. “As pessoas estão pertinho umas das outras. Não estão respeitando a distância recomendada, nem usando máscara”, relatou. Ao site, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que a pasta irá emitir uma nova nota técnica com orientações específicas para todos os estabelecimentos autorizados a funcionar, obrigando os proprietários a organizar as filas, internas e externas. “A nossa equipe de fiscais está nas ruas e nós vamos fazer valer o decreto. Se for preciso, vamos fechar o estabelecimento. Pedimos a colaboração dos proprietários desses estabelecimentos e das pessoas que precisam sair. Vamos manter o afastamento de uma pessoa pra outra. Se possível sair de máscara e tentar fazer o que tiver de fazer o mais rápido”, declarou. Segundo o secretário, com a participação de todos, a comunidade conseguirá achatar a curva de progressão do vírus. “Sei que não está fácil pra ninguém, mas vamos cuidar dos nossos idosos e das pessoas do grupo de risco. Vamos ficar em casa e manter o isolamento. No mais breve possível, vamos vencer essa batalha”, completou.
O último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura mostra que a cidade de Brumado possui 390 casos suspeitos de coronavírus, 07 confirmados, 19 descartados e 06 aguardando resultado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que as equipes da central de informação e da Atenção Básica estão monitorando e acompanhando de perto os casos suspeitos e confirmados. “Estão todos sendo devidamente acompanhados em suas residências. Graças a Deus, não tem nenhum internado. Iremos acompanhar até a alta clínica do paciente”, afirmou. Dos setes casos confirmados, o secretário informou que 4 já finalizaram o período de 14 dias de quarentena. Desses quatro, no entanto, dois ainda continuam apresentando sintomas e dois já estão assintomáticos e, portanto, clinicamente curados. “Porém, pra gente considerar como caso curado, a gente precisa refazer o teste. Essa semana, iremos colher novamente a amostra pra mandar pra Salvador. O resultado saindo positivo, a gente passa a liberar o boletim como paciente curado”, explicou.