O prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB), da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi enterrado sob forte comoção, na noite deste sábado (30), no Cemitério da Saudade. Com muitos aplausos, o corpo chegou no Aeroporto Glauber Rocha por volta das 17h. Vários amigos e simpatizantes políticos de Herzem estavam no local. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o velório que durou cerca de uma hora foi realizado na Casa de Eventos Mediterrâneo. O filho do prefeito, Danilo Gusmão, falou em nome da família e narrou todos os momentos vivenciados ao lado de seu pai na luta contra a Covid-19, o novo coronavírus. Danilo ainda ressaltou a força da fé de Pereira, que a todo instante agradecia as orações da população de Vitória da Conquista. Um apóstolo local encerrou a cerimônia. Na saída do corpo do Mediterrâneo, a música da última campanha de Herzem foi cantada por músicos conquistenses. O cortejo fúnebre percorreu as principais avenidas da cidade. Herzem Gusmão, de 72 anos, morreu por complicações da Covid-19 na quinta-feira (18), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há quase três meses (veja aqui).
Neste sábado, 20 de março, o município de Brumado registra 6339 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16235. Entre os diagnósticos: 49 internações, 103 óbitos, 704 pacientes em tratamento e 5532 recuperados. No momento, 200 ainda aguardam resultado laboratorial e 8363 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O toque de recolher terá o horário antecipado de 20h para 18h em toda a Bahia a partir da próxima segunda-feira (22). A medida terá vigor até o dia 29 de março. Portanto, as restrições ocorrerão entre 18h e 5h. Nesse mesmo período, está proibida também a venda de produtos não essenciais, a exemplo de eletrodomésticos e vestuário, em hipermercados e atacadistas. Ou seja, assim como as bebidas alcoólicas no fim de semana, a seção deverá ter o acesso fechado ao público.
Morreu, na noite de sexta-feira (19), o vereador Irmão Lázaro (PL), vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado há quase um mês em um hospital de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi confirmada pela assessoria do vereador. Irmão Lázaro, que também era cantor gospel, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 25 de fevereiro. De acordo com familiares, Irmão Lázaro tinha sido diagnosticado com a Covid-19 no dia 15 de fevereiro e desde então fazia o tratamento em casa. No entanto, no dia 22 de fevereiro, ele sentiu desconforto, febre e procurou o médico. Ao chegar no hospital, foi comprovado que ele estava com metade dos pulmões comprometidos e ele ficou internado em um leito clínico. Três dias depois, ele precisou ser transferido para UTI. Em 2014, Irmão Lázaro se candidatou pela primeira vez à Câmara dos Deputados, sendo eleito deputado federal com 161.438 votos. Quatro anos depois, tentou eleição ao Senado, mas não obteve sucesso. Ficou em terceiro lugar, com 1.830.581 votos. No ano passado, Lázaro se candidatou à Câmara Municipal de Salvador e foi eleito com 4.273 votos. No seu lugar, assume o suplente Leandro Guerrilha (PL).
Nesta sexta-feira, 19 de março, o município de Brumado registra 6283 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16235. Entre os diagnósticos: 47 internações, 102 óbitos, 649 pacientes em tratamento e 5532 recuperados. No momento, 284 ainda aguardam resultado laboratorial e 8363 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Em sessão virtual realizada nesta sexta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o projeto para compra de vacinas contra a Covid-19, bem como o sistema de vacinação através de drive-thur. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Beto Bonelly (PSB) explicou que a proposta não obriga o prefeito a comprar as vacinas. “Apenas adiantamos um processo: caso o prefeito tenha a oportunidade de comprar a vacina, ele teria que mandar um projeto pra gente autorizar. Ou seja, nós adiantamos esse projeto pra facilitar”, destacou.
O parlamentar ainda rebateu a declaração do gestor de que o projeto seria mera politicagem. “As eleições já passaram, não estamos em um processo eleitoral. Não existe politicagem. A nossa preocupação é com o vírus. Tomara que o prefeito tenha bom senso para sancionar o projeto”, argumentou, pedindo a união entre os poderes para o enfrentamento à doença. Já com relação à implantação do sistema drive-thur para organizar o processo de imunização no município, Bonelly disse que o sistema tem bons resultados para evitar aglomerações e garantir a menor exposição das pessoas ao vírus. “Temos espaços físicos para isso. Tenho certeza que o secretário de saúde dará o ok. A ideia é contribuir. Precisamos de união”, reiterou.
O prefeito da cidade de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), tomou na manhã desta sexta-feira (19), a primeira dose da Coronavac, contra a Covid-19, na Escola Graça Assis. Aos 74 anos, Vasconcelos foi vacinado por conta de sua idade. Durante a vacinação, ele destacou a importância de imunizar toda a população. “Desde o início da pandemia tenho me cuidado, acreditando na minha imunidade, e agora chegou a minha vez”, explicou. A imunização na capital do minério segue o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Diante do grave problema social que todo país enfrenta em relação à pandemia da Covid-19, o empresário e prefeito da cidade de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), doou, neste mês de março, a 2 mil cestas básicas para comunidade local. A entrega está sendo feita para entidades religiosas e associações comunitárias da zona rural. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as famílias beneficiadas já são cadastradas nos projetos assistenciais mantidos pelas entidades, como a Comunidade de São Sebastião do Distrito de Morrinhos; Associação de Queimadas de Mutans; Igreja Católica São Paulo Apóstolo de Ceraíma; Assembleia de Deus Ministério de São Bernardo do Campo de Ceraíma; Ministério Paz e Vida; Comunidades Espíritas e Associação Comunitária de Lagoa do Sal (Baixio). Como prefeito, Coelho fez o compromisso ainda no mês de janeiro de doar o seu salário de forma integral para a assistência social do município (veja aqui). Ao todo, R$ 76 mil foram utilizados para aquisição dos alimentos, o que equivale a quatro meses de seus ganhos como prefeito.
Mais um dia de vacinação foi registrado nesta sexta-feira (19), na cidade de Brumado. Na Escola Municipal Graça Assis, um dos locais de vacinação, uma fila extensa se formou ao longo da Avenida Centenário. O site Achei Sudoeste esteve na unidade para conversar com os idosos com 74 anos ou mais. O brumadense Carlos Alberto reclamou novamente da falta de organização e orientação aos idosos que aguardavam na fila. “O pessoal está ansioso pra se vacinar. Eles se reúnem, reúnem e não dão uma definição”, criticou. O idoso Antônio cobrou maior transparência no processo de distribuição das senhas. “Se acabou as senhas, estou aqui feito um tonto. Está tudo muito desorganizado”, afirmou. Marcando lugar na fila para o pai, Viviane Vieira relatou que nos três postos de vacinação distribuídos pela cidade está havendo muita aglomeração. “Isso não é adequado nesse momento da pandemia. Pra conseguir vacinar essa faixa etária a gente precisaria aumentar o número de postos pra evitar que as pessoas fiquem aglomeradas sem saber se ainda serão vacinadas naquele momento. O processo de vacinação precisa ser melhor organizado e planejado. Fazer um sistema de rotatividade pra que rapidamente as pessoas sejam vacinadas sem se expor. Não podemos correr o risco de levar um brinde pra casa: o vírus”, cobrou. Muitos idosos chegaram na unidade por volta de 5h.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), reafirmou em entrevista exclusiva à EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, nesta quinta-feira (18), que as regras impostas pela Onda Roxa são obrigatórias para todos os municípios. Ainda segundo o governador, caso as restrições não sejam cumpridas, a situação do sistema de saúde que ele já classifica como 'em colapso', pode ficar ainda mais dramática, com o risco até de pessoas morrerem nas ruas. “O que nós estamos esperando é que o número de novos casos caia expressivamente e consequentemente o número de pessoas que procuram o atendimento hospitalar, para que ninguém corra o risco de falecer na calçada, porque o que pode acontecer caso a gente não tenha essas mudanças que estamos implementando, é que as pessoas daqui a pouco vão falecer na rua, porque não há condição de dar o atendimento que as pessoas merecem com dignidade necessária e quanto mais o vírus circula mais cepas novas vão surgir, o vírus é mutante, já está claro isso, então nós estamos não só ajudando a salvar vidas, como a evitar o surgimento de vírus mais agressivos que surgem em uma situação igual essa”, disse o governador. No Sul de Minas, pelo menos três cidades seguem sem aderir à Onda Roxa que passou a valer no estado desde quarta-feira (17). Uma delas é Varginha, que divulgou um novo decreto com restrições, mas não aderiu às regras do governo. Ainda segundo Romeu Zema, o Ministério Público e a Justiça vão trabalhar para que todos os municípios sigam as regras do estado.
Na madrugada do último sábado (15), um menor de idade desferiu um golpe de faca no peito do brumadense Marcos Lima Almeida, 31 anos, que veio a óbito. O caso aconteceu no Bairro Recreio (veja aqui). Segundo informou ao site Achei Sudoeste, o delegado Cláudio Oliveira, da Polícia Civil da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, disse que o menor se apresentou à polícia após o crime. “Representei de ofício comunicando a gravidade do ato infracional praticado pelo adolescente e a justiça deferiu a internação provisória dele. Ele foi detido e se encontra na delegacia de polícia de Livramento à disposição da justiça. Foi uma forma de mostrar uma resposta à sociedade e que a polícia está atenta. O menor também está ao alcance das leis”, salientou. O ato infracional é análogo ao crime de homicídio.
Em publicação no Diário Oficial na quarta-feira (17), a prefeitura de Brumado suspendeu os agendamentos de consultas e procedimentos realizados através da Central de Regulação e Marcação de Exames do município. São exceções à suspensão os agendamentos para pacientes de oncologia, psiquiatria, gestantes, insuficiência renal, pós-operatório das cirurgias de urgência, bem como demandas urgentes. Segundo o secretário municipal de saúde, a medida visa priorizar as ações de combate à pandemia e otimizar a prestação do serviço público de saúde.
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 40 pessoas por envolvimento em fraudes em contratações municipais para transporte escolar no centro-sul da Bahia, em 2013 e 2015. Segundo o MPF, as fraudes somaram R$ 8,8 milhões em recursos federais da Educação e da Saúde. Desvios eram de recursos voltados para o transporte de alunos e professores. As ações penais, ajuizadas entre 19 de fevereiro e 9 de março, incluem 19 agentes públicos (pregoeiros, secretários, membros de comissões de licitação e contratados pelos municípios), 14 particulares (empresários e o filho de um dos ex-prefeitos). Além de sete ex-prefeitos das cidades de Ibiassucê, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Tanque Novo e Urandi – que integram a região atendida pela atuação da unidade do MPF em Guanambi, de acordo com o jornal A Tarde. Segundo as ações, os recursos, que vinham do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Piso da Atenção Básica (PAB, repassados do Fundo Nacional de Saúde), foram aplicados em contratações fraudulentas. Em sua maioria, segundo o MPF, voltadas ao transporte de alunos e professores da rede municipal de ensino; e, ainda, para transporte de merenda, pacientes, máquinas pesadas e de materiais como cascalho e água e para serviço de coleta de lixo. Com isso, os denunciados contribuíram para a precarização do serviço de transporte escolar, resultando, em certos casos, até mesmo na utilização dos veículos popularmente conhecidos como “pau-de-arara”, colocando em risco a vida e integridade física de dezenas de estudantes, entre eles, crianças e adolescentes.
Em Brumado, para se proteger contra a Covid-19, o administrador dos cemitérios municipais, Américo Brito, o seu Beco, de 84 anos, tem comprado por conta própria diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Sei que se eu for na prefeitura cobrar eles vêm aqui e me dão, mas eles sabem da obrigação deles, tem que ter o material aqui no cemitério. Eu já comprei mais de cem roupas de proteção do meu bolso, é caro, e chegou um ponto que eu não tenho mais", disse. Seu Beco reclamou do preço dos materiais e contou que ninguém da prefeitura comparece ao local para saber se ele está precisando de algo. De acordo com o administrador, nos últimos dias, tem sido realizados cerca de cinco ou seis sepultamentos por dia por conta das mortes causadas pela Covid-19. Na quarta-feira (17), quatro vítimas de coronavírus foram enterradas no Cemitério Jardim Santa Inês, localizado às margens da BA-148. “Meu medo é me contaminar e levar o vírus pra casa. Minha mulher tem problemas de depressão e minha luta é grande”, afirmou.
O senador Major Olimpio (PSL), de 58 anos, teve morte cerebral confirmada pelos médicos nesta quinta-feira (18). A informação foi divulgada pela família nas redes sociais do parlamentar, que estava internado em São Paulo desde 3 de março para tratamento da Covid-19. "Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmar o óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", diz a conta de Major Olimpio no Twitter. Sérgio Olimpio Gomes, conhecido como Major Olimpio, estava internado desde desde o início do mês no Hospital São Camilo, na capital paulista. Em 5 de março, ele foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI). Ele é o terceiro senador vítima da Covid-19. Antes, morreram Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, em outubro do ano passado; e José Maranhão (MDB-PB), aos 87 anos, em 8 de fevereiro. Natural de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, Olimpio completaria 59 anos neste sábado (20). Foi deputado federal por um mandato e deputado estadual em São Paulo por dois mandatos. Ele também foi vereador na capital paulista. Antes de se dedicar à carreira política, serviu como policial militar no estado de São Paulo por 29 anos. Além de bacharel em ciências jurídicas e sociais, titulação obtida ao concluir da Academia do Barro Branco da Polícia Militar, exerceu as profissões de jornalista, professor de educação física e de técnica em defesa pessoal. Também foi instrutor de tiro. Antes de ingressar no PSL, em março de 2018, o senador já havia passado por Partido Verde, PDT e Solidariedade. O senador deixa esposa e dois filhos.
A prefeitura de Ibipitanga, a 235 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia, estabeleceu lockdown em todo território municipal, através do Decreto nº 188, com vistas a conter a proliferação do novo coronavírus. O fechamento é válido até 00:00h do dia 27 de março de 2021, podendo haver prorrogação por recomendação das autoridades sanitárias do município, bem como deliberação pelo Comitê Municipal de Acompanhamento de Ações de Prevenção e Controle do Novo Coronavírus e decisão do Poder Executivo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, durante a vigência do lockdown fica suspenso, com possibilidade de prorrogação, o funcionamento de toda e qualquer atividade comercial e prestação de serviços no âmbito do município. Serviços como supermercados, padarias, quitandas, restaurantes e lanchonetes funcionarão através de delivery. O funcionamento de serviços essenciais, como farmácias e consultórios médicos, está condicionado a exigências prévias.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, nesta quinta-feira (18), que vai prorrogar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos transportes escolares para 2022 e 2023. “O IPVA que era para ser pago em 2021 será prorrogado para 2022 e o que seria pago em 2022, será feito em 2023”, disse Rui Costa. Além de automóveis ligados à condução coletiva de escolas, estão contemplados veículos que fazem serviço de transporte interno turístico, desde que atendam aos requisitos regulamentares e estejam autorizados pelo Detran, e, ainda, carros usados em autoescolas. Segundo o governador, para ser contemplado pelo benefício, o motorista precisa ter cadastrado o veículo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) como transporte escolar. De acordo com Rui, a prorrogação do IPVA foi feita para ajudar os motoristas que não estão trabalhando por causa das medidas contra a Covid-19.
A prova de vida dos segurados do INSS foi suspensa até o dia 31 de maio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gilberto Nunes, gerente da agência do INSS de Brumado, explicou que o segurado aposentado deve fazer a prova de vida uma vez por ano, no entanto, nesse momento da pandemia, a exigência foi suspensa a fim de evitar aglomerações nos bancos. “Até 31 de maio, os pagamentos não serão suspensos para aquelas pessoas que não fizeram a prova de vida. Após esse período, será obrigatório continuar fazendo. Não há necessidade de ir aos bancos onde o segurado recebe o pagamento para as pessoas correrem menos risco de se infectarem”, esclareceu.
O maior estudo conduzido até agora para investigar o risco de reinfecção por Covid-19 mostrou que cerca de 80% das pessoas infectadas ficam protegidas do coronavírus por até seis meses depois de contraí-lo uma vez. Entre idosos, porém, a proteção foi bem mais baixa, com apenas 47% do grupo acima de 65 anos sendo capaz de evitar a doença ao ser reexposto. A pesquisa, publicada em um estudo nesta quarta-feira (17) na revista médica “The Lancet”, foi feita com base em dados do sistema público de saúde da Dinamarca, que desde o início da pandemia realizou mais de 10 milhões de testes em 4 milhões de pessoas (algumas delas mais de uma vez). Por ter uma política ampla de testagem, com exames gratuitos para pessoas com ou sem sintomas, o governo dinamarquês testou para Covid-19 quase 70% dos habitantes do país, ao menos uma vez. e com essa política, criou um dos bancos de dados mais densos do mundo para investigar a questão da reinfecção. O estudo publicado agora foi liderado por Christian Holm Hansen e Daniela Michlmayr, do Statens Serum Institut. Os pesquisadores rastrearam a quantidade de pessoas que fizeram testes PCR-RT para Covid-19 durante a primeira onda da pandemia, de março a maio do ano passado, e também durante a segunda, de outubro a dezembro. Como cada paciente tinha um número de identificação próprio, foi possível cruzar os dados. Enquanto naqueles previamente infectados a taxa de infecção foi de 0,65% para a segunda onda, aqueles que não tinham contraído a doença antes tiveram uma prevalência relativamente alta, de 3,27%. A partir desses números é que os cientistas estimaram as taxas de proteção.
Em Guanambi, a 141 km de Brumado, o prefeito Nilo Coelho (DEM), de 77 anos, e a primeira dama tomaram a primeira dose da vacina Coronavac contra a Covid-19. Ambos foram imunizados no 1º Centro de Saúde, na quarta-feira (17), local onde iniciou a campanha de vacinação de pessoas com 75 e 76 anos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito já poderia ter se vacinado desde a sexta-feira, mas preferiu que todos os idosos de sua idade fossem imunizados primeiro. O início da imunização foi acompanhado pela Secretária Municipal de Saúde, Roberta Mota. No boletim de quarta-feira (17), Guanambi já tinha vacinado 6.643 pessoas, sendo aplicada a primeira dose em 6.379 e em 2.264 a segunda dose.
Após um ano de pandemia, os profissionais de saúde que atuam na Bahia estão conseguindo se manter, apesar de muito cansados. A avaliação é da subsecretária estadual da saúde, Tereza Paim. Ela afirma que, depois do início da vacinação na Bahia, os profissionais têm adoecido menos no estado. Paim frisou que as faltas por Covid-19 caíram acentuadamente nas unidades de saúde. “Depois da vacinação desses trabalhadores de saúde no enfrentamento à Covid, eles têm adoecido menos. A ausência deles no trabalho por conta da Covid diminuiu acentuadamente. Isso é um grande fator de melhoria para manutenção desses leitos”, destacou.
O Distrito de Vila Mariana, no município de Caraíbas, a 88 km de Brumado, está com o abastecimento de água suspenso há mais de dez dias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador José Carlos disse que, apesar dos inúmeros apelos, a Embasa não tomou nenhuma providência no sentido de restabelecer o abastecimento na localidade. “A gente liga pra Embasa e não tem um retorno, uma posição. Só falam que não está faltando, que a gente está inventando. Por isso, estamos apelando para os meios de comunicação”, relatou. A água que abastece o distrito é proveniente da adutora do município de Aracatu. Inclusive, o governador Rui Costa (PT) esteve recentemente na cidade inaugurando uma ampliação do sistema de água local. Segundo José Carlos, embora a água que abastece Vila Mariana venha de Aracatu, a rede de água é diferente daquele que recebeu as referidas melhorias. “Queremos ajuda, não sabemos mais pra quem apelar. Em plena pandemia, como ficamos dentro de casa sem água? A água é um bem precioso”, completou.
O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), de 72 anos, morreu por volta das 21h desta quinta-feira (18), devido a complicações da Covid-19. Ele estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento da doença. Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e depois encaminhado para UTI. Em janeiro, ele deixou a UTI do hospital, mas no dia 6 de março, precisou retornar à Unidade de Terapia Intensiva e, em uma mensagem nas redes sociais, ele mesmo explicou o motivo através de um áudio. “Neste sábado, 6 de março a equipe médica achou por bem que eu voltasse para UTI eu estou ainda necessitando de mais oxigênio, então eu voltei para usar o cateter de alto fluxo. Continuo confiante em Deus, pedindo todas as orações e mandando um grande abraço para minha terra. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, dizia na mensagem.
Na última sexta-feira (12), Herzem precisou ser intubado após apresentar uma piora no estado de saúde, que era considerado grave. A informação da morte nesta quinta-feira foi informada através de postagem nas redes sociais feita pela assessoria de Herzem. “É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês. Informações do velório serão passadas pela Secretaria de Comunicação, SECOM. A família agradece todas as orações pela vida de Herzem”. Enquanto esteve tratando da doença, a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM) esteve à frente da prefeitura. Herzem deixa mulher, três filhos e um neto. Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento.
No Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, a clínica cirúrgica está sendo adaptada para receber dez leitos de UTI Covid em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gleison Ferreira, diretor da unidade, informou que as obras estão em ritmo acelerado para que o espaço seja inaugurado no próximo sábado (20). “Serão dez leitos de UTI e dez leitos de retaguarda para assistir a população. Conseguimos adaptar o prédio para chegar o mais próximo das normas que regem a saúde”, explicou.
Segundo o diretor, os leitos de retaguarda são próprios para assistir os pacientes que estão em processo de desmame para receber alta. A ala está sendo completamente isolada das demais no hospital. Ferreira salientou ainda que o recebimento dos pacientes será através da Central de Regulação de Leitos já para internação. “Estamos aguardando os aparelhos chegarem porque precisamos da contrapartida do Estado. Nossa parte estrutural e de material humano nós estamos fazendo. Já está praticamente tudo pronto”, completou.