Nesta segunda-feira, 22 de março, o município de Brumado registra 6451 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16347. Entre os diagnósticos: 57 internações, 104 óbitos, 743 pacientes em tratamento e 5604 recuperados. No momento, 164 ainda aguardam resultado laboratorial e 8433 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Nesta segunda-feira (22), foi protocolado na Câmara Municipal de Brumado um comunicado informando sobre a expulsão do vereador Renato Santos Teixeira, do Podemos. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, o partido acusa o parlamentar de infidelidade partidária pela divulgação de um vídeo, ainda na campanha eleitoral, no qual o candidato Renato Santos divulgou apoio ao candidato Geraldo Azevedo (PP), sendo que o candidato a vice-prefeito Aurino Rocha estava em campanha pelo Podemos. A sigla alega que o mandato pertence ao partido e o político não possui votos suficientes para ter uma cadeira no legislativo sem contar com a votação da legenda. O processo de expulsão seguiu para o Conselho de Ética do partido, que deu ampla defesa ao acusado e decidiu por unanimidade pela expulsão. “Toda ação tem consequências e Renato agiu imaginando que a divulgação do vídeo publicado em suas redes sociais e nas redes de Geraldo só traria muitos votos e nada aconteceria posteriormente devido à impunidade”, disse um dos membros da comissão, que pediu para não se identificar. Caso o mandato de Santos seja cassado, o primeiro suplente do partido é Agno Meira.
Um homem de 25 anos morreu após uma batida entre a motocicleta que ele estava e um carro, na noite de domingo (21), na BR-116, nas imediações do Trevo que leva a cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 18h30, no KM 28 do Anel Viário. De acordo com a PRF, a causa da morte do motociclista foi uma ultrapassagem proibida. De acordo com o G1, não há detalhes sobre a identidade do homem, que morreu no local do acidente.
Neste domingo, 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down e o site Achei Sudoeste conversou com Janaína Cláudia, que promove em Brumado uma caminhada para chamar atenção para a questão. Neste ano, infelizmente em razão da pandemia, a mobilização não pode ser realizada na cidade. Janaína tem uma filha, Alice Ester, portadora da síndrome. Ao site, ela disse que há 7 anos a sua família promove a caminhada como uma forma de lutar contra o preconceito. “Não podemos deixar essa data tão especial passar em branco. É um dia de conquistas, de vitória, de respeito, de olhar pra eles com outro olhar, sem preconceito. Os portadores da síndrome de down estudam, se formam, trabalham... Lutamos muito pra conseguir a igualdade”, resumiu.
Cláudia salientou que o preconceito precisa ser, primeiro, combatido dentro de casa para depois ser combatido na rua. Em Brumado, ela cobrou maior inclusão nas escolas para as crianças com a síndrome. “As escolas não oferecem muita coisa, nós mães que temos que correr atrás por fora. Na rede particular é ainda pior. É muita luta, dedicação e paciência. A aprendizagem é na persistência. Eles aprendem tudo no tempinho deles”, destacou.
A implantação de medidas mais restritivas em todo o território baiano neste mês de março, com foco no toque de recolher e na proibição de funcionamento de serviços não-essenciais, tem impactado positivamente para a queda nos números da pandemia do Covid-19 de acordo com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Em entrevista para o programa Isso é Bahia, da rádio A Tarde FM, nesta segunda-feira, 22, o secretário, que se recuperou recentemente de um quadro grave da doença, explanou os números observados no momento em todo o estado. “Não tenho dúvidas da correlação. Nos últimos dez dias temos a evidência de que a taxa de crescimento estagnou. Estávamos em um patamar que chegamos a ter notificação de 5.000 novos casos por dia e hoje estamos no platô, ainda alto, mas que não apresenta crescimento. O número de testes no Lacen, a cada 100 tínhamos 70 positivos e hoje temos 40. O número de casos ativos saiu de 10 mil para 21 mil no pico e agora estamos com 17 mil na Bahia. Temos essas evidências de que as medidas restritivas estão funcionando e temos esse reflexo sobre a queda do número de pessoas precisando de leitos UTI”, afirmou o secretário. Ainda de acordo com Vilas-Boas, o número de pacientes na fila da regulação em todo o estado sofreu uma queda drástica, passando de 530 na semana passada para 280 nesta segunda, algo que pode ser explicado também pelo contínuo aumento na oferta de leitos promovido pelo governo do estado. “Abrimos 60 novos leitos de UTI e 100 leitos de internação clínica na semana passada em todo o estado. Temos ainda mais 100 leitos que iremos abrir em parceria com prefeituras em hospitais do interior do estado, o que configurará mais de 400 novos leitos no mês de março, a maior expansão que o estado passou desde o início da pandemia”, pontuou.
“Ninguém acredita, mas a gente tenta sobreviver”, diz Valdirene Porto, 51, a professora que perdeu mãe, pai, marido e dois irmãos para o coronavírus, em três semanas, de fevereiro a março deste ano, em Brumado (veja aqui). Tudo tão intenso que Valdirene nem conseguiu chorar a morte de todos eles. Viu as dores se atropelarem, sem viver uma por vez: “Num dia morreu meu pai, no outro, chegava a notícia que meu marido tinha morrido”. Com a dor, emagreceu 10 quilos. As mortes aconteceram entre fevereiro e o início de março. Primeiro, foi a mãe de Valdirene. Depois, o pai, o marido e os irmãos - um deles, o mais novo, faleceu no dia em que completou 34 anos. “Não sei como estou sobrevivendo ao que estamos vivendo”, desabafa Val, como é chamada ao jornal Correio da Bahia. É ela quem, agora, se vê obrigada a resolver a burocracia resultante dessas perdas. “Estava com meu marido há 20 anos, somos pais de um menino de 14 anos, perdi meu porto seguro, sabe o que é isso?”, revela. Pela manhã, ela sai da cama, depois de uma noite insone, e não encontra o marido. É um sinal que a lembra a devastação em sua família, que ainda não compreende o luto. “Ninguém acredita, mas a gente vai sobrevivendo”, repete Val, que pediu afastamento do trabalho como professora. As esposas dos irmãos falecidos se viram com os filhos para criar, desempregadas. Os netos sem os avós. Na dor de um luto em aberto, a mente de Val repassa perguntas: “E se tivéssemos feito isso? E se minha mãe não tivesse sido internada? E se meu pai tivesse fechado a mercearia? E se?”. O pai, José Luiz, era dono de uma venda, e, contrário às recomendações de alguns dos sete filhos, mantinha o espaço aberto. “A vida”, completa Val, “deu uma guinada de 360 graus, mudou tudo”. O filho dela a pergunta porque o pai dele não teve alta. Val gostaria de responder, mas não sabe. Responder o quê, se ela faz a mesma pergunta em silêncio? “É uma dor que não passa”.
O governo da Bahia anunciou, na manhã deste segunda-feira (22), que não é possível utilizar como 1ª dose todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a 2ª dose, conforme nova orientação do Ministério da Saúde (MS). Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que a nova orientação do MS está errada e contraria o acordo firmado em reunião técnica com estados e municípios, realizada em 19 de março, e o informe técnico encaminhado no mesmo dia pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS). “A orientação correta a ser observada é a seguinte: somente as vacinas Coronavac/Butantan entregues nos dias 17 e 20 de março (8ª e 9ª pautas de distribuição) devem ser integralmente utilizadas como primeira dose, conforme acordado”, disse a nota da Sesab. A nota ainda destaca que “não é possível a utilização de todo o estoque existente, pois as doses distribuídas em etapas anteriores já estão sendo utilizadas como segunda dose, garantindo assim, a imunização em 28 dias, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, pela fabricante da vacina e na autorização emergencial da Anvisa para utilização da Coronavac”.
A vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), de 48 anos, tomou posse da prefeitura na Câmara Municipal da cidade, por volta das 10h30 desta segunda-feira (22). A posse aconteceu após a morte do prefeito do município, Herzem Gusmão (MDB), que estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, morreu na última quinta-feira (18) devido a complicações da Covid-19. “Eu dirijo, em primeiro lugar a família enlutada do nosso prefeito Herzem Gusmão, que nos deixou em data recente, que Deus os conforte, já que a dor não pode ser mensurada e que pese esse momento de muita dor e tristeza”, disse Sheila durante o discurso solene de posse. De acordo com o G1, durante o discurso, Sheila falou que vai continuar o trabalho de Herzem Gusmão. “Registro que Herzem partiu, mas deixou um legado de trabalho, de força e mais do que isso, deixou uma meta de que Vitória da Conquista precisa continuar se desenvolvendo como cidade para pessoas. Eu assumi o compromisso de caminhar ao lado de Herzem como candidata a vice-prefeita e meu objetivo era governar ao lado dele, trabalhar junto ele, para o desenvolvimento da nossa Vitória da Conquista”. A prefeita também anunciou alguns programas que devem ser anunciados pela prefeitura nos próximos dias e se disse honrada por assumir o cargo. “Não há como descrever a honra de estar aqui como chefe do executivo municipal, responsável por decisões que podem mudar a vida de milhares de cidadãos e cidadãs conquistenses. Uma honra que outras duas mulheres tiveram até hoje, eu e a minha mãe, Irma Lemos, e aqui reitero, lugar de mulher também é na política. Gratidão e compromisso com o povo da minha terra são sentimentos que me definem hoje”, discursou.
O médico e coordenador do Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, Danilo Menezes, informou que os pacientes que são assistidos por sua pessoa fazem uso dos medicamentos indicados no tratamento precoce da doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador destacou que os resultados têm sido satisfatórios. “O fato de utilizar não quer dizer que o paciente não possa evoluir de forma grave, porém o objetivo é minimizar o número de pacientes que evoluem para a forma grave. Tomando como referência o todo que foi submetido ao tratamento, os resultados são satisfatórios”, pontuou. O médico frisou a importância de se iniciar o tratamento precoce ainda na fase de replicação viral, ou seja, nos primeiros dias de manifestação dos sintomas. “Muitos profissionais já estão adotando essa conduta. Se não fizermos nada diante da realidade atual, o sistema irá colapsar”, completou.
A vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), lamentou, nesta sexta-feira (19), a morte do prefeito do município, Herzem Gusmão (MDB). Herzem estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e morreu por volta das 21h de quinta-feira (18) devido a complicações da Covid-19 (veja aqui). “Nosso desejo era de governar essa cidade juntos, mas não foi esse o designo de Deus. Agora tenho o compromisso de governar essa cidade e cumprir o que foi proposto no nosso plano de governo”, disse à TV Sudoeste. Sobre a morte do amigo e prefeito, Sheila ainda destacou a relação de parceria que tinha com Herzem. “Em 2016, passamos a ter uma relação mais próxima por conta da política. Ele era uma pessoa encantadora, um amigo fiel, um homem dedicado à família e pai exemplar. Ele me ensinou muito”, comentou. Sheila também disse que este é um momento para se solidarizar com a família do prefeito e fazer orações. “Gostaria neste momento de me solidarizar com a família e com todos os moradores de Vitória da Conquista. É um momento de muita dor para a gente, é um momento de fazer orações e pedir que Deus conforte os corações”, concluiu.
O médico e coordenador do Centro de Atendimento Covid-19 em Brumado, Danilo Menezes, destacou ao site Achei Sudoeste que, diante do atual cenário epidemiológico no município, todos precisam fazer a sua parte para conter o avanço do coronavírus e diminuir os índices de mortalidade na cidade. Questionado sobre a efetividade do lockdown em Brumado, Menezes afirmou que não há nenhum estudo demonstrando a relação da medida com a diminuição dos índices de mortalidade da Covid-19. “Quando o lockdown foi proposto no início da pandemia a justificativa era que aquelas medidas eram necessárias para que os Estados e Municípios pudessem adquirir os EPIs, insumos, as medicações, estruturar as unidades hospitalares e ampliar o número de leitos para quem precisa. De lá pra cá, já se passou mais de um ano e eu não vejo justificativa para o lockdown. Não sou favorável. As coisas precisam funcionar com regras”, destacou.
Indignado com o comportamento do Presidente da República de ir à Justiça contra as medidas restritivas e de defesa da vida para conter o avanço da Covid-19 no Brasil, o governador Rui Costa desabafou e classificou Jair Bolsonaro como “o grande aliado do vírus, o grande aliado da morte”. A declaração foi feita na sexta-feira (19). “Já acionamos a Procuradoria do Estado para articular, inclusive, com a Procuradoria do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, o presidente mostra toda sua desumanidade, toda sua frieza e falta de empatia com a vida humana. O presidente não cansa de dar demonstrações de desprezo com a vida humana e com a dor do outro. Além de não ajudar, ele faz questão de atrapalhar”, destacou.
Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Embasa informou que o abastecimento em Vila Mariana, distrito de Caraíbas, a 88 km de Brumado, está em processo de regularização desde a última quinta-feira (19), após a correção de um problema operacional que estava reduzindo a passagem de água na adutora que transporta água tratada de Aracatu para a localidade. A Embasa esclarece que não procede a informação de que Vila Mariana estaria há 10 dias (veja aqui) sem abastecimento, uma vez que, enquanto investigava as causas do problema, a empresa manteve a distribuição de água tratada em dias alternados entre bairros e ruas.
Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).
Em meio ao avanço do coronavírus na cidade de Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já se manifestou diversas vezes a favor do uso da Ivermectina, bem como do tratamento precoce contra a doença. Na última sexta-feira (19), médicos do munípio divulgaram uma carta aberta em defesa do tratamento precoce (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o médico e coordenador do Centro de Atendimento Covid-19, Danilo Menezes, defendeu o tratamento precoce e destacou que o Município, na pessoa do prefeito, quer apenas que as pessoas conheçam as vantagens do mesmo e decidam, juntamente com o profissional médico, pelo uso dos medicamentos na fase inicial dos sintomas. “Queremos dar essa oportunidade para as pessoas escolherem sabendo de todos os benefícios. Ao invés de mandar a pessoa pra casa tomando Dipirona e, quando piorar, retornar para ser entubado. O que se defende não é obrigar ninguém a tomar medicamento, é ter a liberdade de prescrever a medicação em uma fase precoce. Uma corrente defende isso, só que não tem espaço na grande mídia”, salientou.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.
Na última quinta-feira (18), por volta de meio dia, um homem foi preso em Brumado após ameaçar a família com um revólver calibre 38. O suspeito foi detido na Rua São Cristóvão, no Bairro Novo Brumado. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) se deslocou até a referida rua e constatou que havia um indivíduo ameaçando a própria família com o emprego de uma arma de fogo. O agressor e as vítimas foram conduzidos para a delegacia para adoção das medidas cabíveis.
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem por objetivo estimular, incentivar e capacitar o indivíduo na realização de suas funções básicas relativas ao seu cotidiano/rotina visando, sempre, a sua autonomia e independência. E na atuação com as crianças, o que fazer? O profissional deve estar atento às demandas psicomotoras, cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais dessas crianças buscando identificar o que está impedindo o pleno desenvolvimento de suas capacidades e habilidades. Para isso, esse profissional utiliza o “brincar” como ferramenta fundamental na sua prática com o público infantil. É através deste “brincar” que a criança explora o mundo, experimenta, erra/acerta, aprimora, aprende, se relaciona com o outro e com o mundo. O Laboratório e Clínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, no Bairro Centro, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp).
O médico e coordenador do Centro de Atendimento Covid-19, em Brumado, Danilo Menezes, defendeu em entrevista ao site Achei Sudoeste o uso de medicamentos para fazer o tratamento precoce contra o coronavírus. Segundo explicou, ele e um grupo de 15 médicos da cidade assinaram uma carta aberta à comunidade indicando os benefícios do tratamento precoce contra a doença. “O tratamento precoce não significa sair distribuindo medicação de forma desordenada. É justamente uma tentativa, defendida por uma corrente grande de profissionais sem espaço na grande mídia tradicional, de enfrentarmos esse momento”, definiu. Questionado sobre a falta de comprovação científica do tratamento precoce, Menezes explicou que a doença possui as fases da replicação viral e inflamatória e que os medicamentos agem justamente na fase de replicação da carga viral a fim de impedir que a doença avance. “A grande maioria dos pacientes que chega até nós aqui no Centro de Atendimento Covid já chega na fase mais avançada, inflamatória, onde ocorrem as complicações. Então, nos 6 primeiros dias em média, tomando como referência o primeiro dia de sintomas, quando utilizado o protocolo na dose preconizada e adequada, minimiza-se o risco de complicações”, argumentou. Para o médico, o protocolo precoce diminui o risco de internações e pacientes graves e, consequentemente, diminui a sobrecarga no sistema de saúde. A carta foi assinada pelos médicos: Danilo Menezes CRM 17600; Erickson Dias Cambuí CRM 17554; Luiz Fabiano CRM 31181; Murilo Camelo Fernandes CRM 31386; Renata Britto CRM 31696; Lavínia Caires CRM 34198; Bruno Andrade CRM 23459; Carlos Alves de Jesus Júnior CRM 24695; Maurício Rios de Castro CRM 23660; Bruno Leandro Neves Brandão CRM 31322; Thiago Torres CRM 27950; Carla Torres CRM 27951; Breno Fernandes CRM 32122- BA; Marcolino Souza Aguiar CRM 22958 e Joaquim de Castro Donato Júnior CRM 20176.
Em meio a um triste cenário de colapso no sistema de saúde, o município de Brumado completa nesta segunda-feira (22) um ano desde a confirmação do primeiro caso de contaminação da Covid-19, o novo coronavírus (veja aqui). Na ocasião, a confirmação foi do Laboratório Central da Bahia (Lacen). O primeiro caso, de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), foi importado de Belo Horizonte (veja aqui). Antes da primeira confirmação, o status de pandemia já havia obrigado o município a tomar medidas que impedissem a circulação de pessoas. Através de decreto, a prefeitura de Brumado suspendeu as atividades comerciais por quinze dias, além da interrupção das aulas na rede municipal de ensino. A capital do minério encerrou 2020 com 11119 notificações, 3869 casos confirmados, 8 internações, 45 óbitos, 322 pacientes em tratamento, 3502 recuperados e 6514 já foram descartados. Atualmente, 5532 pessoas já se recuperaram totalmente da doença e 717 estão com o vírus ativo. Os confirmados são 6352, os óbitos 103 e 52 hospitalizados.
Neste domingo, 21 de março, o município de Brumado registra 6352 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16235. Entre os diagnósticos: 52 internações, 103 óbitos, 717 pacientes em tratamento e 5532 recuperados. No momento, 176 ainda aguardam resultado laboratorial e 8363 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O jovem brumadense Leandro Leite Rêgo, 33 anos, formando em administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), morreu neste domingo (21), vítima da Covid-19, o novo coronavírus. Léo como era conhecido, foi acometido com a doença no município de Riacho de Santana, onde morava. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Leite era bancário e trabalhava na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) do município. Rêgo estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital São Vicente, na cidade de Vitória da Conquista. De família tradicional na capital do minério, o jovem é filho do professor aposentado Frederico Rêgo, o Fred e da saudosa Maria Ignêz Leite e irmão do serventuário da justiça Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho. Léo era casado e não tinha filhos. A família não divulgou o horário do sepultamento, pois seguirá todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades de saúde.
Uma batida frontal entre um caminhão e um carro de passeio deixou duas pessoas feridas na sexta-feira (19), no km-10, do anel viário da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, o acidente teria ocorrido por volta das 23h50 e deixou uma das vítimas com lesões graves e a outra com ferimentos leves. No entanto, não há detalhes sobre o estado de saúde delas. Ainda de acordo com a PRF, o acidente aconteceu por causa de uma ultrapassagem indevida do caminhão. A PRF também informou que o motorista do caminhão fugiu do local.
A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, o novo coronavírus, da região sudoeste da Bahia chegou a 99%, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A região enfrenta um dos piores momentos da pandemia. Há apenas duas vagas disponíveis nas unidades da região. Os hospitais em Caetité, Guanambi, e o Hospital Geral e São Vicente, em Vitória da Conquista estão com 100% de ocupação.
Paulo da Cruz Nascimento, 25 anos, foi morto a tiros, na tarde do último sábado (20), às margens do viaduto da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), na BR-030, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, três homens entraram em uma cerâmica abandonada na localidade com a vítima e na saída populares ouviram vários disparos de arma de fogo. Após o crime, os elementos imprimiram fuga. A Polícia Militar ainda não identificou os autores do crime. A motivação ainda é desconhecida, mas a polícia acredita que possa ter ligação com o tráfico de drogas na cidade. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo de Paulo para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. A Polícia Civil abriu um inquérito e investiga o caso. Está foi o 4º homicídio registrado no município em 2021.