Nos últimos anos, a saúde pública de Brumado tem se tornado referência em toda região, inclusive com a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O aumento considerável do número de cirurgias no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto é prova desse avanço na área. Segundo informações da secretaria de saúde, em 2018, foram realizadas 3.181 cirurgias; já em 2019, esses números aumentaram para 4.162 procedimentos.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
No último sábado (07), em evento promovido pelas coordenações de educação no trânsito e fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) no auditório da prefeitura, os motoristas do transporte de passageiros receberam o certificado da capacitação realizada pelo Sest Senat. Segundo informações da SMTT, os motoristas que lograram aproveitamento superior receberam o certificado de qualificação para o exercício da atividade no município. Até o início do segundo semestre, o coordenador de educação da SMTT, Jansen Ricardo, destacou que Brumado alcançará 100% de capacitação.
Com festas e formaturas, na Lagarto, você encontra brindes personalizados para presentear funcionários, amigos e familiares. Na loja tem diversas opções em produtos personalizáveis, com destaque para as taças e copos. Passe agora mesmo na Lagarto e encomende o seu brinde. A loja fica localizada na Rua Esther Gondim, 79, no Bairro Ginásio Industrial. O telefone é (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.
Nesta terça-feira (10), o IBGE realizou a segunda reunião de planejamento do Censo 2020, que ocorrerá na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, garantiu que a prefeitura dará todo apoio logístico para o órgão para realização do censo. Segundo ele, a administração, inclusive, já forneceu uma sala no antigo Derba para instalação da equipe de técnicos do IBGE. “Esse censo é de suma importância porque tanto a União como o Estado fazem o repasse ao Município com base no número populacional. Só assim a gente vai conseguir atualizar nossos números, que, com certeza, estão muito defasados em relação ao apresentado no último censo. Também presente na reunião, o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, acredita que o levantamento será uma ponte para geração de emprego e renda. “A partir dos números, os investimentos serão atraídos. Quando aqueles investidores que estão lá foram começarem a enxergar que a cidade vem evoluindo através do censo, eles terão o interesse em investir despertado”, avaliou. Para ele, para que o IBGE consiga alcançar a plena eficácia nas estatísticas, a população precisa se conscientizar e receber o agente censitário em sua casa.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).
Nesta terça-feira (10), no auditório do Semac, o IBGE realizou a segunda reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, que ocorrerá na cidade de Brumado. Membro da coordenação do levantamento no município, Dino Douglas explicou que os dados populacionais de Brumado estão com uma defasagem de 10 anos. “O último censo realizado foi em 2010. Não só dados como população, mas também saúde, educação, mobilidade, são de 2010. Vamos atualizar todas essas informações”, disse ao site Achei Sudoeste. Segundo Douglas, posteriormente, os dados serão utilizados para atrair investidores ao município. Em Brumado, o IBGE abriu 63 vagas - 55 vagas para recenseador, 1 vagas para agente censitário municipal e 7 vagas para agentes censitário supervisor. “A gente vê com muito otimismo o engajamento das autoridades aqui do município. Essa operação vai tirar essa defasagem e corrigir essa margem de erro acumulada nos últimos nove anos. Também olhamos com muito ânimo o impacto que essas vagas de emprego, mesmo que temporárias, vão trazer para o município”, destacou.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
De acordo com dados do DataSUS, na microrregião de Brumado, onde estão os municípios de Ituaçu, Condeúba, Tanhaçu, Aracatu e outras 10 cidades baianas, as infecções por sífilis entre a população tiveram aumento de 222% em apenas um ano, de 2017 a 2018. Apenas nos seis primeiros meses de 2019 foram notificados quase 40 casos de sífilis na região. Carla Bresse, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado, explica que a melhor forma de prevenção é o uso da camisinha. “Aqui na Bahia a gente tem um grande enfrentamento em relação à sífilis, que é a infecção sexualmente transmissível com maior ocorrência. Temos a sífilis em taxas alarmantes e as ações são direcionadas no sentido de tentar reduzir ou minimizar 20%, ao ano, essa incidência”. A Bahia registrou, ao todo, quase 3 mil casos de sífilis no primeiro semestre do ano passado. Nos últimos nove anos, foram 7.992. Este ano, o Ministério da Saúde pretende distribuir mais de 570 milhões de camisinhas. A quantidade representa um aumento de 12% em relação ao número de camisinhas distribuídas no ano passado, quando foram enviadas 509,9 milhões aos estados.
Na próxima segunda-feira (16), o governador do estado, Rui Costa (PT), estará na cidade de Brumado para assinatura da ordem de serviço para início das obras de construção da Policlínica Regional de Saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que esteve na capital baiana para conversar com o governador e o mesmo sinalizou de forma muito positiva com relação ao pleito. O prefeito também acredita que Rui se sensibilizará com outras demandas importantes do município, a exemplo do funcionamento da unidade prisional e anúncio de novos investimentos.
O detento Edmilson Ferreira dos Santos, que foi encontrado morto no Conjunto Penal de Jequié, no sudoeste da Bahia, estava preso por suspeita de feminicídio. As informações foram confirmadas ao G1 nesta terça-feira (10), pela assessoria da Polícia Civil. O caso aconteceu no dia 28 de fevereiro, na cidade de Poções, no sudoeste da Bahia. A vítima, Leila da Silva Oliveira, tinha um relacionamento com Edmilson e estava grávida, quando foi assassinada. Leila chegou a ser socorrida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu. A polícia não revelou mais detalhes sobre o crime Edmilson estava preso por mandado de prisão preventiva e aguardava decisão judicial. Ele foi linchado e morto no sábado (7). A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) apura quem matou Edmilson e o que motivou o linchamento. O caso está sendo investigado pela direção do Conjunto Penal de Jequié, Policia Civil e autoridades competentes.
Na tarde desta terça-feira (10), um correspondente bancário que funciona dentro de um mercadinho ao lado do Mercado Municipal, no centro da cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, foi assaltado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, dois homens armados entraram no local e fizeram um dos comerciantes como refém. A dupla ainda deu duas coronhadas nas costas da vítima. Os bandidos fugiram do correspondente em uma moto preta levando um valor não especificado. A polícia foi acionada e, com o auxílio das imagens das câmeras de monitoramento interno, tenta localizar os assaltantes.
O motorista de um táxi ficou ferido em um acidente envolvendo o veículo e um caminhão, que estava carreado de eucalipto, no bairro Urbis VI, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no final da tarde desta terça-feira (10). As informações são do G1. De acordo com a polícia da cidade, o caminhão tombou na saída para a cidade de Itambé. O táxi estava com cinco ocupantes. Uma barraca de morango que estava no local também foi atingida pela carga. O motorista do táxi foi levado para um hospital da região. O estado de saúde dele não foi revelado. O Corpo de Bombeiros da cidade informou que o caminhão perder o controle na curva. Os bombeiros isolaram a área por causa do vazamento de combustível.
As últimas chuvas que caíram em Caculé agravaram a situação de grande parte do trecho de 54 km da BA-617, que liga a cidade à Condeúba. Em alguns pontos da via é quase impossível a circulação de veículos. Na rodovia, um enorme buraco se formou, oferecendo risco aos motoristas e passageiros que trafegam no local. As más condições da estrada são o foco das discussões e fundamentação para a criação do “Movimento Popular: Asfalto Já!”, que cobra do Governo da Bahia a pavimentação asfáltica do trecho. De acordo com os organizadores do movimento, o objetivo principal é sensibilizar a comunidade sobre a necessidade da realização da obra.
A Polícia Federal, junto com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar (COPPA/PMBA), cumpre, na manhã desta quarta-feira (11), quatro mandados de busca em uma operação de combate a crimes de pesca ilegal na Baía de Todos-os-Santos, na região da Ilha de Itaparica. De acordo com o G1, os mandados fazem parte da operação Kirymure, ação que tem como objetivo obter provas sobre a prática da pesca habitual com uso de explosivos na Baía, nas proximidades da localidade conhecida como Loteamento Porto Santo, na Ilha de Itaparica. De acordo com a PF, a investigação foi iniciada a partir da divulgação de um vídeo, no final do ano de 2019, que mostra ao menos cinco pessoas praticando a pesca com explosivos na região, incluindo a captação do momento do arremesso e da explosão, que atingiu diretamente um cardume. As investigações apontam que alguns dos responsáveis pela prática ilegal já foram identificados e suas residências são alvos de busca nesta quarta-feira. A polícia destaca que a pesca com explosivos é atividade criminosa, prevista no art. 35, I, da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de reclusão de um a cinco anos, e também no art.16 do Estatuto do Desarmamento, com pena de reclusão de três a seis anos e multa.
O abastecimento na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, encontra-se temporariamente interrompido nesta quarta (11) para a realização de serviço emergencial. De acordo com comunicado da Embasa enviado ao site Achei Sudoeste, o fornecimento de água tratada foi interrompido devido ao rompimento de dois trechos de tubulações nas adutoras de Mandaçaia e Ourives, provocado pelas fortes enxurradas durante a madrugada. O trabalho de recuperação dos equipamentos está sendo realizado de forma emergencial com previsão de conclusão em até 48 horas. O abastecimento será retomado após a conclusão do serviço e regularizado gradativamente nas 48 horas seguintes.
Após as últimas chuvas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando um levantamento dos estragos causados na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Gilton Lélis, informou que uma equipe de tapa-buracos está nas ruas fazendo os reparos mais urgentes. “Estamos dando prioridade aos esgotos que estão retornando para algumas casas, além de pontos de esgoto estourado e buracos maiores. Estamos tentando de maneira rápida e eficiente dar uma resposta para comunidade brumadense. Pedimos paciência porque vamos resolver todos os problemas”, disse. A comunidade também pode se dirigir à sede da prefeitura solicitando alguma reparação, tendo em vista que, segundo Lélis, o número de fiscais não é suficiente para mapear a cidade inteira. Os pontos mais críticos estão localizados nos bairros Olhos D’água, Centro e Baraúnas, aonde a estrutura de algumas manilhas de esgoto é mais antiga. “O sistema de drenagem de algumas regiões está sendo melhorado para que não aconteçam novos alagamentos”, garantiu.
A Câmara Municipal de Bauru aprovou, na segunda-feira 9, o projeto de lei que prevê o fim das festas “open bar”. A proposta, de autoria do vereador Coronel Meira (PSB), passou por 12 votos a 3 em primeiro turno. A matéria será analisada em segundo turno na segunda-feira, 16. Além de Coronel Meira, votaram a favor do projeto os vereadores Sandro Bussola (PDT), Chiara Ranieri (DEM), Edvaldo Minhano (Cidadania), Fábio Manfrinato (PP), Carlão do Gás (MDB), Pastor Luiz Barbosa (Republicanos), Manoel Losila (PDT), Natalino da Silva (PV), Serginho Brum (PSD), Telma Gobbi (SD) e Yasmim Nascimento (PSC). Votaram contra o texto os vereadores Ricardo Cabelo (Cidadania), Miltinho Sardin (PTB) e Carlinhos do PS (PV) – o presidente da Câmara, José Roberto Segalla (DEM), só votaria em caso de empate. Apesar da aprovação em primeiro turno, o projeto de lei voltará à pauta da Câmara na segunda-feira, 16. Caso seja aprovado, seguirá para a análise do prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta (PSDB), que poderá sancionar ou vetor o texto. O projeto considera como festa “open bar” aquela que oferece bebidas alcoólicas à vontade aos frequentadores do evento mediante pagamento de valor único ou as que cobram valores simbólicos das bebidas alcoólicas com intuito de descaracterizar a sua classificação. Caso o projeto seja aprovado, o descumprimento das regras implicará na cobrança de multa no valor de 500 UFESPs (Unidade Fiscal do estado de São Paulo), o equivalente a 13.805 reais, e a proibição de realizar eventos em Bauru pelo período de dois anos.
Os vigilantes que prestam serviço em várias instituições da Bahia iniciaram, na terça-feira (10), uma greve por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado (Sindivigilantes), a decisão ocorreu durante uma assembleia coletiva e depois de muitas tentativas de reajuste salarial com o setor patronal. “No ano de 2019, nós tivemos 13 rodadas [de negociação], incluindo o Ministério Público Estadual (MP-BA) e nada andou. Agora [neste ano], tivemos outras rodadas, mas não tivemos avanço. Por isso, a categoria escolheu fazer a greve por conta da intransigência do patrão”, disse Jeferson Fernandes, Secretário de Comunicação do sindicato. De acordo com o Sindivigilantes, entre as reivindicações estão a falta de uma convenção coletiva de reajuste salarial (a última ocorreu em fevereiro de 2018); perda salarial acumulada diante da inflação. Eles argumentam também que sem uma convenção coletiva os profissionais ficam desprotegidos, inseguros e com riscos de vida.
Quatro pessoas foram presas depois de serem flagradas com 36 tabletes de maconha, em Arembepe, localidade de Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, na noite de segunda-feira (9). A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Conforme a SSP, a droga foi encontrada depois que equipes da Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) pararam um carro ocupado por três homens e uma mulher, quando o veículo passava pela Estrada do Coco. Além dos tabletes de maconha, foram encontrados R$ 1 mil em espécie e três celulares. O grupo foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana.
Uma forte chuva que caiu na última terça-feira (10), na cidade de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, causou diversos transtornos para a população local. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, choveu cerca de 30 mm no município, o suficiente para alagar diversas ruas, arrancar calçamentos e paralelepípedos e abrir diversos buracos em ruas e avenidas. Em um vídeo recebido pela nossa reportagem, o Hospital Municipal de Presidente Jânio Quadros foi invadido pelas águas da chuva. Uma acompanhante que estava na unidade de saúde gravou um vídeo para a família para mostrar a problemática e o mesmo acabou viralizando nas redes sociais. “Família, estamos aqui no hospital inundados, totalmente inundados. Não tem um ambiente aqui que não tenha sido invadido por água. Estamos ilhados”, disse, na gravação.
Na última semana, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, recebeu para uma reunião uma comissão da APLB-Sindicato e realizou uma proposta que amenizou a possibilidade de os professores da rede estadual de ensino deflagrarem uma greve da categoria. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Azevedo, vice-diretor da delegacia regional da APLB na cidade de Brumado, informou que a proposta foi levada para discussão na assembleia do último dia 4. “Decidimos não aceitar a proposta, é aquela história de dar com uma mão e tirar com a outra. Não deflagramos a greve porque, ao contrário do que estava acontecendo anteriormente, o Governo sentou para negociar”, afirmou. Segundo ele, o indicativo de greve será mantido até a apresentação de uma contraproposta que atenda aos anseios da categoria. Uma nova rodada de negociações deverá ser reaberta nos próximos dias. No dia 18, conforme Azevedo, será realizada uma greve geral em defesa da educação e do Fundeb. Os professores de Brumado ainda irão decidir se irão aderir ao movimento.
O jovem Paulo Victor Cochrane Chaves Torres, de 18 anos, morreu enquanto escutava música com fone de ouvido conectado ao celular ligado à tomada na sua casa, em Paragominas, sudeste do Pará. O laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) indicou a hipótese que o rapaz sofreu uma descarga elétrica. O caso ocorreu no final de semana. De acordo com o G1, conhecido entre amigos e familiares como 'Vitinho', Paulo Victor era jogador amador de futebol e atuava em campeonatos municipais. No sábado (7), o jovem tinha sido convocado para participar de um amistoso em um município vizinho. Ao acordar, o pai não viu o filho e pensou que ele já tinha saído para o jogo. De acordo com familiares, por volta de 18h, o pai estranhou o sumiço de Paulo e começou a contatar amigos próximos na intenção de localizar o filho. Colegas do time de Paulo relataram que o jogo tinha sido cancelado e o rapaz não tinha comparecido em momento algum ao local. Às 22h, o pai de Paulo foi até a rua para acessar o quarto de Paulo pela janela, já que a porta estava trancada, e encontrou o corpo do filho debruçado sobre a cama. O homem tentou reanimar o filho, e após tentativas, o Corpo de Bombeiros foi acionado e os socorristas confirmaram a morte do jovem. Segundo familiares, o corpo de Paulo apresentava sinais de queimadura. Os pais do jovem contaram que o rapaz tinha costume de usar fones de ouvido do celular com o aparelho ligado à tomada. O laudo oficial do IML ainda não foi divulgado. A provável causa da morte apontada no laudo preliminar é por eletroplessão, morte causada por descarga elétrica. Amigos e familiares compareceram ao velório de Paulo, realizado nesta segunda-feira (9), em um cemitério da cidade. O caso gerou comoção na cidade, principalmente pelo jovem ser ativo na sociedade. Vitinho ajudava o pai a administrar um campo de futebol. O rapaz era atuante na igreja, onde participava da banda como baterista.
O índice de infestação do mosquito da dengue na cidade de Brumado está em 5.2, muito acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1.0. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o supervisor de área de controle de dengue no município, Francislei Alves, disse que o clima favorável torna a situação preocupante. “Tivemos 24 notificados aguardando resultado. Tem 15 descartados, 4 de dengue e 1 de alarme. Estamos chegando em um período crítico. Temos o inseto e temos o vírus”, alertou. Em 2019, segundo ele, mais de 290 casos de dengue foram registrados na cidade. Embora o número de agentes de endemias seja insuficiente para atender toda a demanda, na zona urbana e rural, o supervisor ressaltou que os mesmos estão indo diariamente de casa em casa a fim de realizar um trabalho preventivo. “Porém, o morador não pode esperar só pelo agente. Quem tem que fiscalizar o seu quintal é o próprio morador. O agente é um colaborador no controle das arboviroses, mas a responsabilidade de fiscalizar o seu quintal é o morador”, afirmou. Quanto aos terrenos baldios, Francislei frisou que a população precisa se educar para não jogar lixo nesses locais e criar focos do mosquito. “Todo lixo jogado nesses terrenos vão se transformar em criadouros. Se a população não acordar e esperar somente pelo agente, corremos o risco de um surto”, reiterou.
O professor preso durante operação de combate à pornografia infantil e estupro de vulnerável oferecia a filha para atos sexuais em troca de dinheiro em conversas pelo WhatsApp, segundo as investigações da Polícia Civil em Assis (SP). De acordo com o G1, o suspeito tinha mandado de prisão temporária contra ele e começou a ser investigado após o registro de um boletim de ocorrência onde o denunciante afirmou que uma mulher que conheceu em um site de relacionamento começou a perguntar se ele tinha atração sexual por crianças e a enviar fotos de uma criança nua e outras em traje de banho. A Polícia Civil identificou que a mulher era, na verdade, o professor, que atua na rede estadual e também ocupa um cargo administrativo na rede municipal de ensino, e que a linha telefônica dele estava cadastrada com dados falsos de outra professora. Além do mandado de prisão cumprido em um hotel em Assis, onde o suspeito estava hospedado, a polícia também apreendeu celulares e dois computadores. Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Educação, mas nada foi encontrado no local, e na casa do suspeito em Marília, onde foram apreendidos dois tablets e um pendrive. No celular do professor a polícia encontrou conversas em que ele oferecia a filha para a prática de atos sexuais. Além de fotos e vídeos com pornografia infantil. Todo o material vai ser enviado para análise.