Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2020
Brumado: Por conta do Covid-19, empresas já determinam home office aos funcionários Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Várias empresas da cidade de Brumado já determinaram que seus funcionários façam home office, ou seja, exerça as suas funções de trabalho dentro de suas residências devido ao Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a medida foi tomada por empresas com número alto de funcionários que utilizam o mesmo ambiente como trabalho. As empresas de mineração da capital do minério, a exemplo da RHI Magnesita, determinaram o home office pelos próximos 15 dias. Empresários e comerciantes revelaram a nossa reportagem uma baixa na frequência de clientes e consumidores devido à população local ter o cuidado para a doença não chegar à cidade e ficar em quarentena. Até o momento, a prefeitura municipal de Brumado não publicou nenhum decreto e as atividades seguem normalmente.

Poto Seguro: Homem em isolamento por coronavírus deixa imóvel e é detido pela polícia em Trancoso Foto: Divulgação/PM

Um homem que não teve identidade revelada foi capturado pela polícia após deixar imóvel onde seguia em isolamento por coronavírus. O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (17) em Trancoso, distrito de Porto Seguro, conforme informou a Polícia Militar. De acordo com a policiais militares do 8º Batalhão, eles foram acionados com a denúncia de que um homem com coronavírus e que estava isolado em uma residência de Trancoso tinha deixado o confinamento sem autorização da Vigilância Sanitária. A cidade baiana possui três casos confirmados da doença. De acordo com o G1, o homem saiu do isolamento dirigindo um carro sem destino definido. A PM disse que a guarnição interceptou o veículo, na BA-001, próximo a Arraial D'Ajuda, a cerca de 28 km de Trancoso. O homem foi detido e conduzido ao local onde se encontrava isolado, informou a PM. Durante a diligência, os policiais militares tomaram todas as medidas necessárias e recomendadas para evitar um eventual contágio, inclusive, utilizando se de luvas, máscaras de proteção, sem contato físico, nem aproximação do suspeito de contaminação.

Brumado: Ifba suspende aulas entre os dias 19 e 21 deste mês em razão da pandemia do coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através da Portaria nº 016, de 17 de março de 2020, o diretor geral do Ifba, campus de Brumado, Rui Pereira Santana, resolveu definir esta quarta-feira (17) como dia para orientação aos discentes e servidores da instituição de ensino. Uma Comissão de Planejamento e Execução de Ações de Prevenção Contra o Coronavírus foi instituída para esclarecer sobre os cuidados preventivos com relação à pandemia. Além disso, foram suspendidas as atividades acadêmicas e administrativas no campus, entre os dias 19 e 21 de março. O e-mail [email protected] foi criado para comunicação oficial sobre o assunto, bem como para os encaminhamentos que venham a ser adotados pelo Ifba.

CDL de Brumado divulga medidas para evitar proliferação do coronavírus no comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Prefeitura Municipal, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL) recomenda aos seus associados, consumidores e à população em geral que adotem medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus. “A dinâmica do comércio de lojas físicas implica no contato direto com o consumidor e este contato pode fazer a diferença entre a propagação da doença e sua contenção. Desta forma, a população deve seguir alguns cuidados para evitar a contaminação”, destacou. Entre as principais recomendações estão: etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir), evitar tocar nos olhos, boca e nariz, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, se o funcionário trabalhar diretamente com dinheiro, disponibilizar luva e máscara, utilizar álcool gel sempre que manipular cédulas de dinheiro ou tocar em áreas de muito contato, e higienização mais frequente dos estabelecimentos comerciais, com a desinfecção de objetos e superfícies.

Sesab confirma mais 2 casos de coronavírus e número sobe para 16 na Bahia Foto: AFP

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais dois casos de contaminação por coronavírus em Salvador, na noite desta terça-feira (17). Com isso, o número total de registros no estado subiu para 16. O resultado foi confirmando por meio de testes. De acordo com a Sesab, os pacientes são dois homens, com 50 e 60 anos, que estão internados em um hospital particular da capital baiana, sem previsão de alta. Não há informações sobre a forma que foram contagiados.

Caetité expede decreto que suspende aulas, atividades esportivas e eventos por 15 dias devido ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após reunião com secretários e assessores, o prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), expediu, na tarde desta terça-feira (17), decreto disciplinando as medidas sanitárias no território municipal. Segundo o decreto, que será disponibilizado no Diário Oficial, ficam suspensas, pelo período de quinze dias, as atividades escolares e esportivas. Algumas atividades privadas também devem ser interrompidas, a exemplo das academias de ginástica. Será ainda instituído o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento ao Covid-19, com as ações em resposta às situações coordenadas por um Comitê Interdisciplinar. Segundo a secretária de saúde da cidade, Cyntia Lopes, a primeira paciente com suspeita da doença testou negativo, conforme teste realizado pelo Laboratório Central (Lacen). Dois casos continuam sendo monitorados. Casos suspeitos devem ser notificados pelo telefone (77) 99213 3442, no horário das 8h às 18h.

Coronavírus: Após casos suspeitos, Guanambi inicia quarentena com monitoramento de visitantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Até o momento, a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, notificou, no total, seis casos suspeitos do novo coronavírus – o Covid 19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, André Moitinho, esclareceu que, na semana passada, haviam sido registrados dois casos suspeitos, os quais foram descartados após análise laboratorial. Entre domingo (15) e esta terça-feira (17), segundo ele, mais quatro casos suspeitos, entre os quais o de uma profissional de saúde que chegou recentemente dos EUA, foram registrados. “Hoje, em Guanambi, a gente tem quatro suspeitos, além dos dois que foram descartados. Três casos já fizemos a coleta, foram pra Salvador, ainda estamos aguardando o resultado, e ainda tem esse caso da profissional de saúde que ainda não tenho a confirmação se já foi coletado o material. São, no mínimo, três casos suspeitos”, afirmou. Os casos suspeitos dizem respeito a pessoas que chegaram recentemente de viagens para locais com notificações confirmadas do Covid 19. Segundo o secretário, a prefeitura já iniciou a adoção de medidas preventivas, como a suspensão das aulas na rede municipal e a proibição de aglomerações. Também foi formado um comitê permanente de vigilância para acompanhar a propagação do vírus na cidade. Entre as ações do comitê, Moitinho adiantou que os visitantes terão as temperaturas monitoradas. “Era esperado que, mais cedo ou mais tarde, isso iria chegar a Guanambi. Queremos nos prevenir no sentido de haver a menor circulação possível do vírus”, garantiu.

Brasil tem 291 casos confirmados do novo coronavírus Foto: Erasmo Salomão/MS

Em novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (17), o Brasil chegou a 291 casos confirmados do novo coronavírus. O Covid-19 está presente em 17 estados brasileiros. São Paulo segue como a unidade da federação com maior número de pessoas infectadas – são 162 ao todo, sendo 154 na capital e oito na região metropolitana. De acordo com a Agência do Rádio, a média de idade das pessoas infectadas é de 42 anos. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam ainda que os casos importados, ou seja, de pessoas que retornaram de viagem do exterior representam 57% do total de ocorrências. Apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro há registros de transmissão comunitária, quando não é mais possível saber a origem da infecção. Casos no Distrito Federal e em Sergipe ainda são investigados. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alerta que o surto do Covid-19 ainda deve se arrastar de 60 a 90 dias, e chama atenção para o cuidado com os idosos. “Nós estamos imaginando que vamos trabalhar com números ascendentes abril, maio, junho. Nós vamos passar ai 60 a 90 dias de muito estresse. Cuidem dos idosos. É hora de filho, filha, cuidar de pai, mãe, avó, tia-avó”.

Bahia confirma 14º caso do coronavírus

A Bahia registrou na tarde desta quinta-feira (17) o 14º de coronavírus no estado, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O diagnóstico foi dado a um homem, de 72 anos, em Salvador. Segundo o boletim, ele está em isolamento domiciliar, “adotando as medidas de precaução respiratória e de contato”. Ele estava de viagem recente ao estado de São Paulo. Este é o quinto caso na capital baiana que testou positivo para o Covid-19. Foram registrados, ainda, outros cinco casos em Feira de Santana, três em Porto Seguro e um em Prado, no extremo sul baiano.

Município de Rio do Antônio registra primeiro caso suspeito do novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, confirmou nesta terça-feira (17), o primeiro caso suspeito do Covid-19, o coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Assessoria de Comunicação da prefeitura da cidade. “Todas as notificações estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde do Município. Até as 15 horas desta terça-feira, 17 de março, Rio do Antônio registou (01) caso suspeito, (00) descartado e nenhum confirmado. Exames estão sendo avaliados pelo laboratório Lacen”, disse a nota. A secretaria de saúde do município pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e evitando aglomerações.

Feira de Santana: Estudantes de Farmácia produzem álcool gel e distribuem de graça Foto: Arquivo pessoal

Estudantes do curso de Farmácia da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) começaram a produzir álcool gel para distribuição gratuita na instituição, depois do surgimento dos casos do coronavírus na cidade. Até esta terça-feira (17), Feira de Santana é o município baiano com o maior número de casos confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em uma semana, os estudantes produziram dez quilos do álcool gel para funcionários e alunos da Unef. A iniciativa partiu depois que o produto, uma das ferramentas de prevenção ao coronavírus, começou a faltar nas farmácias. “É uma preocupação com a prevenção. O coronavírus tem uma distribuição mundial, e o álcool gel é muito importante na prevenção e disseminação da doença, na comunidade acadêmica principalmente, explicou a professora Fernanda Pinheiro, coordenadora do curso de Farmácia da Unef.

Feira de Santana: Estudantes de Farmácia produzem álcool gel e distribuem de graça Foto: Arquivo pessoal

A professora do curso de Farmácia, Letícia Junqueira, que tem monitorado a produção dos estudantes, explica que o processo de produção do álcool gel dura menos de 20 minutos, mas só pode ser feito em laboratório, com orientação profissional. “Para formar o álcool gel, a gente, além de usar o álcool 70 como veículo, a gente utiliza um agente gelificante, o carbopol, e algo para balancear o PH, que é a trietalonomina”, pontuou Letícia ao G1. Além disso, é usado também glicerina na mistura, para não ressecar as mãos. Para os estudantes, a atitude para prevenção do coronavírus também é uma forma de praticar o que aprende nas aulas. “É uma grande oportunidade estar no laboratório da faculdade, podendo produzir o álcool gel e poder colocar em prática tudo o que a gente aprendeu em sala de aula”, disse Malena Santos, aluna do curso.

Vitória da Conquista tem seis casos suspeitos do Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde continua vigilante para os novos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, e divulgou nesta terça-feira (17) boletim atualizado. Mais dois novos casos foram notificados na última segunda-feira (16), totalizando, até o momento, 15 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19), sendo 9 descartados laboratorialmente e 6 que continuam aguardando o resultado da análise das amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado. Já foram feitas as coletas laboratoriais dos pacientes que estão em isolamento domiciliar e apresentam sintomas de síndrome gripal leve, sem qualquer sinal de agravamento. A equipe médica da Vigilância Epidemiológica está avaliando e monitorando diariamente todos os casos. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que caso alguém apresente febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório, esteve em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, é necessário entrar em contato, imediatamente, com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para notificação e investigação, por meio dos contatos: (77) 3429-7403 / (77) 3429-7405 / (77) 3429-7411.

Prefeito emitirá decreto devido a suspeita de coronavírus em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Gerardo Júnior, confirmou a informação. Segundo ele, o paciente, que esteve recentemente no exterior, apresentou apenas tosse seca. “Achamos por bem, por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ele mantivesse o isolamento dentro da própria casa, sem contato com outras pessoas e com o uso de máscara. Já colhemos o material para descartar o possível coronavírus”, afirmou. O resultado do exame deve sair em até de cinco dias úteis. A medida, segundo o secretário, se baseia mais no fato de o paciente ter voltado de uma viagem internacional. Por enquanto, Júnior relatou que o município está atento às medidas de prevenção divulgadas pela OMS, principalmente no que diz respeito ao isolamento social e à frequente higienização das mãos. “O mais importante é não ter contato, não ter aglomerações de pessoas e nem grandes reuniões. Nós somos vetores e podemos contaminar todo mundo”, alertou. Nesta quarta-feira (18), após reunião com sua equipe, o prefeito deverá emitir um decreto municipal suspendendo as aulas na rede por 15 dias, bem como instruindo as equipes de saúde a agir diante dos casos suspeitos.

Coronavírus: Esgotado o álcool gel nos supermercados e farmácias de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diante da confirmação do aumento do número de casos do coronavírus no Brasil, a procura pelo álcool gel nas farmácias e supermercados de Brumado subiu significativamente e o produto acabou se esgotando nas prateleiras. A reportagem do site Achei Sudoeste esteve no Supermercado Bom Preço e conversou com a atendente Beatriz Santos, que informou que também não há mais álcool gel no estabelecimento. “Está imensa a procura. De 100% das pessoas que entram aqui, 99% é atrás do álcool gel. Todos os dias vem alguém procurando”, disse. Segundo ela, na última sexta-feira (13), chegou um lote do produto no mercado, porém no mesmo dia todos foram vendidos. A atendente afirmou que os funcionários estão reforçando os cuidados com a higienização das mãos com água e sabão para evitar a proliferação do vírus.

Testes para diagnosticar coronavírus podem levar de 15 minutos a 7 dias Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

Os testes para detectar o coronavírus podem levar de 15 minutos, com uma picada no dedo para tirar o sangue, ou até sete dias, com uma coleta no nariz e faringe por meio de um cotonete. A maior parte da rede de saúde opta pelo PCR, incluindo o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e o Sistema Único de Saúde (SUS). O tipo demora mais, mas é mais preciso. De acordo com o G1, a infectologista Tânia Vergara, da Sociedade de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, explica que o teste do tipo PCR, o mesmo distribuído pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e feito pelo SUS nos laboratórios de referência, é o "padrão ouro". Ela defende que seja feito sempre para confirmação da doença. Vergara diz que outros modelos de teste podem apresentar um resultado cruzado - mostrar um falso positivo, detectando uma resposta do corpo à outra doença. No caso do PCR, é uma detecção específica do vírus coronavírus, o que diminui o risco. Mesmo após pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os países apliquem testes em massa, o Ministério da Saúde mantém a determinação de testar apenas casos graves nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Coronavírus: Governo de Caculé determina a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em decreto municipal publicado na última segunda-feira (16), a prefeitura de Caculé, a 100 km de Brumado, estabeleceu uma série de medidas que serão adotadas pelo município na prevenção contra o coronavírus. De acordo com a determinação, está proibida a realização de eventos, promovidos pela gestão municipal, em que ocorra aglomeração de pessoas. O Decreto nº 1.548 passa a valer a partir de hoje. O documento considera que cabe à Administração adotar medidas de prevenção contra a doença, mesmo o município não tendo, até o momento, nenhum caso de coronavírus confirmado.

Guanambi suspende aulas na rede municipal de ensino e toma outras medidas contra o coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Guanambi, a 141 km de Brumado, suspendeu as aulas na rede de ensino nesta terça-feira (17). O prefeito Jairo Magalhães (PSB), se reuniu, com todo seu secretariado e após uma ampla discussão sobre o quadro do coronavírus no mundo, no Brasil e no Município, decidiu baixar decreto com várias medidas preventivas, como: suspensão das aulas na rede municipal de ensino, proibição de festas e eventos públicos e privados, e campanha educativa junto à população, fiscalização na rodoviária e pontos de transporte alternativo, entre outros. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o decreto será publicado no Diário Oficial ainda hoje. A secretaria de saúde investiga novo caso suspeito da doença. 

Brumado: Secretaria de saúde nega caso suspeito de coronavírus e emite nota com orientações Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Brumado desmentiu a informação de um caso suspeito do novo coronavírus na cidade. A fake news foi compartilhada em diversos grupos de WhatsApp na tarde da última segunda-feira (16). Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, as secretarias de educação e saúde de Brumado alertam os pais e responsáveis sobre como proceder para se proteger contra o coronavírus. Segundo a orientação, caso a criança apresente sintomas semelhantes à gripe, como rouquidão, tosse e espirros, a mesma não deve ser mandada para a escola. “Mantê-lo em isolamento em casa e distante de pessoas idosas, pois os mesmos são mais vulneráveis à doença. Se o diretor da escola entrar em contato para buscar o filho na escola, faça-o imediatamente. O mesmo procedimento irá ser adotado para professores e demais funcionários das unidades de ensino”, escreveu. Em caso de agravo de alguns sintomas da gripe, a orientação é que procure sempre a Unidade Básica de Saúde. O profissional da UBS irá identificar se o paciente necessita apenas ficar em isolamento em casa ou se há necessidade de encaminhá-lo para o hospital. Além disso, as secretarias pedem que os alunos identificados com os sintomas acima devem retornar às atividades somente quando estiverem plenamente recuperados. “Orientem seu filho acerca dos cuidados devidos para evitar a contaminação, tais como evitar o contato físico com os colegas, evitar tocar olhos, nariz e boca e manter o hábito de higienizar as mãos constantemente. A escola evitará atividades com participação de mais de uma turma em local fechado. O ambiente escolar será mantido em bom estado de higiene e conservação, bem como higienizando maçanetas de portas, torneiras das pias, etc. Oriente seu filho a trazer garrafinhas de água ou copo individual. Durante esse período a escola não realizará reuniões de pais e mestres. Nesse sentido, contamos com a sua colaboração, a fim de mantermos a saúde e o bem-estar dos nossos alunos e funcionários”.

Lagoa Real: Denúncias estão fortalecendo o seu governo, rebate prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, a Câmara Municipal de Lagoa Real, a 80 km de Brumado, instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar uma série de denúncias de crimes de responsabilidade, supostamente cometidos pelo prefeito Pedro Cardoso Castro (MDB). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que estão procurando “chifre na cabeça de cavalo”. “Não sei o fundamento que estão alegando e eu vou procurar me defender junto com o povo do meu município e com a justiça também. Seu eu estiver errado que eu pague pelo meu erro, mas acredito que não vão encontrar nenhum fundamento para que isso aconteça”, afirmou. Em sua visão, essas denúncias aumentam a força do seu governo. “Tenho uma aprovação muito grande, haja vista algumas pesquisas que estão sendo feitas. Hoje, lá não tem um candidato contra mim. Vejo que isso é um desespero de quem já perdeu por antecipação”, avaliou.

Coronavírus: Cartório Eleitoral de Brumado suspende atendimento ao público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com a Portaria 105, de 16 de março de 2020, publicada pela Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o atendimento ao público nos Cartórios Eleitorais do estado estará suspenso, a partir desta terça-feira (17), a princípio pelo período de 15 dias. A medida foi adotada como uma ação de prevenção ao contágio pelo coronavírus. A Bahia já confirmou 13 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus em Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Pardo, no sul do estado. A suspensão nos trabalhos dos Cartórios Eleitoras poderá interferir no prazo final para regularização do título de eleitor. Pessoas que tiveram o documento cancelado, que precisavam mudar o domicílio eleitoral ou que tirariam o primeiro título, tinham o prazo até o dia 06 de maio.

Mercado derruba previsão do PIB de 2020 de 1,99% para 1,68% Foto: Victor Moriyama/Getty Images

Analistas do mercado financeiro reduziram para 1,68% a previsão de crescimento da economia em 2020, segundo dados do Boletim Focus desta segunda-feira, 16. O corte expressivo ocorre após a disseminação do novo coronavírus ter sido classificada na semana passada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde e com o grande aumento de números de casos no país, que tem 200 confirmados, segundo o Ministério da Saúde. A previsão anterior de analistas do Banco Central era de 1,99%, na semana passada. Tanto a disseminação da Covid-19 quando as medidas tomadas por governos mundiais geram tensão sobre o impacto econômico que a doença pode ter. Esta foi a quinta vez consecutiva que economistas revisaram a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Na semana passada, o Ibovespa, principal indicador econômico do país, mostrou o pânico dos investidores com o avanço da pandemia. A bolsa chegou a ter os negócios interrompidos por quatro vezes na última semana, o chamado ‘circuit breaker’. No início do ano, o crescimento do PIB era estimado em 2,31%. Mesmo apesar dos sucessivos cortes, a economia este ano ainda deve crescer mais que nos últimos três anos.  Em 2019, a economia avançou 1,1%, pouco abaixo que em 2018 e 2017, quando o crescimento foi de 1,3%.

Novos casos: Sobe para 13 número de casos confirmados do coronavírus na Bahia, diz secretário

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais três casos de contaminação por coronavírus, na manhã desta terça-feira (17). Com isso, o número total de registros subiu de 10 para 13. O resultado foi confirmando por meio de testes. Segundo uma publicação nas redes sociais de Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, os novos casos de contaminações foram registrados em Porto Seguro (2), no sul da Bahia, e também em Prado (1), que fica no extremo-sul do estado baiano. Todos os casos foram importados. De acordo com a Sesab, um dos casos de Porto Seguro é de uma mulher de 35 anos, que teve passagem pelos Estados Unidos Da América. O segundo caso também é de uma mulher, de 42 anos, e que teve contato com um paciente contaminado, que estava na festa de casamento da irmã de Gabriela Pugliesi, em Itacaré. O caso de Prado, no entanto, é de um homem de 42 anos, que teve passagem por Milão e Londres.

Aulas na Uneb são suspensas em Brumado e em toda a Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) suspendeu todas as atividades em Brumado e em todos os campi baianos. De acordo com a nota divulgada pela instituição, considerando a decisão do Governo do Estado da Bahia de suspensão das atividades nas escolas e universidades localizadas em Salvador, Porto Seguro e Feira de Santana, bem como o caráter multicampi da instituição e os deslocamentos constantes do corpo docente da capital para os departamentos no interior do estado, resolve comunicar o encerramento de todas as atividades letivas presenciais no âmbito da Uneb na data de 16/03/2020. “Orientações complementares para nortear o funcionamento da instituição serão publicadas nos próximos dias”, finalizou o comunicado.

Prefeito da cidade de Aracatu garante normalidade na educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Recentemente, um grupo de mães procurou a reportagem do site Achei Sudoeste denunciando a falta de professores em algumas escolas localizadas em comunidades rurais de Aracatu, a36 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade, Sérgio Maia (PSD), explicou que as últimas chuvas dificultaram o acesso dos professores às salas de aula. “Estamos aguardando porque foram chamados vários professores para ocupar essas salas de aula na zona rural, mas os mesmos não chegaram a começar as aulas por causa do acesso em consequência das chuvas”. Maia acredita que ainda esta semana a situação será normalizada, tendo em vista o período de estiagem. Quanto à questão dos salários atrasados de alguns servidores da educação, o gestor negou e disse que a folha de pagamento da prefeitura está em dia.

Arquivo