O juiz federal Sérgio Moro não teria divulgado todos os áudios obtidos em grampos feitos nos telefones do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O magistrado terá que explicar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, porque derrubou o sigilo do inquérito e permitiu o acesso às gravações feitas pela Polícia Federal. De acordo com a coluna Expresso, da revista Época, na justificativa que apresentará, Moro dirá que selecionou apenas as ligações relacionadas ao esforço do governo em obstruir o trabalho da Justiça ou à ocultação de patrimônio – seja do triplex no Guarujá ou do sítio de Atibaia. Ele teria deixado de fora “áudios constrangedores de Lula com aliados políticos”.
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que entrou com recurso contra a decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendendo a nomeação de Lula para chefiar a Casa Civil. De acordo com a defesa, os recursos foram protocolados na quinta-feira (24). A liminar de Mendes foi concedida semana passada e atendeu pedidos do PPS e do PSDB. Na decisão, Gilmar Mendes disse que a nomeação de Lula para o cargo de ministro teve por objetivo retirar a competência do juiz federal Sérgio Moro (responsável pelas investigações da Lava Jato em primeira instância) para investigá-lo. lém da suspensão da posse, o ministro do STF decidiu também que os processos que envolvem Lula na Operação Lava Jato deveriam ficar sob a relatoria do juiz. Na terça-feira (22), o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, determinou que Moro enviasse imediatamente ao tribunal todas as investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A zika não chegou ao Brasil na Copa do Mundo de 2014, nem em uma competição de canoagem realizada no Rio de Janeiro em agosto daquele ano, como se pensava. O vírus veio de avião e desembarcou em solo brasileiro em algum momento entre maio e dezembro de 2013 - possivelmente durante a Copa das Confederações -, segundo um novo estudo publicado na quinta-feira (24) na revista Science. Para chegar a essa conclusão, um grupo de cientistas do Brasil, dos Estados Unidos e da Inglaterra comparou sete sequenciamentos do genoma do vírus circulante no Brasil, a partir de amostras de diferentes perfis. A comunidade científica internacional organizou uma força-tarefa para obter o maior número possível de sequenciamentos do genoma vírus zika a partir de amostras variadas. A nova pesquisa é o primeiro resultado desse esforço coletivo global. O grupo, liderado pelo virologista Pedro Vasconcelos, diretor do Instituto Evandro Chagas, analisou amostras coletadas, em diferentes Estados, de pacientes com diferentes quadros clínicos de zika: quatro pacientes que foram infectados sem maiores consequências, um paciente que recebeu sangue contaminado em uma transfusão, um caso de morte de um paciente com lupus e um bebê que nasceu com microcefalia e malformações congênitas. As informações são do Estadão.
Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).
A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu apostar nos cargos de primeiro e segundo escalões como oferta para atrair o apoio das alas partidárias que ainda resistem em aderir ao desembarque. Na quinta-feira (24), ela intensificou o contato com os parlamentares e os líderes partidários e intensificou as negociações com aliados para ouvir suas demandas. O principal foco das investidas palacianas é o PMDB, que detém a maior bancada nas duas Casas e tem ensaiado o desembarque do governo. O afastamento por parte dos peemedebistas é considerado como “tiro de misericórdia” no governo, uma vez que também deverá servir de fio condutor para outros partidos da base aliada tomarem o mesmo rumo. A estratégia é atrair os ministros da legenda para próximo do governo com o objetivo de demonstrar que uma possível decisão pela debandada do PMDB até pode ser aprovada, mas não será unânime e também poderá vir a não ser cumprida pelos correligionários. Na quinta-feira, ela deu os primeiros recados do plano. “Nós queremos muito que o PMDB permaneça no governo. Tenho certeza de que meus ministros têm compromisso com o governo. Vamos ver quais serão as decisões do PMDB e respeitaremos tal decisão”, afirmou a petista.
Uma família de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, passou pela dor da perda de um parente duas vezes. Júlio de Araújo Esteves, de 78 anos, estava internado há 15 dias no Hospital das Clínicas de Côrreas (HCC) e foi dado como morto, por engano. De acordo com o G1, os parentes chegaram a providenciar velório e enterro, levando até o terno usado no casamento de Júlio, mas quando abriram o caixão, não era ele. Júlio ainda estava vivo e internado no HCC, mas morreu nove dias depois do primeiro susto da família. O caso foi registrado na 105ª Delegacia de Polícia da cidade. Segundo informações da família de Júlio, o idoso estava internado com arritmia cardíaca e pneumonia. O comunicado da “falsa morte” foi feito no dia 2 deste mês. Parentes que moram em Minas Gerais foram avisados e se deslocaram até Petrópolis para acompanhar o funeral. “Parecia coisa de filme, de novela mexicana, contando ninguém acredita”, disse Sérgio Luiz Esteves, filho de Júlio, contando que sentiu tristeza pela morte e alívio por ter sido um engano. A família revelou que pretende acionar judicialmente o Hospital das Clínicas de Côrreas pedindo o ressarcimento do valor gasto com as passagens dos parente que vieram de Minas Gerais. No entanto, a diretoria da unidade de saúde afirmou, por telefone, que não vai se pronunciar sobre o caso.
No último dia 10, foi realizada a Assembleia de Eleição da Sociedade Civil para composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), biênio 2016/2018. O processo foi mediado pela presidente do Conselho, Maria Nicéia. Na ocasião, após aprovação do plenário, a mesa coordenadora dos trabalhos foi composta por representantes da sociedade civil. Ao término da apuração, os representantes do conselho foram eleitos: titulares: Pastoral da Criança, Associação Divina Providência, Loja Maçônica Manoel Carvalho, Associação das Pessoas com Deficiência de Brumado (APDEMB), Clube da Terceira Idade “Viva A Vida E Viva Bem”, e 21ª Subseção Da Ordem Dos Advogados Do Brasil (OAB); Suplentes: Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz - CARP, Sociedade São Vicente Paulo, Associação Casa de Caridade São Sebastião, Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), Sindicato Dos Trabalhadores Rurais De Brumado (STR) e Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE). Maria Nicéia ressaltou a importância dos eleitos para o processo de democratização e efetivação das políticas públicas voltadas para a infância e adolescência no município.
Os primeiros testes com a fosfoetanolamina sintética, substância utilizada na pílula do câncer, mostraram que o conteúdo das cápsulas não é puro e que ela não tem eficácia contra células cancerígenas. A conclusão é de grupo de pesquisadores instituído pelo governo, em uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Saúde. Os pesquisadores concluíram que a fosfoetanolamina apresentou quatro substâncias diferentes. A eficácia da substância foi testada apenas em culturas de células, os chamos testes in vitro. “No início, acreditávamos que havia apenas um componente na cápsula, que era a fosfoetanolamina pura, segundo o grupo da [Universidade de São Paulo do campus de São Carlos] afirmou. Quando realizamos as análises dos componentes da cápsula, percebemos que tem cinco componentes lá dentro”, disse Luiz Carlos Dias à Agência Brasil, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que participou da pesquisa na fase de caracterização e síntese dos componentes da pílula. A quantidade encontrada de fosfoetanolamina era de somente 32,2%, o restante incluía monoetanolamente, fosfobisetanolamente, fosfatos e pirofosfatos. “Essa fosfoetanolamina é impura, esses outros quatro componentes não deveriam estar dentro da cápsula”, disse o professor. O grupo de Dias foi responsável por isolar e caracterizar cada um dos componentes para que estes pudessem ser testados separadamente em células tumorais.
O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a pré-candidatura do deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) à prefeitura de Vitória da Conquista. A informação foi confirmada depois de uma reunião entre dirigentes do partido na cidade. Segundo o presidente municipal do PT, Rudival Maturano Barbosa Filho, a escolha do nome de José Raimundo foi feita em consenso com o prefeito Guilherme Menezes de Andrade e com lideranças e tendências internas do PT. José Raimundo e Guilherme Menezes anunciarão durante coletiva de imprensa que será realizada nos próximos dias suas ações nas eleições deste ano.
Um ônibus da empresa Novo Horizonte saiu da capital do estado, Salvador, às 21h, da última quinta-feira (24) e quebrou por volta de 01 da madrugada desta sexta-feira (25) entre as cidades de Simões Filho e Rafael Jambeiro. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, vários brumadenses estavam no ônibus e ainda estão à beira da estrada aguardando um ônibus de socorro.
Muitos passageiros pegaram outras conduções e estão na cidade de Milagres. “Um verdadeiro absurdo e uma falta de respeito tremenda com os passageiros. A Novo Horizonte precisa rever os seus conceitos e buscar atender melhor os seus clientes, mas tudo isso é por conta da falta de concorrência”, disse um passageiro. A maioria dos transportados saiu da capital para passar o feriado de Semana Santa no interior com familiares. As queixas em relação aos péssimos serviços prestados pela empresa são constantes.
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o plenário da Câmara aprovou projetos de interesse da bancada feminina. Um dos projetos aprovados nesta quinta-feira (24) define o crime de descumprimento de medidas protetivas previstas na lei Maria da Penha, como o afastamento do agressor, a proibição de se aproximar da vítima e a obrigação de pagamento de pensão alimentícia. A pena prevista para o crime é de detenção de três meses a dois anos. Para a relatora, deputada Josi Nunes, do PMDB de Tocantins, a proposta contribui para combater práticas de uma sociedade machista. A proposta segue para o Senado. Os deputados também aprovaram projeto que proíbe as empresas privadas e os órgãos públicos de fazer revista íntima de suas funcionárias e de clientes do sexo feminino. Quem descumprir deverá pagar multa de 20 mil reais, que será revertida a órgãos de proteção dos direitos da mulher. A multa dobra no caso de reincidência. O texto prevê, ainda, que as revistas nas prisões deverão ser feitas unicamente por mulheres. O texto já vai à sanção presidencial. O plenário também aprovou projeto que segue ao Senado e estabelece que a cirurgia plástica reparadora para o câncer de mama abrangerá as duas mamas. Por fim, foi aprovada também proposta que institui o ano de 2016 como o Ano do Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte, que vai à sanção.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proder) foi apresentado pela Secretaria de Educação d Brumado no início da semana durante uma reunião com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e representantes das escolas municipais. O Proerd é um programa desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após quatro meses de curso, as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado.
A taxa de desocupação no país, no trimestre encerrado em janeiro deste ano, contabilizado desde novembro do ano passado, ficou em 9,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - essa foi a maior taxa de desemprego registrada desde o início da pesquisa em 2012. De acordo com o IBGE, no trimestre encerrado em janeiro, a população desocupada era de 9,6 milhões de pessoas, um crescimento de 6% (mais 545 mil pessoas) em relação ao trimestre de agosto a outubro do ano passado. Quando comparado a igual trimestre de 2015, a população desocupada chegou a crescer 42,3%, refletindo um contingente de 2,9 milhões de pessoas desempregadas a mais. No trimestre anterior, equivalente ao período de agosto a outubro de 2015, a taxa de desocupação registrada foi 9%. A taxa de desocupação do trimestre encerrado em janeiro de 2015 ficou em 6,8%.
O governador Rui Costa (PT) comentou sobre a divulgação das planilhas da Odebrecht que indicam pagamentos a políticos. Ele voltou a criticar o financiamento privado de campanha ao dizer que “empresário não tem filiação partidária” e elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal de “cortar esse cordão umbilical com a corrupção”. “Não adianta hipocrisia, todos os partidos, todos os políticos foram financiados pelas empresas. Todos”, afirmou o governador. Ele ainda destacou que todos os políticos já receberam dinheiro de empresas em campanhas. “Não vamos ser ingênuos, empresário não tem filiação partidária. Empresário não gosta mais do partido A, do partido B ou do partido C. Ele quer ter a possibilidade de fazer os investimentos dele e se a regra do jogo era aquela, ele dançava conforme a música. Nós adotamos o que tinha que ser adotado. Não pelos políticos, mas pelo STF. Ou seja, encerrar o financiamento privado de campanha”, disse.
A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR) deflagrou na última quinta-feira (24) a Operação Captura de Animais nas rodovias que cortam as cidades de Brumado, Aracatu, Anagé, Maetinga, Presidente Jânio Quadros e Vitória da Conquista devido ao aumento no fluxo de veículos durante o feriado da Semana Santa. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, 12 animais foram recolhidos, sendo onze asininos e um equino que foram conduzidos para o curral situado em frente ao Posto Rodoviário em Vitória da Conquista. Os animais estão recebendo alimentação e os devidos cuidados enquanto os proprietários não se apresentam para retirá-los. A 2ª CIPR espera com a ação reduzir o número de acidentes envolvendo animais soltos nas pistas.
Na manhã da última quinta-feira (24), a coordenação de endemias da vigilância epidemiológica de Brumado apresentou o relatório atualizado das notificações suspeitas das três doenças causadas pelo mosquito aedes-aegypti. A Chikungunya apresenta 09 notificações e a dengue chega a 204 notificações, das quais 67 foram descartadas e 12 confirmadas após avaliação laboratorial. A grande vilã é o vírus Zika, com 599 notificações suspeitas, tendo sido 09 descartadas e as demais aguardam análise. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o coordenador do setor de endemias, Fábio Azevedo, chamou atenção para os bairros São Félix e Malhada Branca, onde, segundo o levantamento da Vigep, foram registradas 50% das notificações da zika e da dengue.
O coordenador declarou que o município só não entrou ainda para o quadro de epidemia da zika por falta de confirmação dos casos suspeitos. Ele destacou que há cerca de mil casos suspeitas da doença na cidade, mas 40% dos pacientes não procuraram uma unidade de saúde para serem notificados, o que configura as subnotificações. Azevedo voltou a criticar o ministério da saúde por ter enviado pouco larvicida para o trabalho de extermínio do mosquito na cidade. O coordenador declarou que os 10 kg recebidos cobriu apenas uma pequena porcentagem da sede do município e, como o governo estadual cancelou o levantamento do índice predial, os agentes de endemias estão parados aguardando a nova remessa para retornarem ao campo.
A matéria de capa da revista Veja desta semana diz ter descoberto um “plano secreto” do ex-presidente Lula, em caso de prisão. Segundo a publicação, Lula estaria pensando em exilar na Itália. O plano prevê que Lula pediria asilo a uma embaixada, de preferência a da Itália, depois de negociar uma espécie de salvo-conduto no Congresso, que lhe daria permissão para deslocar-se da embaixada até o aeroporto sem ser detido - e, do aeroporto, voaria para o país do asilo. A publicação diz narrar nas suas páginas o roteiro do plano.
Uma idosa de 81 anos foi presa em flagrante com aproximadamente 3.300 explosivos na quarta-feira (22), no Povoado de Aguada, município de Ibitiara, região da Chapada Diamantina. A polícia chegou até a casa da suspeita depois de uma denúncia anônima. A polícia não soube informar o que a idosa pretendia fazer com o material apreendido. Segundo informações da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foram encontrados 70 explosivos dentro de sacos, 11 rolos de cordel, 47 sacos de explosivos emulsificados, uma caixa com mil espoletas de detonação, e sacos de explosivos de detonação granulado. De acorod com o G1, após a ação da polícia, a idosa e todo o material apreendido foram encaminhados até a delegacia da cidade, onde a suspeita prestou depoimento e segue presa.
Um ônibus da empresa Novo Horizonte quebrou na manhã desta quinta-feira (24), na BA-142, no trecho que liga os municípios de Barra da Estiva a Ituaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, motoristas que trafegavam pelo local ficaram estarrecidos pela falta de sinalização para indicar que o ônibus estava quebrado no meio da rodovia. “Além das péssimas condições oferecidas por essa empresa, o ônibus ainda fica abandonado no meio da pista, sem qualquer sinalização, oferecendo risco às famílias que estão na estrada”, disse um brumadense que trafegava pela BA-142. A falta de manutenção dos ônibus e os péssimos serviços oferecidos pela empresa são criticados com frequência pelos usuários, que muitas vezes não têm outra alternativa para viajarem.
De acordo com ranking divulgado pela revista americana Fortune, o juiz federal Sérgio Moro, que se destacou no comando da Operação Lava Jato, é o 13º líder mais importante do mundo. Moro é o único brasileiro na lista de 50 nomes divulgada nessa quinta-feira (24). O juiz aparece logo à frente de Bono Vox, vocalista da banda U2. No topo da lista, Jeff Bezos, fundador da Amazon. Em seguida, aparece Angela Merkel.
Os mais de trinta presos custodiados na cadeia de Brumado receberam a visita da pastoral carcerária da comunidade católica na manhã desta quinta-feira (24) para celebrarem a ceia fraternal em comemoração à Páscoa. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Padre Eutrópio explicou que se trata do início do Tríduo Pascoal, que vai até o sábado (26). É uma ocasião de reflexão e momento de levar aos detentos a palavra de Deus. O padre esclareceu que o Senhor, sem condenação, deseja que os mesmos encontrem o caminho do arrependimento e retornem ao convívio social. O padre disse ainda que na ocasião é aspergida a água do perdão nos custodiados e é distribuído alimento. “Cristo disse ‘estive preso e foste me visitar’. Então, estamos cumprindo um pedido do nosso Senhor em visitar pequenos em cadeias para mostra-lhes o caminho da vida apresentado por Cristo”, pontuou o pároco.
Em discurso de mais de uma hora a sindicalistas de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pretende ajudar a presidenta Dilma Rousseff (PT) em seu governo, mesmo sem ser ministro, que é preciso defender a democracia no país e evitar o que ele chamou de golpe contra o atual governo. “Nem que seja a última coisa que eu faça na vida, vou ajudar a Dilma a governar esse país com a decência que o povo merece”, disse o ex-presidente em evento organizado pelas centrais sindicais na Casa de Portugal. O evento, segundo as entidades, foi convocado para defender “a democracia e o Estado de Direito” e contra o processo de impeachment da presidenta Dilma. Durante o discurso, o ex-presidente também disse que a questão econômica será resolvida, mas que é preciso lutar o mais rápido possível contra o que ele chamou de golpe contra o governo Dilma. “É golpe. Não tem outra palavra. Esse país não pode aceitar o golpe. A economia a gente resolve amanhã, mas evitar o golpe é hoje”. Segundo ele, a crise que o país enfrenta hoje será resolvida com a ajuda do povo. “Este país é tão extraordinário, com povo tão extraordinário que quem pode ajudar a resolver a crise desse país é o povo”. O ex-presidente defendeu Dilma e disse que não há razões que justifiquem o impeachment da presidenta. “Não existe nenhuma razão para o impeachment. Se juntarem 800 juristas verão que não há nenhuma razão, nenhum fato”. Para Lula, as pessoas estão sendo condenadas “pelas manchetes de jornais antes de serem julgadas”.
O vereador José Carlos dos Reis deixou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), através do qual foi eleito em 2012, e acertou sua filiação no Partido Social Liberal (PSL) em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Reis se filiou a um novo ninho político para buscar a consolidação de sua reeleição ao legislativo municipal. Apesar de não ter seguido a orientação do partido nas eleições 2014, quando não acompanhou as candidaturas de Vitor Bonfim a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e do governador Rui Costa (PT) ao Palácio de Ondina, a relação do parlamentar segue boa com os membros do PDT. O PSL no município de Brumado está sob o controle do deputado estadual Nelson Leal, que é amigo de Reis, o qual apoiou em 2014. A nossa reportagem tentou contato com o vereador, mas as ligações não foram atendidas.
Um dia depois de fazer um contingenciamento (bloqueio de verbas) adicional de R$ 21,2 bilhões no Orçamento, a equipe econômica quer reduzir a meta fiscal para 2016. Até segunda-feira (28), o governo enviará ao Congresso projeto para alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e permitir que a União possa fechar o ano com déficit primário de R$ 96,7 bilhões. O novo déficit é R$ 36,45 bilhões maior que o anunciado em fevereiro, quando o governo tinha anunciado que o governo pediria autorização para encerrar o ano com déficit de R$ 60,2 bilhões. O déficit primário é o resultado negativo das contas do governo antes do pagamento dos juros da dívida pública. Ao explicar a medida, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que a queda de arrecadação decorrente do desempenho da economia justificou a revisão da meta. “Para que o governo ajude a economia a se estabilizar e fazer com que o emprego e a renda se recuperem mais rapidamente, estamos propondo uma nova meta fiscal. Tomamos a decisão depois de verificar a evolução de despesas no primeiro trimestre e de promover conversas dentro do governo e com parlamentares”, explicou.