Na última sexta-feira (4), logo após a Polícia Federal deflagrar a 24ª etapa da Operação Lava Jato e conduzir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fins de investigação, diversos memes retratando a situação surgiram nas redes sociais. De acordo com o Bocão News, postagens bem-humoradas foram publicadas tendo como alvo o ex-presidente Lula.
Sobre a possibilidade do deputado licenciado e secretário estadual de agricultura da Bahia, Vitor Bonfim (PDT) se filiar ao Partido Social Liberal (PSL), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) João Bonfim disse que as pessoas estão explorando o gênio explosivo de Marcelo Nilo (PSL) para fazer intriga. “Não está escrito em lugar nenhum que Vitor disse que não vai sair do PDT ou não vai entrar no PSL. Ele está apenas querendo um tempo para conversar com as bases e anunciar oportunamente seu destino”, afirmou ele ao blog Por Escrito. Bonfim esclareceu que Vitor assumiu a Secretaria Estadual de Agricultura em um momento de dificuldade e quer reestruturá-la este ano para ter “melhor orçamento” em 2017 e desenvolver projetos que o ajudem na reeleição no ano seguinte. O fato de o PDT estar na oposição não é, para o conselheiro, impedimento à permanência de Vitor, pois “seria preciso que isso fosse dito pelo governador Rui Costa e não por Marcelo, que considerou adversário quem ficasse na antiga legenda”. “Vítor não é boi de boiada para ser tangido, é um parceiro, mas também tem seu projeto”, declarou. Bonfim acredita que o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) esteja sendo influenciado e essas influências querem colocar Vitor Bonfim como “traidor”. Embora tenham se aproximado nos últimos anos, o conselheiro lembrou que ambos têm trajetórias distintas.
Os vereadores ficaram em silencio durante a última sessão legislativa realizada na noite da última segunda-feira (29), em Brumado. Após ser lido o material do expediente anterior e ser lida a apresentação de uma nova pauta, o presidente da mesa diretora, Alessandro Lôbo, franqueou a palavra para as considerações finais, bem como para os líderes de partido. Como não houve manifestação, o presidente deu a sessão por encerrada com apenas meia hora de duração. O fato gerou insatisfação em alguns populares que acompanhavam os trabalhos dos parlamentares. “O que bem temos são problemas a serem debatidos em Brumado, aí de repente a sessão é encerrada sem ao menos uma palavra dos vereadores. Como resolver esses problemas se a voz do povo fica em silêncio?”, indagou o estudante William Silva, que compareceu à câmara no intuito de acompanhar os debates.
Aliciado pelo tráfico, um adolescente de 14 anos foi detido por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na noite da última quinta-feira (3), no Bairro São Félix, em Brumado. A polícia informou ao site Brumado Notícias que o menor é mais um na lista dos aviões, ou agentes do tráfico, espalhados pela cidade. Na bolsa do jovem, foram encontradas 29 pedras de crack, 08 trouxinhas de maconha, 10 pinos de cocaína, R$ 45 em dinheiro e 01 aparelho celular. O menor e as drogas apreendidas foram apresentados na delegacia. “É mais um reflexo do descaso social em nossa cidade. E para piorar estamos vendo a maioria das pessoas na ansiedade pela conclusão do presídio, mas não se vê a mesma ânsia pela inauguração de uma escola técnica, que serviria para abraçar e profissionalizar esses jovens como cidadãos de bem. Lamentável”, comentou o estudante de mineração Marcos Schneider.
Diante da suposta entrega indevida de recém-nascido no interior do Hospital Professor Magalhães Neto, em dezembro do ano passado, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, publicou a Portaria nº 01, de 4 de março de 2016, que constitui comissão de sindicância para apuração do caso. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a 1ª Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual já havia solicitado providências acerca do suposto crime. A comissão formada por três servidores terá prazo de trinta dias para conclusão da sindicância.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Édio Pereira (PCdoB) reafirmou a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado, bem como a unidade existente entre ele, o vereador Alessandro Lôbo (PTN), e Emanoel Araújo (PMDB), o Manelão. Segundo o parlamentar, ele continua difundindo a sua pré-candidatura realizando reuniões em todas as regiões do município e fazendo contatos com os partidos e lideranças políticas que atuam no campo da oposição na cidade, em especial o PT e o casal Edmundo Pereira e Marizete Pereira, de quem espera o apoio por conta da relação história que sempre mantiveram. Pereira destacou que se tratam de especulações as informações de uma possível aliança com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos. “Mesmo porque, dentre outras questões, ele (Eduardo Vasconcelos) faz oposição sistemática ao projeto que defendemos a nível estadual e nacional, inclusive defende o afastamento da presidente Dilma Rousseff, com o que não compactuamos”, completou Édio. Caso não consiga viabilizar a sua candidatura, o vereador afirmou que está aberto ao diálogo para formatar uma aliança que leve em consideração os interesses do povo.
Há um tempo foi criado um impasse entre os moradores da Rua Albertino Barreto, no Bairro Olhos D’água, e o setor de infraestrutura da prefeitura de Brumado. A rua sem pavimentação, também conhecia como Caminho da Cascalheira, dá acesso à pista de escoamento de uma mineradora da cidade e já foi palco de muitos protestos dos moradores. O local sempre fica bloqueado nos períodos chuvosos devido a um grande buraco. O último impasse aconteceu depois de o setor de infraestrutura aterrar uma vala que se formou com as chuvas do mês de janeiro deste ano. Revoltados, os moradores reclamaram ao site Brumado Notícias que a prefeitura apenas emendou as manilhas de esgoto que foram desconectadas e depois escondeu o buraco com terra vermelha e entulho, deixando uma poça de água a céu aberto no local.
“Eles não esconderam o buraco, esconderam o problema, como fazem em todo o período de chuva. E agora nos caiu a ficha de que a prefeitura só fez esse aterro irresponsável para garantir a passagem dos carros da Magnesita. Ao que tudo indica, o prefeito tem uma birra pessoal com a nossa rua, pois desde o início do seu mandato estamos nessa guerra com ele para a pavimentação e sempre somos esnobados com a falta de atenção. Será que os mais de R$ 5 milhões anunciados para recuperação das vias não serão suficientes para garantir uma melhoria por aqui também? Se o prefeito não tem gás e pulso pra fazer, então pede pra sair e dá o lugar pra quem faz”, desabafaram os moradores.
Em Brumado, uma série de festividades será realizada na comunidade São José, no Bairro Olhos D’água, em homenagem ao padroeiro do local. As comemorações terão início no dia 10 de março e serão encerradas no dia 18. As novenas deste ano têm como tema “Somos Igreja viva em missão”. Após as celebrações, no dia 19 de março, acontecerá a tradicional procissão, às 19h, e a Celebração Eucarística, às 19h30. Toda a comunidade está convidada a participar das festividades. Os organizadores do evento disseram que serão dias de agradecimento, reflexão e muita oração.
Após as movimentações na direção do Partido Social Liberal (PSL) no estado do Bahia, o presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo e Silva, vai deixar a sigla depois de oito anos. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Lôbo já estaria de malas prontas para o Partido Trabalhista Nacional (PTN), no qual deverá ter mais confiança e buscar alavancar a sua pré-candidatura ao executivo municipal. Alessandro está em Salvador articulando a sua ida ao novo ninho político e o anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde outubro de 2011 que o partido é comandado na capital do minério pelo advogado Paulo Henrique Lôbo e Silva, que é irmão do presidente do legislativo, o que facilitará ainda mais o seu ingresso sem maiores transtornos.
Em nota, o Instituto Lula afirmou nesta sexta-feira (4) que a ação da Polícia Federal que realizou buscas na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "arbitrária, ilegal e injustificável". Perto das 8h40, Lula foi levado para o Aeroporto de Congonhas, em um carro descaracterizado, para depor à PF. Às 8h51, ele prestava depoimento dentro do aeroporto. Ele não foi preso e, após o depoimento, deve ser liberado. "A violência praticada contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal", diz o texto divulgado pelo instituto que representa o ex-presidente. Em outro trecho da nota, o Instituto Lula diz que o resultado da "violência" desencadeada nesta sexta pela Operação Lava Jato é "submeter o ex-presidente a um constrangimento público".
De passagem pela cidade de Vitória da Conquista, um internauta brumadense teve acesso ao novo presídio construído a cerca de 10 km da cidade. O internauta disse que não havia vigilância no prédio e ele pode entrar e registrar todo o interior do local, que terá capacidade para mais de 500 presos do sexo masculino e uma ala com capacidade para mais de 200 presos do sexo feminino. O internauta declarou que o prédio recém-construído está abandonado e sem qualquer supervisão do estado. As imagens foram encaminhadas a redação do site Brumado Notícias e nossa reportagem apurou que as obras do novo presídio de Vitória da Conquista foram concluídas desde o ano de 2014 e que por diversas vezes foi anunciada a sua inauguração. “Que sirva de aviso para Brumado, pois se o de Conquista ainda está assim, sabe-se lá quando é que o nosso será inaugurado”, comentou o brumadense, que preferiu não se identificar.
A operação realizada pela Polícia Federal na casa do ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo nesta sexta-feira (4) em caráter de busca e apreensão, já é destaque na imprensa internacional. O presidente recebeu mandado de condução coercitiva, motivando "braking news" em diversos portais e jornais do mundo. O correspondente do jornal americano New York Times no Brasil informa que a operação investiga o escândalo de corrupção na Petrobras e que Lula é suspeito de ter obtido favores de empreiteiras que tinham contratos públicos. A rede britânica BBC noticia que a casa do ex-presidente em São Bernardo, cidade próxima de São Paulo, foi despertada pela presença de agentes federais. O também britânico The Guardian cita um policial federal, José Cyrispiniano, para confirmar que Lula é alvo de um mandado judicial para prestar depoimento à Justiça. A versão eletrônica do El País dá grande destaque ao tema e informa que "polícia faz buscas em domicílio de Lula pelo caso de corrupção da Petrobras". O jornal espanhol informa que foram feitas buscas na casa do ex-presidente e os policiais chegaram por volta das 6 horas ao imóvel em São Bernardo do Campo. Também noticia as buscas na residência de um dos filhos do ex-presidente, Fábio Luiz Lula da Silva.
A oposição ao governo na Câmara dos Deputados quer convocar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alvo de um mandado de condução coercitiva da Polícia Federal hoje (4), para prestar esclarecimentos na Casa. “Acabou a República. É final de governo”, disse Miguel Haddad (PSDB-SP). Líderes tucanos voltaram a pressionar a presidente Dilma Rousseff (PT) para que ela renuncie. O líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy, avaliou como “gravíssima” a situação. Ele diz acreditar que os acontecimentos desta última semana reforçam a pressão pelo impeachment de Dilma e as manifestações anti-governo marcadas para o dia 13 de março em todo o país.
Na última terça-feira (2), técnicos contratados pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão realizaram uma reunião em Caculé. O encontro incluiu palestra para informar sobre o processo de cadastramento do Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, além de uma capacitação para a equipe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente, que vai realizar o cadastro. O intuito do programa é cadastrar todos os produtores que possuem o terreno, mas não estão com a documentação legalizada. A reunião contou com a presença do prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. A regularização fundiária para pequenos agricultores rurais será realizada através de uma parceria entre o governo estadual e municipal, por meio do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão. O cadastro será realizado até o dia 30 deste mês.
A força-tarefa da Operação Lava Jato que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alvo central da Operação Aletheia, para depor coercitivamente hoje (4) diz ter “evidências” de que ele recebeu valores desviados da Petrobrás. “Há evidências de que o expresidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento tríplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras”, informou os investigadores ao Estadão. São pelo menos R$ 4,5 milhões em lavagem por meio do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, e por meio do tríplex 164-A. Segundo as investigações, o esquema era coordenado a partir das cúpulas e lideranças dos partidos políticos que compunham a base do governo federal, especialmente o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Progressista (PP) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O ex-presidente Lula, além de líder partidário, era o responsável final pela decisão de quem seriam os diretores da Petrobras e foi um dos principais beneficiários dos delitos.
Em audiência com o representante do Governo do Estado da Bahia, Jonas Paulo de Oliveira Neres, o presidente do PT de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, ouviu que o principal objetivo da visita do governador Rui Costa (PT) à China nesta sexta-feira (4) é viabilizar a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), entre outras obras estratégicas para o desenvolvimento do estado. Jonas Paulo disse a Fredinho que o projeto executivo da Fiol será levado para a China para a assinatura de contratos e o governo baiano se empenhou em viabilizar o trecho Caetité/Porto Sul, que passa por Brumado e vai até Ilhéus. A Ferrovia Centro Atlântica (FCA) também não será desativada em Brumado. Segundo Jonas Paulo, o governo propôs um novo arranjo para que a ferrovia seja viabilizada, com a proposta de que as multas pela não operação da concessão nos trechos da Bahia sejam revertidas para revitalizar a parte baiana da ferrovia.
A exigência do governo é que a cidade de Brumado continue sendo contemplada por ter localização estratégica, já que o município é um centro produtor de minérios que complementa a viabilidade de Caetité. “Brumado sempre foi um eixo importante da FCA, e agora, com o novo arranjo, se busca que no norte seja construído um novo acesso ao Porto de Aratu, em Salvador e também o contorno de Pedra do Cavalo, eliminando o gargalo de Cachoeira/São Félix”, salientou Jonas Paulo. O representante do Governo também destacou que um outro trecho a receber um novo traçado é o de Minas Gerais (Corinto/Curvelo) até chegar em Brumado. A partir de Brumado, o novo traçado da FCA contemplaria os municípios de Maracás e Jaguaquara, antes de chegar em Salvador.
Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem um Polo Sedan, 2014/2014. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.
Um veículo particular que pertence ao presidente de câmara de vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), foi encaminhado à sede da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) com a suspeita de estar com a placa clonada. A esposa do parlamentar foi notificada por uma infração de trânsito na quarta-feira (2) e os agentes de trânsito, através de uma busca no sistema, constataram a irregularidade na placa OUP-6963. A mesma numeração foi encontrada em outro veículo da cidade de Camaçari - a princípio, seria um caso de clonagem. No entanto, em nota enviada ao site Brumado Notícias, o Major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª CIPM, desmentiu a acusação de clonagem, explicando que houve um erro na confecção e selagem da placa. Na manhã desta sexta-feira (4), a nossa reportagem tentou contato com o vereador para tratar do assunto, mas o mesmo encontra-se em viagem.
Está procurando emprego? O projeto Emprega Bahia convida você a fazer um dos seguintes cursos: Enfermagem Domiciliar e Agente de Saúde; Auxiliar de Farmácia e Atendente de Laboratório de Análises Clínicas; Recepcionista, Vendas e Operador de Caixa; Garçon, Camareira e Operador de Telemarketing; Segurança no Trabalho e Corretor de Imóveis e Seguros; e Hotelaria e Inglês para Atendimento ao Turista. Os cursos são realizados somente aos sábados, nos três turnos. Participe e receba carta de recomendação de estágio; certificado válido em todo país, em concursos públicos; participe da seleção de vinte vagas de trabalho com carteira assinada com salário inicial de R$ 1.100 para o cargo de representante. A mensalidade custa apena R$ 70. Em Brumado, as inscrições são feitas na Escola Zilda Neves, na Rua Euclides da Cunha, 196. O telefone é (77) 99819-7398 ou 98146-8540. Mais informações podem ser obtidas no site www.brasilprofissional.com.br.
O Partido Trabalhista Cristão (PTC) exibirá na TV durante a noite desta sexta-feira (4) a propaganda eleitoral gratuita. Escolhido pela executiva estadual, o brumadense Carlinhos Moura vai representar a região sudoeste na chamada. Moura busca a renovação na política e a consolidação de gestões transparentes em prol da população. “O PTC acredita que uma renovação na política é possível, precisamos de uma nova forma de administração pública com gestores honestos e competentes. Essa escolha é nossa. Se você acredita que Brumado pode ser melhor, com mais saúde, educação e segurança, venha para o PTC e vamos juntos construir essa cidade que todos queremos”, disse Carlinhos durante a gravação da propaganda eleitoral gratuita.
A Operação Lava Jato, que começou em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, chegou na 24ª fase nesta sexta-feira (4). Segundo a PF, a operação ocorre na casa do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. De acordo com o G1, o ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será obrigado a prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. O presidente do Instituto Lula Paulo Okamoto também é alvo de outro mandado de condução. A ação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”. Às 6h50, policiais estavam em frente ao Instituto Lula, em São Paulo. Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva - quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. De acordo com a PF, entre os crimes investigados nesta etapa estão corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto de esquema criminoso revelado e relacionado à Petrobras.
No âmbito das discussões acerca da privatização ou estadualização da saúde da cidade de Brumado, a presidente do conselho municipal de saúde, Conceição Machado, disse que nem o estado e nem a iniciativa privada atenderiam aos anseios da comunidade local no que se refere à prestação de serviços de qualidade. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a conselheira não titubeou ao afirmar que a administração estadual não tem dado real atenção à saúde do município, ao contrário, tem tirado o pouco repasse que ainda resta ao não prestar contas de suas responsabilidades na cidade. Conceição relatou que nos últimos três anos o município em comprimento a determinações judiciais exaradas em ações civis públicas propostas em benefício de pessoas necessitadas, que precisam tratar da saúde tem acordo com despesas que ela entende ser de responsabilidade do estado.
Segundo ela, desde o ano de 2013, Brumado já pagou cerca de R$ 500 mil em medicamentos e cirurgias que não são ofertados pelo município, esperando o ressarcimento do governo estadual. A conselheira citou a falta de pulso do governador Rui Costa (PT) em conceder a Brumado a instalação da policlínica regional, apontando o município como polo e o único estruturado para receber o equipamento na microrregião. Para Conceição, o estado tem sido negligente com suas obrigações relacionadas à saúde na microrregião e com isso o município acaba absorvendo uma despesa que foge do seu orçamento interno, tendo como agravante a dívida estadual e a redução dos repasses.
Mesmo com as mudanças nos comandos do Ministério da Justiça, da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), Dilma Rousseff (PT) disse que o combate à corrupção continua sendo prioridade do governo. “Nenhum governo realizou um enfrentamento tão duro e eficiente à corrupção como o meu e continuará sendo assim”, destacou. De acordo com a Agência Brasil, a presidente disse ainda que o novo ministro da CGU, Luiz Navarro, manterá a instituição com controle severo de desvio de conduta e o bom uso dos recursos públicos. Segundo Rousseff, as trocas de comando também não afetam o papel que essas instituições exercem no governo. “São e serão instituições de Estado, cônscias de seus deveres, de suas atribuições, e da missão de manter relações adequadas com os órgãos que a elas estão subordinadas”.
A Prefeitura Municipal de Brumado vem modernizando a frota municipal, obtendo novos veículos para serem utilizados nos mais diversos setores da administração. Nesta quinta-feira (3), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) apresentou ao superintendente municipal de trânsito, Clidemar Amorim Risério, um veículo 0 km adquirido com recursos próprios para ser utilizado na fiscalização do trânsito local. Segundo Amorim, está foi uma das reivindicações do setor que vem buscando a sua expansão para poder exercer de forma mais efetiva a fiscalização na cidade, já que o município vem tendo um crescimento muito significativo nos últimos anos. “Reconhecemos a necessidade do setor e, por isso, disponibilizamos um veículo obtido com recursos próprios para que a fiscalização do trânsito possa ser exercida de uma forma mais eficiente”, disse Aguiberto. O superintendente, juntamente com os agentes de trânsito presentes no momento, agradeceu o reconhecimento do prefeito pelo atendimento à solicitação.