A última atualização da Vigilância Epidemiológica (Vigep) de Brumado aponta que as notificações suspeitas de Zika Vírus chegaram a 305 no município, na última semana. Somente nos dois primeiros meses do ano, já foram registradas mais notificações do que em todo ano de 2015, quando foram registradas 256 notificações. O relatório foi atualizado na manhã desta segunda-feira (7) destacando ainda 78 notificações de dengue, sendo 05 casos confirmados, 05 descartados e 68 aguardando análise laboratorial - já a chikungunya teve apenas duas notificações suspeitas que ainda aguardam análise. Apresentando um mapa do levantamento, o coordenador do setor de endemias, Fábio Azevedo, relatou ao site Brumado Notícias que a maioria das notificações ocorre nos Bairros São Félix e Malhada Branca. O coordenador apontou que as localidades só não estão em situação mais crítica por conta da iniciativa dos agentes de endemias, que vêm distribuindo piabas predadoras do mosquito transmissor nas caixas das residências. No entanto, ele explica que devido aos terrenos baldios e casas abandonadas na região, onde não há supervisão, o mosquito tem se proliferado. Embora reduzida, com a nova remessa do larvicida, a Vigep vai realizar uma programação ainda mais intensa nas localidades citadas com borrifação costal dos produtos. A secretaria municipal de saúde aguarda que o estado libere o carro fumacê para auxiliar nos trabalhos.
Contando com o apoio da polícia militar, o delegado Orlando Quaresma conseguiu abortar o que seria uma fuga em massa de 34 presos da delegacia de Brumado. O fato ocorreu na tarde do último domingo (6). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado disse que apenas ele e uma funcionária estavam na delegacia, pois o outro policial de plantão estava em atividade fora do prédio. Segundo o delegado, eles só perceberam a tentativa de fuga quando os detentos já estavam chegando à recepção. “A funcionária correu e bateu o cadeado na porta de entrada e ficou do lado de fora, enquanto que eu subi a guarita e fiquei de prontidão com uma arma em punho. Consegui ligar para o delegado coordenador que acionou a polícia militar. Assim que o reforço chegou, os presos retornaram para as celas e a situação foi controlada”, relatou o delegado.
Quaresma afirmou que se sentiu ameaçado com a presença dos presos na recepção administrativa. “Não sabia se naquele momento eles possuíam algum tipo de arma, então vi a minha vida e da funcionária em risco”. A ação teve a participação de menores infratores que foram apreendidos na última semana. Foram eles que quebraram o cadeado da cela e, em seguida, abriram o portão de aço que dá acesso ao cadeião, dando passagem aos demais presos. Ao realizar revistas na carceragem, a polícia encontrou ferros que foram serrados das celas e cadeados, bem como vários buracos que os presos tentaram cavar na parede que dá acesso ao pátio do prédio. O juiz Genivaldo Alves Guimarães também esteve no local e conversou com os presos, mas não foi revelado o teor da conversa.
O delegado disse que, diante da situação, fica comprovado que é urgente a conclusão e funcionamento do Centro de Detenção Provisória (CDP) para o bem da segurança pública local. “Sem esse presídio, nem a polícia civil, nem a militar e nem o poder judiciário executam plenamente suas funções aqui em Brumado, pois os investigadores são obrigados a ficar retidos na delegacia para tomar conta da carceragem, enquanto há vários casos a serem elucidados. A polícia militar prende, mas, por não se ter o local adequado para manter os presos, a justiça é obrigada a dar liberdade e com isso os criminosos sentem a impunidade e voltam a praticar delitos”, desabafou o delegado. Após o ocorrido, os ferros foram novamente soldados e a administração do prédio conseguiu novos cadeados para substituir os que foram danificados.
A eliminação da jornalista Ana Paula, do Big Brother Brasil 16, reality show da Rede Globo, teve um capítulo a parte na manhã desta segunda-feira (7), no município de Brumado. No prédio do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), um estudante foi agredido com vários socos por discordar da opinião de um colega acerca da eliminação da participante do programa. O jovem ficou com hematomas e um sangramento na boca. A agressão virou caso de polícia, pois, acompanhado da mãe e de uma funcionária da instituição, o aluno prestou queixa na delegacia e, em seguida, foi encaminhado para fazer exames de corpo de delito. O estudante acusado de ter sido o agressor será intimado para prestar depoimento. A reportagem do site Brumado Notícias tentou contato com a direção do CEEP para comentar o assunto, mas sem sucesso.
O aposentado Manoel Pereira Barbosa, de 70 anos, natural da cidade de Condeúba, morreu no início da madrugada desta segunda-feira (7), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, vítima de um atropelamento ocorrido na noite do último domingo (6), na Rua da Abolição, no Bairro São Félix. Familiares disseram ao site Brumado Notícias que o idoso tentava atravessar a via após sair de um bar quando foi atingido por uma motocicleta em alta velocidade. O veículo o arrastou por cerca de 50 metros. Segundo a família, o motociclista acompanhou o encaminhamento da vítima à unidade de saúde, mas chegou a cair novamente com a moto no estacionamento do hospital, levantando a suspeita de estar embriagado. O corpo do idoso foi encaminhado para necropsia e, em seguida, será liberado para velório e sepultamento.
Um capoteiro acabou arrolado por engano como testemunha no processo derivado da Lava Jato que investiga o pecuarista José Carlos Bumlai. Um vídeo que circula na internet mostra o depoimento dado por Jorge Washington Blanco ao juiz federal Sérgio Moro, por meio de uma vídeo-transferência. O capoteiro, de Belo Horizonte, é advertido pelo magistrado que poderia se manter em silêncio, mas não poderia mentir. A testemunha responde pacientemente todas as perguntas feitas, até que passa a ser questionado pelo procurador do Ministério Público Federal (MPF). “O senhor pode esclarecer a sua atividade profissional durante o ano de 2009?”, pergunta o representante do MPF. “Eu sou capoteiro”, responde Jorge. “O senhor trabalhou durante algum período no Banco Schahin?”, reforça. “Não”. Ao notar o erro, o procurador então devolve a palavra a Moro, que conclui que a testemunha era apenas um homônimo da verdadeira pessoa arrolada. Em nota, o MPF confirmou que o caso realmente se tratava de uma pessoa com o mesmo nome.
No último domingo (6), o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, foi hostilizado em um restaurante de Brasília. Quando ele deixava o local após almoçar com a sua mulher, uma cliente gritou "Fora PT". Outras pessoas que estavam no estabelecimento também começaram a protestar e entoaram gritos de "Fora" e "Ladrão". Irritado, o ministro respondeu. "Vocês não estudaram? Vagabundos, mal-educados, fascistas". A mulher de Wagner e o gerente do restaurante precisaram conter o político. A assessoria de Wagner confirmou o desentendimento, que foi classificado por ele como "intolerância" e "falta de respeito". "É preciso ter educação democrática, conviver com as diferenças sem discriminar ou ofender gratuitamente", avaliou Wagner.
De acordo com pesquisa Vox Populi divulgada no sábado (5), 56% dos entrevistados não gostaram/não aprovaram a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorrida na última sexta-feira (4). O levantamento ouviu 15 mil pessoas pela internet. Segundo a pesquisa, o trabalho do juiz Sérgio Moro foi desaprovado por 43% dos ouvidos. Moro foi aprovado por 34%, que disseram ver um excelente trabalho do magistrado. Outros 22% aprovaram, mas viram exageros na atuação. O levantamento mostra ainda que 57% dos entrevistados acreditam na inocência do ex-presidente Lula. Outros 34% acham o petista culpado e 8% não souberam responder.
De acordo com reportagem da revista Veja, em 2014, a campanha do governador Rui Costa (PT) teria recebido recursos desviados da Petrobras, no esquema investigado pela Operação Lava Jato. Segundo a reportagem, foi apreendida uma nota fiscal que indica repasse de R$ 255 mil da OAS para a empresa Pepper Comunicação, prestadora de serviços na campanha. A Veja mostra que há evidências de que a transação foi uma simulação de prestação de serviço para liquidar as dívidas da campanha do PT no estado. A denúncia sugere conexões do escândalo do petrolão com a Bahia, que já foi governada pelo atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, quem indicou o atual ministro da Justiça, o baiano Wellington Lima e Silva. Segundo a publicação, o magistrado é famoso no estado por longa lista de serviços prestados ao PT e a Wagner.
Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).
Quer perder peso e resgatar o seu peso ideal, sua autoestima e qualidade de vida? Então, marque agora mesmo uma avaliação na Clínica Luiza Feres. O método 5S consiste na associação de 5 técnicas já consagradas e comprovadas cientificamente. Uma vez reunidas e aplicadas com ciência e ética traz resultados na saúde e estética do paciente. Em Brumado, a Clínica Luiza Feres oferece esse tratamento revolucionário, solução para a obesidade e o sobrepeso. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.
No último sábado (5), um caso de agressão doméstica foi registrado na cidade de Ibiassucê. Segundo o Informe Cidade, Ana Paula Brito, de 30 anos, teria sido brutalmente agredida pelo seu ex-marido, Gabriel Brito, de 33 anos. A vítima teria sido surpreendida em sua casa por volta de 20h. Ana Paula teve fratura no maxilar, hematomas pelo corpo e rosto, além de ter tido o cabelo cortado. Por apresentar um quadro de insuficiência respiratória, a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional de Guanambi, onde permanece internada. Segundo a polícia, buscas foram realizadas, mas até o momento o suspeito não foi encontrado. Gabriel Brito é funcionário do Hospital Municipal São Sebastião, em Ibiassucê, onde ocupa a função de Técnico em Enfermagem. O casal, que tem dois filhos, estava separado há alguns meses. O caso está sendo investigado pela polícia local.
Em nota pública, o advogado brumadense Maurício Vasconcelos falou sobre a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depor à Polícia Federal como parte das investigações da Operação Lava Jato. “Trago comigo quase trinta anos de experiência como advogado criminal. Nunca vi, contra o processo penal, uma campanha tão opressiva como agora. Estão induzindo nosso povo a acreditar que, para punir os corruptos, é necessário rasgar a nossa Constituição. É preciso um basta. Não existe no processo penal competência infinita, mesmo sob a ótica da perpetuação da jurisdição. Não existem, salvo no stalinismo, juízes do povo, aqueles que querem viver sob o aplauso momentâneo. São muitas no momento as denúncias de supressão de provas no processo penal em relação às defesas, a ocultação das mesmas, inclusive com o vilipendio dos tratados internacionais do qual o Brasil é signatário. Não posso acreditar na necessidade de uma condução coercitiva de um ex-presidente da República para dizer sobre isso ou aquilo. O Processo Penal, a democracia está cheque. As ditaduras de hoje em dia, não possuem rosto. Elas vão chegando”, disse ele, na nota.
Através de uma operação conjunta, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Vigilância Sanitária e a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam mais de uma tonelada de carne clandestina em Livramento do Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O material seria comercializado na feira livre do município. A operação foi realizada durante ação de fiscalização no último sábado (5). Segundo a Adab, o alimento estava sem nota fiscal e fora das condições higiênico-sanitárias para transporte e comercialização. A operação também foi realizada no Mercado Municipal, onde mais carnes foram apreendidas. Todo material foi encaminhado para ser incinerado.
Os desdobramentos da Operação Lava Jato levaram a agência de risco político Eurasia a atualizar suas estimativas em relação à presidência do Brasil. Segundo relatório divulgado, as chances de Dilma Rousseff (PT) concluir seu mandato de quatro anos é de 50%, já que aumentaram os riscos de a petista sair do cargo. Antes avaliado em 40%, hoje o risco está entre 40% e 50%. Apesar da perspectiva, a Eurasia ressalta que o impeachment em si pode não resolver a questão econômica, porque o vice-presidente Michel Temer (PMDB) dificilmente terá cacife para implementar as medidas de ajustes fiscais necessárias. Isso porque o PMDB também será implicado nas investigações ou porque a polarização política com um PT radicalizado na oposição pode embaralhar o cenário. Segundo a agência, o melhor seria a convocação de novas eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A PGR (Procuradoria Geral da República) denunciou pela segunda vez na Operação Lava Jato o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sob a acusação de ter recebido propina proveniente de negócio da Petrobras em contas secretas na Suíça. Nesta semana, o STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou a abertura parcial da primeira denúncia contra Cunha, sob acusação de receber propina por contratos de navios-sonda da Petrobras. Nela, o procurador-geral da República Rodrigo Janot acusa o peemedebista do recebimento de R$ 5,2 milhões por viabilizar a aquisição de um campo de petróleo em Benin, na África, pela Petrobras. Janot pede ao Supremo a devolução dos valores apreendidos nas contas da Suíça e a reparação de danos materiais e morais no valor de duas vezes a suposta propina cobrada, além da perda do mandato. Janot aponta que Cunha era um dos responsáveis do PMDB pela indicação do então diretor Internacional da Petrobras, Jorge Zelada, e que por isso recebeu um percentual dos negócios da estatal.
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender duas investigações sobre um triplex em Guarujá (SP) e um sítio em Atibaia (SP) ligados a ele. Advogados do petista pediram para suspender apurações sobre reformas nos imóveis, que teriam sido feitas em favor da família do petista por construtoras investigadas no escândalo da Petrobras. A defesa ainda pediu a suspensão dos procedimentos da 24ª fase da Operação Lava Jato, que levou Lula para depor na Polícia Federal e realizou busca e apreensão em sua residência. A defesa de Lula apontou "conflito de atribuições", alegando haver duas investigações relacionadas aos mesmos fatos, uma conduzida pelo Ministério Público Federal e outra pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Rosa Weber negou a suspensão argumentando não ter observado “ilegalidade irrefutável, patente e de imediata compreensão” nas duas investigações. Na decisão, Rosa Weber entendeu que as duas investigações têm objetivos diferentes.
O Ministério Público recomendou ao prefeito da cidade de Macaúbas, no sudoeste da Bahia, que não realize nenhuma nomeação no concurso público para provimento de cargos eletivos do quadro de pessoal da prefeitura do município, tendo em vista que o órgão acredita que existam irregularidades no certame. Segundo a promotoria, denúncias feitas por candidatos apontam que teria ocorrido fraude, através da alteração de gabarito, no concurso público executado pela Consultoria Organizacional Contábil e Administrativa Ltda (ORGAL). Diante das supostas irregularidades, o MP-BA vai instaurar um inquérito civil para apurar o caso. O referido concurso foi realizado no dia 30 de agosto de 2015.
Na última sexta-feira (4), um grave acidente foi registrado na rodovia que liga Malhada de Pedras a cidade de Guajeru, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no local, um carro com placa do município de Rio do Antônio capotou e atravessou a pista. O motorista foi lançado a alguns metros de distância. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu 192, mas morreu ainda na rodovia. Identificado como Juracy, de 33 anos, o motorista era o único ocupante do veículo. O acidente ocorreu a poucos metros da entrada da cidade de Malhada de Pedras.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.
O prefeito de Barra do Garças, em Cuiabá (Mato Grosso), Roberto Ângelo de Farias (PMDB), sofreu uma tentativa de assalto na casa dele e se escondeu no banheiro para conseguir chamar a polícia. De acordo com o prefeito, é a segunda vez em uma semana que a casa é alvo de assaltantes. Três suspeitos foram detidos pela polícia, sendo um deles um adolescente de 15 anos. O delegado responsável pelo caso disse ao G1 que os criminosos entraram pelos fundos da residência. Farias teria percebido a movimentação e se deparado com um grupo de assaltantes. Enquanto fugia dos assaltantes por dentro da casa, o prefeito conseguiu se trancar no banheiro e chamar a polícia. Os criminosos teriam consumido droga e bebida alcoólica na casa do prefeito. Os policiais chegaram na casa do prefeito e conseguiram apreender um dos assaltantes ainda no local. Farias disse que são os mesmos assaltantes que invadiram a casa dele na última semana.
O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) receberá o título de Cidadão Guanambiense, em cerimônia no auditório da Câmara de Vereadores do Guanambi, no sudoeste do estado, neste sábado (5). O ex-presidente da subseção da OAB local, Marco Antônio Junger, também receberá o título. Os títulos serão concedidos a pedido do vereador Hugo Costa (PSB), para ressaltar a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos homenageados na cidade. Luiz Viana receberá o título por sua atuação no segmento jurídico do município, e o ex-presidente Junger, por elevar o nome da OAB durante seu mandato, conquistando diversas vitórias, ante aos problemas que os advogados enfrentam diariamente em seu exercício profissional.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou na última sexta-feira (4) e disse que se sentiu “prisioneiro” por ter sido levado coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal. Lula é alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato. De acordo com o G1, além do depoimento, foi realizada busca e apreensão em sua casa, na sede do Instituto Lula e outros locais ligados ao petista. Investigadores suspeitam que o ex-presidente tenha recebido vantagens indevidas de empreiteiras suspeitas de desvios na Petrobras. “Já passei por muita coisa na minha vida. Não sou homem de guardar mágoa, mas nosso país não pode continuar assim”, afirmou diante de militantes. “Jamais me recusaria a prestar depoimento. Não precisaria ter mandado uma coerção. Era só ter convidado. Antes deles, nós já éramos democratas. Se o juiz Sérgio Moro e o Ministério Público quisessem me ouvir, era só ter me mandado um ofício e eu ia como sempre fui porque não devo e não temo", declarou. O ex-presidente voltou a dizer que é inocente e que “não vai baixar a cabeça”. Lula ainda disse que ele e o partido vão “recomeçar” e que há uma tentativa de “criminalizar o PT”.
Conhecido por ser um grande estrategista e articulador político, o ex-presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos, já assinou a sua desfiliação do Partido Solidariedade (SD). O pupilo do deputado federal Arthur Maia (PPS) ainda analisa o quadro político da capital do minério para anunciar o seu novo ninho político. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Léo, como é conhecido o ex-parlamentar, já está em pré-campanha para a disputa eleitoral em 2016; ele concorrerá a uma das 13 vagas na Câmara Municipal. Vasconcelos revelou que pode migrar para o Partido Popular Socialista (PPS) e seguir Arthur Maia; Partido Democrático Trabalhista (PDT) e acompanhar o secretário de agricultura da Bahia, Vitor Bonfim; Partido Comunista do Brasil (PCdoB), partido de sua esposa e atual vereadora, Heliane Bonfim Moura Vasconcelos, já que ela não será mais candidata; ou ainda decretar de uma vez por todas a sua aliança com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos e mudar para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). A única certeza é que Léo Vasconcelos decidirá o novo partido de acordo com as novas movimentações da política brumadense na tentativa de assegurar o seu retorno ao parlamento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o pedido feito pela empresa farmacêutica japonesa Takeda Pharma para a última etapa de testes de uma vacina contra a dengue. Em dezembro, a agência reguladora já havia dado aval ao Instituto Butantan, que também trabalha no desenvolvimento de uma vacina própria para o início da terceira fase de estudos. No mesmo mês, também foi aprovado o registro de outra vacina, desenvolvida pela Sanofi Pasteur, e que aguarda definição de preços para chegar ao mercado. A aprovação do pedido da Takeda ocorre após a análise de dossiê com dados das fases anteriores da pesquisa clínica, que avaliaram a qualidade e segurança do produto. Agora, a última etapa irá avaliar a eficácia da vacina. Além do Brasil, o estudo deve ser conduzido em outros países, como a Tailândia, Panamá, Colômbia, Filipinas e Vietnã. Ao todo, o produto deve ser aplicado em 20.100 crianças e adolescentes de quatro a 16 anos, além de adultos. O número total de participantes deve chegar a 35 mil. No Brasil, a previsão é que 4.770 pessoas participem do estudo. As informações são da Folha de S. Paulo.
O juiz federal Sergio Moro autorizou a ofensiva da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente Lula afirmando que há indícios de que o petista atuou no esquema criminoso que vitimou a Petrobrás e ocultou e dissimulou patrimônio. A investigação menciona a suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. “Embora o ex-presidente mereça todo o respeito, em virtude da dignidade do cargo que ocupou (sem prejuízo do respeito devido a qualquer pessoa), isso não significa que está imune à investigação, já que presentes justificativas para tanto”, justificou. Em nota divulgada nesta sexta, a força-tarefa do Ministério Público Federal afirmou que Lula foi “um dos principais beneficiários” de crimes cometidos no âmbito da Petrobras.