Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável. Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Cabral, disse que 16 policiais formados na nova turma da Polícia Militar foram designados para atuar na companhia brumadense. Segundo o comandante, muitos policiais pediram transferência para seus municípios de origem e, para suprir essa demanda, os 16 soldados chegam para reforçar o trabalho da 34ª CIPM, em Brumado. “O bom dessa permuta é que são filhos da terra que estão retornando formados para Brumado, onde, de qualquer forma, teremos uma reserva tática. Ou seja, em uma situação de ocorrência de grande monta, teremos policiais que moram na cidade e estarão prontos para o serviço, mesmo que estejam na folga”, afirmou. O comandante ainda adiantou que a 34ª CIPM reforçará a segurança durante o carnaval na cidade de Rio de Contas.
Os municípios baianos de Caetité, Ibiassucê, Tanhaçu, Maetinga, Rio de Contas, Aracatu, Livramento de Nossa Senhora e Malhada de Pedras receberam nota “C”, no levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A situação é ainda pior em Lagoa Real, cuja a nota foi “D”. Localizadas no sudoeste baiano, as referidas prefeituras foram consideradas como incapazes de honrar dívidas e estão proibidas de receber garantias da União para contratação de empréstimos. De acordo com a tabela sobre Capacidade de Pagamento (Capag), os municípios são considerados más pagadores. O objetivo da Capag, é permitir que a proposta, elaborada pelo Tesouro em parceria com o Banco Mundial, seja avaliada pela sociedade, de forma que todos possam contribuir para seu aperfeiçoamento.
Jânio Ramos de Andrade, 35 anos, está sendo procurado pela polícia acusado de sequestrar a própria filha, uma criança de 11 meses. O sequestro teria acontecido na última quarta-feira (20), na cidade de Ibiassucê, a 79 km de Brumado. Segundo familiares, Jânio teria invadido a casa da ex-mulher acompanhado de mais quatro pessoas e levado a criança à força. Há cerca de 15 dias, Jânio procurou a ex-mulher tentando reatar o relacionamento que havia terminado há dois meses. Ela teria recusado se reaproximar do rapaz e ele, que é natural de Ibiassucê, voltou para São Paulo, onde mora atualmente. Após o fato, a família registrou queixa por sequestro na delegacia da cidade e a polícia segue nas buscas de informações que possam levar ao paradeiro de Jânio. Qualquer informação pode ser dada pelos números: (77) 99192-7613 ou 99200-4335.
Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.
O cantor brumadense Fann Estourado e seu empresário Beto Bonelly embarcaram para a cidade de São Paulo no último sábado (23) para a gravação do programa Raul Gil, no SBT. Alcançando voos cada vez mais altos, Fann vai participar de seu primeiro programa nacional. A gravação ocorrerá nesta segunda-feira (25) e a exibição do programa será ainda no próximo mês de março. Além da participação em programa de rede nacional a agenda do artista está lotada de compromissos no meio artístico na capital paulistana. De acordo com seu empresário Beto Bonelly essa é uma grande oportunidade de levar o seu trabalho e o nome da cidade para ainda mais longe. “Fann é um excelente artista e se destaca, prova disso é essa oportunidade de mostrar o trabalho em uma emissora nacionalmente respeitada e levar o nome da nossa terra ainda mais longe”, afirmou.
Dois estelionatários foram presos por investigadores da 20ª Coordenaria de Polícia do Interior (Coorpin), na cidade de Brumado. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, os jovens Walif Inácio de Oliveira, de 22 anos e Fabrício do Nascimento Braga, de 23 anos, ambos suspeitos de praticarem o crime de estelionato contra várias vítimas em Brumado, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal. A prisão da dupla aconteceu em um cartório da capital do minério, onde criminosos tentavam reconhecer a firma no documento de um veículo que havia sido negociado mediante fraude. Ainda segundo a polícia, no momento da abordagem policial, Walif Inácio de Oliveira, ainda chegou a apresentar aos Investigadores um falso documento de identidade em nome de Cristiano Antônio dos Santos Filho, identidade que usava para fraudar compras de veículos. Ambos os suspeitos foram autuados em flagrante delito pelo delegado Orlando Quaresma e permanecerão custodiados na carceragem da delegacia de Brumado até ulterior deliberação.
Um veículo roubado na cidade de Ribeirão Preto, o estado de São Paulo, em janeiro de 2018, foi recuperado pela polícia civil, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o carro foi localizado na última quinta-feira (21). A ação foi comandada pelo delegado Antônio Cláudio e contou com o apoio de investigadores da polícia local. Durante a operação policial também foi preso o condutor do veículo, Paulo Vieira dos Santos, conhecido como Lôro, o qual foi autuado em flagrante delito pela prática do crime de receptação.
Um homem mandante de uma tentativa de homicídio, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, foi preso na última quinta-feira (21), pela polícia civil. Segundo apurou o site Achei Sudeste, Gláuber da Silva Albuquerque, vulgo Glaubinho, teve seu pedido de prisão solicitado pelo delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira e decretado pelo juiz João Lemos Rodrigues. De acordo com a polícia, no dia 18 de fevereiro do corrente ano, o jovem Filipe Mendes Santos, 24 anos, foi alvo de tentativa de homicídio, quando foi atingido, no trajeto do seu trabalho, por um tiro de arma de fogo, na região lombar. Ainda segundo a polícia, Glaubinho foi o mandante do crime. O autor do disparo, Cleyton Santana Mora, vulgo Quéu, encontra-se foragido e também teve sua prisão decretada pela Justiça Criminal. A polícia continua em diligências na cidade e região para capturar Quéu.
O baiano George Conceição de Oliveira, de idade não divulgada, foi encontrado morto na área que a barragem da Vale, em Brumadinho (MG), rompeu. A vítima, que ficou desaparecida por 28 dias, estava com o crachá no bolso da farda da empresa. O nome dele está na lista divulgada pela Vale. De acordo com a assessoria da cidade de Santo Amaro, onde George nasceu, o baiano estava no terreno do refeitório da Vale no momento em que a barragem de rejeitos rompeu. Ele trabalhava para uma terceirizada da empresa. George foi sepultado na quarta-feira (20), em Brumadinho. De acordo com o G1, George foi o segundo baiano a ser identificado na tragédia. O jovem Ednilson dos Santos Cruz, de 23 anos, foi encontrado no dia 29 de janeiro, e foi enterrado na cidade de Mário Campo, em Minas Gerais. Outros quatro baianos que trabalhavam no local seguem desaparecidos. O último boletim divulgado pela Vale, na quarta-feira, aponta 171 mortos e 139 desaparecidos no acidente, ocorrido há quase um mês.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) negou provimento ao pedido de reconsideração formulado pelo presidente da Câmara de Dom Basílio, Zilmar Coelho Chaves (PR), e manteve o parecer inicial pela aprovação com ressalvas das contas de 2017 e a multa imputada no valor de R$3 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator, conselheiro Paolo Marconi, manteve como ressalvas a realização de contratação direta por inexigibilidade sem comprovação dos requisitos exigidos na Lei nº 8.666/93 para essa modalidade; despesa com assessoria contábil, considerada excessiva, no montante total de R$ 184 mil; e ausência de remessa de dados e informação pelo SIGA, das certidões dos participantes habilitados nas licitações.
Uma nova reunião entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em Brumado, foi realizada nesta semana a fim de debater a Zona Azul. O presidente da CDL, Manoel Messias, disse ao site Achei Sudoeste que, na oportunidade, a classe lojista apresentou ao superintendente de trânsito André Cardoso as suas reivindicações quanto à taxa cobrada para uso da vaga, bem como quanto ao mapeamento da área onde será instalado o zoneamento. “Jamais fomos contra a Zona Azul. Achamos que é interessante e importante, mostra que o município está crescendo, mas temos que discutir até que ponto essa implantação deve ser feita de imediato. Estamos preocupados com o impacto que essa Zona Azul, da forma que está para ser implantada, venha causar no comércio”, avaliou. O presidente citou que, em algumas cidades, o impacto da implantação foi tão negativo para o comércio que a Zona Azul teve de ser destituída. Messias fez questão de frisar que a reunião não teve por objetivo garantir vagas especiais de estacionamento para os comerciantes. Para ele, a conversa foi produtiva, com a possibilidade de realização de um novo mapeamento.
“Foram nove anos sendo abusada praticamente todos os dias. Era algo cotidiano, coisa rotineira. Perdi as contas de quantas vezes fui vítima. Tinha vez que chegava a ser estuprada duas vezes no dia”. O relato é da estudante de Direito Eva Luana da Silva, de 21 anos, que usou as redes sociais para relatar que ela e a mãe foram constantemente violentadas e torturadas durante anos pelo padrasto. A jovem conversou com o G1, nesta quinta-feira (21), e falou que ainda se sente com medo mesmo após prisão de padrasto Thiago Oliveira Alves, na semana passada, após ela ter procurado a Polícia Civil para denunciar o caso. É que as lembranças dos momentos de terror que viveu por mais de oito anos ainda as deixa inquieta. Como resultado dos estupros cometidos pelo padrasto desde que ela tinha 12 anos, a jovem disse que fez vários abortos. “Foram quatro ou cinco vezes”, lembra. Eva levou o caso a público na quarta (20), após relatar em cinco posts no Instagram toda a violência pela qual foi submetida dentro da própria casa, e que teve início quando ela tinha 12 anos. Ela conta que a mãe era constantemente vítima do companheiro e que, depois, passou a ser alvo dele também.
Durante abordagem a um veículo de propriedade de um vereador da cidade de Piripá, a 132 km de Brumado, a Polícia Militar constatou que o documento de CRLV estava pago para o exercício 2019, porém, em busca no sistema, os policiais verificaram que existiam débitos dos anos de 2017 e 2018. Questionado acerca da origem do veículo, o condutor afirmou que comprou na mão de um amigo que mora em Belo Campo. De acordo com o Blog de Léo Santos, veículo e condutor foram levados até a delegacia, onde, após avaliação feita pelo investigador da Delegacia da Policia Civil, os documentos serão encaminhados para o DPT para realização da perícia. Foi aberto um inquérito para investigação do caso.
Na sessão de quarta-feira (20), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deu provimento ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Piatã, Edwilson Oliveira Marques (PTB), o Ed Peças, e reduziu a multa imposta de R$3 mil para R$2 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, manteve a aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2017. No recurso, o gestor sanou irregularidades relacionadas ao cancelamento de restos a pagar na ordem de R$562.708,69, sem o devido processo administrativo e apresentou comprovantes bancários dos valores creditados nas contas dos servidores descritos em folhas de pagamentos, cujo somatório atinge o montante de R$1.174.573,91.
A terceira reunião do ano de 2019 do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), em Brumado, contou com a presença de importantes representações, entre as quais o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar. O presidente do órgão, Glauber Bacelar, destacou ao site Achei Sudoeste que as instituições vêm pra somar ao trabalho do Conseg. Na oportunidade, cada órgão apresentou as suas demandas e estatísticas. “Foi muito importante! O Conseg é isso, um somatório de forças para debatermos opiniões. Desta forma, qualquer outra instituição que esteja atuando na área de segurança pública ou de prevenção está aberta a vim participar conosco”, disse. Bacelar ainda informou que, na reunião, foi discutido um projeto de instalação de uma casa de acolhimento para menores no município, o qual seria viabilizado através da união entre os órgãos que atuam no setor. O projeto se baseia, segundo explicou, na constatação de que o município não possui uma estrutura de proteção e apoio ao menor, que tem se envolvido no mundo do crime cada vez mais cedo. “O Conseg vai buscar concretizar essa demanda”, garantiu.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou em R$2 mil o prefeito de Jequié, Luiz Sérgio Suzarte Almeida (PSB), o Sérgio da Gameleira, por não ter encaminhado, pelo e-TCM, a documentação referente aos meses de março e abril do exercício de 2018. Além disso, o gestor também não informou os dados da gestão municipal da entidade, no mesmo período indicado, no sistema SIGA do TCM. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito alegou, em sua defesa, que o não encaminhamento da documentação nos prazos estabelecidos se deu em razão do afastamento temporário, por motivo de doença, do servidor responsável pelo Departamento Contábil da Prefeitura. Contudo, o conselheiro Fernando Vita, relator do processo, afirmou que a justificativa não descaracteriza a irregularidade. Cabe recurso da decisão.
O Conselho Tutelar participou da última reunião do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) a fim de apresentar os trabalhos que foram realizados pelo órgão na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente do Conselho Tutelar no município, Noélia Ferreira, disse que o órgão cumpre com as suas atribuições, encaminhando e fazendo as requisições necessárias à medida que a demanda aparece. “Só no ano de 2018, foram mais de 700 casos atendidos pelo Conselho Tutelar, entre os quais vários tipos de violações, requisições de serviços, encaminhamentos ao Ministério Público, à Vara da Infância e Juventude, ao Creas e aos Cras”, afirmou. Segundo ela, de acordo com relatório elaborado pelo conselho, houve uma elevação nos atendimentos em Brumado. Neste ano, já são mais de 100 atendimentos no que se refere a casos de maus tratos a crianças e adolescentes - na maioria, os próprios pais são os responsáveis pelas agressões. “Contamos com todo apoio da rede - Polícia Militar, Ministério Público, delegacia, saúde - esses são os nossos parceiros. Graças a essa rede, conseguimos fazer valer os direitos das crianças e adolescentes”, afirmou. A principal meta do conselho, nesse sentido, é implantar uma casa de acolhimento para menores, conforme informou a conselheira.
Na sessão de quarta-feira (20), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo presidente da Câmara de Boquira, Aelson Gonçalves Lima (PSL), o Aelson da Bateria, e manteve a aprovação com ressalvas das contas de 2017, mas reduziu para R$1 mil a multa imposta ao gestor. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do parecer, conselheiro José Alfredo Dias, acolheu dois novos documentos apresentados pelo gestor, o que descaracterizou irregularidades relacionadas a processos licitatórios.
Uma casa de acolhimento e apoio para menores pode ser instalada em Brumado. O projeto está sendo debatido pelo Conselho Municipal de Segurança (Conseg) com demais instituições representativas do segmento na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Genivaldo Alves Guimarães, apoia a iniciativa. O magistrado explicou que a casa não se direciona, necessariamente, a adolescente infratores, mas para adolescentes em situação de risco, a qual pode ocorrer por negligência dos pais ou responsáveis, por violação de direitos ou conduta do próprio menor. “Percebemos que em Brumado há essa necessidade, considerando o número de habitantes e o número de ocorrências envolvendo adolescentes”, frisou. O juiz informou que o projeto ainda está sendo discutido e o Conseg irá provocar algumas autoridades a fim de obter esse benefício de forma espontânea.
A juíza de Direito Adriana Pastorele, da Comarca de Brumado, concedeu mandado de segurança, com pedido de tutela antecipada, ao servidor público Carlito José dos Santos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, diante da decisão, o Município de Brumado deverá providenciar, no prazo de cinco dias, a reintegração do servidor ao cargo de origem, até julgamento do mérito da ação, sob pena de multa diária de R$ 500 até o limite de R$ 200 mil. O servidor foi aprovado em concurso público no ano de 1983 e, ao completar o tempo de contribuição, requereu, voluntariamente, a sua aposentadoria junto ao INSS, sendo o benefício concedido em maio de 2017. No entanto, de acordo com o impetrante, no dia 31 de outubro de 2018, foi publicado um decreto, oriundo da Secretaria de Administração do Município, cuja determinação desligava o servidor de suas funções, em virtude de sua aposentadoria voluntária. “A contrário sensu, tem-se que os servidores públicos submetidos ao regime geral de previdência, devido à não existência de regime próprio do ente, podem perceber simultaneamente remuneração e proventos”, decidiu a magistrada. A ação foi ajuizada pelo advogado Irenaldo Muniz.
Um homem acusado na morte do delegado de Barra da Estiva, a 135 km de Brumado, Marco Antônio Torres, morreu em uma ação policial em Utinga, na mesma região. Amauri Francisco de Souza, o “Babá”, também era o “Oito de Paus” do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Um comparsa de Babá, identificado como “Van do Cocau”, também teria entrado em confronto com policiais e veio a óbito. Os dois foram encontrados em uma região de matagal, na zona rural da cidade. Segundo a SSP-BA, uma plantação com quase 12 mil pés de maconha também foi localizada. A área funcionava como esconderijo de luxo com chuveiro elétrico, wifi e uma geladeira bem abastecida para manter a dupla. Ainda segundo a SSP-BA, além de sequestro, Babá tinha outros seis mandados de prisão em aberto por associação criminosa, homicídio qualificado, tráfico de drogas, extorsão mediante sequestro, roubo e porte ilegal de arma. Era investigado, ainda, por um triplo homicídio ocorrido em Souto Soares, também na Chapada. Com os dois, a polícia encontrou uma espingarda e uma escopeta, ambas de calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito, e munição de diversos calibres.
A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, emitiu nota de pesar em razão do falecimento do pequeno Vítor Maciel Lopes Quichaba, aluno da Creche Municipal Jardim da Infância, na Vila de Itaquaraí. A criança de 3 anos morreu depois de ser atropelada pelo ônibus escolar que o transportaria até a creche. “Que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, conforte o coração dos familiares”, destacou a prefeitura, na nota.