A pediatria é a área da medicina que se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 18 anos, em todos os aspectos, envolvendo a saúde, prevenção e o tratamento de doenças como asma, rinite, dermatite atópica, urticária dentre outras enfermidades. Aleitamento materno, vacinas, prevenção de acidentes, acompanhamento do crescimento e orientação para o melhor desenvolvimento desses pacientes, são também algumas das atribuições do pediatra. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o pediatra Thomás Caíres. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77)99925-8807 (WhatsApp).
Depois de engolir quinze pedras de crack na noite do último sábado (18), um jovem de 24 anos foi internado no Hospital Geral de Guanambi, a 141 km de Brumado. O rapaz, cuja identidade não foi revelada, é morador do Bairro Monte Pascoal. Ele passou mal e foi levado para a unidade de saúde. Após receber alta médica, o mesmo foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
O Ministério Público Federal apresentou uma denúncia contra sete pessoas na Operação Spoofing, que investiga a atuação de hackers nas invasões de aplicativos de mensagens de autoridades da República. Entre os acusados está o jornalista americano Glenn Greenwald, editor do site Intercepet Brasil – que, sem ser investigado, poderá responder pelos crimes de associação criminosa, interceptação telefônica e invasão de dispositivo informático alheio. Greenwald, responsável por revelar o escândalo da Vaza Jato, não era alvo da Operação Spoofing. De acordo com a Veja, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes proibiu que a Polícia Federal apurasse a atuação do jornalista no “exercício regular de sua profissão”. Por essa razão, ele não foi indiciado na conclusão do inquérito. No entanto, o procurador Wellington Divino de Oliveira teve um entendimento diferente. Segundo ele, durante a análise de um computador apreendido na casa de um dos hackers foi encontrado um áudio de uma conversa entre o estudante Luiz Molição, integrante da quadrilha, e Greenwald. No diálogo, segundo o MPF, o jornalista orienta o grupo a apagar as mensagens trocadas entre eles, “caracterizando clara conduta de participação auxiliar no delito, buscando subverter a ideia de proteção a fonte jornalística em uma imunidade para orientação de criminosos”. No documento apresentado à Justiça Federal, o MPF ainda afirma que a “liberdade de imprensa é pilar base de um Estado Democrático de Direito e faz parte do papel da mídia desnudar as entranhas dos esquemas de poder e corrupção que assolam o país”. “Diferente é a situação em que o ‘jornalista’ recebe material ilícito enquanto a situação delituosa ocorre e, tendo ciência de que a conduta criminosa ainda persiste, mantém contato com os agentes infratores e ainda garante que os criminosos serão por ele protegidos, indicando ações para dificultar as investigações e reduzir a possibilidade de responsabilização penal”, diz o procurador Wellington Oliveira.
O sorteio eletrônico de matrículas para as escolas da rede municipal de ensino de Brumado foi realizado na terça-feira (21). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária de educação do município, Ednéia Ataíde, destacou que representantes do Ministério Público, do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdica) e da imprensa puderam participar do sorteio a fim de conferir transparência e legalidade ao processo. “Tudo transcorreu tranquilamente. As pessoas que não tiverem os filhos divulgados na lista devem procurar a secretaria porque iremos fazer um remanejamento de turmas. Não precisa ficar preocupado, garantimos que nenhum aluno irá ficar fora da escola”, declarou. A partir desta quarta-feira (22), os pais ou responsáveis devem procurar a escola para a qual o filho (a) foi sorteado para realizar a matrícula. O período de matrícula será encerrado na sexta-feira (24). “Quem participou do sorteio tem a vaga garantida. Não precisa de tumulto”, frisou Ataíde.
Uma mulher deu à luz dentro de um carro, quando o veículo passava pela BA-001, na altura do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Barra Grande, na Ilha de Itaparica, na manhã desta terça-feira (21). Conforme a Subtenente Sândila Rocha, que ajudou no parto, o caso ocorreu depois que a mulher sentiu fortes dores de parto e pediu ajuda do vizinho. “A mulher começou a sentir dores na segunda-feira (20). Segundo a família, ela foi ontem no hospital de Itaparica, mas o médico mandou que ela voltasse para casa, porque não estaria no momento do trabalho de parto. Ela então voltou. Só que hoje, a dor começou a aumentar junto com as contrações. Ela então pediu ajuda do vizinho, que dirigia o carro”, disse ao G1. A subcomandante disse ainda que a bebê nasceu bem e que vai se chamar Valentina. “Ela entrou em trabalho de parto quando passava pelo nosso posto. Nós ajudamos no parto, com os meios que a gente tinha no momento. Eu e minha equipe ajudamos no parto. Após o procedimento, nós pedimos auxílio dos técnicos médicos da região. Nós cortamos o cordão umbilical e encaminhamos para UPA. A bebê se chama Valentina”, contou a subcomandante. A policial contou ainda que o momento foi marcado por muita emoção. “Foi uma emoção. Até agora estou emocionada. Depois que me tornei polícia, há 20 anos, foi a primeira vez. que ajudei diretamente em um parto. Foi muito emocionante”, acrescentou.
Em Vitória da Conquista, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizará uma blitz educativa na próxima sexta-feira (24), na Serra do Marçal, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Marcos Farias informou que a campanha especial se deve à grande quantidade de acidentes registrada no local, neste mês de janeiro. De acordo com dados da PRE, houve um aumento de 30% no fluxo de veículos no local no período de final de ano e férias escolares. “Vamos realizar na sexta pela manhã um pit stop pela vida. É um dia de prevenção contra os acidentes de trânsito, uma blitz educativa de conscientização para fazer com que o motorista se conscientize de que sua vida é mais importante. Ao trafegar com a sua família pela Serra do Marçal, que ele fique atento”, destacou. Um grande aparato policial será mobilizado para a campanha, considerada um dia histórico para a companhia.
O presidente do diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Brumado, Cláudio Ribas já manifestou o seu apoio ao pré-candidato à prefeitura municipal, Fabrício Abrantes (DEM). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ribas afirmou que Abrantes reúne as melhores condições para assumir o comando do município. Ele frisou que o pré-candidato tem discutido com todos os segmentos da sociedade e a sua proposta é governar ouvindo todas as entidades civis organizadas, com especial atenção para o homem do campo. Vale salientar que, dentro da sigla, há vereadores que são da base do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), candidato à reeleição. Sobre a questão, o novo presidente do PDT declarou que os parlamentares terão de votar de acordo com a recomendação da agremiação. “A partir de agora, a nova orientação é que os vereadores votem conforme as recomendações do partido. A partir de agora, em todas as votações da câmara, os vereadores serão informados sobre como votarão nas indicações e projetos. Não podemos permitir que um vereador do PDT vote contra os interesses do povo. Não permitiremos”, frisou. Em caso de infidelidade partidária, Ribas informou que o parlamentar sofrerá as punições estabelecidas no estatuto do partido, as quais vão desde advertências a banimentos.
Em Brumado, o diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem um novo presidente: Cláudio Ribas. Um dos fundadores e maiores militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no município, Ribas disse que decidiu mudar de agremiação porque, em Brumado, o PCdoB prioriza resultado eleitoral ao invés de militância. “É preciso militância, resultado eleitoral só beneficia no momento. Há algum tempo, o partido perdeu grandes quadros aqui em Brumado por conta dessa situação. Assumo hoje o PDT com esse intuito: do partido ter militância”, declarou ao site Achei Sudoeste.
Nesta terça-feira (21), duas mulheres foram encontradas mortas em uma estrada vicinal, no bairro Matadouro, na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Informações preliminares apuradas pelo site Achei Sudoeste, apontam que as vítimas de 14 e 16 anos, seriam velhas conhecidas da polícia. O duplo homicídio teria ocorrido no final da tarde. A polícia suspeita que os crimes estariam relacionados a um acerto de contas do tráfico. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A polícia civil já instaurou um inquérito para investigar o caso.
Os deputados da Bahia votaram, nesta segunda-feira (20), o requerimento de prioridade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê, entre outros itens, a mudança na previdência dos funcionários públicos do estado. A sessão contou com a participação de 33 dos 66 deputados. Vinte e seis deputados votaram na aprovação da proposta. Com isso, os prazos regimentais para a tramitação do projeto foram reduzidos pela metade para que ele seja votado mais rápido. Com a aprovação dos deputados, a PEC será enviada para a Comissão de Constituição e Justiça, onde os deputados vão ter cinco dias para apresentar mudanças de emenda na proposta. São necessárias 21 assinaturas de deputados para que cada emenda seja aprovada. A partir daí, o relator, que ainda não foi escolhido, faz um parecer e os deputados que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça fazem uma votação. Se aprovado, a proposta segue para votação em plenário. É necessário a aprovação em dois turnos, com espaço entre cinco sessões entre um turno e outro. Para a PEC ser aprovada, é preciso que 2/3 dos deputados sejam favoráveis a proposta.
Na segunda-feira (20), um caminhoneiro morreu em um grave acidente na BA-262, no trecho conhecido como Serra do Mamoeiro, entre os municípios de Caraíbas e Aracatu, na região sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o condutor, identificado como Erivelton Carvalho Nunes, de 41 anos, perdeu o controle da direção e o veículo acabou caindo em uma ribanceira. Natural da cidade de Palmas de Monte Alto, Erivelton morreu ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. As causas do acidente ainda serão investigadas.
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21) uma operação de combate a crimes relacionados a fraudes em títulos de propriedade de terrenos da união em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a PF, a Operação Arcaico conta com cerca de vinte policiais que cumprem quatro mandados de busca e apreensão e cinco de intimação nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista. A polícia detalhou que a operação originou de uma investigação em janeiro de 2019. A Polícia Federal descobriu que um casal de ex-juízes de direito da Bahia, uma advogada e um corretor de imóveis comercializavam terrenos como se fossem os donos. Esses terrenos, conforme informou a polícia, tinham sido destinados pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para a construção das novas sedes da delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego. As investigações apontam que a fraude teve início em 2016, com uma certidão falsa do 3º Tabelionato de Notas de Vitória da Conquista, que atestava a existência de uma suposta escritura pública de compra e venda da área em questão, datada de 1994, cujo livro de registros havia sido extraviado. A partir dessa certidão foi feito um registro imobiliário no 1º Ofício de Imóveis de Vitória da Conquista, em um livro que, coincidentemente, estaria totalmente danificado e ilegível, o que impossibilitou a verificação. Os investigados conseguiram, então, cancelar administrativamente a matrícula da propriedade da União, e a partir daí o casal, a advogada e o corretor passaram a ameaçar algumas pessoas que ocupavam irregularmente a área, exigindo pagamentos em troca da manutenção de suas residências e negócios. A PF informou que nesta fase do inquérito, os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, extravio de livro ou documento, prevaricação, falsidade ideológica, falsificação de documento público, extorsão e alienação ou oneração fraudulenta de coisa própria, quando, omitindo a existência de ônus sobre o imóvel, a vítima é induzida a adquiri-lo, obtendo vantagem ilícita com a negociação.
Os crimes contra o patrimônio, os quais incluem furto, roubo, receptação de mercadoria roubada e dano à propriedade alheia, são os mais frequentes na cidade de Brumado. Segundo o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Arilano Botelho, por conta do elevado número, a coordenadoria tem dado maior ênfase aos casos recentes. A última ocorrência terminou com a apreensão de uma carreta carregada com farelo de soja que havia sido roubada no dia 13 de janeiro, na cidade de Barreiras. O veículo foi recuperado em um galpão de Brumado, localizado às margens da BA-148. Para o delegado, uma possível ramificação desse tipo de quadrilha pode estar agindo no município. “Onde há fumaça tem fogo. Se a gente encontrou essa carreta que foi roubada a poucos dias na região de Barreiras e já descarregando aqui, então pode ser que exista um grupo especializado com referência a essa modalidade criminosa sim”, destacou.
Uma criança de 1 anos e 9 meses morreu após engasgar com um pirulito em Montes Claros, no Norte de Minas. Ele recebeu atendimento médico em dois hospitais, mas não resistiu. A família conta que o menino estava em casa, quando um dos irmãos deu o pirulito pra ele. O doce veio em uma sacolinha de lembrança do aniversário de um primo realizado no domingo (19). O esposo de Fernanda tentou desengasgar o sobrinho e pediu ajuda em um posto policial que fica na rua da casa da família. Segundo o boletim de ocorrência, o menino não conseguia falar e estava desfalecido. Ele foi colocado em uma viatura da Polícia Militar e foi encaminhado para o Hospital Aroldo Tourinho, onde recebeu os primeiros atendimentos. De acordo com o G1, em seguida, Lucas Gabriel de Oliveira foi transferido por uma equipe do Samu para a Santa Casa. Em nota, a assessoria da unidade informou que ele deu entrada em estado gravíssimo e respirava com ajuda de aparelhos. “A criança foi submetida a uma broncoscopia para retirada do corpo estranho, sendo necessário a realização de traqueostomia. Após procedimento, a criança manteve-se em estado gravíssimo e com sinais de choque. O paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória não responsiva às manobras de ressuscitação”, diz a nota. O óbito foi confirmado às 20h48 dessa segunda-feira (20).
Pais de alunos e professores da escola Bem-Me-Quer, na cidade de Barra do Choça, a 169 km de Brumado, registraram vários boletins de ocorrência na Delegacia Territorial local contra a unidade de ensino. A escola encerrou as suas atividades sem avisar à comunidade. De acordo com o Portal do Júnior, os docentes reivindicam o pagamento dos salários atrasados e os pais o ressarcimento dos valores pagos com matrículas e compra de livros e materiais didáticos. Na tarde da última sexta-feira (17), moradores das proximidades da escola foram pegos de surpresa com dois caminhões baú que estacionaram em frente ao local e realizaram a mudança. Em nota, a direção da Escola Bem-Me-Quer informou que a unidade não alcançou a quantidade de matrículas necessárias para dar início ao ano letivo e, por isso, foi obrigada a encerrar as atividades. “Pedimos que os pais/responsáveis informem seus respectivos dados bancários para que as matrículas realizadas sejam restituídas e a devolução será via e-mail de toda documentação necessária para que seus filhos sejam matriculados em outra instituição. A Bem-Me-Quer sente profundamente o ocorrido e lamenta todo o transtorno”. A escola funcionou durante cinco anos.
A previsão meteorológica apontou e voltou a chover em Brumado nesta terça-feira (21). O tempo quente e seco já havia mudado no início da manhã. Na próxima semana, o acumulado deve passar dos 100 mm. Os institutos meteorológicos sinalizam para a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul aliada a uma Alta e Baixa da Bolívia. Estes fenômenos devem trazer bons volumes de chuva para a região. Do dia 31 de dezembro até o dia 7 de janeiro, choveu cerca de 300 mm no município. Após pouca chuva no início do ano, a expectativa é de que os bons volumes de chuva previstos ajudem na reposição da capacidade dos reservatórios locais.
Um homem foi detido por caça ilegal de animais silvestres na Reserva Natural da RHI Magnesita, localizada na Serra das Éguas, em Brumado. O segurança da reserva percebeu a ação do caçador e acionou a Polícia Militar. No local, os militares realizaram um bloqueio para flagrar o responsável, que foi detido na saída da reserva. Com ele, foram apreendidos quatro lanternas, dois facões, um gambá morto, dois cachorros com sinais de maus tratos e uma motocicleta adaptada para transportar os animais. A PM conduziu o suspeito até a delegacia, onde foi autuado por prática de caça ilegal. Os materiais apreendidos foram entregues à Polícia Civil.
Um novo estudo publicado por pesquisadores da Universidade de British Columbia (Canadá) no periódico científico Science, procurou investigar se doenças consideradas não-infecciosas poderiam ter algum elemento transmissível, que facilitasse sua dispersão. Males como câncer, problemas cardíacos ou respiratórios e síndromes metabólicas, todos considerados não contagiosos, foram analisados pelos cientistas. De acordo com o artigo, cada vez mais dados apontam que essas e outras doenças estão associadas à falta de regulação de micróbios presentes no intestino humano. Os pesquisadores sugerem, no trabalho, que esses micro-organismos podem ser trocados entre indivíduos por meio de contato, troca de fluidos, etc. Desse modo, a desregulação dos micróbios intestinais de uma pessoa poderia ser resultante desse câmbio com outrem. A desregulação, por sua vez, propõe os cientistas, poderia provocar o câncer ou outras síndromes graves. Isso significaria que males considerados não-infecciosos poderiam ter um componente transmissível: a troca de micro-organismos intestinais. Segundo os cientistas, é essencial que se realizem diversas pesquisas para verificar se a regulação desses micróbios é de fato um elemento causador dessas doenças, e não apenas resultado delas. De qualquer forma, afirmam, a hipótese permite que se encare a transmissão, prevenção e tratamento dessas síndromes de uma forma inovadora.
Na última semana, em patrulhamento pela cidade de Brumado, uma equipe da 34ª CIPM apreendeu um condutor que trafegava pela via com os faróis da moto apagados. Ao realizar abordagem de rotina, foi constatado que o veículo possuía restrição na placa. O homem, juntamente com a motocicleta, foi apresentado na delegacia. A segunda ocorrência aconteceu no fim da manhã de sexta-feira (17), quando o Pelotão de Emprego Tático Operacional realizava patrulhamento pelo bairro Irmã Dulce. Um condutor de 27 anos que vestia uma camisa de mototaxista foi abordado e constatado que as numerações do chassi e do moto foram remarcadas. O jovem e a motocicleta foram apresentados na delegacia local.
Economistas consultados pelo Banco Central estimam que a economia do Brasil crescerá 2,31% em 2020. A projeção e está no Boletim Focus, pesquisa feita com bancos e instituições financeiras e divulgada nesta segunda-feira, 20. A estimativa do relatório é ligeiramente maior que a previsão da semana passada, de que o Produto Interno Bruto (PIB) ficaria em 2,30% para 2020. De acordo com a Veja, a previsão do mercado ainda é um pouco menor do que a do governo federal, que na semana passada estimou o crescimento do país em 2,40%. Os dados mostram o otimismo do mercado financeiro, ainda que com cautela, com a recuperação econômica. Caso a projeção se confirme, será o maior crescimento desde 2013, quando o PIB avançou 3%. Os economistas consultados pelo BC diminuíram de 3,58% para 3,56% a estimativa para inflação no ano. O valor segue abaixo do centro da meta, de 4%, mas dentro da margem de tolerância, que vai de 2,5% a 5,5%.
Em na cidade de Jussiape, a 121 km de Brumado, uma guarnição da Cipe Sudoeste, juntamente com policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), recebeu informações de que na Fazenda Espinho, dois indivíduos armados estariam traficando drogas. No loca, ao perceberem a presença da polícia, a dupla fugiu pelos fundos de uma propriedade. Um dos elementos foi contido pelos policiais e, durante abordagem, foi encontrada com o mesmo uma trouxinha de substância análoga à maconha. Indagado, ele informou que havia outra quantidade em seu quarto, momento em que foram localizadas 17 petecas de sustância semelhante à cocaína, mais 04 pinos vazios da mesma substância e 01 arma de fogo tipo garruncha calibre 38, com 02 munições do mesmo calibre. Em outro quarto do indivíduo, foi encontrada uma espingarda com reforço para munição calibre 44, com 01 cartucho do mesmo calibre e mais dois de calibre 44. Foram encontrados ainda grande quantidade de sacos plásticos utilizados no acondicionamento e comercialização de entorpecentes, 01 celular e a quantia de R$ 45 em espécie. Os elementos foram conduzidos à delegacia de Brumado, onde foram autuados em flagrante delito por tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo.
Cerca de 64 pássaros silvestres que seriam comercializados em Feira de Santana, foram apreendidos após a Polícia Militar receber denúncias sobre o crime, no domingo (19). Segundo a polícia, o caso ocorreu na Feirinha da Estação Nova, que fica no bairro Ponto Central. Com a chegada dos agentes policiais, as pessoas que estavam no local conseguiram fugir. Os policiais conseguiram recuperar 14 gaiolas, um sabiá, um cancão, dois periquitos cuiubinha, quatro papa-capim, cinco azulões, dois papa-arroz, três canários da terra, 10 coleiros e 26 cardeais. Todos os animais e materiais foram encaminhados para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Desde a última quinta-feira (16), agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Caculé, a 100 km de Brumado, realizam no Bairro do Alto do Cruzeiro um mutirão contra a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Willian Robert Oliveira Silva, a mobilização faz parte do Plano de Intensificação de Combate ao Aedes Aegypti e busca evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya. ‘‘É preciso a união de toda sociedade para que cada um faça a sua parte’’, destacou.
Estudantes ocuparam o Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira, na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, em protesto contra o fechamento da escola, anunciado no início deste ano pelo Núcleo Regional de Educação. Nesta segunda-feira (20) a ocupação completa 11 dias, conforme informaram os estudantes. O Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira possui 30 anos, e os 640 alunos da instituição dizem estar preocupados que as novas unidades para onde irão sejam longe das casas onde moram. Na ocupação, os adolescentes fazem revezamento e contam com apoio dos pais e vizinhos da unidade de ensino. Através de vídeos, os estudantes repudiaram o fechamento da escola e mostraram a ocupação. Eles disseram que estão dormindo nas cadeiras e em colchões que levaram para o colégio. Por meio de nota enviada ao G1, a Secretaria de Educação do Estado (SEC), informou que os jovens poderão estudar na nova unidade escolar do Colégio da Polícia Militar Professor Luiz Cotrim. Os alunos também poderão optar por outras escolas próximas às suas residências, como Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, o Colégio Estadual de Jequié (antigo Polivalente) e o Colégio Estadual Luiz Viana Filho.