Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM afasta suspeita de superfaturamento em contratos do São João em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PMVC

A conselheira Camila Vasquez, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), indeferiu, nesta sexta-feira (26), o pedido de medida cautelar que buscava suspender os efeitos financeiros das contratações dos artistas Pablo, Joelma e Dorgival Dantas para os festejos juninos de 2026 em Vitória da Conquista. Segundo decisão recebida pelo site Achei Sudoeste, a área técnica do tribunal, por meio da 5ª Inspetoria Regional de Controle Externo, pedia o congelamento parcial dos pagamentos sob a alegação de sobrepreço. Contudo, a relatora entendeu que as contratações seguiram os ritos legais e que a interrupção dos contratos traria um grave impacto econômico e social para o município.

O pedido de fiscalização foi baseado em um cruzamento de dados com os valores pagos aos mesmos artistas no São João de 2025. Segundo a inspetoria, os cachês acordados para este ano — R$ 690 mil para Pablo, R$ 550 mil para Joelma e R$ 400 mil para Dorgival Dantas — representavam um aumento real de 23,93% a 27,73% acima da inflação do período (IPCA). O órgão técnico alegava descumprimento dos tetos e parâmetros estipulados pela Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, assinada entre o Ministério Público e as Cortes de Contas baianas para conter gastos excessivos com eventos.

Ao analisar o caso, a conselheira Camila Vasquez destacou que a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e o secretário de Cultura Alecxandre Magno Melchisedek Meira conseguiram justificar os preços nos processos administrativos. A gestão municipal apresentou notas fiscais de apresentações recentes dos artistas em outras localidades que comprovam que os valores estão alinhados com a realidade atual do mercado musical nacional. Além disso, uma consulta ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos, gerido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), confirmou que os cachês de Vitória da Conquista estão iguais ou até menores do que a média cobrada pelas atrações no mesmo período.

A decisão monocrática também considerou a proporcionalidade dos gastos em relação às finanças do município. Com uma Receita Corrente Líquida que atingiu R$ 927,9 milhões no primeiro semestre de 2026, o investimento total de R$ 1,64 milhão nas três principais atrações juninas representa apenas 0,18% do orçamento municipal. Para a relatora, o montante investido não compromete o equilíbrio das contas públicas locais e se justifica pelo retorno financeiro esperado para a cidade.

A conselheira aplicou os artigos 20 e 21 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) para alertar sobre o chamado "perigo da demora reverso". Camila Vasquez pontuou que uma intervenção abrupta do tribunal às vésperas dos shows geraria uma quebra de contrato, cancelamentos e prejuízos irreparáveis ao comércio, hotelaria, turismo e transporte locais. A magistrada concluiu que o debate detalhado sobre o mercado de entretenimento exige uma instrução processual profunda, inviável de ser definida em caráter de urgência.

Com a negativa da liminar, as apresentações estão mantidas e o cronograma financeiro do evento segue sem bloqueios. A prefeita e o secretário de Cultura foram formalmente notificados e possuem o prazo regimental de 20 dias para apresentar a defesa e os documentos complementares. O processo continuará tramitando no tribunal e passará pela avaliação de mérito da Corte de Contas e pelo parecer final do Ministério Público Especial de Contas.

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo usou lucros com exportação para conter preço dos combustíveis Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, disse, nesta sexta-feira (26), que o Brasil pôde usar receitas extraordinários obtidas com a alta na cotação do petróleo no mercado internacional para amenizar os efeitos da guerra nos postos de combustíveis.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov, Moretti afirmou que o uso dessas receitas permitiu financiar políticas que reduziram o peso da crise energética global no país, a ponto de, na comparação internacional, o Brasil ter sido um dos países menos impactados pela crise que decorreu dos conflitos entre EUA e Irã.

“Usamos essa receita extraordinária para custear uma série de ações que mitigaram o impacto da guerra para a nossa população. Quando olhamos em perspectiva internacional, hoje o Brasil é um dos países menos afetados pelos efeitos desse cenário”, declarou.

“É nesse sentido que a nossa estratégia foi bem-sucedida, e a população brasileira, de fato, teve uma redução dos efeitos dessa guerra, que não é dela, que não foi feita por ela. Portanto, não seria justo que ela pagasse por isso”, acrescentou.

Moretti disse que a estratégia foi “um sucesso”, uma vez que conseguiu repassar esses lucros extras à população.

“A verdade é que o Brasil é um exportador líquido de petróleo, e a receita, quando o petróleo sobe, também sobe. Não seria justo o Estado brasileiro, sendo sócio, ainda que indireto, dessa dinâmica, ficar mais rico enquanto a população fica mais pobre”, afirmou.

O ministro destacou que, em termos de reajustes percentuais de preços, o impacto no Brasil foi “muito mais baixo do que a média dos demais países”.

Segundo ele, após um aumento inicial no início da guerra, os preços passaram a recuar, movimento atribuído às medidas adotadas pelo governo e à dinâmica do mercado.

“A partir de determinado momento, o que os dados mostram é que houve uma redução dos preços dos combustíveis: houve um aumento inicial e, depois, os preços começaram a cair, como observamos hoje”, disse. As informações são da Agência Brasil.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA encontra erros grosseiros e plágio em edital de concurso público em Formosa do Rio Preto Foto: Divulgação/PMFRP

MP-BA encontra erros grosseiros e plágio em edital de concurso público em Formosa do Rio Preto

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) expediu uma recomendação oficial à Prefeitura de Formosa do Rio Preto, no oeste do estado, exigindo a retificação imediata do Edital do Concurso Público nº 01/2026. O documento, publicado nesta quinta-feira (25), pelo Promotor de Justiça Daniel Auto de Albuquerque e recebido pelo site Achei Sudoeste, lista uma série de erros materiais considerados absurdos, inconsistências matemáticas em cotas e indícios veementes de plágio de editais pertencentes a outros estados da federação.

A denúncia original partiu de forma anônima pelo Portal de Atendimento ao Cidadão da instituição e revelou falhas graves na elaboração do certame municipal. Entre os erros mais gritantes identificados pela Promotoria, destaca-se a exigência de “Graduação de Nível Superior de Física” para o cargo de Educador Físico, um erro material evidente que inviabilizaria a inscrição correta de profissionais da área. Somado a isso, o conteúdo programático voltado para o cargo de Engenheiro Florestal trazia referências explícitas a “espécies florestais comercializadas no Estado do Pará” e a “ecossistemas paraenses”, escancarando a cópia integral e inadequada de um edital de outra região do país, totalmente desalinhada com a realidade geográfica e administrativa do município.

Além das trapalhadas conceituais, o Ministério Público identificou o descumprimento de legislações federais em diversas frentes. Para a função de Agente Sanitarista, a prefeitura oferecia vagas exigindo apenas o nível médio completo, ignorando a regulamentação nacional que obriga a formação em nível superior na área de saúde pública ou coletiva. No caso dos Agentes Comunitários de Saúde, o edital fixava que o morador deveria comprovar residência no local apenas a partir de sua nomeação, contrariando frontalmente a lei federal que exige a moradia desde a data de publicação do edital. Houve também falhas na reserva legal de vagas: os cálculos aplicados pela prefeitura para as cotas raciais e de Pessoas com Deficiência (PcD) resultaram em menos postos do que o percentual mínimo determinado por lei para cargos como Guarda Civil Municipal, Vigilante e Odontólogo.

O órgão ministerial também criticou duramente a ausência de matérias de conhecimentos específicos para cargos técnicos, a falta de um prazo autônomo para que os candidatos pudessem impugnar o edital antes de pagar as inscrições e a utilização de termos subjetivos e ambíguos nos critérios do Teste de Aptidão Física. Diante de tantas irregularidades, foi estipulado um prazo de 10 dias para que o prefeito Manoel Afonso de Araújo apresente uma manifestação detalhada comprovando o acatamento das recomendações e as devidas retificações. Caso o município ignore o alerta, o M-PBA sinaliza que poderá acionar a Justiça com uma Ação Civil Pública para suspender ou anular o concurso, além de processar os envolvidos por improbidade administrativa.

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período Foto: Reprodução/Agência Brasil/TV Brasil

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou em 5,6%. O resultado é o menor para o período em toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012.

A taxa representa também redução em relação ao trimestre móvel anterior (dezembro, janeiro e fevereiro), quando estava em 5,8%. Em 2025, o índice do trimestre encerrado em maio era 6,2%.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, atingir a mínima histórica para o período indica que “o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”.

O levantamento aponta que o país tinha 6,1 milhões de desocupados, patamar considerado estável em comparação ao trimestre móvel terminado em fevereiro (6,2 milhões) e diminuição de 9,3% em relação ao ano anterior, quando eram 6,7 milhões.

A população ocupada ficou em 102,7 milhões no trimestre terminado em maio, 0,5% acima do período terminado em fevereiro (mais 558 mil pessoas). As informações são da Agência Brasil.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
São Pedro em Brumado promete sacudir a Praça Coronel Zeca Leite com grandes atrações

A contagem regressiva para o São Pedro dos Olhos D’Água já começou e promete movimentar o coração da Bahia. Nos dias 26 e 27 de junho, a Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, será transformada em um grande e caloroso arraial para receber uma das festas juninas mais tradicionais e aguardadas da região. O evento, que celebra a cultura nordestina, promete unir música de qualidade, valorização das raízes locais e muita animação para moradores e turistas.

Com uma grade de programação diversificada, o festejo contará com apresentações de talentos da terra e de grandes nomes do cenário nacional e regional, garantindo duas noites de rastapé ininterrupto. A estrutura está sendo montada para acolher o público com segurança e o clima familiar característico do São Pedro brumadense.

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 20h, com o embalo de Jorginho dos Teclados, seguido pelo cantor Robson Aguiar às 21h30. O momento mais aguardado da noite será comandado pelo fenômeno Zezo, que sobe ao palco às 22h30 para embalar a praça com um show repleto de emoção, nostalgia e clássicos apaixonantes. Para encerrar o primeiro dia com chave de ouro, Lázaro Jacarine assume o comando à meia-noite, passando o bastão para a banda Página Virada às 1h30.

O sábado (27) não vai deixar ninguém parado, começando cedo com as apresentações de Celino e Banda, às 20h, e Serginho Cardoso, às 21h30. Às 23h, o termômetro da festa sobe com o show eletrizante da banda Rasta Chinela. Logo em seguida, já na madrugada de domingo, às 0h30, o consagrado Edigar Mão Branca assume o microfone para defender o autêntico forró pé de serra. O encerramento da grande festa ficará por conta do ritmo contagiante da Banda Me Leva, que se apresenta às 2h.

O São Pedro dos Olhos D’Água é uma realização da Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secult), e conta com o importante patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia e da Bahia Turismo. O evento recebe ainda o apoio fundamental da Câmara de Vereadores de Brumado, consolidando uma forte parceria para fortalecer a economia local, o comércio e a rica tradição cultural do município.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM-BA barra repasses de 21 prefeituras a consórcio por suspeita de desvio de finalidade Foto: Divulgação/TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) determinou, nesta sexta-feira (26), a suspensão imediata de todos os repasses financeiros realizados por 21 prefeituras baianas ao Consórcio Nacional de Inovação e Eficiência Pública (CONEP). A decisão liminar, proferida pelo conselheiro Nelson Pellegrino, recebida pelo site Achei Sudoeste, atende a um pedido cautelar das Diretorias de Controle Externo da Corte, que identificaram graves indícios de irregularidades fiscais e administrativas. Entre as medidas determinadas, está o bloqueio de um sistema de débito automático que retirava dinheiro diretamente das contas dos tesouros municipais, burlando as fases legais de empenho e liquidação de despesas públicas.

A investigação aponta que a entidade nasceu em 2014 sob o nome de Consórcio de Transparência na Gestão Pública Municipal (CTM), com o objetivo restrito de centralizar publicações oficiais. No entanto, o grupo permaneceu completamente inativo e sem prestar contas ao tribunal entre 2021 e abril de 2025. Sob o comando do prefeito de Ituberá, Reges Jonas Aragão Santos, uma assembleia extraordinária realizada no ano passado alterou radicalmente o estatuto da entidade, mudando seu nome para CONEP, ampliando sua atuação para nível nacional e assumindo a execução de serviços complexos como saúde, educação, saneamento e obras de infraestrutura.

A auditoria do TCM-BA identificou dois vícios fatais na transformação da entidade. O primeiro é de natureza material, uma vez que as prefeituras utilizaram leis municipais antigas de 2014 para justificar a nova estrutura, descumprindo a Lei Federal nº 11.107/2005, que exige novas leis específicas aprovadas pelas Câmaras de Vereadores para validar tais mudanças. O segundo vício é formal: a ata que reestruturou o consórcio foi assinada por apenas 10 prefeitos, enquanto as outras 11 assinaturas foram de assessores, consultores e chefes de gabinete que sequer tinham procuração legal para votar em nome dos municípios.

Além do drible na legislação, o novo estatuto do CONEP criou uma robusta estrutura de cargos administrativos com salários individuais que chegam a R$ 14 mil, gerando uma folha de pagamento mensal estimada em R$ 143 mil. Há ainda fortes indícios de que tais contratações foram feitas sob o regime celetista, sem a realização de concurso público. Mesmo sem possuir cadastro regular nos sistemas do TCM-BA (e-TCM e SIGA), o consórcio continuou recebendo verbas de forma contínua e mensal entre janeiro e maio deste ano, movimentando recursos por meio de contratos de rateio e de programa considerados nulos pelo órgão de controle.

Diante do risco iminente de dano irreparável aos cofres públicos, a decisão cautelar estabeleceu um prazo de 20 dias para que os prefeitos das 21 cidades baianas apresentem suas defesas escritas e enviem uma extensa lista de documentos. Os gestores terão que entregar extratos bancários detalhados das transferências feitas ao CONEP, notas de empenho, ordens de pagamento, cópias dos contratos celebrados e as procurações dos representantes que participaram da assembleia irregular. Até que o mérito do processo seja julgado, o cadastro do CONEP permanecerá bloqueado, e o sistema só aceitará o envio das prestações de contas atrasadas do período de inatividade.

Os municípios afetados pela ordem de bloqueio e que devem prestar esclarecimentos imediatos ao tribunal são: Ituberá, Amargosa, Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Itacaré, Itamari, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Maraú, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foragido por homicídio no Pará há mais de 20 anos é preso na rodoviária de Poções Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 44 anos, investigado por homicídio qualificado, foi preso pela Polícia Civil da Bahia, na tarde desta quinta-feira (25), em Poções, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido em seu desfavor, decorrente de crime ocorrido em 2003, em Belém, no estado do Pará. De acordo com as investigações, o suspeito, considerado foragido da Justiça, estaria fugindo para a Bahia.

As apurações apontam que o homem embarcou, na manhã desta quinta-feira, em um ônibus em Feira de Santana com destino a Vitória da Conquista. Após o compartilhamento de informações entre as equipes policiais, ele foi interceptado e preso no terminal rodoviário de Poções, durante diligência realizada pelo Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI).

Após o cumprimento do mandado, expedido pela 3ª Vara do Tribunal do Júri de Belém (TJPA), no estado do Pará, o investigado foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição da Justiça.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para Papudinha Foto: Divulgação/Seap-SP

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (25) que o banqueiro Daniel Vorcaro seja transferido para o 19° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

Desde 4 de março deste ano, o banqueiro está preso nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Segundo Mendonça, a transferência do banqueiro para a Papudinha visa retirá-lo das instalações da Polícia Federal (PF) e, ao mesmo tempo, garantir sua segurança.

A Papudinha possui regime mais brando de prisão e tem instalações com quartos sem grades, cozinha e banheiros comunitários, além de área aberta para banho de sol.

O local é destinado a presos especiais, como policiais militares, advogados e juízes, e também já abrigou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Na mesma decisão, Mendonça negou pedido feito pela defesa de Vorcaro para substituir a prisão preventiva pela prisão domiciliar. O ministro seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da PF. Segundo as investigações, dados reunidos mostram movimentações financeiras com “estratégias de ocultação, blindagem ou deslocamento patrimonial”.

“No que concerne ao pedido para substituição de prisão preventiva do requerente pelo regime de custódia domiciliar, indefiro-o, de plano, ante a ausência de novos elementos capazes de afastar a motivação exaustivamente apresentada no bojo da decisão monocraticamente proferida”, afirmou.

Vorcaro voltou a ser preso e foi alvo da terceira fase da Operação Compliance Zero, da PF, que investiga fraudes financeiras no Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal (GDF).

O banqueiro fez duas tentativas de fechar um acordo de delação premiada. A segunda foi rejeitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no último dia 15. Na semana anterior, a Polícia Federal também recusou o acordo.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24º BPM contará com reforços para garantir a segurança nos festejos de São Pedro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) contará com reforços para o cronograma de segurança do São Pedro em Brumado.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel Ronivaldo Pontes informou que, além do patrulhamento a pé no circuito do evento, o policiamento será reforçado no entorno da festa. Nesses locais, policiais em viaturas irão circular durante o período do São Pedro para garantir a segurança dos lares e das famílias brumadenses.

Policiais da Rondesp e do TOR (Tático Ostensivo Operacional) também estarão nos principais acessos à cidade realizando abordagens e fiscalizações itinerantes. O objetivo, segundo o comandante, é aumentar a sensação de segurança. “Iremos atuar fortemente dentro e fora do circuito para coibir qualquer delito, brigas ou excessos. Se houver vamos prontamente intervir e aqueles que se excederem vão responder judicialmente”, salientou.

A festa acontece em circuito fechado na Praça Coronel Zeca Leite. As entradas dispõem de detector de metais a fim de evitar a presença de materiais proibidos na festa. Além disso, o circuito conta com câmeras de reconhecimento facial. O Tenente Coronel afirmou que os equipamentos têm auxiliado a PM a identificar pessoas com mandados de prisão em aberto, sendo um incremento a mais na segurança do evento.

O comandante adiantou que a meta da polícia é proporcionar um evento seguro e tranquilo para todos. “A população tem que fazer sua parte com ações de segurança. Nossa meta é trabalhar com zero ocorrências”, finalizou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jogador de futebol de 16 anos morre após batida entre carro e motocicleta em Aporá Foto: Reprodução/G1

Um jogador de futebol de 16 anos morreu após sofrer um acidente, na quarta-feira (24), na zona rural de Aporá, no interior da Bahia.

Conforme apurou a TV Bahia, Deivd Souza do Nascimento pilotava uma motocicleta quando se envolveu em uma batida com um carro.

Segundo a Polícia Civil (PC), o acidente aconteceu no distrito de Itamira, onde a vítima morava. O caso foi registrado na delegacia da cidade.

No entanto, não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente e nem se houve vítima no carro. Imagens da batida mostram que o veículo ficou parcialmente destruído.

Em nota, o Colégio Estadual de Tempo Integral de Itamira, onde Deivd estudava, lamentou a morte do garoto e se solidarizou com familiares e amigos. Conforme detalhou a instituição, o adolescente estava no 1º ano do Ensino Médio.

"Neste momento de dor, nos solidarizamos, desejando força e conforto a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele", diz um trecho do comunicado.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
AO VIVO: 20ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado

Você é o nosso convidado para acompanhar a transmissão da 20ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado de 2026. A transmissão é realizada ao vivo pelo Youtube e pela Rádio Câmara FM 103,3, nesta sexta-feira (26), às 09h.

Basta se inscrever no canal para assistir a íntegra dos debates realizados no plenário do legislativo municipal. No conforto de sua casa, você consegue acompanhar, sem cortes e sem edição, todas as discussões e debates promovidos pelo Poder Legislativo Municipal, incluindo as audiências públicas e as votações no plenário da Casa.

Fique por dentro do processo legislativo e dos debates sobre temas que influenciam o seu dia a dia, como saúde, educação, infraestrutura, iluminação pública, meio ambiente, direitos humanos, política e economia. Assista, participe e conheça mais de perto o trabalho dos vereadores, que é fundamental para o progresso da cidade.

A Câmara Municipal valoriza a sua participação e está sempre aberta para contribuição ativa da população. A participação dos cidadãos nas sessões é uma oportunidade de opinar, sugerir e contribuir com as discussões de maior relevância na cidade.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brasília Amarela dos Mamonas Assassinas é preservada em Irecê após 30 anos de legado Foto: Reprodução/Bahia Notícias

A histórica Brasília Amarela associada aos Mamonas Assassinas continua preservada em Irecê, no Centro Norte baiano e mantém viva a memória de Alecsander Alves da Silva, o Dinho, natural da cidade e vocalista da banda que marcou época nos anos 1990.

Segundo o Calila Notícias, após a passagem da banda cover que celebra o legado do grupo pelo município durante os festejos juninos, a cidade voltou a ser palco de homenagens ao artista nascido em Irecê.

O grupo, formado por atores que participaram do filme sobre a trajetória da banda, visitou a Praça Alexsander Alves, inaugurada em 2019 em homenagem ao cantor, além de realizar apresentação durante o São João do Centenário.

Natural do bairro Boa Vista, em Irecê, Dinho se mudou ainda na infância para São Paulo com a família. De acordo com o pai do cantor, Hidelbrando Alves, Dinho mantinha uma relação próxima com a cidade natal e costumava retornar ao município durante períodos de férias.

Entre os símbolos que preservam a memória do artista está a Brasília Amarela, eternizada na música “Pelados em Santos”, um dos maiores sucessos dos Mamonas Assassinas. O carro se tornou um dos principais ícones da cultura pop brasileira após aparecer em videoclipes, programas de televisão e, mais recentemente, na produção cinematográfica que retratou a história da banda.

Atualmente, o veículo permanece sob os cuidados de Hidelbrando Alves. Segundo informações da família, a documentação do automóvel continua registrada em nome de Alecsander Alves da Silva, característica que reforça seu valor histórico e afetivo.

A Brasília participa regularmente de eventos culturais e desfiles no município. Neste ano, o carro esteve entre os destaques do tradicional desfile de carroças que marcou a abertura dos festejos juninos de Irecê. Sempre que é exibido em público, o veículo atrai a atenção de moradores, visitantes e admiradores da trajetória dos Mamonas Assassinas.

Para os fãs, o veículo representa um dos principais símbolos da irreverência e do estilo que levaram a banda ao sucesso nacional. Em menos de dois anos de carreira em escala nacional, os Mamonas Assassinas alcançaram milhões de discos vendidos, realizaram apresentações lotadas e se consolidaram como um fenômeno cultural antes da interrupção da carreira em decorrência do acidente aéreo ocorrido em março de 1996.

Três décadas depois, a memória de Dinho segue presente em Irecê por meio de homenagens como a praça que leva seu nome, dos relatos da família, das apresentações do projeto “Mamonas Assassinas O Legado” e da preservação da histórica Brasília Amarela.

O registro do veículo foi realizado na segunda-feira (22), na Rua Goiás, em frente à residência de Terezinha Alves Leite, de 94 anos, irmã de Cleonice Maria Leite, mãe de Hidelbrando Alves e avó de Dinho.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24º BPM de Brumado recebe tecnologia tática para reforçar a segurança na região Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Brumado, deu um passo importante na modernização de suas ações estratégicas na última semana. A unidade realizou a entrega oficial de um kit de aplicativo tático, enviado diretamente pelo Comando de Policiamento Regional Sudoeste (CPRSO). A iniciativa reflete o avanço do uso de ferramentas digitais no combate à criminalidade e no planejamento operacional do interior da Bahia.

O material estratégico foi destinado ao Soldado Moreira, militar que se destacou na corporação por sua alta capacitação técnica e conhecimento especializado. O soldado passou por um treinamento específico e concluiu com êxito o curso necessário para operar a nova ferramenta, garantindo que a tecnologia seja utilizada com a máxima eficiência e precisão nas ações de policiamento da região.

O ato de entrega foi conduzido pelo Comandante do 24º BPM, Tenente-Coronel Pontes, acompanhado pelo Comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), Major Gentil. A presença dos oficiais de alto escalão reforça o compromisso das lideranças com a modernização da tropa e com o suporte técnico contínuo aos policiais que atuam diretamente na linha de frente.

O Tenente-Coronel Pontes destacou o impacto positivo da novidade para o dia a dia do batalhão, pontuando que equipar a tropa com tecnologia e capacitação é o caminho ideal para garantir uma segurança pública cada vez mais eficiente. Com a implementação do novo sistema, o 24º BPM fortalece sua capacidade de pronta resposta e consolida o uso da inteligência de dados em benefício da comunidade de Brumado e dos municípios vizinhos.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Podcast 'A Bahia quer o quê?' aborda desafios e potencialidades de Feira de Santana Foto: Reprodução/Bahia Notícias

A segunda temporada do podcast “A Bahia quer o quê?” segue com uma nova entrevista nesta quinta-feira (25). O convidado do episódio é o jornalista e radialista Dilton Coutinho, fundador e apresentador do portal Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias.

Apresentado pelo jornalista Francis Juliano, o podcast tem como ponto de partida uma pergunta que dá nome à série: o que a Bahia deseja e precisa para avançar em áreas estratégicas como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento regional?

Neste episódio, Dilton Coutinho analisa os principais desafios e as potencialidades da região de Feira de Santana, um dos mais importantes polos econômicos e logísticos do estado. Durante a conversa, são abordadas questões relacionadas ao crescimento urbano, mobilidade, desenvolvimento regional, serviços públicos e perspectivas para o futuro do território.

A proposta da segunda temporada é retratar a diversidade dos 417 municípios baianos por meio de entrevistas com comunicadores, blogueiros, analistas e observadores que acompanham de perto a realidade das diferentes regiões do estado.

Ao longo dos episódios, os convidados compartilham avaliações sobre demandas locais, oportunidades de desenvolvimento e desafios enfrentados pelas comunidades, contribuindo para a construção de um panorama amplo sobre a Bahia contemporânea.

Os episódios da nova temporada são publicados às terças e quintas-feiras, sempre por volta das 11h, nas plataformas do Bahia Notícias. A iniciativa busca aproximar o público das diferentes realidades do interior baiano e estimular o debate sobre políticas públicas e desenvolvimento regional.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: 24º BPM alcança marca de 30 foragidos capturados após nova prisão no São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) capturou nesta quarta-feira (24), durante o feriado de São João, um indivíduo condenado pela pratica de roubo na cidade de Brumado. O crime foi registrado em 2018.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel Ronivaldo Pontes informou que o homem invadiu uma residência e ameaçou, agrediu e torturou os moradores utilizando uma arma de fogo. Em seguida, fugiu do local levando um valor considerável em joias, R$ 450 mil. “Ele veio para cá dar continuidade a sua ficha criminal e cometer roubos na nossa cidade. Achou que ia ficar impune, mas não. Foi preso e cumprirá sua pena”, comentou.

O suspeito estava residindo na cidade de Cariacica, no Espírito Santo. Pelo crime, o homem foi condenado a uma pena total de 8 anos, 4 meses e 25 dias de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

O comandante destacou que uma das prioridades do 24º BPM é prender indivíduos com mandados de prisão em aberto com a finalidade de que eles não voltem a cometer novos delitos. “Nosso setor de inteligência identificou esse homem e nosso centro fez a apreensão e o entregou para o Judiciário para que ele, efetivamente, inicie o cumprimento da pena em regime fechado”, afirmou.

O indivíduo é o 30º preso com mandado de prisão em aberto capturado pelo 24º BPM na região.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeitura de Guanambi cobra Codevasf para conter vazamento na Barragem de Ceraíma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um vazamento na comporta da Barragem de Ceraíma, localizada na zona rural de Guanambi, tem causado grande desperdício de água e gerado preocupação entre produtores da região. Segundo estimativas, a perda chega a aproximadamente 300 mil litros por hora. Diante da situação, o prefeito Nal Azevedo e o secretário municipal de agricultura, Vanderlei Florêncio, cobraram da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) providências urgentes para solucionar o problema.

De acordo com o prefeito, o desperdício agrava ainda mais o cenário enfrentado pelos produtores rurais. “Já convivemos com a escassez de chuvas e com a retirada de água pela Embasa para o abastecimento de outros municípios, mesmo após a implantação da Adutora do Algodão. Esse vazamento compromete ainda mais a disponibilidade hídrica da barragem e prejudica a atividade produtiva”, destacou.

O secretário também manifestou preocupação com a situação e reforçou a necessidade de uma intervenção imediata. “Calculamos que o volume de água perdido seria suficiente para irrigar quase 200 hectares de manga e outras culturas ao longo de um ano inteiro. É um desperdício inaceitável diante da importância da barragem para a produção agrícola da região”, afirmou.

Após sucessivas cobranças das lideranças locais, o presidente da Cooperativa Agrícola de Ceraíma (Cooperc), Marco Antônio Biludo, informou ter recebido a confirmação de que a empresa All Energy assinou contrato com a Codevasf para executar os serviços de reparo na estrutura e conter o vazamento.

O Perímetro Irrigado de Ceraíma possui mais de 1.000 hectares distribuídos em 137 lotes de produção, cultivando cerca de 15 variedades de frutas e cereais. A produção é comercializada em toda a região e enviada para diversos estados brasileiros, gerando mais de 3 mil empregos diretos e indiretos e movimentando mais de R$ 1 milhão por mês na economia local.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Menina de 11 anos com autismo é vítima de estupro no sul da Bahia Foto: Reprodução/Amurc

Uma menina de 11 anos, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), foi vítima de estupro em Buerarema, no sul da Bahia. O caso revoltou moradores do município.

Segundo informações do Correio 24h, a criança sofreu diversas lesões e recebeu atendimento médico. A família está abalada.

Suspeito de cometer o crime, um jovem de 19 anos foi conduzido à delegacia na segunda-feira (22) para prestar esclarecimentos. Ele não permaneceu preso.

Conforme informações repassadas à família, o suspeito teria transtornos psiquiátricos.

A ocorrência também foi encaminhada ao Conselho Tutelar, que acompanha a situação da vítima e dos familiares.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Arraiá da Conquista 2026 bate recorde de público e se consolida na Bahia Foto: Divulgação/PMVC

Após cinco dias de intensa celebração, o Arraiá da Conquista 2026 chegou ao fim consagrado como uma das edições mais emblemáticas da história de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Pelo segundo ano consecutivo no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, o evento reafirmou a força do município no circuito do São João baiano. Atraindo milhares de moradores e turistas, a festa combinou infraestrutura ampliada, segurança rigorosa e uma grade de atrações de peso, chegando a registrar o impressionante recorde de mais de 70 mil pessoas em uma única noite.

A diversidade musical deu o tom no palco principal, transitando com fluidez entre o forró tradicional, o arrocha, o piseiro e o romantismo. A maratona de shows começou no sábado com apresentações de Tarcísio do Acordeon e Dorgival Dantas, seguidos pelo clima romântico de Priscila Senna e Pablo no domingo. A segunda-feira manteve a energia alta com Tierry e a banda Cacau com Leite. Já na véspera de São João, a tradição nordestina ganhou destaque com Natanzinho Lima e Geraldo Cardoso, preparando o terreno para a grande noite de encerramento, que coroou o evento com as apresentações eletrizantes de Joelma e do sanfoneiro Mestrinho.

A última noite de festa contou ainda com um ingrediente especial: a transmissão ao vivo do jogo da Seleção Brasileira, que uniu duas paixões nacionais e transformou o parque em uma verdadeira arena de torcida antes do início dos shows. Para garantir que ninguém perdesse nenhum detalhe, a organização instalou telões estratégicos dentro e fora do circuito, democratizando o acesso visual às apresentações e à partida de futebol, permitindo que o público nas áreas mais afastadas ou nos acessos de entrada aproveitasse a festa com total conforto e acessibilidade.

Paralelamente aos grandes shows, a Vila Junina despontou como o refúgio favorito das famílias, oferecendo uma imersão cultural rica em cenários temáticos, comidas típicas e apresentações de artistas locais que mantiveram viva a essência da tradição do interior. Toda essa engrenagem funcionou sob a coordenação integrada de diversas secretarias municipais, que garantiram serviços eficientes de saúde, limpeza, mobilidade urbana e assistência social.

A prefeita Sheila Lemos celebrou o saldo amplamente positivo do evento e destacou que o Arraiá superou todas as expectativas da gestão. Elogiando o comportamento ordeiro do público e a recepção calorosa que encantou os artistas nacionais, a gestora enfatizou que a edição de 2026 consolidou em definitivo o evento no topo dos festejos juninos do estado. Sem perder tempo, a prefeita encerrou a festa com os olhos no futuro, deixando o convite aberto para o público aguardar as novidades que estão por vir no Arraiá da Conquista 2027.

Educação
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ufba abre concurso público com 37 vagas e salários de até R$ 13 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) abriu inscrições para um novo concurso público destinado ao preenchimento de 37 vagas para a carreira de Magistério Superior. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25) e prevê oportunidades para diversas áreas do conhecimento.

As inscrições vão até 27 de julho de 2026, até as 12h (horário local), exclusivamente pela internet, por meio do sistema de concursos da universidade. Os valores da taxa variam conforme a titulação exigida para cada vaga: R$ 150 para áreas que exigem graduação, aperfeiçoamento ou especialização; R$ 180 para vagas com exigência de mestrado; e R$ 200 para aquelas que exigem doutorado.

O edital também prevê isenção da taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), integrantes de famílias de baixa renda e doadores de medula óssea. Os pedidos de isenção poderão ser feitos entre 25 de junho e 6 de julho.

Do total de vagas, 24 são destinadas à ampla concorrência, duas para pessoas com deficiência, nove para candidatos negros, uma para indígenas e uma para quilombolas.

Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico Único dos servidores públicos federais. A remuneração inicial varia de acordo com o regime de trabalho e a titulação. Para docentes com doutorado em regime de dedicação exclusiva, o salário inicial pode chegar a R$ 13.753,96.

O concurso será composto por prova teórico-prática ou prova escrita, prova didática, avaliação de títulos e defesa de memorial. As etapas de seleção ocorrerão entre os dias 3 de setembro e 6 de novembro de 2026, em datas a serem divulgadas posteriormente pela universidade.

Riacho de Santana
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Gostou do poder: Prefeito de Riacho de Santana busca disputar 3º mandato consecutivo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O cenário político de Riacho de Santana voltou a ficar aquecido após o prefeito João Vitor Martins Laranjeira admitir publicamente o desejo de disputar o comando do Executivo municipal mais uma vez. Em entrevista concedida à Rádio Cidade FM, o gestor revelou otimismo após uma viagem estratégica a Brasília, onde se reuniu com advogados especializados em Direito Eleitoral para estudar minuciosamente as brechas da legislação e viabilizar juridicamente uma nova candidatura.

A articulação nos bastidores busca encontrar respaldo para um caso peculiar na política local. João Vitor assumiu a cadeira de prefeito em abril de 2024, após a renúncia do então titular Tito Eugênio Cardoso de Castro. Poucos meses depois, nas eleições de outubro do mesmo ano, ele disputou o pleito e saiu vitorioso nas urnas para o atual mandato. Diante desse histórico, uma nova candidatura esbarra na tese do terceiro mandato consecutivo, proibida pela legislação brasileira, o que obriga o prefeito a travar uma complexa batalha de teses nos tribunais.

A defesa do gestor aposta em entendimentos recentes e jurisprudências dos tribunais eleitorais envolvendo vice-prefeitos que assumiram o cargo de forma definitiva pouco antes das eleições. Segundo João Vitor, embora seu caso guarde especificidades que demandarão uma discussão profunda e individualizada na Justiça Eleitoral, os pareceres iniciais colhidos na capital federal acenderam uma “grande esperança” em seu grupo político.

A declaração do prefeito mexe diretamente com o tabuleiro eleitoral do município e promete dar início a uma longa queda de braço jurídica. Enquanto a oposição acompanha de perto os movimentos, o prefeito reforça que, se houver o aval da Justiça e o apoio da população, seu nome estará novamente à disposição. Até o momento, nenhum pedido formal ou consulta foi protocolado, e o futuro político de Riacho de Santana segue dependendo da interpretação técnica dos magistrados.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adolescente de 14 anos grávida é esfaqueada oito vezes em Barreiras Foto: Divulgação/PMB

Uma adolescente de 14 anos grávida foi esfaqueada oito vezes no centro de Barreiras, no oeste da Bahia, na quarta-feira (24).

De acordo com a Polícia Militar de Barreiras, a garota estava com os amigos em uma tabacaria, quando foi golpeada por uma outra adolescente. O motivo da briga não foi informado.

Ela foi atingida no rosto, no abdômen, na perna e no braço. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e a vítima foi encaminhada para o Hospital do Oeste, onde passou por cirurgia. O estado de saúde dela é estável.

A polícia não detalhou se a adolescente suspeita de esfaquear a vítima foi apreendida ou não.

Também não foi informado se os ferimentos causaram alguma consequência a gestação da vítima.

Candiba
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Candiba: Incêndio destrói caminhão de poços artesianos e carro em galão Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um incêndio de grandes proporções assustou os moradores do município de Candiba, na terça-feira (23). O fogo começou em um galpão localizado na Rua Dona Rocha Glória, no bairro Palmeiras, e destruiu completamente dois veículos que estavam estacionados no local. A intensidade das chamas e a densa fumaça escura que subiu do imóvel puderam ser vistas de diversos pontos da região, gerando forte clima de apreensão entre os vizinhos.

O fogo atingiu em cheio um caminhão pertencente a uma empresa especializada em perfuração de poços artesianos e, logo em seguida, se alastrou para um veículo de passeio, modelo Ford Belina. Ambos os automóveis foram rapidamente consumidos pelas labaredas. Quando a situação foi finalmente controlada, restaram apenas as carcaças retorcidas dos veículos, consolidando um prejuízo material significativo para os proprietários.

Apesar do susto e do potencial destrutivo da ocorrência, a boa notícia é que não houve o registro de feridos ou vítimas asfixiadas pela fumaça. Até o momento, as autoridades locais não divulgaram o que teria provocado a primeira faísca dentro do galpão. Uma perícia técnica deve ser realizada no imóvel nos próximos dias para apurar as circunstâncias exatas que deram início ao incêndio.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso por estuprar criança de 6 anos e ameaçar mãe da vítima em Firmino Alves Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso em flagrante após estuprar uma criança de seis anos na cidade Firmino Alves, no sul da Bahia, na quarta-feira (24). O suspeito já tinha passagem pela polícia pelo mesmo crime.

De acordo com a Polícia Militar da cidade, após cometer o abuso o suspeito ameaçou a mãe da criança e uma vizinha que havia escutado os gritos da vítima.

Ao chegar no local, os policiais impediram os moradores de lincharem o suspeito.

Segundo o delegado de Firmino Alves, Cristiano Pereira, o suspeito foi encaminhado para o Complexo Policial de Itapetinga e segue à disposição da Justiça nesta quinta-feira (25).

Presidente Jânio Quadros
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é detido com celulares furtados em São João de Presidente Jânio Quadros e xinga policiais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A tranquilidade das festividades juninas na Praça da Feira, em Presidente Jânio Quadros, foi interrompida na madrugada desta quarta-feira (24). Um homem foi conduzido à Delegacia Territorial após ser flagrado por policiais militares portando três aparelhos celulares de origem duvidosa durante o evento.

A captura aconteceu após uma guarnição notar o comportamento extremamente nervoso do suspeito ao perceber a aproximação das autoridades. Diante da atitude suspeita, os policiais realizaram a abordagem e encontraram os dispositivos eletrônicos com o indivíduo.

Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma verificação preliminar feita pelos agentes revelou que dois dos telefones pertenciam a um casal de idosos, que havia relatado a perda dos aparelhos pouco antes no mesmo circuito da festa. Ao ser questionado sobre como conseguiu os smartphones, o homem apresentou uma versão controversa, alegando ter comprado os três celulares de desconhecidos durante o próprio evento.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a unidade policial para o registro da ocorrência. No entanto, a confusão não parou por aí. Ao dar entrada na unidade policial, o homem mudou o comportamento e passou a proferir graves ameaças e ofensas verbais contra os policiais civis e militares que estavam de plantão.

Os aparelhos foram apreendidos para serem devolvidos aos verdadeiros donos. O caso foi oficialmente registrado e agora segue sob a investigação da Polícia Civil, que vai apurar o crime de receptação ou furto, além do crime de desacato e ameaça contra as forças de segurança.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Filho de ex-vice-prefeito de Paulo Afonso é morto a tiros Foto: Reprodução/G1

Um homem de 30 anos foi morto a tiros na quarta-feira (24), na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia. Gabriel de Araújo Lima era filho do ex-vice-prefeito do município, Flávio Henrique. As informações são do G1.

De acordo com a Polícia Civil, o crime é investigado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Paulo Afonso. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Nas redes sociais, o ex-vice-prefeito divulgou uma nota de pesar e informou que o enterro do filho foi marcado para a manhã desta quinta-feira (25), no Cemitério Padre Lourenço Tori, em Paulo Afonso.

Mais

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013