Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Duas pessoas ficam feridas após pá carregadeira tombar na zona rural de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente com maquinário pesado mobilizou equipes de socorro na tarde deste sábado (27), na comunidade de Suruá, localizada na zona rural de Guanambi. O tombamento de uma pá carregadeira deixou duas pessoas feridas e chamou a atenção dos moradores da localidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado imediatamente e deslocou ambulâncias até a comunidade rural. Os paramédicos prestaram os primeiros socorros às duas vítimas ainda no local do acidente para estabilizá-las. Na sequência, os feridos foram transportados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Guanambi, onde passaram por avaliações médicas detalhadas.

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) também enviou agentes para atender a ocorrência. A equipe ficou responsável por isolar e controlar a área do acidente, garantindo a segurança de quem trafegava pelo trecho e adotando os procedimentos padrão para esse tipo de sinistro.

Até o momento, os órgãos oficiais não divulgaram informações sobre o que teria provocado a perda de controle e o consequente tombamento da máquina pesada. O estado de saúde atualizado das duas vítimas também não foi detalhado pela unidade médica. As circunstâncias do acidente técnico deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Atentado a tiros em praça deixa dois feridos no distrito de Mutans Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O meio-dia deste sábado (27) foi marcado por momentos de pânico no distrito de Mutans, na zona rural de Guanambi. Dois homens, ambos de 30 anos, ficaram feridos após uma tentativa de homicídio registrada em plena Praça da Igreja Matriz, nas proximidades de um bar local. A ação criminosa assustou os moradores que passavam pela região no momento dos disparos.

Conforme o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, a principal vítima do atentado foi identificada como Eurivan da Silva Viana. Ele estava em frente ao estabelecimento comercial desde o fim da manhã quando dois homens vestidos com roupas pretas, a bordo de uma motocicleta CG 150 prata, iniciaram a abordagem. Os suspeitos circularam a praça antes de retornar ao bar, momento em que o passageiro sacou a arma e efetuou entre quatro e cinco disparos. Um dos tiros atingiu a região lateral do peito de Eurivan.

No momento do ataque, a segunda vítima, Damião Ribeiro dos Santos, que trabalhava na cozinha do estabelecimento, acabou sendo atingida de raspão no ombro por um dos projéteis. Após os primeiros disparos, Eurivan conseguiu correr para se proteger, enquanto os criminosos aceleraram a motocicleta e fugiram em direção desconhecida.

Ambos os feridos foram socorridos e encaminhados às pressas para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). De acordo com as autoridades, as vítimas receberam o atendimento médico necessário e receberam alta hospitalar ainda na tarde de sábado. Eles foram orientados a comparecer à Delegacia Territorial da cidade para prestar depoimento. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para apurar a motivação do crime e identificar os autores.

Riacho de Santana
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Riacho de Santana: Jovem de 24 anos é esfaqueada pela irmã e morre no HGG Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma tragédia familiar chocou os moradores da comunidade de Piçarras, localizada na zona rural de Riacho de Santana. Welia de Jesus Santos, de 24 anos, morreu após ser esfaqueada pela própria irmã durante uma discussão. O crime ocorreu na última quinta-feira (25).

De acordo com os registros oficiais da Polícia Civil, Welia chegou a receber os primeiros socorros e foi transferida às pressas para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Apesar dos esforços da equipe médica para reverter o quadro clínico gravíssimo, a jovem não resistiu à gravidade dos ferimentos e teve o óbito confirmado na madrugada deste sábado (27), por volta das 4h45.

A principal suspeita do crime é a irmã da vítima, de 33 anos. O boletim de ocorrência detalha que o ataque aconteceu no calor de um desentendimento entre as duas, momento em que a irmã teria desferido o golpe de faca contra a caçula.

As circunstâncias exatas e a motivação por trás do desentendimento que terminou em morte ainda são desconhecidas. O caso foi formalmente registrado por uma terceira irmã das envolvidas, que compareceu à delegacia para comunicar o falecimento de Welia. A Delegacia Territorial de Riacho de Santana já assumiu as investigações para esclarecer os fatos e determinar a responsabilidade legal da suspeita.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Saúde, segurança e infraestrutura: os detalhes da pauta da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na pauta da sessão legislativa ordinária desta segunda-feira (29), a Câmara de Vereadores de Brumado colocará em apresentação 2 Projeto de Resolução, 1 Requerimento e 7 indicações.

Estas últimas versam sobre diversos temas, entre os quais a implantação de uma Base Comunitária da Polícia Militar no Bairro Santa Tereza; a implantação de uma Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar no Bairro das Flores; a implantação de uma ciclovia e de uma pista exclusiva para caminhada (passeio para pedestres) na Avenida Salvino Lopes, localizada na Vila Presidente Vargas; a implantação do Programa Municipal "Remédio em Casa", destinado à entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo para pacientes acamados, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida cadastradas na rede municipal de saúde; a  realização de estudo técnico de engenharia de tráfego visando à implantação de redutores de velocidade, bem como de sinalização viária vertical e horizontal, no entroncamento da Rua Cleóbulo Meira Leite, Rua José Bonifácio de Souza e Avenida Centenário, ao lado do Restaurante Terceiro Milênio, em razão do intenso fluxo de veículos e pedestres que circulam diariamente pelo local; a construção de uma barragem no Rio Brumado, no Poço da Lagartixa, na Comunidade de Boa Vista, situada no Distrito de ltaquaraí; e a análise da possibilidade de ter o atendimento nos postos de saúde até às 21 horas.

O Requerimento nº 009/2026 dispõe sobre a implantação de treinamentos de primeiros socorros nas escolas da rede municipal de ensino, bem como a realização de capacitações educativas voltadas aos funcionários de restaurantes e estabelecimentos similares do município, em parceria com o Samu e o Corpo de Bombeiros.

O Projeto de Resolução nº 008/202, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao Padre Marcus Vinícius Silva, Pároco do Senhor Bom Jesus.

O Projeto de Resolução nº 007/2026, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao Padre Alessandro dos Santos Alves, Pároco da Nossa Senhora Aparecida e São Cristovão.

Rio de Contas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Idoso de 79 anos morre após colisão entre carro e moto em Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 79 anos, identificado como Gerson Santos Novais, morreu após se envolver em um grave acidente de trânsito na tarde de sábado (27), na zona rural do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina.

O acidente, do tipo colisão frontal/lateral envolvendo um carro e uma motocicleta, aconteceu por volta das 16h20 em uma estrada vicinal no povoado deTranqueiras.

Segundo o boletim de ocorrência recebido pelo site Achei Sudoeste, a vítima foi socorrida ainda com vida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Municipal de Rio de Contas. Apesar dos esforços do médico plantonista, o idoso não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito na unidade de saúde.

Um detalhe que chama a atenção no registro policial é que nenhuma testemunha soube informar quais eram os veículos envolvidos no acidente ou as suas características, uma vez que eles não foram localizados no local da colisão pelas equipes de socorro.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada para realizar a remoção do corpo do hospital e encaminhá-lo ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para a realização da necropsia. O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial de Brumado como morte acidental de trânsito e segue sob investigação.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Irecê: Jovem tenta aplicar golpe usando livro recheado de notas falsas e é preso Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um jovem, de 21 anos, suspeito de adquirir moeda falsa por meio de encomenda postal, foi preso em flagrante na quinta-feira (25), no município de Irecê. A ação foi realizada por equipes do Serviço de Investigação (SI) da 1ª Delegacia Territorial, após informações repassadas pela Polícia Federal (PF).

Com base nas informações recebidas, os policiais civis iniciaram o monitoramento do suspeito, que compareceu a uma agência dos Correios para retirar uma encomenda destinada ao seu nome. Após receber o objeto postal, ele foi abordado ainda na área externa da unidade. Durante a inspeção da encomenda, os investigadores localizaram um livro contendo dez cédulas com aparência de notas de R$ 100, totalizando R$ 1 mil em moeda falsa.

O suspeito foi preso e conduzido à unidade policial, juntamente com o material apreendido, sendo autuado em flagrante. Ele permanece à disposição do Poder Judiciário.

Palmas de Monte Alto
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Suspeito é preso com 1,5 kg de drogas e máquina de cartão em Palmas de Monte Alto Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação da Rondesp Meio Oeste resultou na prisão de um homem e na apreensão de uma expressiva quantidade de entorpecentes na noite deste sábado (27), no município de Palmas de Monte Alto. A intervenção ocorreu durante um patrulhamento de rotina, quando os policiais militares receberam denúncias anônimas sobre uma intensa comercialização de drogas em uma determinada região da cidade.

Segundo informou a Rondesp Meio Oeste ao site Achei Sudoeste, ao se aproximar do local indicado para averiguar as informações, a guarnição flagrou um indivíduo em atitude suspeita. Ao notar a presença das viaturas, o homem tentou fugir correndo, mas a tentativa de evasão foi frustrada pelos militares, que agiram rapidamente, alcançando e abordando o suspeito logo em seguida.

Durante as buscas e diligências na área, os policiais localizaram um verdadeiro kit para o tráfico de drogas. Ao todo, foram apreendidos 1,250 kg de maconha, 247 gramas de cocaína e 44 gramas de crack. Além dos entorpecentes, as equipes recolheram uma balança de precisão, diversas embalagens plásticas utilizadas para comercializar os produtos, um aparelho celular iPhone, R$ 117,00 em espécie e, chamando a atenção, uma máquina de cartão de crédito e débito, usada para facilitar o pagamento dos usuários.

Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão. Todo o material ilícito foi recolhido e, junto com o suspeito, foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi formalmente registrada e as medidas cabíveis foram adotadas pela Polícia Civil.

Ibipitanga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: acidente trágico ceifa a vida de motociclista na BA-245 em Ibipitanga Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito nesta sexta-feira (26) resultou na morte de uma mulher na BA-245, em Ibipitanga. A colisão fatal aconteceu por volta das 7h30, no trecho que dá acesso ao município de Ibitiara. A vítima foi identificada como Elizângela Araújo.

Imagens de câmeras de segurança e vídeos que circulam nas redes sociais registraram o momento exato do impacto. De acordo com as imagens recebidas pelo site Achei Sudoeste, a motociclista saía do posto de combustíveis às margens da rodovia e, ao tentar ingressar na pista, acabou sendo atingida violentamente por um veículo de passeio que trafegava pela via. A força da batida foi tão severa que Elizângela não resistiu aos ferimentos e morreu no local, antes mesmo que as equipes de socorro pudessem prestar os primeiros atendimentos.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Araújo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa.

As circunstâncias e as responsabilidades do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. A Polícia Civil, através da Delegacia Territorial de Ibipitanga, deve analisar as imagens do circuito de monitoramento e os levantamentos periciais realizados no trecho da rodovia para esclarecer a dinâmica exata da colisão.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Motorista de aplicativo denuncia ameaça com facão contra passageira na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um motorista de aplicativo viveu momentos de tensão na madrugada deste sábado (27), na zona rural de Guanambi. O condutor acionou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) após presenciar uma passageira ser ameaçada por um homem armado com um facão e impedida de retornar ao seu veículo. O caso aconteceu por volta das 5h33, na altura do Km 405 da BR-030.

De acordo com o relato do motorista ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom), ele havia acabado de realizar uma corrida e deixado a mulher no local indicado. Assim que ela desembarcou e se aproximou de outro automóvel, o suspeito apareceu portando o facão e a rendeu, impedindo que ela desistisse e voltasse para o carro do aplicativo. Diante da grave ameaça, o motorista se afastou e pediu ajuda policial imediatamente.

Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, uma guarnição foi deslocada com urgência para o trecho da rodovia. Ao chegarem ao ponto indicado, os policiais encontraram apenas o veículo onde teria ocorrido a abordagem, estacionado às margens da pista. Nem a suposta vítima nem o agressor foram localizados no perímetro.

Os militares realizaram uma vistoria minuciosa no automóvel abandonado, mas nenhum objeto ilícito ou irregularidade administrativa foi encontrado. A equipe também fez buscas na vegetação ao redor e tentou contato com moradores de propriedades rurais vizinhas para obter informações, mas ninguém foi encontrado. O caso foi registrado pela PM, que encerrou as buscas no local, e o mistério sobre o paradeiro da passageira segue sob investigação.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Motorista fica ferido após caminhão colidir contra paredão de pedras na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate e da Polícia Militar no início da tarde da última sexta-feira (26), em um trecho sinuoso da BR-030. Um caminhão caçamba, de cor branca, colidiu violentamente contra um paredão de pedras às margens da rodovia, na famosa região da Serra dos Brindes, no município de Guanambi.

O veículo trafegava no sentido Caetité a Guanambi por volta das 12h20 quando o condutor, um homem de 59 anos, perdeu o controle da direção por motivos ainda desconhecidos, saindo da pista e batendo contra a rocha. Uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que realizava patrulhamento de rotina pela rodovia federal, deparou-se com o cenário do acidente logo após o impacto e iniciou os primeiros procedimentos de socorro.

O motorista sofreu um forte trauma na face devido à gravidade da batida. Ele recebeu os primeiros atendimentos ainda no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, em seguida, foi encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG) para receber cuidados médicos especializados.

Para evitar novos acidentes no trecho, que é conhecido pelo alto índice de periculosidade, os policiais militares realizaram a sinalização e o isolamento parcial da via até a conclusão do registro da ocorrência. O caminhão caçamba, que ficou com a cabine destruída, foi formalmente entregue pelos militares ao irmão da vítima, que ficou responsável pela remoção do veículo do local.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Procurado por estupro no Rio de Janeiro é preso em ônibus em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem que estava com um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro foi preso na tarde da última sexta-feira (26), em Vitória da Conquista. A captura ocorreu durante uma fiscalização de rotina em um ônibus intermunicipal que trafegava pela região. A ação foi realizada pela Rondesp Sudoeste, em um trabalho integrado com o Grupo de Capturas da Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista (GCAP/DPF/VDC).

A abordagem ao coletivo fazia parte de uma operação de rotina para localizar drogas, armas ou outros ilícitos que pudessem estar sendo transportados nas estradas da região. Durante a verificação dos passageiros e a checagem dos documentos no sistema, os policiais identificaram o homem e constataram que contra ele havia uma ordem de prisão pendente, expedida pela Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão imediata dentro do veículo, sem chance de reação. O capturado foi conduzido pelas equipes policiais e apresentado à autoridade competente na Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, onde passou pelos procedimentos legais e permaneceu custodiado, ficando à disposição do Poder Judiciário fluminense para o recambiamento.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Poções: Bandidos tentam fugir de moto, mas acabam presos após roubo de carro Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma ação rápida dos policiais militares da 79ª CIPM terminou com a prisão de dois homens e a recuperação de um carro roubado na última sexta-feira (26). O crime começou na cidade de Vitória da Conquista, onde a dupla armada roubou um Ônix branco e fugiu em direção à zona rural do município vizinho de Poções. Os criminosos utilizaram uma motocicleta CG 160 Start para dar suporte à ação.

Assim que receberam o alerta sobre o assalto, as equipes policiais iniciaram buscas intensas pelas estradas de terra da região rural de Poções. Com a ajuda de informações de moradores, que avistaram homens com as mesmas características dos suspeitos circulando pela localidade, a PM conseguiu fechar o cerco na região.

Durante o patrulhamento, os policiais flagraram a dupla tentando escapar a bordo da mesma motocicleta utilizada no crime. Ao receberem ordem de parada, os suspeitos ainda tentaram acelerar e fugir, mas foram rapidamente interceptados e contidos pelas guarnições que faziam o cerco na área.

Dando continuidade às buscas no local da captura, os militares encontraram o Chevrolet Ônix escondido e camuflado em uma área de mata fechada. Durante a revista pessoal nos criminosos, os policiais também apreenderam um simulacro de pistola, que teria sido a arma cenográfica utilizada para render a vítima em Vitória da Conquista.

Ao final da operação, foram apreendidos o carro recuperado, a motocicleta dos assaltantes e a falsa pistola. Os dois suspeitos foram levados para passar por atendimento médico de praxe e, em seguida, foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, onde foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora ganha reforço com nova pá carregadeira para acelerar obras Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O município de Livramento de Nossa Senhora deu um passo importante para acelerar as obras públicas na região. Na manhã desta sexta-feira, a frota de máquinas da Prefeitura Municipal ganhou o reforço de uma nova pá carregadeira zero quilômetro. O equipamento pesado foi adquirido por meio de emenda parlamentar e entregue oficialmente à administração local, tornando-se uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento urbano e rural.

A chegada do maquinário representa uma vitória pessoal para a gestão da prefeita Joanina Sampaio, que vem priorizando investimentos robustos na infraestrutura da cidade. Sob o comando da prefeita Joanina, a nova pá carregadeira será integrada imediatamente ao cronograma de serviços públicos, com foco total na ampliação da capacidade operacional do município, na recuperação contínua de estradas vicinais e na melhoria da mobilidade para as comunidades que mais precisam.

A solenidade de entrega foi marcada pelo tom de cooperação institucional em prol do avanço de Livramento de Nossa Senhora. O evento contou com a participação de lideranças locais e membros do secretariado municipal, que fizeram questão de acompanhar o recebimento do equipamento, considerado um divisor de águas para dar mais agilidade aos serviços essenciais e ao atendimento das demandas da população.

Sempre atuante na busca por melhorias, Sampaio expressou seu agradecimento pela destinação dos recursos e pela articulação política que tornou o investimento possível. A gestora destacou que sua administração segue firme no propósito de modernizar a estrutura operacional da prefeitura, garantindo que o trabalho chegue com máxima eficiência e rapidez tanto à sede do município quanto às regiões da zona rural.

Com mais esse avanço consolidado, a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora demonstra força e planejamento na execução de políticas públicas. A incorporação da nova máquina não apenas embeleza a frota municipal, mas assegura que o município tenha autonomia e recursos técnicos para continuar transformando a realidade dos cidadãos através de obras de impacto.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Polícia Civil apreende veículo avaliado em R$ 148 mil durante investigação de homicídio em Irecê Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais civis apreenderam um veículo avaliado em R$ 148 mil, na tarde de quinta-feira (25), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no centro de Irecê. A ação integra as investigações sobre o homicídio de Vanderlei Alves Ribeiro, de 37 anos, morto por disparos de arma de fogo no bairro Asa Sul, em setembro de 2025.

Durante as diligências, equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti) identificaram indícios de que bens móveis teriam sido adquiridos com recursos de origem ilícita, entre eles o veículo apreendido. Diante das evidências, foi representado judicialmente o sequestro de bens vinculados aos investigados.

As investigações também apontam indícios de que o automóvel era utilizado no contexto de atividades relacionadas ao crime organizado, especialmente ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. O veículo permanece à disposição do Poder Judiciário para a adoção das medidas legais cabíveis.

Boquira
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Tierry passa mal antes de show em Boquira e é atendido em UPA Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Tierry usou as redes sociais para fazer um desabafo honesto com os fãs após cancelar, de última hora, o show que realizaria na cidade de Boquira. Visivelmente abatido, o artista gravou um vídeo, nesta sexta-feira (26), direto de Macaúbas, município vizinho, explicando que foi impedido de subir ao palco devido a problemas de saúde mental que acabaram afetando diretamente a sua capacidade física de cantar.

No relato, o artista abriu o coração e revelou que os últimos dias têm sido intensamente difíceis, culminando em um esgotamento que travou sua voz. Tierry destacou que preferiu ser totalmente transparente com o público em vez de criar uma justificativa médica fictícia para o ocorrido. Ele reforçou que, embora quisesse muito se apresentar e tenha tentado até o último minuto, seu corpo e sua mente atingiram o limite, tornando a performance impossível.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o cantor precisou receber atendimento médico e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaúbas. No vídeo, Tierry apareceu acompanhado por dois médicos que deram o suporte necessário diante do quadro do artista.

Ainda na mensagem gravada para a população de Boquira, o cantor agradeceu a compreensão dos organizadores locais e dos fãs pelo momento delicado. Ele lamentou o imprevisto, elogiou a sensibilidade da equipe que o acolheu na região e garantiu que pretende retornar em breve à cidade para entregar o show que o público merece, assim que estiver totalmente recuperado.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homologada licitação de R$ 60 milhões para asfaltar BA-617 entre Condeúba e Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) oficializou, nesta sexta-feira (26), o resultado da licitação para as obras de pavimentação na rodovia BA-617. O projeto abrange uma extensão de 51,49 quilômetros, ligando o entroncamento da BA-263, no município de Condeúba, ao entroncamento da BA-026, em Caculé. A melhoria na malha rodoviária promete otimizar o fluxo de veículos e o escoamento de produção na região sudoeste do estado.

A empresa Construtora Gil Ferreira Ltda. foi declarada vencedora do certame, realizado sob a modalidade de concorrência eletrônica (Nº 014/2026). O critério de julgamento adotado foi o de maior desconto, resultando em um valor total contratado de R$ 60.705.082,10. O processo administrativo corre sob o número 024.2058.2026.0002921-18.

O resultado do certame já foi devidamente homologado e o objeto adjudicado pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, com base no Decreto Estadual nº 22.885/2024. A publicação oficial foi liberada autorizando o início dos trâmites para a assinatura do contrato e ordem de serviço.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Investigado por estupro de vulnerável e tráfico de pessoas é preso em Valença Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na quinta-feira (25), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 56 anos, investigado pelos crimes de estupro de vulnerável e tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. A prisão ocorreu na localidade de Jiquiriçá, zona rural de Valença, durante ação que também deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Valença.

Segundo as apurações realizadas pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), os crimes eram praticados contra uma menina desde janeiro deste ano. As investigações apontam que os abusos ocorriam na residência do investigado, que era amigo da família da vítima. Durante a apuração, foram reunidos laudos periciais, exames médicos, depoimentos de testemunhas e outras provas que fundamentaram o pedido de prisão.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma carabina calibre .22, 38 munições do mesmo calibre, celulares e outros aparelhos eletrônicos. O investigado também foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A ação foi realizada por equipes do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) e da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Após a prisão, o investigado foi submetido aos exames de praxe e permanece custodiado à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e a identificação de outros envolvidos.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Feira da Agricultura Familiar atende expectativas para organizadores e expositores em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último final de semana, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária foi realizada com êxito no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Luciane Martins, que está à frente da assessoria de comunicação da Associação Divina Providência, realizadora do evento, disse que o evento é um momento de comercialização dos produtos da agricultura familiar, em primeiro lugar, mas também uma oportunidade de confraternização e troca de experiências entre os agricultores rurais.

Martins destacou que a feira é promovida anualmente com o objetivo de dar visibilidade aos produtores, muitos dos quais passam a ser conhecidos em seus segmentos através do evento. Para além dos fins comerciais, a iniciativa é um encontro para troca de experiências e para promoção dos trabalhos, atividades e serviços dos agricultores familiares.

A proposta é fortalecer a agricultura familiar e a economia popular na cidade e na região, motivando os agricultores a produzirem de forma agroecológica.

Neste ano, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal. Para Luciane, essa parceria foi fundamental para oferecer uma estrutura maior e mais organizada aos agricultores e ao público presente. “Atingimos os nossos objetivos”, avaliou.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pai é preso após confessar ao ChatGPT plano para matar o próprio filho e evitar pagamento de pensão Foto: Divulgação/PC-ES

Um homem de 36 anos foi preso no Espírito Santo suspeito de planejar a morte do próprio filho para não pagar pensão alimentícia à ex-companheira. Segundo a Polícia Civil, ele revelou o plano em conversas com o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI.

A prisão ocorreu no último dia 19, na zona rural de São Gabriel da Palha, um dia antes da data em que o crime, segundo a investigação, seria executado. O caso foi divulgado pela polícia na quinta-feira (25).

Conforme as investigações, o FBI recebeu informações fornecidas pela OpenAI e encaminhou o caso ao Ministério da Justiça, que repassou os dados à Polícia Civil do Espírito Santo.

O delegado Ícaro Olímpio, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), informou ao g1 ES que o suspeito relatou nas conversas que pretendia contratar um pistoleiro para matar o filho, com quem não mantinha contato. Em uma das mensagens, também teria informado que possuía uma arma, uma corda e cianeto.

Ainda conforme a polícia, o homem também manifestou a intenção de realizar atentados contra escolas, igrejas e autoridades públicas, com o objetivo de fazer o maior número possível de vítimas.

A investigação aponta que os dados compartilhados pela empresa responsável pela plataforma forneceram elementos suficientes para impedir os crimes. O suspeito foi preso durante o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

Inicialmente, ele negou os fatos, mas a Polícia Civil informou que continua apurando o caso. Os materiais apreendidos passarão por perícia, e o homem poderá ser indiciado após a conclusão das investigações.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motoboy morre após colisão com animal e caminhão em anel viário de Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um jovem, de 21 anos, morreu após um acidente na madrugada desta sexta-feira (26) em Vitória da Conquista. Segundo a TV Sudoeste, a vítima, identificada Márcio Vitor Santos Silva, trabalhava de motoboy em toda madrugada e estava na última entrega.

Ele seguia para o bairro Miro Cairo, onde residia, quando acabou colidindo com um cachorro que passava pela pista.

No impacto, o motociclista perdeu o controle da direção e atingiu um caminhão. O jovem morreu no local. O fato ocorreu por volta das 4h10 na entrada do bairro Remanso, no anel viário de Vitória da Conquista. Devido ao acidente, a pista ficou interditada e foi liberada já por volta das 7h30.

Após a confirmação do óbito, o corpo do jovem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

Ainda segundo informações, este foi o quarto acidente com vítimas no anel viário da BR-116 apenas neste mês de junho. As causas do acidente devem ser apuradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Arrecadação federal bate recorde de R$ 266,8 bilhões em maio Foto: Divulgação

A arrecadação federal atingiu R$ 266,8 bilhões em maio de 2026, o maior resultado para o mês desde o início da série histórica da Receita Federal, em 1995. As informações são da Agência Brasil.

O desempenho foi impulsionado principalmente pelo aumento das receitas ligadas ao petróleo, pela atividade econômica e por mudanças na tributação adotadas nos últimos anos.

O valor representa alta real (acima da inflação) de 10,69% em relação a maio de 2025, já descontada a inflação. No acumulado de janeiro a maio, a União arrecadou R$ 1,32 trilhão, também recorde para o período.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia às vésperas do São Pedro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado anunciou uma medida de grande impacto para a economia do município nesta sexta-feira (26). Com o adiantamento do pagamento dos salários de todos os servidores municipais, a gestão local injeta aproximadamente R$ 10 milhões em circulação. A iniciativa promete movimentar de forma imediata o comércio varejista, o setor de serviços e os empreendedores locais, criando um ambiente de forte otimismo econômico.

A decisão de antecipar o crédito nas contas dos trabalhadores reforça o compromisso da administração pública com a valorização do funcionalismo e com a gestão responsável das finanças. Ao disponibilizar os vencimentos antes do prazo regular, centenas de famílias brumadenses ganham mais fôlego financeiro para planejar suas despesas, além de garantir maior poder de compra para aproveitar as tradicionais celebrações que tomam conta da cidade nesta época do ano.

O impacto positivo da medida é sentido de forma ainda mais expressiva devido à coincidência com os festejos de São Pedro, período em que o fluxo comercial naturalmente se intensifica. Com mais recursos disponíveis no mercado, a expectativa é de que as vendas em lojas de confecções, calçados, supermercados e no setor de eventos registrem um crescimento significativo, impulsionando a geração de renda e fortalecendo a sustentabilidade dos negócios locais.

Este adiantamento salarial reflete o cenário de equilíbrio fiscal e o planejamento estratégico mantidos pela prefeitura, que asseguram o cumprimento rigoroso das obrigações financeiras e a manutenção das contas públicas em dia. A ação reafirma a capacidade administrativa do município em promover o desenvolvimento econômico regional, gerar novas oportunidades de consumo e elevar a qualidade de vida da população em um momento de grande celebração cultural.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA intervém para garantir transferência segura de idosos de abrigo em Belmonte Foto: Divulgação/PMB

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria de Justiça de Belmonte, emitiu uma recomendação formal ao Prefeito Municipal e à Secretaria Municipal de Assistência Social exigindo medidas urgentes para a proteção da população idosa local. O documento publicado nesta sexta-feira (26) e recebido pelo site Achei Sudoeste alerta para a fragilidade da rede de proteção social do município e foca na necessidade de uma transição planejada e segura para os idosos acolhidos em uma instituição de longa permanência que corre o risco de fechar as portas de maneira abrupta.

A intervenção da promotoria decorre do acompanhamento das condições de funcionamento de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) na região: o Abrigo Casa Feliz da Silvana e o Abrigo São Vicente de Paula. Inspeções realizadas pelo órgão técnico do Ministério Público apontaram que a sede da Casa Feliz da Silvana precisaria mudar de imóvel. Diante disso, a gestão municipal sugeriu o encerramento das atividades da entidade. Contudo, o MP-BA ressalta que o fechamento não pode ocorrer de forma desamparada, o que violaria os direitos fundamentais dos residentes.

Entre as principais determinações estipuladas pelo promotor substituto Matheus Daibert Duarte Silva, o município tem o prazo de até 60 dias para elaborar e implementar uma Política Municipal de Proteção à Pessoa Idosa voltada especificamente para o acolhimento institucional de longa permanência. Além disso, a prefeitura deverá apresentar um cronograma detalhado de transferência dos idosos para o Abrigo São Vicente de Paula, garantindo o custeio integral de alimentação, medicamentos e despesas operacionais da Casa Feliz da Silvana até que o processo de transição seja totalmente concluído.

A prefeitura de Belmonte recebeu o prazo de 15 dias para informar oficialmente se acatará ou não os termos da recomendação ministerial. O Ministério Público advertiu expressamente as autoridades locais de que o descumprimento injustificado das medidas solicitadas poderá resultar no ajuizamento de uma Ação Civil Pública para a tutela dos idosos e na responsabilização legal dos agentes públicos competentes. Para avaliar as condições de recepção dos novos moradores, uma vistoria técnica in loco também foi solicitada no Abrigo São Vicente de Paula.   

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM afasta suspeita de superfaturamento em contratos do São João em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PMVC

A conselheira Camila Vasquez, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), indeferiu, nesta sexta-feira (26), o pedido de medida cautelar que buscava suspender os efeitos financeiros das contratações dos artistas Pablo, Joelma e Dorgival Dantas para os festejos juninos de 2026 em Vitória da Conquista. Segundo decisão recebida pelo site Achei Sudoeste, a área técnica do tribunal, por meio da 5ª Inspetoria Regional de Controle Externo, pedia o congelamento parcial dos pagamentos sob a alegação de sobrepreço. Contudo, a relatora entendeu que as contratações seguiram os ritos legais e que a interrupção dos contratos traria um grave impacto econômico e social para o município.

O pedido de fiscalização foi baseado em um cruzamento de dados com os valores pagos aos mesmos artistas no São João de 2025. Segundo a inspetoria, os cachês acordados para este ano — R$ 690 mil para Pablo, R$ 550 mil para Joelma e R$ 400 mil para Dorgival Dantas — representavam um aumento real de 23,93% a 27,73% acima da inflação do período (IPCA). O órgão técnico alegava descumprimento dos tetos e parâmetros estipulados pela Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, assinada entre o Ministério Público e as Cortes de Contas baianas para conter gastos excessivos com eventos.

Ao analisar o caso, a conselheira Camila Vasquez destacou que a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e o secretário de Cultura Alecxandre Magno Melchisedek Meira conseguiram justificar os preços nos processos administrativos. A gestão municipal apresentou notas fiscais de apresentações recentes dos artistas em outras localidades que comprovam que os valores estão alinhados com a realidade atual do mercado musical nacional. Além disso, uma consulta ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos, gerido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), confirmou que os cachês de Vitória da Conquista estão iguais ou até menores do que a média cobrada pelas atrações no mesmo período.

A decisão monocrática também considerou a proporcionalidade dos gastos em relação às finanças do município. Com uma Receita Corrente Líquida que atingiu R$ 927,9 milhões no primeiro semestre de 2026, o investimento total de R$ 1,64 milhão nas três principais atrações juninas representa apenas 0,18% do orçamento municipal. Para a relatora, o montante investido não compromete o equilíbrio das contas públicas locais e se justifica pelo retorno financeiro esperado para a cidade.

A conselheira aplicou os artigos 20 e 21 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) para alertar sobre o chamado "perigo da demora reverso". Camila Vasquez pontuou que uma intervenção abrupta do tribunal às vésperas dos shows geraria uma quebra de contrato, cancelamentos e prejuízos irreparáveis ao comércio, hotelaria, turismo e transporte locais. A magistrada concluiu que o debate detalhado sobre o mercado de entretenimento exige uma instrução processual profunda, inviável de ser definida em caráter de urgência.

Com a negativa da liminar, as apresentações estão mantidas e o cronograma financeiro do evento segue sem bloqueios. A prefeita e o secretário de Cultura foram formalmente notificados e possuem o prazo regimental de 20 dias para apresentar a defesa e os documentos complementares. O processo continuará tramitando no tribunal e passará pela avaliação de mérito da Corte de Contas e pelo parecer final do Ministério Público Especial de Contas.

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo usou lucros com exportação para conter preço dos combustíveis Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, disse, nesta sexta-feira (26), que o Brasil pôde usar receitas extraordinários obtidas com a alta na cotação do petróleo no mercado internacional para amenizar os efeitos da guerra nos postos de combustíveis.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov, Moretti afirmou que o uso dessas receitas permitiu financiar políticas que reduziram o peso da crise energética global no país, a ponto de, na comparação internacional, o Brasil ter sido um dos países menos impactados pela crise que decorreu dos conflitos entre EUA e Irã.

“Usamos essa receita extraordinária para custear uma série de ações que mitigaram o impacto da guerra para a nossa população. Quando olhamos em perspectiva internacional, hoje o Brasil é um dos países menos afetados pelos efeitos desse cenário”, declarou.

“É nesse sentido que a nossa estratégia foi bem-sucedida, e a população brasileira, de fato, teve uma redução dos efeitos dessa guerra, que não é dela, que não foi feita por ela. Portanto, não seria justo que ela pagasse por isso”, acrescentou.

Moretti disse que a estratégia foi “um sucesso”, uma vez que conseguiu repassar esses lucros extras à população.

“A verdade é que o Brasil é um exportador líquido de petróleo, e a receita, quando o petróleo sobe, também sobe. Não seria justo o Estado brasileiro, sendo sócio, ainda que indireto, dessa dinâmica, ficar mais rico enquanto a população fica mais pobre”, afirmou.

O ministro destacou que, em termos de reajustes percentuais de preços, o impacto no Brasil foi “muito mais baixo do que a média dos demais países”.

Segundo ele, após um aumento inicial no início da guerra, os preços passaram a recuar, movimento atribuído às medidas adotadas pelo governo e à dinâmica do mercado.

“A partir de determinado momento, o que os dados mostram é que houve uma redução dos preços dos combustíveis: houve um aumento inicial e, depois, os preços começaram a cair, como observamos hoje”, disse. As informações são da Agência Brasil.

Mais

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013