Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher desarma ex-companheiro após disparo e ameaças de morte em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma mulher de 30 anos conseguiu desarmar o ex-companheiro, de 32 anos, após ser violentamente ameaçada de morte na manhã desta quarta-feira (24), no distrito de Ceraíma, em Guanambi. O homem invadiu a residência da vítima armado e exigiu o retorno do relacionamento, afirmando que mataria ela e seus filhos caso o pedido fosse recusado. Para tentar intimidá-la, o agressor chegou a efetuar um disparo de arma de fogo para o alto.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 06h30, por meio do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), para atender à ocorrência de violência doméstica. Ao chegar no local, a guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) encontrou a vítima em segurança. Ela relatou aos policiais que, em um momento de desespero e coragem, conseguiu reagir às agressões verbais e psicológicas, tomando a arma das mãos do ex-parceiro. Logo após ser desarmado, o homem fugiu do local.

Os militares realizaram buscas na região e foram até o endereço do suspeito na tentativa de localizá-lo, mas ele não foi encontrado até o momento. A mulher foi acolhida e conduzida à Delegacia Territorial de Guanambi para registrar a ocorrência e receber o suporte necessário. Ela entregou aos agentes a arma utilizada pelo agressor: uma pistola calibre .40 com a numeração raspada, que foi devidamente apreendida para a realização de perícia e andamento das investigações.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher morre atropelada durante São João de Elísio Medrado Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Uma mulher morreu após ser atropelada na noite desta terça-feira (23), durante os festejos de São João de Elísio Medrado, no Recôncavo Baiano. A vítima, identificada como Ariane, teria sido prensada pelo veículo e não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, um carro perdeu o controle da direção e atingiu pedestres que estavam no local da festa. O marido da mulher também ficou ferido e recebeu atendimento médico após o acidente. Até o momento, não há informações oficiais sobre o número total de pessoas atingidas ou o estado de saúde dos demais envolvidos.

Após o ocorrido, a Prefeitura de Elísio Medrado anunciou o cancelamento da programação do São João prevista para esta terça-feira (23), em respeito às vítimas e ao momento de luto vivido pela população. As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Câmara de Brumado vota pacotão com Projeto de Lei e 9 indicações nesta sexta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na pauta da sessão legislativa ordinária desta sexta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Brumado colocará em apresentação 1 Projeto de Lei, 3 Projeto de Resolução e 9 indicações.

Estas últimas versam sobre diversos temas, entre os quais a necessidade de patrolamento nas estradas vicinais das zonas rurais; a criação de um Banco Municipal de Empregos Para Mulheres; a implantação do Programa de Saúde da Mulher Rural com a realização de atendimentos periódicos nas comunidades rurais; a realização do serviço de patrolamento na estrada sentido BA-148 (Brumado-Livramento), começando em Lagoa Funda, Ariri e Riachão; a instalação de um semáforo no cruzamento entre a Avenida Doutor Guilherme Dias e a Rua Deolino de Carvalho; a execução das obras de restauração, patrolamento e melhorias na Estrada da Passagem, no trecho que interliga a BR-030 até a passagem que liga a estrada velha de Umburanas; a necessidade de concluir a pavimentação da Rua Ana Angélica Gama, no Bairro Rodoviário; a construção de um canil no município; e a melhoria da iluminação pública no entorno do campus do Ifba/Brumado.

O Projeto de Lei nº 023/2026 dispõe sobre a instituição do 'Programa Espaço da Nossa Gente', regulamentando o uso e responsabilidades acerca do uso da utilização de espaços públicos para fins sociais.

O Projeto de Resolução nº 010/2026 concede o Título de Cidadão Brumadense ao Senhor José Gomes Guimarães Júnior. O Projeto de Resolução nº 008/202, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao Padre Marcus Vinícius Silva, Pároco do Senhor Bom Jesus. O Projeto de Resolução nº 007/2026, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao Padre Alessandro dos Santos Alves, Pároco da Nossa Senhora Aparecida e São Cristovão.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motociclista foge e joga arma de fogo no chão durante perseguição em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação de patrulhamento tático da Polícia Militar terminou com a apreensão de uma arma de fogo na tarde desta terça-feira (23), no Centro do município de Guanambi. Uma guarnição da Rondesp Meio Oeste circulava pela região quando identificou um homem em uma motocicleta Fan preta. Ao notar a aproximação dos policiais, o condutor acelerou o veículo e iniciou uma fuga em alta velocidade pelas ruas centrais.

Durante a perseguição, o motociclista arremessou um objeto no chão para tentar se livrar do flagrante. Apesar dos esforços da equipe policial para interceptar o veículo, o suspeito conseguiu fugir e não foi alcançado. Os militares retornaram imediatamente ao ponto exato onde o objeto havia sido descartado e realizaram uma varredura minuciosa no perímetro.

No local, os policiais encontraram um revólver da marca Taurus, calibre .38, com numeração de série 1270598, carregado com seis munições do mesmo calibre totalmente intactas. Todo o material foi recolhido pela guarnição e encaminhado à Delegacia de Polícia de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as investigações para identificar o motociclista continuam.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Justiça dos EUA autoriza AGU a atuar em ação contra Alexandre de Moraes Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Justiça dos Estados Unidos autorizou, nesta terça-feira (23), a participação da Advocacia-Geral da União (AGU) na ação movida pelas empresas Rumble e Trump Media contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Com a decisão, fica suspensa a possibilidade de o magistrado ser considerado revel por não ter apresentado defesa no processo.

A AGU havia solicitado sua habilitação na última semana, argumentando que a atuação é necessária para defender a soberania do Estado brasileiro. Segundo o órgão, agentes públicos não podem ser submetidos diretamente à jurisdição estrangeira por atos praticados no exercício de suas funções sem o consentimento do Brasil.

A ação foi apresentada pelas plataformas, que contestam decisões de Moraes relacionadas ao bloqueio de perfis de brasileiros residentes nos Estados Unidos, entre eles o blogueiro Allan dos Santos. As medidas foram determinadas pelo ministro no âmbito de investigações sobre ataques às instituições democráticas.

No mês passado, a Justiça norte-americana autorizou que Moraes fosse notificado por e-mail, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitar um pedido da Rumble para realizar a citação por carta rogatória, mecanismo utilizado para comunicações judiciais internacionais.

Palmas de Monte Alto
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem descumpre medida protetiva e ataca idoso com enxada em Palmas de Monte Alto Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 34 anos foi conduzido à delegacia na tarde da última segunda-feira (22) após descumprir uma medida protetiva de urgência e tentar agredir duas pessoas com uma enxada no povoado de Mata Verde, localizado na zona rural de Palmas de Monte Alto. O flagrante foi realizado por uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) por volta das 16h.

As vítimas, dois homens de 77 e 38 anos, relataram aos policiais que o agressor avançou em direção a eles utilizando a ferramenta agrícola como arma. Apesar do susto e do risco iminente, os dois conseguiram se esquivar a tempo e se afastar do suspeito, evitando que fossem atingidos pelos golpes.

Após conterem a situação no local, os militares recolheram a enxada utilizada na tentativa de agressão. Todos os envolvidos na ocorrência foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi registrado. O homem permaneceu à disposição da autoridade policial para a adoção das medidas cabíveis pelo descumprimento da ordem judicial e pelo crime de ameaça.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Menino de 12 anos é baleado acidentalmente por adolescente em Conceição do Coité Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um menino de 12 anos foi baleado acidentalmente na zona rural de Conceição do Coité, cidade localizada na região sisaleira da Bahia. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (22), na Fazenda Balagão.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que três adolescentes encontraram uma arma artesanal dentro de uma residência. Um deles apontou a arma para o alto e acionou o gatilho, mas o equipamento falhou. Em seguida, ao abaixar a arma, ocorreu o disparo acidental, que atingiu o menino, que estava sentado em um sofá a cerca de 10 metros de distância.

Após o ocorrido, moradores prestaram socorro à vítima e a encaminharam para atendimento médico.

A criança foi atingida por um disparo na região do abdômen e da mão esquerda. O garoto recebeu os primeiros atendimentos em uma unidade de saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.

Na manhã desta terça-feira (23), ele foi regulado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

Ainda segundo a polícia, a arma pertenceria a um homem que atualmente mora em outro estado e havia deixado o artefato na casa da família. O proprietário da arma e o adolescente que manuseava o equipamento não foram localizados.

A arma artesanal foi apreendida e será encaminhada à Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Cantor viraliza após se apresentar para duas pessoas em São João de Ubaitaba Foto: Reprodução/TV Bahia

Um vídeo que mostra um cantor em uma apresentação para apenas duas pessoas ganhou repercussão nas redes sociais nos últimos dias. Apesar da situação inusitada, o artista afirmou que encarou o momento com naturalidade e realizou o show com a mesma dedicação que teria diante de uma grande plateia.

Segundo a TV Santa Cruz, o fato ocorreu na última quinta-feira (18) durante a abertura oficial do São João de Ubaitaba, no Sul da Bahia. Nas imagens aparecem duas mulheres acompanhando o show em frente ao palco. Após a viralização do vídeo, circularam informações de que as espectadoras presentes seriam a mãe e a tia do cantor. A versão foi rebatida pelo artista.

Segundo ele, as mulheres eram amigas e admiradoras do trabalho que compareceram ao evento para prestigiar a apresentação. Em vídeo enviado à emissora, o cantor Ronny Seresteiro afirmou acreditar que o horário do show tenha influenciado para a baixa presença de público.

Ainda de acordo com o artista, a apresentação teve início por volta das 20h, período em que muitos moradores ainda estavam encerrando o expediente de trabalho, fechando estabelecimentos comerciais ou se preparando para participar da programação junina.

Ronny frisou ainda que os músicos não têm autonomia para definir os horários das apresentações e que a responsabilidade dele era cumprir o compromisso firmado com a organização do evento. “O músico não escolhe o horário, quem escolhe é o contratante. Eu estava ali para cumprir o meu papel”, afirmou.

Além das duas mulheres que acompanhavam o show em frente ao palco, o cantor relatou que comerciantes que trabalhavam nas barracas do circuito da festa e uma moradora que assistia da sacada da residência também acompanharam a apresentação.

Com mais de 15 anos de carreira artística e atuando há 28 anos como agente comunitário de saúde, Ronny Seresteiro afirmou que sempre encarou a música como uma paixão e que não mede o valor de uma apresentação pela quantidade de pessoas presentes.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motociclista morre após motorista sem CNH avançar sinal de 'pare' em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Bahia

Um motociclista morreu após uma batida com um carro no cruzamento das avenidas Laura Nunes e Perimetral, em Vitória da Conquista. As informações são do G1. O acidente aconteceu na segunda-feira (22) e foi registrado por uma câmera de segurança instalada na região.

A vítima foi identificada como André Fábio Costa Martins, de 42 anos, conhecido como “André Batera”.

As imagens mostram que o motociclista trafegava pela avenida Laura Nunes quando foi atingido por um carro que não respeitou a sinalização de parada obrigatória. No local, havia uma placa de “pare”. O impacto foi tão forte que André foi arremessado para o alto antes de cair na pista.

Segundo o Sistema de Trânsito de Vitória da Conquista (Sintrans), que atendeu a ocorrência, o motorista do carro, Cleiton Soares da Silva, de 30 anos, não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele foi autuado por avançar a sinalização de parada obrigatória e por dirigir sem habilitação.

O teste do bafômetro foi realizado e deu negativo para consumo de álcool. O condutor foi preso e está à disposição da Justiça.

O corpo de André está sendo velado desde a noite de segunda-feira em uma igreja evangélica da cidade. O sepultamento está previsto para as 13h desta terça-feira (23), no Cemitério da Saudade.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Edigar Mão Branca é atração confirmada no São Pedro dos Olhos D’Água me Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cantor Edigar Mão Branca está confirmado na programação do São Pedro dos Olhos D’Água e promete levar o melhor do autêntico forró pé de serra ao público no próximo dia 27 de junho. A apresentação acontecerá na Praça Coronel Zeca Leite, que será transformada em um grande arraial para celebrar uma das mais tradicionais festas juninas da região.

Com uma carreira consolidada na música nordestina, Edigar Mão Branca é reconhecido por valorizar as raízes culturais do sertão em suas composições. Durante o show, o público poderá cantar e dançar ao som de sucessos como “Nasci e Vou Morrer Vaqueiro”, “São João, Esta É a Festa”, “Gabiraba” e “Cavalgada”.

O artista se destaca pelo estilo autêntico, com repertório inspirado nas vaquejadas, cavalgadas e no cotidiano do homem do campo. Sua musicalidade é marcada pelo uso da viola e do violão, aliados a letras poéticas que preservam e exaltam as tradições nordestinas.

O São Pedro dos Olhos D’Água é uma realização da Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secult), e conta com o patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia e da Bahia Turismo.

O evento também recebe o apoio da Câmara de Vereadores de Brumado, reforçando a parceria entre o poder público e as entidades locais para a valorização da cultura e das tradições juninas.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA aperta o cerco contra poluição sonora em Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da Promotora de Justiça Michely Queiroz de Oliveira, emitiu uma recomendação expressa para combater e reprimir a poluição sonora nos municípios de Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha. A medida, fundamentada no Procedimento Administrativo nº 064.9.310763/2026, visa frear os abusos causados por estabelecimentos comerciais, residências e, principalmente, por sons automotivos conhecidos como “paredões”, que têm afetado a saúde e o sossego dos moradores da região.

No documento recebido pelo site Achei Sudoeste nesta segunda-feira (22), o Ministério Público enfatiza que o barulho excessivo vai além do mero incômodo, configurando-se como um grave problema de saúde pública capaz de provocar estresse, insônia, perda de concentração e até aumentar os riscos de infarto e derrame. O órgão também desmistificou o entendimento popular de que o som alto é permitido antes das 22h, lembrando que a perturbação do sossego e o crime ambiental de poluição sonora podem ser configurados a qualquer hora do dia ou da noite.

A recomendação direciona ações específicas para diversos setores da administração pública e forças de segurança. Proprietários e condutores de veículos devem se abster de utilizar equipamentos que produzam som audível pelo lado externo nas vias públicas. Para garantir o cumprimento, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e o Serviço Municipal de Trânsito foram orientados a intensificar blitze, lavrar autos de infração, reter e apreender veículos irregulares, além de encaminhar os infratores às delegacias locais. O descumprimento pode resultar em prisão em flagrante e enquadramento na Lei de Crimes Ambientais, com penas de reclusão de até quatro anos.

Aos prefeitos de Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha, o MPBA recomendou uma fiscalização rigorosa, especialmente nas proximidades de hospitais, postos de saúde e escolas. O documento destaca que a eventual concessão de licenças municipais para eventos de som automotivo deve, obrigatoriamente, ocorrer longe de zonas residenciais. Além disso, o órgão adverte que as autoridades locais têm um prazo de 10 dias úteis para informar sobre as providências adotadas, e que a negligência a partir desta notificação oficial passará a ser considerada conduta dolosa, sujeitando os envolvidos a severas punições judiciais.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Porto Seguro: Suspeito de lavagem de dinheiro é preso com R$ 700 mil em espécie Foto: Divulgação/PF

Um homem suspeito de lavagem de dinheiro foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (22), na cidade de Porto Seguro, destino turístico no extremo sul da Bahia.

A informação foi divulgada pela Polícia Federal (PF). Com o investigado, foram apreendidos R$ 700 mil em espécie. Uma foto divulgada pela corporação mostra o dinheiro separado em pacotes, por notas de R$ 100 e R$ 200.

Segundo a PF, a prisão é resultado de investigação em curso que apura a movimentação de recursos financeiros de origem não identificada, com indícios de ocultação e dissimulação de valores. O nome do suspeito não foi divulgado.

A investigação aponta que o montante encontrado com o homem teria sido sacado pouco antes da abordagem e apresenta compatibilidade com operações financeiras atualmente sob apuração.

Após o flagrante, o suspeito foi conduzido para a delegacia da PF na cidade, onde foi autuado e segue à disposição da Justiça.

Em nota, a corporação pontuou que as investigações terão continuidade para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a origem e a destinação dos valores apreendidos.

Sebastião Laranjeiras
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem com deficiência é internado com sinais de abuso sexual em Sebastião Laranjeiras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Civil investiga uma denúncia de abuso sexual contra um homem com deficiência, de 42 anos, no município de Sebastião Laranjeiras. O caso passou a ser acompanhado pelas autoridades na tarde da última segunda-feira (22), após a direção do Hospital Municipal da cidade acionar uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao notar sinais suspeitos durante o atendimento médico do paciente.

De acordo com o registro policial recebido pelo site Achei Sudoeste, a equipe médica identificou lesões e indícios compatíveis com violência sexual na vítima. Presente no hospital, a mãe do homem, uma idosa de 82 anos, relatou aos policiais militares que desconfiava de um familiar que reside no mesmo terreno da família.

Diante dos fatos e da gravidade da situação, os policiais militares acompanharam a idosa e a vítima até a Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi formalmente registrada. O homem com deficiência foi encaminhado para a realização de exames periciais necessários para a comprovação do crime.

O familiar apontado pela mãe como o principal suspeito do crime não foi localizado pelos policiais durante as buscas iniciais na região. O caso agora está sob os cuidados da Polícia Civil, que conduzirá as investigações para apurar as circunstâncias do abuso e localizar o paradeiro do investigado.

Licínio de Almeida
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem arromba casa, esconde bens no vizinho e termina preso em Licínio de Almeida Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prendeu um homem em flagrante por furto qualificado e recuperou diversos objetos que haviam sido levados de uma residência no centro de Licínio de Almeida. A ação rápida dos militares aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), logo após o crime ser reportado.

Uma guarnição realizava rondas ostensivas de rotina quando foi acionada pela própria vítima. O morador informou aos policiais que sua residência, localizada na Avenida Rui Barbosa, havia sido arrombada. Mais do que relatar o crime, a vítima explicou que tinha conseguido visualizar parte dos seus pertences escondida em um imóvel vizinho e forneceu pistas sobre o provável local de trabalho do suspeito.

Com as informações detalhadas em mãos, os policiais militares iniciaram diligências pela região e conseguiram localizar o homem apontado como autor do arrombamento. Ao ser abordado, o suspeito acabou confessando o crime e indicou exatamente onde estavam escondidos os bens que havia subtraído da casa.

No local indicado, a PM conseguiu recuperar integralmente o material furtado: uma televisão de 40 polegadas, um botijão de gás e duas cestas básicas. Diante dos fatos, o autor recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com a vítima e todos os objetos recuperados, para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde a Polícia Civil adotou as medidas flagrantes cabíveis.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rondesp flagra armas em banco de caminhonete e prende homem em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem foi conduzido à delegacia na noite desta segunda-feira (22) após ser flagrado pela Polícia Militar com dois revólveres e quase 20 munições dentro de uma caminhonete, em Guanambi. A ação foi realizada por equipes da Rondesp Meio Oeste durante um patrulhamento tático de rotina na região.

Os policiais militares passavam pela Avenida Governador Nilo Coelho quando avistaram o veículo estacionado às margens da rodovia. O que chamou a atenção da guarnição foi o fato de a caminhonete estar com as portas totalmente abertas, com um indivíduo em atitude suspeita logo ao lado. Ao se aproximarem para averiguar a situação, os agentes conseguiram visualizar um revólver deitado diretamente sobre o banco do passageiro.

Diante do flagrante e da fundada suspeita, a equipe realizou a abordagem do homem e iniciou uma busca minuciosa no interior do automóvel. Ao todo, foram apreendidos um revólver Taurus calibre .38 e outro da mesma marca, de calibre .32. Além do armamento, os policiais encontraram 14 munições calibre .38 intactas, cinco deflagradas do mesmo calibre e uma munição calibre .32 também deflagrada.

O suspeito recebeu voz de prisão no local. Todo o material ilícito foi recolhido pela guarnição e apresentado, junto com o conduzido, na Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram tomadas as medidas de polícia judiciária cabíveis.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bombeiros controlam incêndio em caldeira na zona rural de Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Policiais do 20º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foram acionados para combater um incêndio em uma caldeira localizada na zona rural do município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. O incidente mobilizou a equipe para evitar que o fogo tomasse proporções maiores na região.

Ao chegarem ao endereço indicado, os bombeiros constataram que as chamas estavam concentradas no maquinário e ainda não haviam atingido a vegetação nativa ou as estruturas próximas. No entanto, o cenário apresentava um elevado risco de propagação rápida devido às características do ambiente.

A guarnição atuou de forma ágil no combate direto ao fogo, controlando a situação com segurança. A intervenção rápida evitou danos patrimoniais e ambientais mais graves, garantindo a total eliminação de novos focos de risco no local. Ninguém ficou ferido na ocorrência.

Aracatu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Idoso de 87 anos é encontrado sem vida em fazenda na cidade de Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 87 anos foi encontrado sem vida no início da noite desta segunda-feira (22) na Fazenda Mirante, localizada na região de Santa Rita, na zona rural de Aracatu. A vítima foi identificada como Jesuino Neves dos Santos, conhecido popularmente na comunidade como “Bidu do Mirante”.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar socorro, mas, ao chegar à propriedade, encontrou o idoso já caído ao chão e sem os sinais vitais. De acordo com os relatos iniciais da ocorrência, havia marcas de sangue próximas ao corpo da vítima.

Apesar da presença de sangue no local, os socorristas e as autoridades locais não constataram sinais aparentes de agressão física imediata no corpo do idoso. Devido à complexidade do cenário e à falta de testemunhas no momento do ocorrido, as circunstâncias exatas da morte ainda permanecem sob investigação.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e compareceu à fazenda para realizar a perícia técnica da área. O corpo de Jesuino foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passará por exames de necropsia que deverão apontar a causa exata do óbito.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ação da 29ª CIPM em Novo Horizonte resulta em apreensão de drogas e moto adulterada Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite deste domingo (21), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), pertencente à 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizou uma importante apreensão de entorpecentes e recolheu um veículo com suspeita de fraude em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina. A ação ocorreu durante rondas ostensivas de rotina realizadas pelos policiais militares na região municipal.

O flagrante aconteceu quando os militares avistaram um homem conduzindo uma motocicleta. Ao notar a aproximação da viatura policial, o condutor abandonou o veículo abruptamente e fugiu a pé em direção a uma área de mata fechada. Apesar das buscas realizadas pela equipe no perímetro, o suspeito não foi localizado.

Durante a vistoria no local do abandono, os policiais encontraram uma bolsa deixada pelo homem. Dentro dela, os agentes recolheram uma grande quantidade de substâncias análogas à maconha e à cocaína, além de comprimidos com características semelhantes a drogas sintéticas. Também foram apreendidos uma balança de precisão, um aparelho celular e dinheiro em espécie.

Dando continuidade aos procedimentos no local, a guarnição realizou consultas aos sistemas de segurança para verificar a situação da motocicleta deixada para trás. Na inspeção técnica inicial, foram constatados indícios claros de adulteração nos sinais identificadores do veículo. Diante das irregularidades e do material ilícito encontrado, a motocicleta e todo o material apreendido foram encaminhados e apresentados à autoridade policial na delegacia competente para a adoção das medidas cabíveis.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rondesp apreende quase 2,2 kg de drogas em 'boca de fumo' em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma denúncia anônima de moradores sobre a intensa movimentação do tráfico de drogas resultou na prisão de um homem e na apreensão de quase 2,2 quilos de entorpecentes nesta segunda-feira (22), no bairro Monte Pascoal, em Guanambi. A ação foi realizada por uma guarnição da Rondesp Meio Oeste durante patrulhamento tático na região.

Segundo informou a Polícia Militar ao site Achei Sudeste, após receberem as informações de populares, os policiais militares montaram uma campana estratégica nas proximidades do local indicado para monitorar o imóvel suspeito. Durante a vigilância, a equipe confirmou a denúncia ao flagrar um indivíduo entrando e saindo repetidas vezes da residência, em uma dinâmica típica da comercialização de entorpecentes.

O suspeito foi abordado em via pública pelos militares. Durante a revista pessoal, foi encontrada com ele uma porção de substância análoga à cocaína. Diante das evidências e da situação de flagrante, os policiais deram continuidade à diligência e entraram no imóvel que estava sendo monitorado, onde localizaram o restante do material ilícito.

No total, a PM apreendeu 69 porções de cocaína (pesando cerca de 897 gramas), 60 porções de crack (aproximadamente 822 gramas) e um tablete grande de maconha (com cerca de 505 gramas), além de R$ 84,50 em espécie. O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mãe é decapitada pelo próprio filho dentro de apartamento em Belo Horizonte Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher, de 54 anos, foi encontrada morta dentro do apartamento onde morava, no bairro Nova Cachoeirinha, em Belo Horizonte. O corpo foi localizado na manhã desta segunda-feira (22). O filho da vítima é suspeito de ter cometido o crime.

A vítima foi identificada como Jussara Maria Rodrigues. O corpo dela foi encontrado decapitado.

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais afirmou que corpo da vítima, mãe do suspeito de praticar o crime, foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal de André Roquette, onde será submetido a exames.

No local do crime, o filho foi encontrado sem camisa e sandálias e em silêncio, segundo informações do portal O Tempo.

De acordo com a polícia, ao ser questionado sobre o paradeiro da mãe, o rapaz confessou tê-la matado e informou que o corpo estava em um dos quartos do apartamento.

O homem teria retornado de Portugal há cerca de seis meses, após enfrentar problemas de saúde mental. Segundo familiares, ele possuía histórico de esquizofrenia e os dois já tinham um histórico de desentendimentos relacionados ao imóvel onde o crime ocorreu.

O homem foi detido por policiais militares e encaminhado ao hospital, onde receberá atendimento médico.

Segundo a Polícia Civil, a causa e circunstâncias da morte serão investigadas e outras informações serão repassadas após o avanço dos trabalhos de polícia judiciária. O caso segue sob investigação.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado libera vacina contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a influenza. A partir de agora, a dose do imunizante está liberada para toda a população do município com idade a partir dos 6 meses, eliminando a restrição apenas para os grupos prioritários.

Com a nova diretriz, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem procurar a sala de vacinação mais próxima para garantir a proteção contra o vírus da gripe. Para receber o imunizante, os moradores devem comparecer aos postos de saúde portando um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.

A medida estratégica visa elevar a cobertura vacinal no município, reduzir a circulação do vírus e evitar complicações graves causadas pela doença. A vacina contra a influenza é totalmente segura, gratuita e apontada pelas autoridades de saúde como a ferramenta mais eficaz para frear internações e óbitos decorrentes da gripe.

Além da proteção individual, a mobilização em massa ajuda a diminuir a transmissão comunitária da doença. Essa barreira imunológica protege indiretamente as pessoas mais vulneráveis a complicações, como bebês, idosos e portadores de comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população compareça o quanto antes às unidades para garantir a imunização.

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mercado eleva projeção de inflação e vê Selic em 14% ao ano em 2026 Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, passou de 5,3% para 5,33% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Mesmo após o anúncio de acordo para o fim da guerra no Oriente Médio, que vem pressionando o preço dos combustíveis e de alimentos, a previsão para o IPCA até o fim deste ano foi elevada pela décima quinta semana seguida, estourando o intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC.

Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

Em maio, o preço dos alimentos pressionou a inflação oficial, que fechou em 0,58%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 4,72%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já fora do teto da meta de inflação.

Para 2027, a projeção da inflação subiu de 4,1% para 4,15%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,7% e 3,5%, respectivamente.

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Na última reunião, semana passada, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, pela terceira vez seguida, apesar das tensões em torno do fim da guerra no Oriente Médio. As informações são da Agência Brasil.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homens são presos por falta de pagamento de pensão em Palmas de Monte Alto e Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), cumpriu dois mandados de prisão por débito de pensão alimentícia na região do sudoeste baiano na última segunda-feira (22). As ações ocorreram nas cidades de Palmas de Monte Alto e Guanambi, resultando na detenção de dois homens que estavam com ordens judiciais em aberto.

A primeira prisão aconteceu no final da manhã, por volta das 11h45, no bairro Girassol, em Palmas de Monte Alto. Os policiais militares deslocaram-se até o estabelecimento comercial do alvo, um homem de 42 anos. Ao ser notificado sobre o mandado de prisão civil, o comerciante não ofereceu resistência à abordagem. Ele foi conduzido pelos agentes à Delegacia Territorial de Guanambi para o cumprimento das formalidades legais.

Mais tarde, por volta das 15h07, a mesma unidade policial foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para atender a uma ocorrência semelhante, desta vez no Residencial dos Pássaros, em Guanambi. No local, a mãe do próprio autor cooperou com a guarnição, autorizando a entrada dos militares na residência e indicando que o filho estava no quarto.

O homem foi localizado e preso pela equipe sem qualquer tipo de intercorrência. Assim como o primeiro capturado, ele foi levado diretamente para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde ambos permanecem à disposição da Justiça para a regularização de suas pendências financeiras e alimentares.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Festas juninas e julinas acendem alerta para risco de queimaduras Foto: Divulgação/Prefeitura de Baepend

Festas juninas intensificam a necessidade de cuidados com materiais que podem provocar queimaduras nas crianças e adolescentes. O alerta foi feito nesta segunda-feira (22) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“As festas fazem parte da cultura brasileira e são momentos de celebração para muitas famílias, mas também exigem atenção redobrada porque neste período há maior exposição a fogueiras, fogos de artifício, churrasqueiras, recipientes com alimentos e bebidas quentes e outros materiais inflamáveis”, afirmou à Agência Brasil o presidente da SBP, Edson Liberal.

De acordo com a entidade, menores de cinco anos concentram mais da metade das internações pediátricas por queimaduras no Brasil. Levantamento feito pela SBP revela que o grupo etário concentrou 53,8% das internações por queimaduras registradas entre crianças e adolescentes no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2024 e 2025.

Apenas nos dois últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 13,8 mil internações de crianças e adolescentes por queimaduras e outros acidentes térmicos graves, sendo 6.965 casos em 2024 e 6.855 em 2025. O número real de ocorrências, entretanto, deve ser muito maior, uma vez que a pesquisa considera somente os casos que exigiram hospitalização.

O presidente da SBP informa que não dispõe de uma estimativa específica para os casos de queimaduras que não resultam em internação. Os dados oficiais contemplam principalmente hospitalizações e óbitos.

“No entanto, sabemos que o número real de ocorrências é bastante superior ao registrado, já que muitos episódios leves e moderados são atendidos em unidades de pronto atendimento, consultórios ou mesmo tratados em casa, sem entrar nas estatísticas hospitalares”.

Daí os números de internação representarem a parcela mais grave de um problema que é muito mais frequente no dia a dia das famílias.

Crianças não devem manusear fogos de artifício, fósforos, isqueiros ou qualquer artefato que envolva fogo ou explosão. A recomendação é que permaneçam sempre sob supervisão de um adulto e afastadas das fontes de calor.

A boa notícia é que a maioria das queimaduras pode ser evitada com medidas simples de prevenção, informação e vigilância adequada dos responsáveis relacionadas a fogueiras, fogos de artifício e ao manuseio de líquidos e alimentos quentes.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Idoso de 66 anos é encontrado morto dentro de quarto de pousada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 66 anos, identificado como Elizeu Hahn, foi encontrado sem vida no início da noite desta segunda-feira (22) em uma pousada localizada na Avenida Coronel Santos, em Brumado. O homem, que era natural de Imbé, no Rio Grande do Sul, estava de passagem pelo município.

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado logo após funcionários do estabelecimento constatarem que o hóspede estava desacordado dentro de um dos quartos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceu ao local e iniciou imediatamente as manobras de reanimação na tentativa de salvar o idoso.

Apesar dos esforços e das sucessivas tentativas de reanimá-lo, a equipe médica não obteve resposta e constatou o óbito ainda no quarto da pousada. De acordo com os levantamentos iniciais realizados no local da ocorrência, o corpo não apresentava sinais aparentes de violência, o que afasta, inicialmente, a hipótese de crime.

O caso é tratado preliminarmente como morte por causas naturais. Os familiares da vítima foram formalmente comunicados sobre a fatalidade e os procedimentos funerários para o traslado do corpo já foram providenciados.

Mais

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013