Achei Sudoeste

20 Set 2018 - 00:00h

Apesar de as forças políticas estarem voltadas para as eleições 2018 no município de Brumado, o assunto segue sendo o pleito eleitoral em 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o prefeito municipal, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos, pode perder o comando do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Vários membros da executiva estadual do partido já estariam com o discurso afiado para convencer a direção estadual da sigla para a troca do comando no capital do minério. Corre nos bastidores da política brumadense que o ex-vereador Agno Meira (Sem Partido) deve ser o novo mandatário do partido na cidade.

19 Set 2018 - 18:50h

Por 5 votos a 1 o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) declarou inelegível o ex-prefeito de Guanambi e candidato a deputado federal, Charles Fernandes Silveira (PSD). A decisão foi proferida após o ex-prefeito tentar reverter sentença condenatória do João Batista Pereira Pinto em primeira instância na Zona Eleitoral de Guanambi. De acordo com o radialista Bonny Silva, a decisão inicial condenou Fernandes ao pagamento de multa de 50 mil UFIRs, tornando-o inelegível pelo período de oito anos pelo cometimento do crime de abuso de poder político e de autoridade, que resultou na eleição do prefeito Jairo Magalhães (PSB) e o vice Hugo Costa (PCdoB). O pedido de cassação do prefeito e vice foi rejeitado por 4x3. Charles Fernandes poderá continuar em campanha enquanto recorre da decisão e caso seja eleito não toma posse se não reformada a sentença.

19 Set 2018 - 18:30h

Nesta quarta-feira (19), equipes da Polícia Militar, com o apoio do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer), durante rondas pela zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, nas imediações da comunidade de Itapicuru, onde buscam o bando que explodiu um carro forte, localizaram grande quantidade de maconha enterrada dentro de tonéis. Estima-se que tenha sido encontrada cerca de uma tonelada da droga. 

Não há informações sobre presos na operação, visto que a polícia ainda não se pronunciou acerca da apreensão. A polícia ainda encontrou R$ 177 mil. O bando explodiu o carro forte na BR-116, próximo à cidade de Boa Nova. 

19 Set 2018 - 17:30h

Crianças cujas casas são limpas com desinfetante ?pelo menos uma vez por semana estão mais propensas a apresentarem níveis mais altos de bactérias intestinais associadas ao aumento da gordura corporal, aponta estudo publicado nesta segunda-feira no Canadian Medical Association Journal (CMAJ). De acordo com os pesquisadores, a presença de bactérias Lachnospiraceae no intestino é normal, no entanto, quando em níveis elevados elas podem elevar o índice de massa corporal (IMC) e causar resistência à insulina, o que pode levar ao diabetes. Além disso, alterações na microbiota intestinal podem interferir no funcionamento de mecanismos responsáveis por regular o apetite.  A equipe da Universidade de Alberta, no Canadá, também descobriu que famílias que utilizam produtos de limpeza ecologicamente corretos diminuem a probabilidade do aumento do peso nas crianças de até três anos de idade. Isso porque os níveis de micro-organismos intestinais da classe das Enterobacteriaceae são menores. Apesar disso, os cientistas não conseguiram determinar se estas alterações podem reduzir diretamente os riscos de obesidade infantil. As descobertas foram feitas através da análise da flora intestinal de 757 crianças entre 3 e 4 meses. Elas foram pesadas nas idades de um e três anos e os valores foram comparados ao IMC recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já as mães responderam a um questionário sobre o tipo de produto utilizado na limpeza e a frequência do uso. Os resultados permaneceram os mesmos depois que fatores de riscos como nascimento por parto cesariano, amamentação ou ingestão de antibióticos foram considerados.

19 Set 2018 - 17:00h

Em ampla ascensão, o município de Caculé, a 100 km de Brumado,  tem ganhado notoriedade no sertão baiano diante dos investimentos empregados pela administração nos principais pilares da gestão: educação, saúde, infraestrutura e qualidade de vida da comunidade. Com recursos próprios, o governo de Caculé vem conseguindo reestruturar o Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida (HMNSA). Com um investimento orçado em R$ 600 mil, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona tem direcionado atenção à estruturação física da unidade hospitalar, criando novas salas de emergências e uma ampla maternidade, que tem acolhido pacientes de diversos municípios circunvizinhos. O hospital conta com 45 leitos e também recebeu novos equipamentos, como macas, aparelhos de ultrassonografia e ressonância magnética.

Outro relevante investimento da atual gestão caculeense no campo da saúde está voltado para a base regional do Samu 192, que já conta com duas ambulâncias para prestação de primeiros socorros. A pretensão do prefeito é de inaugurar e entregar a unidade socorrista à comunidade ainda neste mês de setembro. Vale ressaltar que o município também conta com atendimento terceirizado de tomografia, o que muito tem colaborado para contenção de despesas dos pacientes que necessitam passar pelo rastreamento por meio do equipamento. “Nossa visão de investimento na saúde está atrelada a melhor comodidade de atendimento e melhor qualidade de vida para os nossos munícipes. O povo de Caculé merece essa atenção e respeito”, pontuou o gestor.

19 Set 2018 - 16:30h

A Comissão de Seleção do Tiro de Guerra 06/024 informa que a data de apresentação dos conscritos designados para seleção inicial é até dia 21 de setembro, às 7h. Os trabalhos têm por objetivo selecionar os jovens que serão matriculados no Tiro de Guerra de Brumado, no mês de março de 2019. De acordo com o Subtenente Edmundo de Souza Rocha, Chefe de Instrução do TG, o serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas e compreenderá, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional. O cidadão que não se apresentar para a seleção inicial, dentro do prazo,  será declarado refratário. O brasileiro, entre 1° de janeiro do ano em que completar 19 anos e 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos, e que não esteja em dia com as obrigações militares, não poderá: obter passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal, entre outros.

19 Set 2018 - 16:00h

Na terça-feira (19), Anderson Vinícius Pereira Carvalho, 19 anos, foi preso em flagrante no Bairro Alto do Cruzeiro, em Urandi, a 206 km de Brumado, depois de tentar agredir a própria mãe gestante utilizando um cabo de vassoura. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Anderson parecia estar sob efeito de drogas. A sua irmã impediu que a agressão acontecesse e uma guarnição da Polícia Militar efetuou a prisão. O acusado foi apresentado na sede da Delegacia Territorial de Urandi para adoção das medidas necessárias. Ele deve responder por ameaça com base na Lei Maria da Penha.

19 Set 2018 - 15:30h

Com a baixa adesão à campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de tornar obrigatória a vacinação das crianças no Brasil. Segundo Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, um dos mecanismos em análise é a criação de uma norma conjunta com o Ministério da Educação para transformar a carteira de imunização em pré-requisito da matrícula escolar. “Estratégias pontuais já foram adotadas por algumas Assembleias Legislativas. Será que não é o momento de o ministério, com o MEC, tornar obrigatório que toda criança e adolescente na escola tenha sua carteira de vacinação acompanhada?”, questionou durante evento organizado nesta segunda-feira, 17, pela Procuradoria-Geral da República para discutir os baixos indicadores de vacinação. Balanço divulgado pelo Ministério aponta que, apesar de a meta nacional de vacinação ter sido superada (passando dos 95% estipulados), pelo menos meio milhão de crianças não foram imunizadas: em 15 estados, o objetivo não foi alcançado. Enquanto isso, o Brasil sofre com surtos de sarampo em Amazonas e Roraima, estados onde oito mortes já foram relatadas. Até semana passada, 1.673 casos de sarampo haviam sido registrados e 7.812 permaneciam em investigação.

19 Set 2018 - 15:00h

O salão de eventos do Clube Social foi palco da solenidade de formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovida pela Polícia Militar da Bahia, através da 34ª CIPM, em Brumado. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (19), com a presença de várias autoridades locais, do Major Adriano Souza Dias, comandante da companhia brumadense, e da Major Leila Silva, coordenadora do Cicom/Brumado e primeira instrutora do Proerd quando o mesmo foi lançado no município. Seguindo o protocolo, houve algumas breves apresentações dos formandos, bem como premiações aos mesmos mediante méritos de desempenho em diversas modalidades e redação poética. Os 264 alunos, instruídos pelo capitão Claudio Deumondes e pelo soldado Clécio Nunes, se perfilaram para pronunciar o juramento de classe contra as drogas e violência, seja nas escolas ou nos demais âmbitos do convívio social. Mais uma vez, o Major Adriano Souza destacou a valorização do curso de orientação do Proerd, que segue o modelo aplicado nas escolas militares. A 34ª CIPM estendeu o curso para outros municípios da região, porém ainda não atendendo a totalidade nas 12 cidades de cobertura da companhia. A meta é de que mais oficiais e soldados passem pela capacitação interna da corporação para serem inseridos no projeto.

19 Set 2018 - 14:30h

Durante mais uma etapa da Operação Força Tática, em Guanambi, a 141 km de Brumado, um menor de 15 anos foi apreendido com drogas no Bairro Novo Horizonte. De acordo com o 17º BPM, uma Guarnição da 1ª Companhia avistou o menor em atitude suspeita no bairro. Ao ver a viatura, ele fugiu, sendo detido no interior de sua residência após perseguição. Na casa, o mesmo dispensou uma sacola plástica contendo 32 trouxinhas de substância análoga à maconha e a quantia de R$ 70 em cédulas trocadas, provavelmente da venda da droga. O menor e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi.

19 Set 2018 - 12:30h

Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e Caixa Econômica Federal mostram que devem ser abertas 434,4 mil vagas temporárias entre setembro e dezembro, nos setores da indústria, comércio e serviços, em decorrência do aumento das vendas para o Dia das Crianças, Natal e Ano Novo.  O crescimento deve ser de 10% em relação ao mesmo período de 2017, quando foram abertas 394,9 mil vagas. A alta, segundo a entidade, é puxada pela indústria, em especial dos segmentos farmacêutico, alimentar, químico e agroindustrial. Em relação a 2016, o número previsto para contratações temporárias é 22% maior. Mas é distante do registrado em 2014, quando 490.435 vagas foram abertas, antes de a crise econômica se intensificar e levar ao aumento da taxa de desemprego. Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê a contratação de 72,7 mil trabalhadores temporários para o varejo, recuo de 1,7% em relação aos 73,9 mil postos criados no ano passado. De acordo com a CNC, a desaceleração da economia diante do cenário de incertezas do segundo semestre deverá levar ao crescimento menor das vendas no Natal, de 2,3%. Em 2017, a alta foi de 3,9% em relação a 2016.

19 Set 2018 - 12:00h

Empolgado com o bom rendimento do time na fase de grupos do Campeonato Intermunicipal de Futebol, o técnico Fernando Santos, o Fezinho, falou em entrevista ao Achei Sudoeste sobre o desempenho do time, cujo retrospecto é apontado como um dos melhores da competição. O time perdeu apenas uma partida, somou 13 pontos no geral, porém acabou sendo punido pela Federação Baiana de Futebol (FBF) por conta da escalação irregular de um atleta - punição essa que gera contestação diante de falha da própria FBF, que deu aval para a comissão técnica escalar o atleta, inscrevendo o mesmo na súmula da competição, mas, logo depois, se isentou da culpa e direcionou a responsabilidade toda para o time local. Polêmicas à parte, o time segue confiante em galgar bons resultados no decorrer do campeonato e, para isso, o treinador tem exigido muito dos seus comandados. No treino realizado na noite desta terça-feira (18), o comandante cobrou resistência, velocidade e reflexo dos jogadores, com exercícios puxados, até mesmo subindo e descendo as arquibancadas do Estádio Gilberto Cardoso. Na sequência, houve treino com bola e mais preleção no intuito de passar mais motivação aos jogadores. “Estamos animados com a nossa campanha até aqui, porém com os pés no chão. Temos pela frente um difícil adversário, mas eles sabem que também encontrarão dificuldades conosco. Pra quem sonha com grandes resultados tem que passar também por grandes obstáculos e esse é o nosso objetivo”, pontuou o treinador. No próximo domingo (23), já no grupo 34, Brumado recebe Itororó no primeiro jogo da segunda fase. É um duelo de 180 minutos entre as duas equipes e quem vencer segue e quem perder dá adeus à competição.

19 Set 2018 - 11:46h

Nas últimas 24 horas, equipes da 46ª CIPM, Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Polícia Civil, Cipe-Sudoeste, Cipe Central e Rondesp realizaram um cerco ao bando que roubou um carro forte no final da tarde de segunda-feira (17), na BR-116, nas proximidades da entrada de Boa Vista, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, durante o certo, os integrantes receberam as guarnições a tiros e, no confronto, foram atingidos. Os indivíduos, que não tiveram as identidades divulgadas, chegaram a ser socorridos a uma unidade de saúde de Livramento, mas não resistiram. Na operação, um veículo foi apreendido. No ataque ao carro forte, um segurança foi morto pelo bando e outro permanece em estado grave. Nas redes sociais, a população elogiou o trabalho da polícia.

19 Set 2018 - 11:30h

Trinta e oito cidades da Bahia tiveram repasses federais bloqueados este ano causados por dívidas previdenciárias. Entre janeiro e julho, as cidades em débito com a Previdência deixaram de receber pelo menos uma parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que foi direcionada para o pagamento da dívida. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), ficaram retidos, em todo o Brasil, R$ 3,61 bilhões do FPM – o que corresponde a 5,3% do total repassado pela União. Das 5.568 cidades brasileiras, 663 tiveram retenção do FPM, que é a  principal fonte de receita para custeio de serviços básicos e investimentos nos pequenos e médios municípios. Outro dado levantado pela entidade demonstra que o valor do FPM retido por causa da dívida previdenciária vem aumentando nos últimos anos, passando de R$ 6,17 bilhões em 2013 para R$ 7,26 bilhões em 2017. De 2013 a julho de 2018, o total chega aos R$ 38,9 bilhões.

19 Set 2018 - 11:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado Leonardo Soares garantiu que os investigadores da polícia civil, lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), estão empenhados no intuito de elucidar o mais breve possível os dois homicídios ocorridos em Brumado, na noite de segunda-feira (17). No mesmo dia, foram mortos um motoboy entregador de pizzauma dona de casa. Esta última foi atingida durante a invasão de elementos encapuzados a sua residência. O delegado declarou que é possível haver uma ligação entre os dois crimes, uma vez que ocorreram em curto espaço de tempo e pela proximidade de localização. Ainda de acordo com a linha de investigação da polícia, em ambos os casos, os autores dos crimes estavam a bordo de uma motocicleta e utilizavam uma espécie de capuz, imitando figuras dos filmes de cinema. 

Os investigadores defendem que as armas utilizadas nos assassinatos eram de grosso calibre, levando em consideração que, no segundo caso, o projétil foi disparado da rua, perfurando a porta de madeira da residência e atingindo a moradora na região do tórax, projetando a mesma a uma certa distância após o impacto. “Não foi uma arma qualquer”, ponderou o delegado. Com esses já foram registrados 07 homicídios este ano, em Brumado - os demais foram elucidados e a meta da polícia é também concluir as investigações com uma resposta rápida à comunidade local, mantendo 100% de elucidação este ano.

19 Set 2018 - 10:30h

O ex-governador Jaques Wagner (PT) lidera a disputa para o Senado na Bahia, de acordo com uma nova pesquisa publicada pelo Ibope nesta terça-feira (18). O petista tem 41% das intenções de voto dos baianos. Em segundo lugar na disputa aparece o candidato da oposição Irmão Lázaro (PSC). O cristão tem 22% e aparece na frente do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e segundo candidato na chapa de Rui Costa, Angelo Coronel (PSD), que tem 15%. Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), tem 11% e ocupa o quarto lugar nas intenções de voto, de acordo com a pesquisa. Logo atrás aparecem os candidatos Jorge Viana (MDB), 4%, Fábio Nogueira (PSOL), 5%, Marcos Maurício (DC), 3%, Comandante Rangel (PSL), 3%, e Francisco José (Rede), 1%. Os candidatos tem Adroaldo dos Santos (PCO) 1%. Celsinho Cotrim (PRTB) zerou nas intenções de voto. Votos brancos e nulos são 21% para a primeira cadeira baiana para o Senado e 32% para a segunda vaga. Cerca de 41% dos baianos ainda não sabem em quem vão votar para a Câmera Alta. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 1008 eleitores de 61 municípios entre sábado (15) e domingo (16) deste mês e protocolou o levantamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o registro 01723/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro 03445/2018.

19 Set 2018 - 10:00h

O governador e candidato à reeleição pelo PT, Rui Costa, lidera a corrida pelo governo do estado com 60% das intenções de voto, conforme pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18) pela TV Bahia. Caso o levantamento se confirme nas urnas, ele venceria o pleito ainda no primeiro turno. O segundo colocado no levantamento é o candidato do DEM, Zé Ronaldo, com 7%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O Ibope entrevistou 1.008 pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro e protocolou o levantamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o registro 01723/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro 03445/2018. Em comparação com a primeira pesquisa para o governo da Bahia divulgada pelo Ibope, Rui Costa cresceu 10% e foi o único candidato que apresentou variação acima da margem de erro. Já Zé Ronaldo caiu 1% em relação à pesquisa feita entre os dias 19 e 21 de agosto. Confira o resultado do levantamento divulgado nesta terça: Rui Costa (PT): 60%; José Ronaldo (DEM): 7%; João Henrique (PRTB): 2%; Marcos Mendes (PSOL): 1%; Célia Sacramento (Rede): 1%; João Santana (MDB): 1%; Orlando Andrade (PCO): 1%; Brancos/Nulos: 17%; Não sabe: 10%.

19 Set 2018 - 09:30h

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) continua liderando a disputa pela Presidência da República conforme pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18). Em comparação ao último levantamento do instituto, Fernando Haddad cresceu 11% e agora ocupa a segunda posição. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e tem nível de confiança de 95%. O Ibope entrevistou 2.506 eleitores em 177 municípios brasileiros entre os dias 16 e 18 de setembro e protocolou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral sob o registro BR-09678/2018. Confira abaixo a pesquisa: Jair Bolsonaro (PSL): 28%; Fernando Haddad (PT): 19%; Ciro Gomes (PDT): 11%; Geraldo Alckmin (PSDB): 7%; Marina Silva (Rede): 6%; Álvaro Dias (Podemos): 2%; João Amoêdo (Novo): 2%; Meirelles (MDB): 2%; Cabo Daciolo (Patriota): 1%.

19 Set 2018 - 09:00h

A Secretaria da Segurança Pública divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (18) a lista com as 239 unidades das polícias Militar, Civil e Técnica que receberão o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Os servidores contemplados conquistaram redução de 6% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, no primeiro semestre de 2018, comparando com o mesmo período do ano passado. Entre os que alcançaram o índice estão efetivos de unidades territoriais e especializadas de Salvador, Região Metropolitana e interior do estado. As cidades de Brumado, Caetité e Guanambi vão receber a premiação. No total, são 22,5 mil policiais e cerca de R$ 22 milhões em premiação. O pagamento será realizado, no mês de outubro, em folha adicional. Nos seis primeiros meses, o estado fechou com queda de 6,8%, nas mortes violentas.

19 Set 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.