Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Pressionada pelos juros altos e pela desaceleração da economia, a criação de empregos formais caiu no Brasil em 2025.
Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que 1.279.498 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no ano passado.
O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. O saldo é 23,73% menor em relação a 2024, quando o país tinha criado 1.677.575 empregos.
Os dados trazem ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), em Lençóis, na Chapada Diamantina, iniciou o ano de 2026 realizando diversas ações de fiscalização ambiental na região.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Capitão Wilson Júnior, subcomandante da Cippa Lençóis, destacou ações de recuperação de 32 m³ de madeira nativa e 85 m³ de carvão. “Temos trabalhado com a nossa inteligência, temos identificado os crimes ambientais e estamos trabalhando no sentido de zerar esses crimes e trazer mais qualidade de vida para nossa comunidade em geral”, declarou.
O subcomandante disse que o montante do material representa uma supressão vegetal muito grande. “Se persistir com essa força e com esse volume, caminhamos inevitavelmente para um processo de desertificação”, alertou.
Entre outras ações, ele detalhou que a Polícia Ambiental também tem trabalhado no campo educativo.
Nos municípios da região, estão sendo ministradas palestras para crianças e jovens. Ao final das palestras, é feito o plantio de árvores para conscientização ambiental e reflexão coletiva em defesa do meio ambiente.
Com uma cobertura em 126 municípios, o equivalente a 43% do território baiano, a Cippa Lençóis apreendeu 35 armas de fogo e 329 m³ de madeira nativa e resgatou e devolveu ao seu habitat natural 135 aves ao longo do mês de janeiro.
O subcomandante ressaltou que o processo de destruição do meio ambiente está em pleno vapor e a comunidade regional precisa colaborar para impedir que mais danos sejam causados. Para denúncias anônimas sobre crimes ambientais, deve-se utilizar o número (75) 99833-7668.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (29) negar pedido de suspensão da nova regra que permite a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não foram multados nos últimos doze meses.
Na decisão, Dino aponta que a Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit), entidade que recorreu ao STF, não tem legitimidade jurídica para questionar a Medida Provisória 1.327 de 2025, que passou a prever a medida.
A associação criticou a adoção do cadastro de bons condutores para dispensar motoristas da realização de exames de aptidão física e mental para renovação do documento.
O ministro também decidiu não analisar a ação direta de inconstitucionalidade protocolada pela entidade.
“Admitir-se a legitimação extraordinária da Abrapsit significa atribuir-lhe a representação em juízo de interesses de uma comunidade muito mais ampla do que a dos seus associados, fazendo instaurar um processo coletivo em que a maioria dos membros do grupo, categoria ou classe estariam sendo, potencialmente, representados por quem defende interesses não coincidentes ou até contrários aos seus”, decidiu Dino.
A renovação automática da CNH para bons condutores entrou em vigor no início deste mês. Segundo o Ministério dos Transportes, a medida já beneficiou 323.459 motoristas. Cerca de R$ 226 milhões foram economizados pelos condutores. O montante inclui os valores que seriam pagos em exames e taxas.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) realizou nesta terça-feira (28) ações de fiscalização ambiental no município de Carinhanha, voltadas à prevenção de crimes contra o meio ambiente e à proteção de recursos naturais.
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 500 metros de redes de pesca e aproximadamente 60 kg de peixes (Piau e Corimbatá), em cumprimento ao período de defeso no trecho do Rio São Francisco.
Os animais foram doados à Secretaria de Assistência Social do município e os responsáveis receberão sanções administrativas pela colônia de pesca local.
As redes ficaram sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para destruição adequada.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na mesma ação, a equipe da Cippa constatou em áreas rurais, nos povoados de Araçá e Cheira Cabelo, a presença de uma pilha de madeira nativa (angico e umburana) com cerca de 60 m³, pronta para ser transformada em carvão vegetal.
O material foi registrado em Auto de Constatação e as providências legais serão tomadas pelos órgãos competentes.
Na fiscalização, também foram realizadas abordagens a veículos e pessoas para coibir outros crimes ambientais.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Uma equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista recuperou, nesta quarta-feira (28), um veículo furtado no dia 24 de janeiro. O automóvel foi encontrado abandonado no bairro Felícia, naquele município.
A vítima relatou ter deixado o carro estacionado na área externa de um condomínio localizado no bairro Espírito Santo
As investigações realizadas pela DRFR localizaram o veículo sem funcionamento do motor e com um dos pneus traseiros furado.
O automóvel foi guinchado e encaminhado ao pátio da Polícia Civil em Vitória da Conquista, onde será periciado e permanecerá à disposição do proprietário para os procedimentos legais de restituição.
Diligências investigativas, como análises de câmeras de segurança, seguem em andamento para localizar o suspeito do crime.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Estão abertas as inscrições para os cursos subsequentes no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (Ceep) em Brumado.
Ao site Achei Sudoeste, Emanoela Silva, diretora da unidade, explicou que as inscrições são feitas on-line até o dia 02 de fevereiro. O sorteio que selecionará os alunos contemplados acontece no dia 03 de fevereiro, em Salvador. O resultado é divulgado no dia seguinte, portanto 4.
Silva destacou que os cursos subsequentes se destinam àquelas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública.Alunos bolsistas em escolas particulares também podem concorrer aos cursos, desde que apresentem a comprovação da referida condição.
Neste ano, os cursos ofertados no CEEP/Brumado são: Administração, Logística, Segurança do Trabalho, Serviço Jurídico e Marketing. Cada curso possui 35 vagas no período noturno.
A duração varia de 3 a 4 semestres. As aulas terão início no dia 9 de fevereiro.
Foto: Reprodução/G1 Um dos quatro ex-policiais militares condenados por estupro e extorsão mediante sequestro por um crime cometido em 2015, em Salvador, foi preso na quinta-feira (28), no bairro da Curuzu, na capital baiana.
Segundo apuração da TV Bahia, Sergio Luiz Batista Sant’anna foi levado para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde está à disposição da Justiça.
De acordo com o G1, os ex-policiais Sergio Luiz Batista Sant’anna, Valter dos Santos Filho, Josival Ribeiro Ferreira e Pablo Vinicius Santos de Cerqueira foram condenados no final do ano passado, com penas que variam entre 7 e 33 anos.
Não há informações sobre se Valter Filho, Josival Ferreira e Pablo Vinicius estão presos.
O crime aconteceu em novembro de 2015, no bairro de Mussurunga II, quando os ex-agentes faziam parte da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/São Cristóvão). Eles perderam os cargos e a graduação militar.
As investigações apontaram que os condenados chegaram a gravar o momento que violentaram a vítima sexualmente e depois apagaram os arquivos.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O município de Brumado está prestes a receber um gasoduto, tubulação utilizada para transportar gás natural de um lugar para outro.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) comemorou a chegada desse importante benefício para a cidade. “É com muita alegria que a gente pode dar essa boa notícia para o nosso município: estamos prestes a receber esse importante benefício, que é o gás natural. É uma energia limpa e mais barata. Representa um enorme avanço”, declarou.
O gestor destacou que a expectativa é que, em um futuro próximo, não só as mineradoras sejam beneficiadas com o gás natural para custear a sua produção, mas também os empresários, comerciantes e a população local possam ter acesso ao produto. “Esse é o primeiro passo de um grande investimento”, acrescentou.
O gasoduto foi viabilizado pelo Governo do Estado através da articulação de Abrantes. Nesse ponto, o prefeito fez questão de agradecer ao presidente da Bahiagás, com quem teve a oportunidade de se reunir e discutir por diversas vezes a relevância da instalação do gasoduto em Brumado.
As obras estão em ritmo avançado na cidade. Até o momento, mais de 23 km de tubulação foram instalados na região da saída para Livramento de Nossa Senhora.
Vale salientar que o município também contará com uma usina de distribuição do produto.
Foto: Divulgação/SSP-BA Oito suspeitos morreram e um policial militar ficou ferido durante um confronto em uma operação integrada das polícias Militar e Civil realizada nesta quinta-feira (29), nas proximidades do Rio Jequitinhonha, em Eunápolis, no extremo sul da Bahia.
A ação teve como objetivo frustrar um grupo criminoso que se organizava para tentar resgatar detentos no presídio do município. Não há detalhes sobre as identidades dos suspeitos.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), equipes das polícias Militar e Civil interceptaram os suspeitos em uma região de mata fechada, no bairro Renovação, por volta das 5h30. Foram encontrados armas, carregadores e munições.
Ainda de acordo com a SSP, no momento do cerco houve confronto, e oito integrantes do grupo acabaram feridos.
Eles foram socorridos para uma unidade de saúde da região, mas não resistiram aos ferimentos. Informações iniciais apontam a possibilidade de participação de traficantes do Rio de Janeiro entre os suspeitos.
Durante a ação, um policial militar da Rondesp Sul foi atingido na perna. Ele foi socorrido e está internado.
A SSP informou ainda que as ações ostensivas e de inteligência permanecem reforçadas em toda a região. Informações sobre integrantes de facções criminosas podem ser repassadas, com total sigilo, pelo telefone 181, do Disque Denúncia da SSP.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os serviços do INSS foram suspensos temporariamente em todo Brasil.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Gilberto Nunes, gerente da unidade do INSS na regional de Brumado, informou que, no dia 6 de janeiro, o instituto foi comunicado da decisão do DataPrev, empresa responsável pela gestão dos sistemas do INSS, quanto à necessidade de suspensão dos atendimentos no período de 28 de janeiro a 1º de fevereiro.
A suspensão visa melhorar os sistemas utilizados pelo INSS, propondo mais segurança e agilidade nos atendimentos.
Com o objetivo de minimizar transtornos aos usuários, diversos atendimentos que estavam previstos para esse período foram antecipados por meio da realização de mutirões.
Para se ter uma ideia, no último final de semana, o INSS realizou mais de 21 mil atendimentos em todo país, entre perícias médicas e avaliações sociais.
Nunes destacou que os segurados que não puderam comparecer às antecipações terão reencaixe garantido nos próximos dias.
Em cadeia nacional de televisão, o presidente do INSS comunicou que o órgão irá tomar todas as medidas necessárias junto ao DataPrev para assegurar a estabilidade e qualidade dos sistemas, que atendem no Brasil mais de 90 milhões de segurados.
Os atendimentos serão retomados na próxima segunda-feira (02) em todo país.
Foto: Kelly Hosana/SSP-BA Um homem de 32 anos foi preso nesta quinta-feira (29), suspeito de estuprar e engravidar uma adolescente de 17 anos, em Laje, no interior da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito é tio da mãe da vítima. O caso aconteceu no povoado de Rio de Areia.
De acordo a polícia, a adolescente tem deficiência cognitiva. A investigação teve início após a mãe perceber o crescimento da barriga da filha. Exames médicos confirmaram a gestação e, durante o acompanhamento, a vítima relatou os absusos sofridos.
A prisão ocorreu na casa do suspeito, na zona rural da cidade. Em depoimento, ele confessou o crime e alegou que houve consentimento da vítima. No entanto, conforme a Polícia Civil, em casos em que envolve menores de idade com deficiência cognitiva, o consetimento não é reconhecido pela legislação.
A ação teve o apoio de equipes da Polícia Civil de Laje e Jiquiriça. O homem foi levado a Delegacia Territorial (DT) de Laje, onde permanece à disposição da Justiça. Ele responderá pelo crime de estupro de vulnerável.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), falou sobre as emendas impositivas.
Para o parlamentar, estas significam representatividade e participação popular. “Quando o vereador faz a sua emenda, ele está ouvindo a sua população e o Poder Executivo precisa pagar essas emendas”, destacou.
Apesar de sua importância e função, ele relatou que a Prefeitura Municipal não tem pago e executado as emendas dos vereadores no município.
No final do ano passado, pensando nessa realidade, os assessores dos parlamentares passaram por um curso de capacitação para entender como essas emendas funcionam.
Agora, com o aumento do orçamento previsto para as emendas impositivas, Cordeiro espera que a prefeitura possa dar maior atenção à questão. “São indicações dos vereadores que vão beneficiar a população, trazendo mais qualidade de vida para o povo do nosso município”, completou.
O assunto será tratado com prioridade na atual legislatura.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O clima de folia já toma conta de Brumado. Em anúncio realizado nesta quinta-feira (29), o prefeito Fabrício Abrantes (Avante), anunciou oficialmente o Carnaval 2026. O evento contou com as presenças do vice-prefeito Marlucinho Abreu (Avante), do secretário de cultura do município, José Ribeiro Neves e do presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Araújo (PP).
O projeto denominado “Carna Brumas 2026”, tem como lema “Resgatando nossa história”. A folia momesca acontecerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com 40 atrações e uma estrutura jamais vista na cidade.
O projeto foca na modernização do circuito garantindo segurança e conforto para os foliões, além de um palco fixo ao lado da Igreja Matriz, que se somará aos tradicionais trios elétricos.
Entre os artistas confirmados pela Prefeitura de Brumado, estão: Igor Kannario, Unha Pintada, Betão e Banda, Pierre Onassis, Jherê, Tayrone, Zau do Pássaro, Sabor de Mulher, Prakatá, Uns Kamarada, Cheiro de Amor, Black Style, Larissa Mello, Tonny Canabrava, Pagode do Segredo, Baianada, Vixe Mainha, Swing do Leva com o cantor brumadenese Luciano Chaves, Isaque Gomes, Vitor e Diogo, Planeta Axé e Batukerê.
Os artistas da terra não ficarão de fora e também são parte das atrações confirmadas no “Carna Brumas”: Banda Magnatas, Rádio Axé e Bruno Caíres, Bandeira Branca, Fluxo do Jota, Fan Original, Arlindo Polvinthay, Juninho Vocal, Sílvia Melo, Léo Barros, Farra do Gordinho, Lázaro Jacarine, Mony Viana, Retrô Samba, Zula, Chiquinho e Nilzete, Banda Axé 4, Nilmara Senna e Indira Charles.
Além do agito dos trios e do palco, o carnaval de Brumado foi planejado para ser uma festa inclusiva para todos.
A programação abre espaço para a nostalgia com as tradicionais marchinhas e os blocos da terceira idade.
Já o público infantil terá diversão garantida com o “Brumas Kids”, que agitará o domingo, dia 15, e a terça-feira, dia 17.
Para encerrar o evento com chave de ouro, a prefeitura preparou o tradicional encontro de trios como o grande ato final, promovendo uma interação histórica entre os artistas e garantindo que a alegria dos foliões dure até o último minuto da festa.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Tenente Coronel Ronivaldo Pontes assume o comando do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) às vésperas do Carnaval 2026 em Brumado.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o comandante destacou que possui uma larga experiência atuando em festas de carnaval na Bahia.
Ele afirmou que esse tipo de evento requer uma ostensividade intensa, inclusive no período anterior à festa para identificação de possíveis focos da criminalidade.
Na próxima semana, o Tenente Coronel informou que participará de uma reunião com a prefeitura e os demais órgãos envolvidos na organização do Carnaval 2026 para traçar as diretrizes e logística de atuação no evento momesco. “Vamos fazer um carnaval bacana e seguro, que é o mais importante porque segurança é fundamental nesse período de violência na Bahia. A Polícia Militar estará presente e será um carnaval de sucesso, como sempre foi”, assegurou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A Cipe Sudoeste, com o apoio da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prendeu um homem por tráfico de drogas na última terça-feira (27), em Livramento de Nossa Senhora, durante policiamento especializado no Bairro Benito Gama.
O suspeito tentou se desfazer de entorpecentes ao notar a presença policial. Na abordagem, foram apreendidas cocaína, maconha, balança de precisão, anotações do tráfico, câmera de segurança, embalagens e outros materiais ilícitos.
O conduzido e o material foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na noite desta quarta-feira (28), o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado para averiguar uma ocorrência de vias de fato na Feira Livre de Guanambi.
Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, no local, foi constatado um desentendimento entre pai e filho, de 47 e 29 anos. Ambos apresentavam lesões leves na cabeça, decorrentes de agressões mútuas com socos.
Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi, porém manifestaram desinteresse em representação, reconciliando-se no local.
Diante disso, foram liberados, não havendo registro de flagrante. A ocorrência foi encerrada sem outras alterações.
Foto: Reprodução/Correio 24h Um homem identificado como Fagner Carvalho de Jesus, 41 anos, foi preso nesta terça-feira (27) por matar um morador de rua a golpes de barra de ferro em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. As informações são do Correio 24h.
A vítima, identificada como Felipe Chimite, vivia em situação de rua e deu entrada no Hospital Luís Eduardo Magalhães no dia 20 de janeiro, com ferimentos graves provocados por objeto contundente e não resistiu.
As investigações apontam que Fagner, conhecido como ‘Tico’, discutiu com a vítima e, após o desentendimento, foi até a Praça da Bandeira, onde Felipe estava, e passou a agredi-lo com uma barra de ferro, atingindo principalmente a região da cabeça.
O momento das agressões, inclusive, foi registrado por cãmeras de segurança do local do crime. As imagens mostram o momento em que o agressor discute, faz ameaças e, em seguida, desfere os golpes que resultaram na morte da vítima.
A prisão de Tico ocorreu após cumprimento de mandado expedido pela 1ª Vara Criminal do município, pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil. Ele foi encaminhado para a unidade policial, onde permanece à disposição da Justiça.
A ação foi realizada por equipes da Delegacia Especial de Proteção ao Turista (Deltur), em conjunto com a 1ª Delegacia Territorial da cidade e com apoio do Grupo de Apoio Técnico Tático à Investigação (Gatti/Descobrimento).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Seguindo determinação da Polícia Militar da Bahia, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com sede em Macaúbas, realiza nesta quinta-feira (29) a Operação Força Total na região da Bacia do Paramirim. Esta é a 53ª edição da Força Total na Bahia e a 1ª do ano de 2026.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Major André Nobre destacou que as ações visam reforçar o policiamento ostensivo nas cidades da região. “São ações preventivas com emprego ordenado de viaturas e do efetivo policial militar da 4ª CIPM. Empregamos os recursos que temos de forma racional, sobretudo a nossa inteligência”, afirmou.
Segundo o comandante, embora alguns alvos tenham sido previamente identificados, a operação tem por finalidade atuar preventivamente. “Temos a visibilidade como marca forte da nossa instituição com o objetivo de combater e manter à distância o tráfico de drogas e desarticular eventuais meliantes que circulam com armas e drogas nas cidades”, completou.
Ao todo, 20 policiais e cerca de 6 viaturas estão sendo empregados nas ações da Força Total.
O foco são os municípios de Macaúbas e Boquira. Este último registrou na zona rural o primeiro homicídio do ano na região.
A 4ª CIPM conta com o apoio popular, através de denúncias anônimas, para o combate à criminalidade.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Por volta de 11h40 desta quarta-feira (28), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deslocou-se à Avenida Castelo Branco, no centro da cidade de Guanambi, onde um jovem de 18 anos disse ter sido vítima de um golpe ao tentar vender um veículo Fusion Prata, com placa de Osasco (SP).
Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, o autor entrou em contato inicialmente pelo Facebook e finalizou a negociação via WhatsApp, apresentando-se como funcionário da Prefeitura de Guanambi.
O suspeito pediu para testar o veículo e não retornou, fugindo com o automóvel e documentos. Foram realizadas rondas na cidade, porém sem êxito.
A vítima foi orientada a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de Guanambi.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), defende com veemência o projeto IPTU Zero para quem reside em ruas não pavimentadas na cidade.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Cordeiro disse que se trata de um projeto importante, que beneficia diretamente a população sem acesso à pavimentação. “Sem asfalto, sem IPTU. Rua que não tem asfalto, que não tem pavimentação, não tem razão do morador pagar o IPTU”, enfatizou.
Para o parlamentar, o pagamento do imposto faz jus àqueles moradores que dispõem de uma mínima infraestrutura urbana adequada, garantindo assim condições dignas de moradia ao cidadão.
A proposta será apresentada neste início de ano, no legislativo local. Encabeçando a bandeira, Cordeiro salientou que, em alguns municípios brasileiros, o projeto já é uma realidade.
Na zona rural de Vitória da Conquista, ele comemorou o fato de ter conseguido barrar o pagamento do IPTU, seguindo a mesma lógica do IPTU Zero.
Também tramita no Congresso Nacional um projeto que prevê a isenção de pagamento do imposto nas hipóteses acima mencionadas. “Queremos replicar esse exemplo aqui em Vitória da Conquista. É justiça social. Não é justo cobrar o imposto sem oferecer a infraestrutura adequada para aquele serviço”, pontuou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Nesta quarta-feira (28), a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) cumpriu mandado de busca e apreensão domiciliar, expedido pelo Poder Judiciário, no contexto de investigação criminal em andamento na cidade de Macaúbas.
Segundo informou a 4ª CIPM ao site Achei Sudoeste, a diligência teve como finalidade a localização e apreensão de aparelhos e dispositivos eletrônicos, considerados relevantes para a apuração de fatos relacionados à prática de perseguição reiterada (stalking), cometida por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.
No local indicado, o mandado judicial foi devidamente apresentado ao responsável pelo imóvel, sendo realizada a busca de forma regular e dentro dos parâmetros legais.
Durante a ação, foram apreendidos 2 aparelhos celulares, 1 notebook e 1 CPU, com potencial interesse investigativo.
Todo material foi encaminhado e apresentado na Delegacia Territorial competente, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis para continuidade das investigações.
A ação ocorreu em estrito cumprimento à ordem judicial, observando os princípios da legalidade, respeito aos direitos fundamentais e preservação da ordem pública.
Foto: Divulgação/Polícia Militar Nesta quarta-feira (28), o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado até a Fazenda Dourado, na zona rural de Candiba, para atender uma ocorrência de encontro de cadáver.
No local, segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, um homem de 58 anos foi encontrado pelo irmão caído no interior de sua residência. A equipe do Samu 192 constatou o óbito da vítima, apontando indícios de morte natural.
O corpo foi liberado e removido pela funerária para o Hospital Municipal de Candiba a fim de serem adotadas as medidas legais cabíveis.
A ocorrência foi finalizada no próprio local.
Foto: Divulgação/MP-BA Uma área utilizada como cemitério clandestino foi identificada no município de Itabela na manhã desta quarta-feira dia 28, durante operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Orgamizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco Sul), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através das Polícias Civil e Militar. A equipe da operação “Cemitério Clandestino” localizou a área no povoado de São João do Monte, conhecido como Montinho.
Na área foram encontradas, pelo menos, três ossadas humanas. Os restos mortais foram recolhidos pelo Departamento de Polícia Técnica, que dará prosseguimento aos procedimentos de identificação para posterior devolução às famílias. Já o local, continuará sendo objeto de diligências investigativas, voltadas à localização, recuperação e identificação de outras possíveis vítimas. Além disso, as investigações seguem em busca de outros locais que possam servir como cemitério clandestino.
Elementos colhidos durante investigações que decorreram da ação policial deflagrada em 20 de janeiro identificaram a área de mata fechada que estaria sendo utilizada para a ocultação de cadáveres. Levantamentos preliminares indicavam a possibilidade de existência de cerca de dez corpos enterradosclandestinamente, possivelmente vítimas de execuções atribuídas ao chamado “tribunal do crime”.
A ação policial de janeiro foi conduzida pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª Coorpin), com apoio da Rondesp Extremo Sul e do 28º Batalhão da Polícia Militar, voltada ao enfrentamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) atribuídos a um grupo criminoso. Na ocasião, foram apreendidos armamentos, rádios comunicadores, aparelhos celulares, uma balaclava e vestimentas camufladas.
A Prefeitura Municipal de Brumado anuncia oficialmente, nesta quinta-feira (29), as atrações do Carnaval 2026. De acordo com a administração municipal, o “Carna Brumas” será realizado de 13 a 17 de fevereiro.
O site Achei Sudoeste apurou que os cantores Tayrone e Unha Pintada devem ser anunciados como atrações do festejo momesco na capital do minério, durante live que será realizada hoje no instagram oficial da prefeitura às 20h
Além dos artistas acima, Isac Gomes, Vixe Mainha, Pierre Onassis, Cheiro de Amor, Batukerê e Black Style podem fazer parte do “Carna Brumas” neste ano.
O resgate do Carnaval em Brumado terá circuito fechado, além de trios elétricos, Espaço Kids, Espaço das Marchinhas, Camarote da Acessibilidade e muito mais.
Foto: Hospital São Francisco Em 18 anos, o excesso de peso da população brasileira aumentou em 20 pontos percentuais. Em 2024, 62,6% dos brasileiros tinham excesso de peso, contra 42,6% em 2006. A obesidade (IMC igual ou maior que 30 kg/m²) dobrou, passando de 11,8% para 25,7% da população.
Os dados são do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, divulgados nesta quarta-feira (28). O levantamento é realizado em todas as capitais e no Distrito Federal.
O diagnóstico médico de diabetes em adultos apresentou aumento de 5,5%, em 2006, para 12,9% em 2024. A hipertensão em adultos passou de 22,6% para 29,7%.
A atividade física no deslocamento pelas cidades diminuiu de 17% em 2009 para 11,3% em 2024 devido ao maior uso de carros por aplicativos e transporte público. Já a atividade moderada no tempo livre com pelo menos 150 minutos semanais cresceu de 30,3% em 2009 para 42,3% em 2024.
O consumo regular de frutas e hortaliças (5 dias por semana ou mais) manteve-se relativamente estável, variando de 33% (2008) para 31,4% (2024).
O consumo de refrigerantes e sucos artificiais (5 dias por semana ou mais) teve redução de 30,9% (2007) para 16,2% (2024).
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avaliou que dados positivos como diminuição do consumo de refrigerante e aumento da atividade física não têm sido suficientes para reduzir a incidência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade.
“À medida que o Brasil vai envelhecendo cada vez mais, surgem mais pessoas com doenças crônicas. Por isso, precisamos ter mais políticas de cuidado e prevenção”, defendeu.
