Achei Sudoeste

14 Jun 2018 - 15:30h

Quem não tem aquele “medo” ao se falar sobre uma possível cirurgia e a tão famosa anestesia? Pois bem, para que esse receio não se apresente na hora da cirurgia e imprescindível que se faça a consulta pré-anestésica, realizada pelo anestesiologista, que é o profissional altamente qualificado que cuida da vida e da segurança do paciente durante a operação. Por lei, a avaliação pré-anestésica deve ser realizada em todo paciente a ser submetido a cirurgia com anestesia, mas poucas pessoas sabem que essa conversa é de fundamental importância e minimiza a probabilidade de complicações durante a intervenção cirúrgica, contribuindo também na redução da ansiedade do paciente. Na consulta o especialista irá: - avaliar a condição clínica e os exames pré-operatórios do paciente, estabelecendo assim o chamado risco anestésico-cirúrgico; permitir ao anestesiologista se inteirar de possível medicação de que o paciente faça uso e suas consequências para o ato cirúrgico-anestésico; se julgar necessário, poderá pedir Inter consulta com outros especialistas (cardiologista, endocrinologista, pneumologista, etc.) para complementar a avaliação e/ou ajustar a medicação que será usada; estabelecer uma relação médico x paciente entre o anestesiologista e a pessoa que será operada, diminuindo a ansiedade de quem passará pela intervenção e aumentando sua confiança no profissional. O anestesiologista poderá, a fim de que, o paciente tenha a oportunidade de tirar todas as dúvidas em relação a anestesia, explicar a técnica que será usada e suas possíveis complicações. Portanto, a consulta pré-anestésica e a presença do médico especialista no assunto aumentam a segurança dos procedimentos de anestesia e sedação. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

14 Jun 2018 - 15:00h

A prefeitura de Brumado está acelerando o ritmo das obras de readequação no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), intencionando inaugurar o equipamento ainda este ano. O atraso para inauguração da UPA já dura seis anos, já que no início das obras, em 2011, a entrega do equipamento havia sido estimada para o ano de 2012. O secretário de saúde do município, Cláudio Feres, informou ao site Achei Sudoeste que a prefeitura ainda teve que complementar o último repasse do Ministério da Saúde, de R$ 350 mil, que chegou defasado, a fim de adquirir os aparelhos que vão equipar a unidade. O secretário adiantou que o Município recebeu o equivalente a 40% do maquinário que será instalado na unidade brumadense. Feres frisou que a administração está focada em entregar a UPA este ano à comunidade brumadense, com vistas a desafogar os atendimentos de emergência do Hospital Professor Magalhães Neto, que está com uma sobrecarga após a inauguração das UTIs, já que houve um aumento na demanda de pacientes de cidades circunvizinhas.

14 Jun 2018 - 14:30h

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quinta-feira (14) 61 pessoas de uma célula do PCC, facção que age dentro e fora dos presídios. O grupo investigado é responsável por acirrar disputa entre facções no país, elevando o número de assassinatos. De acordo com o G1, no total, a polícia tinha 75 mandados de prisão, 59 foram cumpridos, duas prisões ocorreram em flagrante, e 59 mandados de busca e apreensão, dos quais 32 forma cumpridos. A célula do PCC investigada pela operação nomeada de Echelon, resultado de uma parceria da polícia com o Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, atua em outros estados e países vizinhos. As investigações começaram a partir de trechos de manuscritos encontrados nos esgotos do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, por agentes penitenciários. A Polícia Civil identificou sete líderes e confirmou a existência da célula “sintonia de outros estados e países”. Os criminosos teriam assumido as funções da “sintonia” quando os líderes da organização criminosa ficaram isolados no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em 2016, em decorrência da operação Ethos, que revelou esquema envolvendo advogados da facção.

14 Jun 2018 - 14:00h

Anfitriã da Copa do Mundo de 2018, a Rússia fez valer o mando de campo e conseguiu estrear na competição com uma goleada sobre a Arábia Saudita por 5 a 0 nesta quinta-feira (14), no estádio Lujniki, em Moscou. Os gols da equipe foram marcados por Gazinskiy, Cheryshev (duas vezes), Golovin e Dzyuba. A Rússia atuou com a seguinte escalação: Akinfeev; Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Gazinskiy, Zobnin, Samedov (Kuziaev), Golovin e Smolov (Dzyuba); Dzagoev (Cheryshev). Já o time da Ásia jogou com Al-Muaiouf; Al-Burayk (Al-Muwallad), Osama Hawsawi, Omar Hawsawi e Al-Shahrani; Al-Faraj, Ateef, Al-Jassim, Al-Dawsari e Al-Shehri (Bahbir); Al-Sahlawi. A dona da casa volta a jogar na próxima terça-feira (19), às 15h, contra o Egito, em São Petersburgo. Já a Arábia entra em campo na próxima quarta (20), às 12h, em Rostov.

14 Jun 2018 - 12:30h

O Ministério da Saúde anunciou, na quarta-feira (13), que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao comparecimento de 77% do público-alvo para ser vacinado. O número é considerado baixo pela pasta, que estabeleceu como meta a cobertura de 90% dessa população, o que equivale a 54 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, no dia 23 de abril, 42,6 milhões de pessoas foram vacinadas. A região Sudeste é a que possui menor cobertura até agora: 71% do público prioritário foi protegido. Na sequência, estão Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro-Oeste (91,4%). A cobertura é mais preocupante nos estados de Roraima (53,59%), Rio de Janeiro (57,29%), Rondônia (70,91%) e Rio Grande do Sul (77,82%). Apenas Goiás, Amapá e Ceará ultrapassaram a meta de 90%. Segundo o ministério, a situação acende um alerta, dada a proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Além disso, neste ano, já foram contabilizados 2.715 casos de influenza, mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado (1.227). As mortes decorrentes da doença também aumentaram: passaram de 204, em 2017, para 446, em 2018. Apesar do crescimento, os números estão distantes dos que foram registrados em 2016, quando houve forte incidência da influenza no Brasil, quando foram 12.174 casos e 2.220 óbitos derivados deles.

14 Jun 2018 - 12:00h

Na segunda-feira (11), produtores rurais definiram pela criação de uma cooperativa que atue no fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura em todo sudeste baiano. A iniciativa inédita busca resolver o gigantesco gargalo que é a comercialização dos produtos ovinos e caprinos na região, bem como criar um ambiente para a legalização do abate de bodes, cabras, carneiros e ovelhas. Atualmente, todo o sudoeste baiano é refém do abate ilegal desses animais. “É péssimo e perigoso para o consumidor ficar a mercê de alimentos de procedência e manipulação duvidosas. O poder público precisa atuar para de uma vez por todas acabar com toda essa informalidade. Essa iniciativa busca resolver essas questões, fortalecendo produtores e oferecendo aos consumidores produtos de extrema qualidade”, afirma Esdras Braga, produtor de ovinos e anfitrião da primeira reunião. A iniciativa também almeja a criação de marca própria para comercializar em todo o estado da Bahia cortes especiais, embutidos, laticínios e toda a sorte de derivados de ovinos e caprinos.

14 Jun 2018 - 11:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez a conclusão do julgamento sobre a validade da decretação de conduções coercitivas para levar investigados a interrogatório policial ou judicial. Até o momento, há 4 votos a 2 para derrubar liminar do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a decretação de conduções coercitivas. A sessão será retomada nesta quinta-feira (14). Já votaram pela validade da medida os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Gilmar Mendes e Rosa Weber se manifestaram contra as conduções para depoimentos. Faltam os votos de Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Celso de Mello e da presidente, Cármen Lúcia. As conduções estão suspensas desde dezembro do ano passado por uma liminar de Gilmar Mendes, que é o relator da ação. Agora, os ministros julgam o mérito da questão.

14 Jun 2018 - 11:00h

Um homem, identificado como Antônio Dácio Teixeira, foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, na noite de segunda-feira (11), após promover um quebra-quebra dentro do Hospital Municipal de Pindaí, a 174 km de Brumado. Segundo a polícia, o acusado não aguardou o atendimento e, inconformado, acabou quebrando a porta de entrada e os vidros da recepção da unidade de saúde. Ele acabou cortando o próprio braço na ação. Em seguida, a médica se recusou a atendê-lo e ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi. De acordo com Vilson Nunes, depois de ser medicado, Antônio foi conduzido à DP, onde o caso foi registrado por danos causados ao patrimônio público.

14 Jun 2018 - 10:30h

Dois adolescentes foram mortos a tiros e outros dois baleados, na quarta-feira (13), na frente do Colégio Municipal Ridalva Correia Melo, localizado na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso ocorreu na Avenida Jequié, no bairro Ibirapuera, segundo informações da Polícia Militar. De acordo com informações iniciais, dois homens que chegaram ao local à pé efetuaram os disparos que atingiram os jovens. Segundo a polícia, a informação inicial era que quatro estudantes foram baleados na frente da instituição de ensino. No entanto, ao chegar no local, a polícia foi informada pela diretoria da escola que duas das vítimas são estudantes da instituição e as outras duas não. Depois dos disparos, os suspeitos, ainda não identificados, fugiram do local. Policiais militares da 78ª CIPM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e constataram as mortes de Teônio Santos de Jesus, de 17 anos, que era aluno da escola, e Flávio Silva Santos, de 14 anos, ex-aluno da instituição. As outras duas vítimas, uma de 15 anos e outra de 16, foram socorridas e encaminhadas para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Conforme a polícia, o estado de saúde do jovem de 15 anos é considerado estável, já o adolescente de 16 anos, atingido por cinco tiros na região do ombro, tórax, abdômen e pernas, tem estado grave.

14 Jun 2018 - 10:00h

O município de Brumado foi inserido em um programa de sustentabilidade e receberá a implantação de uma cooperativa com usina para fabricação de vassouras através de materiais reciclados. O site Achei Sudoeste apurou que o projeto mantido por uma Organização Não Governamental (ONG) e uma empresa mineradora local beneficiará, primeiramente, a comunidade do Campo Seco, onde 25 pessoas já foram pré-selecionadas. Estas serão capacitadas para operar os equipamentos instalados na usina. Parte dos aparelhos já foi adquirida pela ONG, e em breve, será instalada em um local provisório disponibilizado pela comunidade até serem concluídas as obras da sede própria da associação comunitária, que reservará uma ala para as instalações permanentes da fábrica. Os próprios associados da comunidade já começaram a recolher a principal matéria-prima que será utilizada na fabricação das vassouras, as garrafas pet. Com o aprimoramento das atividades, a cooperativa deverá buscar parcerias futuras com a cooperativa de reciclados de Brumado, bem como com a empresa de limpeza pública que presta serviços terceirizados ao município, que, no momento, também retém a maior fatia do recolhimento de materiais reciclados na cidade. A expectativa é de que, dentro dos próximos trinta dias, aconteça todo o processo de capacitação e inauguração da usina.

14 Jun 2018 - 09:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo César de Azevedo (MDB), o Dr. Paulo, e aprovou novo parecer, desta vez pela aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2016. O relator, conselheiro Raimundo Moreira, também reduziu a multa aplicada para R$ 3 mil e excluiu a determinação de ressarcimento aos cofres municipais de R$ 100 mil. Manteve, no entanto, multa no valor de 30% dos subsídios anuais, que alcança R$ 39 mil. Na reconsideração, o gestor comprovou a razoabilidade das despesas com passagens para pacientes em tratamento fora do domicílio, esclarecendo a divergência no montante de R$ 180.898,02. Cabe recurso da decisão.

14 Jun 2018 - 08:30h

A Copa do Mundo da Rússia começa nesta quinta-feira (14) e a seleção de produtos saudáveis da Praticook já está escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

14 Jun 2018 - 08:00h

A Coelba foi condenada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 3 mil após ter interrompido a energia de uma residência em Brumado. O caso aconteceu em fevereiro deste ano e o consumidor comemorou o aniversário à luz de velas. Nenhum comunicado teria sido feito antes de interromper o fornecimento da energia no dia e horário do fato. De acordo com a decisão do juiz Rodrigo Souza Britto, a Coelba não logrou êxito em justificar a legalidade na interrupção dos serviços de fornecimento de energia, seja por existência de débitos ou de caso fortuito ou força maior. “Razão pela qual considero que resta evidenciada a falha na prestação dos serviços da demandada”, destacou.

14 Jun 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

13 Jun 2018 - 18:00h

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (12) o Decreto nº 5066, que declara situação de emergência em áreas afetadas pela estiagem prolongada. De acordo com a publicação, todos os órgãos municipais estão autorizados a se mobilizar para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reconstrução do cenário, inclusive com a convocação de voluntários para reforças as atividades. O decreto considera que nos últimos quatro anos a estiagem se intensificou por todo o município.

13 Jun 2018 - 17:30h

A Copa do Mundo de 2026 tem sede definida. Nesta quarta-feira (13), no 68º Congresso da Fifa, em Moscou, capital da Rússia, as associações de futebol votaram e a maioria escolheu a candidatura tripla dos Estados Unidos, Canadá e México, que superaram o Marrocos por 134 a 65. De acordo com os países, a primeira Copa com 48 seleções terá 16 sedes e 23 estádios, todos já em funcionamento e que precisarão apenas de pequenas reformas ou modernizações. A média de lugares disponíveis é de 68 mil por arena. A promessa é de gerar uma receita de US$ 14 bilhões (R$ 52 bilhões) e US$ 11 bilhões (R$ 41 bilhões) de lucro para a Fifa. "Muito obrigado por essa incrível honra. Será um incrível privilégio sediar essa grande competição em 2026", festejou Carlos Cordeiro, presidente da US Soccer, no discurso de agradecimento. Essa será a terceira vez que o México recebe a Copa, e a segunda vez dos americanos, que foram sede em 1994. Já o Canadá terá a sua primeira oportunidade.

13 Jun 2018 - 17:00h

Na segunda-feira (11), começou a funcionar na cidade de Caraíbas, a 68 km de Brumado, atendendo a uma população de mais de 10 mil habitantes, o Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Na nova unidade, o cidadão pode realizar a transferência e alteração de características do carro ou da moto, o primeiro emplacamento e vistoria veicular, entre outros procedimentos. O posto beneficia também os habitantes das cidades de Anagé, Belo Campo e Tremedal. O coordenador de Unidades Descentralizadas do Detran, João Xavier, destacou que, com o projeto de descentralização das atividades do órgão, um atendimento qualificado tem sido oferecido à população do interior. “Em Caraíbas, tivemos a parceria da prefeitura para viabilizar a obra. Vamos dar prosseguimento à entrega de novos postos, em diferentes regiões do estado", afirmou Xavier.

13 Jun 2018 - 16:30h

Cresce a expectativa para realização do Forró do Sítio Novo 2018, que acontece neste sábado (16), em Brumado. O evento promete ficar, mais uma vez, marcado na história da região. A festa, que já virou tradição, é conhecida pela organização, excelência, gente animada e bonita, além do sistema All Inclusive. Não fique de fora dessa que será a melhor festa de todos os tempos. A alegria está garantida com: Solange Almeida, Luan Estilizado, Edigar Mão Branca, Donas do Bar e Fann Estourado. Mais uma festa com a qualidade Beto Bonelly e Só legal Produções. Garanta logo o seu ingresso nos pontos de vendas autorizados. A Devassa Puro Malte é a cerveja oficial da festa.

13 Jun 2018 - 16:00h

Na noite do último domingo (10), o deputado federal Arthur Maia (DEM) foi vaiado e chamado de golpista durante evento em comemoração aos 141 anos de emancipação política da cidade de Brumado, reduto eleitoral do parlamentar. Maia caiu na lista de rejeição do eleitorado depois que assumiu a relatoria da reforma da Previdência.