Achei Sudoeste

13 Ago 2019 - 07:30h

Um homem foi preso em flagrante após agredir a esposa na frente da filha do casal, no município de Medeiros Neto, no sul da Bahia. A mulher foi socorrida após os vizinhos ouvirem os gritos da menina, que pedia ajuda. A idade da criança não foi informada. Segundo a delegacia de Teixeira de Freitas, onde o caso foi registrado, o suspeito chegou em casa bêbado e começou uma discussão por ciúme. Segundo o G1, equipes da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Medeiros Neto) foram acionadas por populares na noite do último sábado (10), no bairro Planalto II, para verificar a ocorrência. O suspeito, identificado como Rogério Pinheiro, foi encontrado bastante alterado dentro da casa do casal, segundo informou a delegacia. Ainda conforme registro feito na unidade policial, a vítima, que não teve a identidade divulgada, estava com marcas de agressão no olho esquerdo. A mulher foi levada para um hospital da região e teve alta no mesmo dia do ocorrido. Rogério Pinheiro foi levado para a delegacia de Teixeira de Freitas, autuado na Lei Maria da Penha e vai responder por lesão corporal. Até a tarde desta segunda-feira (12), ele seguia preso. O caso segue sob investigação na Delegacia de Medeiros Neto.

13 Ago 2019 - 07:00h

O I Encontro de Vice-prefeitos do Sertão Produtivo foi realizado na Câmara de Vereadores de Brumado, na última semana. Apenas quatro vices participaram do evento - os demais justificaram as suas ausências. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da União dos Vice-prefeitos da Bahia (UVPB), Carlos Alberto, destacou que o encontro é uma oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo feito pela entidade em prol dos municípios que compõem o território. Segundo Alberto, no encontro, foi explanada a importância da união e da filiação dos vice-prefeitos.

“A UVPB tem 1 ano e 7 meses, tendo sido criada no intuito de fortalecer, não só a categoria do vice, como do seu empoderamento a nível de município. Os vice-prefeitos são eleitos junto com o prefeito e têm um trabalho, visto que ele não é escolhido à toa. Então, esse vice precisa fazer ações concretas para que o nome dele sempre esteja no auge de todo cenário político”, declarou. Para isso, o presidente reforçou que os vices necessitam de uma entidade representativa, a qual fortaleça a sua relação no municipalismo e valorize a classe. Alberto ainda frisou que o vice-prefeito tem de atuar com ênfase, substituindo o prefeito em caso de vacância do cargo, atendendo a população, indo às comunidades, entre outras ações. A UVPB defende a criação do gabinete do vice-prefeito, justamente pensando em uma atuação mais direcionada ao atendimento da população.

13 Ago 2019 - 05:30h

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a atacar os radares móveis nesta segunda-feira, 12, e prometeu acabar com os dispositivos eletrônicos nas estradas brasileiras. A declaração foi dada em uma cerimônia de liberação de um trecho de 47 quilômetros de duplicação da BR-116 na cidade de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul. “Estou com uma briga na Justiça, junto com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, para acabar com os radares móveis do Brasil”, disse o presidente em seu discurso. “Isso é coisa de uma máfia de multas, é um dinheiro que vai para o bolso de poucos aqui no Brasil, é uma indústria de multas”, comentou. E prometeu: “A partir da semana que vem, não teremos mais essa covardia de radares móveis no Brasil”. Além disso, o presidente citou o projeto enviado por seu governo para a Câmara dos Deputados que aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 5 para 10 anos e acaba com a exclusividade dos Detrans na indicação médicos para conceder o atestado de saúde para que os cidadãos consigam a habilitação. Bolsonaro também afirmou que “sugeriu” que o limite máximo de pontos para que um motorista perca a habilitação seja aumentado de 20 para 40 pontos, “porque quando um motorista profissional perde sua carteira de motorista, na verdade ele está perdendo a sua carteira de trabalho”.

13 Ago 2019 - 05:00h

Reunidos na tarde dessa segunda-feira (12), no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC), comerciantes debateram os resultados das três primeiras semanas de implantação da Área Azul e demonstraram grande preocupação. Números apresentados pela CDL de Brumado comprovaram o elevado número de queixas recebidas pela entidade. Segundo o levantamento, considerando o mesmo período de 2018, ocorreu uma queda de 16,7% nas vendas em 2019. O índice é baseado no volume de consultas de crédito realizado pelos estabelecimentos filiados pela entidade e considerou cerca de 82 lojas em funcionamento na área de abrangência da Zona Azul. Os números ainda puderam ser confirmados por cerca de quase 60 avaliações realizadas através de questionário aplicado aos lojistas. A CDL informou aos presentes que um ofício solicitando mudanças que venham minimizar os impactos da implantação da Zona Azul foi encaminhado ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e também ao Departamento de Trânsito do Município, no entanto, até o fim da reunião não obteve retorno sobre eventuais alterações. Os comerciantes demonstraram grande apreensão e relataram inclusive a possibilidade de começar a demitir funcionários. “A situação já estava difícil e a Zona Azul ao invés de ajudar a melhorar acabou piorando”, relatou um dos presentes. Ao final da reunião ficou definido a formação de uma comissão encarregada de debater a situação com vários segmentos da sociedade civil organizada e também cobrar uma resposta mais rápida da Administração Municipal.

13 Ago 2019 - 00:00h

Diretamente de Pindobaçu, no centro-norte do estado da Bahia, Sirlei Dória da Silva conversou com o site Achei Sudoeste sobre a família que não via há quase 40 anos. Ela nasceu no município, mas se mudou aos 7 anos para morar com o pai - desde então, havia perdido o contato com os familiares. Segundo Sirlei, meses depois de ter ido morar com o pai, ele faleceu e ela ficou com a madrasta. “Saí só com a roupa do corpo, minha mãe confiou que eu só iria passar uma semana com meu pai. Depois, não consegui voltar, uma criança que não sabia nada do mundo”, relatou. Só recentemente, depois de quase 40 anos, com a ajuda do programa Achei Sudoeste no Ar, transmitido pela Rádio Alternativa FM, conseguiu o contato dos irmãos e, aos poucos, estão retomando os laços. Na expectativa de rever a família, Sirlei disse que está ansiosa e muito nervosa, porém, para o encontro se concretizar, ela pede ajuda à comunidade brumadense para compra das passagens.

12 Ago 2019 - 17:00h

Na última semana, o Conselho Municipal de Segurança de Brumado (Conseg) se reuniu para discutir o projeto Conseg Itinerante, que tem o objetivo de estabelecer maior aproximação com a comunidade buscando ouvir as suas demandas. Na oportunidade, foi definido que serão realizadas, mensalmente, mobilizações em bairros distintos - o evento será aberto ao público e  terá a participação de autoridades locais, representantes das instituições de apoio à segurança pública, empresas parceiras e toda comunidade. O presidente do conselho, Glauber Bacelar, informou que o primeiro encontro será promovido no dia 13 de setembro. “Já temos alguns bairros pré-definidos, estamos só ajustando a logística do evento e, em breve, iremos anunciar o local exato dessa grande mobilização na comunidade”, disse.

12 Ago 2019 - 16:30h

O Ministério da Saúde decidiu incorporar um novo medicamento contra insuficiência cardíaca ao Sistema Único de Saúde (SUS): o Entresto (sacubitril/valsartana). A incorporação aconteceu em menos de dois anos após seu lançamento, tempo considerado recorde para os padrões brasileiros. A portaria foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. O medicamento é indicado para pacientes adultos cujos sintomas são desencadeados por atividades cotidianas, mas que ocorrem também quando estão em repouso. De acordo com o estudo PARADIGM, a terapia reduziu o risco de morte por causas cardiovasculares em 20% e a taxa de hospitalizações em 21% em relação ao enalapril, tratamento anterior. De acordo com a Veja, a pesquisa, realizada com 8.442 pacientes, mostrou ainda que o Entresto reduziu em 16% o risco de morte por todas as causas e em 20% a probabilidade de morte súbita, uma das principais causas de morte por insuficiência cardíaca (IC). Os resultados também evidenciaram melhora na qualidade de vida tanto de pacientes que apresentam poucos ou muitos sintomas como daqueles que sofreram hospitalizações recentes. A consulta pública para a incorporação do produto ao SUS foi aberta em dezembro de 2018 e contou com a sensibilização de agentes externos. Foram mais de 2.000 contribuições de médicos, pacientes, familiares, associações de pacientes e toda a sociedade civil.

12 Ago 2019 - 16:00h

Na noite do último domingo (11), o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foi acionado através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) por conta de um indivíduo que estaria armado ameaçando transeuntes no Bairro das Baraúnas. Na localidade, a guarnição identificou o indivíduo - este, ao perceber a aproximação dos militares, dispensou um objeto em um telhado. Após abordagem, foram encontrados duas porções de substância análoga à maconha, além de uma réplica de pistola. O elemento e todo o material encontrado foram apresentados na Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

12 Ago 2019 - 15:30h

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 12, a operação Monograma, contra crimes de falsidade eleitoral e lavagem de dinheiro em desdobramento de outra operação, a Acrônimo, que tem com um dos investigados os ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). Segundo as investigações, o esquema movimentou 3 milhões de reais e contou com participação de empresa no Uruguai. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Pimentel em Belo Horizonte. As ordens foram expedidas pela 32ª Zona Eleitoral, na capital. A primeira fase da Acrônimo ocorreu em 2015. As investigações que levaram à deflagração da Monograma apontaram, de acordo com a PF, “possíveis delitos eleitorais, nos quais empresas de consultoria, mediante a simulação de prestação de serviços, teriam sido usadas para o recebimento de vantagens ilícitas em montante superior a 3 milhões de reais”. Provas conseguidas pela PF, com base em delação premiada, “indicaram que os valores recebidos decorreram de atuação de agente político em benefício de negócios de empresa brasileira no Uruguai”. Segundo a corporação, “em razão de novo entendimento jurisprudencial, as investigações anteriormente eram conduzidas pelo Superior Tribunal de Justiça, passaram a tramitar na 32ª Zona Eleitoral em Belo Horizonte a partir de em junho de 2019”. De acordo com a Veja, o advogado Eugênio Pacelli, que defende Fernando Pimentel, disse contribuir com a operação. “Estranhamos a medida, que se refere a fatos de 2014. E a Operação Acrônimo já adotou todas as medidas possíveis. Estamos contribuindo, colocando tudo à disposição, apesar do excesso que caracteriza essa busca e apreensão”.

12 Ago 2019 - 15:00h

O vereador Arnaldo Azevedo (PSDB), conhecido como Nal, denunciou a situação precária da Biblioteca Municipal Professora Nice Amaral, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Os livros estão todos espalhados no chão. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o parlamentar criticou a gestão do prefeito Jairo Magalhães (PSB) por gastar mais de R$ 17 mil em deslocamento de aliados políticos para participarem da sessão solene homenageando o Centenário de Guanambi em Brasília. Nal realizou uma representação ao Ministério Público Estadual pedindo explicações da prefeitura sobre os critérios usados para a escolha dos passageiros na caravana, bem como que seja justificada a falta de prioridade de uma biblioteca de qualidade na cidade. A biblioteca municipal tinha um prédio próprio, mas o imóvel foi leiloado em 2011 pelo valor de R$ 501 mil. Com o dinheiro da venda, a prefeitura afirmou que iria construir um espaço moderno, com um grande acervo bibliográfico, salas de informática, de projeção e de pesquisas, além de uma biblioteca virtual. No entanto, nada disso foi feito, mesmo tendo se passado 8 anos. O secretário municipal de cultura, Paulo Costa, disse que o dinheiro é insuficiente para uma construção de grande porte. “A biblioteca será construída, só não temos uma data ainda. Estou articulando e, possivelmente, será ao lado do Centro de Cultura, no entanto, até o momento, não consegui uma renda complementar”, explicou. Na internet, um abaixo assinado já recolheu mais de 1.500 assinaturas pedindo que a prefeitura invista na construção de uma biblioteca moderna na cidade.

12 Ago 2019 - 14:30h

O médico Psiquiatra é o especialista que lida com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, como depressão, transtornos bipolar, esquizofrenia, demência e transtornos de ansiedade. O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o especialista em Psiquiatria Leonardo Alves Marciel, membro titular da associação Brasileira de Psiquiatria. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (WhatsApp).

12 Ago 2019 - 14:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) justificou o não funcionamento do presídio de Brumado devido à falta de representatividade do município. Na oportunidade, o gestor ironizou questionando as pessoas que não conseguiram eleger Carcará do Sertão (MDB), candidato a deputado nas últimas eleições. Após as declarações, Carcará divulgou um vídeo nas redes sociais rebatendo o prefeito. “Pare de culpar os outros e vá trabalhar para o município. Eu, realmente, tive uma boa soma de votos porque o povo confiou em mim. Se eu tivesse sido eleito, estaria lutando em prol dos seus interesses. A minha ideia é trabalhar para o povo. Não é porque sou pobre que não posso ser candidato. Sou pobre, mas sou honesto e respeitoso”, disparou. Carcará ainda pediu que o prefeito o deixasse em paz.

12 Ago 2019 - 12:00h

A Polícia Militar prendeu um homem no último sábado (10), em Guanambi, a 141 km de Brumado, portando uma arma de uso restrito das forças policiais. Eurípedes Pires de Almeida, de 53 anos, conhecido pelo apelido de Bahia, foi flagrado com uma pistola 9mm, carregada com 18 cartuchos. Segundo Vilson Nunes, a prisão foi efetuada na manhã deste sábado (10) e ocorreu durante diligências realizadas por policiais militares do 17° BPM na Rua Cassimiro de Abreu, Bairro Monte Pascoal. A Polícia Militar informou que o detido conta com inúmeras passagens pela polícia pela prática de tráfico de drogas e porte ilegal de armas. O acusado foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, junto com a arma e com a quantia de R$ 200 em dinheiro. O delegado plantonista registro o flagrante.

12 Ago 2019 - 11:30h

O vereador de Casa Nova, no norte da Bahia, Jossivaldo Rodrigues de Souza Silva (PSB), mais conhecido como Vadim do Pipa morreu no sábado (10), após o carro onde ele estava se envolver em um acidente na BR-235. De acordo com a Polícia Civil de Casa Nova, o acidente ocorreu na rodovia, a cerca de três quilômetros da entrada do município onde Jossivaldo mora e exerce função na Casa Legislativa. A polícia não tem detalhes das causas do acidente, mas informou que o carro onde o vereador estava capotou. Além de Jossivaldo, outras três pessoas estavam no veículo. De acordo com o G1, elas ficaram feridas, mas não há detalhes do estado de saúde delas. Por meio de nota, a prefeitura de Casa Nova lamentou a morte do vereador e decretou luto oficial de três dias.

12 Ago 2019 - 11:00h

Um homem de 33 anos, identificado como Marcelo Brito da Silva, morreu no último sábado (10), no município de Caculé, a 100 km de Brumado. De acordo com o Informe Cidade, Silva não resistiu aos ferimentos causados por uma queda de moto e veio a óbito. Segundo familiares, Marcelo caiu de uma motocicleta, que era conduzida por ele, poucos metros de sua casa, localizada no Bairro Jureminha, próximo à Igreja de Nossa Senhora Santana. A família diz que Marcelo se desequilibrou ao passar por um quebra-molas instalados há pouco tempo no local. A vítima foi socorrida pela equipe do SAMU-192 e encaminhada para o Hospital Regional de Guanambi (HRG) onde faleceu horas depois. As causas da morte não foram divulgadas.

12 Ago 2019 - 10:30h

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

12 Ago 2019 - 10:05h

Um homem de 39 anos, identificado como Vanilton Santos de Macêdo, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (12), dentro de uma pousada localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a polícia já esteve no local realizando o levantamento da ocorrência. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também compareceram ao local a fim de fazer a análise do corpo. A suspeita inicial é de que o hóspede tenha tido um mal súbito, porém o laudo com a causa da morte só será divulgado posteriormente. O homem é natural da cidade de Boquira.

12 Ago 2019 - 10:00h

O governador Rui Costa (PT) reconheceu, no último domingo (11), situação de emergência nos municípios de Vitória da Conquista e Maetinga, ambos localizados no sudoeste baiano, por conta da estiagem. Ao declarar a situação de emergência por conta dos problemas causados pela falta de chuva, as prefeituras das cidades obtêm facilitações na contratação de serviços que envolvam a questão.  Os decretos públicos neste domingo no Diário Oficial têm duração de 180 dias e podem ser prorrogados. A situação de emergência também foi decretada pelo governador em Ibicaraí por conta do deslizamento de solo. A decisão considera os danos decorrentes as atividades econômicas e a população nas cidades baianas. Os decretos foram assinados por Rui e por Carlos Mello, secretário da Casa Civil em exercício.

12 Ago 2019 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (077) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

12 Ago 2019 - 09:00h

O empresário Alguiberto Santos foi ao legislativo brumadense em busca de mais apoio ao esporte, em especial ao ciclismo. Santos esteve presente na última sexta-feira (09) e fez o uso da palavra na tribuna livre na Câmara Municipal em defesa da modalidade MTB de Mountain Bike. O objetivo dele, que também é desportista, foi pedir apoio para um grande evento que ele estará realizando no dia 06 de outubro em Brumado, o “Desafio Terra do Minério” de Mountain Bike que deverá contar com centenas de atletas advindos de várias regiões do país, os quais estarão divididos em 20 categorias. Fazendo uso da tribuna livre, o empresário expressou que a competição terá um custo alto, então, diante disso ele foi pedir apoio ao parlamento, já que, segundo ele, o nome do município será amplamente divulgado. Uma comissão será criada para a realização de uma reunião com o secretário municipal de Esportes, Édio Pereira, em busca da viabilização de verbas de apoio ao evento.