Achei Sudoeste

15 Out 2019 - 07:30h

O governador da Bahia em exercício, João Leão (PP), assinou na tarde desta segunda-feira (14) o Decreto Estadual de Emergência para liberação de recursos para seis municípios do estado que foram atingidos por manchas de óleo no litoral. Segundo informações do governo da Bahia, a assinatura aconteceu por volta das 15h, em um hotel, no bairro do Campo Grande, em Salvador, e contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual. “A finalidade desse decreto é que nós possamos comprar todos os materiais necessários para conter e recolher essas manchas que estão chegando na praia. Quem é que vai ficar com esse óleo que a gente vai recolher? A ideia nossa é entregar esse óleo para a Petrobras, que é quem entende de petróleo", disse o governador. De acordo com o G1, os municípios que fazem parte do decreto são Lauro de Freitas, Camaçari, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra. Salvador e Mata de São João, apesar de também serem afetados pela mancha, não declararam situação de emergência.

15 Out 2019 - 07:00h

Neste mês de outubro, as previsões não indicam chuvas expressivas para a cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, e o volume esperado pode ficar bem abaixo da média. Em 2018, foram registrados 60 mm de chuva no município, no mesmo período. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a situação preocupa os moradores, tanto da zona urbana quanto rural, que já sofrem com a escassez e o racionamento de água. O longo período de estiagem e o aumento da demanda nos municípios vizinhos têm diminuído consideravelmente o nível da Barragem do Comocoxico, porém os números oficiais não foram divulgados pela Embasa.

15 Out 2019 - 05:45h

Um veículo Toyota SW4 que transportava sete pessoas da mesma família caiu em uma ribanceira, na noite da última segunda-feira (14), na Serra das Almas, trecho da BA-148, em Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente ocorreu por volta das 20h, após a família retornar de um passeio em um sítio, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas. O motorista perdeu o controle da direção no trecho conhecido como “Curva do S” e caiu na ribanceira. Os ocupantes do veículo são do Distrito de Itanagé, zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo a polícia, cinco adultos e duas crianças ficaram feridas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu as vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), em Livramento de Nossa Senhora. A unidade ainda não divulgou um boletim sobre o estado de saúde das vítimas. A ocorrência foi registrada pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

15 Out 2019 - 00:00h

A segunda edição da Feira do Empreendedor será realizada pela prefeitura municipal de Brumado, em parceria com o Sebrae, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o CredAmigo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Jéssica Lopes, coordenadora do Sebrae de Brumado, disse que o evento visa resgatar a cultura de feiras de fomento ao empreendedorismo no município. “O dia do empreendedor precisa ser comemorado e por que não realizar um evento voltado para esse público? Tanto para que a gente possa estimular negócios, que nem é tanto o foco do evento, mas para fomento do empreendedorismo mesmo”, destacou. Durante a feira, vários pequenos empreendedores terão também a oportunidade de oferecerem seus produtos e serviços. Lopes ainda frisou que a feira dará atenção para a agricultura familiar. Além disso, o evento contará com palestras, praça de alimentação, atrações musicais, desfile de moda e entretenimento para crianças. A feira será promovida no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, nos dias 25 e 26 deste mês. Toda a comunidade está convidada a prestigiar a iniciativa. A entrada é gratuita.

14 Out 2019 - 19:00h

Um homem identificado como Antônio Manoel da Rosa foi encontrado morto no final da tarde desta segunda-feira (14), na Rua Piloto Marcos, no Bairro Malhada Branca, em Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) foi informado sobre o caso. Ao chegar ao local a PM já encontrou uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a qual constatou o óbito por morte natural de Antônio. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a perícia. O corpo de Rosa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

14 Out 2019 - 17:30h

O Brasil possui 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, segundo um estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência do tipo severa. Outros detalhes apontam que a surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. A predominância para o desenvolvimento da doença é a partir dos 60 anos. Apenas 9% dos deficientes nasceram com essa condição enquanto 91% a adquiriram ao longo da vida. Nesse último grupo, metade desenvolveu o problema antes dos 50 anos. Entre os que apresentam a deficiência severa, 15% já nasceram surdos. Do total de pessoas pesquisadas, 87% não usam aparelhos auditivos. “A deficiência auditiva é uma deficiência que se agrava com o passar dos anos. E como o Brasil está passando por um processo de envelhecimento da população, hoje já temos 59 milhões de brasileiros com mais de 50 anos e, em 2050, vamos chegar com mais de 98 milhões de brasileiros com mais de 50 anos de idade, essa é uma tendência que só vai crescer”, disse Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. Preocupado com a causa, ele avalia que a “sociedade, claramente, não está preparada para isso”. Com isso, ele defende uma maior oferta de condições de inclusão para que pessoas com essa deficiência sejam cada vez mais integradas à sociedade. Atualmente, só 37% dos deficientes auditivos estão no mercado de trabalho.

14 Out 2019 - 17:00h

Cerca de 50 indígenas ocuparam uma fazenda na zona rural da cidade de Ribeirão do Largo, próximo ao município de Itambé, no sudoeste da Bahia na noite de domingo (13). Eles seguem no local nesta segunda-feira (14). De acordo com a delegacia da cidade, a fazenda pertence ao ex-prefeito da cidade de Itambé, Ivan Fernandes Couto Moreira, de 77 anos. Ele prestou queixa na delegacia no final da noite de domingo (13). Ainda segundo a polícia, após chegar na propriedade, o grupo destruiu parte da iluminação. Os indígenas montaram um acampamento próximo à sede da fazenda, onde permanecem. De acordo com o G1, durante a ocupação da propriedade, uma mulher – sogra do filho de Ivan – foi agredida e teve ferimentos leves. Segundo a delegacia, ainda não há informações sobre pedido de reintegração de posse da fazenda ou desocupação por parte do proprietário. O caso será acompanhado pela delegacia de Ribeirão do Largo.

14 Out 2019 - 16:30h

A atividade econômica do país em agosto teve alta de 0,07% em comparação ao mês anterior, indicou o IBC-Br, divulgado nesta segunda-feira, 14, pelo Banco Central. O índice é considerado como “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), indica uma retomada lenta na economia do país. Na comparação com agosto do ano passado, o indicador caiu 0,73%. No acumulado de 12 meses, o IBC-Br registrou crescimento de 0,87% e, no ano, a taxa acumulada é de 0,66%. De acordo com a Veja, o IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. O indicador oficial, entretanto, é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nem sempre  IBC-Br e o PIB vem com resultados semelhantes. no acumulado do segundo trimestre do ano, por exemplo, o indicador do Banco Central registrou queda de 0,13%, indicando a chamada recessão técnica, após também ter registrado baixa no trimestre anterior. O PIB, entretanto, cresceu 0,4% no mesmo período, afastando a possibilidade de recessão técnica.

14 Out 2019 - 16:00h

Uma idosa morreu e quatro pessoas ficaram feridas em batida entre carro e caminhonete, na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Anel Viário de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na tarde de domingo (13). De acordo com a Polícia Militar da cidade, o motorista do carro tentou fazer uma ultrapassagem indevida na via, não conseguiu e bateu de frente com a caminhonete. A idosa Iva Pereira Rocha, 75 anos, morreu no local. Os motoristas Robério Andrade Araújo, 51 anos, que dirigia a caminhonete, e Lourisvaldo Rocha Santos, 59, que dirigia o carro, tiveram ferimentos leves. Segundo o G1, outras duas pessoas, José Alexandro Martins dos Santos, 30 e Silvaneide Nogueira Barreto, 37, tiveram ferimentos graves. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Regional de Base. O corpo de Iva Pereira foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Não há informações sobre sepultamento dela.

14 Out 2019 - 15:30h

A Bahia é o 3º estado do país com a maior quantidade de pessoas mortas pela polícia e o 4º com maior número de policiais assassinados, no primeiro semestre deste ano. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (14), são do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Monitor aponta que, de janeiro a junho de 2019, 350 pessoas foram assassinadas por policiais na Bahia. Neste ranking, o estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro, com 885 mortes, e de São Paulo, com 426 vítimas. Em um cálculo de taxa para cada 100 mil habitantes do estado, a Bahia fica em 5º lugar, com 2,4 mortes. O estado é precedido por Amapá (7,7); Rio de Janeiro (5,1); Pará (3,7) e Sergipe (2,6). Apesar disso, se comparado ao mesmo período de 2018, a Bahia teve uma redução de 15% nas mortes causadas por policiais. Com relação ao número de policiais mortos, a Bahia também fica entre os maiores números de letalidade: 6. O estado fica atrás do Pará (35); Rio de Janeiro (19) e São Paulo (16). Com relação aos números registrados no mesmo período do ano passado, a Bahia registrou queda de 40%. Em dados gerais, o Monitor da Violência aponta que, por todo o país, o número de vítimas em confronto com a polícia cresceu 4,3% nos seis primeiros meses do ano. Essa alta vai na contramão do índice de mortes violentas no Brasil, que teve uma queda de 22% no 1º semestre.

14 Out 2019 - 15:00h

Os moradores do Bairro Parque dos Juazeiros, em Brumado, convivem com a dificuldade no abastecimento de água. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Alessandro Alves disse que a água não cai todo dia e, quando cai, tem uma vazão bem fraca. “A gente não consegue encher os reservatórios, nem de baixo e nem de cima. Ontem, tive que amarrar uma corda em um balde para encher o reservatório de cima. Se for esperar a pressão da água da rua não vai não. Já tem 15 dias desse jeito”, relatou. Alessandro destacou que o bairro novo está em expansão e os moradores não podem ficar sem água, visto que não conseguem realizar as tarefas do dia a dia. Ele disse que, apesar da falta d'água, as contas chegam em dia para pagamento. “A gente procurou a Embasa e eles dizem que vão regularizar. Sempre foi assim, mas desta vez está pior. São 15 dias assim”, afirmou.

14 Out 2019 - 14:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento sobre a validade da prisão após condenação em segunda instância para esta quinta-feira (17). Desde 2016, o Supremo entende que a prisão após segunda instância é possível. Embora já tenha sido julgado quatro vezes em plenário, o tema ainda precisa ser analisado de forma ampla, com o chamado efeito “erga omnes”, quando vale para todos os casos na e tem cumprimento obrigatório. Três ações devem ser julgadas pelo STF: da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos partidos PCdoB e Patriota. O objetivo das ações é que o Supremo derrube o entendimento. O pedido principal é para que se possa recorrer até não haver mais possibilidade de recurso. O julgamento deve definir o posicionamento final da Corte sobre o tema. De acordo com o G1, o argumento central das ações é o de que artigo 283 do Código de Processo Penal estabelece que as prisões só podem ser executadas após o trânsito em julgado, ou seja, quando não couber mais recursos no processo. Alegam também que o artigo 5º da Constituição define que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. Aqueles que entendem que a prisão após a segunda instância é inconstitucional afirmam que nas instâncias seguintes (terceira e quarta) não se julgam provas, mas apenas questões processuais.

14 Out 2019 - 14:00h

Ao saudar a comunidade durante a abertura do seu programa semanal de rádio, no último sábado (12), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), voltou a sua atenção para a Câmara de Vereadores. Ele fez questão de elencar os nomes dos parlamentares que se mantêm em sua base aliada, riscando da lista o nome do presidente da casa legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), e dos vereadores Elias Piau (PV), Wanderley Amorim (PTC) e Luiz Carlos Caires (PSD), o Palito. Os últimos eventos envolvendo os parlamentares e o prefeito já apontavam para um possível rompimento, pois a harmonia se mostrava fragilizada entre as partes. Nas últimas semanas, os vereadores vinham mostrando insatisfação com algumas posturas adotadas pelo gestor e pelo fato de suas indicações de obras não estarem sendo atendidas. Em resposta, os parlamentares aprovaram o projeto de lei de readequação da zona azul e, logo em seguida, votaram contra o veto do prefeito às emendas do parlamento ao decreto do executivo, dentro da mesma pauta de discussão. Se realmente o rompimento for confirmado, a base aliada do prefeito na câmara continuará maioria, porém com uma baixa de três vereadores que podem reforçar a oposição, formando assim um novo cenário nos bastidores da política brumadense.

14 Out 2019 - 12:00h

Em Brumado, comerciantes e moradores reclamam que, há três semanas, tem faltado água na região da Feira Livre. O problema afeta o funcionamento do comércio e a vida dos moradores. Segundo eles, a água que chega não é suficiente para encher as caixas. A empresária Vanuza Ramos, que possui um restaurante na feira, relatou que, apesar da situação, a conta do mês já passou de R$ 95,44. “Mandei olhar meu relógio para ver se estava errado, mas como se não tem água e está esse valor todo. Está com três sextas-feiras que não consigo ter água aqui no restaurante. Meu marido tem que ir na minha casa no Bairro Olhos D'água para buscar em baldes. Meu comércio está sendo prejudicado”, contou. A Embasa alegou, de acordo com Vanuza, que a falta de água se deve ao calor. “Se há uma demanda no comércio, principalmente na sexta-feira, que a empresa aumente a oferta. O que me chateia é pagar por uma coisa que você não tem”, lamentou.

14 Out 2019 - 11:30h

O governo federal, caminhoneiros e representantes do setor de transporte rodoviário de cargas discutiram, durante o 34º Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), possibilidades de abertura de novas linhas de crédito para manutenção da frota. O fórum ocorreu esta semana em Brasília. “O governo está discutindo com a categoria estratégias de estímulo ao cooperativismo, além de novas linhas de crédito que diminuirão as exigências e facilitar o acesso de caminhoneiros a linhas de crédito voltadas para manutenção da frota, com juros mais baixos e prazos maiores”, disse o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, sem detalhar as estratégias. O fórum também teve a participação da Caixa Econômica Federal, que tratou da renegociação de dívidas. Nos dois dias do evento, quarta-feira (9) e quinta-feira (10), um caminhão da Caixa ficou estacionado, recebendo caminhoneiros autônomos interessados em renegociar suas dívidas com o banco. A campanha Você no Azul ofereceu descontos de até 90% para regularização de contratos comerciais com mais de um ano de atraso. Os descontos variam de acordo com a situação dos contratos e o tipo de operação de crédito.

14 Out 2019 - 11:00h

Com o apoio da Guarda Municipal, a Polícia Civil de Paramirim, a 129 km de Brumado, cumpriu, na última sexta-feira (11), mandado de prisão preventiva em desfavor de Edson Daniel Oliveira Santos, vulgo Niel, acusado de ser o mandante do assassinato de sua ex- companheira, Maria Eunice Rodrigues da Silva. O crime ocorreu no último dia 5, no Povoado de Riachão, na zona rural do município, onde a vítima foi executada com disparos de arma de fogo. Também foi dado cumprimento a mandado de prisão temporária do filho do mandante, Eulier Daniel Bonfim Santos, investigado por participação no crime. A delegada Maria Helena Tenório Teixeira representou pelos mandados, os quais foram emitidos pelo juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho.

14 Out 2019 - 10:30h

As mudanças de uso da terra, geradas principalmente pelo desmatamento, monocultura, pecuária em grande escala e mineração, estão entre as principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos e pelo surgimento de novas doenças no continente americano. Essa é uma das conclusões apontadas no Relatório de Biodiversidade da Organização Mundial da Saúde (ONU), que analisou mais de 15 mil pesquisas científicas e informações governamentais durante três anos. Nessa linha, a OMS e a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) reconheceram que a biodiversidade e a saúde humana estão fortemente interligadas e, durante a COP-13, em 2016, recomendaram uma série de ações. Segundo a OMS, ao menos 50% da população mundial corre o risco de contaminação por doenças transmitidas por mosquitos, chamadas de arboviroses. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que o número de arboviroses tenha dobrado nas últimas três décadas. Algumas delas, como malária, dengue, febre amarela e zika, já causaram surtos em áreas urbanas.

14 Out 2019 - 10:00h

Na noite da última sexta-feira (11), uma guarnição PM foi solicitada por populares que informaram sobre uma briga de família que estaria acontecendo no Povoado de Vereda Funda, zona rural do município de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, no local, um homem identificado como Sílvio dos Santos havia desferido golpes de faca em algumas pessoas. Os policiais encontraram o acusado e, durante a abordagem, foi achada com ele uma arma branca, tipo faca, sem o cabo. As vítimas que sofreram tentativa de homicídio foram: uma menor de 15 anos, filha do autor, Greice Silva, irmã do autor, e José Maria Da Silva, pai do autor. Todos foram atendidos no Hospital Municipal de Tanque Novo. O indivíduo foi conduzido para a Delegacia Territorial de Caetité, onde foi lavrado flagrante.

14 Out 2019 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

14 Out 2019 - 09:00h

O idoso José Alcântara, 66 anos, foi preso no último sábado (12), acusado de atear fogo em sua sobrinha, Ângela Cristina da Silva Trindade Oliveira, de 30 anos, na comunidade de Mucambo Malheiro, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Alcântara foi preso na cidade de Paramirim pela polícia civil. José foi detido no Hospital Municipal, após denúncias anônimas. Ele sofreu queimaduras no braço durante a tentativa contra a sobrinha e acabou procurando socorro na unidade. O idoso foi encaminhado para a Delegacia de Livramento de Nossa Senhora.