Achei Sudoeste

05 Dez 2019 - 11:30h

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal em Brasília, absolveu nesta quarta-feira (4) os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, dos ex-ministros Antônio Palocci e Guido Mantega, além do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, na ação penal apelidada de “Quadrilhão do PT”. Os cinco respondiam a ação penal pelo crime de organização criminosa, por suspeita de terem formado um grupo para desviar dinheiro público da Petrobras e de outras estatais. Em outubro, o Ministério Público Federal já havia pedido absolvição sumária de todos por considerar que não havia “elementos configuradores da dita organização criminosa”. Ao analisar o caso, o juiz concordou: “A descrição dos fatos vista na denúncia não contém os elementos constitutivos do delito previsto no art. 2º, da Lei nº 12.850/2013 (organização criminosa)”. Segundo ele, “a narrativa que encerra não permite concluir, sequer em tese, pela existência de uma associação de quatro ou mais pessoas estruturalmente ordenadas, com divisão de tarefas, alguma forma de hierarquia e estabilidade”. De acordo com o magistrado, a denúncia tentou "criminalizar a atividade política”. “A denúncia apresentada, em verdade, traduz tentativa de criminalizar a atividade política. Adota determinada suposição – a da instalação de 'organização criminosa' que perdurou até o final do mandato da ex-presidente Dilma Vana Rousseff – apresentando-a como sendo a 'verdade dos fatos', sequer se dando ao trabalho de apontar os elementos essenciais à caracterização do crime de organização criminosa”.

05 Dez 2019 - 11:00h

O pré-candidato a prefeitura de Brumado, o jovem empresário Fabrício Abrantes (DEM), recebeu na última quarta-feira (04), o apoio do ex-vereador Manoel Romar Pereira (Sem Partido). Pereira já foi vereador do município por dois mandatos e suplente de vereador na legislatura em curso. Romar é liderança ativa na comunidade de Umburanas e no Distrito de Cristalândia. “O desejo é de mudança e precisamos mudar, são 16 anos de um mesmo grupo no poder. Fabrício é um jovem empreendedor, que tem capacidade para mudar para melhor a nossa cidade, em todos os aspectos, como saúde, educação, infraestrutura e outras áreas, principalmente no que diz respeito às comunidades rurais”, disse o ex-vereador. Fabrício ressaltou a importância da oficialização do apoio para a consolidação do grupo. “Na caminhada de pré-candidatura esse apoio é importante para somar forças em prol de Brumado, construindo teias democráticas, positivas e fortes para atender a comunidade, seja ela da sede ou da zona rural”, afirmou.

05 Dez 2019 - 10:30h

Quer fazer uma lembrança especial para a sua formatura ou festa? Na Lagarto Informática e Brindes Personalizados você encontra diversas opções de personalizados. Tem canecas, copos, camisas, canetas, chaveiros, taças, almofadas e muito mais. Passe agora mesmo na loja e confira a variedade de produtos. A Lagarto fica localizada na Rua Ester Gondim, 79, Ginásio Industrial. O telefone é (77) 3441-6984 / (77) 99826-8420.

05 Dez 2019 - 10:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou em R$ 3 mil, o prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso Castro (MDB), em razão das irregularidades identificadas no relatório técnico das contas do exercício financeiro de 2018. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o conselheiro Francisco Netto, relator do parecer, ressaltou que o respeitou todos os índices constitucionais. A despesa total com pessoal alcançou 52,95% da receita corrente líquida do município, atendendo ao percentual máximo de 54%, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Entre as ressalvas, o relator destacou as impropriedades na elaboração dos demonstrativos contábeis que não retratam a realidade patrimonial do município em 2018; divergências nos lançamentos de dados constantes nos demonstrativos contábeis e no sistema SIGA, do TCM; previsão orçamentária deficiente, além da sua execução apresentar déficit, contribuindo para o comprometimento do equilíbrio das contas do ente público; baixa cobrança da dívida ativa; pareceres do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e do Conselho Municipal de Saúde apresentam-se deficientes; e deficiências na elaboração do relatório do controle interno. Apesar as irregularidades detectadas, as contas foram aprovadas com ressalvas. Cabe recurso da decisão.

05 Dez 2019 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

05 Dez 2019 - 09:00h

A cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, está toda resplandecente para festejar o Natal e celebrar o Ano Novo, a Praça Sagrado Coração de Jesus se transformou um ponto de concentração, um cenário de luz, brilho e cores que espalha a magia do natal e encantam todos que passam pelo local. A decoração foi cuidadosamente ornada pela artista plástica, Neide Chaves que preparou o local em um ambiente agradável de alegria, serenidade, paz e amor. Esse ano a ornamentação conta com a Oficina do Papai Noel, Castelo e figuras tradicionais do natal. Luzes e símbolos que transmitem fraternidade, união e paz no coração de todos os caculeenses e visitantes.

05 Dez 2019 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

05 Dez 2019 - 08:00h

Na noite da última sexta-feira (29), durante a solenidade de formatura da nova turma de atiradores do Tiro de Guerra - TG 06/024, o Major Cremes Gomes, 80 anos, foi homenageado. Ele foi o primeiro instrutor do TG de Brumado. Na cerimônia solene, o Major realizou a passagem final da tropa.  Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que reviveu o passado. “É como se eu tivesse na ativa de novo, senti uma emoção muito grande. O militar não se aposenta, fica na reserva. Ele está sempre pronto para tomar uma atitude”, disse. 

Para Cremes, comandar a tropa durante o evento o fez voltar no tempo como se ele estivesse comandando a sua primeira turma, em 1979. “O Tiro de Guerra é uma escola de civismo. Não forma combatentes, mas sim cidadãos”, avaliou.

05 Dez 2019 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

05 Dez 2019 - 07:00h

O Garantia Safra 2018 foi liberado para a cidade de Brumado, porém a falta do Número de Identificação Social (NIS), deixou 622 famílias sem receber o benefício. Ao Achei Sudoeste, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), José Luiz Alves Ataíde, informou que, no que se refere ao mês de novembro do Garantia Safra 2018, 1378 agricultores foram beneficiados e 622 ficaram pendentes devido a problemas no NIS; já quanto à primeira parcela do mês de dezembro do Garantia Safra 2019, 1286 agricultores foram beneficiados e o restante teve problemas no NIS. “Às vezes, o primeiro titular tem o NIS e o segundo não tem. Estou orientando o pessoal a procurar o INSS e o Bolsa Família. A partir da inscrição do Garantia Safra do ano que vem, para não termos mais esse transtorno, vamos pedir a apresentação do NIS do primeiro e segundo titular”, disse. A regularização deve ser feita até o mês de junho do próximo ano. A falta de regularização, de acordo com o coordenador, leva a um prejuízo de R$ 850.

05 Dez 2019 - 00:00h

Na zona de risco de um surto de arboviroses, a cidade de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, começou a utilizar drones no combate ao aedes aegypti. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Eliane Batista, explicou que o projeto visa auxiliar as equipes de endemias na localização dos focos do mosquito em toda área urbana. Os últimos dados levantados apontam que o índice de infestação do aedes aegypti no município chegou a aproximadamente 6%, quando o normal é até 1%. “Neste ano, foram 22 casos de dengue notificados. As notificações são poucas, mas o mosquito está aqui porque o índice está muito alto. É um alerta”, afirmou. Segundo a coordenadora, o Município está mobilizado nesta semana, juntamente com a população, para o trabalho de combate ao mosquito. Agentes de saúde e endemias estão indo de casa em casa orientar os moradores sobre as formas de prevenir a proliferação do aedes aegypti, bem como está sendo feita a limpeza de terrenos baldios.

04 Dez 2019 - 17:30h

A Endocrinologia é a especialidade que estuda as glândulas endócrinas, tratando doenças hormonais e metabólicas, a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo. - Cuide do seu peso:  Controle o colesterol e triglicerídeos; faça sempre um check up; priorize sua saúde. Endocrinologista é no Centro Médico São Gabriel com o especialista Lauro José. Agende sua consulta: (77) 3441-1502 / (77) 99925-8807 (Whatsapp).

04 Dez 2019 - 17:00h

Dois homens foram presos transportando 52 quilos de maconha em um ônibus de turismo, quando o veículo passava na BR-116, altura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na terça-feira (3). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes realizavam fiscalização no Km-836, quando abordaram o ônibus. A droga foi encontrada prensada, embaladas em 61 pacotes e distribuídas em duas malas. De acordo com o G1, os donos da droga foram localizados depois que os policias fizeram a checagem do numeral dos tíquetes de bagagens. Eles estavam sentados um ao lado do outro. Ainda segundo a PRF, um dos homens, natural da cidade sergipana de Frei Paulo, disse que recebeu R$ 200 reais para transportar a maconha da região do Brás, em São Paulo, até Cícero Dantas, a 300 km de Salvador. A dupla foi levada para a delegacia da cidade, enquanto a droga foi encaminhada para perícia.

04 Dez 2019 - 16:30h

O casamento está ficando menos popular entre os brasileiros: em 2018, o número total no país caiu 1,6% na comparação com o ano anterior. Entre pessoas do mesmo sexo, no entanto, o movimento foi contrário e bem mais acentuado: esse tipo de união teve um crescimento de 61,7% na mesma comparação, segundo as Estatísticas do Registro Civil, divulgadas nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi autorizado pelo Conselho Nacional de Justiça somente em 2013. Naquele ano, foram registrados 3,7 mil em todo o país. Nos quatro anos seguintes, a média foi de 5,4 mil casamentos por ano. Já em 2018 foram 9,5 mil. O IBGE destacou que o aumento do casamento entre pessoas do mesmo sexo ocorreu em todas as regiões do país, sendo o menor crescimento observado no Centro-Oeste (42,5%) e o maior no Nordeste (85,2%).

04 Dez 2019 - 16:00h

Na terça-feira (03), moradores da Rua e Travessa Idalino Barberino, em Caetité, a 100 km de Brumado, denunciaram, através de um vídeo publicado nas redes sociais, a má qualidade da água que está sendo distribuída pela Embasa. Nas imagens é possível ver a cor amarelada e escura da água. Além disso, o líquido estaria exalando mau cheiro. Mesmo deixando a torneira aberta por algum tempo, segundo os moradores, o problema persiste e já dura dois dias. “Água de esgoto”, disse o morador, no vídeo. Na região, crianças e idosos têm apresentado quadro de diarreia e febre. De acordo com o Radar 030, a Embasa foi procurada pelos moradores, mas ainda não se pronunciou sobre o caso.

04 Dez 2019 - 15:30h

O pente-fino no INSS, previsto na medida provisória (MP) 871, que permitiu uma operação especial de análise de processos com suspeitas de irregularidade, resultou no cancelamento e na suspensão de 261,3 mil benefícios em quatro meses de trabalho. Segundo dados do INSS, a medida já resultou em uma economia de R$ 336 milhões e, em um ano, chegará a R$ 4,3 bilhões. A meta é bater R$ 10 bilhões por ano. De acordo com o jornal o Globo, há casos de pessoas com salário superior a R$ 15 mil que recebiam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), distribuído a idosos e deficientes de baixa renda, há anos, resultando em prejuízo aos cofres públicos.

04 Dez 2019 - 15:00h

Natural da cidade de Érico Cardoso, o Desembargador Lourival Almeida Trindade foi eleito nesta quarta-feira (4) novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A eleição, que foi definida no segundo turno com a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, ocorreu no plenário do TJ-BA. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1973, Lourival já foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia no biênio 2014-2016. Além dos 26 apoios garantidos por cada um na votação inicial, Lourival e Cinthya disputaram os dois votos de Carlos Roberto e o voto nulo. Com dois pontos a mais, ele será empossado presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pelo biênio 2020-2022.

04 Dez 2019 - 14:30h

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quarta-feira (4) uma operação para desarticular organização criminosa especializada em fraudes contra instituições bancárias na Bahia. No total, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva e 29 mandados de buscas em Salvador, Feira de Santana, Santa Bárbara e Catu. Segundo o G1, a operação, denominada de Assepticus, foi montada a partir de provas e colaborações premiadas obtidas na Operação Ali Babá, realizada em julho de 2016, e apontam a participação de servidores públicos e despachantes em desvios que superam os dez milhões de reais. Os criminosos atuavam na região de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador. Além das cidades baianas, foram expedidos mandados também para Fortaleza, no Ceará. Segundo a PF, os criminosos forjavam contratos sociais e outros documentos com dados falsos, simulando a existência de faturamentos e rendimentos de grande monta que, com a conivência de funcionários das instituições financeiras, possibilitavam a obtenção de empréstimos vultosos que jamais eram quitados. Cerca de 100 policiais federais participam da operação. Os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, corrupção ativa e passiva, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.

04 Dez 2019 - 14:00h

Na terça-feira (03), ao realizar rondas pela cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, a polícia abordou um indivíduo identificado como Vagner Sales Dias, vulgo Goteira, que se encontrava na porta de sua residência, localizada na Rua João Prudente, no Bairro Estação. Com ele, foram encontrados um revólver calibre 32 e 12 trouxinhas de maconha já prontas para comercialização. Ainda foi apreendido com o indivíduo um veículo com placa de Campinas (São Paulo). A guarnição conduziu o flagranteado para ser apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi.

04 Dez 2019 - 12:00h

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o vice Édio da Silva Pereira (PCdoB) entraram com recurso frente à decisão do magistrado da 90ª Zona Eleitoral, que julgou procedentes os pedidos formulados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) manejada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), em Brumado, com fundamento em captação e gastos lícitos de campanha, culminando por aplicar-lhes a pena de inelegibilidade e cassar-lhes os mandatos. Ambos alegam carência de ação e nulidade da sentença, em razão de indícios de parcialidade do juiz, bem como em decorrência do indeferimento do pedido de produção de prova. A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) emitiu parecer procedente ao recurso. De sua parte, o procurador eleitoral, Cláudio Gusmão, considerou que, embora “legítima a iniciativa do órgão zonal do Ministério Público, porquanto amparada em razoável acervo probatório indiciário, forçoso reconhecer que o contexto evidenciado após a fase instrutória não se mostra apto a atrair as penalidades previstas no artigo 30-A da Lei n.º 9.504/97”. Ele ainda afastou a tese de que houve prova efetiva e robusta de contratação e realização antecipada de vídeo de campanha, bem como de propaganda eleitoral antecipada através de carros de som. “Cabe ressaltar ainda que os custos de tal atividade foram assumidos na fase em que já havia registro de candidatura e conta de campanha ativa, sendo objeto da prestação de contas final, o que permitiu o exercício da regular fiscalização a cargo da Justiça Eleitoral”, destacou.