Achei Sudoeste

14 Ago 2019 - 07:30h

Nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, realizará o I Simpósio do Curso de Pedagogia e 2º Encontro de Turmas do Parfor, com o tema “O legado freiriano para a formação de professores”. Na noite de quarta, ocorrerá o credenciamento a partir das 18h e, em seguida, será realizada a abertura oficial com uma apresentação cultural e pronunciamentos das autoridades presentes. Às 20hs, será proferida a Conferência de Abertura pelo Professor José Jackson Reis dos Santos, da Uesb, que discutirá o tema central do evento. Ao final da noite, ainda haverá uma sessão com lançamento de livros. Na manhã do dia seguinte, o credenciamento será às 08h. Logo mais, às 8h30, serão iniciados os minicursos e, na sequência, as sessões de comunicações. Durante à tarde, haverá oficinas, mesas redondas e debates abertos ao público. Para fechar com chave de ouro, será apresentada uma Conferência de Encerramento que discutirá “O legado freiriano no processo educacional guineense (Guiné-Bissau)”, com o conferencista Professor Augusto Cardoso.

14 Ago 2019 - 07:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor regional da Embasa na cidade de Caetité, Paulo Ledo, informou que a empresa está realizando uma série de sondagens em Brumado, com vistas à instalação do sistema de esgotamento sanitário do município. “O projeto está pronto e essas sondagens são apenas para confirmação e verificação de dados. Enfim, são necessárias para complementação do projeto”, destacou. De acordo com Ledo, a licitação para início das obras da primeira etapa do projeto acontecerá no mês de outubro. A licitação seria realizada em maio, porém, segundo o diretor, o impasse com a prefeitura municipal, que quer privatizar a gestão dos serviços de água e esgoto na cidade, acabou atrapalhando o andamento do processo. “De qualquer maneira, a Embasa vai licitar. Após a licitação, não sabemos o que irá acontecer. Acreditamos que muita água irá rolar debaixo dessa ponte e chegaremos a um denominador comum”, avaliou.

14 Ago 2019 - 06:00h

Neste ano, a prefeitura irá realizar uma versão diferenciada dos Jogos Escolares de Brumado (JEB). Desta vez, as escolas da zona rural também serão contempladas. Com o lema “O Esporte Transforma Vidas”, a edição 2019 dos jogos terá início na próxima quinta-feira (15), tendo como palco a Escola Manoel Fernandes, localizada no Distrito de Ubiraçaba. As escolas Joselita Meira e Sá Teles também participarão da abertura do evento. As competições, que serão compostas por futsal e baleado, terão um triangular emocionante, nas categorias mirim e infanto, masculino e feminino. O torneio terá continuidade no dia 22, em Itaquaraí, com a participação das escolas Clemente Gomes, Miguel Mirante e Miriam Meira. Em outubro, os jogos acontecerão entre as escolas da zona urbana.

14 Ago 2019 - 00:00h

Uma assembleia promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) debateu os impactos da primeira quinzena de funcionamento da Zona Azul no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Manoel Messias, informou que, após a implantação do zoneamento, as vendas caíram entre 13% e 16% no comércio. O movimento também caiu bastante, chegando a 60% de impacto negativo em alguns estabelecimentos. Para Messias, a zona azul mostra o crescimento da cidade, porém, da forma como foi instalada, causou uma série de transtornos para os comerciantes e para população. Por conta disso, a CDL encaminhou um ofício para a prefeitura cobrando adequações no zoneamento. “Justamente para evitar um impacto maior e que venha a prejudicar o comércio. Acho que deveria ter sido feito um estudo mais significativo antes da implantação”, ressaltou.

13 Ago 2019 - 15:30h

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin disse ontem que o combate à corrupção deve acontecer dentro dos limites da Constituição. O ministro fez alusão ao um discurso do deputado constituinte Ulysses Guimarães à época da promulgação da Carta Magna. “Ulysses Guimarães nos falou em um discurso muito citado, em 5 de outubro de 1988: 'a Constituição não é perfeita, mas ela é uma resposta ao Estado de exceção que saímos, às tentações totalitárias. Ela também é a resposta ao cupim que come a nação'. Ele se referia precisamente à corrupção. 'Não roubar, não deixar roubar', foram as expressões que ele utilizou. E isso é fundamental que o façamos dentro dos limites da Constituição”, disse Fachin, que é relator da Operação Lava Jato no STF, em discurso na Escola Paulista da Magistratura. O ministro destacou ainda a importância da ética dos magistrados. “Nós quando julgamos, em primeiro lugar nos julgamos. É assim que nós produzimos confiança”, enfatizou. E sobre possíveis erros na condução dos processos, Fachin defendeu que sejam analisados caso a caso, assim, como as sentenças também são proferidas de forma individualizada. “Caso a caso, processo a processo, réu a réu. É assim que se examinam eventuais erros e injustiças. Quando não há condenação universalizada, não há perdão que se universalize”, acrescentou. Para Fachin, é dever do Supremo garantir o funcionamento das instituições e coibir eventuais abusos. “Cabe aos juízes constitucionais estabelecer limites, para evitar, em diversos campos, que haja uma diluição, um ceticismo do vale tudo. Não há diluição institucional onde há autoridade que produza confiança, autoridade onde a sociedade coloca o seu respeito”, ressaltou.

13 Ago 2019 - 15:00h

Uma equipe da Polícia Civil da Delegacia de Presidente Jânio Quadros cumpriu nesta segunda-feira (12) mandado de prisão preventiva em desfavor de Melkior Fernandes Andrade, de 20 anos. Em julho, o jovem invadiu uma escola situada na cidade de Maetinga e agrediu covardemente sua ex-companheira, uma adolescente grávida. A Polícia Civil instaurou inquérito, tendo o delegado Francisco Tadeu Rodrigues representado pela prisão preventiva do autor, que foi decretada pelo Juiz da Comarca. Melkior já tem passagens pela prática de outros crimes, tais como furto e violência doméstica praticada contra a própria mãe. Ele permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Presidente Jânio Quadros.

13 Ago 2019 - 14:30h

Um idoso de 85 anos foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (13), na cidade de Barra da Estiva, a 129 km de Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o fato ocorreu no Bairro Subestação. Ainda de acordo com a PM, o homem estava sem sinais vitais dentro do banheiro da casa de seu irmão, onde estava hospedado. Ao chegar ao local, os militares foram surpreendidos encontrando o corpo suspenso por uma toalha amarrada no box. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia no local. O corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

13 Ago 2019 - 14:00h

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia - envolvendo as Delegacias de Brumado e Jânio Quadros - e a Polícia Civil de São Paulo culminou com a prisão de Arthur Vítor Silva Viana, de 19 anos. De acordo com inquérito policial que tramita na delegacia de Brumado, Arthur, juntamente com outro comparsa, é suspeito de praticar um homicídio contra Vanderlucas Pereira Meira, de 21 anos, no mês de junho. Além disso, Arthur é suspeito de participar de outras duas tentativas de homicídios no município. A equipe da Polícia Civil da Delegacia de Brumado conseguiu descobrir o paradeiro do autor em Votorantim-SP e acionou a Polícia Civil do Estado, a qual, por meio dos seus investigadores, prendeu o foragido e cumpriu o respectivo mandado de prisão temporária. Arthur ainda será transferido para uma unidade prisional da Bahia, onde responde aos respectivos processos criminais.

13 Ago 2019 - 13:30h

Quatro dias após ter alta do Hospital Aliança, em Salvador, o vice-governador João Leão (PP-BA) retornou para a unidade nesta terça-feira (13) para reavaliação do quadro de infecção urinária. De acordo com o G1, a assessoria da vice-governadoria informou que ele será submetido a um novo check-up geral e a novos exames médicos. Ainda segundo a nota, ele passa bem e o estado de saúde é considerado estável.

13 Ago 2019 - 13:00h

Na manhã desta terça-feira (13), um ônibus escolar que faz a linha Lagoa do Mourão ao distrito de Itaquaraí, na zona rural de Brumado, colidiu lateralmente com um veículo durante o transporte dos alunos. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, uma briga entre dois estudantes teria sido a causa da distração do motorista. Ao avistar o veículo à frente do ônibus, ele ainda conseguiu desviar e evitou uma tragédia. Mesmo assim, por conta do impacto, vários alunos foram arremessados no corredor do coletivo e tiveram hematomas na cabeça e nos braços. O acidente aconteceu próximo à comunidade de Gameleira, a cerca de 8 km de Itaquaraí. A Secretaria Municipal de Educação ainda não se pronunciou sobre o caso.

13 Ago 2019 - 12:00h

Mesmo com a inauguração do novo Aeroporto Glauber Rocha, o problema do cancelamento de voos em Vitória da Conquista continua a acontecer. Isso porque o terminal ainda precisa instalar equipamentos que dariam mais segurança para pousos e decolagens em condições climáticas não favoráveis. Conforme noticiou o Blog do Anderson, na última semana, uma aeronave que vinha do Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, não pôde pousar. Esta mesma situação se repetiu nesta segunda-feira (12), quando o voo da Passaredo Linhas Aéreas no trecho Salvador a Vitória da Conquista foi impossibilitado de decolar do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães em direção a Conquista. Segundo o site, não há data para que os equipamentos sejam instalados.

13 Ago 2019 - 11:30h

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) já usou 88% da verba disponível para 2019 para pagamento de bolsas de pesquisa. De acordo com o G1, dos R$ 784.787.619 previsto para o ano todo, já foram usados R$ 690.618.881. Segundo o CNPq, o restante só será suficiente para garantir as bolsas de quase 80 mil pesquisadores em agosto e setembro. A contrapartida das bolsas é que os beneficiados não mantenham outro trabalho remunerado e se dediquem exclusivamente à pesquisa. Desde o ano passado, o CNPq alerta que necessita de pelo menos R$ 300 milhões para conseguir honrar os pagamentos referentes a outubro, novembro e dezembro. Em junho, o Congresso Nacional aprovou um crédito suplementar R$ 330 milhões, mas o repasse ainda não está garantido. O Ministério da Economia ainda precisa autorizar a abertura do crédito extra, mas ainda avalia o pedido.

13 Ago 2019 - 11:00h

Um acidente foi registrado na última segunda-feira (12, na BR-030, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma carreta carregada de cimento tombou na rodovia, após o motorista perder o controle da direção. No momento do acidente, apenas o motorista estava no cavalinho da carreta. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. A unidade não divulgou um boletim sobre o estado de saúda do motorista. A carreta possui placas da cidade de Santo Antônio de Jesus.

13 Ago 2019 - 10:30h

Um homem de 23 anos matou a filha de 7 meses em Sapezal, a 473 km de Cuiabá, no Dia dos Pais, comemorado no domingo (11), depois de passar o final de semana com ela e precisou ser escoltado pela polícia para não ser agredido. Segundo a Polícia Militar, Diogo Morais Justino tentou suicídio após cometer o crime, mas foi socorrido e levado para uma unidade hospitalar. Depois de receber atendimento, ele foi levado para uma delegacia e preso em flagrante. Os pais da criança são separados e a mãe havia autorizado que a menina passasse o fim de semana com o pai, segundo o G1. Nesse período, o homem teria ligado para a ex-mulher e dito que 'resolveria' o problema. A suspeita é que ele não aceitava o fim do relacionamento. A Polícia Militar encontrou a criança morta sobre o peito do pai. Uma chave de fenda estava ao lado dos dois. Os investigadores também encontraram duas facas molhadas e uma esponja suja de sangue. O pai, tem histórico de problemas psiquiátricos, o que pode ter sido uma das motivações do crime, segundo a polícia local.

13 Ago 2019 - 10:00h

O Pedal na Roça desta semana esteve na propriedade da família Ataíde, na comunidade Lagoa das Cacimbas, na zona rural da cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. No local, o casal Fernando e Neide e o filho Lucas trabalham juntos na produção de ovos caipiras, com apoio do projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado. O projeto apoia iniciativas das associações rurais, que, se aprovadas, passam a ser conveniadas ao governo estadual. O Bahia Produtiva acompanha os agricultores durante cinco anos, através de assistências técnicas, porém as obras são executadas pelas próprias associações.

Estudante de agronomia, Lucas disse ao site Achei Sudoeste que as galinhas são criadas livremente, mas alimentadas com ração qualificada. “O sistema de produção não é fechado, elas estão livres para passear no pasto e voltar para sua proteção que é o aviário”, disse. No total, segundo Lucas, a associação local conta com 20 aviários e cerca de 70 galinhas. Presidente da Associação das Cacimbas, Fernando Ataíde, e dona Neide destacaram que o trabalho é bastante prazeroso e uma terapia. “Nosso foco é a produção de ovos caipiras. O escoamento desses ovos é muito bom na região. O pessoal prefere o ovo caipira pela qualidade e sabor”, resumiram.

13 Ago 2019 - 09:30h

O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, afirmou nesta segunda-feira, 12, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve apresentar a proposta de reforma tributária do governo nas próximas duas semanas. Atualmente, tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados um projeto apresentado pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP). Há outra proposta em análise pelos deputados e um terceiro texto em desenvolvimento pelos estados. “Será um projeto de conciliação, que tenta agrupar todas essas tendências de acordo com as necessidades históricas e circunstanciais”, disse o secretário, em referência a todas as propostas de reforma tributária que estão em discussão. Ele participou de apresentação na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no centro da capital paulista. Na visão de Cintra, o ponto mais problemático na discussão será a que envolve os entes da federação. Ele deu exemplo de países e regiões que estão tendo dificuldades para implantar um Imposto de Valor Agregado (IVA) também em seus estados, como na Índia e na Alemanha. O secretário se refere especificamente à proposta de reforma do tributarista Bernard Appy, que é a base do projeto que tramita na Câmara.  Para ele, um IVA incluindo estados é “inatacável do ponto de vista conceitual”. Mas ressaltou que a realidade é diferente da abstração dos livros. “Um tributo como esse teria vida curta e daqui a 10 ou 15 anos estaríamos discutindo uma nova reforma, diante da inadequação desses tributos frente à realidade”, disse.

13 Ago 2019 - 09:00h

A prefeitura de Brumado tem justificado a dificuldade em iniciar importantes obras devido à falta de interesse de empreiteiras em participar de licitações públicas para as mesmas. O assunto entrou em debate na sessão da Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (09), após a vereadora Ilka Abreu (PR) citar dificuldades na recuperação da pavimentação em frente ao prédio do Caic, no Bairro Malhada Branca. Na oportunidade, o vereador José Ribeiro Neves (PT) referendou que vem acompanhando os processos licitatórios e percebeu a revogação de muitas licitações por falta de empresas concorrentes, o que foi denominado de licitação deserta. Dentre as quais, o parlamentar fez referência às obras de recuperação da Rua Exupério Pinheiro Canguçu e a reforma da Praça Armindo Azevedo, ambas no centro da cidade. O assunto foi reforçado pelo presidente da mesa diretora da casa legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), autor dos projetos de pavimentação asfáltica entre a BR-030 e o Distrito de Samambaia, que passou pelo mesmo entrave e só agora está sendo concluída. Ele chamou atenção para o trecho complementar entre Samambaia e Ubiraçaba, que já conta com pouco mais de R$ 1,6 milhão de verba disponibilizada para execução da obra, porém as empreiteiras não têm comparecido ao pregão licitatório. Neste contexto, o vereador José Santos (Sem Partido), o Santinho, revelou que muitos empreiteiros estão preferindo concorrer a obras de pavimentação fora de Brumado, onde há maior valorização da prestação de serviços, uma vez que o município paga um valor inferior comparado aos municípios circunvizinhos. “Parece até cômico, porém sabemos que os valores pagos em Brumado não estão sendo satisfatórios, não dão lucro aos empreiteiros, pois tem muita gente querendo enriquecer através dos serviços públicos. Enquanto que em Brumado se paga R$ 50 por m³ de pavimentação, nos demais municípios é pago em média R$ 65”, destacaram.

13 Ago 2019 - 08:30h

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que uma eventual tentativa de volta da CPMF não passa pela Câmara “em hipótese nenhuma”. A equipe econômica defende um tributo que taxe operações financeiras, nos moldes que a CPMF, extinta em 2007, fazia. A proposta deve estar no texto de reforma tributária a ser apresentado pelo governo nas próximas semanas. “A única certeza que eu tenho —e falo com toda liberdade, até porque o presidente da República também já falou, não fica parecendo que é um conflito meu com a equipe econômica— é que nós não vamos retomar a CPMF na Câmara em hipótese nenhuma”, disse Maia, durante participação em evento do Banco Santander, em São Paulo. “Nós comandamos o fim da CPMF, eu era o presidente nacional do DEM em 2007, o DEM comandou isso, não é na minha presidência na Câmara dos Deputados que eu vou recriar esse imposto, que é ruim, que é cumulativo, que é ruim para a sociedade. Essa é a única certeza”, garantiu. Nesta segunda-feira, o secretário da Receita, Marcos Cintra, tem defendido a criação de um tributo sobre movimentações financeiras ou sobre pagamentos, na mesma “espécie” da CPMF. A alíquota giraria em 2% e, segundo Cintra, ajudaria na queda de um imposto de valor agregado (IVA) menor. Na sexta-feira, ao deixar o Palácio da Alvorada, Bolsonaro foi indagado se haveria a criação de um imposto sobre movimentação financeira, e respondeu que, em relação à CPMF, que disse que era sobre o que poderia falar, não haveria a recriação.

13 Ago 2019 - 08:00h

A paixão pelos festivais levou o músico brumadense Chiquinho Amorim a percorrer os festivais pelo Brasil afora, elevando o nome da cidade. Desta vez, no último sábado (10), Amorim conquistou o 2º lugar no XLIII Festival de Música Popular de Ibotirama (FEMPI), juntamente com o também brumadense Gilberto Leal e o cantor conquistense Ítalo Silva, com a canção “Rodopiou”, do compositor paulista Zeca Barreto. Em entrevista à TV Oeste, Chiquinho Amorim citou o Festival de Música Popular de Brumado, realizado nos anos de 2012, 2013 e 2014 e a sua luta para resgatá-lo devido a sua importância para manter viva a cultura musical. Segundo ele, o festival foi declarado de Utilidade Pública através da Associação Cultural Projeto FEMP-B, conforme projeto de Lei nº 008/2016, sancionado em 2016. “Vamos resgatar o FEMP-B! Vida longa aos festivais!”, disse.