Achei Sudoeste

15 Jun 2018 - 14:30h

As dez cidades com maiores taxas de assassinatos no Brasil têm nove vezes mais pessoas na extrema pobreza do que as cidades menos violentas. É o que indica o Atlas da Violência 2018 sobre os municípios com dados referentes a 2016. Sete das dez cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia e no Rio de Janeiro. Segundo o estudo elaborado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta sexta-feira (15), os dez municípios com mais de 100 mil habitantes e com menores taxas de homicídios têm 0,6% de pessoas extremamente pobres, enquanto os dez mais violentos têm 5,5%, em média. No total, o Brasil tinha 309 municípios com mais de 100 mil pessoas em 2016. A porcentagem de pessoas sem saneamento básico é de 0,5% nas cidades menos violentas e de 5,9% nas mais violentas. A taxa de desocupação de jovens também é maior nas cidades com mais assassinatos. “Os indicadores mostram diferenças abissais entre as condições de desenvolvimento humano, começando pela taxa de mortes violentas, que, no último grupo, foi mais de dezesseis vezes maior”, diz o estudo.

15 Jun 2018 - 14:00h

Já foram iniciadas as comemorações ao Santo Antônio, São João e São Pedro em Brumado com muita animação no Forró das Flores, promovido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Nilton Alves Castro, no Bairro das Flores. A festa antecipada foi direcionada ao grupo da academia de saúde que realiza atividades físicas e para alguns convidados da comunidade assistidos pela UBS. Com som mecânico, mesa farta com a culinária típica e muito forrobodó, o clima de confraternização ditou o ritmo entre os presentes.

15 Jun 2018 - 13:55h

No duelo dos dois azarões do grupo B da Copa do Mundo, o Irã contou com a sorte nos acréscimos do segundo tempo para vencer o Marrocos por 1 a 0, nesta sexta-feira (15), em São Petersburgo. O gol do jogo foi contra, anotado pelo marroquino Bouhaddouz, que desviou contra a própria meta após bola levantada na área em cobrança de falta. De acordo com o Uol Esporte, apesar do placar magro, o jogo foi movimentado. O Marrocos buscou o ataque o tempo inteiro, mas parou em uma forte retranca do Irã. A equipe asiática, por sua vez, teve algumas chances claras no contra-ataque, mas desperdiçou. No final, na bola parada, veio o gol salvador. As duas seleções voltam a campo na próxima quarta-feira (20). Às 9h (de Brasília), o Marrocos tentará a recuperação diante de Portugal, em Moscou. Já às 15h, é a vez do Irã encarar a Espanha, em Kazan.

15 Jun 2018 - 12:30h

Policiais civis apreenderam na quinta-feira (14) mais de cinco quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack, em Itapetinga, no sudoeste baiano, na segunda fase da Operação São João Seguro. No imóvel onde ocorreu a ação policial também foram recolhidos recibos de água e luz em nome de uma pessoa investigada e três balanças de precisão. Ninguém foi preso. “Fomos informados que uma casa abandonada estava sendo utilizada como depósito de entorpecentes”, disse o delegado Roberto Júnior, coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

15 Jun 2018 - 12:00h

Na última quinta-feira (14), a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, registrou mais um homicídio. Márcio Batista dos Santos, o Marcinho Gordo, 37 anos, foi executado com vários tiros nas proximidades da Feira Livre. De acordo com o radialista Vilson Nunes, a vítima foi abordada no local por uma dupla em uma motocicleta. O carona desceu e efetuou os disparos. O homem teve morte instantânea. Segundo a polícia, em março do ano passado, Marcinho Gordo já havia sofrido uma tentativa de homicídio no Bairro Lagoinha. Na ocasião, o rapaz foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi. Ele sofreu ferimentos no ombro e na mão. A polícia não descarta a possibilidade de o crime estar ligado ao tráfico de drogas. O caso será investigado pela 22ª Coorpin.

15 Jun 2018 - 11:30h

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney, anunciou nesta quinta-feira (14), durante um evento em Moscou, as cinco cidades-sede da Copa América de 2019, que será realizada no Brasil. Os jogos do torneio continental acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. De acordo com a Veja, a definição das cinco sedes aconteceu no encontro entre os presidentes de federações sul-americanas, na inauguração da casa Conmebol, em Moscou, na Rússia. O vice-presidente da CBF foi o responsável por discursar, já que Coronel Nunes sequer apareceu no evento pelo mal-estar criado na última quarta-feira (13). Apesar da definição das cidades, a CBF ainda não divulgou em quais estádios os jogos irão ocorrer. A Copa América de 2019 está prevista para começar no dia 14 de junho do ano que vem. A final acontece no dia 7 de julho. O Brasil não recebe o torneio desde 1989, quando a seleção brasileira foi campeã em cima do Uruguai.

15 Jun 2018 - 11:05h

O Uruguai criou chances, pressionou e foi premiado com um triunfo sobre o Egito nesta sexta-feira (15) por 1 a 0, na Arena Ecaterimburgo, pelo complemento da primeira rodada do grupo A da Copa do Mundo 2018. O único gol foi marcado por Giménez, de cabeça, aos 45 minutos do segundo tempo. A equipe treinada por Oscar Tabárez atuou com a seguinte formação: Muslera; Varela, Giménez, Godín, Cáceres; Nández (César Shanchéz), Vecino (Torreira), Bentancur, De Arrascaeta (Cristian Rodríguez); Cavani e Suárez. O Egito, que não contou com Mohamed Salah, jogou com El Shenawy; Fathy, Gabr, Hegazy, Abdelshafi; Elneny, Hamed (Morsy), Warda (Sobhy), Elsaid, Trezeguet; Mohsen (Kahraba). A Celeste vai aos três pontos, mas fica no segundo lugar da chave já que a Rússia tem um saldo de cinco gols. A equipe volta a jogar na próxima quarta-feira (20), contra a Arábia Saudita, em Rostov. Já o Egito enfrenta a Rússia na próxima terça (19), em São Petersburgo.

15 Jun 2018 - 11:00h

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretária de Educação Edneia Ataíde e do assessor técnico Adriano Santos, marcou presença no Congresso Baiano de Educação Integral, realizado entre os dias 12 e 14 de junho.  O congresso foi promovido pela Faculdade de Educação da Ufba, em parceria com o Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e Integrada e a Undime. A participação da secretaria teve por objetivo buscar informações e experiências exitosas da educação integral em outras cidades do estado da Bahia para que o trabalho realizado em Brumado tenha cada vez mais sucesso.

15 Jun 2018 - 10:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira (14), por 6 votos a 5, proibir a condução coercitiva, ato no qual um juiz manda a polícia levar um investigado ou réu para depor num interrogatório. A medida estava suspensa desde o ano passado, após decisão liminar (provisória) proferida pelo ministro Gilmar Mendes. De acordo com o G1, o assunto foi levado a julgamento pelo plenário do STF na semana passada e, nesta quinta, alcançou-se 6 votos entre os 11 ministros para declarar o instrumento inconstitucional. Na sessão, foram analisadas duas ações, propostas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para proibir as conduções. A alegação é de ofensa à Constituição, por supostamente ferir o direito da pessoa de não se autoincriminar. Segundo o Código de Processo Penal, a condução coercitiva pode ser decretada pelo juiz quando o suspeito “não atender à intimação para o interrogatório, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, não possa ser realizado”. Usado com frequência na Operação Lava Jato, o instrumento foi usado, por exemplo, para ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2016. No julgamento, prevaleceu a posição do relator do caso, ministro Gilmar Mendes. Para ele, a condução coercitiva implica exposição e coação arbitrárias, que interfere no direito de locomoção, na liberdade, dignidade da pessoa humana, defesa e de garantia de não-autoincriminação.

15 Jun 2018 - 10:00h

A Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, através da coordenação de investigação e do delegado Antônio Cláudio Oliveira, deflagrou desde o último dia 1º a Operação São João, que visa combater a criminalidade no município. Segundo o delegado, a investigação irá se estender até o próximo dia 30, abrangendo comunidades rurais e distritos. O objetivo é tirar de circulação criminosos e pessoas que tenha cometido atos ilícitos, cumprimento de mandados de prisão, roubos e tráfico de drogas.

15 Jun 2018 - 09:30h

15 Jun 2018 - 09:00h

O jovem Renan Carvalho Fernandes, de 26 anos, foi encontrado morto em uma residência próxima ao Bairro das Populares, em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Ele trabalhava como pedreiro no local. A suspeita é de que o jovem tenha cometido suicídio. De acordo com o Malhada Online, o colega de trabalho que encontrou o corpo após o horário de almoço acionou a polícia, que levantou as primeiras informações sobre o caso. O Instituto Médico Legal (IML) de Brumado retirou o corpo da residência. As causas da morte serão investigadas pela polícia.

15 Jun 2018 - 08:30h

A Copa do Mundo da Rússia já começou e a seleção de produtos saudáveis da Praticook está escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

15 Jun 2018 - 08:00h

Em contato telefônico com o site Achei Sudoeste, o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PR), o Galego, confirmou o seu apoio à reeleição da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e não à pré-candidatura do empresário brumadense Márcio Moreira da Silva (Patriota). Embora o apoio de sua gestão seja para Bastos, ele teceu elogios a Moreira e espera mais representantes da região na AL-BA. “Márcio é um candidato jovem e promissor na política regional. Gosto muito dele e tenho profunda admiração. Em Dom Basílio ele terá apoio de lideranças políticas, mas o nosso apoio pessoal e de nosso governo é para a deputada Ivana Bastos”, reiterou. 

15 Jun 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

14 Jun 2018 - 18:00h

A Câmara Municipal de Brumado antecipou nesta quinta-feira (14) a primeira parcela do 13º salário de todos os servidores. Segundo a lei trabalhista, o décimo terceiro salário pode ser dividido em duas parcelas, sendo que a primeira tem até o dia 30 de novembro para ser efetivada. No entanto, em razão dos festejos juninos que ocorrem neste período, o legislativo brumadense liberou a primeira parcela do benefício antecipadamente. Na próxima semana, antes do São João, será antecipado o salário referente ao mês de junho de todos os funcionários.

14 Jun 2018 - 17:30h

Atualmente, 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, informa o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14). O parâmetro é considerado aceitável pela pasta, mas há espaço para melhora do indicador: segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 3% da população seja doadora. De acordo com o G1, o governo aproveitou o dia 14 de junho, em que é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, para lançar campanha de doação de sangue. A campanha tem o slogan "Doe Sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você". A campanha tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da doação. No Brasil, lembra o Ministério da Saúde, 100% das doações são voluntárias. Segundo o Ministério da Saúde, 60% dos doadores são homens. A população mais jovem também é a que mais doa: jovens de 18 a 29 anos representam 42% das doações. A pasta lembra que a doação de sangue é segura e o doador responde a um questionário no hemocentro sobre suas condições de saúde.

14 Jun 2018 - 17:00h

Servidores de várias secretarias da prefeitura de Brumado passam por capacitação nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) no intuito de operar o sistema online de regularização de registros e liberação de alvará para novos empreendimentos no comércio, acelerando, dessa forma, o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Para tanto, o coordenador da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), Diego Lima, está supervisionando e orientando as atividades de capacitação. Na manhã de hoje (14), foi realizada uma breve reunião de apresentações na sala de treinamentos da prefeitura e, na sequência, foram iniciadas as atividades práticas e teóricas aos servidores que atuarão no sistema. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Juceb destacou que o sistema online objetiva a “otimização do projeto SIM para desburocratizar todo processo de entrave empresarial encontrado pelos contribuintes no município, como fiscalização e análise de processos, simplificando a rede SIM para administração e contadores, mediante a viabilidade de localização, registro e liberação de alvará. Dessa forma, os processos serão mais transparentes quanto à abertura de novos empreendimentos”. Já a coordenadora regional do Sebrae, Jéssica Lopes, frisou que o sistema otimizará a liberação de licenças, as quais antes levavam 60 dias e agora poderão ocorrer instantaneamente ou em apenas dois dias.

14 Jun 2018 - 16:30h

Setores influentes do PT têm defendido em conversas internas que o partido aproveite o período de relativa tranquilidade política durante a Copa do Mundo para fazer pesquisas e sondar cenários para o caso de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser impedido de disputar as eleições. Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Lula cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba e pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa — o petista lidera todas pesquisas de intenção de votos. De acordo com a Veja, os defensores das pesquisas têm tomado o cuidado de dizer que o objetivo é apenas preparar o partido para o caso de Lula ser barrado e em hipótese alguma representaria algum tipo de questionamento à estratégia petista de manter a candidatura do ex-presidente até o fim. Os petistas argumentam que a intenção é saber qual o perfil preferido dos eleitores, testar nomes e a capacidade de transferência de votos do líder petista, caso ele seja impedido de concorrer. Apesar do esforço da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de interditar o debate, as conversas sobre estratégias sem Lula na disputa eleitoral têm sido inevitáveis. Na segunda-feira (11), o tema veio à tona em reunião de uma espécie de conselho político informal criado por Gleisi. Integram o grupo membros da Executiva do PT e ex-ministros, como Franklin Martins, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e Paulo Vannuchi, e petistas históricos como Rui Falcão e José Genoino. Em conversas reservadas, vários deles admitem que a candidatura de Lula é um ativo político precioso mas inviável do ponto de vista legal e, por isso, o PT precisa sondar cenários e, no tempo certo, iniciar o processo de substituição.

14 Jun 2018 - 16:00h

Buscando cumprir a Lei nº 12.468, de 26 de agosto de 2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos municípios com mais de 50 mil habitantes operarem o sistema de taxímetro nos serviços de transporte privativo de passageiros, o setor administrativo da prefeitura de Brumado dará início a implantação do mesmo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de administração e superintendente interino de trânsito, João Nolasco, esclareceu que o município está buscando a implantação do sistema antes mesmo de ser notificado pela União. Representantes da fazenda, administração, infraestrutura e transportes já estiveram reunidos com alguns representantes técnicos do Ibametro, que explicaram os caminhos a serem percorridos para que o taxímetro seja implantando o quanto antes em Brumado, como aconteceu recentemente na cidade de Guanambi.

Nolasco fez uma ressalva de que será trabalhoso o processo diante da falta de representatividade da categoria, que, embora regularizada, não conta com uma associação, sindicato ou cooperativa, o que demandará mais reuniões com a categoria para tratar do assunto. Há também o questionamento quanto aos serviços de mototáxi, uma vez que o mesmo entra nas mesmas definições da lei. Apesar de existir mais mototaxistas em comparação a condutores de táxi na cidade, ainda não uma regularização do mototáxi em Brumado. No entanto, o secretário frisou que o município, juntamente com a câmara e os mototaxistas, será obrigado a concretizar a regulamentação do setor, bem como instalar o taxímetro. Este último tem a sua frente um processo burocrático mais moroso, que até já foi ventilado por várias ocasiões até mesmo com a realização de audiências públicas para debater o assunto, mas não passou do campo dos interesses políticos, o que vem criando uma barreira ainda maior para o andamento do processo de regularização da categoria.