Achei Sudoeste

15 Ago 2018 - 08:35h

Um indivíduo identificado como Elias Silva Nascimento foi preso no último domingo (12) acusado de matar o guarda municipal Agnaldo Novais Mendes, o Moquinha. Após receber informações de que Elias seria um dos autores dos disparos de arma de fogo que vitimaram Aguinaldo, uma guarnição da Cipe Sudoeste/Caesg realizou diversas diligências na cidade de Barra da Estiva. Na Rua Sidelino Vieira, os policiais visualizaram Elias e outro indivíduo identificado como Valmir Lima da Silva Neto tentando fugir. A polícia realizou um cerco no local e a dupla foi detida. Durante a abordagem, ao ser indagado sobre o crime, Elias contou que o homicídio foi cometido por um indivíduo de nome Samuel, por ordem de Pardal, que se encontra detido na Delegacia de Brumado, porém foi constatado no celular de Elias que havia algumas ligações telefônicas de Pardal. Elias alegou que na noite do homicídio estava em um bar próximo e ouviu três indivíduos planejando o crime. A guarnição efetuou diligências no intuito de localizar os citados, mas nenhum deles foi encontrado. Na residência de Elias, a polícia encontrou 19 petecas de substância análoga à maconha. Elias e Valmir foram conduzidos à DP de Brumado para prestarem os devidos esclarecimentos acerca dos fatos.

15 Ago 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

15 Ago 2018 - 08:00h

Fechado desde o mês de fevereiro de 2014, o banheiro público localizado na Travessa Teixeira de Freitas, às margens da linha férrea, no centro de Brumado, deverá ser demolido. Em seu lugar, a prefeitura pretende construir uma extensão do histórico prédio da primeira prefeitura, que se tornará uma base de apoio de núcleo especializado da Secretaria Municipal de Educação. O banheiro passou por uma última reforma em 2014 a fim de atender a demanda do Carnaval realizado naquele ano. Coincidência ou não, também foi a última vez que a comunidade brumadense brincou a festa de largo na cidade. A secretaria municipal de planejamento informou ao site Achei Sudoeste que, diante dos gastos de manutenção, ficou inviável para a prefeitura manter o banheiro em funcionamento, levando em consideração os constantes ataques de vândalos que apedrejavam e levavam as mobílias do local. Por outro lado, também foi avaliado que os munícipes se sentiam inibidos em utilizar o equipamento que, por diversas vezes, era ocupado por andarilhos e pedintes que faziam o local de moradia. A secretaria esclareceu ainda que manterá os banheiros instalados ao lado do Mercado Municipal de Artes, na Praça Armindo Azevedo, a cerca de 300 metros da Travessa Teixeira de Freitas. A prefeitura ainda abrirá processo licitatório para as empresas que se interessarem pela obra de demolição do banheiro, que se unirá ao prédio histórico da primeira prefeitura.

15 Ago 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

15 Ago 2018 - 07:00h

Sem dinheiro, um casal apresentou o cartão do Bolsa Família para pagar as despesas na saíde de um motel de Maringá, no norte do Paraná na noite de segunda-feira (13). As informações são do site G1. À reportagem  do site, a gerente do estabelecimento, Luzia Nogueira Batista, contou que os clientes consumiram um total de  R$ 45,80. “Como eles informaram que só poderiam pagar o valor com o cartão do Bolsa Família e, pelas regras não podemos aceitar, chamamos a polícia”, disse. A Polícia Militar foi chamada e fez um registro de comunicação de ocorrência. Segundo a gerente, agora o motel tem cinco dias para fazer o Boletim de Ocorrência na delegacia. “Vamos fazer o boletim para tentarmos receber esse dinheiro de volta”, explicou a gerente. Ninguém foi preso.

15 Ago 2018 - 00:00h

Pelos menos mais três casos de cães envenenados foram registrados essa semana em Brumado. No Bairro Santa Tereza, uma dona de casa percebeu a tempo que o seu animal de estimação estava agonizando e, com a orientação da ONG Auau, conseguiu neutralizar os efeitos do envenenamento utilizando carvão ativado. Depois ainda foi aplicada uma medicação para ajudar na recuperação do animal. Já no Bairro Olhos D’água, outros dois cães não tiveram a mesma sorte e acabaram morrendo com um veneno de natureza desconhecida. Um dos animais só foi encontrado quando o corpo em decomposição começou a exalar mau cheiro. Os moradores levaram o corpo para a famosa Cascalheira e atearam fogo objetivando acabar com o odor que impregnou o ar na região. A saída encontrada, no entanto, não foi suficiente para despistar o olfato dos urubus, que se alimentaram dos restos mortais dos bichos. Dessa vez, porém, as aves de rapina não foram contaminadas. A suspeita de alguns ambientalistas é de que, ao invés de veneno, os autores do crime possam ter utilizado pó de vidro misturado em algum alimento para matar os cães.

14 Ago 2018 - 17:00h

“O sinal da TVE no município de Brumado será normalizado nos próximos dias”, garantiu o chefe de gabinete da prefeitura municipal, Amarildo Bonfim. Em telefonema ao site Achei Sudoeste, Bonfim assegurou que a manutenção dos equipamentos do canal de televisão não é de responsabilidade do Município. De acordo com ele, após contato com a direção da emissora, ficou acertado que técnicos estarão em Brumado na próxima semana para a manutenção dos equipamentos e a troca do transmissor na Serra das Éguas. A falta de sinal foi denunciada por um leitor deste site que, há cerca de três meses, não consegue acompanhar a programação da emissora. A expectativa é ainda maior, pois no próximo dia 26 de agosto o jogo da seleção de Brumado contra São Desidério, válido pelo Intermunicipal 2018, será transmitido ao vivo pelo canal.

14 Ago 2018 - 16:30h

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura do Instituto Federal da Bahia (Ifba) foi encontrado morto dentro do apartamento em que morava, em Salvador, no bairro de Brotas, no final da noite de segunda-feira (13). De acordo com a Polícia Civil, Anilson Roberto Cerqueira Gomes, 45 anos, que também era professor do instituto, foi assassinado. A vítima tinha marcas de tiros e de ferimentos de arma branca. O Ifba decretou luto oficial de três dias e suspendeu as atividades na instituição. A polícia ainda não tem informações de quem cometeu o crime e o que pode ter motivado a morte da vítima. Até a manhã desta terça-feira (14), o corpo de Anilson estava no Instituto Médico Legal (IML). O sepultamento será realizado nesta tarde, no Cemitério Jardim da Saudade, segundo o Ifba. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Por meio de nota, o Ifba lamentou a morte de Anilson, que foi o responsável por implantar novas unidades do instituto no interior da Bahia.

14 Ago 2018 - 16:00h

Mais de 1800 Testemunhas de Jeová estiveram reunidas no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, neste final de semana, durante o Congresso Regional “Tenha Coragem”. O evento levou ao encontro fieis de toda microrregião, os quais demonstraram um padrão de organização e socialização, em paz e harmonia, nos três dias destinados a receberem o que chamam de alimento espiritual através dos ensinamentos baseados na Bíblia Sagrada. O evento contou com o auxílio de um telão, onde foram apresentados vários vídeos, filmes e encenações em meio a palestras desenvolvidas pelos oradores pré-designados. O objetivo foi educar e orientar as famílias para que tenham uma conduta correta e, consequentemente, sejam melhores cidadãos. Conforme o tema do congresso, foram destacadas maneiras práticas de mostrar coragem ao lidar com os problemas da atualidade, buscando a coragem em meio aos medos empregados pela fragilidade do sistema vigente. “Esse congresso me ensinou que nem todos nascemos já dotados de coragem e que nem sempre os ditos corajosos demonstram coragem. As explicações com bases bíblicas me fizeram ver que os momentos em que mais precisamos da coragem é quando ficamos com medo, ou seja, coragem para vencer os nossos temores, principalmente para dizer não as coisas que nos maculam como indivíduos em meio a nossa sociedade. Coragem para defender minha fé, meu caráter, a dizer não a desonestidade, a não infringir um simples sinal de trânsito. Coragem para ser humilde, reconhecer meus erros e aceitar a disciplina, principalmente quando essa correção vem dos pais ou dos professores na escola. Foi animador receber esses encorajamentos”, disse ao site Achei Sudoeste a jovem capixaba Kelly Nunes.

14 Ago 2018 - 15:31h

Um vídeo gravado com um celular registrou o momento em que uma mulher, ainda não identificada, rebola e faz uma dança sensual em frente a policiais militares que estavam dentro de uma viatura no Itaigara, bairro nobre de Salvador. Segundo informações preliminares, o local onde a mulher foi gravada possui diversos bares, em uma região muito popular para quem curte a noite em Salvador. As imagens, que têm circulado pelas redes sociais e foram exibidas durante o jornal Bahia Meio Dia desta segunda-feira (13), mostram o momento em que a mulher dança com um copo na mão e de forma sensual em frente à viatura da PM. No vídeo, a mulher chega a se apoiar na viatura durante a dança. Os policiais não saíram do veículo. Não há informações sobre quando ocorreu a situação. A assessoria da Polícia Militar disse que o vídeo foi encaminhado para análise da corregedoria da corporação.

14 Ago 2018 - 15:30h

Um homem, identificado como Josivaldo de Jesus Santos, de 23 anos, foi preso na noite da última sexta-feira (10), após ser acusado de promover um quebra-quebra em uma das casas que pertence ao vereador Oscarino dos Santos Roriz, no distrito de Pinga Fogo, zona rural do município de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, a prisão foi efetuada por uma guarnição do 1º Pelotão da 4ª CIA. De acordo com a polícia, o jovem quebrou portas e janelas da residência depois de um desentendimento entre ambos. Ele foi ouvido e liberado para responder ao processo em liberdade.

14 Ago 2018 - 15:00h

Nesta segunda-feira (13), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) entregou ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) a lista com os nomes dos prefeitos e presidentes de Câmara Municipais que estão inelegíveis, pois tiveram as contas rejeitadas pelo órgão. O documento servirá como base para que o TRE possa examinar o possível enquadramento dos mesmos na Lei de Ficha Limpa. Os condenados não poderão disputar as eleições no mês de outubro. Os ex-prefeitos de Anagé, Livramento de Nossa Senhora, Rio do Antônio e Maetinga estão na lista do TCM.

14 Ago 2018 - 14:57h

Um grave acidente no início da tarde desta terça feira (14), ceifou a vida de uma jovem identificada pelo nome de Alba Rejane Souza dos Santos. O acidente aconteceu por volta das 13h, no Bairro Novo Horizonte, em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com informações obtidas pelo o site Radar Guanambi, a jovem conduzia sua moto por uma Rua do Bairro citado, e acabou se chocando contra um caminhão carreado de manilhas e cimentos. O Samu 192 foi acionado esteve no local, porém, nada pôde fazer. Alba morreu minuto depois do acidente. A polícia militar esteve no local e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo de Alba para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado. A vítima era muito conhecida na cidade, ela deixa dois filhos. Alba já foi casada com o Sargento PM Ribas e trabalhava na Universidade de Guanambi.

14 Ago 2018 - 14:30h

Com diagnóstico de paralisia cerebral e sofrendo constantes convulsões, Ana Júlia Rocha de Oliveira, de seis anos, conseguiu no dia 27 de julho decisão judicial que garante o fornecimento pelo sistema público de saúde de um medicamento à base de canabidiol, substância extraída da Cannabis sativa, nome científico da maconha. Este foi o primeiro caso no Ceará em que uma família assistida pela Defensoria Pública conseguiu acesso a esse tipo de medicação. Ana Júlia mora em Pacoti, região da Serra de Baturité, no Ceará. Desde os dois anos de idade, ela sofre de quadros epilépticos que segundo a mãe, Rita Helena Rocha Lima, acabam regredindo os avanços no tratamento. “Quando ela escuta qualquer barulho muito alto, como se tomasse um susto, ela entra em um quadro de epilepsia que dura cerca de 1 a 2 minutos. Ela chega a ter 30 convulsões por dia”, relata. Depois de tentativas de tratamentos com diversos remédios, incluindo inibidores do sistema nervoso e anticonvulsionantes diários, Ana Júlia fez uso de uma amostra da medicação à base de canabidiol, em junho deste ano. A partir daí houve uma melhora significativa, quando o número e a intensidade das crises diminuíram significativamente. A mãe, professora que trabalha como secretária escolar, relata que já conhecia o tratamento com canabidiol por reportagens na televisão e por ter pesquisado na internet sobre o assunto, mas o alto custo da substância a impossibilitava de pagar o remédio para a filha.

14 Ago 2018 - 14:00h

Na última quinta-feira (09), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a Portaria nº 43/2018, que constitui Comissão de Processo Administrativo para apurar irregularidade no serviço público. A portaria leva em consideração a veiculação de notícias informando a possível utilização de recursos públicos para pagamento de taxa de inscrição, diárias, transportes e hospedagem em cerimônias de entrega de honrarias a agentes públicos da Câmara Municipal de Brumado. Os diplomas de méritos recebidos pelos vereadores José Carlos Marques Pessoa (PT) e Elias Pereira Gonçalves (PV) serão apurados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), já tinha garantido que abriria um processo administrativo para que os parlamentares devolvessem todos os valores gastos.  O fato veio à tona após reportagem exibida pela Rede Globo, no programa Fantástico, no último dia 05 de agosto, denunciando a verdadeira indústria de venda de homenagens que existe no país. A reportagem comprovou a venda de “diploma de mérito e medalha” ao mostrar um jumento - que foi identificado como administrador municipal - sendo homenageado como um dos “cem melhores prefeitos do país”. A comissão constituída terá, a partir da publicação da portaria, 60 dias para conclusão do Processo Administrativo, sendo o prazo prorrogável por igual período.

14 Ago 2018 - 13:30h

Os trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) já podem sacar o benefício. O governo federal liberou a retirada a partir desta terça-feira (14) até o dia 28 de setembro. Segundo informações da Agência Brasil, desde o dia 8 de agosto, o crédito está sendo feito automaticamente para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil. Agora, todas as pessoas poderão sacar seus recursos corrigidos. Mas quem perder esse prazo, só poderá receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos pela Lei 13.677/2018. Para ter direito ao saque, a pessoa deve ter trabalhado com carteira assinada antes da Constituição de 1988. Essas cotas são os rendimentos anuais depositados nas contas de trabalhadores que foram criadas entre 1971, ano de criação do PIS/Pasep, e 1998, quando foi promulgada a Constituição. Assim, para conferir o saldo e confirmar se tem direito ao benefício, o trabalhador deve consultar os sites do PIS e do Pasep. No primeiro caso, os cotistas que tiverem o Cartão Cidadão também podem contatar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição. Já no caso do Pasep, a outra opção de consulta deve ser feita através do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

14 Ago 2018 - 13:00h

Na última segunda-feira (13), uma mulher acionou a polícia por conta de uma tentativa de homicídio no município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. De acordo com a vítima, o autor seria o próprio companheiro. Armado, ele teria fugido por um beco, atravessado a linha férrea e adentrado em um matagal após o crime. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em busca do suspeito, as guarnições foram à Fazenda Bonfim, em Guajeru, onde encontraram cinco armas na residência do casal, além de seis frascos plásticos contendo pólvora, chumbo, espoleta e um saco de estopa. O indivíduo não foi capturado. As armas apreendidas foram apresentadas ao preposto da Polícia Civil na Delegacia de Rio do Antônio, onde o fato foi registrado.

14 Ago 2018 - 12:30h

O governo deve editar nos próximos dias uma medida provisória que facilita a renovação da carteira de habilitação. Segundo a coluna Painel, do jornal “Folha de S.Paulo”, texto determinará que, a partir da expedição da CNH, motoristas façam apenas exames médicos a cada cinco anos, e não mais precisem passar pela burocracia para renovar o documento. A redução de exigências para renovação da CNH deve valer a motoristas que tiverem até 55 anos. Após essa idade, a atualização do documento seria obrigatória a cada cinco anos, e a realização de exames a cada dois anos e meio.

14 Ago 2018 - 12:00h

As obras de construção do Parque da Cidade de Brumado, na região entre o Alto do Escalavrado e o Bairro Olhos D’água, sofreu uma pausa momentânea em uma das alas por causa de grandes rochas no terreno. A situação obrigou a empreiteira encarregada a utilizar massa expansiva para remover os rochedos do caminho. O site Achei Sudoeste foi informado pelo setor de infraestrutura da prefeitura que, por se tratar de uma região povoada, não serão usados explosivos para não afetar as estruturas dos imóveis vizinhos ao canteiro de obras.

Porém, a massa expansiva que provoca a dilatação e fragmentação das pedras sem causar explosões poderá ser aplicada a fim de dar continuidade aos trabalhos. A secretaria informou ainda que, mesmo com as rochas, a empreiteira mantém suas atividades dando atenção a outros setores do empreendimento, que promete ofertar um novo espaço de lazer e bem estar para a comunidade brumadense.

14 Ago 2018 - 11:30h

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas em um curto período de tempo aumenta o risco de aumento nas taxas de pressão, colesterol e açúcar em pessoas mais jovens. Esses fatores levam a um maior risco de problemas cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). As informações fazem parte da conclusão de um estudo publicado na última sexta-feira (10), no Journal of American Heart Association. Foram analisados dados de 4.710 adultos com idades entre 18 e 45 anos, classificados como não-bebedores, bebedores compulsivos (muito consumo de bebida 12 vezes por ano) e bebedores compulsivos de alta frequência (mais de 12 vezes por ano). Segundo o G1, o consumo excessivo de álcool com alta frequência foi relatado por 25,1% dos homens e 11,8% das mulheres. Já o consumo 12 vezes por ano, foi relatado 29% dos homens e 25,1% das mulheres.