Achei Sudoeste

15 Abr 2019 - 17:30h

A professora Marilene Batista, de 42 anos, achada morta dentro do quarto de uma pousada de Alagoinhas, foi vítima de feminicídio. De acordo com o G1, o crime chocou os moradores da cidade. Na última sexta-feira (12), ela foi morta com golpes de canivete no pescoço pelo ex-companheiro, Carlos Bonfim Queiroz, que se hospedou com ela no estabelecimento. Segundo a polícia, Carlos Bonfim teve o mandado de prisão temporária cumprido no domingo (14), em Alagoinhas, depois de ser localizado em um bar, no bairro Sítio Matias. De acordo com a titular da delegacia de Alagoinhas, Amanda Brito, que investiga o caso, Carlos confessou o crime e alegou que matou a ex-companheira por ciúmes. Segundo a polícia, Marilene foi assassinada enquanto estava dormindo. O homem foi levado pela Polícia Militar para a Central de Flagrantes de Feira de Santana. Ele será encaminhado para o sistema prisional, onde vai permanecer à disposição da Justiça.

15 Abr 2019 - 17:00h

No último domingo (11), a Guarnição do Destacamento de Contendas do Sincorá, a 95 km de Brumado, foi acionada para averiguar dois suspeitos de tráfico de entorpecentes. Em diligência no Bairro conhecido como Alto da Telebahia, os policiais encontraram um indivíduo, que empreendeu fuga abandonando 02 trouxinhas de substância análoga à maconha e 16 de substância análoga à cocaína. O homem foi capturado no interior de uma residência, onde também foi capturado o outro suspeito. No imóvel, ainda foram encontradas mais 31 trouxinhas e um pequeno tablete prensado de substância análoga à maconha. Por essa razão, os indivíduos e o material foram levados e apresentados na sede da Delegacia Territorial.

15 Abr 2019 - 16:30h

Uma mulher e o filho dela foram presos na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no sábado (13), suspeitos de integrar organização criminosa que comercializa drogas. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), um terceiro integrante também foi preso na ação. Ainda segundo a SSP-BA, policiais encontram Diego Soares Costa no bairro Iberapuera, com uma pistola em um carro, além do carregador da arma e munições. De acordo com a Secretaria, a mãe dele, Eliane Soares Brito, só foi localizada depois que os policiais foram até a casa de Diego. No momento da chegada da polícia, a mulher tentou esconder um saco de maconha e um revólver calibre 38, mas os objetos foram localizados, junto com uma balança e R$ 34 mil em espécie. Após a prisão dos dois, a polícia continuou com as buscas pela região, quando encontrou o terceiro suspeito no bairro Morada dos Pássaros. No local, foram apreendidos ainda cocaína, uma plantação de maconha no jardim de casa, duas balanças e embalagens plásticas. O trio foi preso e encaminhado, junto com o material apreendido, para a delegacia da cidade. O grupo vai responder por tráfico de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

15 Abr 2019 - 16:00h

Em decorrência do déficit hídrico na região do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado a então vereadora Liu Vasconcelos, no ano de 2013, apresentou uma indicação para que fosse feita uma extensão da Adutora do Algodão para a localidade. Passados alguns anos, o vereador Léo Vasconcelos (PDT) deu continuidade à indicação, fazendo várias solicitações nesse sentido ao prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). Em novembro de 2016, o parlamentar acompanhou o gestor na cerimônia de inauguração da segunda etapa da Adutora do Algodão, quando lembrou, mais uma vez, a importância da extensão da adutora para Ubiraçaba e região. O gestor atendeu o pedido e solicitou publicamente o “puxadinho” para Brumado. Agora, as obras da adutora estão em ritmo acelerado e já se aproximam da comunidade de Samambaia, que será a primeira a receber a água do São Francisco.

15 Abr 2019 - 15:30h

O aumento no número de feminicídios no estado da Bahia nos últimos anos causou preocupação em dois ex-estudantes de uma escola da rede pública estadual, em Salvador, que se uniram para criar um aplicativo com o objetivo de incentivar mulheres a denunciar casos de violência. De acordo com o G1, a ferramenta, batizada de ‘Conscientizando’, está disponível para celulares com o sistema Android. Os idealizadores são Alan Robert do Carmo, de 18 anos, e Carlos Eduardo Soares, de 19. Os estudantes dizem que não houve na família deles nenhum registro de violência, mas que se mobilizaram pela quantidade casos que viram nos jornais nos últimos tempos. Ele e Carlos tiveram a ideia de criar o aplicativo quando cursavam o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Sete de Setembro, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Eles se conheceram na própria escola. Eram de salas diferentes, mas viraram amigos. O app idealizado pelos dois completou um ano de existência em março deste ano.

15 Abr 2019 - 15:00h

Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a advogada brumadense Ingrid Freire exaltou a representatividade cada vez maior das mulheres na advocacia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou que as mulheres não têm como retroceder diante do espaço conquistado. “Hoje, a advogada mulher não trabalha somente a luta pela advogada, mas pra toda mulher da Bahia, onde nós valorizamos e orientamos pra que essa mulher seja cada vez mais engajada, seja libertadora. A mulher é fundamental no processo político e como, querendo ou não, somos hoje maioria nada mais do que normal de que também façamos parte da OAB”, avaliou. Para Freire, a advocacia no interior sofre muito com a falência do poder judiciário. “A advocacia não caminha sozinha. Dependemos de todos os poderes caminhando juntos pra que tudo funcione em um sistema perfeito. Representar Brumado e toda região é uma missão difícil e árdua, mas estamos aqui para buscar o melhor não só para a advocacia, mas para todos os jurisdicionados”, finalizou.

15 Abr 2019 - 14:30h

A reforma da Previdência deve passar por sua primeira batalha na próxima semana. Entre terça, 16, e quarta-feira, 17, deputados votarão a admissibilidade da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Esse é o passo inicial para que o texto possa seguir tramitando. Para que o parecer do relator deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), que fez indicação favorável ao seguimento do texto, passe, são necessários 34 votos dos 66 integrantes da comissão. A proposta deve ser aprovada pelos deputados, mas isso não significa tranquilidade nas discussões. Caso haja uma reviravolta e a CCJ não aprove a continuidade da Proposta de Emenda à Constituição, o texto é arquivado. De acordo com a Veja, apesar de ser minoria, com ao menos 17 votos, a oposição tem feito muito barulho em todo o processo. O bloco formado pelos principais partidos opositores, PT, PSB, PSOL, Rede, tem 12 membros na CCJ. Há um outro bloco, dos partidos de centro, PDT, PODE, Solidariedade, PCdoB, PATRI, PPS, PROS, Avante, PV e DC, que tem outros 14 membros. Porém, PCdoB e PDT, com 5 integrantes, já deixaram claro que são contrários à reforma da Previdência.  Já o bloco do governo é composto por PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC e PMN e tem a maioria da comissão, com 39 deputados. O Novo, que não faz parte do bloco, mas já fechou questão a favor da reforma, tem mais um deputado.

15 Abr 2019 - 14:00h

Moradores da região do Humaitá, zona rural do município de Guajeru, a 63 km de Brumado, deram uma nova versão sobre a morte de um macaco da espécie Guariba, ocorrida na região, no dia 28 de março. Eles alegam que o macaco não teria sido morto por cachorros ao tentar se alimentar em uma plantação de bananas, mas sim por caçadores que têm abatido várias espécies de animais silvestres na redondeza. Os moradores também disseram que o abate do macaco não aconteceu na região do Humaitá, mas sim em uma área próxima à comunidade da Muriçoca. Um grupo de moradores do Humaitá está se organizando para acionar os órgãos fiscalizadores.

15 Abr 2019 - 12:00h

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e Conselheira Federal da OAB-BA, Daniela Lima de Andrade Borges também esteve presente na solenidade de posse do novo presidente da 21ª Subseção, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou o fortalecimento do papel da mulher na advocacia e a defesa da mulher em todas as esferas. “A gente lança a proposta de trabalhar, tanto pela mulher advogada, mas também pela mulher em todas as dificuldades que ela encontra, hoje, na sociedade. Os números de violência contra a mulher no Brasil são alarmantes e é preciso fazer algo a respeito”, afirmou. Segundo a Conselheira, a comissão objetiva combater a violência contra a mulher em todas as suas vertentes, bem como garantir os seus direitos em questões como diferença salarial e as dificuldades enfrentadas pela mulher no próprio exercício da advocacia. Para Borges, os desafios são imensos, mas os trabalhos começaram com força diante da aprovação da Súmula nº 09, de 2019, que estabelece que a prática de violência contra a mulher pode resultar na inscrição negada para quem queira se tornar advogado. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres apenas por serem mulheres. “É espantoso. É uma realidade assustadora”, declarou.

15 Abr 2019 - 11:30h

O valor do salário mínimo a ser proposto pelo governo para o ano que vem deverá ter correção pela inflação, mas não aumento real. A proposta para o salário mínimo estará contida no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que tem de ser enviado ao Congresso Nacional, de acordo com a lei, até 15 de abril de cada ano, ou seja, nesta segunda-feira (15). Segundo o G1, desde 2011, a política de reajuste do mínimo – instituída no governo Dilma Rousseff – previa correção com base na inflação do ano anterior mais um aumento com base na variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. A mudança, se confirmada, ajudará o governo a economizar recursos e conter o avanço do déficit público, já que os benefícios pagos pela Previdência não podem ser menores que o valor do mínimo. Atualmente, o salário mínimo, que serve de referência para cerca de 48 milhões de pessoas, está em R$ 998.

15 Abr 2019 - 11:00h

O projeto de lei que visa a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgotamento do Município de Brumado (Agerb) passou pela primeira votação na Câmara de Vereadores. Apenas os vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV), o Lek Cabeleireiro, votaram contra a proposta do executivo municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Edmilson Aguiar justificou que a empresa pode se transformar em um cabide de empregos, tendo em vista que, de acordo com o projeto, o poder público indicaria os funcionários da agência. “Me posicionei contra por esse motivo. Não sou contra a fiscalização, que a gente sabe que é necessária, mas que não seja indicação dele [do prefeito]”, frisou. Para o parlamentar, a bancada do prefeito no legislativo tem votado muitos projetos às escuras, sem se debruçar sobre a proposta. “Claro que se for benéfico para o povo, vamos aprovar, e o que não for vamos ter humildade pra votar contra. A gente está aqui para representar o povo. Não estamos aqui para fazer tudo o que o executivo quer. Nem sempre é tudo benéfico”, avaliou, acrescentando que está faltando autonomia para a bancada do gestor na câmara.

15 Abr 2019 - 10:30h

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

15 Abr 2019 - 10:00h

A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, esteve na cidade de Brumado para solenidade de posse do novo presidente da 21ª Subseção, Kléber Lima Dias. Na oportunidade, a autoridade falou bastante sobre o papel da advocacia e a sua importância. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela destacou a grande responsabilidade da Ordem na questão política. “Nós precisamos ser a luz transformadora dessa crise política, ética e moral. Alguém precisa tomar a frente para guiar quando as pessoas estão sem orientação. Nós não estamos tendo essa orientação dos poderes eleitos. Historicamente, a OAB já atua dessa maneira”, avaliou. Para a vice-presidente, para além da defesa da advocacia, que, segundo ela, é muito atacada em períodos de crise devido ao papel de defesa da cidadania, é preciso prezar pela defesa da constituição e do estado democrático de direito. Dantas ainda frisou a importância da interiorização da advocacia.

15 Abr 2019 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

15 Abr 2019 - 09:00h

Na busca por comprovar a qualidade da alimentação que vem sendo servida aos alunos, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e a Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, visitou a Escola em Tempo Integral Maria Iranilde Lobo, que fica no complexo do Caic. Na oportunidade, o gestor conversou diretamente com os alunos a fim de saber a opinião dos mesmos sobre os alimentos servidos. A ação faz parte do processo de melhoria do modelo de tempo integral, já que, no modelo, as escolas servem aos alunos três refeições diárias. “Fico feliz em ver o tratamento de qualidade que os funcionários estão dando às nossas crianças. Parabenizo toda a equipe envolvida na preparação do almoço, que estava muito saboroso”, observou o prefeito. As visitas serão realizadas em todas as escolas para constatar o andamento da expansão.

15 Abr 2019 - 08:30h

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

15 Abr 2019 - 08:00h

Quase 180 pessoas de diversas cidades da região realizaram consultas na unidade móvel do projeto Ronda Hans, iniciativa do governo federal, instalada em frente ao Ginásio Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Os atendimentos foram iniciados na última terça-feira (09), sendo encerrados na sexta-feira (12). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a médica dermatologista Roseane Pereira destacou que o trabalho foi bastante produtivo, com os profissionais engajados na causa. A médica informou que, no período, foram notificados sete casos de hanseníase, os quais já começaram o tratamento na própria unidade móvel. “O trabalho teve o objetivo de diagnosticar a doença precocemente e interromper a cadeia de transmissão”, declarou. A dermatologista ainda alertou que, caso não seja tratada, a hanseníase pode trazer sérias complicações e lesões. O paciente Casemir dos Santos Vieira, popular Baratinha, esteve na ação, juntamente com a esposa, em busca de atendimento. “Viemos aproveitar essa oportunidade oferecida pela Secretaria de Saúde e vê se realmente temos algum tipo de doença ou não. É melhor prevenir antes do que depois”, afirmou. Quem não teve oportunidade de comparecer à unidade móvel para o rastreamento, pode se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima para averiguar possíveis manchas suspeitas.

15 Abr 2019 - 07:30h

O Curso de Energia Solar Fotovoltaica será promovido pela empresa Eletec Cursos na cidade de Brumado, com aulas práticas e teóricas. As aulas serão ministradas na Unicesumar, entre os dias 25 e 28 de abril. O curso visa qualificar e certificar profissionais para trabalharem no segmento. De acordo com o professor Edson Meirelles, sócio da Eletec Cursos, este é o setor que mais cresce no mundo e a região possui o maior potencial para geração de energia solar no país. Os interessados devem entrar em contato com a empresa responsável através do telefone (77) 99944-6138.

15 Abr 2019 - 07:00h

No último dia 02 de abril, o Sindicato dos Mineradores (Sindmine) encaminhou ofício à direção da RHI Magnesita solicitando a antecipação do pagamento da participação dos empregados nos resultados do exercício de 2018, que, pela cláusula 3ª, parágrafo 3º do Acordo da PRV, seria paga até o dia 31 de maio de 2019. A direção do sindicato, levando em consideração a crise econômica, cujas consequências afetam e aumentam as dificuldades dos empregados, justificou o pedido da antecipação. Segundo informou o órgão ao site Achei Sudoeste, na última quinta-feira (10), a empresa encaminhou um comunicado ao sindicato informando que antecipará o pagamento do benefício para todos os empregados para o próximo dia 10 de maio. Em nome dos empregados a direção do órgão agradece a empresa pelo atendimento do pleito.

15 Abr 2019 - 00:00h

O projeto de lei nº 008/2019, de autoria do poder executivo municipal, que visa a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgotamento do Município de Brumado (Agerb), passou pela primeira votação na Câmara de Vereadores. Foram 11 votos favoráveis e 02 contrários dos vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV), o Lek Cabeleireiro. Os oposicionistas questionam os custos com a criação e manutenção do órgão, alegando que o mesmo irá onerar os cofres públicos. Já a bancada aliada do prefeito defende que a agência irá se auto sustentar mediante o recolhimento de multas com as ações fiscalizatórias. O projeto retorna para segunda votação na sessão da próxima semana, que será antecipada para a quarta-feira feira devido ao feriado da sexta-feira da paixão.