Achei Sudoeste

01 Abr 2020 - 15:30h

O Ministério da Saúde lançou recentemente um serviço de informações via WhatsApp sobre a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Por meio dele, a população e os profissionais de saúde podem conhecer melhor a infecção, as formas de contaminação e as recomendações de tratamento. Além disso, são desmentidas fake news relacionadas ao tema. Para usar o canal, basta enviar uma mensagem no aplicativo para o número (61) 99938-0031. De acordo com o blog Saúde da Veja, as respostas são fornecidas por um bot, tipo de robô treinado para fazer atendimento automático, que oferece um menu inicial com 10 opções diferentes e, a partir daí, direciona o usuário. Entre os tópicos tratados no espaço estão o passo a passo para fazer o isolamento domiciliar de maneira correta e como saber qual o momento adequado de ir ao pronto-socorro em caso de suspeita da doença. Há uma seção exclusiva para profissionais de saúde, com o protocolo de tratamento do novo coronavírus. O canal ainda fará o meio de campo para pessoas físicas ou jurídicas que desejem realizar doações financeiras destinadas ao controle da pandemia.

01 Abr 2020 - 15:00h

Moradores da região rural do distrito de Morrinhos, em Guanambi, a 141 km de Brumado, estão preocupados com a movimentação de trabalhadores das obras da Ferrovia de Integração Oeste Lesta (Fiol). Na última segunda-feira (30), o Consórcio Fiol iniciou a transferência de máquinas pesadas que estavam em Brejinho das Ametistas, em Caetité, a 100 km de Brumado, para a região de Morrinhos. A mudança se deu pelo decreto expedido pela prefeitura de Caetité na semana passada. De acordo com a Agência Sertão, a normativa suspende as atividades industriais de extração, transformação, construção civil e de similares. A exceção é apenas para indústrias de alimentos e de geração de energia. Já em Guanambi, o decreto sancionado no sábado (28) flexibilizou as restrições, autorizando as atividades de construção civil. Cerca de 250 operários trabalham atualmente na obra. Além dos moradores da região da nova frente de trabalho, trabalhadores da obra também estão com medo de contrair o coronavírus em meio às aglomerações do dia a dia de trabalho.

01 Abr 2020 - 14:30h

O estado da Bahia receberá do Ministério da Saúde 31.634 testes rápidos de detecção do coronavírus, segundo informação divulgada na noite de terça-feira (31), pela pasta. O material faz parte dos quase 500 mil kits que chegaram no Brasil na última segunda-feira (30) e serão distribuídos entre os estados e o Distrito Federal. A Bahia é o quarto estado que receberá a maior quantidade de testes rápidos em todo o país. São Paulo, com o recebimento de mais de 106 mil testes, lidera a lista, seguido por Minas Gerais (aproximadamente 50 mil) e Rio de Janeiro (cerca de 37 mil). Ainda não há informações de quando os kits chegarão à Bahia.

01 Abr 2020 - 14:00h

Na última segunda-feira (30), um hotel foi interditado e teve o alvará de funcionamento cassado em Brumado, após descumprir decreto da prefeitura suspendendo o funcionamento desse tipo de estabelecimento. O estabelecimento está localizado no Bairro Novo Brumado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), essa foi a segunda vez que o estabelecimento foi notificado pelos agentes de fiscalização. Desde o dia 21 de março deste ano, todos os estabelecimentos não essenciais, incluindo hotéis, lojas, igrejas e centros religiosos, estão fechados por meio do Decreto nº 5.246, que determina medidas de combate à pandemia da Covid-19.

01 Abr 2020 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Caroline Rebouças, coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, informou que Brumado ainda não recebeu 100% do quantitativo das vacinas. “A Base de Brumado, representando os treze municípios da região, já recebeu mais de 20 mil doses das vacinas. Inicialmente, essas vacinas devem ser destinadas aos idosos e profissionais da saúde, que são prioridade nesse momento”, ressaltou. Segundo Rebouças, um novo lote de vacinas deverá ser entregue na Base Regional nesta quarta-feira (01), de onde serão distribuídos para os municípios. “Até o momento, Brumado recebeu 5.220 doses. Cada município realizou a sua própria estrutura e logística diante da pandemia”, afirmou. A coordenadora frisou que o Ministério da Saúde cumprirá as metas de vacinação e atingirá o público alvo em sua totalidade.

01 Abr 2020 - 11:30h

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concedeu novo pronunciamento na noite desta terça-feira (31), em rede nacional. Em tom mais moderado, o chefe de Estado recuou, utilizou dois dos sete minutos da declaração para reproduzir um discurso do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e falou que “as medidas protetivas devem ser implementadas de forma racional e coordenada”. “Desde o início do governo temos trabalhado em todas as frentes para sanar problemas históricos e melhorar a vida das pessoas. O Brasil avançou muito nesses 1 ano e 5 meses. Agora estamos no maior desafio da nossa geração. Minha maior preocupação sempre foi salvar vidas, tanto pela pandemia, quanto pelo desemprego e fome”, disse. Após, de forma recorrente, defender a amenização do isolamento social e da quarentena, Bolsonaro lembrou “a importância de medidas de prevenção no controle da pandemia“. “[É momento de] pensar nas mais vulneráveis. Minha preocupação, desde o princípio, o que será do camelô, diarista, ajudante de pedreiro, caminhoneiros, e outros autônomos?”, declarou. Em tom mais moderado, o presidente não minimizou os impactos da pandemia, e pregou organização para “evitar perdas humanas”. “Todas as vidas importam”, frisou. “Na última reunião do G20, nós, chefes de Estado, acordamos que iriamos vamos preservar vidas”, indicou. Cobrado para ser a liderança do país no combate ao vírus, Bolsonaro afirmou que sua “obrigação é reorganizar o país e ter um país ainda mais forte após a epidemia”, e adotou postura de trégua com governadores e prefeitos. “Reafirmo o meu pacto para a preservação da vida e a união de todos, governadores, prefeitos e todos. Deus abençoe nosso amado Brasil”, finalizou.

01 Abr 2020 - 11:00h

A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início na última semana, em todo país. Nessa primeira etapa, estão sendo vacinados os idosos e os profissionais de saúde. Em Brumado, a vacina acabou rapidamente nos postos de saúde e muitos idosos não foram imunizados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que o quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde não foi suficiente para atender todo público alvo e a Administração aguarda a chegada de um novo lote de vacinas para retomar a campanha na cidade. “A previsão é que chegue a partir de amanhã (01), mas não é nada certo, apenas uma previsão. Assim que chegar, o Município estará avisando. Vamos manter a mesma forma de trabalho, por dia e mês de nascimento a fim de evitar as aglomerações”, destacou.

01 Abr 2020 - 10:30h

Três homens foram presos suspeitos de praticar assaltos em Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 16 celulares e 35 pedras de crack foram apreendidos na ação. De acordo com a SSP, o caso ocorreu na segunda-feira (30), no bairro de Jequiezinho. Após rondas na rua Álvaro Miranda, as guarnições receberam uma denúncia de assalto a moradores na localidade. Conforme a SSP, com o trio, também foram apreendidos uma moto, dois tablets e oito buchas de maconha, além de um aparelho eletrônico. Os materiais e os criminosos, que não foram identificados, foram apresentados na Delegacia de Jequié.

01 Abr 2020 - 10:00h

Somente na noite desta terça-feira (31), Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, terceira maior cidade da Bahia, confirmou o primeiro caso de coronavírus. Para o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, existe muita subnotificação de casos da doença na cidade vizinha. “Muita gente deve estar em casa escondido com sintomas, mas com medo dessa condenação social. Não posso afirmar com certeza, é a minha opinião. Deve existir muita, muita subnotificação”, afirmou ao site Achei Sudoeste. O secretário acredita que, mesmo em Brumado, onde há 237 casos suspeitos sendo monitorados, também esteja havendo subnotificação. “O primeiro paciente testado positivo em Brumado chegou em um voo que veio de Belo Horizonte e pousou em Vitória Conquista. O mesmo paciente que testou positivo em Jequié veio nesse mesmo voo. Brumado e Jequié testaram positivo e a nossa capital regional nada?”, questionou. Feres frisou ainda que Brumado tem feito o seu papel e sido o mais transparente possível no enfrentamento ao Covid-19.

01 Abr 2020 - 09:30h

O Ministério da Saúde distribuiu 40 milhões de equipamentos de proteção para profissionais de saúde em todo o país. Os que são destinados à Bahia devem chegar até quinta-feira (2). O setor de saúde vai receber equipamentos como máscaras, aventais, toucas hospitalares, sapatilhas, luvas para procedimentos não cirúrgicos, além de álcool. De acordo com o G1, a distribuição dos itens será realizada com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportará 18 toneladas em equipamentos. Estes materiais foram adquiridos por meio de cinco editais de compra emergencial publicados entre os meses de fevereiro e março no Diário Oficial da União (DOU). O Ministério da Saúde pediu que todos que tiverem máscaras novas e não utilizadas, do modelo N95, entreguem aos hospitais e às secretarias estaduais ou municipais de saúde. De acordo com o órgão de saúde, em todo o país, foram 68,9 mil frascos de álcool 500 ml, 100 mil frascos de álcool 100 ml, 60 mil óculos de proteção, 24 de milhões de luvas para procedimentos não cirúrgicos, 100 mil sapatilhas, 14,2 milhões de máscaras cirúrgicas, 742 mil aventais e 209 mil toucas hospitalares.

01 Abr 2020 - 09:00h

Na última terça-feira (31), uma grande fila se formou em uma lotérica no centro da cidade de Brumado. Debaixo de um sol escaldante, muitas pessoas se aglomeraram no local para pagar suas contas. O site Achei Sudoeste esteve no local e conversou com o brumadense Ivo Gomes. Ele disse que é muito desconfortável ficar na fila, do lado de fora, porém a medida do distanciamento é para o bem de todos. “O mundo está nos mostrando o risco que estamos correndo. Mesmo diante desse desconforto, acredito que esse sacrifício para preservar a vida e a saúde é válido. A questão é séria e devemos sim intensificar os nossos cuidados”, destacou. Ele afirmou ainda que as pessoas estão respeitando e mantendo uma distância segura dos demais na fila. O brumadense já estava na fila há cerca de 60 minutos, tendo em vista que o atendimento estava seguindo lentamente.

01 Abr 2020 - 08:30h

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (31) o mais recente balanço nacional sobre os casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais dados são: 201 mortes e 5.717 casos confirmados. No levantamento anterior, divulgado na segunda-feira (31), o Brasil tinha 159 mortes e 4.579 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com o balanço do ministério, os dados desta terça-feira apontam o maior acréscimo diário no total de casos confirmados e de mortes desde o começo da epidemia. Foram registrados mais 1.138 casos em relação ao boletim de segunda, um aumento de 24%. No caso das mortes, o aumento foi de 42 casos, o que significa um crescimento de 26%.

01 Abr 2020 - 08:00h

Na última terça-feira (31), a cidade de Brumado fechou o seu Boletim Epidemiológico com 237 notificações suspeitas de coronavírus e 4 casos confirmados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, ressaltou que essas quatro confirmações são uma falha do sistema de saúde. “Dessas 237 notificações, nós só testamos até agora 17 pacientes. Então, quem me garante que não tem mais ou mesmo que eu já não peguei? Tem gente que é assintomático”, frisou. Para ele, nenhum país está preparado para uma pandemia. “Os EUA, que são uma potencial mundial, está reciclando a máscara N95. Isso não é permitido pela Anvisa, mas nos EUA está sendo dessa forma. O que eu quero dizer com isso: não temos exames para testar todos os pacientes suspeitos no momento”, asseverou.

01 Abr 2020 - 07:30h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no final da tarde desta terça-feira (31), mais 41 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 217, o que representa 3,7% do total de casos notificados (5.899). A primeira morte no estado foi registrada no domingo (29). E a segunda morte no estado ocorreu na segunda-feira (30). Até o momento, 1.393 (23,7%) casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (31). Permanecem em investigação epidemiológica 4.279 (72,7%) casos. Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 42 estão internadas. Ainda de acordo com a Sesab, de 27 a 31/03, 149 pacientes com suspeita de COVID-19 estão internados em hospitais do estado. No boletim de segunda-feira, esse número correspondia a 92. Já no domingo, eram 46 pacientes internados. O aumento de pessoas internadas com suspeita de Covid-19 em 48h é cerca de 223%. Os casos confirmados estão distribuídos em 30 municípios do estado. As cidades de Barra, Catu, Candeias, Coaraci, Itajuípe e Medeiros Neto tiveram o primeiro caso confirmado nesta terça-feira. Já as cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Camaçari, Brumado, Ilhéus, Itabuna, e Salvador tiveram aumento no número de casos, com maior proporção para a capital baiana, que passou de 117 para 132.

01 Abr 2020 - 07:00h

Em reunião realizada na última segunda-feira (30), em Guanambi, a 141 km de Brumado, os prefeitos que fazem parte do Consórcio Alto do Sertão decidiram manter as medidas de enfrentamento ao coronavírus até o dia 6 de abril. Assim, o comércio permanecerá fechado até a referida data – antes da reabertura, uma nova reunião irá avaliar a situação. No entanto, o comércio nas feiras livres foi liberado mediante a adoção de medidas de segurança, como o distanciamento entre as barracas, bem como demais barreiras sanitárias e de higiene. As cidades de Lagoa Real, Caculé, Jacaraci, Caetité, Carinhanha, Ibiassucê, Iuiú, Guanambi, Matina, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Candiba, Tanque Novo, Mortugaba, Feira da Mata, Malhada, Palmas de Monte Alto, Igaporã e Licínio de Almeida fazem parte do consórcio.

01 Abr 2020 - 00:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou a importância de intensificar o isolamento social, especialmente nos primeiros quinze dias do mês de abril, considerado o período crítico de maior proliferação do vírus. Segundo ele, uma pessoa infectada com a influenza (gripe comum) transmite a doença, em média, para 1,5 pessoas; já uma pessoa infectada com coronavírus consegue transmitir, em média, para 3 pessoas, ou seja, o dobro. “Então, qual é a grande preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias mundiais: que, com o contato direto e as aglomerações, essa transmissão seja exacerbada e sem controle”, afirmou. 

Feres afirmou que, embora 85% dos casos não vai passar de uma gripe, o problema é o volume de pessoas doentes. “Se eu tiver em Brumado em torno de 10 mil pessoas infectadas e amanhã me aparece 100 pessoas precisando de respirador e UTI, o que vai acontecer? Sete palmos do chão. Não só em Brumado, como em qualquer cidade do país. Não existe sistema de saúde que suporte”, completou. Por fim, o secretário elogiou a estrutura do Hospital Municipal, que hoje conta com 33 respiradores, além de 133 leitos, entre os quais de UTI - adulto e neonatal. “Poucas cidades na Bahia tem o privilégio de ter um serviço hospitalar como o de Brumado”.

31 Mar 2020 - 19:25h

Após ter liberado, nesta terça-feira (30), o Boletim Epidemiológico diário, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, no início desta noite, novas informações do Laboratório Central (Lacen). Conquista atesta seu primeiro caso para a Covid-19. Trata-se de um homem, de 27 anos, que estava sob monitoramento. De acordo com o Blog do Anderson, o boletim com os novos dados vai ser liberado em instantes pela Secretaria de Saúde do Município.

31 Mar 2020 - 18:55h

A secretaria de saúde da Bahia (Sesab) divulgou um novo boletim de casos de Covid-19, o novo coronavírus no estado. De acordo com a publicação, 217 casos estão confirmados no estado. Segundo a Sesab, o município de Brumado conta com quatro notificações confirmadas (Clique aqui e veja). A última atualização da secretaria municipal, apontava a cidade com três. Ainda de acordo com a secretaria municipal, 237 casos suspeitos notificados do vírus, com oito descartados e seis aguardando resultado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

31 Mar 2020 - 16:45h

A Justiça Federal em Brasília condenou o ex-ministro Geddel Vieira Lima por improbidade administrativa. De acordo com a decisão judicial, divulgada nesta terça-feira (31), Geddel terá suspensos os direitos políticos por cinco anos e deverá pagar multa. O ex-ministro foi alvo de ação civil pública apresentada pelo Ministério Público. O MP acusou Geddel de pressionar o ex-ministro Marcelo Calero para obter parecer favorável à liberação de um empreendimento por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na época, tanto Calero quanto Geddel eram ministros do governo do ex-presidente Michel Temer. O ato ilícito teria sido cometido em junho de 2016. Geddel Vieira Lima, segundo a acusação, queria o aval do Iphan para a liberação da construção de um prédio de alto padrão em Salvador (BA). Desde a denúncia, Geddel nega as acusações de ter pressionado pela liberação do Iphan. A defesa pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. "Destarte, as provas dos autos são fartas e suficientes para comprovar que o então Ministro Geddel Quadros Vieira Lima pressionou de forma desproporcional e ilícita, pessoalmente e por meio de terceiros, o então Ministro Marcelo Calero Faria Garcia a fim de que este solucionasse favoravelmente ao acusado o caso do Edifício La Vue, no qual possuía apartamento no 23º andar", afirmou a juíza Diana Vanderlei, da 5ª Seção Judiciária da Justiça Federal em Brasília. A sentença prevê: suspensão dos direitos políticos por cinco anos; pagamento de multa de 10 vezes o valor da remuneração que Geddel recebia quando era ministro; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por três anos.

31 Mar 2020 - 16:40h

Dois homens e uma mulher foram presos e 100 kg de maconha foram apreendidos na madrugada desta terça-feira (31), na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, o trio saiu de Ponta Porã (MS) com a droga, que seria levada para ser comercializada no estado do Piauí. A PRF detalhou que a maconha estava guardada em tabletes, mas não detalhou o número de pacotes. A droga estava espalhada sobre o assoalho, bancos e portas do carro que tem placas de Teresina (PI). O flagrante ocorreu durante fiscalização da PRF no Km-800 da rodovia. A polícia informou que, ao abordar o carro e solicitar os documentos pessoais e do veículo, percebeu nervosismo por parte do condutor e passageiros. Durante a entrevista, os policiais notaram também contradições e informações desencontradas em relação ao motivo da viagem, o que levou a equipe a fazer a fiscalização no veículo. Em seguida foi realizada vistoria minuciosa no automóvel, foi quando os policiais encontraram os 100 quilos de maconha, embaladas em tabletes, escondidas em vários locais dentro do carro. Aos policiais, o passageiro de 31 anos, disse que receberia uma certa quantia em espécie pelo serviço. Os presos, o veículo e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras.